1 de junho de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 20  14. Por entre todas as nações. Até aquele momento eles tinham sido dispersos principalmente pela Assíria e Babilônia. Se podemos aceitar que o texto tem todo o significado e sentido que aparenta, deve ser uma previsão da dispersão mundial dos judeus, devido a sua rejeição do Messias, a maior exibição de sua desobediência empedernida às palavras do Senhor e seus mensageiros. Ninguém passava por ela. A terra que antes fora um deleite agora seria abandonada e ficaria sem habitantes. Embora o inimigo levasse a efeito esta destruição, Israel tinha a responsabilidade disso, porque o seu pecado fora a causa. Zacarias 8 C. O Propósito Divino de Abençoar Israel. 8:1-23. 2. Tenho grandes zelos de Sião. A linha de pensamento exposta no capítulo 7 prossegue nesta passagem. Duas vezes Deus declara Seu continuado amor e preocupação por Israel (cons. cap. l). Grande indignação. Este amor deve tratar com ira aqueles que atrapalham o povo de Deus. 3. Voltarei para Sião. Deus está tão resolvido a retomar a Sião com bênçãos futuros que fala como se já o tivesse realizado. Cidade fiel. Este é o resultado da habitação do Senhor no meio dela. 4. Velhos e velhas. O quadro é de paz e segurança. Quando Israel temo devido relacionamento com o Senhor nas questões espirituais, as bênçãos temporais sempre se seguem. 5. Meninos e meninas. As guerras não se intrometerão para interromper as vidas e expectativas da juventude (com. Êxodo. 20:12; Deuteronômio. 33:6, 24). Sem dúvida alguns desses aspectos existiram no período dos Macabeus, mas as condições daquele tempo não foram suficientes para a realização total dessas promessas. Elas aguardam o seu cumprimento no reino do Messias (cons. Isaias. 65:20, 22). 6. Será também maravilhoso aos meus olhos? Embora essas predições pudessem parecer impossível aos homens, nada é maravilhoso demais para o Senhor (Gênesis. 18:14; Mateus. 19:26). 7. Da terra do oriente e da terra do ocidente. Israel deverá estar na Terra Prometida antes de perceber o propósito final de Deus para ela. A restauração da terra é um pré-requisito básico de acordo com o testemunho das Escrituras proféticas. A volta será de todos os cantos da terra (cons. Isaias. 11:11, 12; Amós 9:14, 15). 9. Sejam fortes as mãos de todos. As palavras de Ageu e Zacarias tinham a intenção de dar todo o encorajamento e esperança de que necessitavam os operários do Templo.(Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

1 de Junho Dia 152  

Leituras: Marcos 12:28-34; 1 Coríntios 15:12-19; Salmo 122; Eclesiastes 2:12-17; 2 Samuel 20-21.  

Versículo Especial“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 122:1).  

Pensamento BíblicoUma Fé Vazia (1 Coríntios 15:12-19). Algumas pessoas em Corinto negaram a ideia de que a morte é seguida pela ressurreição. Paulo mostrou que a sua posição retira do evangelho todo o significado. Se Cristo não se levantou, não há razão para servi-lo! Alguns hoje afirmam seguir a Cristo, ao mesmo tempo que negam a ressurreição. A deles, também, é uma fé vazia, sem esperança.  

Ação: Dê graças a Deus pela ressurreição e exaltação de Jesus Cristo. Sirva-o como alguém que tem uma bem fundada esperança no porvir.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

