19 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 40  Onde estava colocada a imagem dos ciúmes, não os "ciúmes" propriamente ditos, mas (aquilo) "que prova o ciúme" (cons. 5:13; 16:38, 42; 36:6; 38:19; Deuteronômio. 32:21). Talvez fosse uma imagem de Asera, a deusa[1]mãe dos cananeus, entronizada por Manassés (II Reis 21:7) e subseqüentemente destruída por Josias (lI Reis 23:6). Albright defende que a limagem ou um altar esculpido (heb., semel; só usado aqui e em Ezequiel. 8:5; Deuteronomio. 4:16; II Crônicas. 33:7, 15). Semelhantes aos que foram encontrados na Síria, na Ásia Menor e Mesopotâmia, eram colocados em nichos na parede (veja Archaeology and Religion of Israel, págs. 105, 166, 221). Estariam as mulheres chorando por Tamuz porque o nicho estava vazio (v. 14)? 4. A glória do Deus de Israel. Veja comentário referente a 1:28. 5. Eis que da banda do norte, à porta do altar, estava esta imagem dos ciúmes. A porta do norte era a mais freqüentemente usada, pois os edifícios do palácio ficavam ao sul e a leste. 6. Abominações . . . de Israel estavam causando o afastamento de Jeová do santuário (cons. 11:1, 22, 23). Verás ainda maiores abominações. Veja versículos 13, 15. b) A Idolatria Secreta dos Anciãos. 8:7-13. 7. À porta do átrio é ao que parece a entrada externa da porta que dava para o pátio interno (cons. v. 3). 8, 9. Ele viu um buraco na parede, foi ordenado a que cavasse através da parede e ali viu uma porta, através da qual recebeu ordem de passar. 10. Pintados (lit. , esculpidos; 23:14) na parede em todo o redor (enfático, em todo o redor, em todo o redor) havia "toda forma" de répteis. Albright (op. cit., pág. 166) vê aqui um culto sincretista de origem egípcia, enquanto que outros acham que é de influência babilônica, ou um primitivo culto cananita. Ídolos. Os ídolos de 6:4.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e Família que Deus a bençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de maio Dia 139  

Leituras: Marcos 9:30-37; 1 Coríntios 10:23-33; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:1-6; 1 Samuel 26-27.  

Versículo Especial“Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito” (Salmo 119:15). 

Pensamento Bíblico: A Beleza da Palavra de Deus (Salmo 119). O programa de hoje nos leva ao mais longo dos Salmos. É um poema lindamente construído em exaltação do valor da palavra de Deus. O Salmo é dividido em 22 seções, cada uma indicada por uma letra do alfabeto hebraico. Em hebraico, cada versículo começa com a letra que inicia sua seção. O Salmo 119 é um poema em acróstico elaborado, lembrando-nos da grandeza da palavra revelada de Deus. Está cheio de louvor a Deus pela sua sabedoria e amor, ao dar-nos as Escrituras.  

