30 de julho de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de julho Dia 211  

Leituras: Lucas 10:1-12; Efésios 5:22-33; Salmo 26; Provérbios 7:13-20; Isaías 19-20.

Versículo Especial“E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos, Rogai, pois, ao senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” (Lucas 10:2).  

Pensamento BíblicoCristo e a Igreja: Esposo e Esposa (Efésios 5:22-33). Quando Paulo usa o casamento como um modelo para ensinar sobre Cristo e a igreja, ele ensina coisas importantes sobre ambos os relacionamentos.

   A igreja deve se submeter respeitosamente a Cristo. As esposas devem se submeter a seus maridos.

   Jesus ama tanto a igreja, que ele morreu por ela. Os esposos tem que amar suas esposas com uma tal atitude de sacrifício sem egoísmo.

   Jesus alimenta e cuida da sua igreja. Os esposos devem alimentar e cuidar das suas esposas.   

As instruções de Paulo, quando aplicadas, farão de nós melhores esposos e melhores seguidores de Jesus.  

Ação: Cumpra seu papel em sua família e na igreja de Cristo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 119  21. Eu quebrei o braço de Faraó. Provavelmente uma referência a uma recente derrota de Faraó Neco (Jeremias. 37:5-8; 34:21). 22. A quebra de ambos os braços de Faraó, tanto o forte como o . . . quebrado, refere-se ao exército ainda no Egito para a defesa e o outro derrotado e em fuga. 23. Espalharei os egípcios. Cons. o versículo 26; 29:12. 24. Fortalecerei os braços do rei de Babilônia. Isto se refere à espada do Senhor na mão de Nabucodonosor. Cons. 21:9. 25. E saberão que eu sou o SENHOR. Veja também os versículos 8, 19, 25. Ezequiel 31 5) Alegoria do Cedro Gigantesco. 31:1-18. No presente capítulo, prediz-se a derrota do poder de uma terra importante (em contraste com o poder marítimo no cap. 26). Ezequiel torna a usar uma alegoria, agora descrevendo Faraó, representante do Egito, como um cedro gigantesco, que vai até as nuvens, em cuja fronde se abrigam aves e animais (vs. 1-9). Na alegoria o orgulhoso cedro é cortado e despojado como advertência às outras árvores, isto é, nações (vs. 10-14). A natureza estremece sob a queda da árvore, enquanto as árvores na terra do além são confortadas com a sua descida (vs. 15-18). a) Grandeza do Cedro. 31:1-9. 1. No undécimo ano, no terceiro mês, no primeiro dia do mês. Maio/junho de 586 (ou 587) A.C., cerca de dois meses antes da queda de Jerusalém. 3. Eu te compararei a um cedro no Líbano (RSV). O T.M, diz: Eis que a Assíria era um cedro. O capítulo nada tem a ver com a Assíria, nem há qualquer motivo para se comparar o Egito com a Assíria. Acrescentando uma letra ausente de 'ashshûr, temos te'ashshûr, com a tradução: "Eis um sherbin, um cedro no Líbano". Cons. 27:5. Com relação à figura, veja 17:3; Daniel. 4:10 e segs. Cujo topo estava entre as nuvens. Leia-se 'abôt, de acordo com a LXX, em lugar do 'abôtîm do T.M., "ramos espessos". Esta tradução se aplica sempre aos versículos 10, 14. 4. As águas. Do Nilo. Profundezas (tehôm). Os recursos subterrâneos de todas as fontes e rios. (Cons. 26:19; 29:3; Habacuque. 3:10). 6. As aves e os animais, isto é, as nações, habitavam debaixo da sua fronde, a proteção do Egito. 8, 9. As folhosas árvores do Éden, o jardim de Deus invejavam-na. Cons. 28:13; SaImos. 104:16; 31:16, b) Queda da Árvore e seu significado. 31:10-14. 10. Como sobremaneira se elevou. O orgulho do Egito (cons. 29:3, 9) cairia sob o poder caldeu (vs. 11, 12). 11. Da mais poderosa (lit., um carneiro) das nações. Cons. 17:13. 12. Os mais terríveis estrangeiros. Cons. 28:7; 30:11; 32:11, 12. 13. A árvore caída, como a carcaça de 29:5, viria a ser presa de animais e aves. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de julho Dia 210  

Leituras: Lucas 9:57-62; Efésios 5:8-21; Salmo 25:12-22; Provérbios 7:6-12; Isaías 16-18.  

Versículo Especial“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:62).  

Pensamento Bíblico“Apto para o Reino de Deus” (Lucas 9:57-62). Ser um seguidor de Jesus exige sacrifício. Aqueles que estão mais preocupados com seu conforto ou com suas famílias não serão aceitos pelo Senhor. Deus exige o primeiro lugar em nossas vidas, e não aceitará uma posição inferior em nossas prioridades. Temos que resistir à tentação de colocar outras pessoas e outros interesses acima do Senhor.  

