Livro Marcos (William Barclay) 303 (2) Há advertências sobre a iminente perseguição. Achamo-las nos versículos 9-13. Jesus previu que seus seguidores teriam que passar pelas experiências mais dilaceradoras e aterradoras, e os advertiu de antemão. (3) Há advertências sobre os perigos dos últimos dias. Achamo-las nos versículos 3 aos 6 e 21-22. Jesus via muito claramente que viriam homens que torceriam e adulterariam a fé cristã. Tinha que ser assim, porque os homens escutam sempre a suas mentes orgulhosas mais que à voz de Deus. E Ele queria defender aos suas antecipadamente das heresias e mentiras que invadiriam a Igreja. (4) Há advertências sobre a Segunda Vinda. Agora, aqui está o ponto importante: estas advertências sobre a Segunda Vinda estão revestidas com a linguagem referente ao Dia do Senhor. Temo-las nos versículos 7 e 8 e 24 aos 27. O imaginário do Dia do Senhor e a da Segunda Vinda estão inexplicavelmente mescladas. Tinha que ser assim, porque ninguém podia saber literalmente o que aconteceria em cada caso. Temos que lidar com visões e sonhos. As únicas figuras que Jesus podia usar com respeito à sua Segunda Vinda eram as que tinham usado os profetas e apocalípticas sobre o Dia do Senhor. Aqui novamente está a advertência: estas descrições não têm que ser tomadas literalmente. São figuras impressionista, destinadas a impressionar nas mentes como visões de um vidente, a grandeza do acontecimento que se produziria. (5) Há advertências sobre a necessidade de estar atento. Nós as temos nos versículos 28-37. Se os homens viverem à sombra da eternidade, se viverem com a constante possibilidade da intervenção de Deus, se viverem com a perspectiva da consumação da vinda de Cristo sempre diante, se ninguém mais que Deus conhecer os tempos e as estações, então é necessário estar preparados. Este capítulo será melhor entendido se lembrarmos estas diversas linhas que ele contém, e se lembrarmos que cada linha se desenvolve em uma linguagem e um imaginário que se remontam ao Antigo Testamento e às imagens apocalípticas do Dia do Senhor.Porque isto é assim, estudaremos o capítulo em detalhe, não por versículos consecutivos, a não ser segundo as passagens que constituem as diversas linhas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
7 de junho de 2025
6 de junho de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
6 de junho Dia 157
Leituras: Marcos 14:1-11; 1 Coríntios 16:1-12; Salmo 127; Eclesiastes 3:16-22; 1 Reis 3-4.
Versículo Especial: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).
Pensamento Bíblico: Salomão Pede Sabedoria (1 Reis 3). Quando Salomão ascendeu ao trono, ele percebeu a enormidade da tarefa de dirigir uma nação. Ele se voltou para Deus, não para procurar riqueza, poder ou longa vida, mas para pedir sabedoria. Deus atendeu ao seu pedido e acrescentou outras bênçãos. Aqueles que dirigem hoje em dia, quer guiando nações, igrejas ou famílias, precisam voltar-se para Deus para receber sabedoria.
Ação: Volte-se para a palavra de Deus para encontrar sabedoria.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 302 Todos os judeus estavam familiarizados com seu imaginário. Os escritos em que consiste essa literatura são chamados apocalypsis, que significa revelação. Esses livros são sonhos e visões do que acontecerá quando vier o Dia do Senhor e no terrível período imediatamente anterior. Continuam usando o imaginário do Antigo Testamento, e a suplementam com novos detalhes. Mas deve notar-se que todos esses livros são sonhos e visões. São tentativas de descrever o indescritível e de dizer o inexprimível. São poesia, não prosa. São visões, não ciência. São sonhos, não historia. Nunca estiveram destinados a ser tomados prosaicamente como mapas do futuro e esquemas dos acontecimentos vindouros. Veremos que cada detalhe deste capítulo tem seu paralelo nas visões do Antigo Testamento e na literatura intertestamentaria. Em todo este capítulo Jesus está usando a linguagem, o imaginário, o aparelho da literatura apocalíptica, para levar as pessoas a entenderem. Estava trabalhando com as únicas idéias que o povo conhecia. Mas Ele e eles sabiam que essas coisas eram meras figuras, porque ninguém sabia o que faria Deus quando irrompesse. As diferentes linhas de pensamento Além disso há, neste capítulo, várias linhas de pensamento. Os escritores evangélicos tinham uma maneira de colecionar os ditos do Jesus sobre algum tema. Era uma sábia maneira de escrever, excelente para fins didáticos. Aqui Marcos recolhe, por assim dizer, ditos de Jesus sobre o futuro. Agora, até uma leitura superficial, sem conhecimentos especiais, mostra que, embora todos estes ditos se refiram ao futuro, nem todos tratam do mesmo. De fato há neste capítulo cinco linhas diferentes. (1) Há profecias da destruição de Jerusalém. Temo-las nos versículos 1 e 2, 14-20. Jesus previu o fim da Santa cidade. Como veremos, teve razão. Jerusalém caiu no ano 70 d. C. O templo foi destruído e aconteceram, tal como Jesus o tinha previsto, as coisas mais terríveis. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
5 de junho de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de junho Dia 156
Leituras: Marcos 13:24-37; 1 Coríntios 15:50-58; Salmo 126; Eclesiastes 3:9-15; 1 Reis 2.
