15 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 15  Lamentações 5 V. As Súplicas da Sião Penitente. 5:1-22. Este capítulo é realmente uma oração nacional feita a Jeová, a única esperança e auxílio de Sião. A. Sião Roga a Jeová que Considere a Sua Aflição e Desgraça. 5:1-18. O versículo 1 introduz o tema com a quinta apóstrofe de Sião a Jeová. O desesperado pedido de Sião merece a atenção de Jeová. 2-10. Este é um quadro do geral do povo com falta de víveres: perderam os lares e os seus queridos; têm de pagar preços inflacionários (câmbio negro) até mesmo pela água e lutam sem descanso; são forçados a implorar comida aos seus inimigos do leste e oeste; sofrem as consequências dos pecados dos pais; são escravizados pelos antigos servos; em busca de alimento ficam expostos aos assaltos dos beduínos; e o tempo todo a febre da fome os consome. Esses infortúnios são os costumeiros resultados da guerra. 11-13. Aqui estão os casos específicos de sofrimento individual, tais como estupro, insulto e trabalho além das forças. 14-18. O abatimento é geral. O júbilo . . . converteu-se em lamentações (v. 15). Os anciãos abandonaram todas as reuniões sociais e de negócios, enquanto os jovens deixaram de cantar e tocar. A alegria se transformou em lamentos. A única coroa é a da desgraça pelos pecados cometidos. Caiu doente o nosso coração (v. 17). A coragem e a visão desfalecem porque o lugar do santuário está desolado e tomado pelos animais selvagens. B. Uma Apóstrofe Final ao Soberano Eterno. 5:19-22. Nesta estrofe o livro chega ao seu final. Observe aqui a sexta e a sétima apóstrofe a Jeová. 19. O teu trono. O trono de Jeová permanece irremovível. 20. Por que? Por que, então, Ele se esqueceria do Seu povo para sempre?.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de abril Dia 105  

Leituras: Marcos 1:1-8; Romanos 11:11-24; Salmo 92; Provérbios 22:17-21; Josué 7-8.  

Versículo Especial“Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus” (Salmo 92:13).  

Pensamento Bíblico: “A Bondade e a Severidade de Deus” (Romanos 11:22). Temos dificuldade em reconciliar a misericórdia de Deus com a sua ira. Nossas mentes limitadas não podem compreender facilmente como tais opostos aparentes existem lado a lado no caráter de um ser perfeito. Algumas pessoas, arbitrariamente, rejeitam um lado e se agarram a outro. Porém a Bíblia afirma que ambos são verdadeiros e mostra que escolhemos o que recairá sobre nós. Se caímos, seremos condenados. Se nos voltamos para ele e continuamos em sua bondade, seremos recompensados.  

Ação: Permaneça na bondade de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de abril de 2023

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de abril Dia 104  

Leituras: Mateus 28:11-20; Romanos 11:1-10; Salmo 91; Provérbios 22:11-16; Josué 4-6.  

Versículo Especial: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28:18).  

Pensamento Bíblico: Fazendo Discípulos (Mateus 28:18-20). Fazer discípulos envolve duas ações:

    Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e

    Ensinar a observar tudo o que o Senhor mandou.

Este processo de conversão está apoiado na total autoridade de Jesus (v. 18). Aqueles que não foram batizados ou não tenham determinado obedecer a autoridade absoluta do Senhor, não são verdadeiramente seus discípulos.  

Ação: Certifique-se de estar em submissão à autoridade de Cristo.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 14  7. Seus príncipes. Como eram inocentes, atraentes e saudáveis! 8-10. As vítimas da fome (v. 9). Agora toda a beleza se tornou em negrume. Observe o inverso da situação no versículo 7. A pele antes alva está enegrecida, seca e enrugada (uma figura dos corpos insepultos ao sol do deserto). Antes a espada aguda do que as dores da fome. Algumas mães comem seus próprios filhos durante a fome do cerco. 11. Sua indignação. A ira consumidora de Jeová incendiou-se como um fogo atingindo até os alicerces de Sião. B. As Causas e o Clímax da Catástrofe de Sião. 4:12-20. Aqui o escritor luta com a explicação moral de tal infelicidade. Os versículos 12-16 destacam que aquilo que os pagãos julgavam ser impossível de acontecer com Sião – que ela pudesse ser invadida pelo inimigo – foi realizado em conseqüência dos pecados dos seus profetas, sacerdotes e anciãos. Judá destruiu-se por causa do pecado. 12. Não creram. Ninguém sobre a terra, nem mesmo os seus inimigos, jamais imaginaram que os portões de Sião seriam derrubados pelo inimigo. 13-15. Que se derramou . . . o sangue dos justos. Ai desses líderes culpados do derramamento de sangue justo e inocente, agora contaminados pelo sangue dos homens que antes evitavam. (Tocar em um cadáver era considerado como impureza cerimonial.) 16. Não honra os sacerdotes. Agora, como fugitivos e vagabundos, os sacerdotes ficaram sem honra e respeito. Se Jeová antes os considerava como Sua herança, agora não lhes dá nenhum valor. 17-20. Conforme o fim se aproxima, a esperança de ajuda estrangeira é malograda e as tentativas de fuga são frustradas. Até o rei é aprisionado, e assim toda a esperança de viver em uma terra estrangeira sob o seu governo desaparece. C. Uma Apóstrofe Dirigida a Edom Arrogante e Jubilosa. 4:21-22. Edom era o "irmão" de Judá, descendente de Esaú e Ismael. Geralmente as ironias que mais magoam vêm dos parentes. Mas agora Jeová volta sua atenção para Edom e prediz a sua humilhação.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

