Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 44 6. A matança era para dizimar todas as
categorias sociais incluindo crianças (compare com Jonas 4:11), mas não devia
tocar a todo homem que tiver o sinal. Ezequiel costuma destacar a doutrina da
responsabilidade pessoal pelo pecado (cons. 3:19; 14; 18; 33). Tal como Elias,
ele descobriu que não se encontrava sozinho em sua lealdade para com Deus (I
Reis 19:18). Começai pelo meu santuário. Onde a mais vulgar idolatria fora
levada avante. Nem Ezequiel nem Jeremias se apegaram à inviolabilidade do
Templo (Cons. Jeremias. 7:4 e segs.; I Pedro. 4:17). 7. Contaminai a casa. O
Templo foi profana o com a matança. Compare com o que realmente aconteceu, II
Crônicas. 36:17,18. Veja também Apocalipse. 14:9-11, onde aqueles que receberam o sinal
da besta (Apocalipse. 13:16-18) foram sujeitos a tormentos divinos. 8. Dar-se-á
. . . que destruas todo o restante de Israel. De tal modo Ezequiel se
identificou com a ira do Senhor contra o pecado que raramente encontramos
expressões de piedade nele. Veja, contudo, 11:13; 24:15 e segs. Compare com as
intercessões de Abraão (Gênesis. 18:23- 32), Amós (Amós 7:1-6), Jeremias (Jeremias.
14; 15). 9. A culpa da terra estava no derramamento de sangue e na perversão da
justiça (cap. 22). O povo sentia que podia pecar impunemente, proclamando, O
SENHOR abandonou a terra e o SENHOR não nos vê. Todos os profetas faziam Israel
se lembrar de que o Deus justo quer um povo justo, e que a calamidade nacional
é um castigo para o pecado nacional. 10. Os meus olhos não pouparão. Veja
também 5:11; 7: 4, 9; 8:18; 9:5; Isaias. 5:25 e segs.; Amós 1:3, 6 e segs. 11.
O homem que estava vestido de linho. O anjo "secretário" declarou que
já trilha executado sua tarefa, e o silêncio sinistro com referência aos seis
executores implicava na execução de suas tarefas também. Ezequiel 10 3) Visão
de Jerusalém Destruída pelo Fogo. 10:1-22. A porção da narrativa do capítulo
compreende os versículos 2-4, 6, 7, 18, 19 e fica completada por 11:22-25. O
restante do capítulo contém descrições do carro-trono muito parecidas às do
capítulo 1. O anjo escrevedor recebe fogo dos querubins para queimar a cidade e
a glória do Senhor afasta-se para a porta externa oriental do pátio externo. 1.
Olhei. Cons. 1:26. O trono estava vazio (cons. 9:3) e o carro aguardava o
retomo do Senhor (10:3, 18). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida
e família que Deus abençoe a todos)
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