Versículo Especial: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).
Pensamento Bíblico: Vitória em Jesus (1 Coríntios 15:50-58). Paulo conclui este grande discurso com a garantia da vitória e um desafio para ir avante. Ele promete ao justo a vitória sobre a morte e o Hades e, então, encerra com este desafio: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58).
Jesus pavimentou o caminho para que possamos receber a recompensa.
Ação: “Sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes . . .” (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
4 de junho de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
4 de Junho Dia 155
Leituras: Marcos 13:13-24; 1 Coríntios 15:35-49; Salmo 125; Eclesiastes 3:1-8; 1 Reis 1.
Versículo Especial: “Faze o bem, Senhor, aos bons e aos retos de coração” (Salmo 125:4).
Pensamento Bíblico: Corpos Ressurgidos em Glória (1 Coríntios 15:35-49). Paulo continua sua discussão da ressurreição, afirmando a ressurreição corporal daqueles que são de Cristo (veja 15:22-23). Ele nos diz diversas coisas sobre a ressurreição dos fiéis, incluindo:
É uma ressurreição do corpo (v. 44).
Este corpo é transformado por Deus (vs. 37-38,44).
O novo corpo é incorruptível (v. 42).
O novo corpo é ressuscitado em glória e poder (v. 43)
O novo corpo é espiritual, celestial S não material nem terrestre (vs. 44-49).
Os cristãos têm uma esperança eterna que torna possível e compensador suportar as dificuldades desta vida!
Ação: Viva hoje com um olho no céu.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 300 Marcos 13 As coisas por vir A ruína de uma cidade - Mar. 13:1-2 A agonia de uma cidade - Marcos. 13:14-20 O caminho difícil - Marcos. 13:9-13 Os perigos dos últimos dias - Marcos. 13:3-6, 21-23 Sua segunda vinda - Marcos. 13:7-8, 24-27 Vigiai! - Marcos. 13:28-37 AS COISAS POR VIR O capítulo 13 de Marcos é um dos capítulos mais difíceis do Novo Testamento para a compreensão do leitor moderno. Isto é assim porque é um dos capítulos mais judaicos da Bíblia. De princípio a fim se desenvolve dentro da história e as ideias judaicas. Em todo ele Jesus emprega termos e figuras muito familiares para os judeus de seus dias, mas que são muito estranhas, em realidade desconhecidas, para muitos leitores modernos. Mesmo assim, não é possível desprezar este capítulo e passá-lo por alto, porque nele temos a fonte de muitas ideias a respeito da Segunda Vinda de Jesus. A dificuldade desta doutrina é que hoje em dia ou ela é desdenhada completamente e nem sequer se pensa nela, ou se perde completamente o equilíbrio e chega a ser para alguns virtualmente a única doutrina da fé cristã. Talvez estudando cuidadosamente este capítulo possamos chegar a um conceito são, sábio e correto desta doutrina. Acima de tudo veremos o pano de fundo judaico com o qual deve ler-se este capítulo. Logo tentaremos analisar os diversos elementos que o compõem. Depois o estudaremos seção por seção, como de costume. E, finalmente, buscaremos extrair dele as grandes verdades permanentes e válidas que devem ser recordadas sempre. O Dia do Senhor Todo este capítulo deve ser lido tendo em mente uma coisa temos que voltar uma e outra vez sobre isto porque sem isso há muito no Novo Testamento que é ininteligível. Os judeus nunca duvidaram de que eram o povo escolhido, e nunca duvidaram de que algum dia ocupariam no mundo o lugar que, segundo seu modo de ver, o povo escolhido merecia e teria que ocupar no final. Fazia muito que tinham abandonado a ideia de que alguma vez poderiam alcançar essa posição por meios humanos, e confiavam em que no fim Deus interviria diretamente na história e ganharia para eles. O dia da intervenção de Deus era o Dia do Senhor. Antes do Dia do Senhor haveria uma temporada de terror e tribulações. Seria uma época tremenda na qual o mundo seria sacudido até seus alicerces e viria o julgamento. Mas seria seguida por um mundo novo e uma nova era e uma nova glória. Em um sentido esta ideia é o produto de um invencível otimismo. O judeu estava completamente seguro de que Deus irromperia. Em outro sentido, era produto de um turvo pessimismo, pois se apoiava na ideia de que este mundo era completamente mau e a única coisa suficiente seria sua completa destruição e a emergência de um mundo novo. Não esperavam nenhuma reforma. Esperavam uma remodelação completa e recriação de todo o esquema das coisas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
3 de junho de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de junho Dia 154
Leituras: Marcos 13:1-13; 1 Coríntios 15:29-34; Salmo 124; Eclesiastes 2:24-26; 2 Samuel 23-24.