31 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 19  7. Não ouvistes vós. Por que eles se preocupariam com algo que Deus não tinha ordenado, quando eram do negligentes com aquilo que Ele exigira de maneira tão explícita tantas e tantas vezes através dos profetas pré-exílicos? É muito melhor obedecer a Deus em lugar de amontoar jejuns sobre jejuns (cons. Isaias. 58:1-9). A consciência carnal procura aliviar-se através de ordenanças formais, em lugar de tomar nota das visitações divinas relacionadas com o afastamento de Sua vontade revelada. O pecado era a causa do seu jejum. Se o pecado fosse abandonado, o jejum já não seria mais necessário. 9. Executar juízo verdadeiro. Os antigos profetas tinham todos se unido em seu testemunho referente à justiça prática na vida quotidiana. Deus se deleita na devida administração da justiça. A misericórdia e a compaixão entre os irmãos alegram o coração do Criador infinitamente misericordioso. 10. A viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre. Os menos afortunados e desprotegidos são sempre preocupação especial do Senhor; qualquer bondade para com eles é especialmente agradável aos seus olhos. Nem intente cada um em seu coração o mal contra o seu próximo. Ressentimento e ódio no coração contra o próximo estão claramente proibidos. A fé e a piedade devem andar de mãos dadas. A religião sem moral é inútil e um objeto de zombaria; a moral sem a verdadeira religião ou piedade não tem o devido fundamento e só temporariamente pode funcionar. 11. Eles, porém, não quiseram atender. Eis aqui um resumo da atitude de Israel através dos séculos diante do ministério dos profetas quando estes pregaram a fé, a piedade e a justiça social. 12. Daí veio a grande ira. Quando falharam as repetidas advertências e as solicitações amorosas, só restou a ira de Deus pelos impenitentes. Deus não pode abdicar da sua posição de Governador Moral do universo. Sua mensagem tem sido fielmente transmitida através do Espírito que dá energia às mãos, corações e bocas dos Seus servos, os profetas (cons. II Crônicas. 36:16). 13. Clamaram e eu não os ouvi. Eles experimentaram retribuição de acordo. Quando não quiseram ouvir os rogos de Deus para que obedecessem, ele recusou-se soberanamente a ouvir seus gritos de desespero, que brotavam apenas de sua amargura por causa das calamidades e não de verdadeiro arrependimento.( Que a paz do Mestre Jesus Esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

31 de Maio Dia 151

Leituras: Marcos 12:18-27; 1 Coríntios 15:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:1-11; 2 Samuel 19.  

Versículo EspecialO meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:2).  

Pensamento Bíblico: O Coração do Evangelho (1 Coríntios 15:1-11). Este capítulo contém uma das mais completas defesas da ressurreição de Jesus e de suas ramificações para seus seguidores. Paulo ofereceu estes fatos sobre Jesus: ì ele morreu, í foi sepultado e î levantou-se de novo. Em apoio de suas afirmações, ele ofereceu centenas de testemunhas ainda acessíveis aos seus leitores originais. Paulo sustenta que sua fé, seu trabalho e sua pregação eram todos baseados na verdade.  

Ação: Segure firme a verdade do evangelho. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

30 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 18  Zacarias 7 A. A Pergunta. 7:1-3. 1. No quarto ano. O quarto ano do reinado de Dario era o ano 518 A.C. O povo tinha trabalhado diligentemente no Templo, e a obra fizera muito progresso. Novos lares tinham sido edificados em Jerusalém, e as velhas cicatrizes da destruição tinham sido apagadas. 2. Foram enviados . . . para suplicarem a favor do SENHOR. A cidade de Betel enviara uma delegação a Jerusalém com dois propósitos: suplicar as bênçãos de Deus e perguntar a respeito dos jejuns nacionais. 3. Quinto mês. A pergunta era: Com todas as marcas da nova vida na economia nacional, seria necessário continuar jejuando e chorando no quinto mês como tinham feito durante os dias do exílio? O jejum no décimo dia do quinto mês comemorava o incêndio de Jerusalém em 586 A.C. (cons. Jeremias. 52:12, 13). Continua sendo atualmente o jejum mais importante dos judeus (com exceção do Dia da Expiação, que tem um propósito completamente diferente). A pergunta parecia indicar que o jejum era maçante e incômodo. B. A Lição Extraída da História. 7:4-14. 5. Acaso foi para mim que jejuastes, como efeito para mim? Com um golpe magistral esta pergunta arrasou com toda a pretensão e hipocrisia de seus fitos e cerimônias. Deus não instituíra este jejum; nem o faziam para glorificá-lo. Era feito para satisfação da carne. Deus não o tomava em consideração de modo algum. Naquele tempo, como agora, Deus desejava a verdade interior. O profeta acrescentou o jejum do sétimo mês em suas perguntas. Mais tarde ele acrescenta outros dois fatos (cons. 8:10), todos relacionados com a queda de Jerusalém sob o caldeu Nabucodonosor. No décimo mês Nabucodonosor cercou Jerusalém (II Reis 25:1); no quarto mês os inimigos entraram na cidade (II Reis 25:3, 4; Jeremias. 39:2); no quinto mês o Templo foi quebrado (II Reis 25:8, 9); e no sétimo mês Gedalias, o governador judeu de Judá, foi assassinado (II Reis 25:23-25). 6. Não é para vós mesmos que comeis? Em suas festas, como em seus jejuns, manifestava-se a sua perspectiva egoísta. Quer numa prática quer na outra, eram fariseus e autossuficientes.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre suja vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

