28 de agosto de 2021

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Agosto Dia 240  

Leituras: Lucas 18:1-8; 1 Tessalonicenses 5:1-11; Salmo 52; Provérbios 13:7-12; Jeremias 15-16.  

Versículo Especial“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses 5:11).  

Pensamento Bíblico“Como Ladrão de Noite” (1 Tessalonicenses 5:1-11). A volta de Cristo será súbita e sem aviso. Paulo nos instrui, portanto, para estarmos preparados todo o tempo. Nossas vidas não devem ser preenchidas por obras da escuridão. Em vez disso, devemos andar na luz, para podermos enfrentar o Senhor sem medo. A volta de Cristo será um dia de angústia para os ímpios, e um dia de glória para os fiéis.  

Ação: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:6).Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

27 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 29 28. Deve ter sido o Zadoque companheiro de Abiatar e seu sucessor como sumo sacerdote. 31. A meia tribo de Manassés a oeste é o que se pretende dizer (cons. v. 37). 1 Crônicas 13 2) A Busca da Arca. 13:1-14. O alvo fundamental de Esdras era levar o seu povo a sujeitar-se entusiasticamente à fé e às práticas da lei de Moisés (Esdras. 7:10). O cronista, portanto, registra o próximo ato de Davi: sua tentativa de levar a arca do Senhor para Jerusalém. Este projeto brotou da sincera piedade de Davi e seu desejo de adorar na presença do seu Deus (vv. 3, 8). E até mesmo sua temporária frustração serviu para destacar a necessidade da reverência para a divina revelação (vv. 9-13). A conformidade coma lei, portanto, produz bênçãos (v. 14). Com exceção de variações sem maior importância, II Samuel. 6:1-11 é paralela à I Crônicas 13. 2. A frase, nossos outros irmãos em todas as terras, reflete a seriedade da opressão filistéia, 1010-1003 A.C. (cons. 16:35). 3. Tornemos a trazer . . . a arca. A arca era o objeto mais sagrado do ritual de Moisés, um símbolo sacramental da presença do próprio Deus (v. 6; Êxodo. 25:22; cons. I Samuel. 4:7). Mas Israel chegou a crer em uma associação inerente da presença divina com a arca. A fim de provar a falsidade dessa noção supersticiosa de "um Deus mágico dentro de uma caixa", o Senhor permitiu que a arca fosse capturada pelos filisteus na desastrosa batalha de Ebenézer, em cerca de 1090 A.C. (I Samuel. 4:10, 11). Contudo, depois de ensinada a lição, Deus tornou a manifestar o Seu poder a partir da arca; o povo atingido, tanto da Filístia como da cidade judia de Bete-Semes, afastou a terrível presença; e ela ficou descansando por mais de oitenta anos na casa de Abinadabe em Quiriate-Jearim, ou Baalá (I Samuel. 7). Porque nos dias de Saul não nos valemos dela. Uma exceção nota-se em I Samuel. 14:18; e mesmo ali a arca não foi exatamente utilizada, mas apenas requisitada.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Agosto Dia 239  

Leituras: Lucas 17:20-37; 1 Tessalonicenses 4:9-18; Salmo 51; Provérbios 13:1-6; Jeremias 13-14.  

Versículo Especial“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10).  

Pensamento BíblicoFalsos Profetas Oferecem Conforto aos Condenados (Jeremias 14:13-16). Jeremias estava em guerra para salvar sua nação. Judá estava indo rapidamente em direção a sua ruína, e pregadores estavam proclamando doutrinas conflitantes. Jeremias falava a verdade. Ele falou ao povo sobre a destruição que se aproximava por causa de sua persistência no pecado. Muitos outros falavam mentiras. Eles asseguravam o povo de que nenhum desses terrores apareceria. Eles lhes diziam que Deus estava satisfeito com o seu comportamento e não haveria de puni-los. Eles mentiam. Jeremias estava certo. Deus, de fato, destruiu esta nação infiel naquela geração. Infelizmente, muitos pregadores hoje imitam estes falsos profetas. Necessitamos de homens com a integridade de Jeremias!  

Ação: Teste os mestres. Rejeite as palavras dos falsos profetas que aprovam e encorajam o pecado.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

26 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 28 4. Valente entre os trinta, e cabeça deles. Embora não fosse um membro deste grupo seleto, Ismaías era digno de reconhecimento ainda maior. 6. Os coraítas. Descendentes de Corá, que se rebelou contra Moisés (veja observações sobre 6:22 e 9:19). Estes cinco deviam, portanto, ser da tribo de Levi e não da tribo de Benjamim, como os restantes da lista, embora provavelmente residissem no território benjamita. 8. Os gaditas passaram-se, deixando seu lares na Transjordânia e talvez rompendo relações com seus companheiros de tribo que ainda seguiam a Saul. A fortaleza talvez se refira à Caverna de Adulão (11:15). 13. Jeremias, no hebraico Jeremiasu, outro que o Jeremias do versículo 10. 15. Primeiro mês era março/abril, a época das enchentes da primavera (Josué. 3:15; 4:19), o que tomou sua ação ainda mais notável. 18. Então entrou o Espírito, literalmente, revestiu-se com. Em Amasai (como em Juizes. 6:34; II Crônicas. 24:20). A devoção de Amasai a Davi está expressa em forma de poesia hebraica e pode ser assim traduzida: “Nós te pertencemos, ó Davi; Estamos contigo, filho de Jessé! Paz, sim, perfeita paz seja contigo; A paz seja a bênção daquele que luta por ti, Porque teu Deus te ajuda!” Versão Berkeley. 19. Quando veio com os filisteus para a batalha contra Saul. Veja I Samuel 29 referente à descrição do acontecimento. 21. Aquela tropa dá a impressão de que se refere ao grupo de amalequitas que despojaram a cidade de Ziclague, na ausência de Davi (I Samuel. 30). 22. Como exército de Deus. Isto é, "como um grandíssimo exército" (cons. I Crônicas. 9:19). A mesma frase é usada para com os cedros (Salmos. 80:10). 23. Vieram a Davi a Hebrom. O total de quase 350.000 de todos os setores da Palestina, dá uma idéia do entusiasmo com o qual o governo de Davi foi recebido. 27. Este Joiada parece ter sido o pai de Benaia (11:22; 27:5).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Agosto Dia 238  

Leituras: Lucas 17:11-19; 1 Tessalonicenses 4:1-8; Salmo 50; Provérbios 12:23-28; Jeremias 11-12.  