Versículo Especial: “Não vos enganeis; as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).
Pensamento Bíblico: Filosofias Contraditórias (1 Coríntios 15:32-34). Paulo compara duas filosofias de vida. A primeira é a do hedonismo, que só procura o prazer, predominante naquele tempo como agora. É a filosofia dos que esperam ser vencidos na morte. A segunda, da justa submissão a Deus. Esta é a filosofia dos vencedores, aqueles que esperam ser vitoriosos sobre a morte. Paulo escolheu esta última!
Ação: Viva correta mente, esperando a vitória sobre a morte.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 298 (3) Adverte contra a intenção de traficar com a religião. Ainda é possível empregar as relações religiosas para obter lucros e progredir. Mas esta é uma advertência a todos os que estão na Igreja pelo que podem obter dela, e não pelo que podem pôr nela. O MAIOR DOM Marcos 12:41-44 Entre o Pátio dos gentios e o Pátio das mulheres estava a Porta Formosa. É possível que Jesus tivesse ido sentar-se tranqüilamente ali depois da discussão e a tensão no Pátio dos gentios e os pórticos. No Pátio das mulheres havia treze caixas para ofertas chamadas "As trombetas" porque tinham essa forma. Cada uma tinha um propósito especial, por exemplo comprar grão ou vinho ou azeite para os sacrifícios. Eram as contribuições para os sacrifícios diários e os gastos do templo. Muitas pessoas lançavam ali contribuições importantes. Então apareceu uma viúva que lançou duas moedas. A moeda assim chamada era um lepton, que significa literalmente delgada. Era a mais pequena de todas as moedas. Mas Jesus disse que essa ínfima contribuição era maior que todas as outras, porque os outros tinham lançado o que podiam dar facilmente e ainda ficava muito, enquanto a viúva tinha posto tudo o que tinha. Aqui temos uma lição sobre o dar: (1) O dar, para ser real, deve significar um sacrifício. O importante não é a soma da oferenda, e sim o custo para o doador. Não é o tamanho da oferenda, e sim o seu valor sacrificial. A verdadeira generosidade é dar até que dói: Para muitos de nós a verdadeira questão é se nossa oferta a Deus alguma vez foi um sacrifício. São poucas as pessoas dispostas a passar sem algum prazer para dar um pouco mais à obra do Senhor. Bem pode ser um sinal de decadência da Igreja e do fracasso de nosso cristianismo ter que extrair donativos às pessoas de Igreja, e que frequentemente não dão a não ser que obtenham algo por seu dinheiro, em forma de entretenimento ou bens. Poucos de nós poderemos ler este relato sem nos envergonhar. (2) O dar, que é verdadeiramente real, tem certa implacabilidade. A mulher teria podido guardar uma moeda. Não teria sido muito, mas algo teria sido; mas deu tudo o que tinha. Aqui há uma grande verdade simbólica. Nossa tragédia é que com frequência há alguma parte de nossas vidas, alguma parte de nossas atividades, alguma parte de nós mesmos que não damos a Cristo. De um modo ou outro, sempre nos reservamos algo. Raramente fazemos o sacrifício definitivo, a entrega final. (3) É algo estranho e formoso que a pessoa que o Novo Testamento e Jesus passam à história como um modelo de generosidade fosse uma pessoa que deu o menos que se podia dar. Podemos sentir que não temos muitos dons materiais ou pessoais que dar a Cristo, mas se pusermos ao seu dispor tudo o que temos e somos, Ele pode fazer com isso e conosco coisas que estão além de nossa imaginação. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
2 de junho de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
2 de Junho Dia 153
Leituras: Marcos 12:35-44; 1 Coríntios 15:20-28; Salmo 123; Eclesiastes 2:18-23; 2 Samuel 22.
