9 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 153 D. A Grande Comissão. 28:16-20. 16. Este aparecimento aos onze na Galileia, cumprindo instruções anteriores (26:32; 28:7, 10), é sem dúvida o aparecimento a "mais de quinhentos" mencionado por Paulo (I Coríntios. 15:6). A Galileia era o lar da maioria dos discípulos de Cristo, e o lugar mais indicado para uma multidão como essa não ser molestada pelas autoridades. 17. ... o adoraram; mas alguns duvidaram. Reconhecimento verdadeiro de sua divindade pela maioria (conf. com o caso anterior de Tomé, João. 20:28); hesitação de alguns poucos. A dificuldade de compreender que esses duvida dores fossem alguns dos Onze, depois dos aparecimentos em Jerusalém, tem levado muitos a identificá-los entre os quinhentos de Paulo. Mateus, entretanto, apesar de não excluir certamente a presença dos outros, dificilmente poderia ter pensado neles. É melhor aceitá-lo como um surpreendente, mas honesto comentário dos fatos, e mais ainda, como uma indicação de que os discípulos não eram um grupo crédulo, crendo apenas com base em "muitas e infalíveis provas" (Atos 1:3). 18. Toda a autoridade me foi dada. A comissão decorrente foi secundada pela autoridade daquele que é Rei mediador de Deus, com poder que se estende por todos os domínios. Fazei discípulos de todas as nações. A tarefa de evangelizar e alistar homens sob o senhorio de Cristo. Batizando-os. O rito simbólico através do qual uma pessoa reconhece publicamente sua aquiescência pessoal à mensagem cristã. Nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo. A fórmula completa a ser empregada, enfatizando o caráter distintamente cristão desse batismo quando comparada a tipos anteriores de abluções judias. 20. Ensinando-os. Inculcando os preceitos de Cristo como esboço da maneira própria de viver dos seus discípulos. E eis que eu estou convosco todos os dias. Uma promessa bendita da presença de Cristo como também de que a sua autoridade concederá poder aos seus servos para a execução desta comissão. (Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


9 de novembro Dia 313  

Leituras: João 9:13-23; 1 Pedro 1:1-12; Salmo 111; Provérbios 28:8-14; Zacarias 5-6.  

Versículo Especial: “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” (Provérbios 28:14).  

Pensamento Bíblico: Reverência Diante de Deus (Provérbios 28:14). O orgulho é uma coisa perigosa. Mesmo as pessoas que fazem muitas coisas boas podem tornar-se orgulhosas e não desejar mudar. Deus espera contínua reverência diante dele, quando procuramos sua palavra e examinamos nossos próprios corações. Nosso estudo da Bíblia tem que ser mais do que simples estudo escolar, ou estudo para ensinar os outros. Primeiro, temos que permitir que Deus nos ensine. Isto significa estudar de mente aberta e mudando-nos quando Deus diz que precisamos mudar.  

Ação: Estude hoje para saber o que Deus quer que você seja.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

