22 de julho de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 110  a) O Castigo do Príncipe de Tiro por Causa de Sua Auto Exaltação 28:1-10. 2. Príncipe de Tiro é chamado de nagîd, "líder", um termo usado apenas para com os governantes israelitas, exceto aqui e em Daniel. 9:25,26. Seu aparecimento aqui sugere que ele tinha essa posição apenas por designação divina. Ele é chamado "rei", melek, no versículo 12, exemplificando o conceito do Crescente Fértil de que o governante era o representante dos deuses, e mais do que humano. Ittobaal II era rei de Tiro nessa ocasião (Josefo, Against Apion 1. 21), mas foi o autoteísmo de Tiro, mais que qualquer governante específico, que foi acusado. Cadeira de Deus. Antes dos deuses (RSV). Talvez se refira 1) a um trono vazio no templo tiro reservado para o rei, ou 2) a uma situação invencível de Tiro, ou 3) à ilha como lugar consagrado aos seus deuses. 3. Mais sábio que Daniel. Talvez seja o Daniel das tabuinhas de Ras Shamra (cons. coment. sobre 14:14, 20); ou o Daniel da Bíblia (Daniel. 1:17-20; 2:48; 4:8, 9). 4, 5. Esta sabedoria foi dedicada para aquisição de uma grande fortuna. 7. Os mais terríveis estrangeiros dentre as nações; isto é, os caldeus. Veja também 7:21, 24; 30:11; 31:12; 32:12; Habacuque. 1:5-10. 8. À cova (shahat). Equivalente ao Sheol, o reino dos mortos debaixo da terra (cons. 31:15). Da raiz shûah, "afogar"; da mesma forma, "lugar vazio", "caverna". 10. A morte dos incircuncisos. Para os fenícios, que praticavam a circuncisão (Heródoto II. 104), morrer como um incircunciso desprezado era grande vergonha (cons. Ezequiel. 31:18; 32:19, 21, 24 e segs.). b) Lamentação sobre a Queda do Rei de Tiro. 28:11-19. Ezequiel aplica ao rei de Tiro uma fábula conhecida entre os fenícios. Ela só tem semelhanças superficiais com a narrativa do Jardim do Éden em Gênesis 2 e 3. No Jardim de Deus, no Éden, vivia com o querubim que o guardava, uma pessoa 1deal ( o Urmensch, ou primeiro homem), a perfeição em sabedoria e beleza. Embora fosse apenas um homem, ele em seu orgulho proclamou-se deus. Pelo seu pecado foi expulso do jardim pelo querubim. De acordo com a palavra de Deus a Ezequiel, o rei de Tiro, seria arruinado por causa de uma ofensa semelhante. Alguns Pais da Igreja Primitiva interpretaram esta parte como se referindo principalmente à queda de Satanás, ou o Anticristo (cons. Isaias. 14:4-20). Este ponto de vista continua mantido por alguns grupos evangélicos hoje em dia. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

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