Versículo Especial: “A ti, que habitas nos céus, elevo os meus olhos!” (Salmo 123:1).
Pensamento Bíblico: A Futilidade de Deixar uma Grande Herança (Eclesiastes 2:18-23). O homem sábio continua a busca pela sua realização nesta vida, discutindo seus esforços para juntar riqueza, para afinal descobrir que ela poderia ser esbanjada por herdeiros ingratos. Ainda hoje, muitas pessoas estão preocupadas em deixar uma grande herança, ao mesmo tempo que negligenciam as necessidades espirituais de seus filhos. Nossas posses materiais perecem. As almas duram para sempre.
Ação: Pais, dêem a seus filhos algo de valor eterno. Mostrem-lhes o caminho para o céu.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 297 Procuravam os primeiros assentos em festas. Nas festas a precedência estava fixada estritamente. O primeiro lugar estava à direita do anfitrião, o segundo à sua esquerda, e assim sucessivamente, alternando direita e esquerda, ao redor da mesa. Era fácil dizer qual era a honra que se conferia a alguém pelo lugar em que estava sentado. Devoravam as casas das viúvas. Esta é uma acusação brutal. Josefo, que era ele próprio fariseu, fala de certas épocas de intriga na historia judaica, nas quais "os fariseus se valorizavam a si mesmos segundo sua exata habilidade na Lei de seus pais, e faziam os homens crerem que eles, os fariseus, eram altamente favorecidos por Deus", e "enganavam" a certas mulheres em seus planos e complôs. A idéia por trás disto parece ser a seguinte. Um perito na Lei não podia receber pagamento por seu ensino. Devia ensinar de graça. Supunha-se que tinha um ofício com o qual ganhava o sustento diário com suas mãos. Mas estes peritos na Lei tinham arquitetado para levar as pessoas a crer que não havia mais alto dever e privilégio que o de sustentar comodamente a um rabino, e que, de fato, esse sustento conferiria aos que o proporcionavam um lugar superior na academia celestial. Em matéria religiosa, a triste realidade é que as mulheres sempre foram dominadas pelos enganadores religiosos, e, ao que parece, estes escribas e fariseus dominavam a pessoas simples que apenas podiam sustentá-los. Nunca faltariam incautos. As longas orações dos escribas e fariseus eram notórias. Tem-se dito que suas orações não eram oferecidas a Deus tanto como aos homens. Ofereciam-nas em lugares e em formas em que ninguém podia deixar de ver quão piedosos eram. Esta passagem, uma das mais severos que Jesus jamais pronunciou, adverte contra três coisas. (1) Adverte contra o desejo de proeminência. A gente pode aceitar um cargo na Igreja porque pensa que o merece e o ganhou, mas bem que porque quer prestar um serviço ainda mais desinteressado à casa e ao povo de Deus. Ainda há quem considera os cargos na Igreja como um privilégio e não como uma responsabilidade. (2) Adverte contra o desejo de deferência. Quase todos querem ser tratados com respeito. E, entretanto, o fato básico do cristianismo é que deveria levar alguém a querer anular o eu em vez de exaltá-lo. Conta-se de um monge da antiguidade, um homem muito santo, que foi enviado a tomar conta de um monastério como abade. Parecia uma pessoa tão humilde que, quando chegou, enviaram-no à cozinha como ajudante, pois ninguém o reconheceu. Sem uma palavra de protesto, e sem tentar assumir seu cargo, foi e lavou os pratos e fez as tarefas mais servis. E só muito depois, quando chegou o bispo, descobriu o engano e o humilde monge ocupou sua verdadeira posição. O homem que assume um cargo pelo respeito que este lhe tem que proporcionar, começa erradamente, e, a não ser que mude, não pode jamais ser em nenhum sentido o servo de Cristo e de seus semelhantes. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
1 de junho de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
1 de junho Dia 152
Leituras: Marcos 12:28-34; 1 Coríntios 15:12-19; Salmo 122; Eclesiastes 2:12-17; 2 Samuel 20-21.