8 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 152  A. Descoberta da Sepultura Vazia. 28:1,8. 1. No findar do sábado. O uso de opse como preposição imprópria com o significado de "depois" já foi claramente reconhecido (Arndt, pág. 606), de modo que a tradução aqui deveria ser depois do sábado, de conformidade com Marcos. 16:1, 2; Lucas. 24:1; João. 20:1. Maria Madalena, a outra Maria (27:56, 61), e algumas outras mulheres foram, ao raiar do domingo, para ungir o corpo de Jesus. 2-4. Quando se aproximaram, houve, um terremoto e um anjo rolou a grande pedra na entrada. Esse não foi o momento da ressurreição, mas tinha a intenção de revelar a sepultura vazia às testemunhas. O Cristo ressurreto não se confinava às barreiras naturais (conf. João. 20:19, 26), e deve ter ressuscitado ao pôr-do-sol do sábado (veja 27:62). 5-8. Parece que Maria Madalena partiu imediatamente para avisar Pedro e João (João. 20:1, 2), e não ouviu o aviso, ressuscitou, que o anjo deu às outras mulheres. Vai adiante de vós para a Galileia. A orientação para o grande aparecimento público na Galileia conforme predito (26:32) não exclui aparecimentos pessoais anteriores a indivíduos ou pequenos grupos em Jerusalém. B. Aparecimento de Jesus. 28:9, 10. 9. Eis que Jesus veio ao encontro. A primeira cláusula do versículo 9 deve ser omitida com base no texto. Este aparecimento de Jesus foi depois que as mulheres transmitiram aos discípulos a mensagem do anjo (Lucas. 24:9-11). Enquanto isso, Maria Madalena, tendo informado Pedro e João sobre a sepultura vazia, seguiu-os até o local e, ficando lá, foi a primeira a ver o Cristo ressuscitado (Marcos. 16:9; João. 20:1- 18). Agora, neste segundo aparecimento, Jesus deu às mulheres essencialmente a mesma orientação que o anjo já dera (v. 7). C. Relatório dos Soldados. 28:11-15. Só foi registrado aqui. Esses soldados foram mandados por Pilatos ao Sinédrio e, portanto, informaram seus membros (27:65, 66). Seu relatório resultou na convocação de uma sessão do Sinédrio, na qual votaram um grande suborno para garantir a cooperação dos soldados no ocultamento da verdade. A natureza autocontraditória da narrativa que eles faziam circular (como se soldados adormecidos pudessem saber o que tinha acontecido ou que todos pudessem estar dormindo ao mesmo tempo, ou que os soldados romanos pudessem incriminar-se desse modo) torna sua aceitação muitíssimo inacreditável. Contudo a história foi largamente disseminada entre os judeus (sem artigo). Mateus, escrevendo particularmente sob o ponto de vista judeu, dá os sórdidos detalhes que explicam a fábula. A promessa do Sinédrio de persuadir Pilatos se ele tomasse alguma atitude significa que poderiam oferecer um suborno, ou que eles assegurariam ao governador que o Sinédrio estava satisfeito com o desempenho dos soldados. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de novembro Dia 312  

Leituras: João 9:1-12; Tiago 5:13-20; Salmo 110; Provérbios 28:1-7; Zacarias 3-4.  

Versículo Especial: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9:5).  

Pensamento BíblicoCurador de Cegueira (João 9:1-12). Para salientar seu papel como a luz do mundo, Jesus curou um cego. O homem obedeceu às instruções de Jesus sem hesitação e a vista lhe foi dada. O barro e a lavagem não tinham poder de cura, porém eles foram exigidos pela vontade de Jesus. Hoje em dia, a água do batismo não tem poder em si mesma, mas é exigida, pela vontade de Deus, daqueles que querem “ser curados” do pecado.  

Ação: Você ainda está na escuridão? Permita que Jesus o cure.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

7 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 151 58. Lhe pediu o corpo. Uma atitude de bastante coragem, uma vez que, não sendo parente, teria de indubitavelmente que explicar seus motivos. 59, 60. Recebendo permissão, José mesmo tomando o corpo da cruz, envolveu-o no lençol de costume, com a ajuda de Nicodemos (João, 19: 39, 40). 61. Observando a cena estavam as duas Marias mencionadas em 27:56. 62. No dia seguinte, que é o dia depois da Preparação. Costuma ser explicado como sendo o sábado (conf. Marcos, 15:42), considerando que Jesus ficou na sepultura da noite de sexta-feira até o domingo de manhã. Entretanto, este dia da preparação era o dia antes da Festa da Páscoa (João. 19:14, 31), a qual podia ocorrer na quarta-feira naquele ano. Talvez esse seja o motivo de Mateus não ter usado o termo "sábado" aqui, para não ser confundido com esse dia. De acordo com essa opinião, Jesus ficou na sepultura setenta e duas horas completas, desde o entardecer da quarta-feira até o entardecer do sábado. Tal ponto de vista explica melhor Mateus. 12:40. Explica também "depois de três dias" e "ao terceiro dia" de maneira a não violentar nenhum dos dois. 63, 64. Como os membros do Sinédrio sabiam da profecia particular de Cristo não foi explicado (de Judas, talvez?). Os discípulos, deixando de compreender o seu significado, logo se esqueceram dela; mas esses inimigos não queriam se arriscar. Temiam que, espalhando-se a notícia de uma ressurreição (o último embuste) as consequências seriam mais desastrosas para eles do que o apoio que Jesus obtivera, durante algum tempo, como o Messias (o primeiro engano). 65, 66. Obtendo uma ordem de Pilatos, tendes aí uma escolta, os membros do Sinédrio tomaram precauções, selando a pedra, provavelmente por meio de cordas e cera ou barro, para que qualquer tentativa de a forçar fosse percebida. Mateus 28 V. A Ressurreição de Jesus Cristo. 28:1-20. A narrativa que Mateus fez da Ressurreição inclui menos detalhes do que as narrativas de Lucas e João. Contudo só a ele devemos a narrativa sobre os soldados (vs. 11-15) e pela completa fórmula batismal (v. 19). A concordância substancial das quatro narrativas, emparelhadas com uma ampla variedade de detalhes e opiniões, demonstra a sua veracidade e, contudo, sua independência. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