13 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 13  46- 48. O temor e a cova (v. 47). Na presença dos seus inimigos que gritam, Sião está tomada de terror, como um animal perseguido que não vê por onde escapar da armadilha (cova, arapuca), enquanto torrentes de lágrimas fluem dos olhos do seu intercessor. Os versículos 49-54 compreendem a lamentação do poeta sobre a inimizade de seu próprio povo contra ele. 49-51. Os meus olhos . . . não cessam. Suas lágrimas derramadas por causa do destino deles fluirão incessantemente até que Jeová no céu tome conhecimento de seu sofrimento . 52-54. Caçaram-me . . , sem motivo . . . meus inimigos. Sem explicar seu ódio, eles o perseguiram como a uma ave e O lançaram em um poço, amontoando pedras Sobre ele até que a água cobriu a sua cabeça. Nos versículos 55-66 temos a oração que levou Jeová a socorrê-lo. Segue-se um confiante pedido de vingança contra os inimigos do poeta. 55-57. Invoquei . . . disseste: Não temas. Sua oração desesperada trouxe a presença de Jeová e o seu confortador preceito – Não temas. 58-60. Viste, Senhor (v. 59). Agora ele confia em que Jeová, tendo examinado a sua causa, se transformará em seu Redentor, Advogado e Vingador. 61-63. Ouviste. Ele também tem certeza de que Jeová ouviu os insultos dos seus assaltantes, suas conspirações e murmurações diárias, sendo ele o tópico de suas canções de escárnio. 64-66. Tu lhes darás a paga, isto é, vingança de acordo com os seus feitos – cegueira de coração, a maldição de Jeová, perseguição e exterminação de sob os céus. Lamentações 4 IV. O povo Sofredor de Sião. 4:1-22. Neste capítulo temos algo da narrativa da testemunha ocular tanto da culpa de Sião quanto do seu castigo. O inspirado poeta-profeta primeiro descreve seu destino como povo, e então dá a explicação moral desse destino. A. Os Horrores do Cerco e o Triste Destino da Nobreza de Sião. 4:1-11. Os versículos 1-6 dão-nos a descrição do sofrimento dos descendentes da realeza. 1, 2. Os nobres filhos de Sião (v. 2). Valendo o seu peso em ouro, conto os preciosos tesouros de Sião, foram jogados fora como vasos quebrados e jazem esparsos pelas ruas. 3-5. Os que se criaram entre escarlata se apegam aos monturos (v. 5). Até os animais predatórios não tratam seus filhotes como Sião foi forçada a tratar seus filhos. Crianças de peito morrem de sede e criancinhas têm falta de pão, enquanto suas mães, como cruéis avestruzes do deserto, ignoram seus gatos. A dieta e as vestes reais deram lugar à fome e ao monte de lixo. Nos versículos 7-11 o poeta contrasta a antiga beleza dos príncipes de Sião com o destino terrível que agora suportam.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de abril Dia 103  

Leituras: Mateus 28:1-10; Romanos 10:14-21; Salmo 90; Provérbios 22:6-10; Josué 1-3.  

Versículo Especial: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).  

Pensamento Bíblico: “. . . Ele Ressuscitou” (Mateus 28:1-10). Não há proclamação mais significativa na História, seja na Bíblia, ou em qualquer outro lugar! Esta declaração trouxe espanto e alegria aos seguidores de Jesus. Acima de tudo, o fato da ressurreição é a base de nossa salvação, nossa fé, e nossa esperança (veja 1 Coríntios 15). Toda a Bíblia e toda nossa confiança gira em torno deste milagre supremo. Jesus venceu a morte. Ele ressuscitou!  

Ação: Agradeça a Deus porque Jesus ressuscitou!.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 12   22-24. Suas misericórdias não têm fim. A benignidade (hesed "amor imorredouro") de Jeová é infalível. Ele é diariamente renovado (como o maná de antigamente); por isso Seu povo não é consumido, e um remanescente permanece como semente para um novo começo. Grande é a tua fidelidade (v. 23). "Jeová é meu tesouro mais precioso", declara minha alma, "por isso confiarei nele" (v. 24). 25-27. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso em silêncio (v. 26). A espera paciente em Jeová torna a pessoa participante de Sua bondade. O jugo de sua mocidade (v. 27). A disciplina no começo da vida produz maturidade digna de confiança. 28-30. Fique em silêncio. Que a alma castigada se submeta silenciosa e humildemente, pois nisso há esperança. A sua boca no pó (v. 29). Uma confissão de indignidade. 31-33. Porque não aflige ... de bom grado (v. 33). No hebraico, de coração. Jeová não rejeitará para sempre, nem há algum espírito de vingança em Seu coração. Ele não se deleita em produzir dor e sofrimento. 34-36. Perverter o direito do homem (v. 35). O Altíssimo não é como uma divindade pagã, volúvel e imperfeita. Ele não aprova a opressão, a injustiça ou a subversão. (O favoritismo nas cortes era, então, como ainda hoje, coisa comuníssima.) Deus é o Governador Moral sobre tudo e todos. 37-39. Por que, pois, se queixa o homem vivente? (v. 39) Nada pode acontecer sem a permissão do Altíssimo. Então por que deveria um homem se queixar quando castigado pelos seus pecados? Não o sofrimento, mas o pecado devia ser lamentado. Não murmuremos contra Deus por causa do que nós mesmos provocamos. 40-42. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los. Uma exortação ao exame do coração, ao arrependimento sincero. Que nossas mãos sejam levantadas em súplicas e arrependimento e que o nosso coração se torne submisso. Nós . . . tu (v. 42). Estas palavras fazem um contraste. Nós, de nosso lado, pecamos e nos rebelamos; e tu, por causa disso, não nos perdoaste (cons. o hebraico e a Alemã de Lutero). C. O Servo Ora por Vingança. 3:43-66. O poeta e o seu povo falam das calamidades sofridas por causa da ira de Jeová. 43-45. E nos perseguiste. Envolto em Uma nuvem de ira que nenhuma oração pode atravessar, Jeová perseguiu o povo de Judá, matando sem piedade, até que Sião se tornou nada mais que lixo entre os povos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de abril  Dia 102  

