3 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Marcos (William Barclay)  255 (4) Jesus lhes disse que a decisão final sobre todas as coisas  pertencia a Deus. A determinação última do destino é uma prerrogativa  de Deus. Jesus jamais usurpou o lugar de seu Pai. Toda sua vida foi um  longo ato de submissão à vontade de Deus e sabia que, em última  instância, a vontade de Deus era suprema.  O CUSTO DA SALVAÇÃO DO HOMEM  Marcos 10:41-45  Era inevitável  que a ação de Tiago e João despertasse um profundo  ressentimento nos outros dez. Parecia como se Tiago e João tivessem  querido "ganhar na corrida" e obter assim uma vantagem injusta.  Imediatamente se expôs a velha controvérsia sobre quem seria o maior.  A situação era séria. Era bem possível que se Jesus não tivesse  agido, sem perder um minuto, quebrando-se a unidade fraternal do grupo   apostólico. Chamou-os para que viessem a ele e lhes explicou com toda  claridade a diferença entre as pautas de grandeza que regem em seu  Reino e no reino deste mundo. No reino deste mundo o critério da  grandeza é o poder. A prova é: Quantos homens estão sob seu controle?  Quantos o obedecem e ouvem a suas ordens? Sobre quantos pode impor  sua vontade? A quantos pode obrigar a obedecer suas palavras e a fazer  coisas para Ele?  Não muito tempo depois desta cena Galba resumiria em poucas  palavras o conceito pagão da soberania e a grandeza, quando disse que  agora, sendo imperador romano, podia fazer o que desejava muito, e  fazer a qualquer um. No Reino de Jesus, ao contrário, o critério era o  serviço. A grandeza não consistia em submeter outros à servidão e sim  em submeter-se a si mesmo a serviço de outros. A prova não era que  serviços posso obter dos outros? E sim, que serviços posso lhes oferecer?   Tendemos a pensar que tudo isto não é mais que uma condição  ideal. Entretanto, trata-se simplesmente do mais puro sentido comum. É  de fato, o princípio cardeal no mundo dos negócios.   Bruce Barton, um dos fundadores da indústria automotriz britânica,  sustentava que uma das bases em que se apoia a atração que possa  exercer uma empresa vendedora de automóveis sobre seus potenciais  clientes é a credibilidade de sua disposição a sujar-se mais de graxa que  qualquer de suas competidoras. Em outras palavras, ser a empresa mais  disposta a emprestar um serviço eficaz. Assinala o mesmo dirigente  industrial que quando o empregado comum vai pra casa às 5 e meia da  tarde, ao terminar sua jornada de trabalho, a luz do escritório do diretor  da empresa continua acesa até altas horas da noite. É sua disposição a  oferecer de si mesmo algo mais do que se lhe exigia que o converteu em  cabeça da empresa.  (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 3 de maio Dia 123 

Leituras: Marcos 5:35-43; 1 Coríntios 4:1-13; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:1-6; Juízes 20-21.  

Versículo Especial: “Os pés corta e o dano sofre quem manda mensagens por intermédio do insensato” (Provérbios 26:6).  

Pensamento Bíblico: Consciência Limpa Não é Suficiente (1 Coríntios 4:4). Uma consciência limpa é importante (Atos 23:1; Romanos 14:23). Entretanto, contrariando as idéias de certas pessoas, a consciência não é um guia completo e suficiente para nossas ações. Paulo afirma que ele não percebe ofensas em sua vida, mas que Deus é a autoridade final para julgar a inocência ou a culpa. Devemos trabalhar para manter uma consciência limpa, mas necessitamos continuamente testá-la e exercitá-la pela palavra revelada por Deus.  