Ação: Agradeça a Deus pela dádiva de sua Palavra. ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 39  C. O Pecado e o Destino de Jerusalém. 8:1 – 11:25. O profeta é transportado em Espírito a Jerusalém, onde em visão ele vê e descreve quatro formas de idolatria praticadas no Templo (cap. 8), a matança dos habitantes idólatras pelos vingadores divinos (cap. 9), a destruição de Jerusalém pelo fogo (cap. 10), e o abandono da cidade e do santuário pelo Senhor, junto com a predição da restauração (cap. 11). Ezequiel 8 1) Visão das Quatro Abominações Praticadas no Templo. 8:1-18. Neste capítulo se descreve a idolatria e a superstição praticadas em público e em particular por todas as categorias sociais. O contraste entre o Deus glorioso e santo e este culto degradante é espetacular. a) A Imagem do Ciúme. 8:1-6. 1. No sexto ano. Esta visto é datada quatorze meses mais tarde que o da vocação de Ezequiel (1:1, 2) em cerca de agosto/setembro de 591 A.C. Estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim. Os líderes representativos dos exilados ou do gôlâ são freqüentemente mencionados (cons. 11:25; 14:1; 20:1, 3). A mão do SENHOR Deus pôs Ezequiel em estado de transe (cons. 1:3; 11:5 ). 2. Uma figura como de fogo. A tradução da LXX de homem, 'ish, é preferível a "fogo", 'esh, do T.M. e concorda com a descrição de 1:26, 27. 3. O Espírito . . . me levou a Jerusalém em visões de Deus. Somos claramente informados de que essas visões (v. 3; 11:24; veja 3:12) eram uma espécie de "sexto sentido" e não levitações físicas (cons. II Reis 5:26; 6:8-12; Isaias. 21:6-10). Compare com Bel e o Dragão, versículos 33-39, onde o anjo de Deus transporta Habacuque fisicamente de Judá até a Babilônia pelos cabelos de sua cabeça. Até a entrada da porta do pátio de dentro. O pátio de dentro era o pátio do templo propriamente dito (v. 16; 10:3; I Reis 6:36; 7:12). O pátio do meio, em um nível mais baixo, continha o paláCio (I Reis 7:8; II Reis 20:4). Em um nível ainda mais baixo ficava o grande pátio ou o pátio externo, que rodeava todo O conjunto do palácio (Ezequiel. 10:5; I Reis 7:12. Veja descrição e plano, W. S. Caldecott, "Templo", ISBE, V, 2932 e seguintes). Nos antigos templos a entrada era uma construção coberta contendo uma porta (vs. 3, 5, 7) ( Que a Paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de maio Dia 138  

Leituras: Marcos 9:14-29; 1 Coríntios 10:14-22; Salmo 118:15-29; Provérbios 29:22-27; 1 Samuel 25.  

Versículo Especial“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23).  

Pensamento Bíblico: Escolhendo um Mestre (1 Coríntios 10:14 22). A idolatria era um grande problema, nos dias de Paulo, por isso ele lembrava aos seus irmãos que para servir a Cristo era preciso romper definitivamente com os ídolos. Um cristão não podia ficar em cima do muro entre o bem e o mal. A idolatria é um grande problema nos nossos dias. Há grande tentação para seguirmos as coisas do mundo, enquanto tentamos servir a Cristo. Não dará certo. Temos que escolher um só Mestre. 

Ação: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

17 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 38  24. Os piores de entre as nações. Os caldeus (veja também v. 21; 28:7; 30:11; Jeremias. 6:23; Habacuque. 1:6, 7, 13). A arrogância. O orgulho de sua força (de acordo com um manuscrito hebraico, a LXX, a Antiga Latina de Dold, a Arábica e costumeira frase de Ezequiel; cons. 24:21; 30:6, 18; 33:28). A tradução do T.M. é a arrogância dos valentes. Seus lugares santos serão profanados. Uma referência aos relicários locais. As vogais pontuadas em lugares santos apresentam uma forma participial, "aqueles que os santificam", que pode ser facilmente corrigida. 25. Vem a destruição. Literalmente, vem o estremecimento. 26. Virá miséria sobre miséria. A palavra hebraica howâ, "desastre, ruína", é diferente da palavra do versículo 5, ra'â, "mal" (cons. Jeremias. 4:20). Profetas com oráculos do Senhor, sacerdote com a instrução da Lei e os anciãos com o seu conselho em assuntos civis pareciam mudos (cons. Jr. 18:18; Lamentações. 2:9). 27. O rei . . . o príncipe . . . o povo também se sentiam incapazes. Ezequiel se refere a Joaquim (17:12), aos reis do passado (43:7, 9) e ao futuro governante (37:22, 24) chamando-os de rei, mas ele não usa o título em relação ao reinante Zedequias (12:12; 21:25). Príncipe é a designação para o chefe da nova comunidade (45:7, 8, 10, 17, 22 ; 46:2 e segs., 16 e segs.; 48:21, 22), da qual só Jeová é o rei. Usou-se em relação membros da classe governante em 21:2; 22:6. O povo da terra. Aqui, o de Israel em geral ('am ha' ares; 12:19; 33:2; 39:13; 46:3,9). No período o termo foi usado com desprezo quando se tratava de outra gente e não os hebreus, na Palestina (Esdras. 4:4; 10:2,11; Neemias. 10:31). No Mishna significa a multidão vulgar que não conhece a Lei (cons. Aboth ii, 5; João 7:49). E com os seus próprios juízos. Assim dizem vinte manuscritos hebraicos e a Vulgata. O T.M. diz e em seus próprios juízos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de maio Dia 137  

Leituras: Marcos 9:2-13; 1 Coríntios 10:1-13; Salmo 118:1-14; Provérbios 29:15-21; 1 Samuel 23-24.  

