28 de maio de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de maio  Dia 148  

Leituras: Marcos 11:27-33; 1 Coríntios 14:10-19; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:1-8; 2 Samuel 13:14.  

Versículo Especial: “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119:160).  

Pensamento Bíblico: A Vida Segue (Eclesiastes 1:1-8). Um dos mais desconcertantes livros da Bíblia começa falando dos períodos que observamos na vida na terra. As gerações vêm e vão. O sol se levanta e se põe diariamente. As correntes do vento e do mar correm em seus circuitos. A vida segue.  

Se nossa sabedoria for limitada à observação de fenómenos da natureza, nossa existência se torna uma vida sem graça. É interessante que as filosofias pagãs são frequentemente descritas como rodas, girando em repetidas voltas sem fim. Alguns até “reciclam” a alma, através da reencarnação. A mensagem de Eclesiastes se desdobra mais além, mas nós finalmente vemos que há um outro aspecto de nossa existência, que altera esta ciranda. “O espírito voltará a Deus” (Eclesiastes 12:7). Não somos recicláveis: nossas almas são eternas!  

Ação: Ande hoje com sua vida vista na perspectiva da eternidade.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Marcos (William Barclay) 288 Em realidade, Jesus não estava dizendo nada novo. No livro de Enoque se encontra a promessa: "Terão grande gozo, como os anjos do céu." No Apocalipse do Baruque se diz que os justos serão feitos "como os anjos". E os mesmos escritos rabínicos diziam que na vida vindoura "não há comida nem bebida, nem gerar filhos, nem regateio, ciúmes, ódios e pendências, mas os justos se sentam com coroas nas cabeças, e se satisfazem com a glória de Deus". O que Jesus quer assinalar é que não se pode pensar na vida vindoura em termos desta vida. Segundo, ocupa-se do fato da ressurreição. Aqui enfrenta aos saduceus em seu próprio terreno. Eles insistiam em que no Pentateuco, ao qual davam tanta importância, não havia evidências da imortalidade. E Jesus extrai suas provas do Pentateuco. Em Êxodo 3:6, Deus se chama a si mesmo o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Se Deus for o Deus destes patriarcas até agora, significa que eles devem estar vivos, porque o Deus vivo deve ser o de homens vivos, e não de seres mortos. E se os patriarcas estão vivos, então está provada a ressurreição. Em seu próprio terreno e com argumentos que eles não podiam responder, Jesus tinha derrotado os saduceus. Esta passagem pode parecer que se ocupa de uma questão que é muito recôndita e remota. É uma discussão em termos que estão totalmente fora da órbita de nossa existência, mas apesar disso surgem duas verdades eternas. (1) Os saduceus tinham cometido o engano de criar um céu à semelhança da Terra. Pensavam em termos das coisas desta Terra. Os homens sempre têm feito isso. Os pele-vermelhas, que eram por natureza caçadores, pensavam que o céu seria um feliz lugar de caça. Os vikingos; que eram por natureza guerreiros, pensavam em um Walhalla onde brigariam todo o dia, onde de noite os mortos ressuscitariam e os feridos se curariam, e onde passariam as noites em banquetes, bebendo vinho em taças feitas com os crânios de seus inimigos vencidos. Os maometanos eram um povo do deserto que viviam em circunstâncias em que o luxo era desconhecido. Portanto concebiam o céu como um lugar em que os homens viveriam uma vida repleta de todos os prazeres sensuais e físicos. Os judeus odiavam o mar e concebiam o céu como um lugar onde não haveria mais mar. Todos fogem da tristeza e da dor, e o céu seria um lugar no qual as lágrimas seriam enxutas de todo olho e onde não haveria mais dor. Sempre os homens criam em seu pensamento um céu que satisfaça seus desejos. E não deixa de haver beleza nesse desejo. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de maio  Dia 147  

Leituras: Marcos 11:15-26; 1 Coríntios 14:1-9; Salmo 119:129-144; Provérbios 31:24-31; 2 Samuel 11-12.  

Versículo Especial: “Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima” (Salmo 119:140).  

Pensamento Bíblico: Jesus Limpa o Templo (Marcos 11:15-19). Temos tantas vezes visto um retrato deformado de Jesus, como um fraco, de fala mansa. O retrato verdadeiro da Bíblia é muito diferente. Jesus expulsou do templo, violentamente, os negociantes (realmente, em duas ocasiões diferentes). O mesmo Jesus, agora, possui todo o poder, e levará os ímpios  a um julgamento de ira.  

