12 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 6 A árvore genealógica dos Evangelhos Quando pensamos na forma como chegaram a ser escritos os Evangelhos, devemos retornar imaginariamente para uma época em que no mundo não havia livros impressos. Os Evangelhos foram escritos muito tempo antes que se inventasse a imprensa; quando cada livro devia ser escrito à mão cuidadosamente e com grande trabalho. É evidente que nessa época só existiam umas poucas cópias de cada livro. Como sabemos, ou como deduzimos que Marcos foi o primeiro de todos os Evangelhos? Quando lemos os Evangelhos, embora o façamos em uma tradução moderna, damo-nos conta de que há entre eles extraordinárias similitudes. Contêm os mesmos feitos, muito frequentemente contados com as mesmas palavras; e transmitem os ensinos de Jesus em versões quase idênticas. Se compararmos a história da alimentação dos cinco mil nos três Evangelhos (Marcos 6:30-44; Mateus 14:12-21; Lucas 9:10-17), vemos que é narrada quase exatamente com as mesmas palavras e do mesmo modo. Um exemplo muito claro desta característica é a história do paralítico (Marcos 2:1-12; Mateus 9:1-8; Lucas 5:17-26). Estes claros relatos são tão similares que até um pequeno parêntese – "diz então ao paralítico" – aparece nos três Evangelhos exatamente no mesmo lugar. As correspondências entre os três Evangelhos são tantas e tão próximas que nos vemos obrigados ou informar uma das duas conclusões seguintes. Ou os três extraem seus materiais de uma fonte comum, ou dois dos três se apoiam no terceiro. Quando examinamos o assunto mais de perto, vemos que Marcos pode dividir-se em 105 passagens. Destas 105 passagens, 93 aparecem em Mateus e 81 em Lucas. Somente quatro não estão incluídos em Mateus ou em Lucas. Mais convincente ainda é o seguinte. Marcos tem 661 versículos; Mateus 1.068 versículos; Lucas 1.149 versículos. Dos 661 versículos de Marcos, Mateus reproduz não menos de 606. Às vezes modifica ligeiramente as palavras, mas chega a copiar 51 por cento das palavras que usa Marcos. Lucas reproduz 320 versículos dos 661 de Marcos, e usa 53 por cento do texto literal deste Evangelho. Há 55 versículos do Marcos que não se encontram em Mateus, mas Lucas utiliza 31 destes. O resultado é que há somente 24 versículos de Marcos que não se encontram, também, em Mateus ou Lucas. Isto faz muito verossímil que Mateus e Lucas tenham usado a Marcos como base de seus respectivos Evangelhos. Porém há outra maneira que confirma a hipótese. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de novembro Dia 316  

Leituras: João 10:1-6; 1 Pedro 2:13-25; Salmo 114; Provérbios 29:1-7; Zacarias 11-12.  

Versículo Especial“Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1 Pedro 2:15).  

Pensamento Bíblico“Para Seguirdes os Seus Passos” (1 Pedro 2:18-25). Jesus viveu uma vida sem pecado, no meio de um mundo mau. Essa ausência de pecado qualificou-o para ser o sacrifício perfeito pelos nossos pecados (veja Hebreus 10:10).  

Pedro salienta outro benefício da ausência de pecado em Cristo: Ele nos capacita a viver pela justiça. O valor da vida de Cristo não termina quando nossos pecados são lavados pelo batismo (veja Atos 22:16). Ele continua, quando enfrentamos a tentação no dia-a-dia. Tiramos força de seu exemplo de paciência na desgraça. O escritor de Hebreus descreve a vitória de Jesus também por: 1. Destruir o Diabo, 2. Livrar-nos da servidão do pecado e 3. Ajudar aqueles que são tentados (Hebreus 2:14-18).  

Ação: Enfrente as aflições de hoje com o auxílio do exemplo perfeito de Jesus Cristo. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 5 Resulta-me impossível deixar passar outra edição destes livros sem expressar minha mais profunda e sincera gratidão à Comissão de Publicações da Igreja de Escócia por me haver outorgado o privilégio de começar esta série e depois continuar até completá-la. E em particular desejo expressar minha enorme dívida de gratidão ao presidente da comissão, o Rev. R. G. Macdonald, O.B.E., M.A., D.D., e ao secretário e administrador desse organismo editar, o Rev. Andrew McCosh, M.A., S.T.M., por seu constante estímulo e sua sempre presente simpatia e ajuda. Quando já se publicaram vários destes volumes, nos ocorreu a ideia de completar a série. O propósito é fazer que os resultados do estudo erudito das Escrituras possam estar ao alcance do leitor não especializado, em uma forma tal que não se requeiram estudos teológicos para compreendê-los; e também se deseja fazer que os ensinos dos livros do Novo Testamento sejam pertinentes à vida e ao trabalho do homem contemporâneo. O propósito de toda esta série poderia resumir-se nas palavras da famosa oração de Richard Chichester: procuram fazer que Jesus Cristo seja conhecido de maneira mais clara por todos os homens e mulheres, que Ele seja amado mais entranhadamente e que seja seguido mais de perto. Minha própria oração é que de alguma maneira meu trabalho possa contribuir para que tudo isto seja possível. INTRODUÇÃO A MARCOS Os evangelhos sinóticos Os primeiros três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, são conhecidos geralmente como os evangelhos sinóticos. A palavra sinótica provém de duas palavras gregas que significam ver conjuntamente; e estes três Evangelhos se chamam sinóticos porque se podem colocar em colunas paralelas e ver desse modo "conjuntamente" seus materiais comuns. Poderia afirmar-se que entre os três, Marcos é o mais importante. Poderia continuar a argumentação, e afirmar que o Evangelho de São Marcos é o Livro mais importante do mundo, porque quase todos estão de acordo em que Marcos é o mais antigo dos Evangelhos, e, portanto, é a primeira vida de Jesus que chega até nós. Marcos pode não ter sido o primeiro homem que escreveu uma vida de Jesus. Sem lugar a dúvida, houve intentos mais singelos de pôr por escrito a história da vida de Jesus; mas seu Evangelho é certamente a "biografia" de Jesus mais antiga que chegou até nós.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