Versículo Especial“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12).  

Pensamento Bíblico: Coisas Escritas para Nossa Instrução (1 Coríntios 10:1-13). Paulo mostra o valor dos exemplos do Velho Testamento, quando se refere aos erros dos israelitas. Depois que eles foram salvos da servidão no Egito, e a despeito da alimentação espiritual dada por Deus, eles retornaram ao pecado e foram punidos. Lições para nós:

   Fique atento para não pecar.

   Há sempre uma saída para escapar de qualquer tentação.  

Ação: Você vai ser tentado hoje. Ache o livramento que Deus proveu. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 37   17. Aqui se descreve paralisia de força. Cons. 21:7; Isaias. 13:7; Jeremias. 6:24. 18. Cingir-se-ão de. . . saco . . . e calva em todas as cabeças. Eram usados para lamentar tragédias (27:31; Isaias. 15:2, 3; Jeremias. 48:37) e para chorar os mortos (Gênesis. 37:34; Jeremias. 16:6; Miqueias. 1:16). Os hebreus estavam proibidos de cortar os cabelos em memória dos mortos (Levítico. 21:5; Deuteronômio. 14:1; Ezequiel. 44:20). 19. O seu ouro lhes será como sujeira. Literalmente, como impureza, isto é, a impureza cerimonial da menstruação (Levítico. 15:19 e segs.; Ezequiel. 18:6); ou de se tocar em um cadáver (Números. 19:13, 20, 21); e aqui em se tratando de idolatria (cons. v. 20 e 36:17). Ezequiel "tem a suspeita neotestamentária sobre o dinheiro" (Lofthouse, op. cit., pág. 92). A sua prata . .. o seu ouro . . . não saciarão a sua fome. Cons. Lamentações. 1:11; 2:11, 12, 19, 20; 4:4, 8-10; II Reis 6:25. Era o tropeço que causou a sua ruína (cons. 14:3; 18:30; 44:12). 20. De tais precisas jóias. Antes, seus lindos ornamentos (de acordo com a Siríaca, Symmachus e o T.M.). Fizeram. Antes, usaram para vanglória. Traduza-se samuhû (de acordo com a LXX, a Antiga Latina de Dold, a Siríaca e a Vulgata) em lugar samuhû do T.M. Fabricaram suas abomináveis imagens de prata e ouro. Cons. 16:16, 17; Oseias. 2:8; 8:4. 21. E o entregarei na mão dos estrangeiros. . . e aos perversos. Uma referência aos caldeus (cons. v. 24; 11:9; 28:10; 30:12; 31:12). Eles o profanarão, isto é, o ouro dos ídolos pelo uso comum. 22. O meu recesso (lugar secreto). A raiz significa esconder, entesourar. Aqui a ideia é de ambos, "segredo" e "precioso". Provavelmente é uma alusão ao Templo (cons. 24:21, 25; Lamentações. 2:1). Profanadores. Os saqueadores caldeus. 23. Faze uma desolação (RSV). A LXX anexa a frase ao final do versículo 22, dando, "e eles farão confusão". A tradução do T.M., faze cadeia (para os prisioneiros) não dá sentido. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de maio Dia 136  

Leituras: Marcos 8:31-9:1; 1 Coríntios 9:19-27; Salmo 117; Provérbios 29:8-14; 1 Samuel 21-22.  

Versículo Especial“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” (Marcos 8:36).  

Pensamento Bíblico: Seguindo Jesus (Marcos 8:34). Para ser um discípulo de Jesus, é preciso:

   Desejo: “Se alguém quer vir após mim”.

   Negação: “A si mesmo se negue”.

   Determinação: “Tome a sua cruz”.

   Direção: “E siga-me”.  

   Se damos menos que isso, não somos discípulos verdadeiros!  