Versículo Especial:  O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).  

Pensamento BíblicoAdore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19). Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a glorificar a Deus, em adoração contínua.  

Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira como você aproveita o dia de hoje.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

25 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 27 15. O exército dos filisteus se acamparam no vale de Refaim a sudoeste de Jerusalém. Isto se refere a sua primeira campanha contra Davi (14:8, 9), antes mesmo da tomada da cidade. Davi assim recorreu ao seu velho refúgio de foragido da justiça em Adulão (cons. I Samuel. 22:1; II Samuel. 5:21). 20. O meio-sobrinho de Davi, Abisai, tinha servido com Joabe contra Abner (II Samuel. 2:24) e mais tarde liderou divisões nas guerras contra os amonitas (lI Samuel. 10:10), Absalão (II Samuel. 18:2), e Seba (II Samuel. 20:6). Seu heroísmo com Davi no acampamento de Saul está registrado em I Samuel. 26:6, 7. 21. Dos três foi mais ilustre do que os outros dois, E.R.C. Leia-se : "Dentre os Três ele foi duas vezes mais nobre" (KD), sendo feito seu comandante, embora não logrando realizar seus específicos atos de heroísmo. 22. Benaia foi o comandante designado para os batalhões profissionais dos cretenses e filisteus que formavam a guarda pessoal de Davi (18:17). Ele veio a ser o general superior de Salomão (I Reis 4: 4). 23. O eixo do tecelão refere-se ao pesado eixo do tear que mantém os fios esticados. 26. Asael foi morto quando perseguia Abner na guerra de Davi contra Isbosete (II Samuel. 2:18-23). 34. Bené-Hasém e não os filhos de Hasém. 41. Urias, heteu, o marido de Bate-Seba, morto por ordem de Davi, que estava tentando ocultar seu adultério com a esposa de Urias (II Sm. 11). 1 Crônicas 12 12:1. Ziclague era a cidade da fronteira de Judá para a qual Davi foi designado por Aquis, o rei filisteu de Gate (I Samuel. 27:5-7). 2. Da tribo de Benjamim. Alguns dos próprios membros da tribo de Saul reconheceram a indicação divina de Davi.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Agosto Dia 237  

Leituras: Lucas 17:1-10; 1 Tessalonicenses 3; Salmo 49; Provérbios 12:17-22; Jeremias 9-10.  

Versículo Especial“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).  

Pensamento BíblicoO Homem não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”  

Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus..Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

24 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 26 6. Será chefe e comandante. Talvez Davi fizesse esta oferta na esperança de demitir Joabe, seu eficiente mas descontrolado general em Judá (cons. II Samuel. 3:39), promovendo outro para o posto de comandante dos exércitos unidos de Israel. Mas Joabe subiu primeiro, usando um sinnôr, "gancho", ou escada própria para escalar (II Samuel. 5:8). A E.R.A. traduz "canal subterrâneo", o que corresponde ao túnel jebuseu que os arqueólogos encontraram cavado através da rocha sob a cidade, evidentemente usado para puxar água em caso de cerco. 8. Milo significa aterro e talvez fosse uma fortificação construída para preencher uma lacuna nas defesas (cons. R.A. Stewart Macalister, A Century of Excavation in Palestine, pág. 106). 10. Os principais valentes foram incluídos a esta altura por causa de sua influência na ascensão de Davi ao poder. Parte desta lista – até o versículo 41a – também se encontra, com variantes de ortografia, etc., como um dos apêndices a II Samuel (23: 8-39). Doze dos heróis aparecem em uma lista de comandantes de doze batalhões das forças armadas de Davi (I Cronicas. 27). 11. Os valentes. O texto hebraico diz "os Trinta", que poderia ter sido o número inicial desta "legião de honra" de Davi. Realmente nomeados estão trinta e sete (II Samuel. 23:39), incluindo os Três ilustres e os dois comandantes, mais outros dezesseis (I Cronicas. 11:41b-47), aparentemente adições subseqüentes ao grupo original. 13. O texto de I Crônicas é deficiente neste ponto. Com base em II Samuel. 23:9-11 a seguinte restauração poderia ser feita: Quando se ajuntaram ali os filisteus à peleja, "e os homens de Israel tinham partido, ele se levantou e feriu os filisteus até que sua mão se cansou e sua mão apegou-se à espada, e o Senhor operou uma grande vitória naquele dia; e o povo retornou depois dele só para apanhar o despojo. E atrás dele vinha Shamá, o filho de Ageu, o hararita. E os filisteus estavam reunidos em um batalhão", onde havia um pedaço de terra . . . Os "Três" mais ilustres eram, então, Jasobeão, Eleazar e Shamá.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Agosto Dia 236  

Leituras: Lucas 16:19-31; 1 Tessalonicenses 2:13-20; Salmo 48; Provérbios 12:12-16; Jeremias 7-8.  

Versículo Especial“Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte” (Salmo 48:14).  

Pensamento BíblicoSe Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A história do homem rico e Lázaro demonstra as conseqüências de nossas escolhas na vida. A troca final de palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão também nos recorda o poder e suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não adianta mandar um mensageiro do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade. A palavra revelada de Deus, ele insiste, é suficiente.  