7 de novembro Dia 311  

Leituras: João 8:48-59; Tiago 5:1-12; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:22-27; Zacarias 1-2.  

Versículo Especial: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente” (João 8:51).

Pensamento Bíblico: Jesus Disse: “Antes que Abraão Existisse, Eu Sou” (João 8:58). Muitos judeus tropeçavam nas declarações de Jesus a respeito de sua Divindade. Eles entendiam claramente a declaração de sua existência eterna como sendo uma declaração de Divindade, porém não queriam aceitar essa conclusão. Muitos, hoje, também rejeitam Jesus como o Filho de Deus. Eles podem vê-lo como um grande profeta, ou até mesmo chamá-lo “um deus”, porém não reconhecem sua existência eterna como Deus. Assim, negando a Jesus, eles estão negando a si mesmos o acesso à salvação que ele oferece (veja João 8:24).  

Ação: Reconheça Jesus como o Filho de Deus, não só em palavras, mas por ações de reverente obediência.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

6 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 150 51. O véu do santuário. A cortina separando o Lugar Santo do Santo dos Santos (Êxodo. 26:31). Este acontecimento, símbolo da abertura permanente da presença de Deus ao homem pela morte expiatória de Cristo (conf. Hebreus. 10:19-23), poderia ter sido contada pelos sacerdotes que mais tarde se converteram (Atos 6:7). 52-53. A morte de Cristo muitas sepulturas dos santos do V.T, abriram-se, e seus corpos foram ressuscitados depois da ressurreição de Jesus (conf. Atos 26:23; I Corintios. 15:20). Esta circunstância espantosa apenas mencionada por Mateus dá lugar a muitas perguntas mas não pode ser de algum modo negada. As seis ressurreições anteriores mencionadas nas Escrituras (I Reis 17; II Reis 4; 13; Mateus. 9; Lucas. 7; João. 11) foram todas restaurações à existência terrena. O que não se aplica necessariamente a Mateus 27. O fenômeno é claramente simbólico da vitória do Cristo sobre a morte no que afeta os crentes. Muitos vêem aqui uma demonstração visível de que a morte de Cristo e a sua ressurreição efetuaram a libertação dos justos mortos que se encontravam no SheolHades (Ef. 4:8, 9). O que aconteceu depois a esses santos ressuscitados não foi declarado. 54. Verdadeiramente este era Filho de Deus. Embora seja atualmente popular explicar a declaração do centurião em termos de conceitos pagãos, deve-se notar que o seu comentário baseava-se na observação de alguns notáveis fenômenos. E deve-se notar a possibilidade de que o homem, tendo estado no meio dos judeus durante algum tempo, poderia ter começado a crer. Afinal, os pagãos podem se tornar cristãos. 55, 56. Maria Madalena. Primeira citação em Mateus. A tradição que lhe concede um passado desonroso não tem base bíblica. Maria, mãe de Tiago e de José. Também chamada de esposa de Cleofas (João. 19:25). Mulher de Zebedeu. A mesma Salomé (Marcos. 15:40) e aparentemente irmã da Virgem Maria (João. 19:25). I. Sepultamento 27:57-66. 57. Caindo a tarde. Entre as 15 e 18 hs. (Êxodo. 12:6) Um homem rico. Conf. Is. 53:9. De Arimatéia, chamado José pertencia ao Sinédrio (Lucas. 23:50, 51), cuja riqueza dava-lhe o privilégio de possuir uma sepultura perto de Jerusalém, embora ele mesmo não morasse ali.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


6 de novembro Dia 310  

Leituras: João 8:37-47; Tiago 4:11-17; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:15-21; Ageu 1-2.  