Ação: Resolva-se hoje a seguir Jesus ao longo de todo este dia e de todos os outros dias.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 36  7. Tua sentença (AV, manhã). Esta tradução de sepîrâ admite uma raiz igual à cognata acadiana sapâru "destruir", que o significado "diadem" de Isaias. 28:5, ou manhã da AV baseada no aramaico saphrâ, "madrugada". É chegado o dia. Cons. o versículo 10. No pensamento popular, "o dia" significava a vitória de Israel sobre seus inimigos (cons. Isaias. 9:3; Oséias. 2:2; Ezequiel. 30:9), mas os profetas destacaram seus aspectos relacionados com o juízo de Israel (Amós 5:18; Isaias. 2:12 e segs.; 13:9; Jeremias. 30:7; Ezequiel. 7:19; 13:5; 36:33; Malaquias. 4:1). Um desenvolvimento posterior atribuído ao "dia de Jeová", a derrota do paganismo (Jr. 46:10; Ezequiel. 30:2 e segs.; 38:10, 14; 39:8, 11, 13; Zacarias. 14:3) e a introdução da nova ordem, o governo de Deus (Ezequiel. 39:22; Malaquias. 4:2). Da turbação, e não da alegria, sobre os montes. Ruído de batalha e não (alegres) gritos das montanhas (lit. ). O T.M. é obscuro. 8,9. Estes versículos são virtualmente uma repetição de 3, 4. 10. Eis o dia. Cons. o versículo 7. Já floresceu a mora. O Texto Massorético diz matteh, "vara". Substituindo outros pontos vocálicos obtém-se mutteh, "justiça pervertida" (cons. 9:9). Isto faz paralelo com reverdeceu a soberba. São provavelmente referências ao poder governante de Jerusalém. 11. Nada restará deles. O texto hebraico aqui é incerto. (Veja T.H. Gaster, "Ezekiel and the Mysteries", JBL, 60 (1941), 299). 12, 13. Propriedades têm pouco valor tanto para o que compra como para o que vende quando há ameaça de exílio (Is. 24:2). 13. Porque a ira . . . está sobre toda a multidão (RSV). Traduzir harôn, "ira" (cons. v. 12b), por hazôn, "visão", do T.M. A segunda metade do versículo diz literalmente, e um homem – na sua iniqüidade (é) sua vida – eles não se fortalecerão. b) Cenas Finais da Desolação do Estado. 7:14-27. 14. Prepararam tudo. Uma forma anômala do infinitivo absoluto usado como continuação do verbo finito precedente (cons. Isaias. 5:5. Gesenius - Kautzsch, op. cit., 72z, 113zN). Porque toda a minha ira. Cons. versículos 12, 13. 15. Espada . . . fome . . . peste. Cons. 5:2, 12; 6:12; 33:27; Jeremias. 14:18; Lamentações. 1:20. 16. Como Pombas . . . gemendo. Literalmente, murmurando ou resmungando (cons. Isaias. 38:14; 59:11). A tradução siríaca, todos eles morrerão, cada qual por causa de sua própria iniqüidade, parece prematura à vista dos versículos seguintes. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de maio Dia 135  

Leituras: Marcos 8:22-30; 1 Coríntios 9:11-18; Salmo 116; Provérbios 29:1-7; 1 Samuel 20.  

Versículo Especial“Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo?” (Salmo 116:12).  