Leituras: Mateus 27:57-66; Romanos 10:1-13; Salmo 89:38-52; Provérbios 22:1-5; Deuteronômio 33-34.  

Versículo Especial: “Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam” (Romanos 10:12).  

Pensamento Bíblico: Salvação em Cristo (Romanos 10:1-13). Paulo desejava ardentemente a salvação dos judeus, que eram seus parentes carnais. Mas ele sabia que sua preocupação com suas almas não poderia mudar os termos da salvação. Eles não poderiam ser salvos sem se voltarem para Cristo. Isso não mudou. A salvação é oferecida aos judeus e aos gentios somente através de Jesus Cristo. Precisamos proclamar corajosamente esta mensagem.  

Ação: Confie em Jesus. A salvação não pode ser encontrada em mais ninguém.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 10 Lamentações 3 III. O Sofredor Representante da Sião Ferida. 3:1-66. Este capítulo é o ponto alto do livro. Aqui Jeremias desnuda o seu coração ao leitor, o que faz freqüentemente na sua profecia. Sua vida foi um longo martírio, no qual serviu de juiz e intercessor do povo empenhado em sua própria destruição. Nenhum profeta jamais argumento u com um povo de maneira mais apaixonada do que ele, convocando uma conversão nacional. Estes fatos estão claramente evidentes nestes sessenta e seis versículos do capítulo 3. A. As Tristezas que Deus Proporcionou ao Seu Servo. 3:1-18. 1-3. Eu sou o homem. Aqui o sofredor está identificado e o seu tema declarado. Ele fala como um israelita representativo, enfrentando os caminhos negros e desconcertantes da Providência. Ele descreve nos versículos 4-18 o ataque furioso e impiedoso de Jeová. 4-13. Despedaçou os meus ossos. Sob a tribulação dos constantes ataques de Jeová contra ele, o poeta só experimenta amargura e frustração. Ele sofre fisicamente; sua luz (Salmos. 143:3) e sua liberdade se foram; suas orações são rejeitadas. Todo o tempo parece que Jeová o espreita numa armadilha - como um animal perseguindo sorrateiramente a sua presa e ao mesmo tempo Ele parece bloquear todas as vias de escape. Deus o impediu, mutilou e deixou. Como alvo do arco de Jeová, seus órgãos vitais estão cheios de flechas. 14-18. Fui feito objeto de escárnio para todo o meu povo. Como objeto de escárnio público, sua paz de espírito e confiança em Jeová se desvaneceram. Ele é o alvo das piadas do seu povo, e o tema de suas sátiras diárias. Sua condição abjeta é como a de alguém que está empanzinado de ervas amargas, bêbedo com absinto (cons. Jr. 23:15), seus dentes quebrados por pedrinhas e seu corpo coberto de cinzas. Sua bem-aventurança e prosperidade estão esquecidas e sua esperança no Eterno se foi. B. A Oração Tranqüilizadora do Servo. 3:19-42. 19-21. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (v. 21). O profeta, meditando em suas amargas aflições, percebe como elas rebaixaram a sua alma. Ele sabe que Deus se lembra dos humildes e aflitos e por isso tem esperanças. Os versículos 22-39 falam da certeza do poeta na bondade de Jeová e na sua resignação para com os Seus caminhos soberanos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de abril Dia 101  

Leituras: Mateus 27:45-56; Romanos 9:25-33; Salmo 89:19-37; Provérbios 21:25-31; Deuteronômio 32.  

Versículo EspecialO cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” (Provérbios 21:31).  

Pensamento Bíblico: Fútil Confiança na Força Militar (Provérbios 21:31). Os homens põem grande confiança na força militar. Um grande exército, equipado com as armas mais avançadas da moderna tecnologia, é considerado por algumas pessoas como a confirmação da segurança. Não devemos jamais esquecer que a libertação pertence a Deus. Com ou sem um exército poderoso, nações são protegidas por Deus, conforme ele achar direito e justo. Temos que confiar nele ao invés dos guerreiros humanos.  

