4 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 103  Nunca mais nasça fruto de ti. Foi dito com a solenidade de um julgamento condenatório. Embora não haja nenhuma declaração de que a situação deveria ser considerada alegórica, parece ser a única explicação razoável para o incidente (pois árvores não tem responsabilidade moral). Ele forneceu uma sequência pitoresca para a parábola de Lucas. 13:6-9 referente à nação judia, estéril apesar de todas as vantagens. A figueira secou imediatamente. Imediatamente pode com certeza ser bastante amplo para se entender diversas horas. Na manhã seguinte os discípulos logo perceberam, que já se encontrava seca até as raízes (Marcos. 11:20). 21, 22. Para os admirados discípulos Jesus explicou que tal poder (para feitos ainda maiores) estava à disposição deles através da oração da fé. Esse tipo de fé, entretanto, só pedirá aquelas coisas que sabem ser da vontade de Deus (conf. com 17:20). 4) Perguntas sobre a Autoridade de Jesus e Sua Resposta Alegórica. 21:23 - 22:14. 23. Durante essa terceira visita ao templo em dias sucessivos, Jesus foi interrogado pelas autoridades do Sinédrio (principais sacerdotes, anciãos do povo e escribas Marcos. 11:27). Com que autoridade? Autorização costumava ser fornecida pelo Sinédrio ou algum rabino eminente, que dava testemunho quanto à validade dos ensinamentos, declarando-os inteiramente de acordo com as devidas fontes tradicionais (veja Edersheim, Life and Times of Jesus, II, 381-383). Estas coisas. Uma referência às obras de Cristo (purificação do Templo, milagres) como também aos seus ensinamentos e à sua aceitação de homenagem devida ao Messias. 25-27. O batismo de João. Representativo do ministério de João. A contra pergunta de Cristo não foi uma evasiva às exigências do Sinédrio, mas serviu ao duplo propósito de responder implicitamente (conf. João. 5:33-35) e de expor a desonestidade do Sinédrio. João Batista, cujo ministério era popularmente reconhecido como sendo genuinamente profético, proclamara publicamente que Jesus era o Messias e ensinara os homens a confiar nEle (João. 3:26-30; João. 1:29.37; Atos 19:4). Assim os oficiais viram claramente o dilema que a pergunta de Cristo colocava diante deles. Se reconhecessem a autoridade divina de João, teriam obrigação de reconhecer que ele ensinara sobre Jesus - que Ele era o Messias. Entretanto, uma negativa da autoridade de João desencadearia sobre eles a ira do povo. Esses homens desonestos e covardes não mereciam outra resposta.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

4 de outubro Dia 277 

Leituras: João 1:29-34; Hebreus 3:1-6; Salmo 84; Provérbios 20:25-30; Ezequiel 34-35.  

Versículo Especial“Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo 84:10).  

Pensamento Bíblico: “Eis o Cordeiro de Deus!” (João 1:29-34). João Batista dá um testemunho poderoso ao identificar Jesus. Entre suas proclamações sobre Jesus:

“Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

       Ele é eterno (“já existia antes de mim”).

        Ele é o Filho de Deus.  

As declarações confiantes de João sobre Jesus plantaram a semente da fé em muitos, entre eles os primeiros discípulos de Jesus.  

Ação: Considere o Cordeiro de Deus que tira o pecado.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