Ação: Ponha sua mão no arado e não olhe para trás!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 117  13. Ídolos . . . imagens. As palavras gîllûlîm, "troncos, blocos" e 'elîlîm, "não deuses", só se encontram aqui em Ezequiel, mas com freqüência em Isaías. Uma sugestão é ler-se gedôlîm, "nobres" e 'êlîm, "chefes" (LXX). Mênfis (gr.). Ou Noph (heb.), Menofri (egípcio), perto de mit Rahîneh, 16 quilômetros ao sul do Cairo. O lar de Ptah, o deus do fogo, e do boi Apis. 14. Patros. Cons. 29:14. Zoã. O S'nt egípcio, ou Tanis grego. Avaris, a capital hicsa, atual Sân el-Hagar, no Delta oriental do Nilo, a oeste de Pelusium. Tebas. Ou Nô, No-Amom, em egípcio Net, capital do Egito Superior, 640 quilômetros de Mênfis, lar de Amom, o deus do sol. 15. Pelusium (RSV). Também na Vulgata. No T.M. Sim (só nesta passagem de Ezequiel). Identificada como Tell-Foramen. Era uma fortaleza de fronteira, nos limites nordésteos, nas vizinhanças de Pelusium, 36,80 quilômetros ao sudeste de Port Said. 16. De Pelusium (Sim) a Tebas (Nô) é o Egito todo de norte a sul. 17. Áven. Em egípcio 'nw, no grego Heliópolis. A atual Tell Hasn, ou 'Ain Shems, "fonte do sol", localizada cerca de 11,20 quilômetros a nordeste do Cabo. Era a sede de Ra, o deus do sol. Foi também o lar do sogro de José (Gênesis. 41:45, 50). Pi-Besete. Em egípcio, Pi Bastis, no grego Bubastis. Atualmente Tel Basta, 48 quilômetros nor-nordeste do Cairo. Foi o lar da deusa Bast, à qual eram consagrados os gatos. 18. Tafnes. Em outros lugares Tahpanhes. Em grego Daphnae. A moderna Tell Defenneh, sobre a margem pelusíaca do Nilo. Era uma fortaleza sobre a fronteira oriental, cerca de 48 quilômetros a sudoeste de Pelusium. 19. Executarei juízo. O propósito do juízo era a revelação do Senhor e o reconhecimento de sua divindade. 4) Os Braços de Faraó Seriam Quebrados. 30:20-26. 20. No undécimo ano, no mês primeiro, aos sete dias do mês. Março/abril de 586 (ou 587) A.C., três meses depois de 29:1, e quatro meses antes da queda de Jerusalém. Nos versículos 21-23 o Senhor é o destruidor de Faraó; nos versículos 24-26, o rei da Babilônia é o Seu agente.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de julho Dia 209  

Leituras: Lucas 9:46-56; Efésios 5:1-7; Salmo 25:1-11; Provérbios 7:1-5; Isaías 14-15.  

Versículo Especial“E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5:2).  

Pensamento Bíblico: “Sede pois Imitadores de Deus . . . e Andai em Amor” (Efésios 5:1-7). Amor, em seu sentido mais amplo, requer imitação de Deus. Jesus abandonou tudo o que ele tinha por causa de seu amor por nós. Ele espera que nós abandonemos o mal, recusando-nos a participar dos modos pecaminosos do mundo. Antes de sentirmo-nos prejudicados e justificados ao nos apiedarmos de nós mesmos pelo nossos sacrifícios pessoais, precisamos nos lembrar do sacrifício de Jesus!  

Ação: Seja um filho devotado de Deus. Siga seu Pai. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

27 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 116  19, 20. O despojo do Egito viria a ser a paga do exército de Nabucodonosor. Cons. 30:10, 24, 25; Jeremias. 43:10, 11. 21. Naquele dia. Cons, os versículos 19, 20; 30:9; 24:26, 27. O poder. Símbolo da restauração do poder de Israel (cons. I Samuel. 2:1, 10; Salmos. 92:10). Salmo 132:17 indica que a dinastia de Davi seria restaurada. Fales livremente. A confirmação das palavras do profeta aos seus companheiros de exílio (16:63), de que os juízos divinos seriam seguidas por uma nova esperança. Ezequiel 30 3) Todas as Fases da Vida do Egito Seriam punidas no Dia do Senhor. 30:1-19. Esta seção, de caráter escatológico, é a única que não foi datada mas talvez seja cronologicamente ligada a 29:1-16. Consiste de quatro oráculos, todos começando com "Assim diz o Senhor" (veja vs. 2, 6, 10,13). a) O Dia do Senhor Anunciado com Referência ao Egito. 30:1-5. 3. O dia do SENHOR. O dies irae, "dia da ira". Veja também 7:7; Amós 5:18-20; Sofonias. 1:7, 14; Isaias. 13:6; Joel 1:15; 2:1, 2. Este é o dia do julgamento do pecado e o destino final do mundo pagão, do qual o Egito é o representante. 4. Fundamentos. As instituições política e social sobre as quais se apoiava o poder do Egito (cons. vs. 6, 8, 13, 15,17). 5. Os aliados do Egito seriam derrotados. Arábia (RSV). Esta tradução segue o Symachus, Áquila e a Siríaca, em lugar da E. R. C., toda mistura de gente. Os de Cube (Líbia). Ao norte da África, oeste do Egito (cons. Naum 3:9). Leia-se Lûb, de acordo com a LXX e a Siríaca para a desconhecida Chûb do T.M. Outros aliados. Literalmente, e os filhos da terra em aliança com eles. Uma referência aos aliados do Egito e não aos mercenários judeus no exército de Psamtilk II (594-588; veja[1]se Letter of Aristeas, cap. 13). b) O Egito e Seus Afiados Seriam Destruídos. 30:6-9. 6. Migdol até Sevene. Preferível à E.R.C., desde a torre de Sevene. Cons. 29:10. 7. Cons. 29:12. 8. Fogo. Figurativo de guerra (cons. vs. 14, 16). 9. Com. Isaias. 18:2. Os atos do Senhor contra o Egito tinham a finalidade de advertir a Etiópia descuidada e o mundo. c) A Riqueza do Egito Seria Tomada por Nabucodonosor. 30:10-12. 10. A pompa do Egito (cons. 4; 29:19) seria arrasada por Nabucodonosor, pela primeira vez mencionado nominalmente. A referência de 29:17-19 é de uma data posterior. 11. Terríveis. Cons. 28:7; 31:12; 32:12; 7:24. 12. Secarei os rios. Secar os afluentes do Nilo (cons. 29:3) seria uma calamidade para o Egito. Cons. Isaias. 19:5 e segs. Na mão dos maus... estrangeiros. Cons. Habacuque. 1:6 e segs.,12,13. d) Príncipes e Cidades do Egito a Serem Destruídos. 30:13-19. As oito principais cidades, três no Egito Inferior e cinco no Superior, são destacadas para a destruição. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de julho Dia 208  

Leituras: Lucas 9:37-45; Efésios 4:25-32; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Isaías 12-13.  