Ação: Ouça a palavra de Deus enquanto é tempo!.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

23 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 25 1) Davi Estabelece Seus Heróis em Jerusalém. 11:1 – 12:40. 1 Crônicas 11 Depois de ser ungido rei sobre todo Israel (11:1-3), a primeira tarefa de Davi foi tomar a fortaleza de Jerusalém (vs. 4-9). Isto lhe forneceu não só uma cidadela inexpugnável, mas também uma região neutra, na fronteira entre Judá e o norte, para capital de seu reino unido. Então o cronista enumera os heróis de Davi, "os Três" (vs. 10-19), os dois comandantes (20-25) e "os Trinta" (26-47), seguidos de uma descrição dos oficiais e unidades militares que se agregaram sob a sua bandeira no exílio e que foram grandemente responsáveis por sua ascensão ao trono (I Crônicas. 12). Esta última seção se encontra apenas em Crônicas, embora o capítulo 11 tenha um paralelo semelhante em II Samuel. 5:1-10; 23:8-39. 11:3. Ungiram a Davi rei . . . segundo a palavra do Senhor. Vinte anos antes Samuel tinha consagrado Davi através da legítima unção divina (I Samuel. 15:28; 16:1-13), e as tribos finalmente reconheceram ambos, seu valor pessoal e sua tarefa divina. Mas Davi fez com eles afiança, estabelecendo uma monarquia "constitucional", única no antigo Oriente Próximo. Pois o único freio eficiente contra o despotismo é a entrega do crente ao domínio de Deus. (Compare os escrúpulos religiosos do próprio Acabe na sua fraqueza, I Reis 21:3, 4, com a atitude mais "natural" de Jezabel, vs. 7-10). 4. Jerusalém, que é Jebus. Esta antiga cidade-estado tem sido conhecida como "Salém" por Abraão (Gênesis. 14:18) e como "Urusalim" pelos egípcios no tempo da conquista (nas cartas de Amarna de cerca de 1400 A.C.). Jerusalém foi um centro de resistência cananita contra os hebreus (Josué. 10:1-5). Josué derrotou seu exército e executou seu rei (12:7, 10), e a tribo de Judá acabou com suas defesas em um ataque inicial (Juizes. 1:8). Mas por quase 400 anos Judá tinha sido incapaz de tomar a cidade ou expulsar seus habitantes jebuseus (Josué. 15:63; Juizes. 1: 21; 19:10-12); eis a razão de sua super-confiança (I Crônicas. 11:4; cons. II Samuel. 5:6).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de Agosto Dia 235  

Leituras: Lucas 16:14-18; 1 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 47; Provérbios 12:7-11; Jeremias 5-6.  

Versículo Especial“Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico” (Salmo 47:7).  

Pensamento Bíblico“Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a sociedade. Há, freqüentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas chegarem ao seu fim?”  

Ação: Viva hoje preparando-se para “o fim”.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

22 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 24  12. Um arvoredo. O hebraico 'elâ se refere a uma "grande árvore". 1 Samuel. 31:13, contudo, especifica a árvore como sendo uma tamargueira. 13. A palavra do Senhor, a que ele não guardara. Ele desobedeceu a Samuel (I Samuel. 13:8, 9; 15:2, 3); e também porque interrogara . . . uma necromante, em En-dor (I Sm. 28). B. A Ascensão de Davi. 11:1 – 20:8. Depois da morte de Saul em 1010 A.C., Davi foi ungido em Hebrom, rei sobre a tribo de Judá (lI Samuel. 2:4). Mas ele foi rejeitado como monarca nacional (II Samuel. 2:5, 6) quando Isbosete, o filho de Saul, foi coroado pelas tribos do norte e leste (II Samuel. 2:8, 9). O cronista, entretanto, ignora este período inglório de sete anos e meio (II Sm. 5:5) de disputa pela sucessão, guerra civil e domínio filisteu (cons. II Samuel. 3,4), e passa rapidamente para os acontecimentos depois do reconhecimento de Davi sobre todo Israel (1003 até cerca de 995 A.C.) - I Crônicas 11:1 – 20:3 faz, assim, um paralelo com II Samuel. 5-10 (omitindo o cap. 9, a bondade particular de Davi para com Mefibosete), desenvolvendo-a. Descreve como tomou Jerusalém, que veio a ser "a cidade de Davi", sua capital política, junto com seus aliados militares (caps. 11-12). Narra como obteve a independência dos filisteus (cap. 14) e como centralizou o culto instalando a arca em Jerusalém, que assim veio a ser também a capital religiosa de Israel (caps. 13; is ;16). Registra o avanço dos seus exércitos vitoriosos em todas as direções (caps. 18.20). O clímax é atingido na profecia divina através de Natã (cap. 17): "Eu fui contigo, por onde quer que andaste . . . abati a todos os teus inimigos" (17: 8, 10). Esta mensagem de esperança não se aplica somente a Davi, mas a "o meu povo Israel . . . para tempos distantes" (17:9, 17); à lutadora comunidade de Esdras; à igreja do grande Filho de Davi, de quem Deus disse: "Ele me será por Filho" (17:13); e ao reino, que ainda está para ser consumado, do Messias, cujo 'trono será estabelecido para sempre" (17:14).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Agosto Dia 234  

Leituras: Lucas 16:1-13; 1 Tessalonicenses 1; Salmo 46; Provérbios 12:1-6; Jeremias 3-4.  

Versículo Especial“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46:1).  

Pensamento Bíblico: Sendo Fiel no Que é Pouco (Lucas 16:1-13). A parábola do administrador infiel mostra um homem usando os recursos ao seu alcance para se preparar para o futuro. Ela não aprova a desonestidade, mas nos lembra que nós seremos tirados da nossa função, isto é, da posse dos bens materiais. E a lição? Use as “pequenas” coisas, tais como o dinheiro, para servir àquele que proporcionará um lar eterno para os fiéis.  