Pensamento BíblicoSirva a Deus por Causa da Misericórdia de sua Salvação (Salmo 116). O salmista oferece sua adoração, sacrifício e devoção a Deus por causa da sua gratidão pela misericórdia de Deus. Quando contemplamos a graça e a bondade que Deus tem demonstrado para conosco, não faremos menos do que isso. Desde que somos abençoados com uma revelação clara da graça de Deus, parece pelo menos correto retribuirmos com nosso amor a Deus.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. Agradeça-lhe através de suas palavras e ações durante este dia. ( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 35  Ezequiel 7 3) Lamentação por Causa da Queda de Judá. 7:1-27. Ezequiel 7 é o clímax dos capítulos 4-6. Parcialmente lírico, parcialmente homilético, declara que chegou o momento do castigo final de Israel. Quatro oráculos curtos de desgraça dão início ao capítulo (vs. 1-18) com o tema repetido, "chegou o fim" (vs. 2.4), "chegou o mal" (vs. 5-9), "chegou o dia" (vs. 10, 11), "chegou o momento" (vs. 12, 13). As cenas finais da desolação do estado (vs. 14-27) descrevem a inutilidade da defesa (vs. 14-18), a riqueza da cidade se tornando a presa do invasor (vs. 19-22), e a estupefação tomando conta de todas as categorias sociais (vs. 23-27). A cidade (vs. 13-15), o rei (v. 27), o Templo (vs. 20-22), e o inimigo (v.24) são todos mencionados de maneira enigmática. O capítulo abunda em repetições e o hebraico apresenta muitos problemas textuais. a) Quatro Oráculos Sobre a Desgraça. 7:1-13. 2. O fim vem sobre os quatro cantos da terra. Esta profecia se restringe a Israel (vs. 1, 3, 7. Cons. Amós 8:2; Jeremias. 19:22). 3. Enviarei . . . a minha ira. Cons. Jó 20:23; SI. 78:49. E te julgarei. Literalmente, e darei (ou porei) sobre ti todas as tuas abominações (cons. vs. 4, 8, 9; 23:49). Levar a culpa era parte do castigo. 4. Os meus olhos não te pouparão. Cons. 5:11; 7:9; 8:18; 9:10. Embora a linguagem dos versículos 5-9 se aplique à queda de Judas, tem semelhanças com passagens escatológicas, como, por exemplo, 30:3; Joel 1:15; Malaquias. 4:1; Daniel. 12:1. 5. Mal após mal. Esta tradução, encontrada em trinta manuscritos hebraicos e no Targum, deriva-se da tradução de 'ahar, "depois" em lugar de 'ahat, "um", do T.M. (lit. um mal, chegou um mal). Cons. v. 26. 6. O fim, despertou-se. Um exemplo de paronomásia, ou jogo de palavras, haqqes heqqiîs. Paronomásia semelhante aparece em Amós 8:2 sobre "fruto de verão" e "fim", qayis e qes (cai o fruto . . . Israel cairá) e Jeremias. 1:11 sobre "amêndoa" e "vigiando", shaqed e shoked (uma árvore despertada . . , estou desperto).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de maio Dia 134  

Leituras: Marcos 8:11-21; 1 Coríntios 9:1-10; Salmo 115; Provérbios 28:22-28; 1 Samuel 18-19.  

Versículo Especial“Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:22).  

Pensamento Bíblico: Compare Deus com os Ídolos (Salmo 115). Observe esta descrição dos ídolos sem poder, lembrando-se de que o ídolo mais popular em nossa sociedade é o dinheiro (veja Colossenses 3:5). “Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e quantos neles confiam” (Salmo 115:4-8).  

Ação: Lembre-se: “No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada” (Salmo 115:3).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

13 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 34 10. Debalde. O hebraico hinnam (um hap. leg. cons. o annáma assírio, "em vão"), um substantivo usado como advérbio, de hen; assim, "gratuitamente, por nada, em vão". c) Desolação Total. 6:11-14. As repetições neste parágrafo são características de Ezequiel e enfatizam sua função de atalaia. 11. O profeta deve exultar diante do castigo às abominações de Israel (cons. 21:14, 17; 22:13; 25:6) e exclamar: Ah! (cons. 25:3; 26:2; 36:2). 12. O que estiver longe . . . o que estiver perto. O juízo não virá apenas sobre a Palestina mas a todos os judeus. idólatras onde quer que estejam. O que ficar. . . cercado, ou antes, preservado (lit. observado; com. Is. 26:3). Os sobreviventes morrerão de fome. 13. Debaixo de toda árvore frondosa, debaixo de todo carvalho espesso. Literalmente, . . . terebinto folhudo. O terebinto ('elâ) é uma árvore decídua com folhas peniformes e frutinhos vermelhos (Pistacia terebinthus), que geralmente atinge uma altura de 12,31m e tem galhos espalhados. Produz uma espécie de terebintina. O versículo se refere ao culto da deusa da fertilidade (cons. Os. 4:13). Suave perfume. No hebraico, perfume confortante, isto é, odor tranqüilizante de sacrifícios que se elevam (Gênesis. 8:21; Êxodo. 29:18, 25, 41; Levítico. 1:9). Usado em referência a ídolos, aqui e em 16:19; 20:28. 14. Farei a terra tornar-se desolada . . . desde o deserto até Ribla (de acordo com as variantes da Bíblia Massorética de Ginsberg e no Códice Metropolitano de 916 d. C.); isto é, desde as fronteiras no extremo sul às fronteiras utópicas do norte (cons. Números. 34:11, 12). O T.M. e a LXX dizem desde o deserto de Diblata. Não se conhece tal lugar, nem poderiam as cidades moabitas mencionadas em Números. 33:45; Jeremias. 48:22 serem locais lógicos para este contexto. O nome da cidade está no acusativo (ou diretivo). Michaelis, destacando a freqüente confusão entre as letras d e r tanto nos caracteres arcaicos quanto nos regulares, admite que seja Ribla, uma cidade a 80 quilômetros ao sul de Hamate sobre o Rio Orontes (veja também II Reis 23:33; 25:20, 21; Ezequiel. 48:11. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de maio Dia 133  