Ação: Ajude a estabilizar sua nação e o mundo: ensine a alguém o evangelho de Jesus Cristo.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 9   13, 14. A quem te compararei? A testemunha desses sofrimentos não consegue encontrar uma figura ou uma situação com a qual comparar a ruína de Sião. Está além da reparação. As visões falsas e agradáveis dos seus profetas (Jeremias. 14:14-16; 23:9-40) deixaram de mostrar à nação o seu pecado, para que pudesse ser poupada do cativeiro. Temos aqui a causa moral de Sua infelicidade claramente exposta. 15, 16. Todos os que param . . . batem palmas. Os inimigos de São zombam de sua ruína. O bater das palmas, o menear da cabeça, o assobiar entre os dentes, acompanham as zombarias diante de Jerusalém. Os inimigos em sua vanglória, gritam, assobiam e rangem os dentes abençoando o dia da sua ruína. É uma zombaria incontida. 17-19. Fez o SENHOR o que intentou, isto é, o que ele predisse que fada. Que Sião gema em seu desespero. Ela se rebelou e ele deixou que seus inimigos triunfassem. Os versículos 18, 19 São uma apóstrofe aos muros da cidade: Chorem dia e noite com lágrimas perpetuas; levantem as mãos implorando a Jeová a Sua misericórdia para seus filhos moribundos. C. Os Terrores Deste Dia da Ira de Jeová. 2:20-22. Temos aqui a quarta apóstrofe de Sião a Jeová. 20-22. Considera a quem fizeste assim. "Ó Senhor, tu percebes a quem mataste?" Crianças são vítimas de mãos canibais; sacerdotes jazem mortos no santuário; jovens e velhos jazem insepultos nas ruas; virgens e moços são vítimas da espada. Nesta matança impiedosa, da qual ninguém escapa, estes objetos da afeição de Sião são consagrados ao morticínio do inimigo. (Compare a descrição que Josefo faz da queda de Jerusalém em 70 d.C., Jewish Wars, Bk, vii).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de abril Dia 100  

Leituras: Mateus 27:27-44; Romanos 9:14-24; Salmo 89:1-18; Provérbios 21:19-24; Deuteronômio 31.  

Versículo Especial: O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21:23).  

Pensamento Bíblico: “. . . A Si Mesmo Não Pode Salvar-se” (Mateus 27:42). Os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos zombaram da aparente fraqueza de Jesus, vendo-o como um inimigo desamparado, vencido. Eles não conseguiram entender que ele poderia ter se salvado (veja João 10:18; Mateus 26:53), mas que tal decisão teria derrotado seu propósito de salvar os homens do seu pecado. Jesus escolheu a morte para que pudéssemos viver. Ele morreu, não em fraqueza, mas em inigualável força.  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício voluntário de seu filho.  ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

9 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 8  Lamentações 2 II. O Arruinado Lugar Santo de Sião. 2:1-22. A. Os Juízos de Jeová sobre os Baluartes e o Seu Santuário. 2:1-10. 1-5. Como cobriu o Senhor de nuvens . . . a filha de Sião! O Deus de Sião veio a ser o inimigo de Sigo. Jeová, na Sua ira, destruiu o Templo, o estrado de seus pés (I Cronicas. 28:2), a glória de Israel. As fronteiras de Jacó foram derrubadas, as fortalezas de Judá foram arrasadas e o reino com os seus príncipes foram degradados. Deus se transformou em um fogo consumidor (Hebreus. 12:29; Deuteronômio. 4:24) para a terra, simplesmente retirando o Seu poder na presença dos seus inimigos. E como um arqueiro em busca de sua caça, matou todos os seus jovens, sua beleza e seus soldados. Sua fúria ardeu como um fogo no tabernáculo (tenda) de Sião. O divino Adversário devorou Judá, seus palácios e fortalezas, e multiplicou o pranto e a lamentação da filha de Judá. 6-10. Demoliu com violência o seu tabernáculo. Isto é, seu Templo e suas sagradas instituições. Tabernáculo, assembléia, sábado, rei e sacerdotes - todos foram desprezados e violentamente destruídos. O Senhor se desfez do seu próprio altar, desprezou seu santuário, entregando às mãos inimigas a arca da aliança, e permitindo que o grito da vitória ressoasse na Casa de Jeová como o som de uma orgia. Em sua determinação de destruir o muro de Sião, o prumo do seu juízo fez que ambos, os baluartes e os muros, vacilassem e caíssem. As portas de Sião estão abaladas, suas trancas quebradas, seus nobres exilados; sua Lei revogada e já não é mais ensinada, e os seus profetas não têm mais revelações. Por isso os anciãos de Judá, em sua tristeza, assentam-se no chão em silêncio, com pó sobre as suas cabeças e sacos de estopa sobre os lombos; enquanto suas virgens abaixam as cabeças envergonhadas. B. Lamento das Testemunhas Oculares Deste Juízo. 2:11-19. 11, 12. Com lágrimas se consumiram os meus olhos. Uma descrição pitoresca do prolongado desespero emocional: olhos exauridos de lágrimas (Jeremias. 9:1; 14:17), sentimentos ultrajados, coração partido à vista das criancinhas desmaiando e meninos chorando por alimento e água, e – pior que tudo – crianças expirando junto ao seio de suas mães.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de abril Dia 99  

Leituras: Mateus 27:11-26; Romanos 9:1-13; Salmo 88; Provérbios 21:13-18; Deuteronômio 29-30.  

Versículo EspecialO que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido” (Provérbios 21:13).  

Pensamento Bíblico: Tristeza pela Perda de Entes Queridos (Romanos 9:1-13). Nesta passagem, Paulo revela a dor que ele sentiu ao ver seus parentes rejeitarem a Cristo. Doeu-lhe profundamente compreender que eles estavam perdidos, não querendo obedecer ao evangelho. Mas ele sabia que Deus não havia falhado. Deus manteve suas promessas e deu aos israelitas todas as oportunidades para se salvarem. Foi deles a decisão de rejeitar o evangelho. Aquela decisão entristeceu a Paulo, mas não o desencorajou de viver pelo Senhor e ensinar esforçadamente a outros o evangelho. Podemos aprender com o exemplo de Paulo e ir em frente com determinação para ensinar a outros.  