Ação: Use sua riqueza terrestre para glorificar seu verdadeiro proprietário: Deus.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

21 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 23  1. Os filisteus pelejaram contra Israel. Os filisteus eram um povo hamítico, mas não cananita, que descendia de Mizraim (Egito) através de Casluim (Cirene) e Caftorim (Creta; veja I Crônicas. 1:8-12; Amós 9:7). Alguns vieram cedo para a Palestina, "terra dos filisteus" e foram encontrados lá por Abraão, 2050 A.C. (Gênesis. 21:32; cons. 26:14). Antes de 1400 ocupavam o litoral sul desde o Egito até Ecrom (Deuteronomio. 2:23; Josué. 13:2, 3). Não foram derrotados por Josué (Josué. 13:2, 3; Juizes. 3:3), e Judá dominou suas cidades apenas temporariamente (Juizes. 1:18). A vitoriosa escaramuça de Sangar, em cerca de 1250 A.C. (Juizes. 3:31) mostra ao mesmo tempo a inferioridade material de Israel diante dos filisteus. Com a queda de Creta por causa dos movimentos bárbaros em geral, em 1200 A.C., o "resto de Caftor" (Jeremias. 47:4) reforçou os antigos filisteus minoanos. Mas embora seu avanço sobre o Egito fosse interrompido em 1196 como conseqüência da esmagadora derrota dos "pulesti" por Ramsés III, esse povo marítimo se reconsolidou e, em três ondas consecutivas, quase destruiu Israel. A primeira onda, em 1110-1070 (Juizes. 10:7; 13:1; 1 Samuel. 4), foi derrubada por Samuel na segunda batalha de Ebenézer (I Samuel. 7:13); e a segunda, em cerca de 1055-1048, por Saul na batalha de Micmás (14:31). I Crônicas 10 data de 1010 A.C., a inauguração da sua terceira e última grande opressão. 1. Os homens de Israel. . . caíram mortos no monte de Gilboa, a sudoeste do Mar da Galiléia, na extremidade do Vale de Esdralom, através do qual os filisteus podiam penetrar no interior e alcançar o Jordão (cons. I Samuel. 31:7). 2. A Saul e a seus filhos. Veja 8:33 e observações sobre a família de Saul. 5. Saul já era morto. Em II Samuel. 1:6-10, a história contada a Davi difere do registro bíblico referente à morte de Saul. O inescrupuloso amalequita que levou a notícia, parece dar a entender que descobriu e despojou o corpo de Saul e então inventou sua história de assassinato, esperando receber recompensa. 6. E toda a sua casa pereceu. I Samuel 31:6 diz "todos os seus homens", isto é, aqueles que imediatamente o rodearam na batalha. Houve outros dos seus filhos e tropas que conseguiram sobreviver (II Samuel. 2:8; 21:8). 9. E os despojaram, tomaram a sua cabeça, etc. Apesar do alcance da cultura material dos filisteus, a palavra "filisteu" era um sinônimo de crueldade e barbarismo. 10. Na casa de Dagom, um ídolo filisteu (I Samuel. 5:2-5). I Samuel. 31:10 acrescenta que pregaram seu corpo ao muro de Betesã, uma importante cidade que tomaram entre o monte Gilboa e o Jordão. 11. Os homens de Jabes-Gileade, na Transjordânia, ainda continuavam leais a Saul por causa do seu grande livramento efetuado quarenta anos antes (I Samuel. 11:1-11)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Agosto Dia 233  

Leituras: Lucas 15:20-32; Colossenses 4:10-18; Salmo 45; Provérbios 11:27-31; Jeremias 1-2.  

Versículo EspecialO fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios 11:30).  

Pensamento BíblicoUm Irmão Ciumento (Lucas 15:20-32). Depois de dispor seu assunto em três parábolas, Jesus agora começa a trabalhar em terreno novo, corrigindo os fariseus que se consideravam justos (veja 15:2). O perdido pode voltar. O Pai e seus servos se alegram quando ele volta. Este irmão mais velho reflete a atitude dos fariseus (e talvez de alguns cristãos?) que se sentiram postos de lado, quando os pecadores vieram a Deus. O ciúme é mortífero!  

Ação: Você conhece pessoas que precisam ser conduzidas de volta ao Senhor. Tente salvar uma hoje!.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

20 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 22  10. Jedaías, Jeoiaribe, Jaquim parecem ser os nomes do segundo, primeiro e vigésimo primeiro, respectivamente, dos vinte e quatro turnos sacerdotais instituídos por Davi (I Crônicas. 24:7-18), e não de indivíduos. 11. Azarias (IV) . . , príncipe da casa de Deus, foi sumo sacerdote em cerca de 600 A.C., um pouco antes do Cativeiro (6:13). 12. Adaías era um filho de Malquias, o quinto turno de Davi (24:9); e Masai . . . de Imer, o décimo sexto (24:14). 14. Merari foi um dos três filhos de Levi que deram início aos clãs. 15,16. Arfe e Jedutum foram dois dos principais músicos de Davi, 1000 A.C. 18. Os porteiros dos arraiais . . . de Levi significa "os porteiros para os postos dos levitas", como antes acampavam à volta do Tabernáculo (Números. 3:23, 29, 35, 38). 19. Salum, o porteiro, era um filho de Corá; pois, embora Corá mesmo fosse destruído, seu clã continuou como parte importante da divisão coatita de Levi (veja 6:22 acima e observações). O tabernáculo refere-se à tenda armada por Davi para servir de casa de Deus (16:1), antes da construção do Templo permanente. 20. Assim, o cargo de porteiro retrocede a Finéias, filho de Eleazar, que era filho de Arão e seu sucessor como sumo sacerdote no deserto. 21. Zacarias servira como porteiro no reinado de Davi (26:2). 22. A participação de Samuel é ilustrada pelo fato dele mesmo ter servido como porteiro em sua mocidade (I Samuel. 3:15). Com Davi veio a organização final dos porteiros. 31. O que se fazia em sertãs (espécie de frigideira de metal). Os bolos chatos que se usavam nas ofertas de manjares. 32. Os pães da proposição. O pão colocado em fileiras sobre a mesa de ouro, simbolizando a comunhão dos redimidos com Deus (Lv. 24:5, 6). 33. Quanto aos cantores refere-se aos homens dos versículos 15, 16; tal como o versículo 34 resume toda a seção. O restante deste capítulo, 9:35-44, é praticamente idêntico a 8:29-38 (vide), exceto questões de menos importância, tais como a ortografia dos nomes. Serve como introdução ao registro do fim do reinado de Saul (cap. 10, a seguir). II. O Reinado de Davi. 10:1 – 29:30. 1 Crônicas 10 A. Antecedentes: A Morte de Saul. 10:1-14. O interesse do cronista se centraliza no rei Davi. Ele foi o fundador da dinastia real de Judá e um exemplo heróico do sucesso que coroaria os esforços daqueles que confiavam em Deus, no tempo de Esdras, ou em qualquer outra ocasião. Mas para estabelecer os antecedentes de Davi, o cronista liga a genealogia de Benjamim (que acabou de ser apresentada em I Crônicas. 8; 9:35-44) com o desastre histórico que precipitou a ascensão de Davi ao trono, isto é, a morte de seu predecessor benjamita, o rei Saul. I Crônicas 10 é diretamente paralela à I Samuel 31, embora haja algumas diferenças na escolha dos detalhes descritos: O capítulo é uma demonstração histórica de como o fracasso resulta quando o Senhor é abandonado (vs. 13, 14).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Agosto Dia 232  