Ação: Exercite sua consciência de acordo com o padrão de Deus e ela será uma ferramenta valiosa para servi-lo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


2 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


 Livro Marcos (William Barclay)  254 (c) Não obstante, uma vez que se há dito tudo o que se pode afirmar  contra João e Tiago, encontramos que o relato nos diz algo muito  radiante sobre eles: podiam estar surpreendidos mas continuavam crendo  em Jesus. É assombroso que estes dois homens até pudessem relacionar  a glória com um carpinteiro da Galileia que tinha provocado a inimizade  e a oposição mais amarga dos líderes religiosos ortodoxos da época e  que aparentemente se encaminhava indubitavelmente para a cruz. Aqui  percebemos uma confiança e uma lealdade tremendas. João e Tiago  podiam estar confundidos mas há um fato inegável; tinham o coração  bem posto. Jamais duvidaram da vitória final de Jesus.  (3) Diz-nos algo sobre o conceito de grandeza que Jesus sustentava.  Diz-lhes: "Podem beber do copo que eu bebo, ou ser batizados com o  batismo com que eu sou batizado?"   Aqui Jesus emprega duas metáforas judaicas. Nos banquetes reais,  o rei costumava oferecer sua taça aos convidados. O copo se convertia,  então, em uma metáfora para referir-se à vida e a experiência que Deus  oferecia aos homens. “O meu cálice transborda”, disse o salmista (Salmo  23:5), ao referir-se à vida e a experiência de felicidade que Deus lhe  tinha dado. “Na mão do SENHOR há um cálice”, disse o salmista  (Salmo 75:8) quando pensava no destino que esperava os maus e os  desobedientes. Quando Habacuque pensa nas calamidades que tinham  descido sobre o povo do Israel, diz que beberam “o cálice da mão direita  do SENHOR” (Hab 2:16). De maneira que a taça ou o copo se refere à  experiência que Deus destina aos homens.   A outra frase que Jesus emprega resulta confusa na tradução literal.  Fala do batismo com que foi batizado. A palavra grega baptizein  significa inundar. O particípio passado (bebaptismenos) significa  submerso e em geral o emprega para significar que alguém está  submerso em uma experiência. Diz-se que uma pessoa muito perdulária  está inundada em dívidas, por exemplo. Diz-se que um bêbado está  submerso na bebida. Uma pessoa afligida por alguma dor está inundada  no sofrimento. Um jovem que se confronta um examinador está   submerso em perguntas. Em geral, emprega-se a palavra para referir-se a  uma barco que naufragou e está inundada sob as ondas. Esta metáfora  está muito ligada a outra que o salmista emprega com frequência. No  Salmo 42:7, lemos: “Todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim”  No Salmo 124:4 lemos: “As águas nos teriam submergido, e sobre a  nossa alma teria passado a torrente”. No sentido em que Jesus a emprega  aqui, a expressão não tem nada que ver com o batismo em seu sentido  técnico. O que diz é o seguinte: "Podem suportar a experiência terrível  que devo suportar eu? Podem tolerar inundá-los no ódio, na dor e na  morte como devo fazê-lo eu?" Estava dizendo a estes dois discípulos que  não pode haver coroa sem cruz. No Reino, a ideia de grandeza é a ideia  da cruz.  É certo que em tempos posteriores estes dois discípulos viveram a  experiência de seu Mestre. Herodes Agripa decapitou Tiago (Atos 22:2)  e, embora não é provável que João tenha sofrido o martírio, sofreu muito  por Cristo. Aceitaram o desafio do Mestre, embora o tenham feito às  cegas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 2 de maio Dia 122  

Leituras: Marcos 5:21-34; 1 Coríntios 3:12-23; Salmo 106:1-27; Provérbios 25:21-28; Juízes 18-19.  

Versículo Especial: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28).  

Pensamento Bíblico: Crimes “Inimagináveis” Tornam-se “Reais” (Juízes 18-19). A anarquia persistente na era dos juízes levou a um contínuo declínio da espiritualidade do povo, o que é aqui ilustrado em dois incidentes. O primeiro é a grande idolatria dos danitas que deram as costas a Jeová. O segundo é o que aconteceu em Gibeá, que mostra a imoralidade, o egoísmo e a brutalidade de um povo ímpio. O pecado espalhado, que permitimos continuar sem arrependimento, torna-se pouco a pouco pior.  