Ação: Compartilhe as Boas Novas com pessoas que precisam delas!.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 7  B. O Lamento da "Filha de Jerusalém". 1:12-22. O sofrimento nas mãos de Deus é severo mas merecido, o orador reconhece. 12. No dia do furor da sua ira. Muitos modernistas querem ignorar a severidade da natureza divina. Deixar de reconhecer que a. verdadeira bondade não é indulgência. 13-16. Lá do alto . . . fogo a meus ossos. (v. 13). A filha de Judá fala dos seus sofrimentos suportados na mão do Senhor – febre nos membros, armadilha para os seus pés, frustração e fraqueza o dia todo. Deus teceu seus pecados em um jugo de escravidão. O vinho para a festa dos inimigos de Judá é o sangue dos sem homens de valor pisado na lagar da aflição. Por isso Judá chora, .inconformada e desanimada, por causa dos seus filhos que perecem e sobre os quais seus inimigos prevaleceram. 17-19. Meus amigos . . . me enganaram (v. 19). As mãos de Sião estendidas em busca de ajuda não foram consideradas, pois a justa ordem de Jeová transformou em inimigos todos os seus amantes (cons. Lv. 15:19-27). Os vizinhos de Jacó, agora seus adversários, tratam Jerusalém como se fosse coisa imunda. Sião colhe a recompensa de sua rebeldia. Seus sacerdotes e anciãos, à procura de simples alimento, morreram de fome; e seus jovens e suas virgens foram feitos prisioneiros. 20-22. Olha, SENHOR, porque estou angustiada . . . não tenho quem me console. Sião roga por vingança. A espada está em suas ruas e o silêncio de morte está em todos os lares. Que seus exultantes inimigos experimentem o mesmo, ela ora. "Dê-lhes outros tantos gemidos e um coração exatamente tão sofredor quanto o meu".( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de abril Dia 98  

Leituras: Mateus 27:1-10; Romanos 8:31-39; Salmo 87; Provérbios 21:7-12; Deuteronômio 28.  

Versículo Especial“Que diremos, pois, à vista destes cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).  

Pensamento Bíblico:  A Tristeza de Judas (Mateus 27:1-10). Na noite anterior à morte de Jesus, Judas pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o traiu. Quando ele meditou sobre seu pecado, entristeceu-se e fugiu. Sua morte por suicídio, em seguida, mostrou a profundidade de seu desespero. Ele se suicidou, e desta maneira roubou do Senhor a vida que lhe pertencia.  

Ação: Não importa a gravidade de seu pecado, lembre-se de que a solução está em voltar para Deus, não em fugir dele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

7 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 6 COMENTÁRIO Lamentações 1 I. A Arruinada Cidade de Sião. 1:1-22. A. A Condição Miserável de Jerusalém Devastada. 1:1-11. Como jaz solitária a cidade. Veja introdução, parágrafo 2 1, 2. Princesa entre as províncias. Não mais a primeira entre as províncias da terra, Judá tornou-se viúva dependente, desfilhada e traída por seus amigos e aliados, sozinha e desolada, chorando amargamente, sem ninguém para confortá-la (cons. o inverso em Esdras. 4:20). 3. Judá foi levada a exílio. O exílio e a escravidão se tornaram piores por causa do ambiente pagão. A profecia de Isaías se realizou (Isaias. 39:5-7; 47:8, 9). 4-6. Da filha, de Sião já se passou todo o seu esplendor (v. 6). A descrição que o poeta faz é viva. Suas vias de acesso estão abandonadas, suas festas não têm convivas, seus portões (lugares de reunião) estão desertos, seus sacerdotes estão em angústia, suas virgens foram arrastadas para longe, e ela mesma sofre amargamente. O juízo divino pelos seus pecados concedeu aos seus inimigos o domínio para forçarem seus filhos ao exílio. Seus príncipes, como animais sem pasto, absolutamente não conseguem escapar ao perseguidor. (Os filhos de Zedequias foram capturados e mortos à vista do pai, cujos olhos foram depois arrancados; Jeremias. 39:4-7). 7. Lembra-se Jerusalém. A lembrança de dias melhores só aumenta as atuais tristezas de Sião, especialmente quando ela é zombada por aqueles que a observam deleitados. Sua queda, ou destruição, como na Versão Berkeley. 8-11. Jerusalém pecou gravemente. O pecado jantais produziu felicidade. Jerusalém, desprezada e profanada por aqueles que antes a honravam, volta as costas envergonhada de sua nudez, pois a corrupção e a negligência trouxeram trágicas conseqüências. Pagãos a despojaram dos utensílios do templo e pessoas moral e cerimonialmente impuras invadiram seu santuário em desafio às ordens de Jeová. Gemendo com fome, o povo vendeu coisas valiosas em troca de simples comida. (Observe as duas apóstrofes a Jeová nos vs. 9,11).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de abril Dia 97  

Leituras: Mateus 26:69-75; Romanos 8:18-30; Salmo 86; Provérbios 21:1-6; Deuteronômio 26-27.  

Versículo Especial: “Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício” (Provérbios 21:3).  

