13 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 34 10. Debalde. O hebraico hinnam (um hap. leg. cons. o annáma assírio, "em vão"), um substantivo usado como advérbio, de hen; assim, "gratuitamente, por nada, em vão". c) Desolação Total. 6:11-14. As repetições neste parágrafo são características de Ezequiel e enfatizam sua função de atalaia. 11. O profeta deve exultar diante do castigo às abominações de Israel (cons. 21:14, 17; 22:13; 25:6) e exclamar: Ah! (cons. 25:3; 26:2; 36:2). 12. O que estiver longe . . . o que estiver perto. O juízo não virá apenas sobre a Palestina mas a todos os judeus. idólatras onde quer que estejam. O que ficar. . . cercado, ou antes, preservado (lit. observado; com. Is. 26:3). Os sobreviventes morrerão de fome. 13. Debaixo de toda árvore frondosa, debaixo de todo carvalho espesso. Literalmente, . . . terebinto folhudo. O terebinto ('elâ) é uma árvore decídua com folhas peniformes e frutinhos vermelhos (Pistacia terebinthus), que geralmente atinge uma altura de 12,31m e tem galhos espalhados. Produz uma espécie de terebintina. O versículo se refere ao culto da deusa da fertilidade (cons. Os. 4:13). Suave perfume. No hebraico, perfume confortante, isto é, odor tranqüilizante de sacrifícios que se elevam (Gênesis. 8:21; Êxodo. 29:18, 25, 41; Levítico. 1:9). Usado em referência a ídolos, aqui e em 16:19; 20:28. 14. Farei a terra tornar-se desolada . . . desde o deserto até Ribla (de acordo com as variantes da Bíblia Massorética de Ginsberg e no Códice Metropolitano de 916 d. C.); isto é, desde as fronteiras no extremo sul às fronteiras utópicas do norte (cons. Números. 34:11, 12). O T.M. e a LXX dizem desde o deserto de Diblata. Não se conhece tal lugar, nem poderiam as cidades moabitas mencionadas em Números. 33:45; Jeremias. 48:22 serem locais lógicos para este contexto. O nome da cidade está no acusativo (ou diretivo). Michaelis, destacando a freqüente confusão entre as letras d e r tanto nos caracteres arcaicos quanto nos regulares, admite que seja Ribla, uma cidade a 80 quilômetros ao sul de Hamate sobre o Rio Orontes (veja também II Reis 23:33; 25:20, 21; Ezequiel. 48:11. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

13 de maio Dia 133  

Leituras: Marcos 8:1-10; 1 Coríntios 8; Salmo 114; Provérbios 28:15-21; 1 Samuel 17. 

Versículo EspecialO que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza” (Provérbios 28:19).  

Pensamento BíblicoDeus e Golias (1 Samuel 17). Ouvimos bastante sobre Davi e Golias, um dos grandes exemplos de fé, no Velho Testamento. Para que não percamos a aplicação, pode nos ajudar em certas ocasiões considerar essa história do ponto de vista de Deus encontrando Golias. O poderoso Golias nada podia contra Deus. Davi sabia disso e aceitou que Deus o usasse para a vitória. Precisamos de uma fé tão forte como a fé do jovem Davi.  

Ação: Procure a ajuda de Deus para vencer seus “gigantescos” problemas.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

12 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 33  a) O Destino dos Altos. 6:1-7. 2. Os montes de Israel. Eles formavam o principal aspecto topográfico da terra de Israel. A frase é peculiar a Ezequiel. Veja também 6:2, 3; 19:9; 33:28; 34:13, 14; 36:1, 4, 8; 37:22; 38:8; 39:2, 4, 17. Em 36:1-15, o profeta descreve a felicidade das montanhas sob o novo reino. 3. Montes . . . outeiros . . . ribeiros . . . vales são aspectos físicos diferentes das planícies niveladas da Babilônia. Eram também a sede da idolatria de diversos tipos (Amós 7:9; Os. 4:13; Jeremias. 2:20, 23; 7:31, 32; Isaias. 57:3-12; Zacarias. 12:11; Malaquias. 2:10, 11). O curso da idolatria fora refreada em Israel por líderes tais como Samuel, Davi, Asa e Ezequias. Manassés reintroduziu muitos tipos de cultos pagãos. Josias ocupou-se de uma reforma de longo alcance em 622 A.C. (II Reis 23: 13.20), mas seus sucessores não prosseguiram com a sua obra. Altos. Para uma descrição dos lugares altos, veja W.F. Albright, Archaeology and the Religion of Israel, págs. 92, 105.107; G.E. Wright, Biblical Archaeology, págs. 113, 114. 4. Altares de incenso. Não "imagens do sol" das versões mais antigas. Veja também Levítico. 26:30; II Crônicas. 14:3; 34:4, 7; Isaias. 17; 8; 27; 9; Ezequiel. 6; 4, 6. Pequenos altares de calcário, com um chifre em cada canto, e suportes de cerâmica para a queima de incenso foram encontrados em Megido. Um exemplar com inscrições encontrado em Palmira na Síria forneceu a identificação do hamman (cons. Albright, op. cit., págs. 144- 147, 215; Wright, op. cit., págs. 113, 114). Vossos ídolos. O hebraico gillûlîm aparece trinta e nove vezes em Ezequiel e só nove vezes no restante do V. T. A raiz significa enrolar, mas a origem específica desta expressão de desprezo é obscura. 5. Espalharei os vossos ossos. Era um método de profanar altares (cons. II Reis 23:16). 6. Para que os vossos altares sejam destruídos. Esta tradução segue a tradução de weyeshammû da Symmachus, a Siríaca, o Targum e a Vulgata, em lugar de weyeshamû, "e serão culpados" do T.M. 7. Para que saibais que eu sou o SENHOR. Esta declaração, com suas variantes, a frase mais característica de Ezequiel, aparece mais de sessenta vezes no livro. O Senhor está identificado como o Deus verdadeiro, a única divindade. b) Um Remanescente Poupado. 6:8-10. 8. Mas deixarei um resto. "Ele tempera o juízo com "a graça" (Flack; cons. sobre 5:3). 9. Pois me quebrantei por causa do seu coração dissoluto. Tradução de shabartî (segundo Áquila, Symmachus, Teodósio, o Targum e a Vulgata) em lugar de nishbartî do T.M., "pois me quebrantei". Literalmente, seu coração que esteve cometendo adultério. Compare as alegorias de Ezequiel 16 e 23. E cegou os seus olhos (RSV). Este verbo é necessário para expandir o severo zeugma literal, "quebrantar seu coração e olhos". ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de maio Dia 132  

Leituras: Marcos 7:31-37; 1 Coríntios 7:36-40; Salmo 113; Provérbios 28:8-14; 1 Samuel 15-16.  