Versículo Especial“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:32).  

Pensamento BíblicoInstruções Práticas para a Nova Pessoa (Efésios 4:25-32). Estes versículos se aplicam à ideia examinada ontem. Quando vestimos o “novo homem”, ele muda nossa conduta para com os outros. Deixaremos de mentir, da malícia, da ira, da linguagem suja e da amargura. Mostraremos compaixão e perdão. Atitudes egoístas serão trocadas pelo cuidado com os outros, que governará nossas ações.  

Ação: Mostre que você é uma nova pessoa em Cristo, pela maneira com que você trata os outros. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 115  4. Os peixes dos teus rios. A população dos mercenários do Egito. 5. Aos animais da terra . . . te dei por pasto. Sepultamento impróprio era considerado destino terrível no mundo antigo, especialmente para os egípcios, à vista de seu meticuloso cuidado com os mortos (cons. 32:4, 5 ; Jeremias. 22:18, 19 ). b) Uma Espada a Vir Sobre o Egito. 29:6-9a. 6. E saberão todos os moradores do Egito. Cons. Êxodo. 2:3, 5; Isaias. 19:6; II Reis 18:21. Tremer. Também a Siríaca, uma tradução derivada da transposição de duas letras do T.M., fazer resistir. 8. A espada. Isto é, os caldeus. Veja também os versículos 10; 32:11, 12; Jeremias. 46: 13 e segs. c) Desolação e Restauração. 29:9b-16. 10. Migdol (torre). Tell el-Heir, 19,20 quilômetros a sudoeste de Pelusium, fronteira nordeste do Egito (cons. 30:6; Êxodo. 14:2; Jeremias. 44:1). Sevene. O Sun egípcio (provavelmente significando "elefante"), na primeira queda d’água do Nilo, perto de Assuã, na fronteira meridional do Egito (cons. 30:6), perto da fronteira da Etiópia, ou Kûsh (Josefo, Wars IV. 10. 5). 11. Pé de homem, nem pé de animal. Cons. 32:13, 15; 26:20. Quarenta anos. O período da supremacia caldaica, antecipando o versículo 13. 12. A terra do Egito em desolação, no meio dos desertos da Arábia e da Líbia (cons. 30:7). Os egípcios seriam dispersos (cons. 30:23, 26). 13-16. Ao cabo de quarenta anos o Egito seria restaurado mas apenas à condição de um reino humilde. Cons. Jeremias. 46:26. Patros (terra do sul). Egito Superior. Veja também 30:14; Isaias. 11:11; Jeremias. 44:15. 2) O Egito Será Dado a Nabucodonosor como Recompensa. 29:17-21. 17. No vigésimo sétimo ano, no mês primeiro, no primeiro dia do mês. Março /abril de 570 (571) A.C. A última profecia de Ezequiel. Nabucodonosor invadiu o Egito no trigésimo sétimo ano do seu reinado, 568-567 A.C., mas o Egito não veio a ser parte do seu império. 18. No árduo cerco feito pelo exército de Nabucodonosor a Tiro (585-573), toda cabeça se tornou calva carregando fardos, e de todo ombro saiu a pele pelo atrito dos pesos.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 26 de julho Dia 207  

Leituras: Lucas 9:28-36; Efésios 4:17-24; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Isaías 10-11.  

Versículo Especial“E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4:24).  

Pensamento Bíblico: Dispa o Velho e Revista o Novo (Efésios 4:17-24). Os cristãos escolhem um rumo diferente do mundo para cultivar suas mentes. Temos que despir o homem velho, com seus pensamentos impuros e corruptos. Nossas mentes devem ser renovadas quando nos revestimos “do novo homem que foi criado segundo Deus”.  

Ação: Decida-se a cultivar pensamentos puros. Saia fora dos caminhos do velho homem. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 113  O envolvimento de Israel com o Egito nessa ocasião foi discutido na Introdução a Ezequiel. Considerando que o Egito era um grande poder mundial, que governava nações e aspirava o domínio universal (29:15), o profeta o trata em escala cósmica. O julgamento do Egito seria "o dia do Senhor" (30:3). A queda desta grande nação seria sentida através de todo o mundo (32:10), enquanto até a criação estremeceria (31:15). O mundo ficaria sabendo que Deus é o Senhor (30:19, 26). Os sete oráculos descrevem de diversos modos o juízo divino sobre o Egito: 1) Faraó como um monstro marinho ou crocodilo seria lançado fora para ser devorado, e a nação seria restaurada em condição mais humilde depois de quarenta anos (29:1-16). 2) O Egito seria entregue a Nabucodonosor como recompensa por seu cerco inútil a Tiro (29:17-21). 3) O Egito seda vencido junto com os seus afiados, sua riqueza, príncipes e cidades (30:1-19). 4) Os braços do Egito seriam quebrados pelos braços do rei da Babilônia (30:20-26). 5) Numa alegoria, Faraó, o cedro magnífico, é cortado e vai para o além em desgraça (31:1-18). 6) Uma lamentação sobre Faraó, o crocodilo do Egito, destruído pelo rei da Babilônia (32:1-16). 7) Um cântico fúnebre pela descida do Egito ao inferno (32:17-32). Ezequiel 29 1) A Desolação e a Restauração do Egito. 29:1-16. a) O Destino do Grande Monstro Marinho. 29:1-5. 1. No décimo ano, no décimo mês, aos doze dias do mês. Janeiro de 586 (ou 587) A. C., sete meses antes da queda de Jerusalém. 2. Faraó, rei do Egito. Apries ou Hofra, da vigésima sexta dinastia (588-569). 3. Crocodilo enorme (tannîm, em muitos manuscritos). Cons. 32:2; Isaias. 27:1; 51:9. Gunkel e outros igualaram este crocodilo (dragão) ao mitológico Tiamat dos babilônios. Ele é, também, freqüentemente associado com o leviatã (Isaias. 27:1; Jó 41:1; Salmos. 74:14) e com "Raabe" (Isaias. 51:9; Jó 26:12, 13. Cons. Barton, Archaeology and the Bible, 279-302; ANET, 61-68, 137). Aqui talvez o dragão seja o crocodilo, pois não há associações mitológicas no presente contexto (cons. A. Heidel, The Babylonian Genesis). O rio, Nilo, yeôr, é uma palavra emprestada do egípcio. Os rios, yeôrîm, são os braços do Nilo no Delta (cons, vs. 4, 5, 10). "O Egito é o presente do Nilo", diz Heródoto, mas Faraó se vangloria: Eu o fiz (cons. v. 9. Também a Siríaca; cons. a LXX). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