Leituras: Marcos 8:1-10; 1 Coríntios 8; Salmo 114; Provérbios 28:15-21; 1 Samuel 17. 

Versículo EspecialO que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza” (Provérbios 28:19).  

Pensamento BíblicoDeus e Golias (1 Samuel 17). Ouvimos bastante sobre Davi e Golias, um dos grandes exemplos de fé, no Velho Testamento. Para que não percamos a aplicação, pode nos ajudar em certas ocasiões considerar essa história do ponto de vista de Deus encontrando Golias. O poderoso Golias nada podia contra Deus. Davi sabia disso e aceitou que Deus o usasse para a vitória. Precisamos de uma fé tão forte como a fé do jovem Davi.  

Ação: Procure a ajuda de Deus para vencer seus “gigantescos” problemas.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 33  a) O Destino dos Altos. 6:1-7. 2. Os montes de Israel. Eles formavam o principal aspecto topográfico da terra de Israel. A frase é peculiar a Ezequiel. Veja também 6:2, 3; 19:9; 33:28; 34:13, 14; 36:1, 4, 8; 37:22; 38:8; 39:2, 4, 17. Em 36:1-15, o profeta descreve a felicidade das montanhas sob o novo reino. 3. Montes . . . outeiros . . . ribeiros . . . vales são aspectos físicos diferentes das planícies niveladas da Babilônia. Eram também a sede da idolatria de diversos tipos (Amós 7:9; Os. 4:13; Jeremias. 2:20, 23; 7:31, 32; Isaias. 57:3-12; Zacarias. 12:11; Malaquias. 2:10, 11). O curso da idolatria fora refreada em Israel por líderes tais como Samuel, Davi, Asa e Ezequias. Manassés reintroduziu muitos tipos de cultos pagãos. Josias ocupou-se de uma reforma de longo alcance em 622 A.C. (II Reis 23: 13.20), mas seus sucessores não prosseguiram com a sua obra. Altos. Para uma descrição dos lugares altos, veja W.F. Albright, Archaeology and the Religion of Israel, págs. 92, 105.107; G.E. Wright, Biblical Archaeology, págs. 113, 114. 4. Altares de incenso. Não "imagens do sol" das versões mais antigas. Veja também Levítico. 26:30; II Crônicas. 14:3; 34:4, 7; Isaias. 17; 8; 27; 9; Ezequiel. 6; 4, 6. Pequenos altares de calcário, com um chifre em cada canto, e suportes de cerâmica para a queima de incenso foram encontrados em Megido. Um exemplar com inscrições encontrado em Palmira na Síria forneceu a identificação do hamman (cons. Albright, op. cit., págs. 144- 147, 215; Wright, op. cit., págs. 113, 114). Vossos ídolos. O hebraico gillûlîm aparece trinta e nove vezes em Ezequiel e só nove vezes no restante do V. T. A raiz significa enrolar, mas a origem específica desta expressão de desprezo é obscura. 5. Espalharei os vossos ossos. Era um método de profanar altares (cons. II Reis 23:16). 6. Para que os vossos altares sejam destruídos. Esta tradução segue a tradução de weyeshammû da Symmachus, a Siríaca, o Targum e a Vulgata, em lugar de weyeshamû, "e serão culpados" do T.M. 7. Para que saibais que eu sou o SENHOR. Esta declaração, com suas variantes, a frase mais característica de Ezequiel, aparece mais de sessenta vezes no livro. O Senhor está identificado como o Deus verdadeiro, a única divindade. b) Um Remanescente Poupado. 6:8-10. 8. Mas deixarei um resto. "Ele tempera o juízo com "a graça" (Flack; cons. sobre 5:3). 9. Pois me quebrantei por causa do seu coração dissoluto. Tradução de shabartî (segundo Áquila, Symmachus, Teodósio, o Targum e a Vulgata) em lugar de nishbartî do T.M., "pois me quebrantei". Literalmente, seu coração que esteve cometendo adultério. Compare as alegorias de Ezequiel 16 e 23. E cegou os seus olhos (RSV). Este verbo é necessário para expandir o severo zeugma literal, "quebrantar seu coração e olhos". ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de maio Dia 132  