Versículo EspecialO que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).  

Pensamento BíblicoObedecer é Melhor do que Pedir Desculpas (1 Samuel 15:22-23). Saul tornou a errar, desta vez, por não obedecer inteiramente as instruções de Deus. Ele procurou um meio para justificar sua ação, e se ofereceu para fazer um sacrifício. Deus esperava sacrifícios quando as pessoas pecavam, mas o que ele queria, na verdade, era que eles evitassem totalmente o pecado. Quando pecamos, devemos pedir desculpas humildemente e trabalhar ativamente para evitar a repetição do pecado.  

Ação: Peça desculpas por seus pecados e trabalhe para não repeti-los!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 31 8. À vista das nações (lit. olhos). Deus vindicará a Sua santidade diante do mundo (cons. 20:9,14, 22, 41; 22:16; 28:25; 38:23; 39:27). 9. O que nunca fiz. Castigos sem paralelo adviriam a Israel da parte do Senhor (cons. Lamentações. 1:12; 2:20; 4:6). 10. Os pais comerão a seus filhos. Canibalismo (cons. II Reis 6:24-29; Levítico. 26:29; Deuteronômio. 28:53; Lamentações. 4:10). 11. Profanaste o meu santuário. Veja capítulo 8 cem referência aos detalhes. Eu retirarei ('egda). A tradução da RSV (derrubarei) segue dez manuscritos hebraicos, como também a Symmachus, o Targum, a Vulgata e o Texto Massorético. 12. Uma terça parte . . . morrerá. Estes juízos se referem ao versículo 2 (cons. Jr. 14:12). 13. E me consolarei. Forte antropopatia. "Eu me consolarei", vingando-me (cons. Isaias. 1:24). No meu zelo. O "ciúme" divino incita-o a punir a deslealdade descuidada do Seu povo (16:38, 42) e a restaurá-lo para que os pagãos não duvidem do Seu poder (36:5, 6; 38:19; 39:25- 29). A solene asseveração, "Eu, o Senhor, falei", aparece nos versículos 13, 15, 17; 17:21, 24; 21:17, 32; 23:34; 24:14; 26:14; 30:12; 32:24; 36:36; 37:14; 39:5; e em outros lugares em fraseologia muito parecida com esta. 15. Serás objeto de opróbrio. Esta é a tradução da LXX, da Siríaca, da Vulgata, do Targum, que está de acordo com o restante do versículo. 16. Quando eu despedir . . . contra eles. Esta tradução difere apenas em uma letra – bakem em lugar de bahem – do T.M. 17. "Os quatro penosos atos do juízo", fome, bestas-feras, peste e espada, também aparecem em 14:20. Veja tb. Levítico. 26:22-26; Deuteronômio. 32; 24, 25; Apocalipse. 6:7, 8. Os juízos sobre Israel têm significado para o mundo (Ezequiel. 5:5-8); para Israel (5:13-17); e para os sobreviventes (6:8-10). Ezequiel 6 2) Um Oráculo Contra as Montanhas de Israel, Sede de Idolatria. 6:1-14. Enquanto o profeta acusa Jerusalém nos capítulos 4-5, neste capítulo ele acusa a nação. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

11 de maio Dia 131  

Leituras: Marcos 7:24-30; 1 Coríntios 7:25-35; Salmo 112; Provérbios 28:1-7; 1 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso, nos seus caminhos, ainda que seja rico” (Provérbios 28:6).  

Pensamento Bíblico“Fui Forçado” a Pecar (1 Samuel 13:12). Saul era culpado. Ele tinha agido sem a aprovação de Deus, ao oferecer um sacrifício sem Samuel. Quando Samuel chegou e o interrogou, Saul explicou a pressão da situação e disse que se sentiu forçado a fazê-lo. Deus não aceitou sua desculpa, nem aceita nossas desculpas quando dizemos que “não pudemos evitar”. Ele sabe a verdade (1 Coríntios 10:13).  

Ação: Aceite a responsabilidade por seus próprios atos. Quando pecar, procure humildemente o perdão de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 30  Ezequiel 5 d) Símbolo da Destruição dos Habitantes de Jerusalém. 5:1-4. 1. Toma uma espada afiada; como navalha de barbeiro a tomarás, segundo a Siríaca, a Teodociana, Symmachus e Antiga Latina. Barbeiro. O nome é gallab, do acadiano gallabu, através do fenício ou qualquer outro dialeto cananita. Um hapax legomenon. E a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba. Figura da cidade que seria varrida dos seus habitantes (com. Isaias. 7:20; Jeremias. 41:5). Tomarás uma balança de peso. "A justiça divina é exata" (A. B. Davidson). 2. Queimarás no fogo. Um terço do cabelo devia ser queimado, em sinal dos que seriam consumidos pela peste e fome; um segundo terço devia ser ferido com a espada, que seria o destino de muitos habitantes; e a terceira parte devia ser espalhada pelo vento, uma figura dos exilados esparsos (cons. v. 12). 3. Uns poucos . . . nas abas da tua veste, isto é, do seu manto. Uma referência aos remanescentes piedosos. Com referência a outras alusões aos remanescentes, em Ezequiel, veja 6:8; 10; 9:8; 11:13. 4. Tomarás alguns, e os lançarás no meio do fogo. Mesmo este remanescente pequenino seria sujeito a provações adicionais. e) Explicação dos Símbolos. 5:5-17. 5. Jerusalém . . . no meio das nações. Isto não se refere ao igualar de Jerusalém com o "centro da terra" dos últimos escritores apocalípticos, rabínicos e cristãos (cons. Enoque 26:1, 2; O Livro dos Jubileus 8:12, 19). Israel, é verdade, localizava-se no meio das rotas de tráfego que ligavam a Ásia, África e Europa; mas mais especialmente ela era o centro da escolha e cuidado providenciais de Deus (cons. Êxodo. 19:5, 6; Deuteronômio. 7:6-8; 14:2; 26:19). 6. Ela, porém se rebelou. Esta tradução do T.M. é preferível ao das traduções, e ela foi mudada (Teodociana, Symmachus, Samaritana, Targum e AV). A raiz é marâ. Quanto a hediondez do pecado de Israel, veja 16:47, 48; Jeremias. 2:10, 11; 18:13. 7. Porque sois mais rebeldes. Böttcher liga o hamonkem (raiz hamâ, "rugir, ser turbulento") do T.M. ao hamrôtkem (raiz marâ, como no v. 6), "por causa de sua rebeldia ostentosa". Nos meus estatutos. Apoiado pela LXX, a Antiga Latina e Siríaca. Cumprido. O "não" do T.M. foi omitido por cerca de trinta manuscritos hebraicos e a Siríaca. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de maio Dia 130  