3 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 101  Tendo Jesus entrado no templo. Foi no dia que se seguiu à Entrada Triunfal (Marcos. 11:11, 12). Mateus registra aqui acontecimentos fora do tempo. Todos os que ali vendiam e compravam. O pátio externo, que era dos gentios, continha estábulos onde podia-se comprar animais para os sacrifícios e mesas para se trocar dinheiro estrangeiro por siclos do santuário. Esse mercado, uma rica fonte de extorsão, era controlado pela família de Anás, o sumo sacerdote. Pouco tempo depois da guerra dos judeus contra Roma, a indignação popular contra esses bazares de Anás provocou a sua retirada (veja Edersheim, Life and Times of Jesus, I, 367-372). 13. Está escrito. Isaias. 56:7 e Jeremias. 7:11. Covil de salteadores. Um refúgio para ladrões, cujas práticas infames eram protegidas pelos preceitos sagrados. 14-16. Só Mateus registra as curas que provocaram novas Hosanas das crianças (meninos, no masculino) no Templo. Para responder aos sacerdotes que o desaprovavam, Jesus empregou Salmos. 8:2 mostrando que Deus suscita louvor até mesmo daqueles que os homens consideram insignificantes. 17. Para Betânia, onde pernoitou. A aldeia ao pé do Monte das Oliveiras (conf. Lucas. 21:37). Não se sabe ao certo se ele passou a noite em uma casa na cidade ou ar livre (conf. Lucas. 24:50 com Atos 1:12 para o uso alternado desses nomes.) 3) Maldição da Figueira Estéril. 21:18-22. Novamente é preciso consultar Marcos (11:12-14, 19.25) para verificação de cronologia. Mateus encaixa as duas fases do incidente em uma só. 18. Cedo de manhã. De acordo com Marcos, era manhã do dia no qual ele purificou o Templo. 19, 20. Figueira. Esta conhecida árvore da Palestina era usada muitas vezes como símbolo da nação de Israel (Oséias. 9:10; Joel 1:7). Uma peculiaridade dessa árvore é que seus frutos e folhas costumam aparecer ao mesmo tempo, com os frutos às vezes em primeiro lugar. A próxima colheita seria esperada para junho. Essa árvore em particular produzira tão abundante folhagem em abril que qualquer um esperaria encontrar nela também os frutos. Este parece ser um exemplo no qual, pelo fato de Cristo ter-se esvaziado completamente do seu ego (Filipenses. 2:7), Ele deixou de usar a sua onisciência para que a sua reação humana fosse inteiramente genuína. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de outubro Dia 276  

Leituras: João 1:19-28; Hebreus 2:10-18; Salmo 83: Provérbios 20:19-24; Ezequiel 32-33.  

Versículo Especial“Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados” (Hebreus 2:18).  

Pensamento BíblicoTem Poder Para Dar Alívio e Ajuda (Hebreus 2:14-18). A vitória de Jesus nos torna capazes de sermos vitoriosos. Ele nos solta do pecado:  

    Perdoando-nos. Ele é a fonte que limpa o pecado.

   Protegendo-nos. Ele não somente perdoa os erros do passado, mas nos ajuda nas nossas atuais provações, dando-nos força para vencer a tentação.  

Ação: Com o auxílio de Jesus vença suas tentações hoje. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

2 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 100 2,3. As explícitas instruções de Jesus referentes à jumenta e ao jumentinho indicam a importância do acontecimento. Em outras ocasiões Jesus costumava andar a pé, e aqui a distância não era mais de duas milhas 4,5. Cumprimento de Zacarias. 9:9 foi a motivação dessa atitude, embora os discípulos não tomassem consciência disso antes da Ressurreição (João. 12:16). Os judeus geralmente consideravam essa passagem como sendo messiânica (Edersheim, Life and Times of Jesus, II, 736). 6-8. Foram trazidos os dois animais (a jumenta foi necessária para sossegar o jumentinho que ainda não fora montado por ninguém), mas todos os evangelistas testificam que Jesus montou o jumentinho. Algumas pessoas da multidão estenderam suas capas sobre o caminho para lhe prestar homenagem, aclamando-o agora Rei (II Reis 9:13). Outros jogavam folhas de palmeiras pelo caminho (João. 12:13). O jumento era um anima humilde e nenhum rei judeu desde Salomão montara um deles oficialmente. Mas a brandura e a humildade eram sinais inequívocos do Messias preditos por Zacarias, que agora se cumpriam. 9. Hosana. Uma expressão hebraica significando viva agora. Os gritos da multidão, empregando as frases de Salmos. 118:25, 26, proclamavam claramente suas esperanças em Jesus como Messias, o Filho de Davi. Anteriormente Cristo se esquivou a tais demonstrações públicas (embora confessando sua messianidade a indivíduos; João. 4:26; Mateus. 16:16-20); mas agora ele fizera cuidadosos preparativos para uma inconfundível apresentação pessoal à nação. 10,11. Quem é este? A aclamação messiânica provocou a pergunta da parte daqueles que talvez não conhecessem Jesus (ele evitou Jerusalém durante a maior parte do seu ministério). 2) Purificação do Tempo. 21:12-17. Uma purificação semelhante foi registrada no começo do ministério de Jesus (João. 2:13-22), mas não temos motivos para duvidarmos que tenha havido dois exemplos iguais. Jesus repetia frequentemente suas palavras e atos. Esses homens maus logo voltaram aos seus caminhos perversos, pois os atrativos financeiros eram mais atraentes. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de outubro Dia 275  