30 de Maio  Dia 150  

Leituras: Marcos 12:13-17; 1 Coríntios 14:27-40; Salmo 120; Eclesiastes 1:12-18; 2 Samuel 17-18.  

Versículo Especial“Porque Deus não é de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33).  

Pensamento Bíblico: Edificação e Ordem (1 Coríntios 14:27-40). Ainda que nem todas as minúcias da assembleia descrita aqui se repitam hoje em dia, esta passagem bem ilustra alguns princípios importantes, incluindo-se: 

   Uso das habilidades para edificar e encorajar.

   Reconhecimento de que Deus traz paz e não confusão.

   Observação da vontade de Deus que as mulheres estejam sujeitas aos homens.

   Prática da ordem na adoração de Deus.  

Ação: Use suas habilidades para glorificar reverentemente a Deus. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

28 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 17  I. A Coroação de Josué. 6:9-15. 10. De Heldai, de Tobias e de Jedaías. Como uma espécie de pós[1]escrito às visões noturnas, o profeta conclui com um ato simbólico. Três homens vieram como uma delegação da Babilônia à casa de Josias, o filho de Sofonias, com um presente dos exilados para a construção do Templo que ora se processava. No mesmo dia. Este é o dia de 1:7; naquela noite o profeta recebeu a série de visões. 11. Coroas. O original indica uma coroa esplêndida feita de diversas argolas, pois destinava-se apenas para a cabeça de Josué. Como no capítulo 3 ele é um tipo do Messias, tanto no seu nome como no seu ofício. O sacerdócio levítico estipulava que não houvesse coroação do sumo sacerdote. Uma coroa não faz parte do seu ministério ou ofício. Uma mitra pertencia ao ofício sacerdotal, uma coroa ao ofício real. 12. Cujo nome é Renovo. A figura do Messias em 6:12, 13 tem sido aclamada como a mais inclusiva do V.T. A ideia contida em Renovo é a de humildade e simplicidade. Do seu lugar. Ele se originará quanto à sua humanidade, de sua terra natal; ele não será de origem estrangeira. O templo do SENHOR. Este não é o Templo restaurado daquele tempo, pois Zorobabel recebeu a promessa de completá-lo (cons. cap. 4). É o Templo Milenial de Ezequiel 40 a 48. 13. Será sacerdote no seu trono. À verdadeira maneira de Melquisedeque (cons. Hebreus. 5:10). Ele será um Rei-Sacerdote (cons. Salmos. 110:4). Os conceitos de permanência, segurança e expiação consumida encontram-se todos aqui. Reinará perfeita união entre ambos os ofícios. Em uma só pessoa haverá reunião das dignidades sacerdotais e reais; essas duas funções se mesclarão na Pessoa do Messias. 14. Como memorial. A coroa devia ser guardada como memorial da piedosa preocupação da delegação (e daqueles que representava) pelas coisas de Deus.15. Aqueles que estão longe. Zacarias vê agora a delegação que veio da Babilônia como representante dos gentios que virão no reino do Messias para construir o Templo do Senhor (cons. Isaias. 60:10, 11). III. Perguntas Referentes ao Jejum. 7:1 - 8:23.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Maio  Dia 148  

Leituras: Marcos 11:27-33; 1 Coríntios 14:10-19; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:1-8; 2 Samuel 13-14.  