Leituras: Marcos 7:14-23; 1 Coríntios 7:17-24; Salmo 111; Provérbios 27:22-27; 1 Samuel 11-12.  

Versículo Especial“Tão-somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas cousas vos fez” (1 Samuel 12:24).  

Pensamento BíblicoGrandiosas Coisas Ele Fez (1 Samuel 12). Quando Saul foi coroado o primeiro rei de Israel, Samuel fez um forte apelo à fidelidade da nação. Havia perigo de que eles pudessem imitar as nações vizinhas em mais coisas do que seu estilo de governo. Samuel lembrou-os do grande poder e providência de Deus. Se pensarmos nas mesmas coisas, acharemos mais fácil servir ao Senhor fielmente.  

Ação: Medite nas grandes coisas que Deus fez por você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

9 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 29  c) Símbolo da Escassez Durante o Cerco. 4:9-17. 9. O profeta devia fazer um pão misto de trigo e cevada, favas e lentilhas (uma planta leguminosa com sementes pequenas e avermelhadas; cons. Gênesis. 25:34). Painço (dohan, um hapax legomenon, provavelmente uma palavra aramaica; uma planta periódica que cresce e amadurece sem chuva e cujas sementes são trituradas em farinha e misturadas com outros cereais para fazer pão para os pobres), e espelta, um tipo de trigo bravo (cons. II Samuel. 17:28). O número dos dias que te deitares sobre o teu lado. A não ser que consideremos que esta é uma intromissão do símbolo anterior, parece que o segundo e terceiro símbolos foram encenados simultaneamente. O profeta não poderia ter sido literalmente atado sobre o seu lado e também colhido os cereais para fazer o pão. 10. A tua comida será por peso, vinte siclos por dia. Um siclo tem 11,5 gr. Sua ração alimentar era portanto de cerca de 230 gr. por dia. 11. Água . . . a sexta parte de um him. Aproximadamente 1 litro. 12. Esterco. Pão cozido sobre esterco de homem seria nojento e poluído (cons. Deuteronômio. 23:12-14; Levítico. 5:3; 7:21). 13. Comerão . . . o seu pão imundo, entre as nações. As nações estrangeiras e seus produtos eram considerados impuros (cons. Amós 7:17; Oseias. 9:3, 4). 14. Contaminada. Sendo membro da família sacerdotal, Ezequiel tinha observado as leis dietéticas (cons. Êxodo. 22:30; Levítico. 7:18, 24; 17:11- 16; 19:7; 22:28; Deuteronômio. 12:16; 14:21). O versículo 14 é uma das poucas orações registradas neste livro. 15. Ezequiel recebeu a permissão de substituir o esterco humano por esterco de vacas, que ainda hoje em dia é usado como combustível pelos beduínos e felás da Arábia e Egito. 16. Tirarei o sustento de pão. Cons. 12; 17-19; 14:13; Levítico. 26:26. 17. E se consumirão nas suas iniqüidades. Cons. 24:23; 33:10; Levítico. 26:39.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

9 de maio Dia 129  

Leituras: Marcos 7:1-13; 1 Coríntios 7:10-16; Salmo 110; Provérbios 27:15-21; 1 Samuel 8-10.  

Versículo Especial“E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:7).  

Pensamento BíblicoBrechas Humanas na Lei Divina (Marcos 7:1-13). Jesus responde ao ataque dos fariseus, criticando seu abuso da lei de Deus. Pois eles erradamente obrigaram, quando Deus não o fez, até exaltando a tradição humana acima da lei Divina. A conseqüência  curiosa de seu ensinamento da tradição era, no fim de tudo, desobrigar quando Deus não o havia feito. Um homem podia ser liberado de responsabilidades (por ex., sustentar os pais) usando uma brecha farisaica. O homem não tem direito de abrir brechas na lei de Deus!  

