8 de maio de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 28 b) Símbolo da Duração do Exílio. 4:4-8. 4, 5. Deita-te também sobre o teu lado esquerdo. Com referência ao Reino do Norte, Israel. Quando se olha para o nascer-do-sol, à esquerda fica o norte e à direita o sul (cons. Gn. 14:15; Salmos. 121:5). Levarás sobre ti a iniquidade. O texto corrigido é preferível ao T.M. Aqui Ezequiel representa Israel sofrendo a sua iniquidade e não suportando-a substitutivamente. Trezentos e noventa dias. Igual ao número de anos do seu castigo. A LXX dá "cento e noventa dias". 6. Deitar-te-ás sobre o teu lado direito . . . (pela) casa de Judá; isto é, pelo reino do sul. Quarenta dias . . . cada dia por um ano (v. 7). Igual à LXX. 7. No assunto em questão este versículo parece pertencer aos versículos 1-3. 8. Eis que te prenderei com cordas; assim não te voltarás dum lado para o outro. Não prisão física, mas a coibição divina observada em 3:25; um símbolo da perda da liberdade que aguardava o povo. Alguns mestres defendem que uma catalepsia ou uma doença prolongada foi usada por trás desse segundo símbolo. Parece-nos melhor aceitar os comentários feitos em 3:25 e descobrir aqui uma referência semelhante a um impedimento espiritual e físico. Quando se deitou na intimidade do seu lar, deitou-se sobre o seu lado esquerdo e direito, de acordo com as instruções divinas. Desde a queda de Jerusalém em 586 A.C. até o primeiro retorno dos exilados em 538 A.C. passaram-se 48 anos, que em números redondos representam a duração da iniquidade da casa de Judá (v. 6). Sobre os 390 (ou 190) dias há um grande desacordo. As penalidades de Israel e Judá poderiam ter sido coincidentes nos últimos quarenta anos, mas qual é o terminus a quo? Desde a queda da monarquia em 922 A. C. até a volta em 538 são 384 anos, que se aproximam muito dos 390 anos. Talvez isto pudesse ser considerado como um período de iniquidade e castigo para o Reino do Norte. No livro dos Reis a duração total dos reinados dos reis de Judá desde Roboão até Zedequias é de 394 anos e meio; mas isto dificilmente poderia ser igualado à iniquidade ou castigo de Israel. Outros encontram alguma semelhança mística com os 430 anos da escravidão no Egito somando os 390 aos 40! Calculando a partir de 734 A.C., os ataques de Tiglate-Pileser (II Reis 15:29), até o exílio, temos 148 anos, o que se aproximaria muito dos 150 anos da LXX na frase que foi acrescentada a 4:5. Da queda de Samaria em 721 até 538 temos 183 anos, que se aproxima da figura de 190 anos na Septuaginta em 4:5, 9. Talvez os números devam ser aceitos teoricamente e não literalmente. Com o material que temos à disposição, parece-nos pouco sábio dogmatizar sobre o como os 40 e os 390 (ou 190) anos devem ser computados. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

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