Leituras: João 1:14-18; Hebreus 2:1-9; Salmo 82; Provérbios 20:13-18; Ezequiel 30-31.  

Versículo Especial“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14).  

Pensamento Bíblico: “E Vimos a Sua Glória” (João 1:14-18). Deus tornou-se homem. Jesus veio à terra para viver entre os homens e para nos mostrar o caminho para a vida eterna com o Pai. Diferente das pessoas corrompidas e pecadores que somos, Jesus veio em toda a glória e perfeição da pureza. Ele nos mostrou o Pai e preparou o caminho para o céu.  

Ação: Pense na glória de Jesus. Agradeça a Deus por seu Filho ter nos amados tanto ao ponto de se fazer carne.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 99 24. Indignaram-se. Uma reação dos dez que talvez fosse agravada pelo procedimento dos dois que fizeram uma parenta de Jesus interceder por eles. 25-27. A resposta de nosso Senhor demonstrou que embora os governos humanos mantenham o poder através da autoridade de diversos funcionários colocados sobre seus subordinados, o seu reino seria diferente. O desejo de servir é o sinal da grandeza espiritual. 28. O maior exemplo desse princípio é o Filho do homem. A suprema demonstração aconteceu no Calvário, onde ele ofereceu a sua vida em resgate a Deus, contra quem os homens pecaram e estavam sujeitos à penalidade. Por muitos. A morte de Cristo é claramente substitutiva, "no lugar de" (anti) muitos. (Veja A.T. Robertson, Grammar of the Greek New Testament, págs. 572-574.) Muito aqui não tem a intenção de ser restritivo, mas contrasta como o um que morreu. Entretanto, a escolha foi muito feliz à vista do ensinamento explícito de outras passagens que nem todos se garantiram da salvação oferecida. 3) A Cura de Dois Cegos. 20:29-34. Narrativas paralelas (Marcos. 10:46-52; Lucas. 18:35-43) propõem problemas de harmonização, mas este fato proíbe qualquer sugestão de conivência. 29. Saindo eles de Jericó. Marcos concorda, mas Lucas coloca o incidente ao se aproximarem da cidade. A pane principal de Jericó romana, ocupada pelos judeus mais pobres, fica cerca de uma milha a leste do quartel-general de inverno de Herodes (também chamada Jericó), que continha o palácio, a fortaleza e as casas dos ricos amigos de Herodes. (Veja Lucetta Mowry, BA, XV, 2, pág. 34). Assim o milagre poderia ter ocorrido entre as duas Jericós, com Lucas naturalmente pensando em termos de cidade herodiana, onde provavelmente ocorreu o seu próximo incidente (Zaqueu). 30-34. Dois cegos. Os outros evangelistas mencionam apenas o mais importante, Bartimeu (conf. os dois endemoninhados, Mateus. 8:28). Filho de Davi. Com esse título queriam dizer o Messias. Anteriormente Jesus tinha proibido o seu uso público, mas agora, ao se aproximar de Jerusalém, está pronto a proclamá-lo (conf. 21:16; Lucas. 19:40). D. Em Jerusalém. 21:1 – 25:46. Ao traçar os movimentos de Jesus a caminho de Jerusalém, Mateus omite a viagem de Jericó a Betânia, seis dias antes da Páscoa (João. 12:1), que foi um dia antes da Entrada Triunfal (João. 12:12). Mateus 21 1) Entrada triunfal 21:1-11. A primeira de uma série de visitas a Jerusalém durante a última semana (conf. 21:18; Mateus. 11:19). 1. Betfagé. Uma aldeia que parece ficar entre Betânia e Jerusalém, uma vez que Jesus pousou em Betânia na noite anterior (João. 12:1, 12). A localização exata ainda é desconhecida. Monte das Oliveiras. A colina que fica a leste de Jerusalém e que oferecia aos viajantes a primeira vista da cidade. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de outubro Dia 274  