Ação: Obedeça cuidadosamente e ensine a vontade de Deus, não a tradição humana.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 28 b) Símbolo da Duração do Exílio. 4:4-8. 4, 5. Deita-te também sobre o teu lado esquerdo. Com referência ao Reino do Norte, Israel. Quando se olha para o nascer-do-sol, à esquerda fica o norte e à direita o sul (cons. Gn. 14:15; Salmos. 121:5). Levarás sobre ti a iniquidade. O texto corrigido é preferível ao T.M. Aqui Ezequiel representa Israel sofrendo a sua iniquidade e não suportando-a substitutivamente. Trezentos e noventa dias. Igual ao número de anos do seu castigo. A LXX dá "cento e noventa dias". 6. Deitar-te-ás sobre o teu lado direito . . . (pela) casa de Judá; isto é, pelo reino do sul. Quarenta dias . . . cada dia por um ano (v. 7). Igual à LXX. 7. No assunto em questão este versículo parece pertencer aos versículos 1-3. 8. Eis que te prenderei com cordas; assim não te voltarás dum lado para o outro. Não prisão física, mas a coibição divina observada em 3:25; um símbolo da perda da liberdade que aguardava o povo. Alguns mestres defendem que uma catalepsia ou uma doença prolongada foi usada por trás desse segundo símbolo. Parece-nos melhor aceitar os comentários feitos em 3:25 e descobrir aqui uma referência semelhante a um impedimento espiritual e físico. Quando se deitou na intimidade do seu lar, deitou-se sobre o seu lado esquerdo e direito, de acordo com as instruções divinas. Desde a queda de Jerusalém em 586 A.C. até o primeiro retorno dos exilados em 538 A.C. passaram-se 48 anos, que em números redondos representam a duração da iniquidade da casa de Judá (v. 6). Sobre os 390 (ou 190) dias há um grande desacordo. As penalidades de Israel e Judá poderiam ter sido coincidentes nos últimos quarenta anos, mas qual é o terminus a quo? Desde a queda da monarquia em 922 A. C. até a volta em 538 são 384 anos, que se aproximam muito dos 390 anos. Talvez isto pudesse ser considerado como um período de iniquidade e castigo para o Reino do Norte. No livro dos Reis a duração total dos reinados dos reis de Judá desde Roboão até Zedequias é de 394 anos e meio; mas isto dificilmente poderia ser igualado à iniquidade ou castigo de Israel. Outros encontram alguma semelhança mística com os 430 anos da escravidão no Egito somando os 390 aos 40! Calculando a partir de 734 A.C., os ataques de Tiglate-Pileser (II Reis 15:29), até o exílio, temos 148 anos, o que se aproximaria muito dos 150 anos da LXX na frase que foi acrescentada a 4:5. Da queda de Samaria em 721 até 538 temos 183 anos, que se aproxima da figura de 190 anos na Septuaginta em 4:5, 9. Talvez os números devam ser aceitos teoricamente e não literalmente. Com o material que temos à disposição, parece-nos pouco sábio dogmatizar sobre o como os 40 e os 390 (ou 190) anos devem ser computados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

8 de maio Dia 128  

Leituras: Marcos 6:45-56; 1 Coríntios 7:1-9; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:8-14; 1 Samuel 5-7.  

Versículo EspecialO prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Provérbios 27:12).  

Pensamento Bíblico: Dagom contra Jeová (1 Samuel 5). Os filisteus derrotaram Israel numa batalha e roubaram a arca da aliança, a obra mais preciosa existente em Israel. Pensando terem vencido o Deus de Israel, eles colocaram seu propiciatório junto a seu deus, Dagom. O pobre e desamparado Dagom perdeu sua cabeça . . . e suas mãos! Jeová demonstrou seu poder e sua santidade. Nem os deuses nem o povo da Filistia puderam permanecer na presença de Jeová.  

Ação: Prepare um lugar para Deus em sua vida; mantenha o pecado fora!( Estar Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro  Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 27  Ezequiel 4 a) Símbolo do Cerco de Jerusalém. 4:1-3. Nesta seção o profeta desenha sobre um tijolo de barro o esboço do cerco de Jerusalém. 1. Toma um tijolo. De barro mole, igual ao que os babilônios usavam para escrever ou desenhar com um estilete de forma piramidal. 2. Fortificações. Barreiras ou muros ou torres de vigia com rodas. A palavra dayeq é provavelmente aramaica. Trincheiras para ligar a torre com os muros da cidade sitiada. Arraiais. Ou destacamentos de soldados. Aríetes. Ou britadores. Quanto às operações, veja 17:17; 21:22; 26:8; Deuteronômio. 20:20; Malaquias. 4:11; Isaias. 29:3. Veja também o alto relevo do exército de Senaqueribe atacando Laquis (II Reis 18) nas paredes do palácio de Nínive em J.B. Pritchard, The Ancient Near East (Fig. 101). 3. Toma . . . uma sertã de ferro; isto é, uma assadeira. Este ato devia representar os fortes ataques do inimigo contra a cidade e dar uma idéia da barreira que havia entre Deus e o povo. b) Símbolo da Duração do Exílio. 4:4-8. 4, 5. Deita-te também sobre o teu lado esquerdo. Com referência ao Reino do Norte, Israel. Quando se olha para o nascer-do-sol, à esquerda fica o norte e à direita o sul (cons. Gênesis. 14:15; Salmos. 121:5). Levarás sobre ti a iniqüidade. O texto corrigido é preferível ao T.M. Aqui Ezequiel representa Israel sofrendo a sua iniqüidade e não suportando-a substitutivamente. Trezentos e noventa dias. Igual ao número de anos do seu castigo. A LXX dá "cento e noventa dias". 6. Deitar-te-ás sobre o teu lado direito . . . (pela) casa de Judá; isto é, pelo reino do sul. Quarenta dias . . . cada dia por um ano (v. 7). Igual à LXX. 7. No assunto em questão este versículo parece pertencer aos versículos 1-3. 8. Eis que te prenderei com cordas; assim não te voltarás dum lado para o outro. Não prisão física, mas a coibição divina observada em 3:25; um símbolo da perda da liberdade que aguardava o povo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de maio Dia 127  

Leituras: Marcos 6:30-44; 1 Coríntios 6:12-20; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:1-7; 1 Samuel 3-4.  

Versículo Especial“Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20).  

Pensamento Bíblico: Seu Corpo é o Templo de Deus (1 Coríntios 6:19-20). Ao oferecer indicações práticas de como viver como pessoas santificadas, Paulo lembra-nos de algumas coisas acerca de nossa relação com Deus. Assim como o templo do Velho Testamento representava a presença de Deus no meio de Israel (veja Ezequiel 1; 8; 10; 11; 43; 48), também agora os cristãos gozam do relacionamento de Deus com eles. Nossos templos (corpos) não são verdadeiramente nossos, mas deverão ser submetidos aquele que vive em nós. Deus pagou por nós, e tem direito de esperar que o glorifiquemos com todo nosso ser. Sua presença não deixa lugar para o pecado em nossas vidas.  

