5 de julho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA



 5 de Julho Dia 186

Leituras: Lucas 5:1-11; Gálatas 2:1-10; Salmo 5; Provérbios 1:28-33; Jó 11-12.  

Versículo Especial: “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (Salmo 5:3).  

Pensamento Bíblico: O Custo da Ignorância (Provérbios 1:28-33). Devemos procurar a sabedoria e o conhecimento que Deus oferece, mesmo assim alguns escolherão ignorá-los. Eles podem não ver razão para seguir o caminho do Senhor. Deus diz aqui que ele permitirá que a sua negligência da verdade produza seu fruto. Aqueles que rejeitam a verdade sofrerão as conseqüências de sua loucura cega. A ignorância custa caro!  

Ação: Ouça a Deus, de modo que você possa habitar seguro (Provérbios 1:33).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 341 Quando lemos Atos achamos que o lugar de reunião e o quartel geral da Igreja em Jerusalém ao que parece era a casa da Maria, a mãe de João Marcos (Atos 12:12). Agora, se for assim, é ao menos provável que o aposento alto no qual se comeu a Última Ceia fosse o mesmo aposento na casa da mãe de Marcos. Não podia haver outro lugar que fosse mais naturalmente o centro da Igreja. Se podemos dar isto por certo, há duas possibilidades. (1) Pode ser que Marcos estivesse presente na Última Ceia. Era jovem, quase um menino, e talvez ninguém advertiu sua presença. Mas ele estava fascinado por Jesus, e quando a companhia saiu ele se deslizou atrás deles quando devia ter estado na cama, com apenas um lençol sobre o seu corpo. Talvez estivesse todo o tempo nas sombras olhando e escutando. Isto em realidade explicaria uma coisa. De onde veio o relato do Getsêmani? Se os discípulos estavam aferrados no sono, como alguém pôde saber sobre a luta íntima que Jesus liberou ali? Pode ser que a única testemunha não fosse outro senão Marcos, silencioso entre as sombras, contemplando com a reverência de um moço ao maior herói que tinha conhecido. (2) A teoria alternativa é esta. Começa também com a hipótese de que se comeu a Última Ceia em casa da mãe de Marcos. Pelo relato do João sabemos que Judas abandonou a reunião antes que terminasse a refeição (João 13:30). Pode ser que Judas quisesse conduzir a polícia do templo ao aposento alto para que, prendessem secretamente a Jesus. Mas quando voltou com a polícia, Jesus e seus discípulos tinham ido. Naturalmente houve discussão e recriminações. O bulício despertou a Marcos. Ouviu que Judas propunha ir ao jardim do Getsêmani. Rapidamente, Marcos se envolveu no lençol e correu em meio da noite ao jardim, para advertir a Jesus. Mas chegou muito tarde, e no alvoroço que seguiu quase o prendem também a ele. Seja qual for a verdade, podemos considerar bastante seguro que Marcos introduziu estes dois versículos porque se tratava dele mesmo. Era muito humilde para pôr o seu nome, mas desta maneira pôs sua assinatura, e disse, para fosse possível ler nas entrelinhas: "Eu também, sendo um jovem, estive ali." (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

4 de julho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Julho Dia 185  

Leituras: Lucas 4:38-44; Gálatas 1:11-24; Salmo 4; Provérbios 1:20-27; Jó 9-10.  

Versículo Especial: “Quem faz grandes cousas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar” (Jó 9:10).  

Pensamento Bíblico: Confiando em Deus, ao Enfrentar Provações (Salmo 4). Davi teve sua porção de privações, incluindo-se maus tratos imerecidos de outros. Este Salmo revela alguns dos seus princípios para enfrentar tais aflições. Davi entendia a necessidade de:  Orar,  Conter a raiva, î Manter uma atitude calma,  Confiar no Senhor, a única fonte infalível de segurança e conforto.  

As mesmas práticas nos ajudarão a tirar vantagem de nossas piores dificuldades. 