Leituras: Lucas 15:11-19; Colossenses 4:1-9; Salmo 44; Provérbios 11:22-26; Isaías 64-66.  

Versículo Especial“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses 4:2).  

Pensamento Bíblico: O Filho Perdido (Lucas 15:11-19). Esta é a terceira de uma série de parábolas sobre os perdidos. Três pessoas principais são apresentadas: um pai e dois filhos. Estes versículos chamam a atenção para os maus caminhos do filho mais novo (o pródigo). Pródigo significa gastador, e essa palavra descreve este jovem, quando ele esbanjava os recursos que seu pai havia doado a ele.  

A comparação com este filho é clara. Ele é qualquer pessoa que gasta sua vida e os recursos que Deus lhe deu. O dinheiro se acaba, a vida é jogada fora e não há satisfação duradoura na libertinagem e no pecado.  

Este filho caiu em si e resolveu voltar a seu pai. Quando desgarramos de Deus, precisamos ter a mesma determinação para voltar com humildade.  

Ação: Você está separado de Deus pelo pecado? Volte hoje mesmo!.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

19 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 20   1 Crônicas 9 G. Os Habitantes de Jerusalém. 9:1-34. Depois de um versículo tradicional (9:1) que serve de conclusão às genealogias de Israel (I Crônicas. 2-8), esta seção prossegue enumerando os habitantes de Jerusalém, antes da tomada e destruição da cidade em 586 A.C. Consiste primariamente de uma lista de certos chefes de grandes grupos familiares ou clãs que moraram na capital: clãs de Judá (vv. 4-6); de Benjamim (vs. 7-9); dos sacerdotes (vs. 10-13); dos levitas em geral (vs. 14-16); e dos porteiros e guardas das portas do templo (17-19a). Seguem uma descrição das obrigações dos levitas (19b-33). Um conhecimento desses elementos constitutivos da população da Jerusalém pré-exílica era de significado fundamental na subseqüente campanha de Esdras para restauração da teocracia legítima em Judá. Contudo, tem-se feito tentativas de mudar este material com a lista posterior dos grupos pré-exílicos encontrada em Neemias. 11:3-24. Mas, apesar de uma semelhança no arranjo geral, as diferenças específicas entre estas duas listas são pronunciadas; e só mediante uma tradução forçada de I Crônicas. 9:2 é que se pode defender a plausibilidade de uma data posterior para I Crônicas 9. 1. No livro dos reis. Isto se refere a algum registro da corte, hoje desaparecido; veja Introdução acima, Autoria. 2. Os primeiros habitadores. Isto deve se referir à população de Israel antes do exílio de 586 que acabou de ser mencionado. Os servos do templo. Netinins = aqueles que foram dados. Eram escravos do templo, tal como os homens de Midiã (Números. 31:47, no contexto) e de Gibeão (Josué. 9:23, no contexto), organizados por Davi em um grupo separado (Esdras. 8:20). 3. Os indivíduos dispersos e as famílias de Efraim e Manassés não são mencionados nas listas que se seguem, que se limitam aos chefes de grupos familiares maiores ou clãs. 5. Os silonitas. Leia-se selanitas, isto é, de Selá. Estes, com Perez e Zerá, constituíram os três clãs de Judá (Números. 26:20).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

19 de Agosto Dia 231  

Leituras: Lucas 15:1-10; Colossenses 3:18-25; Salmo 43; Provérbios 11:16-21; Isaías 62-63.  

Versículo Especial“Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).  

Pensamento Bíblico: Encontrando os Perdidos (Lucas 15:1-10). Estes versículos contêm as primeiras duas de três parábolas sobre os perdidos. Estas duas (a ovelha perdida e a moeda perdida) ressaltam as comemorações do céu quando o perdido é achado e recuperado. A atitude de Deus é diretamente oposta à atitude dos fariseus (v. 2). Eles desprezavam os pecadores. Deus os ama e quer tê-los de volta. Qual atitude mostramos com nossas ações?  

Ação: Procure os perdidos.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

18 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 19   34, 35. Semer e Helém aparecem como Somer e Hotão no versículo 32. 38, 39. Jéter e Ula aparecem como Itrã e Ara nos versículos 37 e 38.1 Crônicas 8 2) Benjamim. 8:1-40; 9:35-44. Esta seção constitui um acréscimo importante a 7:6-12, como também a Gênsis. 46:21 e Números. 26:38-40. Além da tribo de Benjamim ter produzido a família do rei Saul, que se distinguiu por muitas gerações (8:33-40; 9:39-44), também quase igualou-se à Judá na sociedade judia pós-exílica (Neemias. 11:4, 7, 31, 36). 6. Nem a genealogia de Eúde em Benjamim, nem a de Saaraim (v. 8) foram preservadas. 7. Naamã, Aías e particularmente Gera, foram os que levaram Uzá e Aiúde, os descendentes de Eúde, neste cativeiro sem data. 8. Saaraim, depois de ter repudiado. Isto é, ele se divorciou de suas duas esposas, um exemplo precoce da deterioração moral dentro de Israel. 17, 18. Mesulão e Ismerai podem ser variantes de Misã e Semede (v. 12). 21. Simei é provavelmente uma variante para Sema (v.13). 27. Jeroão pode ser identificado com Jeremote (v. 14). 29. O pai de Gibeom: Jeiel (9:35; ou, como em I Samuel. 9:1; 14:51, Abiel). 32. Miclote foi o filho mais novo de Jeiel (9:37, 38). 33. Ner, o quinto filho de Jeiel (9:36) foi o avô de Saul, o primeiro rei de Israel (1050-1010 A.C.), e pai de Abner, comandante militar de Saul e seu tio (I Samuel. 14:50, 51). Abinadabe = Isvi (I Samuel. 14:49). Esbaal. Homem de Baal parece ter sido o nome original de Isbosete (II Samuel. 2:8); mas em Samuel boshet, "vergonha", foi usado em lugar do nome do vergonhoso ídolo. Saul, contudo, talvez não tivesse o ídolo Baal em mente quando deu o nome ao seu filho, mas pensava simplesmente na palavra hebraica baal, "senhor". O nome significaria então, "homem do Senhor", talvez se referindo a Deus. 34. Do mesmo modo, Meribe-Baal, "herói de Baal", ou "um guerreiro de Baal", foi intitulado Mefibosete em Samuel, ou aquele que espalha (?) vergonha (II Samuel. 4:4)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 18 de Agosto Dia 230  