Ação: Glorifique a Deus hoje, lembrando-se de que ele o comprou.  ( Estra Ido do estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

6 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 26  22. Para o vale. Da Babilônia. Não o lugar- da visão em 1:1 (cons. 8:4; 37:1, 2). 23. A glória do SENHOR. Veja coment. 1:28. 25. Eis que porão cordas sobre ti. Isto se refere não a magia misteriosa nem ao aprisionamento do profeta "louco", pois não se registrou nenhum ato de hostilidade, mas a coibição divina (cons. 4:8), exceto quando Ele lhe mandasse falar (vs. 26, 27). B. A Queda da Cidade e do Estado São Preditas. 4:1 – 7:27. Neste ciclo de ameaças o profeta prediz a queda de Jerusalém e Judá por meio de quatro atos simbólicos (4:1 – 5:17), um oráculo contra os centros idólatras do estado (6:1-14), e uma lamentação sobre a queda do reino de Judá (7:1-27). 1) Quatro Atos Simbólicos Relativos a Jerusalém. 4:1 – 5:17. Em 4:1 – 5:4 foram registrados quatro atos simbólicos apresentando o futuro cerco de Jerusalém, com suas respectivas dificuldades e o cativeiro resultante. Os profetas Aías (I Reis 18), Isaías (Is. 8:20), Jeremias (Jeremias. 13; 14; 18; 19; 27; 28; 34; 35; 43; 51), todos fizeram uso eficiente de atos simbólicos; e Ezequiel também empregou simbolismo: 3:25, 26 ; 4:1-54; 12:3-7, 17:20; 21:11, 12; 24:3-5, 15-24; 37:15-17. Os mestres discordam quanto ao desempenho desses atos simbólicos, se foi total, em pane, ou nem foi feito. Alguns são considerados tão extraordinários ou tão ridículos que se tornam impossíveis de serem executados. Mas talvez não parecessem ridículos aos orientais. Esses símbolos devem ser considerados ilustrativos, não magia sobrenatural. Talvez enquanto o propósito dos símbolos fosse realmente completado, uma linguagem metafórica fosse usada para descrever alguns dos seus detalhes (cons. 4:3, 12; compare com 8:3. O profeta não foi levado para fora de Jerusalém literalmente pelos cabelos de sua cabeça, mas numa visão). Têm-se feito tentativas de reconstruir o capítulo para lhe dar uma ordem moral riais lógica – mas como visões poderiam ser lógicas? – e essas reconstruções são quando muito hipotéticas. (  Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e faimilia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de maio Dia 126  

Leituras: Marcos 6:14-29; 1 Coríntios 6:1-11; Salmo 108; Provérbios 26:20-28; 1 Samuel 1-2.  

Versículo Especial“A língua falsa aborrece a quem feriu, e a boca lisonjeira é causa de ruína” (Provérbios 26:28).  

Pensamento Bíblico: Lavado. Santificado. Justificado (1 Coríntios 6:9-11). Os cristãos têm muito o que agradecer! Paulo nos lembra da mudança em nossas vidas efetivadas pelo poder de Deus. Costumávamos andar em pecado, como ele ressalta lembrando-nos de algumas das coisas que costumávamos fazer. Se nos voltamos para o Senhor, somos agora limpos e separados do pecado e declarados perdoados diante de Deus. Deus é de fato generoso para com os pecadores, sem merecermos!  

Ação: Viva hoje como um santificado filho de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

5 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 25  e) A Responsabilidade do Profeta. 3:16-21. 17. Eu te dei por atalaia; isto é, um espia, ou sentinela (cons. Jeremias. 6:17; Isaias. 57:10). A vocação do profeta para ser um pastor, um atalaia das almas dos indivíduos como também da nação, está mais extensamente exposta em 18:1-32 e 33:1-20. No presente parágrafo, quatro casos são considerados – o pecador habitual que não foi advertido (v. 18), o pecador que é advertido mas não se arrepende (v. 19), o homem justo que cai mas não é advertido (v. 20), e o justo que é advertido e permanece justo (v. 21). Ezequiel é responsável pela transmissão fiel da mensagem de Deus, não por seu sucesso ou fracasso (vs. 17-19). Morrerás (v. 18) e viverás (v. 21) não foi usado no sentido mais elevado do N. T. , mas se refere respectivamente 1) a perecer na destruição do estado e ser excluído do restaurado reino de Deus, e 2) a ser preservado e entrar na bem-aventurança do reino. 20. Eu puser diante dele um tropeço. Isto só pode significar que as "tentações dos justos estão sob o controle providencial de Deus" (Dummelow's Commentary). Os hebreus atribuíam as tentações a Deus reconhecendo que o próprio Satanás está sujeito à vontade divina (cons. Gênesis. 22:1; Êxodo. 4:21; Jeremias. 6:21 ; compare II Samuel. 24:1 com I Crônicas. 21:1). 21. Se tu avisares o justo. Isto está mais de acordo com as versões do que com o T.M., se tu o avisares, o homem justo. A segunda vez em que "homem justo"'aparece no T.M. não se encontra na LXX, nem na Antiga Latina e Siríaca. f) A Coibição do Profeta. 3:22-27. Alguns mestres entendem que esta seção indica um elemento patológico em Ezequiel: que sofresse de catalepsia ou afasia (vs. 23, 26) e que seus conterrâneos o ataram com cordas depois que enlouqueceu (v. 25). Contudo, é melhor considerar as diversas expressões de coibição como figuras de um período de silêncio e inatividade da parte do profeta. Possivelmente Ezequiel profetizava publicamente aos exilados depois de sua chamada e encontrou oposição. Será que esta oposição foi ocasionada por hostilidade depois da execução de certos falsos profetas que incitaram o povo à rebelião? (Cons. Jeremias. 29:21-23; H. L. Ellison, Ezekiel: The Man and His Message, pág. 31). Ele foi convocado por Deus para ir ao vale (v. 22), onde em gloriosa teofania o Senhor o instruiu a que deixasse de ser um acusador público por algum tempo (v. 2b). Ele só devia abrir a sua boca em sua própria casa àqueles que o consultassem em particular (v. 24; 26:8). Este silêncio intermitente prevaleceu desde o começo do cerco de Jerusalém (24:1, 27) até que a notícia da queda da cidade foi levada ao profeta por um fugitivo dois anos mais tarde. Então Ezequiel falou abertamente e o povo compreendeu que Deus tinha falado.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

5 de maio Dia 125  

Leituras: Marcos 6:7-13; 1 Coríntios 5; Salmo 107:23-43; Provérbios 26:13-19; Rute 3-4.  

Versículo Especial“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (1 Coríntios 5:6).  

Pensamento Bíblico: Expurgando o Fermento do Pecado (1 Coríntios 5). Paulo censurou os coríntios pela sua tolerância com a imoralidade na igreja. Ele os instruiu para que agissem decisivamente para expurgar o fermento do mal: afastar aquele que persistia no pecado. Há pelo menos três propósitos para tal ação:

   A esperança de salvar o cristão desviado

   A preservação do fiel, protegendo-o da corrupção

   Obediência a Deus: ele disse para fazer isso!  