Leituras: Marcos 7:31-37; 1 Coríntios 7:36-40; Salmo 113; Provérbios 28:8-14; 1 Samuel 15-16.  

Versículo EspecialO que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).  

Pensamento BíblicoObedecer é Melhor do que Pedir Desculpas (1 Samuel 15:22-23). Saul tornou a errar, desta vez, por não obedecer inteiramente as instruções de Deus. Ele procurou um meio para justificar sua ação, e se ofereceu para fazer um sacrifício. Deus esperava sacrifícios quando as pessoas pecavam, mas o que ele queria, na verdade, era que eles evitassem totalmente o pecado. Quando pecamos, devemos pedir desculpas humildemente e trabalhar ativamente para evitar a repetição do pecado.  

Ação: Peça desculpas por seus pecados e trabalhe para não repeti-los!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 31 8. À vista das nações (lit. olhos). Deus vindicará a Sua santidade diante do mundo (cons. 20:9,14, 22, 41; 22:16; 28:25; 38:23; 39:27). 9. O que nunca fiz. Castigos sem paralelo adviriam a Israel da parte do Senhor (cons. Lamentações. 1:12; 2:20; 4:6). 10. Os pais comerão a seus filhos. Canibalismo (cons. II Reis 6:24-29; Levítico. 26:29; Deuteronômio. 28:53; Lamentações. 4:10). 11. Profanaste o meu santuário. Veja capítulo 8 cem referência aos detalhes. Eu retirarei ('egda). A tradução da RSV (derrubarei) segue dez manuscritos hebraicos, como também a Symmachus, o Targum, a Vulgata e o Texto Massorético. 12. Uma terça parte . . . morrerá. Estes juízos se referem ao versículo 2 (cons. Jr. 14:12). 13. E me consolarei. Forte antropopatia. "Eu me consolarei", vingando-me (cons. Isaias. 1:24). No meu zelo. O "ciúme" divino incita-o a punir a deslealdade descuidada do Seu povo (16:38, 42) e a restaurá-lo para que os pagãos não duvidem do Seu poder (36:5, 6; 38:19; 39:25- 29). A solene asseveração, "Eu, o Senhor, falei", aparece nos versículos 13, 15, 17; 17:21, 24; 21:17, 32; 23:34; 24:14; 26:14; 30:12; 32:24; 36:36; 37:14; 39:5; e em outros lugares em fraseologia muito parecida com esta. 15. Serás objeto de opróbrio. Esta é a tradução da LXX, da Siríaca, da Vulgata, do Targum, que está de acordo com o restante do versículo. 16. Quando eu despedir . . . contra eles. Esta tradução difere apenas em uma letra – bakem em lugar de bahem – do T.M. 17. "Os quatro penosos atos do juízo", fome, bestas-feras, peste e espada, também aparecem em 14:20. Veja tb. Levítico. 26:22-26; Deuteronômio. 32; 24, 25; Apocalipse. 6:7, 8. Os juízos sobre Israel têm significado para o mundo (Ezequiel. 5:5-8); para Israel (5:13-17); e para os sobreviventes (6:8-10). Ezequiel 6 2) Um Oráculo Contra as Montanhas de Israel, Sede de Idolatria. 6:1-14. Enquanto o profeta acusa Jerusalém nos capítulos 4-5, neste capítulo ele acusa a nação. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de maio Dia 131  

Leituras: Marcos 7:24-30; 1 Coríntios 7:25-35; Salmo 112; Provérbios 28:1-7; 1 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico” (Provérbios 28:6).  