Ação: Deixe de pecar, antes que o pecado te mate!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


1 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay)  252 (3) Fala-nos sobre o magnetismo pessoal de Jesus. Resulta evidente  que, nesse momento, os discípulos não sabiam o que acontecia. Estavam  seguros de que Jesus era o Messias. Também tinham a certeza de que ia  morrer. Para eles, a união destes dois fatos não tinha nenhum sentido.  Estavam completamente surpreendidos e, entretanto, o seguiram. Tudo  lhes resultava escuro exceto uma coisa: amavam a Jesus E por mais que  se empenhassem em fazê-lo não o podiam abandonar. Tinham aprendido  algo que é a própria essência da vida e a fé; amavam tanto que se viam  obrigados a aceitar o que não podiam compreender.  O PEDIDO DA AMBIÇÃO  Marcos 10:35-40  Este é um relato muito revelador.  (1) Diz-nos algo a respeito de Marcos. Mateus também apresenta  este relato (Mateus 20:20-23) mas em seu Evangelho, o pedido dos  lugares principais não é feito por Tiago e João, e sim por sua mãe,   Salomé. Mateus deve ter considerado que um pedido semelhante não era  digno de um apóstolo e, para proteger a reputação de João e Tiago,  atribuiu-o à ambição natural de sua mãe. Este relato nos mostra a  honestidade de Marcos.   Conta-se que um pintor fez um retrato do Oliver Cromwell. Este  tinha verrugas no rosto. O pintor, com a intenção de agradá-lo, não  pintou as verrugas no retrato. Quando Cromwell o viu, disse: "Leve-o e  me pinte com verrugas e tudo!" A intenção de Marcos é nos mostrar os  discípulos "com verrugas e tudo". E tinha razão, porque os Doze não  eram um grupo de santos. Eram homens muito simples. Jesus se propôs  mudar o mundo com gente como nós, e o fez.  (2) Fala-nos de Tiago e João.   (a) Assinala-nos que eram muito ambiciosos. Quando, segundo sua  opinião, ganhasse a batalha e o triunfo fora total, queriam converter-se  nos principais ministros de Estado de Jesus. Talvez sua ambição tivesse  crescido porque em mais de uma oportunidade Jesus os tinha incluído  em seu círculo mais íntimo, os três escolhidos. Possivelmente gozavam  de uma posição algo mais folgada que outros. Seu pai tinha dinheiro  suficiente para empregar jornaleiros (Marcos 1:20). Pode ser que, com  certo esnobismo, pensassem que sua superioridade social lhes dava  direito a ocupar um lugar privilegiado. Seja como for, apresentavam-se  como homens que alimentaram em seus corações a ambição de ocupar o  primeiro lugar em um reino terrestre.   (b) Mostra-nos que não tinham entendido absolutamente a Jesus. O  surpreendente não é que acontecesse este incidente, e sim o momento em  que aconteceu. Trata-se de uma justaposição: por um lado, a predição  mais definitiva e detalhada que Jesus fez sobre sua morte e, por outro,  este pedido que resulta esmagador. Mostra de maneira incomparável que  pouco entendiam do que Jesus estava dizendo. As palavras resultavam  ineficazes para tirar deles a ideia de um Messias rodeado de poder e  glória terrestres. O único meio para obtê-lo era a cruz. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de maio Dia 121  

Leituras: Marcos 5:1-20; 1 Coríntios 3:1-11; Salmo 105:23-45; Provérbios 25:15-20; Juízes 15-17.  

Versículo Especial: “Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia” (Provérbios 25:19).  

Pensamento Bíblico: O Orgulho Está no Coração do Sectarismo (1 Coríntios 3:1-11). O problema da divisão que Paulo confrontou neste trecho tem se multiplicado muitas vezes, mas sua raiz é a mesma.  O orgulho humano faz os homens ímpios separarem-se do Senhor, exaltando suas próprias opiniões sobre a revelação dele. O espírito carnal resultou em incontáveis separações. A resposta de Paulo: Faça seu trabalho de plantar e regar, nunca se esquecendo de que Deus dará o crescimento.  