  25 de julho Dia 206  

Leituras: Lucas 9:18-27; Efésios 4:7-16; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Isaías 8-9.  

Versículo Especial“Pois do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Salmo 22:28). 

Pensamento BíblicoEdificando o Corpo no Amor (Efésios 4:11-16). Cada membro do corpo de Cristo tem o privilégio e responsabilidade de edificar seus irmãos e irmãs. Diferentes partes do corpo complementam-se umas às outras, resultando na edificação de todas. O motivo deste esforço tem que ser nosso amor de uns pelos outros: um verdadeiro desejo de ver nossos irmãos e irmãs prosperarem no Senhor.  

Ação: Procure meios de encorajar e fortalecer seus irmãos e irmãs. Mostre seu amor edificando-os. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

24 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 112  16. Na multiplicação do teu comércio. A primeira parte do versículo é provavelmente uma glosa do versículo 5; 26:12; 27:12, 18, antecipando o versículo 17. Pelo que te lançarei profanado fora. O T.M. diz: E eu te profanei (lançando-o fora) do monte de Deus. E o querubim guardião te expulsou (RSV). Esta tradução segue a LXX, we'ibbedka (cons. Gênesis. 3:24), em lugar do T.M.: E eu te destruí (wa'abbedka), ó querubim da guarda (cons. Ezequiel. 28:14). 17. O teu coração. Esta é uma aplicação direta da história ao rei que representa a cidade (27:3) e os seus habitantes (27:8, 9). 18, 19. Profanaste os teus santuários. O profeta prediz a ruína da própria Tiro. O rei profanou os templos que fadam de Tiro uma ilha santa, provocando a sua destruição por causa do seu próprio pecado. Ele ficou abaixo do padrão da verdade que a sua religião preservou para ele. F. Oráculo Contra Sidom. 28:20-26. Outras maldições contra Sidom aparecem em Joel 3:4-8; Zacarias. 9:2. Sidom (atualmente Saida, provavelmente ligada ao deus Sid, da raiz sûd, "caçar") está localizada 40 quilômetros ao norte de Tiro. Foi mencionada 112 nas Cartas de Amarna (75, 85, 149, etc.) e por Homero, na Ilíada, 7:290. A tribo de Aser não expulsou os sidônios (Juízes. 1:31; 10:12). Sidom mais tarde ficou sujeita à sua filha, a cidade de Tiro (Josefo, Antiq. IX. 14: 2). Foi destruída por Esaradom em 677; junto com Tiro ficou sujeita a Faraó Hofra em 588; a Cambises em 526 (Heródoto VII. 89; VIII. 67); vendeu cedros para a reconstrução do Templo de Jerusalém (Esdras 3:7); foi destruída pelos persas em 345; submeteu-se a Alexandre, o Grande, em 333; e passou para os romanos em 64. Em diversas referências do N. T, está ligada a Tiro (cons. introd. ao cap. 26) e Paulo passou por seu porto (Atos 27:3). 20-23. Eis-me contra ti, ó Sidom. A grandeza do Senhor está reconhecida pelos juízos que são proferidos contra Sidom. Sidom, e outras nações, sempre foram "um espinho que pica e um abrolho que causa dor" para Israel (v. 24). 24-26. A casa de Israel. O castigo para as nações resultará na restauração da casa de Israel. A providência de Deus está claramente visível nestes versículos. O cativeiro de Israel entre seus vizinhos (v. 24) resultará no seu arrependimento e restauração (v. 25), no juízo divino dos seus inimigos ímpios e na paz e prosperidade para Israel (v. 26). G. Sete Oráculos Contra o Egito. 29:1- 32:32. Outras maldições contra o Egito aparecem em Isaias. 19; Jeremias. 46; Zacarias. 14:18, 19. O pecado do Egito foi o seu orgulho (Ezequiel. 29:3, 9b; 30:10) e o fato de ter afastado Israel do seu Senhor (29:6-9a). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de julho Dia 205  

Leituras: Lucas 9:10-17; Efésios 4:1-6; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15; Isaías 6-7.  

Versículo Especial“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Efésios 4:6).  

Pensamento BíblicoLimpo e Incumbido (Isaías 6). Isaías compartilha um das raros vislumbres do trono de Deus. O profeta, imediatamente, compreendeu sua condição desesperada, como um pecador na presença do Santo Deus. Quando Deus o limpou, Isaías entendeu seu débito e mostrou sua gratidão, aceitando uma incumbência difícil para pregar a uma nação que não queria saber disso. Isaías é um exemplo da mudança de pecador a servo. Deus mudou dramaticamente a vida de Isaías!  