Leituras: João 1:1-13; Hebreus 1; Salmo 81; Provérbios 20:7-12; Ezequiel 28-29.  

Versículo Especial“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel 28:17).  

Pensamento BíblicoConsequência da Auto Exaltação (Ezequiel 28:1-19). Diversos dos livros proféticos do Velho Testamento incluem trechos com pronunciamentos relativos a várias nações. Estes julgamentos nos ajudam a ver as características que Deus deseja e as que ele despreza. Tiro foi uma cidade próspera, que se desenvolveu pelo comércio marítimo. Em vez de ser grato pelas bênçãos de Deus, o rei de Tiro era orgulhoso e egoísta. Ele pensava que prosperava por causa de sua própria grandeza, deixando de reconhecer que tudo o que ele tinha era dádiva de Deus. O orgulho de Tiro causou a sua queda. A cidade que tinha glorificado a si mesma foi humilhada por Deus. Esta é uma lição importante.  

Ação: Pense nas suas bênçãos: prosperidade, capacidade, etc. Agradeça a Deus por, generosamente, lhe ter dado tanto. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 97  15. São maus aos teus olhos porque eu sou bom? O sentido é, Você está com inveja porque eu sou generoso? (Provérbios. 28:22) 16. Os últimos serão primeiros. Esta declaração, repetida de 19:30, mostra que a parábola era um prolongamento das instruções dadas aos Doze (19:27-30). A parábola ensina que o serviço prestado a Cristo será fielmente recompensado, e que fidelidade ao chamado quando idêntica, será identicamente recompensada. Entretanto, só deu, pode avaliar adequadamente a fidelidade e o apelo, e assim os juízos humanos podem ser completamente alterados. C. Na Judéia. 20:17-34. Mateus observou particularmente os movimentos geográficos (4:12; 16:13; 17:24; 19:1; 21:1). Tendo estado a leste do Jordão na Peréia, Jesus e o seu grupo dirigiu-se agora diretamente para Jerusalém. Esta parte descreve os acontecimentos da viagem da Peréia a Jerusalém, na vizinhança de Jericó, na Judéia (v. 29). 1) Jesus prediz novamente a Sua Morte e Ressurreição. 20:17-34. A terceira predição direta e detalhada da paixão de Cristo (conf. 16:21; 17:22, 23, mais a simples declaração de 17:12). Ela amplia algumas das informações anteriores. Pela primeira vez Jesus indicou que a sua morte seria através das mãos dos gentios, que os escarneceriam, açoitariam e crucificariam. 2) O Pedido Ambicioso dos Filhos de Zebedeu. 20:20-28. Marcos apresenta o pedido como vindo dos próprios filhos. Mateus mostra que pela primeira vez pediram através de sua mãe, mas que mais tarde eles mesmos entraram na conversa. A mulher de Zebedeu com seus filhos. Salomé, aparentemente a irmã da Virgem Maria, como se vê comparando Mateus. 27:56 com Marcos. 15:40 e João. 19:25. 21. O pedido por lugares de maior honra no reino de Cristo pode ter sido provocado por causa de sua revelação anterior sobre os doze tronos (19:28). Embora ela surgisse da ideia de que o reino seria muito brevemente estabelecido (Lucas. 19:11), e traiu um espírito não muito humilde, deve-se notar que se baseava numa firme fé de que Jesus era o Messias e o seu reino uma realidade. Uma fé assim Jesus queda purificar e nutrir. 22, 23. Cálice. Um símbolo dos sofrimentos de Cristo (conf. 26:39, 42). Ser batizados com o batismo, (aparece só na ERC) Broadus explica, "ser mergulhados nos mesmos sofrimentos" (Commentary on Matthew, pág. 417) A concordância de ambos com as severas exigências de Jesus era sem dúvida sincera. Tiago foi o primeiro discípulo a morrer por Cristo (Atos 12:2); João sofreu de diversas maneiras por um período mais longo. Entretanto a disposição das posições pedidas é uma prerrogativa do Pai.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de setembro Dia 273  

Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel 26-27.  

Versículo Especial“Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).  

Pensamento Bíblico: Jesus Morreu para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto? Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos Judeus forçou-o a adiar seus planos de estabelecer seu reino. Ao contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.  

Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

29 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 96 27. Nós tudo deixamos. O que o jovem se recusou a fazer (conf. Mateus. 4:20, 22; 9:9). Que será pois, de nós? Não necessariamente o reflexo de um espírito mercenário, mas uma resposta direta que provocou uma resposta apropriada. 28. Regeneração. A palavra aparece em outro lugar do N.T. apenas em Tito 3:5 (novo nascimento espiritual individual). Aqui ela indica o novo nascimento que ocorrerá na sociedade e na criação quando o Messias estabelecer o seu reino (conf. Atos 3:21; Romanos. 8:19). Doze tronos. Especificamente para os Doze no Milênio. 29,30. Qualquer sacrifício feito por Cristo será amplamente recompensado. Porém temos que ser cautelosos. Muitos (não todos) primeiros serão os últimos. Este axioma, repetido em 20:16 depois de uma parábola explanatória, é verdadeiro sob diversos aspectos. Aqui o contexto sugere sua aplicação àqueles que primeiro (no tempo) estabeleceram seu relacionamento com Cristo e podem desenvolver uma atitude de presunção. Mateus 20 4) Parábola dos Trabalhadores na Vinha. 20:1-16. Esta parábola ilustra o ensinamento anterior de Cristo e amplia 19:30 (conf. 20:16). 1. Dono de casa. O proprietário de uma vinha precisava de um maior número de trabalhadores por ocasião da colheita. De madrugada. Os primeiros trabalhadores foram contratados de madrugada. 2. Um denário (denarius) por dia. O salário usual para um trabalhador ou soldado. 3-7. Outros que estavam desocupados. Não estavam trabalhando porque nenhum homem os contratara. Não há nenhuma indicação de que fossem preguiçosos. Desse grupo de desempregados que estava na praça, o pai de família contratou mais trabalhadores às 9 horas da manhã, às 12, às 15 e às 17 horas. Todos atenderam imediatamente ao convite. 8. Ao cair da tarde. Conf. Deuteronômio. 24:15. 9-12. Para que aqueles que foram contratados primeiro vissem o que se fazia, o pagamento começou com os que foram contratados por último. Cada trabalhador recebeu um denário, sem considerar o seu tempo de serviço. 13,14. Para um dos que estava no grupo de murmuradores, o pai de família explicou que o contrato fora inteiramente cumprido. Quanto aos outros, a obrigação do dono da vinha para com eles era negócio que só a ele dizia respeito.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de setembro Dia 272  

Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel 24-25.  

Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras do conhecimento” (Provérbios 19:27).  

Pensamento BíblicoA Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios 15:44).  

Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 103  Nunca mais nasça fruto de ti. Foi dito com a solenidade de um julgamento condenatório. Embora...