Ação: “Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor” (Salmo 4:5).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 340 (2) Ali está a turba. Seus integrantes eram enviados pelos principais sacerdotes, os escribas e os anciãos. Estas eram as três seções do Sinédrio, a corte suprema dos judeus, e Marcos quer dizer que vinham de parte do Sinédrio. Até sob a jurisdição romana o Sinédrio tinha certos direitos e deveres de polícia em Jerusalém e tinha sua própria força policial. Sem dúvida a esta se havia agregado no caminho uma enorme chusma matizada. De alguma maneira Marcos consegue mostrar a excitação dos que foram realizar a detenção. Talvez fossem preparados para derramar sangue e estavam nervosos e tensos. Deles emanava terror, não de Jesus. (3) Ali está o homem do intento desesperado que tirou sua espada e desfechou um golpe. João (18:10) nos diz que foi Pedro. E é algo digno de Pedro, mas Marcos provavelmente omite o nome porque ainda não era seguro escrevê-lo. Pode ser equivocado tirar uma espada e dar um golpe num homem, mas de alguma maneira nos alegra que houvesse alguém que, ao menos em um impulso do momento, estivesse disposto a dar um golpe por Jesus. (4) Ali estavam os discípulos. Seus nervos estalaram. Não puderam enfrentar a situação. Francamente, tiveram medo de que eles também corressem a sorte de Jesus, e fugiram. (5) Ali estava Jesus. E o estranho é que em toda esta desordenada cena Jesus é o único oásis de serenidade. Ao ler o relato temos a impressão de que era Ele, e não a polícia do Sinédrio, quem dirigia as coisas. Para Ele tinha terminado a luta no jardim, e agora ficava a paz do homem que sabe que está seguindo a vontade de Deus. “UM JOVEM” Marcos 14:51-52 Estes dois versículos são estranhos e fascinantes. À primeira vista parecem totalmente sem importância. Não parecem acrescentar nada ao relato e, entretanto, alguma razão deve haver para que estejam onde estão. Na Introdução vimos que Mateus e Lucas usaram Marcos como base de seus trabalhos e que incluem em seus Evangelhos virtualmente tudo o que Marcos contém. Mas não incluem estes dois versículos. Isto pareceria indicar que este incidente era interessante para Marcos, mas não para outros. Por que, então, está aqui? E por que este incidente era tão interessante para Marcos que sentiu que devia incluí-lo? A resposta mais provavelmente certa é que o jovem de que se trata era o próprio Marcos, e que esta é sua maneira de dizer: "Eu estive ali", sem mencionar o seu nome. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

3 de julho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de Julho Dia 184  

Leituras: Lucas 4:31-37; Gálatas 1:1-10; Salmo 3; Provérbios 1:15-19; Jó 6-8. 

Versículo Especial: “Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde” (Salmo 3:4).  

Pensamento Bíblico: O Evangelho que Paulo Pregou (Gálatas 1:1-10). Paulo abre esta carta com uma lembrança do que sua mensagem era:

   De Deus, não dos homens.

   A respeito da salvação pela graça de Deus.

   O evangelho de Deus, que não é para ser contaminado ou substituído por outro evangelho, mesmo que esse diferente evangelho venha diretamente de um anjo do céu.  