Ação: Plante, regue e glorifique a Deus!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


30 de abril de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay)  251 O FIM IMINENTE  Marcos 10:32-34  Aqui nos encontramos diante de uma imagem eloquente, mais  vívida ainda pela economia de palavras com a qual a relata. Neste  momento, Jesus e seus homens estavam entrando na cena final. Jesus se  dirigia de maneira definitiva e irrevogável para Jerusalém e para a cruz.  Marcos destaca cada passo com clareza. Em primeiro lugar, o  afastamento para o Norte, ao território que rodeia Cesárea de Filipe. A  viagem para o Sul e a breve detenção na Galileia. O caminho para a  Judéia e a etapa na região montanhosa e do outro lado do Jordão. E agora vemos a última etapa: o caminho para Jerusalém.  Esta imagem nos diz algo sobre Jesus.  (1) Fala-nos de sua solidão. Partiam pela estrada e ele ia diante  deles, sozinho. Os discípulos se sentiam tão surpreendidos e intrigados,  tão conscientes da tragédia iminente, que temiam aproximar-se de Jesus.  Há certas decisões que o homem deve tomar sozinho. Se tivesse tratado  de compartilhar sua decisão com os Doze, sua única ajuda tivesse sido  tratar de detê-lo. Há certas coisas que o homem deve enfrentar a sós.  Certas decisões e certos caminhos devem transitar-se na terrível solidão  da própria alma. Entretanto, no sentido mais profundo, nem sequer em  momentos como esses o homem está sozinho porque Deus está mais  perto dele que nunca.  Aqui vemos a solidão essencial de Jesus, uma solidão amparada por  Deus.  (2) Fala-nos sobre a coragem de Jesus. Jesus anunciou três vezes as  coisas que lhe aconteceriam em Jerusalém e é de notar que no relato que  faz Marcos destes vaticínios e advertências, cada vez se fazem mais  lúgubres e incluem um novo elemento de horror. A primeira vez (Marcos  8:31); trata-se do mero anúncio. A segunda vez (Marcos 9:31), aparece a  sugestão da traição. E agora, na terceira oportunidade, aparecem o  escárnio, o açoite e a brincadeira. Pareceria que Marcos queria nos   assinalar que a imagem se fazia mais clara inclusive para Jesus à medida  que adquiria maior consciência do custo da redenção.   Há duas classes de coragem. A coragem que é como uma reação  instintiva, quase um reflexo, a coragem do homem que enfrenta de  repente com uma crise e uma emergência diante das quais reage com  valentia e que não tem tempo para pensar. Muitos homens se  converteram em heróis no calor do momento. Mas também existe a  coragem do homem que vê como se aproxima da distância o elemento  lúgubre, o homem que tem muito tempo para voltar atrás, o homem que  se propuser, poderia evitar o problema e, entretanto, segue adiante  Inflexivelmente. Não cabe dúvida sobre qual é a forma superior de  coragem. Este enfrentamento frio, deliberado do futuro que se conhece  como algo muito superior à realidade atual. Isso foi o que Jesus fez, se  não se pudesse dizer nada superior sobre Ele, não deixar a de ser certo  que pertence ao grupo dos heróis do mundo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de abril Dia 120  

Leituras: Marcos 4:35-41; 1 Coríntios 2; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:8-14; Juízes 12-14.  

Versículo Especial: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25:11).  

Pensamento Bíblico: Jesus Repreende a Tempestade (Marcos 4:35-41). Os discípulos ficaram muito ansiosos, quando enfrentaram uma tempestade atravessando o Mar da Galileia. As ondas ameaçavam afundar o barco. Eles não viram nenhum sinal de que Jesus (que estava dormindo) estivesse sequer sabendo de suas preces. Quando eles o acordaram, eles gritaram em desespero: “. . . não te importa que pereçamos?”  Jesus acalmou o mar, permitindo aos barcos prosseguir em segurança para o seu destino.  