Ação: Trabalhe hoje para salvar a alma de um cristão desviado.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

3 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 24  7. Toda a ama de Israel é de fronte obstinada e dura de coração, literalmente. (Cons. 2:4; Jeremias. 5:3; Isaias. 48:4). 8. Duro. Talvez um trocadilho como nome de Ezequiel, Deus fortalece. Cons. Jeremias. 1:18; 15:20. 9. Como o diamante, mais duro do que a pederneira. O hebraico shamir é um termo estrangeiro, possivelmente relacionado com o acadiano asmar, ''esmeril". Também é traduzido para diamante (cons. Jeremias. 17:1; Zacarias. 7:12). Quanto à oposição entre o verdadeiro profeta e o povo, veja Amós 7:10-17; Jeremias. 20:7-18; 26:1-24. d) A Missão do Profeta. 3:10-15. 11. Vai aos do cativeiro (cons. 1:1), aos filhos do teu povo. O hebraico 'am, "povo", é usado, na maioria das vezes, para nação escolhida. A missão do profeta era à casa de Israel (v. 4), mas na realidade limitou-se aos exilados. Contudo faz pequenas referências às circunstâncias dos exilados. 12. Levantou-me o Espírito. Veja também 3:14; 8:3; 11:1,24; 43:5. Não são referências à levitações físicas, como em "Bel and the Dragon", versículos 36, 39; nem à clarividência; mas às experiências místicas de uma alma grandemente sensível sob a exaltação do Espírito. Voz de grande estrondo (tropel). Considerando que k e m são facilmente confundidos na escrita paleo-hebraica, Hitzig e Luzzato traduziram para: A glória do Senhor levantou-se do seu lugar, trocando brwk (barûk) do T.M, para brwm (berûm). Não há nenhuma referência no texto de uma antema celestial que fosse cantada ou ouvida. 13. Tatalar das asas . . . que tocavam umas nas outras. Literalmente, que se beijavam. O sonido dum grande estrondo (literalmente). 14. Eu fui amargurado. Um acusativo adverbial (cons. 27:30). Ezequiel, simpatizando com a causa divina, sentiu-se amargurado e irado contra o seu povo e a sua tarefa (cons. Jeremias. 6:11; 20:7-11). Embora o carro se afastasse, ele sentiu a mão do Senhor que o impelia. 15. Então fui a Tel-Abibe, aos do exílio. Obedecendo a Deus, o profeta foi à colônia principal dos exilados junto ao rio Quebar, à antiga Tilabûbu, "morro das chuvaradas" (cons. Hilprecht, Explorations in Bible Lands, pág. 411). Quanto aos nomes das outras colônias, veja Esdras. 2:59; Neemias. 7:61. A frase hebraica, após Quebar, diz, e aos que moravam ali, ou, seguindo o Qerê, e passei a morar onde eles habitavam. Está ausente em dois manuscritos e na Siríaca. Assentei-me ali atônito. Literalmente, exibindo horror, um verbo transitivo interiormente (veja G.K, § 53d e § 67cc; cons. Esdras. 9:3, 4; Daniel. 9:27; 11:31).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de maio Dia 124  

Leituras: Marcos 6:1-6; 1 Coríntios 4:14-21; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:7-12; Rute 1-2.  

Versículo Especial“Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele” (Provérbios 26:12).  

Pensamento Bíblico: Lealdade do Amor (Rute 1:16-17). Rute recusou-se a voltar para a terra e aos deuses de Moabe. Sua famosa afirmação, nestes versículos, exprime uma lealdade decidida. Ela prometeu aliança a sua empobrecida sogra, garantindo-lhe cuidados e companhia por toda a vida. Ela também expressou sua aliança com Jeová, assim renunciando aos deuses pagãos de Moabe. A lealdade de Rute foi recompensada com um distinto esposo e um lugar entre os ancestrais de Jesus (veja Mateus 1:5).  

Ação: Seja leal a Deus e à família. Deus recompensará sua fidelidade.  ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

MEDITAÇÃO DO DIA

 

3 de maio Dia 123 

Leituras: Marcos 5:35-43; 1 Coríntios 4:1-13; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:1-6; Juízes 20-21.  

Versículo EspecialOs pés corta e o dano sofre quem manda mensagens por intermédio do insensato” (Provérbios 26:6).  

Pensamento Bíblico: Consciência Limpa Não é Suficiente (1 Coríntios 4:4). Uma consciência limpa é importante (Atos 23:1; Romanos 14:23). Entretanto, contrariando as idéias de certas pessoas, a consciência não é um guia completo e suficiente para nossas ações. Paulo afirma que ele não percebe ofensas em sua vida, mas que Deus é a autoridade final para julgar a inocência ou a culpa. Devemos trabalhar para manter uma consciência limpa, mas necessitamos continuamente testá-la e exercitá-la pela palavra revelada por Deus.  