Versículo Especial: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).  

 Pensamento Bíblico: Amanhã (Tiago 4:13-17). É comum fazerem-se bons planos para muitos amanhãs, quase sempre, com pouca ou nenhuma preparação para a eternidade. Tiago adverte sobre os perigos de tal falta de visão. O amanhã depende inteiramente da vontade de Deus. Presumir que teremos um amanhã é uma vanglória arrogante. Hoje se apresentam as oportunidades para fazermos o bem. Negligenciar estas oportunidades é pecaminoso.  .

Ação: Faça o bem hoje. Lembre-se de que os planos para amanhã dependem da vontade de Deus. (Estra Ido dos Estudos da Bíblia Net que Deus abençoe a todos)

5 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 148 Creremos nele. Embora as atitudes e reações anteriores desses homens provassem a falsidade de sua promessa (João. 12:9, 10). 44. Também os ladrões. Mais tarde um deles mudou de atitude em relação a Jesus (Lucas. 23:39-43). 45. Jesus foi colocado sobre a cruz às 9 horas ("hora terceira", Marcos. 15:25). Depois de passados três horas, trevas sobrenaturais envolveram desde a hora sexta até à hora nona (do meio-dia às 15 horas.) Considerando que a Páscoa ocorria na lua cheia, essas trevas não poderiam ser devido a um eclipse solar. Foi claramente sobrenatural quanto ao momento preciso, embora Deus possa ter empregado um meio providencial para realizá-lo. É impossível determinar se toda a terra se restringe a uma área local, ou se devemos entender ao pé da letra (global). 46. Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Salmos. 22:1) As únicas palavras da cruz registradas por Mateus e Marcos. O significado pleno desse grito não pode ser penetrado. Mas certamente sua base não se encontra primariamente no sofrimento físico, mas no fato de que Jesus, por um momento, foi feito pecado por nós (II Coríntios. 5:21); e ao pagar a penalidade como substituto do pecador, foi amaldiçoado por Deus (Gálatas. 3:13). Deus, na qualidade de Pai, não o abandonou (Lucas. 23:.46); mas, na qualidade de Juiz, tinha de separar-se dele para que experimentasse a morte espiritual no lugar do homem pecador. 47-49. Essa exclamação provocou a sugestão de que Jesus estava chamando por Elias, sem dúvida por causa de semelhança do som das palavras Eli (meu Deus) e Elias. Embora haja quem sugira que as trevas levaram os mais supersticiosos a realmente temerem que a figura do Messias profetizado tivesse vindo, as atitudes subsequentes tornam o fato duvidoso. Antes, foi um outro modo de expressar o seu desdém às reivindicações do Messias. Deixa. Esse sentimento foi expresso pela multidão, que queria que o soldado desistisse de servi-lo (Mateus.); e também pelo próprio soldado, depois de lhe dar de beber, dizendo à multidão que parasse de interferir nos seus atos (Marcos.) 50. Jesus, tendo a sua garganta refrescada pelo vinagre (não a poção drogada de 27:34), clamou outra vez com grande voz. Todos os sinóticos indicam que a morte de Cristo não foi devido à exaustão pela crucificação, mas uma entrega voluntária de sua vida.(Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de novembro Dia 309  

Leituras: João 8:30-36; Tiago 4:1-10; Salmo 108; Provérbios 27:8-14; Sofonias 1-3.  

Versículo Especial“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).  