Leituras: Lucas 14:25-35; Colossenses 3:12-17; Salmo 42; Provérbios 11:12-15; Isaías 60-61.

Versículo Especial“Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:14).  

Pensamento Bíblico: Características do Povo de Deus (Colossenses 3:12-17). Paulo faz uma lista de diversas qualidades daqueles que amam o Senhor. Leia-as todas, e preste atenção nestas: os cristãos perdoarão (v.13), amarão (v. 14), deixarão que a paz de Deus reine (v. 15) e farão tudo no nome do Senhor Jesus (v. 17). Estes versículos oferecem um claro e belo contraste com a pessoa ímpia, descrita no trecho anterior.  

Ação: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus . . .” (Colossenses 3:17).Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)


17 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 18  F. Seis Outras Tribos. 7:1 – 8:40; 9:35-44. Embora Judá e Benjamim (com Levi) dominassem a Israel pósexílica, as outras tribos que antes compunham o reino do norte não ficaram sem representantes. Muitos fugiram para Judá com a queda de Samaria em 722 A.C. (I Crônicas. 9:1; II Crônicas. 30:1, 2; cons. 34:6); e outros retornaram seu lugar entre o povo de Deus durante o exílio de 586-538 (cons. Ezequiel. 37:15-23), e retornaram com o restante sob a liderança de Zorobabel e Esdras (Esdras. 6:17; 8:35; cons. a Ana da tribo de Aser em Lucas. 2:36). As chamadas dez tribos e suas genealogias eram uma questão de envolvimento pessoal para alguns dos contemporâneos de Esdras! 1 Crônicas 7 1) Sumários. 7:1-40. Com base em Gênesis 46 e Números 26, 1 Crônicas 7 esboça os significativos clãs das seis tribos: Issacar (vs. 1-5), Benjamim (vs. 6. 12), Naftali (v. 13), Manassés do Oeste (vs. 14.19), Efraim (vs. 20.29) e Aser (vs. 30.40). O cronista não faz portanto menção nem de Dã nem de Zebulom. Tem-se feito tentativas de responsabilizar por isso uma corrupção textual, mas pode ser que simplesmente essas tribos tivessem pouco significado na sociedade de Esdras. 1. Os filhos de Issacar. Estes versículos desenvolvem os dados de Gênesis 46:13 e Números. 26:23-25. 6. Os filhos de Benjamim . . . três. Houve mais outros (veja 8: 1). Estes parágrafos fornecem ligeiras variantes de Gênesis. 46:21 e Números. 26:38- 41. 12. Ir = Iri (v. 7) e Aer talvez possa ser identificado com Airã (Números. 26:38). 13. Os filhos de Naftali. Estes versículos repetem Gênesis. 46:24 e Números. 26:48,50, com pequenas diferenças de ortografia. Os nomes são dos netos de Bila, a serva de Raquel e mãe de Naftali (Gênesis. 30:3-8). 14. Filho de Manassés: Asriel. Este homem foi um bisneto de Manassés através de Maquir e Gileade. Para registros mais completos sobre a Manassés do oeste, veja Números. 26:29.34; Josué. 17:2-5. 15. O segundo, muitas gerações depois, foi Zelofeade, o qual teve só filhas que herdaram em igualdade de condições com os representantes do sexo masculino (Nm. 26:33; 27:1; 36:2). 19. Semida foi outro bisneto de Manassés através de Maquir e Gileade. 20. Era filho de Efraim. Estes versículos desenvolvem Números. 26:35- 37. 21. Homens . . . naturais da terra, em Canaã, desceram a Gósen, na fronteira do Egito com a Palestina, onde os israelitas estavam estabelecidos sob a liderança de José. 23. Berias, porque as coisas iam mal na sua casa. As palavras em hebraico são beri'a e bera'a. 27. Num. O nome do pai de Josué é geralmente escrito assim. 28. Em vez de Gasa, que fica longe demais de Efraim, leia-se antes "Azá". 30. Os filhos de Aser. Estes versículos desenvolvem o registro de Gêneis. 46:17 e Números. 26:44-47.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Agosto Dia 229  

Leituras: Lucas 14:15-24; Colossenses 3:1-11; Salmo 41; Provérbios 11:7-11; Isaías 58-59.  

Versículo Especial“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Colossenses 3:1).  

Pensamento Bíblico: Tire o Velho; Revista o Novo (Colossenses 3:1-11). Tornar-se um cristão requer conversão. Paulo nos diz aqui, em palavras práticas, a natureza desta mudança. Temos que despir SmatarS as obras do pecado. Prostituição, ira, malícia, cobiça, linguagem obscena, e tudo o que é mau devem ser removidos. Temos que nos revestir de uma nova pessoa, uma cujo caráter espiritual está na imagem de Deus. Que mudança!  