Ação: Exercite sua consciência de acordo com o padrão de Deus e ela será uma ferramenta valiosa para servi-lo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 22  10. Escrito por dentro e por fora. Literalmente, ele estava escrito (sobre) a face e a parte oculta, isto é, dos dois lados, contrariando a prática costumeira. Lamentações, seguindo a tradução qinâ, "elegia, lamento", da LXX, da Antiga Versão Latina, da Versão Arábica e do Targum, e não o masculino plural fora do comum, qînîm, do T.M. Suspiros. (Cons. Salmos. 90:9). Traduzido para trovão em Jó 37:2. Ais. Esta tradução foi feita pontuando hî do T.M. como hôy, de acordo com a LXX e as Versões da Antiga Latina, Arábica e Siríaca. Antes da de Jerusalém em 586 A.C., as mensagens de Ezequiel nos capítulos 1-24 são de juízo. Ezequiel 3 3:1. Come o que achares. Literalmente, tome conhecimento do que você achar. O Senhor tocou na boca de Jeremias (Jr. 1:9), mas deu a Ezequiel um rolo para comer. A imanência e transcendência de Deus estão ilustradas pelos modos. 3. Dá de comer ao teu ventre, literalmente, e enche as tuas entranhas. Ventre e estômago (beten e me'îm), ambos são usados em relação ao "abdômen", "útero", "entranhas", e figuradamente como a "sede das emoções". A mensagem foi dada por Deus alas devia ser assinalada pelo profeta a ponto de parecer dele. Embora as palavras fossem amargas, o rolo tinha um sabor doce porque o seu conteúdo era a palavra de Deus e o privilégio de ser o mensageiro de Deus é uma grande alegria. Entre as passagens que ilustram a inspiração da . mente e da vontade através do "comer" da palavra de Deus c que falam da doçura dessa palavra temos: Jeremias. 15:16; Deuteronômio. 8:3; Salmos. 19:11; 119:103; Ap. 10:9, 10. (Sobre a inspiração através do ato de beber, cons. II Esdras. 14:38-41). c) O Encorajamento do Profeta. 3:4-9. 4. Entra na casa de Israel. Esta e passagens semelhantes (por exemplo, 6:2; 7:2; 12:10, 11; 16:2; 21:7; 22:2, 3), são apresentadas como apoio para se aceitar que Ezequiel não morava na Babilônia e que tinha uma missão junto aos seus contemporâneos em Jerusalém (cons. Introd.). 5, 6. De estranho falar, e de língua difícil. Literalmente, lábios abstrusos e língua pesada (cons. Êxodo. 4:10; Isaias. 28:11; 33:19; e quanto a uso semelhante do genitivo de especificação, veja Ezequiel. 16: 26; 17:3, 6, 7). A empedernida Israel muitas vezes é colocada em contraste cam os pagãos desfavorecidos (cons. 5:16,17; 16:4, 5, 51; Jeremias. 2:10, 11; Mateus. 11:24-27; Lucas. 4:24-27).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

2 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 21  4. O SENHOR DEUS. O Texto Massorético diz Adonay Yahweh. O hebraico antigo diz Adonay, "Senhor", em lugar do sagrado tetragramatom Yahweh (assim chamado por causa das quatro consoantes YHWH, não havendo vogais antigamente). Quando Adonay e Yahweh aparecem juntos, o hebraico traduz o tetragramatom para Eloim, Deus. No português o tetragramatom está representado pelas letras maiúsculas, SENHOR ou DEUS. Um aspecto raro de Ezequiel é a ocorrência do duplo nome SENHOR Deus mais de 200 vezes. A. D. Johnson, Gehman e Kase, editores de The John H. Scheide Biblical Papyri: Ezekiel, defendem que apenas Yahweh, o SENHOR, deveria ser a tradução nestas passagens (págs. 48-63). 5. Que esteve no meio deles um profeta. Cumprimento é o teste da veracidade de um profeta. Veja Deuteronômio. 18:21, 22; Jeremias. 28: 9. 6. Sarças e espinhos. As duas palavras são sarabîm e sallômîm. O primeiro só se encontra nesta passagem do V.T, e é provavelmente uma palavra emprestada do aramaico; o último, de etimologia desconhecida, aparece também em 28:24. Em Eclesiásticos 4:2 e no aramaico, a raiz srb significa "contradizer". A LXX e a Siríaca traduz: "pois eles contradirão". A expressão hebraica sustenta a tradição inglesa. Casa rebelde. "Casa de rebelião" (bêt merî, como no versículo 5). Esta tradução tem o apoio de trinta e dois manuscritos hebraicos, como também da LXX e da Siríaca. b) A Inspiração do Profeta. 2:8 – 3:3. 8. Ouve .., não te insurjas. Cons. Jeremias. 1:7, 8, 17; Isaias. 50:5. 9. O rolo de um livro. Na Palestina e na Babilônia, as peles eram comumente usadas para códices. O rolo de Isaías encontrado na gruta do Mar Morto (I Q Isaa ) é de pergaminho, 7,38m de comprimento. (Cons. Jeremias. 36; Salmos. 40:7; veja J.P. Hyatt, "The Writing of an Old Testament Book", BA, VI, 1943, 41-80).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

2 de maio Dia 122  

Leituras: Marcos 5:21-34; 1 Coríntios 3:12-23; Salmo 106:1-27; Provérbios 25:21-28; Juízes 18-19.  

Versículo Especial“Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28).  

Pensamento Bíblico: Crimes “Inimagináveis” Tornam-se “Reais” (Juízes 18-19). A anarquia persistente na era dos juízes levou a um contínuo declínio da espiritualidade do povo, o que é aqui ilustrado em dois incidentes. O primeiro é a grande idolatria dos danitas que deram as costas a Jeová. O segundo é o que aconteceu em Gibeá, que mostra a imoralidade, o egoísmo e a brutalidade de um povo ímpio. O pecado espalhado, que permitimos continuar sem arrependimento, torna-se pouco a pouco pior.  

Ação: Deixe de pecar, antes que o pecado te mate!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 20  3) Sua Iniciação no Ofício Profético. 2:1 – 3:27. Nos capítulos 2 e 3, o profeta foi comissionado a ser um mensageiro destemido junto a um povo rebelde (2:1-7), recebeu ordem de assimilar a palavra ou mensagem divina como se fosse a sua própria (2: 8-3: 3), foi imbuído de coragem para falar a um Israel endurecido (3:4-9) foi impelido em uma missão junto aos exilados em Tel-Abibe (3:10-15), foi encarregado da responsabilidade de atalaia (3:16-21) e foi colocado sob a imposição do silêncio e reclusão (3:22-27). Ezequiel 2 a) A Comissão do Profeta. 2:1-7. 1. Filho do homem (ben-'adam) aparece noventa e três vezes em Ezequiel, significando simplesmente "homem" ou "homem mortal". O termo expressa fraqueza humana na presença da majestade e poder de Deus (cons. Daniel. 8:17). O aramaico bar'enosh, "filho do homem", de Daniel. 7:13, é um título messiânico. O uso que Jesus fez do título talvez tivesse a intenção de ocultar e ao mesmo tempo revelar sua verdadeira natureza (Mateus. 8:20; 11:19; 16:13; João. 12:34; Marcos. 2:10, 28; 8:31; 9:9, 12; 10:43; 14:41, etc.; cons. G. P. Gould, "Filho do Homem", HDCG, II, 665-695; e J. Stalker, "Filho do Homem", ISBE, V, 2828-2830). 2. Entrou em mim o Espírito. Embora a palavra esteja sem o artigo definido no hebraico, este é o Espírito Santo. (Quanto a uso semelhante veja 3:12, 14, 24; 8:3; 11:1, 5, 24; 37:1; 43:5). Em 11:5 e 37:1, "o Espírito do Senhor" aparece e em 11:24, "o Espírito de Deus" (cons. H. B. Swete, "Espírito Santo", HDB, II, 402-411). 3. Filhos de Israel. O TM diz filhos de Israel; a LXX, casa de Israel. Esta frase é comum a Ezequiel. Às nações rebeldes. O TM gôyîm quase sempre significa "nações pagãs". A palavra foi omitida pela LXX e pela Antiga Latina. Aparece no singular gôy, "nação", na siríaca. A missão de Ezequiel foi junto à nação como um todo, tanto em Jerusalém como no exílio.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e failia que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de maio Dia 121  

