5 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 25  e) A Responsabilidade do Profeta. 3:16-21. 17. Eu te dei por atalaia; isto é, um espia, ou sentinela (cons. Jeremias. 6:17; Isaias. 57:10). A vocação do profeta para ser um pastor, um atalaia das almas dos indivíduos como também da nação, está mais extensamente exposta em 18:1-32 e 33:1-20. No presente parágrafo, quatro casos são considerados – o pecador habitual que não foi advertido (v. 18), o pecador que é advertido mas não se arrepende (v. 19), o homem justo que cai mas não é advertido (v. 20), e o justo que é advertido e permanece justo (v. 21). Ezequiel é responsável pela transmissão fiel da mensagem de Deus, não por seu sucesso ou fracasso (vs. 17-19). Morrerás (v. 18) e viverás (v. 21) não foi usado no sentido mais elevado do N. T. , mas se refere respectivamente 1) a perecer na destruição do estado e ser excluído do restaurado reino de Deus, e 2) a ser preservado e entrar na bem-aventurança do reino. 20. Eu puser diante dele um tropeço. Isto só pode significar que as "tentações dos justos estão sob o controle providencial de Deus" (Dummelow's Commentary). Os hebreus atribuíam as tentações a Deus reconhecendo que o próprio Satanás está sujeito à vontade divina (cons. Gênesis. 22:1; Êxodo. 4:21; Jeremias. 6:21 ; compare II Samuel. 24:1 com I Crônicas. 21:1). 21. Se tu avisares o justo. Isto está mais de acordo com as versões do que com o T.M., se tu o avisares, o homem justo. A segunda vez em que "homem justo"'aparece no T.M. não se encontra na LXX, nem na Antiga Latina e Siríaca. f) A Coibição do Profeta. 3:22-27. Alguns mestres entendem que esta seção indica um elemento patológico em Ezequiel: que sofresse de catalepsia ou afasia (vs. 23, 26) e que seus conterrâneos o ataram com cordas depois que enlouqueceu (v. 25). Contudo, é melhor considerar as diversas expressões de coibição como figuras de um período de silêncio e inatividade da parte do profeta. Possivelmente Ezequiel profetizava publicamente aos exilados depois de sua chamada e encontrou oposição. Será que esta oposição foi ocasionada por hostilidade depois da execução de certos falsos profetas que incitaram o povo à rebelião? (Cons. Jeremias. 29:21-23; H. L. Ellison, Ezekiel: The Man and His Message, pág. 31). Ele foi convocado por Deus para ir ao vale (v. 22), onde em gloriosa teofania o Senhor o instruiu a que deixasse de ser um acusador público por algum tempo (v. 2b). Ele só devia abrir a sua boca em sua própria casa àqueles que o consultassem em particular (v. 24; 26:8). Este silêncio intermitente prevaleceu desde o começo do cerco de Jerusalém (24:1, 27) até que a notícia da queda da cidade foi levada ao profeta por um fugitivo dois anos mais tarde. Então Ezequiel falou abertamente e o povo compreendeu que Deus tinha falado.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...