Enfrentamos tempestades na vida e podemos, por engano, achar que Deus não está atento ao nosso apuro. Paulo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” (Filipenses 4:6).  

Ação: Vença suas tempestades com a força de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


29 de abril de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Marcos (William Barclay)  249 Quando Edgerton Young pregou o evangelho pela primeira vez aos  corte vermelhas do Saskatchewan, a ideia da paternidade de Deus  fascinou aqueles, homens que sempre tinham visto a Deus só no trovão,  o raio e a tormenta. Um velho cacique perguntou a Edgerton Young:  "Ouvi você chamar a Deus 'Nosso pai'?" "Assim é", respondeu Edgerton  Young. "Acaso Deus é seu Pai?", perguntou o cacique. "Sim", respondeu  Young. "E também é meu pai?", prosseguiu o ancião. "Por certo que  sim", disse Edgerton Young. Imediatamente a cara do cacique se  iluminou com uma luz nova. Estendeu a mão. "Então", disse, como  alguém que faz uma descoberta esmagadora, "você e eu somos irmãos."   Pode acontecer que alguém deva sacrificar laços muito íntimos ao  tornar-se cristão, mas nesse momento se converte em membro de uma  família e uma irmandade tão vastas como a Terra e o céu.  (2) Jesus acrescentou duas coisas a isto. Em primeiro lugar,  acrescentou duas palavras muito simples: com perseguições. Desse modo  separava de maneira cortante todo ele assunto do mundo do quid pro  quo. Faz desaparecer a ideia de uma recompensa material para um   sacrifício também material. Essas palavras nos apontam duas coisas.  Põem de manifesto a absoluta honestidade de Jesus. Nunca oferecia um  caminho fácil. Dizia aos homens que ser cristão era algo custoso. Em  segundo lugar, mostram-nos que Jesus jamais usava um chamariz para  fazer que os homens o seguissem: Empregava um desafio. É como se  tivesse dito: "Sem dúvida obterão uma recompensa mas terão que  demonstrar que são homens suficientemente grandes e arriscados para  merecê-la."   O segundo elemento que Jesus acrescentou foi a ideia do mundo  vindouro. Nunca prometeu que dentro deste mundo do espaço e o tempo  haveria uma espécie de rendição e acerto de contas. Não convocou os  homens a obter as recompensas do tempo. Chamou-os a ganhar as  bênçãos da eternidade. Deus não contava só com este mundo para  recompensar os homens.  (3) Logo Jesus acrescentou uma advertência: "Muitos primeiros  serão últimos e os últimos, primeiros." Em realidade, tratava-se de uma  advertência a Pedro. Pode ser o que a esta altura da conversação, Pedro  estivesse calculando seu próprio valor e sua recompensa, e  possivelmente ambos fossem muito generosos. Jesus diz o seguinte: "Em  última instância o julgamento pertence a Deus. Mais de uma pessoa pode  ser muito bem julgado pelo mundo mas o julgamento de Deus pode  anular o do mundo.  Mais ainda, muitos homens podem encontrar-se em uma excelente  posição segundo suas próprias pautas de julgamento e descobrir que a  valoração que faz Deus é muito distinta. Trata-se de uma advertência  contra todo tipo de orgulho. Estabelece que o último julgamento está nas  mãos de Deus que é a única coisa que conhece as motivações do coração  humano. Adverte que os julgamentos do céu podem alterar as reputações  estabelecidas na Terra.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de abril Dia 119  

Leituras: Marcos 4:21-34; 1 Coríntios 1:18-31; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:1-7; Juízes 10-11.  

Versículo Especial: “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1 Coríntios 1:31b).  

Pensamento Bíblico: A Loucura de Deus X A Sabedoria do Homem (1 Coríntios 1:25). Deus não faz as coisas da maneira que os homens poderiam esperar. A cruz é uma ilustração deste fato. Os judeus tropeçaram nela, pois ela mostrava que eles haviam assassinado o Filho de Deus. Os gentios zombaram dela, pois ela os chamava para servir a um “deus morto”, que nem sequer se libertou da agonia da cruz. Os homens podem não entender. Deus não exige que compreendamos suas razões, apenas que obedeçamos suas instruções.  