Ação: Quando você ler sua Bíblia, hoje, lembre-se de que ela contém o evangelho de Jesus Cristo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 338 Certas coisas são evidentes a respeito de Jesus nesta passagem. (1) Ele não queria morrer. Tinha trinta e três anos e ninguém quer morrer quando a vida está abrindo-se aos melhores anos. Tinha realizado tão pouco, e havia um mundo aguardando ser salvado. Sabia o que era a crucificação, e se estremecia diante dela. A cruz teria perdido todo seu valor se tivesse sido fácil para Jesus. Ele teve que obrigar-se a continuar, o mesmo que nós temos que fazer tantas vezes. (2) Ele não entendia cabalmente por que tinha que acontecer isso. Só sabia sem a menor duvida que era a vontade de Deus, e que devia seguir em frente. Também Jesus teve que fazer essa grande aventura de fé, teve que aceitar – como tão freqüentemente nós temos que fazê-lo – o que não podia entender. (3) Ele se submeteu à vontade de Deus. Abba é uma palavra aramaica que significa meu Pai. E só esta palavra é a que faz toda a diferença. Jesus não estava submetendo-se a um Deus que se divertia cinicamente com os homens. Não estava submetendo-se a um Deus que era um férreo destino. Até nesta hora terrível, quando lhe estava fazendo tão terrível exigência, Deus era seu Pai. Se podemos chamar Deus de Pai, tudo fica suportável. Muitas vezes não entenderemos, mas sempre estaremos seguros de que "A mão do Pai nunca ocasionará a seu filho uma lágrima desnecessária". Jesus sabia disso. Por isso pôde seguir em frente, e o mesmo pode acontecer a nós. Devemos notar como termina a passagem. O traidor e sua turma tinham chegado. Qual foi a reação de Jesus? Não escapar, embora na escuridão da noite tivesse sido fácil fazê-lo. Sua reação foi enfrentá-los. Até o final, Ele não evitaria o encontro nem daria as costas. A DETENÇÃO Marcos 14:43-50 Aqui se desenvolve um tremendo drama, e, até no lacônico estilo do Marcos, os personagens se destacam. (1) Ali está Judas, o traidor. Sabia que as pessoas conheciam de vista a Jesus bastante bem; mas se deu conta de que no lusco-fusco dojardim, com a sombra das árvores salpicada de poços de luz pela chama das tochas, necessitariam uma indicação definida de quem deviam prender. E escolheu a mais terrível dos sinais: um beijo. Era costume saudar um rabino com um beijo. Era um sinal de afeto e respeito para com um superior amado. Mas aqui há algo terrível. Quando Judas diz: "Ao que eu beijar, esse é", usa a palavra filein que é o termo comum. Mas quando se diz que se adiantou e beijou a Jesus a palavra é katafilein. Agora, kata é intensivo e katafilein é a palavra para beijar como um amante beija a sua amada. O sinal da traição não foi um beijo simplesmente formal de respeitosa saudação. Foi o beijo de um amante. Este é o fato mais horrendo e terrível de todo o relato dos Evangelhos. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

2 de julho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de Julho Dia 183  

Leituras: Lucas 4:14-30; 2 Coríntios 13; Salmo 2; Provérbios 1:8-14; Jó 3-5.  

Versículo Especial: “Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor” (Salmo 2:11).  

Pensamento Bíblico: Nações Enfurecidas (Salmo 2). O povo do mundo é, aqui, descrito como nações que desafiam a autoridade de Jeová e seu Filho. Eles se enfurecem e conspiram contra ele, procurando libertar-se dos constrangimentos de sua autoridade. Mas a sua rebelião é fútil, pois Deus se senta e “ri” dos seus débeis esforços para atrapalhar seus planos.  

Esta passagem foi aplicada pelos primeiros cristãos para explicar sua perseguição (veja Atos 4:24-31). Ela mostra que, a despeito da rebelião dos ímpios, Jesus Cristo, de fato, governa o mundo!  