Pensamento Bíblico: O Retorno de Pedro (Mateus 26:69-75). Na noite anterior à morte de Jesus, Pedro pecou gravemente. Quando ele deveria ter permanecido com Jesus, ele o negou. Então, ele meditou sobre seu pecado, arrependeu-se e retornou. Sua vida de serviço depois mostrou a profundidade de seu amor. Ele deu ao Senhor sua vida.  

Ação: Jesus deu sua vida por você. Dê sua vida a ele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

6 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

(Comentário Bíblico Moody) 5  Entre os católicos romanos o tempo estabelecido para a leitura das Lamentações é o dos três últimos dias da Semana Santa. Os cristãos protestantes, lamentamos dizer, têm negligenciado muito a leitura destes poemas solenes. Mas, nestes dias de crises (e desastres) pessoais, nacionais e internacionais, a mensagem deste livro é um desafio ao arrependimento dos pecados pessoais, nacionais e internacionais e à entrega renovada de nossas vidas ao amor imutável de Deus. Embora Lamentações  este amor esteja sempre presente e seja expansivo, o Deus justo e santo deve certamente julgar os pecadores não arrependidos. ESBOÇO "Os Infortúnios de Sião Prisioneira" I. A sofredora e arruinada cidade de Sião. 1:1-22. A. A condição miserável de Jerusalém devastada. 1:1-11. B. O lamento da "filha de Jerusalém". 1:12-22. II. O sofredor e arruinado lugar santo de Sião. 2:1-22. A. Os juízos de Jeová sobre os baluartes e o seu santuário. 2:1-10. B. A lamentação das testemunhas oculares deste juízo. 2:11-19. C. Os terrores deste dia da ira de Jeová. 2:20-22. III. O sofredor representante da Sião ferida. 3:1-66. A. As tristezas que proporcionou ao seu servo. 3:1-18. B. A oração tranqüilizante do servo. 3:19-42. C. A oração de vindicação do servo. 3:43-66. IV. O povo sofredor de Sião. 4:1-22. A. Horrores do cerco e o destino da nobreza de Sião. 4:1-11. B. As causas e o clímax da catástrofe de Sião. 4:12-20. C. Uma apóstrofe à insolente e satisfeita Edom. 4:21, 22. V. Súplicas da Sião penitente. 5:1-22. A. Sião roga a Jeová que considere sua aflição e desgraça. 5:1-18. B. Uma apóstrofe final ao Soberano eterno. 5:19-22.( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de abril Dia 96  

Leituras: Mateus 26:57-68; Romanos 8:12-17; Salmo 85; Provérbios 20:25-30; Deuteronômio 24-25.  

Versículo Especial: O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs” (Provérbios 20:29).  

Pensamento Bíblico: “Co-herdeiros com Cristo”  (Romanos 8:17). Que privilégio! Podemos ser filhos de Deus e herdeiros junto com Cristo! Tudo isto é possível porque ele sofreu por nós. Mas a herança da glória eterna está dependendo de uma condição: temos que participar de sua morte, sepultamento e ressurreição. Temos que crucificar nosso velho homem do pecado (veja Romanos 6:3-7).  

Ação: Resolva participar da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Viva uma vida nova na terra e espere uma vida eterna no céu!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 4  Deve-se notar que a mesma sensibilidade para com a tristeza nacional encontra-se tanto nas Lamentações como na profecia de Jeremias. Ambas as obras atribuem as calamidades nacionais às mesmas causas - pecado nacional e falsa confiança do povo em aliados fracos e traiçoeiros, além da culpa dos seus falsos profetas e sacerdotes relaxados. Imagens semelhantes se encontram em ambas as obras. A frase característica, "filha de", aparece cerca de vinte vezes em cada livro. A lamentação do profeta, seus temores que o levam a pedir a ajuda de Deus, o Justo Juiz e a sua expectativa de que finalmente os inimigos de Jerusalém serão castigados – tudo se evidencia de maneira destacadamente manifesta em ambos os livros. Essas similaridades de expressão defendem a identidade do autor. Embora um grupo de destacados mestres rejeitem a ideia de que Jeremias seja o autor destes poemas, muitos outros igualmente importantes estão fortemente a favor de Jeremias como autor. A vivacidade da descrição argumenta a favor de uma autoria muito perto da queda de Jerusalém por alguém que viveu a terrível catástrofe e que escreveu enquanto o seu coração ainda estava dolorido e em cuja mente cada detalhe horripilante ainda se encontrava fresco. Este fato também aponta para Jeremias como o mais provável autor. A ocasião em que tal livro foi escrito é com toda a certeza a destruição da cidade de Jerusalém em 586 A.C., e por isso a data da obra não poderia ter sido muitos meses depois. Importância e Uso Religioso. O Livro das Lamentações representam o grito de morte de Jerusalém, apresentada como uma princesa viúva e desonrada. É interessante lembrar que em seguida à destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 d. C. , no arco do triunfo construído em memória da conquista dos romanos, o general Tito representou Judá como uma mulher desgrenhada e chorando, assentada no chão, de luto. Lembramo-nos também que as filhas de Jerusalém quiseram cantar uma lamentação semelhante para Jesus quando de sua morte (Lucas. 23:27-31). Certas porções das Lamentações têm sido interpretadas aplicando-se à paixão de Cristo. Na verdade, o uso destes cânticos nacionais indica que o povo judeu aceitava uma interpretação religiosa da destruição de sua cidade. Os judeus incluíram esta obra entre os Cinco Rolos a serem lidos em importantes dias comemorativos. O dia estabelecido para a leitura das Lamentações é o nono dia de Ab, que comemora a queima do Templo. Mas sempre o versículo 21 do capítulo 5 é repetido depois do versículo 22, de modo que a leitura possa terminar com uma nota mais positiva.( Que a paz do Mestre jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de abril Dia 95  

Leituras: Mateus 26:47-56; Romanos 8:1-11; Salmo 84; Provérbios 20:19-24; Deuteronômio 22-23.  