Versículo Especial“As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119:160).  

Pensamento Bíblico: A Vida Segue (Eclesiastes 1:1-8). Um dos mais desconcertantes livros da Bíblia começa falando dos períodos que observamos na vida na terra. As gerações vêm e vão. O sol se levanta e se põe diariamente. As correntes do vento e do mar correm em seus circuitos. A vida segue.  

Se nossa sabedoria for limitada à observação de fenômenos da natureza, nossa existência se torna uma vida sem graça. É interessante que as filosofias pagãs são frequentemente descritas como rodas, girando em repetidas voltas sem fim. Alguns até “reciclam” a alma, através da reencarnação. A mensagem de Eclesiastes se desdobra mais além, mas nós finalmente vemos que há um outro aspecto de nossa existência, que altera esta ciranda. “O espírito voltará a Deus” (Eclesiastes 12:7). Não somos recicláveis: nossas almas são eternas!  

Ação: Ande hoje com sua vida vista na perspectiva da eternidade.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

27 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 15 11. Na terra de Sinear. A referência é à Babilônia (cons. Gênesis. 10:10, 11; 11:2; Isaias. 11:11). Era a região onde os homens pela primeira vez se uniram para se rebelarem generalizadamente contra Deus. Nas Escrituras ela representa confusão em questões espirituais, idolatria, impureza moral (cons. Apocalipse. 17:3-5). A Babilônia culmina em tudo o que se opõe a Deus e à Sua justiça na terra. A impiedade de toda sorte, inclusive a de Israel, encontrará o seu lugar ali. Zacarias 6 H.A Visão das Carruagens. 6:1-8. 1. Eis que quatro carros saíam. A visão dos carros completa a série vista por Zacarias em uma só noite. Conclui a ideia do que foi apresentado na primeira visão. Os carros evidentemente punham em ação o juízo decretado pelo Senhor. Considerando que os carros eram empregados na guerra, o propósito deles na visão está claro. O número quatro não se refere aos quatro poderes mundiais de Daniel, pois as quatro observações geográficas nesta passagem não se aplicam às monarquias de Daniel 2 e 7. Antes, representam os agentes divinos através dos quais ele está para derramar o juízo sobre os adversários de Israel. Dentre dois montes. O original emprega o artigo definido, os dois montes; isto é, o Monte Moriá e o Monte das Oliveiras. Os carros corriam pelo Vale de Josafá. 2. Cavalos . . . vermelhos. Representam a guerra. Cavalos . . . pretos. Calamidade é provavelmente o que se pretende indicar. 3. Brancos. Vitória e alegria estão simbolizadas por esta cor. Baios. Possivelmente pragas e pestes estão indicadas por esta cor. 5. Que saem donde estavam perante o SENHOR. Cada agente saía para realizar a vontade de Deus relativamente ao seu objetivo particular. 8. Fazem repousar o meu Espírito na terra do norte. A ira de Deus foi aquietada na terra do norte, ou Babilônia. (Embora não fosse realmente ao norte de Israel, a Babilônia era alcançada viajando-se em direção norte.) O remanescente fora libertado do governo babilônico através do juízo de Deus pela instrumentalidade de Ciro. Mas, embora a Babilônia fosse subjugada por Ciro, revoltou-se no quinto ano de Dado, que a devastou e despovoou sumariamente,( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Maio  Dia 147  

Leituras: Marcos 11:15-26; 1 Coríntios 14:1-9; Salmo 119:129-144; Provérbios 31:24-31; 2 Samuel 11-12.  