Ação: “Pensai nas cousas lá do alto . . .” (Colossenses 3:2). Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

16 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 17  (II Crônicas. 24:20), Urias (II Reis 16:10), Azarias III (II Crônicas. 31:10) e Meraiote (I Crônicas. 9:11). 8. Zadoque (I) foi sumo sacerdote sob o reinado de Davi e Salomão, 970 A.C. 10. Azarias (II) . . . na casa. Talvez se refira a sua resistência à tentativa de Uzias de assumir as funções sacerdotais, 751 A.C. (II Crônicas. 26:17). 13. Hilquias era o sumo sacerdote que descobriu o livro da Lei dado por Moisés, originando assim a reforma de Josias em 621 A.C. (II Crônicas. 34:14). 16, 17, 20, 43. Gérson é o Gérson do versículo 1 e outras passagens. 22. Aminadabe parece ser outro nome para Izar (vs. 18, 38). Core foi engolido pela terra por rebelar-se contra Moisés (Números. 16:32). 25. Os nomes que se seguem indicam que este deve ter sido Elcana (II), o filho de Saul (v. 24) e o tetraneto de Ebiasafe (vs. 36, 37), não Elcana (I), o irmão de Ebiasafe, mencionado em 6:23. Aimote, o filho (não irmão) de Amasai, também é chamado de Maate (v. 35). 26. Este é Elcana (III), filho de Aimote (v. 25). Zofai, Naate e Eliabe (v. 27) são Zufe, Toá e Eliel (vs. 34, 35). 27. Este Elcana (IV) é o famoso levita do Monte Efraim, marido de Ana e pai de Samuel (I Samuel. 1:1). 28. O nome de Joel foi extraído do versículo 33 e de I Samuel. 8:2. 32. Tabernáculo da tenda da congregação. Tenda da reunião. O lugar onde Deus se encontrava com o povo, e só secundariamente, as pessoas umas com as outras (cons. Exodo. 29:42, 43). 42,44. Etã e Quisi são também chamados Jedutum (25:1) e Cusaías (15:17). 54. Pois lhes caiu a sorte. A primeira sorte lançada em 1400 A.C. quando da distribuição da terra (Josué. 21:10). Os versículos seguintes sobre as cidades dos levitas comparam-se com Js. 21:3-40. 56. Deram a Calebe. Conforme prometido por Moisés e Josué (Josué. 14:6-15). 57. As cidades de refúgio. Sobre estas seis cidades veja Números. 35; Deuteronomio. 19:1-10; Josué. 20. 60. Treze cidades. Só onze foram citadas em nosso texto, mas as outras são fornecidas por Josué 21. 61. Cidades que foram darias da meia tribo . . . de Manassés e também de Efraim e de Dã (cons. v. 66 e Josué. 21:5).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

16 de Agosto Dia 228  

Leituras: Lucas 14:7-14; Colossenses 2:11-23; Salmo 40; Provérbios 11:1-6; Isaías 56-57.  

Versículo Especial“As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte” (Provérbios 11:4).  

Pensamento Bíblico“Mas o Peso Justo é o Seu Prazer” (Provérbios 11:1). O mundo dos negócios é duro e freqüentemente é muito competitivo. Alguns negociantes recorrem à fraude e ao engano, em busca do lucro. A atitude de Deus, quanto à desonestidade no comércio (ou em qualquer outra área), é clara. Honestidade não é só a melhor política; é a política correta.  

Ação: Seja honesto em todos os seus procedimentos, de modo que as pessoas possam confiar na sua palavra e conhecer seu Senhor. “Antes seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” (Tiago 5:12).Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

15 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 15  16. Os arredores. Antes, pastagens. 17. Jotão e Jeroboão II reinaram em 751-736 e 793-753 A.C., respectivamente. 19. Hagarenos. Hagar, foi a mãe de Ismael, antepassado de Jetur, Nafis e outras tribos árabes (Gênesis. 25:15). 26. Pul era o nome de Tiglate-Pileser antes de sua ascendo. Portanto, leia-se: "Deus suscitou o espírito de Pul, sim, o espírito de ...". 1 Crônicas 6 E. Levi. 6:1-81. Embora Simeão e Levi tenham sido amaldiçoados com uma dispersão tribal entre Israel (Gênisis. 34:24-30; 49:5-7), a subseqüente devoção de Levi (Exodo. 32:26-28) converteu sua suspensão em urna bênção e liderança religiosa (Deuteronomio. 33:8-11). Esdras mesmo era sacerdote levita e orgulhoso de sua genealogia (Esdras 7:1-5); e a comunidade pósexílica centralizava-se ao redor do trabalho da tribo de Levi (cons. a preocupação de Esdras por sua presença, 8:15-20). Uma genealogia autêntica, contudo, era essencial para a reputação levítica (cons. Esdras. 2:59-63); eis o significado deste capítulo. Ele amplia a família de Levi mais do que o registrado em Gênesis. 46:11; Exodo. 6:17-19; Números. 3:17-20; 26:57-62, e inclui a linhagem do sumo sacerdócio (vs. 3-15, 49-53), as três clãs de Levi (vv. 16-30), os cantores levitas (vv. 31-48) e os territórios esparsos destinados a Levi (vv. 54-81). Veja também os capítulos 23-26. 3. Nadabe e Abiú foram mortos no deserto por causa de sacrilégio e não deixaram filhos (Lv. 10:1, 2; Números. 3:4). 4. Eleazar, Finéias (I) e Abisua. A relativamente curta lista de sumos sacerdotes que se segue não pode ser completa para os 860 anos entre o Êxodo e a queda de Jerusalém. Ele não inclui os descendentes de Itamar, que ocuparam a posição durante os últimos juízos e o começo do reino: Eli, Finéias II, Aitube l, Aimeleque I (= Aías), Abiatar e Aimeleque II (I Samuel. 14:3; 22:20; II Samuel. 8:17); ou certos outros sumo sacerdotes: Amarias II (II Crônicas. 19:11), Joiada (II Cr. 22:11), Zacarias (?)(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de Agosto Dia 227  

Leituras: Lucas 14:1-6; Colossenses 2:1-10; Salmo 39; Provérbios 10:27-32; Isaías 54-55.  

Versículo Especial“Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (Colossenses 2:10).  