Ação: Lembre-se de que Jesus Cristo é o Rei dos Reis. Sirva-o com reverência e mostre aos outros a necessidade de obedecerem a sua vontade.(Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Marcos (William Barclay) 337 Pedro estava muito seguro. Tinha esquecido as armadilhas que a vida pode tender aos melhores homens. Tinha esquecido que os melhores podem escorregar e cair em um lugar escorregadio. Tinha esquecido sua própria debilidade humana e a força das tentações do diabo. Mas terá que recordar uma coisa com relação a Pedro: tinha o coração bem firme. Melhor ser um Pedro com um coração inflamado de amor, embora esse amor falhasse por um momento, e vergonhosamente, que um Judas com um coração frio de ódio. Aquele que em sua vida nunca quebrantou uma promessa, que nunca faltou a um compromisso em pensamento ou ação, que condene a Pedro. Pedro amava a Jesus, e embora o amor falhou, voltou a renascer. FAÇA-SE A TUA VONTADE Marcos 14:32-42 Esta é uma passagem que quase tememos ler, porque lê-la .pareceria intrometer-se na intimidade da agonia de Jesus. Ter permanecido no aposento alto teria sido perigoso. Com as autoridades buscando-o e com Judas decidido a traí-lo, o aposento alto poderia ser invadido em qualquer momento. Mas Jesus tinha outro lugar aonde dirigir-se. O fato de que Judas soubesse buscá-lo no Getsêmani indica que Jesus acostumava ir ali. Em Jerusalém não havia jardins. A cidade estava muito lotada, e havia uma estranha lei que proibia poluir o chão sagrado com esterco para os jardins. Mas algumas das pessoas ricas e acomodadas possuíam jardins privados nos subúrbios, no Monte das Oliveiras, onde descansavam. Jesus teria algum amigo rico que lhe dava o privilégio de usar seu jardim de noite. Quando Jesus se dirigiu ao Getsêmani desejava ardentemente duas coisas. Queria comunhão humana e comunhão com Deus. "Não é bom que o homem esteja só", disse Deus no princípio (Gênesis 2:18). Em momentos de prova precisamos de alguém ao nosso lado. Não que necessitemos que nos faça algo, nem sequer falar com eles ou que eles nos falem. Só queremos que estejam ali. Isto ocorreu com Jesus. E é muito estranho que homens que pouco antes tinham afirmado estar dispostos a morrer por Ele, não pudessem permanecer despertos por Ele durante uma hora. Mas ninguém pode culpá-los, porque a excitação e a tensão tinham esgotado suas forças e seu poder de resistência. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

1 de julho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Julho Dia 182  

Leituras: Lucas 4:1-13; 2 Coríntios 12:11-21; Salmo 1; Provérbios 1:1-7; Jó 1-2.  

Versículo Especial: “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem” (Lucas 4:4).  

Pensamento Bíblico: Enfrentando Aflições (Jó 1). Ensinamentos, a colher em Jó 1, incluem:

   Não se considere com direito às bênçãos; elas são dádivas de Deus.

   Boas pessoas sofrem nesta vida.

   Deus não pode ser considerado culpado.

   Satanás tem poder para afligir, porém não acima de nossa capacidade de suportar (veja 1 Coríntios 10:13).

   O sofrimento, às vezes, não tem explicação imediata.  

Ação: Enfrente suas aflições com fé em Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 336 O FRACASSO DOS AMIGOS Marcos 14:27-31 Algo tremendo a respeito de Jesus é que não havia nada para o qual não estivesse preparado. A oposição, a incompreensão, a inimizade dos religiosos ortodoxos de seus dias, a traição de um dos de seu próprio círculo íntimo, a dor e a agonia da cruz: para tudo estava preparado. Mas possivelmente o que mais lhe doeu foi o fracasso de seus amigos. Quando alguém se encontra em dificuldades é quando mais necessita de seus amigos, e precisamente nessas circunstâncias foi quando os amigos de Jesus o deixaram sozinho e o abandonaram. Não houve nada em toda a gama da dor física e a tortura mental pela qual Jesus não passasse. Sir Hugo Walpole escreveu uma grande novela titulada Fortaleza. É a história de um personagem chamado Pedro, cujo credo era: "Não é a vida o que importa, e sim a coragem que alguém põe nela." A vida fez todo o possível a Pedro. No final, no topo de sua própria montanha, Pedro ouviu uma voz: "Bendita seja a dor e o tortura e toda tortura do corpo. Bendita seja toda perda e o fracasso dos amigos e o sacrifício do amor. Bendito seja todo fracasso e a ruína de toda esperança terrestre. Bendita seja toda tristeza e toda tortura, vicissitudes e resistências que reclamam coragem. Benditas sejam estas coisas, porque destas coisas se faz um homem." E Pedro se prostrou em oração: "Faça de mim um homem... que não tenha medo de nada, que esteja disposto a tudo. Amor, amizade, êxito... que eu os tome se vierem, que não me importe se estas coisas não são para mim. Faça-me valente. Faça-me valente." Jesus tinha superlativamente, mais que nenhum outro que jamais tenha vivido, esta qualidade da fortaleza, essa capacidade para permanecer de pé quaisquer que fossem os golpes que a vida lhe assestasse, essa serenidade quando não havia mais que angústia por trás e tortura pela frente. Inevitavelmente nos achamos uma e outra vez retendo o fôlego diante do heroísmo de Jesus.  Quando Jesus predisse este trágico fracasso da lealdade, Pedro não pôde acreditar que chegasse a acontecer. Há uma lição no termo “vos escandalizareis” que Jesus usou. O verbo grego skandalizein vem da palavra skandalon ou skandaletron que significa o sebo de uma armadilha, o pau para o qual era atraído o animal e que soltava a armadilha quando o pisava. De modo que a palavra skandalizein devia significar caçar com armadilha, ou fazer alguém cair por meio de alguma trapaça ou engano. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