Versículo Especial“Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima” (Salmo 119:140).  

Pensamento BíblicoJesus Limpa o Templo (Marcos 11:15-19). Temos tantas vezes visto um retrato deformado de Jesus, como um fraco, de fala mansa. O retrato verdadeiro da Bíblia é muito diferente. Jesus expulsou do templo, violentamente, os negociantes (realmente, em duas ocasiões diferentes). O mesmo Jesus, agora, possui todo o poder, e levará os ímpios  a um julgamento de ira.  

Ação: Certifique-se de que o templo de sua vida está limpo, de modo que Jesus não tenha que limpá-lo em ira! ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

26 de maio de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 14  Zacarias 5 F. A Visão do Rolo Volante. 5:1-4. 1. Um rolo volante. Um rolo, nas Escrituras, é o veículo da transmissão de declaração de sentença (cons. Ezequiel. 2:9, 10; Apocalipse. 5:1 e 10:2 no contexto). Antes de Israel se tornar a luz do mundo (capítulo 4), ela trilha de ser julgada individualmente e nacionalmente pelo pecado. 2. De comprido. O rolo devia estar desenrolado para que as suas dimensões e conteúdo fossem visíveis. O fato de estar voando indica que sua revelação logo se faria realizar sobre os ímpios. 3. Esta é a maldição que sai pela face de toda a terra. A aliança mosaica incluía uma maldição para o transgressor (Deuteronômio. 27:15-26; 28:15- 68). Esta maldição ameaçava e pairava sobre a terra e o povo de Israel, aos quais a Lei fora dada (cons. Êxodo. 20:1,2). Furtar. O furto era violação do mandamento central da segunda tábua da lei; jurar falsamente pelo nome de Deus era transgressão ao mandamento centrar da primeira tábua. Os homens que transgrediam esses mandamentos eram falsos para com Deus e o homem. Esses dois mandamentos são usados representativamente para toda a lei de Moisés. 4. E a consumia. A maldição não se desviará; encontrará o culpado e o extirpará, raízes e ramos. G. Visão da Mulher no Efa. 5:5-11. 6. Um efa. O efa era a medida maior em uso pelos judeus. Foi empregada aqui simbolizando o aparecimento do mal na terra; conforme os grãos são reunidos em uma medida, assim os ímpios da terra serão reunidos para disposição final. 7. Eis que foi levantada a tampa de chumbo. Isto foi feito a fim de permitir ao profeta a visão do conteúdo do efa. Uma mulher. Em Provérbios. 2:16 e 5:3, 4, a iniquidade foi comparada à uma mulher. O feminino é usado em hebraico para transmitir ideias abstratas. No N.T., a perversidade é encabeçada pelo "homem do pecado" (II Tessalonicenses. 2:3). 8. Pôs o peso de chumbo. Evidentemente isto foi feito para impedir que a mulher fugisse do lugar de seu confinamento. 9. Saíram duas mulheres. Elas fazem parte da imagem retórica; são duas por causa do peso que tinham de carregar entre elas.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

26 de Maio  Dia 146  

Leituras: Marcos 11:1-14; 1 Coríntios 13; Salmo 119:113-128; Provérbios 31:17-23; 2 Samuel 9-10.  

Versículo Especial“Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe” (Salmo 119:116).  

Pensamento Bíblico: O Amor Definido em Ação (1 Coríntios 13:1-8). O amor é mais do que atitude ou atração, ele é ação. Examine a aplicação das palavras de Paulo, em 1 Coríntios 13:4-8. O amor engloba todas as qualidades que deveriam ser aparentes na vida de um filho de Deus. Estes versículos ajudam-nos a apreciar o significado de Mateus 22:36-40, onde Jesus nos diz que nosso serviço pode ser resumido em amor a Deus e amor ao próximo.  

Ação: Mostre amor conforme seu modo de viver.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 93  9, 10. Não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (conf. com 5:31). Se fornicação deve s...