Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 48 Ezequiel 11 4. Visão da Condição Interna da
Cidade e o Afastamento do Senhor Dela. 11:1-25. Nos capítulos 8-10, o profeta
denuncia o sincretismo religioso. Neste capítulo ele denuncia a falsa confiança
dos líderes de Jerusalém que achavam que a cidade estava em segurança e que os
habitantes eram moralmente superiores do que os exilados que tinham sido
deportados para a Babilônia em 597 A.C. (vs. 1-13). Então ele faz soar uma
mensagem de esperança para os exilados, declarando que Deus substituirá seu
coração de pedra com um coração de carne (vs. 14-21). A glória divina
levanta-se da cidade e se transfere para o Monte das Oliveiras; o profeta é
"levado de volta" para a Babilônia; e logo após transmite sua visão
aos exilados (vs. 22-25 ). A narrativa parece seguir o capítulo 8, e parece
fora de lugar depois dos acontecimentos descritos no capítulo 10; mas em uma
visão não se deve esperar ordem cronológica. a) A Carne e a Panela. 11:1-13. 1.
Ezequiel foi transportado ao portão oriental externo, onde viu vinte e cinco
homens (não os mesmos de 8:16), entre os quais se encontrava Jazanias (não o
mesmo personagem de 8:11) e Pelatias, príncipes do povo. Eles representam o
governo civil de Judá. 2. Esses homens deram conselhos perversos em detrimento
da cidade. O partido antibabilônico aconselhava que a nação devia rebelar[1]se contra
Nabucodonosor e fazer uma aliança com o Egito (cap. 17), contrariando as ordens
de Deus (Jeremias. 28:16), e que violasse o juramento que seu governador fizera
para com o monarca caldeu (II Crônicas. 36:13). Era o partido da violência
(7:23; 9:9; 11:6; cap. 22). 3. Não está próximo; o tempo de construir casas. Se
traduzido como pergunta: "Não está próximo o tempo de construir casas?
" (lit. não está próxima a construção de casas?), temos uma indicação do
conselho que contrariava o dos profetas. Então segue-se o dito popular: Esta
cidade é a panela, que nos protege do fogo e nós a carne, coisa valiosa em
contraste com o caldo inútil que foi lançado fora, como os exilados para a
Babilônia. Mas em Jeremias 24, dá-se exatamente a avaliação oposta quanto aos
remanescentes em Jerusalém e os exilados na Caldéia. 5 Caiu . . . sobre mim o
Espírito do SENHOR. Só aqui foi usada esta expressão em Ezequiel. O Profeta foi
capacitado a profetizar enquanto ainda se encontrava em transe.( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família
que Deus abençoe a todos)
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