Ação: Obedeça a Deus, mesmo que você não o entenda totalmente!.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


28 de abril de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Marcos (William Barclay) 248 A reação dos discípulos foi que se o que dizia Jesus era certo, a salvação resultava quase impossível. Logo Jesus expressou toda a doutrina da salvação em umas poucas palavras. Disse: "Se a salvação dependesse dos esforços do homem resultaria impossível para todos.Mas a salvação é um dom de Deus, porque todas as coisas são possíveis para Deus." O homem que deposita sua confiança em si mesmo e em suas posses nunca se pode salvar. Quem confia no poder salvador e o amor redentor de Deus pode acessar livremente a salvação. Este é opensamento que Jesus expressou. Essa foi a idéia que Paulo escreveu em todas as suas Cartas. E é o pensamento que, até hoje, é a base e o próprio fundamento da fé cristã. CRISTO NÃO É DEVEDOR DE NINGUÉM Marcos 10:28-31 A cabeça de Pedro tinha estado trabalhando e, como era próprio dele, sua língua não podia ficar calada. Acabava de ver um homem que tinha rechaçado de maneira deliberada o "Siga-me!" de Jesus dando as costas a seu convite. Acabava de ouvir as palavras de Jesus quando disse que esse homem, mediante sua atitude, fechou a si as portas do reino de Deus. E não pôde evitar estabelecer uma comparação entre esse homem e ele próprio e seus amigos. Assim como o primeiro tinha rechaçado o "Siga-me!" de Jesus, ele e seus amigos o tinham aceito. E Pedro, comessa franca honestidade que o caracterizava, quis saber o que obteriam ele e seus amigos pelo que tinham feito. A resposta de Jesus se divide em três partes. (1) Disse que ninguém que abandonasse algo por Jesus e sua boa nova deixaria de receber cem vezes mais. Acontece que na Igreja primitiva isto era literalmente certo. O fato de que alguém abraçasse o cristianismo podia implicar que perdesse seu lar, seus amigos e os seres a quem amava e estimava; não obstante, sua entrada na Igreja cristã lhe proporcionava uma família muito mais ampla e vasta que a que tinha abandonado na qual cada um dos membros estava ligado a ele por laços espirituais. Vemos como isto acontece na vida de Paulo. Não cabe dúvida que quando Paulo se fez cristão lhe fecharam as portas de sua casa e o expulsaram da família. Mas tampouco cabe dúvida de que em uma cidade após outra, povo após povo, aldeia após aldeia, tanto na Europa como na Ásia Menor, Paulo podia encontrar um lar esperando-o e uma família em Cristo que o recebesse. Resulta estranho ver como usa termos que correspondem à família. Em Romanos 16:13 nos diz que a mãe do Rufo era como uma mãe para ele. No Filemom ele se refere a Onésimo como o filho que gerou em suas prisões. Acontecia o mesmo com todos os cristãos naquela época. Quando sua própria família os rechaçava ingressavam na família mais ampla de Cristo.( Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de abril Dia 118  

Leituras: Marcos 4:13-20; 1 Coríntios 1:10-17; Salmo 104:1-15; Provérbios 24:28-34; Juízes 9.  

Versículo Especial: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado” (Provérbios 24:33-34).  

Pensamento Bíblico: O Pecado da Indolência (Provérbios 24:30-34). A preguiça não é virtude. O mesmo livro que  nos diz “não te fatigues para seres rico” (Provérbios 23:4) agora nos adverte para que evitemos o extremo oposto. A indolência desperdiça nossas oportunidades. Tarefas que esquecemos não desaparecem, elas apenas se tornam mais difíceis.