Versículo Especial: “A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á lâmpada nas mais densas trevas” (Provérbios 20:20).  

Pensamento Bíblico: 72.000 Anjos (Mateus 26:53). Jesus saiu do jardim de Getsêmani e, voluntariamente, permitiu que um bando de soldados o prendesse. Ele poderia ter chamado mais de 12 legiões (isto é: mais de 72.000) de anjos para livrá-lo de poucas centenas de soldados romanos. O caso é simples: Jesus deu sua vida voluntariamente (veja João 10:17-18). Em vez de derrotarem um homem indefeso, os crucificadores estavam testemunhando a vitória  do poderoso Rei dos reis!  

Ação: Jesus voluntariamente morreu por você. Voluntariamente, viva para ele. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

4 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 3   Nos capítulos 1 e 2 cada estrofe tem três partes, mas só a primeira começa com a letra apropriada do alfabeto. No capítulo 3 cada estrofe tem três membros, cada qual começando com a mesma letra do alfabeto. Uma vez que cada parte é numerada separadamente na Bíblia Portuguesa, temos sessenta e seis versículos para o terceiro capítulo. O capítulo 4 tem estrofes de duas partes cada, mas aqui novamente só a primeira parte começa com a devida letra hebraica. Nos quatro primeiros capítulos usou-se a métrica elegíaca, na qual o segundo dos dois elementos paralelos (versos na poesia portuguesa) é um pouquinho mais curto que o primeiro. Isto dá, geralmente, uma linha de quatro tônicas equilibrada com outra de três. No capítulo 5 foi usada a métrica hebraica norma, com quatro tônicas em cada linha, ou a metade do paralelismo. Trenódias nessa "métrica claudicante" eram usadas, nos tempos bíblicos, pelas carpideiras nas lamentações fúnebres dos velórios. E por isso os hinos com essa cadência plangente e melancólica parecia ser o modo apropriado de chorar a destruição da amada Jerusalém, agora em um montão de ruínas. Talvez isto ajudasse a explicar por que esses hinos nacionais emanavam um patos tão requintado e foram construídos com arte tão intencional. A forma poética elegíaca hebréia adapta-se admiravelmente à expressão do infortúnio nacional. Nesses hinos patrióticos ouvimos os gemidos mortais da Sião abatida. Quanto ao estilo, existe muito paralelismo nesses poemas, muita repetição, antíteses e apóstrofes e trocadilhos com palavras e frases. Imagens mentais vivas palpitam através de toda a obra. O leitor, assim, é levado a ver o sofrimento e a sentir a dor da Sião despojada e chorosa. Autoria. Embora o livro não mencione O nome do autor, II Crônicas 35:25 liga definidamente Jeremias com a literatura das 1anlentações. Nosso Livro de Lamentações não compreende as lamentações de Jeremias sobre a morte do bom rei Josias, como alguns têm sugerido. Mas há pontos definidos de semelhança entre as Lamentações e as seções poéticas da profecia de Jeremias. E desde a antiguidade o livro tem sido atribuído a Jeremias. A LXX contém a seguinte observação como título do primeiro versículo do primeiro capítulo de Lamentações: "E aconteceu que, depois que Israel foi levada para o cativeiro e Jerusalém se encontrava devastada, Jeremias assentou[1]se chorando e lamentando esta lamentação por causa de Jerusalém, e disse . . . " Então segue-se o primeiro versículo do primeiro capítulo. Alguns mestres acham que o caráter hebraico desta sentença indica que estas palavras vêm de um original hebraico que se perdeu. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de abril Dia 94  

Leituras: Mateus 26:36-46; Romanos 7:13-25; Salmo 83; Provérbios 20:13-18; Deuteronômio 19-21.  

Versículo Especial“Há ouro e abundância de pérolas, mas os lábios instruídos são joia preciosa” (Provérbios 20:15).  

Pensamento BíblicoDesobedecendo aos Pais: Um Crime Sério (Deuteronômio 21:18-21). Sob a lei de Moisés, a pena para os filhos teimosos, rebeldes e desobedientes era a morte! Embora a nova lei de Deus não nos mande executar os filhos desobedientes, esta passagem mostra que Deus considera tal rebelião como uma ofensa séria. O Novo Testamento, de fato, ordena aos filhos que obedeçam a seus pais (Efésios 6:1). Ele também diz que o rebelde sofrerá a morte eternamente (Romanos 1:30-32).  