Ação: Mostre sua gratidão pela salvação, servindo o Senhor. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 111  12. Lamentações. A lamentação de Ezequiel sobre o rei de Tiro, embora fosse em métrica qinâ, é mais uma ironia que uma lamentação. Tu és o sinete da perfeição. O T.M, diz: Tu és (ou eras) aquele que sela, ou aferidor (hôtem) de proporções, medidas, simetria, isto é, "perfeição" (toknît). No V. T. este uso não se encontra em nenhum outro lugar e as versões variam consideravelmente. Um manuscrito, a LXX, a Siríaca e a Vulgata dão: Tu és (ou eras) o anel do sinete (selo) (hôtam) da proporção, etc., como no T.M. A Siríaca e a Vulgata dão: o anel do selo da imagem (tabnît) de Deus. Outra tradução proposta é a seguinte: Tu eras sábio até a perfeição ('atâ hakam letaklît). 13. Estavas no Éden, jardim de Deus. Observe "monte de Deus" nos versículos 14, 16. Éden deriva-se do acadiano edinu, "planície", um lugar que comporta irrigação e fertilidade. Também é um jogo com as palavras 'eden, "luxo, gulodice, deleite" (Gênesis. 49:20; Jeremias. 15:39; Salmos. 8. Veja também Ezequiel. 31:9, 16). De todas as pedras preciosas te cobrias, isto é, eram o teu manto. Nove das doze pedras do peitoral do sumo sacerdote foram mencionadas. Veja Êxodo. 28:17-30, que faz paralelo com Êxodo. 39:10- 13. Veja também Apocalipse. 21:19, 20. A terceira carreira, omitida aqui, encontra-se na LXX. De ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos. O T.M. diz : e (de) ouro (era) o acabamento (me'lakâ) de seus tamborins (o contexto exige "engastes") e dos seus encaixes (penetrações, neqeb; provavelmente, "gravuras". Cons. Ac. e Ug.). 14. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci. O T.M. diz Tu (át) eras um querubim. Leia-se com a LXX e a Siríaca: Com ('et) um querubim. O T.M. diz: ungido (ou "de expansão"; hapax legomenon) que cobre (que faz sombra) e eu te dei (coloquei). Monte santo de Deus. Localizado no recesso do norte (Isaias. 14:13). Para os fenícios este monte deveria ter sido o Monte Saphôn ou Casius, entre Antioquia e Laodicéia. Cons. o deus tiro, Baal Saphôn, "senhor do Norte". Brilho das pedras. Pedras que reluziam como fogo (cons. Enoque 18:6-9; 24:1; 25:3); ou, fenômeno que acompanhava a presença divina (cons. Ezequiel. 1:13; 10:16). Cons. o jardim com árvores cheias de jóias no Gilgamesh Epic (IX, v. vi. ANET, pág. 89 ). 15. Perfeito eras (tamîm, "em boa condição, inigualável, inocente") . . . até que se achou iniqüidade ('awlaltâ, para o mais costumeiro 'awel) em ti. Não há nenhuma referência ao querubim aqui, pois a Bíblia não fala da queda de algum querubim; e os seres celestiais existiram antes da criação (Jó. 38:7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de julho Dia 204  

Leituras: Lucas 9:1-9; Efésios 3:14-21; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Isaías 3-5.  

Versículo Especial“Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio caminho” (Isaías 5:21).  

Pensamento Bíblico: “Ai dos que ao Mal Chamam Bem, e ao Bem, Mal” (Isaías 5:20). Através de todo este trecho, Deus está anunciando e explicando seus julgamentos contra Judá. A nação se considerava próspera e segura, mas Deus via sua podridão interior. Ele fala, por exemplo, das mulheres preocupadas com sua aparência externa. Deus trocaria sua beleza por feiura e seus finos perfumes por maus cheiros. Em vez de atrairem os homens, elas teriam que implorar a eles para se casarem com elas, para recuperarem sua dignidade (3:16-4:1). Outros males em Judá incluíam: ì  Má liderança, í Opressão das pessoas pobres, î Embriaguês, ï Injustiça e suborno, ð Arrogância, e ñ Desprezo geral por Deus e sua vontade.  

Ação: Preste atenção em sua beleza interior. É esta a que Deus vê. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

22 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 110  a) O Castigo do Príncipe de Tiro por Causa de Sua Auto Exaltação 28:1-10. 2. Príncipe de Tiro é chamado de nagîd, "líder", um termo usado apenas para com os governantes israelitas, exceto aqui e em Daniel. 9:25,26. Seu aparecimento aqui sugere que ele tinha essa posição apenas por designação divina. Ele é chamado "rei", melek, no versículo 12, exemplificando o conceito do Crescente Fértil de que o governante era o representante dos deuses, e mais do que humano. Ittobaal II era rei de Tiro nessa ocasião (Josefo, Against Apion 1. 21), mas foi o autoteísmo de Tiro, mais que qualquer governante específico, que foi acusado. Cadeira de Deus. Antes dos deuses (RSV). Talvez se refira 1) a um trono vazio no templo tiro reservado para o rei, ou 2) a uma situação invencível de Tiro, ou 3) à ilha como lugar consagrado aos seus deuses. 3. Mais sábio que Daniel. Talvez seja o Daniel das tabuinhas de Ras Shamra (cons. coment. sobre 14:14, 20); ou o Daniel da Bíblia (Daniel. 1:17-20; 2:48; 4:8, 9). 4, 5. Esta sabedoria foi dedicada para aquisição de uma grande fortuna. 7. Os mais terríveis estrangeiros dentre as nações; isto é, os caldeus. Veja também 7:21, 24; 30:11; 31:12; 32:12; Habacuque. 1:5-10. 8. À cova (shahat). Equivalente ao Sheol, o reino dos mortos debaixo da terra (cons. 31:15). Da raiz shûah, "afogar"; da mesma forma, "lugar vazio", "caverna". 10. A morte dos incircuncisos. Para os fenícios, que praticavam a circuncisão (Heródoto II. 104), morrer como um incircunciso desprezado era grande vergonha (cons. Ezequiel. 31:18; 32:19, 21, 24 e segs.). b) Lamentação sobre a Queda do Rei de Tiro. 28:11-19. Ezequiel aplica ao rei de Tiro uma fábula conhecida entre os fenícios. Ela só tem semelhanças superficiais com a narrativa do Jardim do Éden em Gênesis 2 e 3. No Jardim de Deus, no Éden, vivia com o querubim que o guardava, uma pessoa 1deal ( o Urmensch, ou primeiro homem), a perfeição em sabedoria e beleza. Embora fosse apenas um homem, ele em seu orgulho proclamou-se deus. Pelo seu pecado foi expulso do jardim pelo querubim. De acordo com a palavra de Deus a Ezequiel, o rei de Tiro, seria arruinado por causa de uma ofensa semelhante. Alguns Pais da Igreja Primitiva interpretaram esta parte como se referindo principalmente à queda de Satanás, ou o Anticristo (cons. Isaias. 14:4-20). Este ponto de vista continua mantido por alguns grupos evangélicos hoje em dia. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 22 de julho Dia 203 