Versículo Especial: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 122:1).
Pensamento Bíblico: Uma Fé Vazia (1 Coríntios 15:12-19). Algumas pessoas em Corinto negaram a idéia de que a morte é seguida pela ressurreição. Paulo mostrou que a sua posição retira do evangelho todo o significado. Se Cristo não se levantou, não há razão para servi-lo! Alguns hoje afirmam seguir a Cristo, ao mesmo tempo que negam a ressurreição. A deles, também, é uma fé vazia, sem esperança.
Ação: Dê graças a Deus pela ressurreição e exaltação de Jesus Cristo. Sirva-o como alguém que tem uma bem fundada esperança no porvir.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 295 O problema era que o título Filho de David estava inextricavelmente mesclado com a ideia de um Messias conquistador. Estava envolto em esperanças e sonhos, finalidades e ambições políticas e nacionalistas. Era usado para o esperado fundador de um reino terrestre. O que faz Jesus é dizer que o título Filho de Davi, como era usado popularmente, é uma descrição totalmente inadequada dele. Ele era Senhor. Agora, esta palavra Senhor (em grego Kyrios) é a tradução comum do Yahweh (Jeová) na versão grega das Escrituras hebraicas. Seu emprego sempre dirigia os pensamentos a Deus. O que Jesus diz é que Ele não veio fundar nenhum reino terrestre. Veio para trazer Deus aos homens. Jesus está fazendo aqui o que constantemente buscava fazer. Está buscando tirar das mentes a ideia de um Messias conquistador que teria que fundar um império terrestre, e pôr nelas a ideia de um Messias que seria o servo de Deus, e que traria para os homens o amor de Deus. A RELIGIÃO EQUIVOCADA Marcos 12:37b-40 A primeira oração desta passagem muita provavelmente deva ir ao princípio desta seção, e não ao final da anterior. A divisão do Novo Testamento em versículos foi introduzida pelo Stefanos, no século XV). Dizia-se que a tinha feito enquanto cavalgava desde sua casa até sua imprensa. Nem sempre são as divisões mais adequadas, e esta parece ser uma das que deveriam ser mudadas (veja-se a versão H. A.). É muito mais provável que a massa do povo ouvisse com prazer uma denúncia dos escribas que uma discussão teológica. Há certas mentalidades para as quais a invectiva é sempre atrativa. Nesta passagem Jesus faz uma série de acusações contra os escribas. Gostavam de andar com roupas longas. No Oriente uma roupa longa que varria o chão era o sinal de uma pessoa notável. Com essa roupa ninguém podia andar depressa nem trabalhar, e era o sinal do homem honorável e dono de seu tempo. Pode ser que a frase tenha outro significado. Mateus 23:5 diz: “Alargam as franjas das suas vestes.” Em obediência a Números 15:38, os judeus levavam borlas no bordo de sua túnica exterior. Essas borlas tinham a finalidade de recordá-los que eles eram o povo de Deus. Muito possivelmente esses peritos legais levariam borlas de tamanho maior que o comum, para destacar-se especialmente. Em todo caso gostavam de vestir-se de maneira tal que chamasse a atenção para suas pessoas e a honra de que desfrutavam. Amavam as saudações nas praças. Os escribas amavam ser saudados com honra e respeito. O mesmo título de rabino significa "Meu grande". Quem os saudasse assim agradava a sua vaidade. Procuravam as primeiras cadeiras na sinagoga. Na sinagoga, diante da arca em que se guardavam os volumes sagrados, e de frente para a congregação, havia um banco onde se sentavam os personagens distinguidos. Tinha a vantagem de que ninguém que se sentasse ali ficava inadvertido. Estava à vista da congregação que o admirava. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
31 de maio de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
31 de maio Dia 151
Leituras: Marcos 12:18-27; 1 Coríntios 15:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:1-11; 2 Samuel 19.
Versículo Especial: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:2).
Pensamento Bíblico: O Coração do Evangelho (1 Coríntios 15:1-11). Este capítulo contém uma das mais completas defesas da ressurreição de Jesus e de suas ramificações para seus seguidores. Paulo ofereceu estes fatos sobre Jesus: ele morreu, foi sepultado e levantou-se de novo. Em apoio de suas afirmações, ele ofereceu centenas de testemunhas ainda acessíveis aos seus leitores originais. Paulo sustenta que sua fé, seu trabalho e sua pregação eram todos baseados na verdade.