30 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Junho Dia 181  

Leituras: Lucas 3:23-28; 2 Coríntios 12:1-10; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; 2 Reis 24-25. 

Versículo Especial: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13).  

Pensamento Bíblico: “De Tudo o que se Tem Ouvido, a Suma é . . .” (Eclesiastes 12:13-14). O autor deste livro agora tira conclusões de suas observações. Ele procurou um significado “debaixo do sol” e encontrou desigualdade e futilidade. Ele encerra ampliando sua discussão para incluir aquele que está acima do sol. O propósito total da existência do homem, ele conclui, é servir a Deus com respeito.  

Ação: Cumpra seu dever: glorifique a Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Marcos (William Barclay) 334 Assim terminava a festa da Páscoa. Se a festa que celebraram Jesus e seus discípulos era a Páscoa, Jesus deve ter feito seus os pontos 13 e 14, e o 16 deve ter sido o hino que cantaram antes de sair para o Monte das Oliveiras. Vejamos agora o que fazia Jesus e o que estava buscando imprimir nas mentes de seus homens. Mais de uma vez vimos que os profetas de Israel recorriam a ações simbólicas, dramáticas quando sentiam que as palavras não eram suficientes. Isto é o que fez Aías quando rompeu em doze pedaços a capa e deu dez a Jeroboão como símbolo de que dez das tribos o fariam rei (1 Reis 11:29-32). É o que fez Jeremias quando fez correias e canzis e os carregou como objeto da próxima servidão (Jeremias 27). E é o que fez o profeta Hananias quando rompeu o jugo que Jeremias carregava (Jeremias 28:10-11). É o que Ezequiel estava fazendo continuamente (Ezequiel 4:1-8; 5:1-4). Era como se as palavras fossem facilmente esquecidas, mas uma ação dramática se imprimiria na memória. Isto é o que Jesus fez, e uniu esta ação dramática com a antiga festa de seu povo de modo que ficasse mais gravada na mente de seus discípulos. Disse: "Vejam! Assim como é partido este pão, meu corpo é partido por vocês. Assim como se derrama esta taça de vinho vermelho meu sangue é derramado por vocês." O que quis dizer quando disse que a taça representava uma nova aliança? A palavra aliança é comum na religião judaica. A base da religião judaica era que Deus tinha entrado em aliança com Israel. A palavra significa algo como um acerto, um convênio, uma relação. Agora, a aceitação da antiga aliança está registrada em Êxodo 24:3-8. E nesta passagem vemos que o aliança dependia inteiramente de que Israel guardasse a Lei. Se a Lei fosse quebrantada, quebrantava-se o aliança e ficava rota a relação entre Deus e a nação. Era uma relação totalmente dependente da lei e da obediência à mesma. Deus era juiz. E visto que ninguém pode guardar a Lei o povo sempre estava em dívida. Mas Jesus diz: "Eu introduzo e ratifico uma nova aliança, uma novo tipo de relação entre Deus e o homem. E não depende da Lei, depende do sangue que eu derramarei." Quer dizer, depende somente do amor. A nova aliança era uma relação entre Deus e o homem que não dependia da Lei, mas sim do amor. Em outras palavras, Jesus diz: "Estou fazendo o que faço para lhes mostrar quanto Deus os ama." Os homens já não estavam simplesmente sob a lei de Deus. Devido ao que Jesus fez e veio a dizer, estavam para sempre dentro do amor de Deus, Esta é a própria essência do que nos diz o sacramento. Podemos notar mais uma coisa. Na última sentença vemos outra vez as duas coisas que vimos com tanta freqüência. Jesus estava seguro de duas coisas. Sábia que ia morrer, e sabia que seu Reino viria. Estava seguro da cruz, mas estava igualmente seguro da glória. E a razão para as duas certezas é que estava seguro do amor de Deus como o estava do pecado do homem, e sabia que no fim esse amor venceria o pecado. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