Leituras: Marcos 5:1-20; 1 Coríntios 3:1-11; Salmo 105:23-45; Provérbios 25:15-20; Juízes 15-17.  

Versículo Especial“Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia” (Provérbios 25:19).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho Está no Coração do Sectarismo (1 Coríntios 3:1-11). O problema da divisão que Paulo confrontou neste trecho tem se multiplicado muitas vezes, mas sua raiz é a mesma.  O orgulho humano faz os homens ímpios separarem-se do Senhor, exaltando suas próprias opiniões sobre a revelação dele. O espírito carnal resultou em incontáveis separações. A resposta de Paulo: Faça seu trabalho de plantar e regar, nunca se esquecendo de que Deus dará o crescimento.  

Ação: Plante, regue e glorifique a Deus!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

30 de abril de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 19  Da sua visão, Ezequiel ficou sabendo que Deus não se limitava à Palestina, mas estava presente na Babilônia entre os exilados, descendo à terra sobre querubins e tempestade (Salmos. 18:10; 104:3). O carro podia movimentar-se rapidamente em todas as direções, simbolizado pelo número quatro. As figuras olhando para as quatro direções (vs. 9, 10, 17) dão a ideia que todas as partes do universo estão abertas aos olhos divinos. As asas ligavam a visão ao céu e as rodas à terra. Assim nenhum lugarzinho fica inacessível à presença e energia divinas. A onipresença de Deus fica desse modo transmitida de maneira poderosa. A figura assentada sobre o trono fala da onipotência e governo soberano de Deus (v. 26). A soberania de Deus está manifesta sobre a criação inanimada vento, nuvens, fogo, trovão (vs. 4, 24) e criação animada – os quatro seres viventes (vs. 5, 10). A forma humana generalizada e as diversas faces das criaturas viventes expressam a dignidade conferida por Deus às diversas porções de Sua criação, um reflexo de Sua majestade: homem, inteligência; águia, rapidez; boi, força; leão, majestade. Os rabis explicam o simbolismo assim: "O homem foi exaltado entre todas as criaturas; a águia, entre as aves; o boi, entre os animais domésticos; o leão, entre ai feras; e todos eles receberam o domínio e a grandeza, mas ainda assim estão sob o carro do Santo". (Misdrash Rabbah Shemoth, § 23, coment. sobre o Êxodo. 15:1). o ruído das asas dos querubins (v. 24) é o testemunho de toda a criação para com Deus (Salmos. 19:1), enquanto os corpos velados (vs. 8, 11) representam a incapacidade de todas as criaturas de permanecerem na presença de Deus santo (cons. Is. 6:2). Os Pais da Igreja empregavam os quatro rostos como emblema dos Evangelistas. Irineu, Jerônimo, Atanásio e Agostinho variavam no seu uso, o de Jerônimo, de maior aceitação, tem a seguinte ordem: o homem, Mateus; o leão, Marcos; o boi, Lucas; a águia, João. Embora as divindades babilônicas, Marduque, Nebo, Nergal e Ninib fossem indicadas pelo boi, homem, leão e águia respectivamente (Jeremias), Ezequiel deve ter extraído o seu simbolismo mais provavelmente das figuras do templo de Salomão (I Reis 6:23-35; 7:27-37 ) e do propiciatório em cima da arca do Tabernáculo (Êxodo. 25:10-22). Os olhos nas rodas sugerem inteligência onisciente (v. 18), enquanto que o espírito nas asas e rodas (vs. 20, 21) descreve a operação penetrante do Espírito de Deus vista na unidade e harmonia de suas obras. A pureza e santidade divinas estão indicadas pelo fogo (v. 27), enquanto que o arco-íris à volta do trono ilustra a beleza sublime, e talvez também a ideia do perdão e da misericórdia (v. 28). Esta glória foi vista por Ezequiel em Quebar (1:4-28), deu-lhe uma mensagem em Tel-Abibe (3:12 e segs., 22 e segs.), transportou-o de sua casa no exílio até a entrada da porta do pátio interno do Templo em Jerusalém (8:4, 5), afastou-se dos querubins no Templo até a soleira do mesmo (9:3; 10:4), elevou-se da soleira da porta leste do pátio externo do Templo (10:15, 16, 18, 19), passou do meio da cidade ao Monte das Oliveiras no lado leste da cidade (11:22, 23), mas retornou para encher o novo Templo e purificar o povo (43:2-7; 44:4).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de abril Dia 120  

Leituras: Marcos 4:35-41; 1 Coríntios 2; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:8-14; Juízes 12-14.  

Versículo Especial: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25:11).  

Pensamento Bíblico: Jesus Repreende a Tempestade (Marcos 4:35-41). Os discípulos ficaram muito ansiosos, quando enfrentaram uma tempestade atravessando o Mar da Galiléia. As ondas ameaçavam afundar o barco. Eles não viram nenhum sinal de que Jesus (que estava dormindo) estivesse sequer sabendo de suas preces. Quando eles o acordaram, eles gritaram em desespero: “. . . não te importa que pereçamos?”  Jesus acalmou o mar, permitindo aos barcos prosseguir em segurança para o seu destino.  

Enfrentamos tempestades na vida e podemos, por engano, achar que Deus não está atento ao nosso apuro. Paulo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” (Filipenses 4:6).  

Ação: Vença suas tempestades com a força de Deus.( Estra Ido dos estudos da Biblbia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...