Pensamento Bíblico“Fui Forçado” a Pecar (1 Samuel 13:12). Saul era culpado. Ele tinha agido sem a aprovação de Deus, ao oferecer um sacrifício sem Samuel. Quando Samuel chegou e o interrogou, Saul explicou a pressão da situação e disse que se sentiu forçado a fazê-lo. Deus não aceitou sua desculpa, nem aceita nossas desculpas quando dizemos que “não pudemos evitar”. Ele sabe a verdade (1 Coríntios 10:13).  

Ação: Aceite a responsabilidade por seus próprios atos. Quando pecar, procure humildemente o perdão de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 30  Ezequiel 5 d) Símbolo da Destruição dos Habitantes de Jerusalém. 5:1-4. 1. Toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a tomarás, segundo a Siríaca, a Teodociana, Symmachus e Antiga Latina. Barbeiro. O nome é gallab, do acadiano gallabu, através do fenício ou qualquer outro dialeto cananita. Um hapax legomenon. E a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Figura da cidade que seria varrida dos seus habitantes (com. Isaias. 7:20; Jeremias. 41:5). Tomarás uma balança de peso. "A justiça divina é exata" (A. B. Davidson). 2. Queimarás no fogo. Um terço do cabelo devia ser queimado, em sinal dos que seriam consumidos pela peste e fome; um segundo terço devia ser ferido com a espada, que seria o destino de muitos habitantes; e a terceira parte devia ser espalhada pelo vento, uma figura dos exilados esparsos (cons. v. 12). 3. Uns poucos . . . nas abas da tua veste, isto é, do seu manto. Uma referência aos remanescentes piedosos. Com referência a outras alusões aos remanescentes, em Ezequiel, veja 6:8; 10; 9:8; 11:13. 4. Tomarás alguns, e os lançarás no meio do fogo. Mesmo este remanescente pequenino seria sujeito a provações adicionais. e) Explicação dos Símbolos. 5:5-17. 5. Jerusalém . . . no meio das nações. Isto não se refere ao igualar de Jerusalém com o "centro da terra" dos últimos escritores apocalípticos, rabínicos e cristãos (cons. Enoque 26:1, 2; O Livro dos Jubileus 8:12, 19). Israel, é verdade, localizava-se no meio das rotas de tráfego que ligavam a Ásia, África e Europa; mas mais especialmente ela era o centro da escolha e cuidado providenciais de Deus (cons. Êxodo. 19:5, 6; Deuteronômio. 7:6-8; 14:2; 26:19). 6. Ela, porém se rebelou. Esta tradução do T.M. é preferível ao das traduções, e ela foi mudada (Teodociana, Symmachus, Samaritana, Targum e AV). A raiz é marâ. Quanto a hediondez do pecado de Israel, veja 16:47, 48; Jeremias. 2:10, 11; 18:13. 7. Porque sois mais rebeldes. Böttcher liga o hamonkem (raiz hamâ, "rugir, ser turbulento") do T.M. ao hamrôtkem (raiz marâ, como no v. 6), "por causa de sua rebeldia ostentosa". Nos meus estatutos. Apoiado pela LXX, a Antiga Latina e Siríaca. Cumprido. O "não" do T.M. foi omitido por cerca de trinta manuscritos hebraicos e a Siríaca. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de maio Dia 130  

Leituras: Marcos 7:14-23; 1 Coríntios 7:17-24; Salmo 111; Provérbios 27:22-27; 1 Samuel 11-12.  

Versículo Especial“Tão-somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas cousas vos fez” (1 Samuel 12:24).  

Pensamento BíblicoGrandiosas Coisas Ele Fez (1 Samuel 12). Quando Saul foi coroado o primeiro rei de Israel, Samuel fez um forte apelo à fidelidade da nação. Havia perigo de que eles pudessem imitar as nações vizinhas em mais coisas do que seu estilo de governo. Samuel lembrou-os do grande poder e providência de Deus. Se pensarmos nas mesmas coisas, acharemos mais fácil servir ao Senhor fielmente.  

Ação: Medite nas grandes coisas que Deus fez por você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...