Pensamento Bíblico: A Atitude dos Discípulos Para Com a Verdade (João 8:31-32). Os discípulos de Jesus permanecem na sua palavra. Encorajando tal fidelidade, Jesus mostra alguns pontos de grande importância sobre a Verdade que ele revelou. Preste atenção nas ideias principais do versículo 32:  

    Você:    Os indivíduos têm uma grande responsabilidade.

    Poderá:  Jesus espera que aprendamos sua vontade, se quisermos.

    Saber:      A verdade é “compreensível”.

    Verdade: Não é alguma ideia ambígua e indefinida. Jesus fala da verdade como sendo uma coisa compreensível e objetiva.

    Livre:      A liberdade espiritual vem somente através do conhecimento da verdade.  

Aqueles que sugerem que a verdade está fora de alcance estão dizendo que não podemos ser libertados do pecado. Se não podemos conhecer a verdade, então Jesus é um mentiroso, que morreu em vão.  

Ação: Dedique, hoje, algum tempo a aprender a verdade. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

4 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 147 34. Vinho com fel. (conf. Salmos. 69:21). A intenção dessa poção misturada era de diminuir a dor tornando os prisioneiros mais fáceis de manejar, mas Jesus, depois de experimentar, recusou-se a bebê-la. 35. Depois de o crucificarem. Para os detalhes técnicos de crucificação, consulte dicionários bíblicos. Deve-se notar que os evangelistas esboçam a cena com simplicidade rematada, tanto mais eficiente por causa de sua reserva. Repartiram entre si as suas vestes, tirando sorte. João 19:23, 24 explica que os soldados dividiram os itens por quatro e jogaram dados para ver quem ficava com a túnica que não tinha costura. A cláusula final que começa com “para que se cumprisse”, (da ERC), é textualmente duvidosa, provavelmente uma interpolação de João. 19:24. 36. . . . o guardavam. Parte da obrigação dos soldados era evitar a remoção prematura. 37. Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação. Durante o desfile até o Gólgota o letreiro preparado por Pilatos (João. 19:19) foi provavelmente exibido à frente ou pendurado no pescoço de Jesus, de acordo com o costume. ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. (Conf. Marcos. 15:26; Lucas. 23:38; João. 19:19.) As várias narrativas não são de modo algum contraditórias. O registro de João é o mais completo; os outros destacam os elementos essenciais. O fato de que o título apareceu nas três línguas pode ser a explicação das diversas variações nas narrativas (João. 19:20). 38. Dois ladrões. A mesma descrição foi aplicada a Barrabás (João. 18:40). Uma indicação de que Jesus tomou literalmente o lugar de Barrabás. 39. Meneando as cabeças (Salmos. 22:17). Um gesto de desdém e zombaria. 40. A zombaria lançada sobre Jesus por ele ter declarado que poderia destruir o santuário e que era o Filho de Deus baseava-se nos acontecimentos do julgamento no Sinédrio (26:61, 63, 64). 41-43. Os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos juntaram-se à zombaria, não se dirigindo diretamente a Jesus, mas falando derrisoriamente dele à multidão. Salvou os outros. Uma declaração que provavelmente não tinha a intenção de reconhecer os seus milagres, mas de jogar fortes suspeitas sobre tais fatos diante da sua incapacidade de salvar-se. Suas palavras eram bem mais verdadeiras do que eles sabiam; pois para salvar os outros no sentido espiritual, para o que veio, ele teve de entregar voluntariamente a sua própria vida. Doídos diante do insulto de Pilatos ao seu nacionalismo, os líderes desafiavam o título de Jesus, Rei de Israel, exigindo um sinal e uma promessa. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de novembro Dia 308  

Leituras: João 8:21-29; Tiago 3:13-18; Salmo 107:23-43; Provérbios 27:1-7; Habacuque 1-3.  

Versículo Especial: O Senhor, por, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2:20).  

Pensamento BíblicoPerguntando a Deus “Por Quê” (Habacuque 1-3). Habacuque estava angustiado pela visível injustiça do mundo corrompido. Seu livro recorda suas perguntas e as respostas de Deus sobre a justiça e a equidade. Enquanto você lê este pequeno livro, note a vontade de Habacuque de ouvir e aceitar as respostas de Deus. Temos que imitar sua reverência quando procuramos entender a vontade de Deus.  