29 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Junho Dia 180  

Leituras: Lucas 3:15-22; 2 Coríntios 11:22-33; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; 2 Reis 22-23.  

Versículo Especial: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Eclesiastes 12:1).  

Pensamento Bíblico: “. . . O que é Mais Poderoso do que Eu”  (Lucas 3:15-18). Os homens têm pintado muitos quadros de Jesus, alguns em telas, outros com palavras. Alguns realçam seu sofrimento na cruz; outros, seu desamparo como uma criancinha recém-nascida. Poucos se detêm, como João Batista faz aqui, sobre seu poder. Ele descreve a grandeza e o poder de Jesus (veja Apocalipse 1, que descreve o tremendo poder de Jesus).  

Ação: Mostre respeito pelo formidável Cristo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 333 (6) Cantam-se os salmos 113 e 114. Os salmos 113-118 são conhecidos como Hallel, que significa o louvor de Deus. Todos estes salmos são salmos de louvor. Eram parte do antiqüíssimo material que um menino judeu devia aprender de cor em sua infância. (7) Bebe-se a segunda taça. Esta é chamada a taça da Haggadah, que significa a taça da explicação ou proclamação. (8) Agora todos os presentes lavam as mãos em preparação para a refeição. (9) Profere-se uma ação de graças. "Bendito és, ó Senhor, Tu que fazes brotar o fruto da terra. Bendito és Tu, ó Deus, que nos santificaste com Teu mandamento e nos ordenas comer pães sem levedura." distribuem-se então pedacinhos do pão sem levedura. (10) Coloca-se um pouco de ervas amargas entre duas partes do pão sem levedura e se come depois de ensopá-lo no charosheth. Isto é o que se chama a sopa. Era um aviso da escravidão e dos tijolos que tinham sido obrigados a fabricar. (11) Logo segue a comida propriamente dita. Deve comer-se todo o cordeiro. Se sobrar algo, deve ser destruído e não se deve usar para nenhuma comida comum. (12) Lavam-se as mãos novamente. (13) Come-se o resto do pão sem levedura. (14) Há uma ação de graças que contém uma petição da vinda de Elias como precursor do Messias. Então se bebe a terceira taça, chamada de ação de graças. A bênção da taça é: "Bendito és, ó Senhor, nosso Deus, Rei do universo, que criaste o fruto da videira." (15) Canta-se a segunda parte do Hallel: Salmos 115-118. (16) Bebe-se a quarta taça, e se canta o Salmo 136, conhecido como o Grande Hallel. (17) Dizem-se duas breves orações: "Todas as tuas obras te louvarão, ó Senhor, nosso Deus. E teus santos, os justos, que fazem o que te agrada, e todo teu povo, a casa de Israel, com alegres cânticos, louvem e bendigam e exaltem e glorifiquem e reverenciem e santifiquem e atribuam o Reino a teu nome, ó Deus, nosso Rei. Porque é bom louvar-te, e agradável cantar louvores ao teu nome, porque de eternidade a eternidade Tu és Deus." "O fôlego de tudo o que vive louve o teu nome, ó Senhor, nosso Deus. E o espírito de toda carne continuamente glorificará e exaltará teu memorial, ó Deus, nosso Rei. Porque, de eternidade a eternidade Tu és Deus, e não temos outro rei, Redentor ou Salvador além de Ti."(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

  13 de Setembro  Dia 256   Leituras: Lucas 22:1-13; 1 Timóteo 6:1-10; Salmo 68:1-18; Provérbios 16:16-21; Jeremias 49-50.   Versículo Espec...