Ação: Concentre-se nas tarefas que valem a pena e as execute com dedicação.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


27 de abril de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 246 Esse ponto de vista não nos agrada absolutamente. Mas é preciso lembrar que tal era a opinião geral entre os judeus. Não deve nos surpreender, pois, que os discípulos sentissem saudades. Segundo seu ponto de vista, quanto mais próspero se era mais seguro se estava de entrar no Reino. De maneira que Jesus repetiu sua afirmação com algumas variações para esclarecer mais o que queria dizer. "Quão difícil é para aqueles que depositaram sua confiança nas riquezas ou que se apóiam nelas, entrar no Reino." Ninguém viu nunca com maior clareza que Jesus os perigos das coisas materiais e da prosperidade. Quais são esses perigos? (1) As posses materiais tendem a atar o coração do homem a este mundo. Tem um interesse tão enorme neste mundo, pôs tanto em jogo que lhe é difícil pensar além dele e menos ainda pensar em abandoná-lo. Conta-se que em uma oportunidade mostraram ao doutor Johnson um famoso castelo e seus formosos jardins. Depois de observá-lo voltouse para seus amigos e lhes disse: "Há coisas que fazem que a morte resulte difícil." O perigo das posses é que atam os pensamentos e os interesses do homem a este mundo. (2) Se o principal interesse de alguém radica nas posses materiais se sentirá inclinado a pensar em tudo em termos de seu preço. A esposa de um pastor das montanhas escreveu uma carta muito interessante a um periódico. Seus filhos se criaram na solidão das montanhas. Eram simples e careciam de toda sofisticação. Mais tarde, seu marido obteve um posto na cidade e os meninos criados nas montanhas ingressaram na cidade pela primeira vez. Mudaram muito, e a mudança foi negativa. O último parágrafo da carta diz assim: "O que é melhor para a formação de um menino, a falta de mundanismo mas com melhores maneiras e pensamentos sinceros e singelos ou o mundanismo e o costume atual de saber o preço de todas as coisas mas ignorar o verdadeiro valor de tudo?" Se o interesse primitivo de alguém radica nas coisas materiais, pensará em termos de preços e não em função do valor. Pensará em termos do que pode obter e comprar com dinheiro. E pode acontecer que esqueça que neste mundo há valores que estão muito além do dinheiro, que há coisas que não têm preço e que há tesouros preciosos que não se podem comprar com dinheiro. É fatal quando o homem começa a pensar que tudo o que vale a pena possuir tem um valor monetário. (3) Jesus teria dito que a posse de coisas materiais implica duas coisas. (a) É uma pedra-de-toque para o homem. De cem homens que podem suportar a adversidade, só um sabe lidar com a prosperidade." Esta pode converter ao homem com muita facilidade em uma pessoa  arrogante, orgulhosa, satisfeita consiga mesma, mundana. (b) É uma responsabilidade. Sempre se julga ao homem segundo duas pautas: como obteve suas posses e como as emprega. Quanto mais tenha maior será sua responsabilidade. "Usará o que tem de maneira egoísta ou generosa? Empregará como se tivesse um direito absoluto sobre isso ou recordará que só o possui como mordomo de Deus.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de abril Dia 117  

Leituras: Marcos 4:1-12; 1 Coríntios 1:1-9; Salmo 103; Provérbios 24:23-27; Juízes 7-8.  

Versículo Especial: “O que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações” (Provérbios 24:24).  

Pensamento Bíblico: Conduta para com o Ímpio (Provérbios 24:23-26). Anote quatro princípios de sabedoria, especialmente importantes quando vemos outros pecarem:

    Julgue imparcialmente (v. 23).

    Não o aprove nem o tolere  (v. 24).

    Repreenda o ímpio (v. 25).

    Fale sempre a verdade (v. 26).  

Ação: Apoie o que é justo. Oponha-se a toda forma de mal (veja 1 Tessalonicenses 5:21-22).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  


MEDITAÇÃO DO DIA

  30 de Junho Dia 181   Leituras: Lucas 3:23-28; 2 Coríntios 12:1-10; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; 2 Reis 24-25.  Versículo Especial: “De...