Leituras: Lucas 8:40-56; Efésios 3:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Isaías 1-2.  

Versículo EspecialO boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Isaías 1:3).  

Pensamento Bíblico“O Meu Povo não Entende” (Isaías 1:3). Israel era uma nação rebelde, que tinha esquecido seu próprio Dono. Diferente dos animais, que podem ser muito leais aos seus donos, Israel escolheu ignorar seu Deus. Muitos, hoje em dia, seguem a mesma trilha perigosa. A evidência da existência e do poder de Deus nos rodeia, entretanto, muitos persistem no pecado. Quando esquecemos Deus, podemos esperar que ele nos esqueça.  

Ação: Pense em Deus hoje e todos os dias. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 108  c) O Navio Naufraga, com Carga e Tripulação. 25b-36. 25b-31. Consternação entre todos os homens do mar. O vento oriental. Como agente de destruição (cons. 17:10; 19:12; Salmos. 48:7; Jeremias. 18:14; Atos 27:14). 27. A carga compreendia riquezas, mercadorias (E. R. C, feiras) e bens. A tripulação consistia de marinheiros, pilotos, calafates (carpinteiros), negociantes e os soldados. 28. As praias, isto é, as terras à volta da cidade (Levítico. 25:34; Números. 25:2), ouviam os gritos dos marinheiros que se afogavam. 30, 31. Oito sinais de tristeza foram enumerados. Veja também 7:18; 26:16; Jó 2:12; Jeremias. 6:26. 32-36. Lamentação sobre navio naufragado. 32. Fizeram lamentações (qinâ) . . . dizendo : Quem foi como Tiro . . , reduzida ao silêncio? (destruída, RSV, também a LXX, a Siríaca, o Targum e a Vulgata). 34. Foste quebrada. (Naufragaste, RSV). Traduza-se de acordo com os manuscritos e versões. 35. Se espantam. Aqueles que negociaram com Tiro ficarão horrorizados (cons. vs. 3, 6, 7; 26:15,18). Apocalipse 18:11-20 está de acordo com 26:16, 17; 27:12 e segs. Ezequiel 28 3) A Queda do Príncipe de Tiro. 28:1-19. Da cidade o profeta passa para o seu governador, como representante do caráter da comunidade, a personificação do espírito da orgulhosa cidade comercial. Rei e povo constituem uma corporação solidária, cujo orgulho e auto-deificação estão condenadas. Outros exemplos da "insanidade da prosperidade" são Senaqueribe (II Reis 17:33-35); Faraó (Ezequiel. 29:3); Nabucodonosor (Daniel. 3:15; 4:30; observe particularmente o autoteísmo da Babilônia, Isaias. 47:7-10); Herodes (Atos 12:21-23); "o homem do pecado " (II Tessalonicenses. 2:3, 4) e os conquistadores que confiam em suas armas (Habacuque. 1:11, 16); e todos aqueles que hoje em dia adoram "a deusa da prosperidade". O profeta descreve o castigo do orgulhoso príncipe (Ezequiel. 28:1-10); e profere uma lamentação irônica sobre a sua queda (28:11-19). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de julho Dia 202  

Leituras: Lucas 8:26-39; Efésios 2:11-22; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Cântico 5-8.  

Versículo Especial“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:13).  

Pensamento Bíblico“Porque Ele é a Nossa Paz” (Efésios 2:11-22). Isaías apontou o Messias como o “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Paulo contou aos Efésios como Jesus cumpriu esse propósito em mais de um sentido. Ele restaurou a paz entre inimigos humanos quando ele construiu igrejas com judeus e gentios. Mais importante, ele trouxe a paz entre Deus e os homens ao remover o pecado que os separava.  