Ação: Segure firme a verdade do evangelho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 294 Deve ter havido nos olhos de Jesus um olhar de amor e de apelo, ao lhe dizer: "Já que foste tão longe, não quer percorrer todo o caminho e aceitar minha maneira de ver as coisas, e ser então um verdadeiro cidadão do Reino?" O FILHO DE DAVI Marcos 12: 35-37a Esta passagem para nós é difícil de entender, porque emprega pensamentos e métodos de argumentação que nos são estranhos. Mas seria tão difícil para a multidão que o ouviu no templo de Jerusalém, porque eles estavam acostumados a essas maneiras de argumentar e de usar as Escrituras. Podemos começar por notar algo que ajuda a esclarecer a passagem. O versículo 35 diz: “Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?” Nas primeiras partes do Novo Testamento, Cristo não é um nome próprio, como chegou a ser na atualidade. Aqui leva o artigo definido, o Cristo. Cristo é o termo grego para ungido, e o hebraico para ungido é Messias. Cristo e Messias são em realidade a mesma palavra em grego e em hebraico, e ambas significam O Ungido. A razão para o uso deste título é que na antiguidade a maneira de fazer alguém rei era ungi-lo com azeite, Cristo e Messias significam ambas Rei ungido de Deus, o grande Aquele que há de vir de Deus para salvar o seu povo. Por esta razão Jesus pergunta: "Como podem dizer os escribas que o Rei ungido de Deus que tem que vir é filho de Davi?" O argumento que Jesus apresenta para sustentar sua pergunta é este. Cita o Salmo 110:1: “Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita.” Nesta época os judeus davam por sentado que todos os salmos procediam da mão de Davi. Por conseguinte, crivam que este tinha sido escrito por Davi. Também sustentavam que este salmo se referia ao Messias, o Ungido de Deus que viria. Agora, neste versículo Davi se refere a aquele que viria como seu Senhor. Como, se for seu filho – pergunta Jesus – pode Davi dirigir-se ao com o título de Senhor? O que Jesus busca ensinar aqui? De todos os títulos do Messias, o mais comum era o de Filho de Davi. Em todas as épocas os judeus antecipavam o envio por Deus de um libertador que pertenceria à linha de Davi (Isaias. 9:2-7; 11:1-9; Jeremias. 23:ss.; 33:14-18; Ezequiel. 34:23ss.; 37:24; Salmos. 89:20ss.). O próprio Jesus com freqüência era chamado por este título, especialmente pelas multidões (Marcos. 10:47ss.; Mateus. 9:27; 12:23;.15:22; 21:9, 15). Em todo o Novo Testamento aparece a convicção de que Jesus era filho de Davi, descendente físico dele (Romanos. 1:3; 2 Timoteo. 2:8; Mateus. 1:1-17; Lucas. 3:23-38). As genealogias de Jesus que se dão nas passagens citadas de Mateus e Lucas estão destinadas a mostrar que Jesus realmente descendia da estirpe de David. O que faz Jesus é isto – não nega que o Messias seja filho de David, nem diz que Ele não é filho de Davi. O que diz é que é filho de David: e muito mais. O que havia de vir não só era filho do David: era o Senhor de Davi.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
30 de maio de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
30 de maio Dia 150
Leituras: Marcos 12:13-17; 1 Coríntios 14:27-40; Salmo 120; Eclesiastes 1:12-18; 2 Samuel 17-18.
Versículo Especial: “Porque Deus não é de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33).
Pensamento Bíblico: Edificação e Ordem (1 Coríntios 14:27-40). Ainda que nem todas as minúcias da assembléia descrita aqui se repitam hoje em dia, esta passagem bem ilustra alguns princípios importantes, incluindo-se:
Uso das habilidades para edificar e encorajar.
Reconhecimento de que Deus traz paz e não confusão.
Observação da vontade de Deus que as mulheres estejam sujeitas aos homens.
Prática da ordem na adoração de Deus.