Ação: Filhos, respeitem a autoridade dada por Deus aos seus pais. Obedeçam a eles respeitosamente. ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

3 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lamentações (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Os cinco capítulos de Lamentações são cinco lindas e solenes elegias, ou lamentações, expressando a angústia do povo judeu à vista da total ruína de sua cidade, seu Templo e sua população, quando da conquista da Babilônia em 586 A. C. Título. O título deste livro no hebraico é a primeira palavra dos capítulos 1, 2 e 4 – 'êkâ, literalmente, Oh, como! ou Ai de mim! Na versão grega do Velho Testamento, a Septuaginta (LXX), o Livro das Lamentações está associado com a profecia de Jeremias, como em nossa Bíblia Portuguesa. Na Bíblia Hebraica foi colocado entre os livros que forma a terceira divisão das obras sagradas. Nosso Senhor falou deste arranjo triplo, chamando-o de "a lei, os profetas e os salmos" (Lucas. 24:44). O título grego para estes poemas na LXX é threnoi, o plural de threnos, "uma lamentação". Este título vem do verbo grego threomai, "chorar em voz alta, ou lamentar". O termo hebraico para lamentação é qinâ, e a métrica peculiar dos poemas deste livro chamava-se métrica qinôt. É o equivalente hebraico do termo "métrica elegíaca". Assim, no Talmude Babilônico o livro aparece com o título de Qinôt – "Lamentações". O título deste livro na Bíblia Latina é Liber Threnorum, "O Livro das Lamentações". Em português "trenódia" significa "canto plangente" ou "Lamentação". Forma e Estilo Literários. O livro consiste de cinco lindos poemas, um em cada capítulo. Os quatro primeiros são lamentações, mas o quinto é mais uma oração. Os quatro primeiros são alfabéticos (acrósticos) no arranjo, cada um contendo vinte e duas estrofes (exceto o capitulo 3, onde cada estrofe está dividida em três versículos), e cada estrofe começa com uma letra do alfabeto hebraico. O quinto capítulo também tem vinte e duas estrofes, mas falta-lhe o arranjo alfabético. (Compare Com o arranjo alfabético das seções do Salmos. 119.) No capítulo primeiro de Lamentações os versículos seguem uma ordem estabelecida do alfabeto hebraico, mas nos capítulos 2 e 4 as posições das letras ayin e pe estão trocadas. Não encontramos nenhuma explicação satisfatória para esta transposição.( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de abril Dia 93  

Leituras: Mateus 26:26-35; Romanos 7:1-12; Salmo 82; Provérbios 20:7-12; Deuteronômio 16-18.  

Versículo Especial“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto” (Provérbios 20:11).  

Pensamento Bíblico: Testando os Profetas (Deuteronômio 18:20-22). A história tem-se enchido de pessoas que alegam serem portadoras de novas mensagens de Deus. Para proteger seu povo contra fraudes, Deus deu um teste simples: se a predição não é cumprida, o falador não vem de Deus. Profecias verdadeiras nunca falham! Falsos profetas podem acertar por acaso, mas não têm poder real para revelar uma nova informação. Eles apenas enganam com seus falsos ensinamentos.  

Ação: Analise cuidadosamente as alegações e ensinamentos que você ouvir. Certifique-se de distinguir entre a verdade e a mentira. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

2 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 101 30. A Terceira Deportação. Não foi mencionada em nenhuma outra passagem. Talvez fosse causada por alguma expedição babilônica para punir os judeus devido a distúrbios por ocasião do assassinato de Gedalias (cons. 40; 41; 40:7, observação). Nebuzaradã. Veja observação referente a 39:9. 4) Joaquim é Solto da Prisão. 52:31-34. Esta seção repete-se em II Reis 25:27-30. (Cons. Jeremias. 22:24-30). Depois de um reinado de três meses, Joaquim foi levado prisioneiro para a Babilônia (II Reis 24:8-17). Jamais retornou. Selos encontrados na Palestina levam-nos a deduzir que os judeus continuaram a considerá-lo o rei reinante, e Zedequias (seu tio) apenas um regente. Tabuinhas de escrita cuneiforme encontradas na Babilônia confirmam esta história da pensão de Joaquim (cons. 22:30, observação). 31. Evil-Merodaque. O filho e sucessor de Nabucodonosor. Libertou a Joaquim. Literalmente, levantou a sua cabeça, que significa que Joaquim foi tratado benignamente por Evil-Merodaque e teve permissão de ver a face do rei – significado literal da frase traduzida para conselheiros pessoais do rei (v. 25). Ver a face do rei (na corte) era o maior privilégio político que alguém podia obter (cons. Gênesis. 40:13, 20; contraste com Ester. 7:8). 34. Subsistência vitalícia. Joaquim viveu às expensas do governo; recebia uma pensão. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de abril Dia 92  

Leituras: Mateus 26:17-25; Romanos 6:15-23; Salmo 81; Provérbios 20:1-6; Deuteronômio 14-15.  

Versículo Especial: “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas” (Provérbios 20:3).  

Pensamento Bíblico: Conselho Prático para Viver Bem (Provérbios 20:1-6). Considere algumas paráfrases dos conselhos práticos oferecidos nestes versículos de Provérbios:  

    O álcool é uma droga perigosa, que arruina vidas (v. 1).

    É mais difícil para um homem sair de uma briga do que começar uma (v. 3).

    A preguiça é má; as pessoas preguiçosas merecem passar fome (v. 4).

    Você pode aprender muito de outras pessoas, se for paciente e bom ouvinte (v. 5).

    As pessoas que se glorificam são desprezíveis e insignificantes; os verdadeiros homens bons são muito mais difíceis de se encontrar (v. 6).  

Ação: Aceite o conselho de Deus. Viva como um verdadeiro e fiel filho de Deus.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

  9 de Maio Dia 129     Leituras : Marcos 7:1-13; 1 Coríntios 7:10-16; Salmo 110; Provérbios 27:15-21; 1 Samuel 8-10.    Versículo Espec...