Pensamento Bíblico“Também, Nele, Estais Aperfeiçoados” (Colossenses 2:6-10). As filosofias humanas, freqüentemente, menosprezam Cristo e seu papel. Ele é considerado por alguns como um mito, por outros como um grande, mas falível mestre. Alguns o retratam como um homem repressor e mau que nos nega a satisfação verdadeira na vida. Paulo nos adverte sobre tais quadros errados de Jesus. Ele nos lembra da perfeição de Cristo e do nosso aperfeiçoamento nele. Significado real e realização na vida não serão achados nas filosofias humanas, mas em Jesus Cristo.  

Ação: Permita que o poder de Jesus renove sua vida.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

14 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 14  31. As suas cidades até ao reinado de Davi. Depois das guerras dos filisteus, algumas das cidades de Simeão, como Ziclague (v. 30) por exemplo, tornaram-se judias (I Samuel. 27:6).40. Descendentes de Cão. Provavelmente cananeus, descendentes de Cão (1:8). 41. Os meunitas, uma tribo edomita (cons. II Crônicas. 26:6; 20:1, observação). 43. Os que escaparam dos amalequitas. Tanto Saul como Davi devastaram esses antigos inimigos (I Samuel. 14:48; 15:7; II Sm. 8:12). 1 Crônicas 5 D. As Tribos da Transjordânia. 5:1. 26. Justamente antes da conquista de Canaã, Israel foi forçada a travar batalha com as nações a leste do Jordão (Números. 21:21.35). Depois de derrotá-las, Moisés concedeu seus territórios às tribos de Rúben (I Crônicas. 5:1-10) e Gade (vs. 11-17) e à meia tribo de Manassés (vs. 23, 24). Este capítulo baseia-se tanto nos registros pré-exílicos como no possível recenseamento pós-exílico (v. 7). Descreve suas terras e genealogias familiares, sua antiga fé, a qual lhes concedeu urna grande vitória sobre os ismaelitas (vs. 16-22) e a final apostasia que provocou seu exílio na Assíria (vs. 25, 26). 1. Rúben . . . por ter profanado o leito de seu pai. Com Bila (Gênesis. 35:22; 49:4). Deu-se a sua primogenitura aos filhos de José. José era o primeiro filho de Raquel, a esposa que Jacó (Israel) amava. 2. Judá . . . foi poderoso. Conforme predito por Jacó (Gênesis. 49:8,9) e cumprido em Davi (II Samuel. 5:1-3), o precursor de Jesus (Mateus. 1:6). 3. Os filhos de Rúben. Esta seção alarga sua família em relação ao que está registrado em Gênesis. 46:9; Êxodo. 6:19; Números. 26:5-7. 4. Qual dos quatro antecedentes foi o pai de Joel não ficou declarado. 6. Tiglate-Pilneser (Tiglate-Pileser) III da Assíria levou prisioneiras as tribos da fronteira em 733 A.C. (vs. 22, 26; II Reis 15:29) onze anos antes da queda de Samaria diante de Salmaneser V (ou possivelmente Sargão II, seu sucessor).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

MEDITAÇÃO DO DIA


 14 de Agosto Dia 226  

Leituras: Lucas 13:22-35; Colossenses 1:19-29; Salmo 38; Provérbios 10:23-26; Isaías 52-53.  

Versículo Especial“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos” (Isaías 53:6).   

Pensamento Bíblico: “Ele Foi Traspassado Pelas Nossas Transgressões” (Isaías 52:13-53:12). Numa das mais famosas profecias do Velho Testamento, Isaías descreve o sacrifício voluntário de Jesus Cristo. Embora Jesus foi rejeitado pelo seu próprio povo, ele pagou a pena pelos nossos crimes. Ele silenciosamente aceitou sua condenação, embora “nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.”  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício voluntário do Salvador sem pecado.Estra ido do Estudos da Bíblia .net) Que Deus abençoe a todos)

13 de agosto de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


 1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 13  13. Os filhos de Quenaz . . . Otniel. Este quenezeu foi adotado de seu povo do deserto (Gênesis . 15:19; 36:42) pela tribo de Judá, em Israel, e veio a ser um dos primeiros Juízes (Juizes. 3:9, 10). 14. Vale dos Artífices. Gravadores. 15. Calebe, filho de Jefoné, foi o irmão mais velho (muito mais velho) de Otniel (Juizes. 1:13; cons. Josué. 14:6) e o espião fiel (Números. 13; 14). 17. Foram os filhos de Bitia. Isto é, da mulher egípcia de Merede (v.18). 18. E sua mulher, judia . . . 19. Pois, os filhos da mulher de Hodias. 23. As palavras hebraicas traduzidas para plantas e sebes ficam melhor como nomes próprios: Netaim e Gederá. Estes eram oleiros... moravam ali com o rei. A arqueologia tem demonstrado a existência de corporações hereditárias de oleiros durante o reino dividido (930-586 A.C.), sob patrocínio real, usando regulares selos de fabricação de geração em geração (R.A. Stewart Macalister, Palestine Exploration Fund Quarterly Statement, Julho e Outubro, 1905, págs. 244, 245, 328, 329). C. Simeão 4:24-43. Simeão, com Levi, foram dispersos entre as tribos por causa do massacre de Siquém (Gênesis. 34:24-30; 49:5-7). Especificamente, Simeão herdou o extremo sudoeste da Palestina e praticamente incorporou-se a Judá (Josué. 19:1-9; cons. Juizes. 1:3). Depois da divisão do reino, contudo, elementos de Simeão foram para o norte, ou pelo menos adoraram suas práticas religiosas (cons. a menção de Berseba em Amós 5:5, etc.), e foram contados com as dez tribos do norte (II Crônicas. 15:9; 34:6). Outros passaram a viver como nômades em lugares isolados dos quais se apossavam, sendo exemplos as duas migrações observadas nos versículos 34-41 e 42, 43. 24. Os filho de Simeão. Esta genealogia aumenta a família de Simeão além do que está esboçado em Gn. 46:10; Êxodo. 6:16; Números. 26:12- 14.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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