Ação: Use suas habilidades para glorificar reverentemente a Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 292 (a) Era a sentença com que sempre começava, e começa ainda, o serviço da sinagoga. O Shema completo abrange Deut. 6:4-9; 11:13-21; Números 15:37-41. É a declaração de que Jeová é o único Deus e não há outro, o fundamento do monoteísmo judeu. (b) As três passagens do Shema estavam contidos nos filactérios (Mateus 23:5), que eram pequenas caixas de couro que o judeu devoto levava sobre a fronte e no pulso quando orava. Ao orar recordava seu credo. A origem dos filactérios se acha em Deuteronômio 6:8. (c) O Shema estava contido em uma pequena caixa cilíndrica chamada Mezuzah que se fixava, e ainda se fixa, na porta de toda casa judaica e na porta de cada habitação da casa, para que o judeu recorde a Deus ao entrar e ao sair. Quando Jesus citou este mandamento como o primeiro, todo judeu piedoso concordou com Ele. (2) “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Esta é uma citação de Levítico 19:18. No original se refere ao próximo judeu. Não teria incluído os gentios, a quem se permitia odiar. Mas Jesus a citou sem condição, e sem limite. Tomou uma velha Lei e a encheu de um novo significado. O novo que Jesus fez foi pôr estes dois mandamentos juntos. Nenhum rabino tinha feito isto antes. Só há uma sugestão de conexão em Os Testamentos dos Doze Patriarcas, obra composta por volta do ano 100 a.C., na qual um escritor desconhecido pôs na boca dos patriarcas alguns belos ensinos. No Testamento de Issacar (5:2) lemos: "Ama ao Senhor e ama a teu próximo, Tenha compaixão dos pobres e dos fracos." No mesmo Testamento (7:6) lemos: "Amei ao Senhor, E da mesma maneira a todo homem com todo meu coração." No Testamento de Daniel (5:3) lemos: "Amem ao Senhor durante toda sua vida, E os uns aos outros com coração sincero." Mas até vir Jesus ninguém tinha tomado os dois mandamentos pondo-os um junto do outro, fazendo dos dois um só. A religião, para Jesus, consistia em amar a Deus e amar ao próximo. Ele teria dito que a única forma em que alguém pode provar que ama a Deus é mostrando que ama aos homens. O escriba aceitou isto de bom grado, e acrescentou que tal amor era melhor que todos os sacrifícios. Nisto mantinha a linha do pensamento supremo de seu povo. Muitíssimo antes Samuel havia dito: “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22). Oséias tinha ouvido Deus dizer: "Misericórdia quero e não sacrifício". (Oséias 6:6). Mas sempre é fácil permitir que o ritual ocupe o lugar do amor. Sempre é fácil que o culto chegue a ser algo do templo, em lugar de ser algo de toda a vida. O sacerdote e o levita poderiam passar junto ao viajante ferido porque tinham pressa de chegar ao templo para cumprir seu ritual. Este escriba se elevou acima de seus contemporâneos e por isso simpatizou com Jesus. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
29 de maio de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
29 de maio Dia 149
Leituras: Marcos 12:1-12; 1 Coríntios 14:20-26; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 1:9-11; 2 Samuel 15-16.
Versículo Especial: “Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos” (Salmo 119:162).
Pensamento Bíblico: Rejeitando os Servos e o Filho (Marcos 12:1-12). A parábola de Jesus sobre os perversos lavradores da vinha reflete especialmente as atitudes dos chefes judeus para com ele. Eles rejeitaram os mensageiros de Deus e finalmente rejeitaram o Filho de Deus. Tristemente, as mesmas atitudes têm sido refletidas por judeus e gentios que não receberam Jesus Cristo. Não querendo aceitar o testemunho dos profetas da Bíblia, no final de tudo, rejeitaram o próprio Jesus. A resposta de Deus: “Exterminará aqueles lavradores” que rejeitam seu Filho.