11 de novembro Dia 315  

Leituras: João 9:35-41; 1 Pedro 2:1-12; Salmo 113; Provérbios 28:22-28; Zacarias 9-10.  

Versículo Especial“Também vós mesmas, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).  

Pensamento Bíblico: Pedra Angular ou Pedra de Tropeço? (1 Pedro 2:4-10). Pessoas diferentes veem Jesus de modo diferente. Para muitos, ele é uma pedra de tropeço, um incômodo embaraçoso no seu caminho.  Para outros, ele é a pedra angular do alicerce sobre a qual a vida é edificada. Pedro nos lembra deste contraste fundamental entre os cristãos e o mundo. Se temos um alicerce diferente, é claro que seremos diferentes em toda a nossa estrutura. Esta diferença aparecerá na maneira em que vivemos. Os cristãos não agem como os servos de Satanás!  

 Ação: Certifique-se de que está construindo sobre o alicerce certo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

10 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 3 PREFÁCIO Tenho muitas dívidas que devo reconhecer. É assim que o Evangelho de Marcos foi muito afortunado quanto a seus comentaristas, e o material que nos legaram é realmente inapreciável em seu valor. Por sua vez o International Critical Commentary deixou a desejar, pois o volume sobre Marcos na série por Ezra P. Gould, que fora um trabalho inadequado, acha-se hoje ultrapassado. Dos Comentários que demandam pouco ou nada de grego, o volume a respeito de Marcos na Bíblia de Clarendon é excelente. O escrito por A. E. J. Rawlinson, Westminster Commentary, é um dos melhores em idioma inglês. O Moffatt Commentary por B. Harvie Branscomb não é o útil bastante para o leitor comum, como o são outros volumes nesta incomparável série. Duas das mais recentes obras sobre Marcos, The Gospel According to Saint Mark, por R. H. Lightfoot e A Study in Mark de Austin Farrer, são duas obras mais para o estudioso que para o público em geral. No texto grego há dois dos mais grandiosos Comentários: o escrito pelo H. B. Swete no Macmillan Commentary, que fora publicado em 1898, embora resulte ainda indispensável, e esse monumento de erudição chamado Commentary on Mark, publicado em 1952 pelo Dr. Vincent Taylor, possuidor de uma tal envergadura que pode ser cotejado com os maiores Comentários de todos os tempos. Marcos (William Barclay) 3 Eu, agora, redescobri quão excelente obra é o Evangelho de Marcos. "A arte", disse um crítico romano, "está oculta em algumas obras de modo que à medida que se aprofunda se vai revelando mais e mais". E é somente quando a gente vive com Marcos e o estuda durante meses que nos damos conta cabal de que grande artista ele foi. É minha esperança e minha oração que este livro não só seja adequado para capacitar os leitores a conhecer melhor o Evangelho de Marcos, mas também aproximá-los do Senhor e Salvador cuja vida Marcos viu de perto, sentindo-se inspirado a escrever. William Barclay Trinity College, Glasgow, novembro, 1955. INTRODUÇÃO GERAL Pode dizer-se sem faltar à verdade literal, que esta série de Comentários bíblicos começou quase acidentalmente. Uma série de estudos bíblicos que estava usando a Igreja de Escócia (Presbiteriana) esgotou-se, e se necessitava outra para substituí-la, de maneira imediata. Fui solicitado a escrever um volume sobre Atos e, naquele momento, minha intenção não era comentar o resto do Novo Testamento. Mas os volumes foram surgindo, até que o encargo original se converteu na ideia de completar o Comentário de todo o Novo Testamento. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


10 de novembro Dia 314  

Leituras: João 9:24-34; 1 Pedro 1:13-25; Salmo 112; Provérbios 28:15-21; Zacarias 7-8.  

Versículo Especial“Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmas em todo o vosso procedimento” (1 Pedro 1:15).  

Pensamento BíblicoSeja Santo Porque Jesus Morreu (1 Pedro 1:13-19). Pedro faz um apelo por um viver santificado baseado em:  

    A santidade de Deus (vs. 15-16);

    A justiça de Deus (v. 17); e

    O preço da redenção: o sangue de Cristo (vs. 18-19).

A mensagem deveria ser clara: Deus não nos criou e redimiu para que pudéssemos jogar fora nossas vidas no pecado. Ele quer que sejamos puros.  

Ação: “Tornai-vos santos vós mesmos em todo vosso procedimento.”(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

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