Ação: Seja agradecido pela oportunidade de estar em paz com Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 107  19. Também Dã. A LXX omite o hebraico wedan, "e Dã", e traduz Yawan ("Javã") para yayin, ''vinho". Junto com treze manuscritos, a LXX e a Siríaca dão me'uzal, de Uzal, em lugar de me'uzzal, "andando de lá para cá", do T.M. Uzal. Sana, capital do Iêmen, a sudeste da Arábia. Cássia. Uma madeira aromática do sul da Índia, ingrediente para o azeite da unção (Êxodo. 30:24). Cálamo. Uma cana adocicada, usada nos sacrifícios e no azeite da unção (Êxodo. 30:23; Cantares 4:14; Isaias. 43:24; Jeremias. 6:20). 20. Dedã . . . baixeiros para cavalgaduras. Esta é El-'Ulâ, perto de Tema, a sudeste do Golfo de Ácaba (cons. Isaias. 21:13,14; Jeremias. 25:23). 21. Arábia . . . Quedar. Os beduínos nômades ao norte da Arábia e uma raça nômade no deserto siro-árabe (cons. Gênesis. 25:13; Jeremias. 2:10; 49:28). 22. Sabá e Ramná . . . finos aromas. O antigo país se localizava ao sudoeste da Arábia, quase 1.920 quilômetros de Jerusalém. Era famosa pelo ouro, incenso e pedras preciosas (cons. I Reis 10:1-13; Jó 6:19). Raamá provavelmente ficava no Golfo da Pérsia (Gênesis. 10:7). 23. Harã, cidade antiga ao noroeste da Mesopotâmia, 96 quilômetros a leste de Carquemis (Gênesis. 11:31, 32; 12:45). Cane. Um lugar não identificado na Mesopotâmia. Éden. Situado no curso médio do Eufrates, ao sul de Harã (cons. Amós 1:5; Isaias. 37:12). Mercadores de Seba do T.M, é provavelmente uma repetição do versículo 22. Assíria (Assur) é a cidade ao sul de Nínive a oeste do Tigre, entre os rios Zabe Superior e Zabe Inferior. Quilmade. Desconhecida, embora aparentemente perto de Assur. 24. Em pano de azul. No hebraico, gelômîm, "mantas", é um hapax legomenon do aramaico através do acadiano. Tapetes de várias cores. Leia-se (ginzê be'rômîm) fazendo paralelo com o aramaico e acadiano. Trançadas e fortes. Cons. a raiz árabe significando "unido, rume". O T.M., feito de cedro, é improvável. Estes eram teus mercadores. Em lugar do T.M., em teu mercado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de julho Dia 201  

Leituras: Lucas 8:19-25; Efésios 2:1-10; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Cântico 1-4.  

Versículo Especial“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).  

Pensamento BíblicoSalvo pela Graça, Mediante a Fé (Efésios 2:8-10). Paulo nos dá um belo resumo da salvação, nestes versículos. A salvação é pela graça (favor não merecido), através da . É um dom de Deus, que não pode ser ganho por nossas obras. Os salvos tem sido criados em Jesus, para andar em boas obras.  

Ação: Mostre sua apreciação pela grande dádiva da salvação andando em boas obras para glorificar a Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 106 12. Tiro recebia de Társis . . . prata, ferro, estanho e chumbo. Os fenícios tinham estabelecido um grupo de tarshishes, isto é, "fundições ou refinarias". Tartessus fica ao sudoeste da Espanha, construída no século nove A. C., famosa pela exportação de minérios (Strabo, Geography iii. 2. 8, 9; Diodorus Siculus, Hist. Lib, v. 35 e segs. Cons. Albright, em The Bible and the Ancient Near East, ed, por G. E. Wright, págs. 346, 347). Das tuas mercadorias. O hebraico 'izzabôn, isto é, "o que fica ('azab) com o negociante". A expressão aparece também nos versículos 14, 16, 22. 13. Java, Tubal e Meseque. Estes são, respectivamente, os jônios da Ásia Menor, Tabal e Musku de fontes cuneiformes, que se estabeleceram em ambos os lados da cordilheira do Anti-Taurus na Ásia Menor, remanescentes da antiga população hitita (Cook, ICC, pág. 353); ou talvez sejam os tibarenoi e moschoi, que viviam ao sudeste do Mar Morto (Heródoto iii. 94; Ai. 78). Faziam o tráfico de escravos e bronze. 14. De Togarma . . . cavalos, ginetes e mulos. Provavelmente a Armênia, a leste do extremo sul do Rio Halys, famosa por sua criação de cavalos. 15. Dedã . . . dentes de marfim e pau de ébano (não a mesma Dedã do versículo 20) era provavelmente uma tribo árabe que habitava uma parte de Edom (v. 16). A LXX B diz rdn, "Rodes", em lugar de ddn, "Dedã" (cons. Isaias. 21:13). 16. A Síria . . . esmeralda, púrpura, obras bordadas. (RSV, Edom, tradução apoiada por vinte e cinco manuscritos, a LXX, Áquila e a Siríaca). "Aram" ou Síria do T.M, vem no versículo 18. 17. Judá e . . . Israel . . . trigo. O T.M. diz trigo de Minnith (uma cidade amonita, Juízes. 11:33) e Pannag. Nenhuma tias versões dá um nome próprio aqui. Cornill sugere "trigo e especiarias" (cons. Gênesis. 37:25). Pannag talvez venha do acadiano pannigu, "painço" (Zimmern). 18. Damasco . . . vinho de Helbom e lã de Saar. Helbom, 19,20 quilômetros ao norte de Damasco, era famosa por seus vinhos (Strabo, Geog. xv. 22).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de julho Dia 200 

Leituras: Lucas 8:11-18; Efésios 1:15-23; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Jó 41-42.  

Versículo EspecialO caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmo 18:30).  

Pensamento Bíblico“Na Verdade Falei do que Não Entendia” (Jó 42:3). Deus não respondeu a toda a curiosidade de Jó, mas corrigiu o maior erro daquele sofredor. Jó tinha tentado interpretar os atos de Deus sem a revelação de Deus, e tinha sido duramente repreendido. Temos que nos guardar contra o erro de presumir que entendemos o que não sabemos.  