Ação: Quando você procura entender um mundo injusto, lembre-se de que o Senhor ainda domina no seu santo templo. Nem sempre podemos ver o seu plano, mas ele está no comando! (Estra ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

3 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 146 22, 23. Seja crucificado. Isto é, executado à moda romana, ostensivamente como resultado das acusações que foram feitas contra ele, e assim substituindo Barrabás. 24. Mandando vir água. Um simbólico costume judeu (Deuteronômio. 21:6-9), cujo significado é natural e óbvio. Mas o uso que Pilatos fez dele não passou de simulacro, pois ele tinha de assumir a responsabilidade da ordem de execução. (O uso adequado do símbolo era para absolver inocentes de implicação em uma morte ilegal.) Sangue deste justo. Estaria Pilatos refletindo a influência da mensagem de sua esposa ao usar essa descrição de Jesus? 25. Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos. A história subseqüente de Israel revela as horríveis conseqüências desse grito. Essas palavras, tão impensadamente pronunciadas, pesaram muito sobre as cabeças dos líderes originais (conf. Atos 5:28), e dos seus descendentes. 26. Após haver açoitado a Jesus. Essa cruel tortura era aplicada sobre o corpo nu com um açoite de couro que tinha pedaços de osso ou metal afixado nas suas pontas. Os açoites precediam a entrega aos soldados para a crucificação. João indica que não foi realizado como o primeiro estágio da execução, mas foi outra tentativa de Pilatos de saciar a sede de sangue da multidão, a fim de levá-la a abandonar suas exigências de crucificação (João. 19:1-6). Entregou-o. Ordenou oficialmente aos soldados que o executassem. 27. O Pretório. Isto parece colocar o julgamento no Castelo de Antônia, uma vez que explica melhor a presença de toda a corte (600 homens, um décimo de uma legião), que se sabia estar designados para aquele posto. Outros identificam a audiência no palácio de Herodes. 28-31. Depois de receber a ordem de preparar Jesus para a execução, os calejados soldados alegraram o seu trabalho por meio da mais grosseira zombada. Arrancando as roupas de Jesus, vestiram-no com um manto escarlate, talvez pertencente a um soldado, à guisa de púrpura real (Marcos. 15:17). Substituindo a coroa por espinhos, o cetro por uma cana, e cuspindo em lugar do beijo de homenagem, demonstraram seu desacato pelo Filho de Deus. H. A Crucificação. 27:32-56. 32. Simão Cireneu. Seus filhos eram conhecidos dos leitores do Evangelho de Marcos (Marcos. 15:21). A quem obrigaram. Ordenaram que fizesse o serviço (veja comentário sobre 5:41). 33. Gólgota. Palavra aramaica que quer dizer "caveira", equivalente ao calvaria latino. Não se sabe se o nome deriva de um promontório com a forma de caveira, ou da sua reputação de local de execução. Do mesmo modo a localização também é incerta. A tradicional Igreja do Santo Sepulcro, ainda que dentro dos atuais muros de Jerusalém, ficava do lado de fora do velho muro setentrional do tempo de Jesus, que poderia muito bem ter sido o lugar. Outros defendem as reivindicações do Calvário de Gordon, mais ao norte.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de novembro Dia 307  

Leituras: João 8:13-20; Tiago 3:1-12; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:20-28; Naum 1-3.  

Versículo Especial: “Porque todos tropeçamos em muitas cousas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3:2).  

Pensamento BíblicoDomando a Língua (Tiago 3:1-12). A língua é a ferramenta mais poderosa do homem, e tem sido chamada “o mais mortal dos instrumentos”. As palavras levam àss pessoas à mudança política e, o que é mais importante, a transformação espiritual (veja Romanos 1:15-16). As palavras podem, também, causar danos irreparáveis. Tiago sugere que não há maior desafio na vida do que manter a língua com rédea curta.  .

Ação: Pese bem cada palavra antes de dizê-la.(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay) 6 A árvore genealógica dos Evangelhos Quando pensamos na forma como chegaram a ser escritos os Evangelhos, ...