Ação: Submeta-se humildemente ao Filho de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 291 Veio Davi e os reduziu de 613 a 11, no Salmo 15: Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? 1. O que vive com integridade. 2. E pratica a justiça, 3. E, de coração, fala a verdade. 4. O que não difama com sua língua, 5. Não faz mal ao próximo, 6. Nem lança injúria contra o seu vizinho. 7. Aquele a cujos olhos o vil é menosprezado, 8. Mas honra aos que temem ao SENHOR. 9. O que jura com dano próprio e não se retrata; 10. O que não empresta o seu dinheiro com usura, 11. Nem aceita suborno contra o inocente. Veio Isaías e os reduziu a 6 (Isaías 33:15): 1. O que anda em justiça 2. E fala o que é reto; 3. O que despreza o ganho de opressão; 4. O que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno, 5. O que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios; 6. E fecha os olhos, para não ver o mal; este habitará nas alturas. Veio Miquéias e reduziu os 6 a 3 (Miquéias 6:8): Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: 1. Que pratiques a justiça, 2. Ames a misericórdia, 3. E andes humildemente com o teu Deus. Novamente Isaías reduziu os 3 a 2 (Isaías 56:1): 1. Mantende o juízo. 2. Fazei justiça. E finalmente Habacuque reduziu todos a um só (Habacuque 2:4): Î O justo pela sua fé viverá. Como se vê, o engenho rabínico tentou contrair a Lei de uma vez que expandi-la. Havia realmente duas escolas de pensamento. Havia aqueles que crivam que na Lei havia questões mais importantes e menos importantes, que o que se tinha que captar eram os grandes princípios. Como disse mais tarde Agostinho: "Ame a Deus e faça o que quiser." Mas havia outros que estavam contra esta posição, que sustentavam que o princípio mais insignificante era igualmente obrigatório, e que era muito perigoso tratar de distinguir entre a importância relativa de uns e outros. O escriba que interrogou a Jesus nesta ocasião, perguntou-lhe sobre algo que era uma questão muito debatida no pensamento judeu. Para responder, Jesus tomou dois grandes mandamentos e os pôs juntos, (1) “Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” Esta sentença é o verdadeiro credo do judaísmo (Deuteronômio 6:4). Tinha três usos. É chamado de o Shema. Shema é o imperativo do verbo hebraico ouvir, e recebe este nome pela primeira palavra que contém.(Estudando a Biblialivro por livro que Deus abençoe a todos)
28 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 289 Mas faremos bem em recordar que Paulo tem razão (1 Cor. 2:9) quando toma as palavras do profeta (Isaías 64:4) e as torna suas: "Coisas que, olho não viu, nem ouvido ouviu, nem subiram em coração de homem, são as que Deus preparou para os que o amam." A vida nos lugares celestiais será maior que todo conceito que esta vida possa nos proporcionar. (2) No final Jesus baseava sua convicção da ressurreição no fato de que a relação entre Deus e um homem bom é uma relação que nada pode romper. Uma vez que alguém entrou em uma relação pessoal com o Deus eterno, essa relação é eterna. Deus era amigo de Abraão, de Isaque e de Jacó quando viviam. Essa amizade não pode cessar com a morte. "Deus", como diz Loisy, "não pode deixar de ser o Deus daqueles que lhe serviram e amaram." Como diz o salmista: “Estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória” (Salmo 73:23-24). Ele não pode concebe que sua relação com Deus seja interrompida alguma vez. Em uma palavra, uma só coisa é imortal: o amor. AMOR A DEUS E AMOR AOS HOMENS Marcos 12:28-34 Nada se tinha perdido entre o doutor na Lei e os saduceus. Toda a profissão dos escribas consistia em interpretar a Lei e ser peritos em todas suas muitas regras e regulamentações. O ofício do perito na Lei era conhecer e aplicar a Lei oral, enquanto que, como vimos, as saduceus não aceitavam para nada essa Lei. Sem dúvida o doutor da Lei ficou satisfeito com a derrota dos saduceus. Este escriba acudiu a Jesus com uma pergunta que freqüentemente era objeto de debate nas escolas rabínicas. No judaísmo havia duas tendências. A tendência a expandir a Lei ilimitadamente em centenas e milhares de regras e regulamentos. Mas também existia uma tendência a tratar de concentrar a Lei em uma sentença, uma declaração geral que fora um compêndio de toda a sua mensagem. Uma vez um partidário pediu a Hillel que o instruíra em toda a Lei enquanto permanecia apoiado sobre uma só perna. A resposta de Hillel foi: "Não faças a teu próximo o que não queres para ti. Esta é toda a Lei. O resto é comentário. Vai e aprende." Akiba já havia dito: " 'Amarás a teu próximo como a ti mesmo' – este é o maior princípio geral da Lei.'' Simão o Justo havia dito: "O mundo descansa sobre três coisas: sobre a Lei, sobre o culto e sobre as obras de amor." Shammai tinha ensinado que Moisés recebeu 613 preceitos sobre o Monte Sinai, 355 segundo os dias do ano solar e 248 de acordo com as gerações dos homens. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de Julho Dia 202 Leituras: Lucas 8:26-39; Efésios 2:11-22; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Cântico 5-8. Versículo Especial: “Mas, ago...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...