Ação: Quando Deus tiver falado, fale. Quando Deus silenciar, segure sua língua. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

17 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 105  8. Os remeiros do navio eram de Sidom e Arvade (no extremo norte da Fenícia; a clássica Aradus; atualmente Ruwad). Em lugar de os teus sábios, ó Tiro, leia-se os sábios de Zemer (Tell Kezel, ao sul de Aradus; cons. Gn. 10:18). Estes serviram de pilotos. Literalmente, puxadores de cabo. 9. Os magistrados (anciãos) de Gebal (gr. Biblos, atualmente Jebeil, 33,60 quilômetros ao norte de Beirute) faziam o papel de carpinteiros do navio. b) O Extenso Comércio de Tiro. 27:9b-25a. Segue -se uma seção em prosa. 9b-11. Seus mercenários. 10. Os persas. A primeira menção da Pérsia (Paras) na Bíblia. Os Weidner Tablets da Babilônia, 592 A. C., mencionam um persa e quatro medos. Uma embaixada de Assurbanipal foi enviada a Ciro, rei da Pérsia, em 639 (com. Albright, JBL, 51, 1932, 98, 99). Os lídios. Da Lídia, a oeste da Ásia Menor. Pute talvez seja Cirene, ao norte da África, ou mais provavelmente Punt ou Somalilândia (cons. 38:5). 11. Arvade. Cons. o versículo 8. Possivelmente Helech, na Cilícia; ou Hethlon perto de Hamate. Gamaditas. Talvez os cumidi ao norte da Síria, mencionados nas Cartas de Amarna, 116, 129, etc., ou os gomerins da Capadócia. Penduravam os seus escudos sobre os muros de Tiro (cons. Cantares 4:4; I Mac. 4:57). 12-25. Nesta seção citam-se lugares que agiram como comerciantes de Tiro. É o "Catálogo dos Comerciantes". Quanto aos problemas que estão envolvidos na identificação desses lugares, veja J. Simons, The Geographical and Topographical Texts of the Old Testament (Leiden: Brill, 1959), pág. 455 e segs. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de julho Dia 198  

Leituras: Lucas 7:36-50; Gálatas 6:11-18; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Jó 38.  

Versículo EspecialOs meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram” (Salmo 17:5).  

Pensamento Bíblico: Gloriando-se Somente na Cruz (Gálatas 6:14-15). Gabar-se é um esporte popular ao qual, às vezes, é permitido atrapalhar o serviço espiritual. Os cristãos, às vezes, se esquecem de que são servos inúteis (Lucas 17:10) e começam a orgulhar-se de seus atos pessoais. Temos que lembrar o que realmente importa: a cruz de Jesus Cristo.  

Ação: Agradeça ao Senhor por sacrificar Jesus para salvá-lo. Certifique-se de que seus amigos sabem sobre seu Senhor e Salvador! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos

16 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 104 Ezequiel 27 2) Lamentação Sobre a Queda de Tiro. 27:1-36. Neste esplêndido poema, introduzido por um trecho em prosa, Tiro está representada por um elegante navio manobrado por marinheiros das cidades fenícias (vs. 1-9a), ricamente carregado com mercadorias de muitas nações (vs. 9b-25a), que naufragou para consternação e lamentação dos navegantes (25b -36). a) A Construção e a Tripulação do Navio. 27:1-9a. 2. Lamentação. Cons. 19:1. 3. Entradas (literalmente) do mar. Possivelmente uma referência aos seus dois portos (cons. 26 4). Eu sou perfeita em formosura. O pecado de Tiro foi o seu orgulho (28:2, 5, 17). 5, 6. A madeira do navio foi descrita. Seus conveses eram feitos de ciprestes de Senir, nome amonita para o Monte Hermom. Senir significa montanha sagrada e é equivalente ao Siriom sidônio. Seus mastros eram feitos de cedros do Líbano. Seus remos, de carvalhos de Basã, uma região a leste e nordeste de Quinerete, ou o Mar da Galiléia. Seus bancos (literalmente, estrutura; cons. Êx. 26:15, 16; Nm. 3:36) eram feitos de buxo (o te'ashshur, ou sherbîn, arábico, refere-se a uma espécie de cedro) das ilhas dos quiteus. Kinttîyyîm designava primeiramente os habitantes de Quitiom na costa sul de Chipre, e então passou a ser aplicado às ilhas e litoral do Mar Mediterrâneo, especialmente à Grécia (cons. Daniel. 11:30; I Marcos. 1:1; 8:5). Os Códices de Habacuque do Mar Morto dão Kittîm (1:6) para o Kasdîm, "caldeus", do T.M. (Cons. Brownlee, BASOR, 112, Dez. , 1948, 8-18; Ginsberg, ibid, 20, 21). Os bancos eram embutidos em marfim. 7. Suas velas eram de linho fino bordado do Egito (shesh; cons, 16:10). E o seu toldo ou cobertura era de azul e púrpura (púrpura azul e púrpura vermelho) de Elisá, provavelmente Chipre, Alashiya (ANET, pág. 29; Cartas de Amarna 33-40) ou Cartago. A Fenícia, de phoinix, "púrpura", era famosa por suas tinturas, obtidas de urna concha, o múrice (com. Pliny, Natural History, ix. 60; B. Maisler, BASOR, 102, Abril, 1946, 7-12). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de julho Dia 197  

Leituras: Lucas 7:18-35; Gálatas 6:1-10; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Jó 36-37.  

Versículo Especial“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10).  

Pensamento BíblicoCorrigindo os Desviados (Gálatas 6:1). Ninguém é perfeito! Todos nós cometemos erros, e podemos ser apanhados na armadilha do pecado. Compreendendo este perigo, Paulo instrui os cristãos para olharem uns pelos outros. Quando um tropeça, os outros devem estar lá para ajudá-lo a se levantar. As razões são claras: ì Os cristãos amam uns aos outros (1 João 3:14; 4:11). í Tal amor motiva-nos a retirar aqueles que ficam enredados no pecado (Tiago 5:19-20), porque não queremos ver os que amamos morrerem espiritualmente.  

Ação: Mostre seu amor com seus esforços para recuperar irmãos e irmãs que tenham voltado ao pecado. Nunca esqueça que as almas deles estão em perigo!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...