Ação: Certifique-se de que o templo de sua vida está limpo, de modo que Jesus não tenha que limpá-lo em ira!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Marcos (William Barclay) 287 Assim, pois, os saduceus acudiram a Jesus com uma pergunta de prova, destinada a ridicularizar toda a crença na ressurreição individual. A legislação judaica tinha uma instituição denominada matrimonio de levirato. Sua regulamentação se encontra em Deuteronômio 25:5-10. Se um grupo de irmãos viviam juntos – detalhe este que os saduceus omitem em sua citação da Lei – e um deles morria sem deixar descendência, o dever do seguinte era tomar por esposa a viúva de seu irmão e levantar descendência a seu irmão. Teoricamente isto podia durar enquanto houvesse irmãos vivos e não houvesse descendência. Quando nascia um menino, era considerado filho do marido original. Agora, é evidente que esta Lei tinha o propósito de assegurar duas coisas: primeiro, que não se extinguisse o nome da família, e segundo, que a propriedade familiar permanecesse dentro da família. De fato, por estranho que possa nos parecer todo este assunto, na legislação grega havia disposições não muito diferentes destas. Se um pai grego tinha propriedades consideráveis e só uma filha, esta, por ser mulher, não podia herdar diretamente. O herdeiro direto seria seu marido ou seu filho. Mas se a filha era solteira, o pai podia deixar sua propriedade e sua filha a quem quisesse. Esta pessoa devia casar-se com a herdeira, embora para isso tivesse que divorciar-se de uma esposa já existente. E se, em tais circunstâncias, um pai morria sem fazer testamento, o parente mais próximo podia reclamar como esposa a filha herdeira. O princípio é o mesmo. Tudo está destinado a manter a família e conservar a propriedade dentro da família a que pertencia. Pergunta-a que fizeram os saduceus, pois, pode ter apresentado um caso exagerado, com a história dos sete irmãos, mas estava fundada em uma Lei judia bem conhecida. A pergunta dos saduceus era simplesmente esta: se de acordo com as normas que governam o levirato, uma mulher esteve casada por turno com sete irmãos, havendo ressurreição dos mortos, de quem será esposa na ressurreição? Acreditavam que ao fazer esta pergunta tinham feito a ideia da ressurreição totalmente ridícula. A resposta do Jesus tem duas partes. Primeiro, ocupa-se do que poderíamos chamar a maneira da ressurreição. Estabelece que quando se produz a ressurreição e uma pessoa volta à vida, já não regem as antigas leis da vida física, que os ressuscitados são como os anjos, e que já não intervêm coisas físicas como casar-se e dar-se em matrimonio.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de maio  Dia 146  

Leituras: Marcos 11:1-14; 1 Coríntios 13; Salmo 119:113-128; Provérbios 31:17-23; 2 Samuel 9-10.  

Versículo Especial: “Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe” (Salmo 119:116).  

Pensamento Bíblico: O Amor Definido em Ação (1 Coríntios 13:1-8). O amor é mais do que atitude ou atração, ele é ação. Examine a aplicação das palavras de Paulo, em 1 Coríntios 13:4-8. O amor engloba todas as qualidades que deveriam ser aparentes na vida de um filho de Deus. Estes versículos ajudam-nos a apreciar o significado de Mateus 22:36-40, onde Jesus nos diz que nosso serviço pode ser resumido em amor a Deus e amor ao próximo.  

Ação: Mostre amor conforme seu modo de viver.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Marcos (William Barclay) 286 "A glória do império romano foi que trouxe a paz a um mundo convulsionado. Sob seu domínio as regiões da Ásia Menor e do Oriente desfrutaram de tranqüilidade e segurança em uma extensão e por um lapso  que não tinham conhecido antes e provavelmente tampouco depois. Esta era a pax romana. Sob o domínio romano o morador das províncias se encontrava em condições de dirigir seus negócios, prover para sua família, enviar suas cartas e fazer suas viagens com segurança, graças à forte mão de Roma." Segue sendo certo que ninguém pode honestamente receber todos os benefícios que confere o viver em um Estado, e logo rechaçar todas as responsabilidades da cidadania. (3) Mas há um limite. E. A. Abbott tem um pensamento sugestivo. A moeda tinha a imagem de César gravada, e por conseguinte pertencia a César. O homem leva sobre ele a imagem de Deus – Deus o criou à sua imagem (Gênesis. 1:26-27) – e portanto pertence a Deus. A conclusão inevitável é que, se o Estado permanece dentro de seus próprios limites e faz as demandas que lhe são próprias, o indivíduo deve lhe dar sua lealdade e seu serviço, mas em última análise tanto o Estado como o homem pertencem a Deus e, portanto, em um conflito entre as pretensões do Estado e Deus, a lealdade a Deus é a primeiro. Mas segue sendo certo que em toda circunstância ordinária, o cristianismo deve fazer do homem um cidadão melhor que qualquer outro homem. FALSA IDÉIA DA VIDA POR VIR Marcos 12:18-27 Esta é a única vez que aparecem os saduceus no Evangelho de Marcos, e sua aparição é inteiramente característica deles. Os saduceus não eram um grande partido judeu. Eram aristocratas e ricos. Incluíam a maior parte dos sacerdotes. A função de sumo sacerdote normalmente era desempenhada por um saduceu. Sendo o partido rica e aristocrata, não era estranho que fossem colaboracionistas, já que queriam conservar suas comodidades e privilégios. Deles procedia a classe governante, os que estavam dispostos a colaborar com os romanos no governo do país. Em certas questões diferiam muito dos fariseus. Primeiro, os saduceus aceitavam só as  escrituras escritas e atribuíam mais importância ao Pentateuco, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, do que a todo o resto. Não aceitavam a massa de tradições e leis orais, as regras e regulamentos que eram tão caros para os fariseus. Seu fundamento era a Lei mosaica escrita. Em segundo lugar, os saduceus não acreditavam na imortalidade, nem em espíritos e anjos. Diziam que nos primeiros livros da Bíblia não havia evidências da imortalidade, e não a aceitavam.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de maio  Dia 145  

Leituras: Marcos 10:46-52; 1 Coríntios 12:21-31; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:10-16; 2 Samuel 7-8.  

Versículo Especial“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim” (Salmo 119:112).  

Pensamento Bíblico: Uma Bela Mulher  (Provérbios 31:10-16). A definição de Deus da beleza, freqüentemente, difere dos padrões humanos. Uma mulher de valor:

   Apoia seu marido

   Trabalha esforçadamente

   Provê as necessidades de sua família.

Note que qualquer envolvimento que possa tirá-la do lar será em benefício de sua famíliaSnão em negligência à família. Este capítulo dá importante orientação para o desenvolvimento de uma mulher piedosa.  

Ação: A despeito dos esforços, em nossa sociedade, para diminuir o valioso papel das mulheres, mostremos fé para seguir o padrão que Deus revelou.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


24 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 284 (3) Devido a que uma moeda tinha a cara e a inscrição de rei se sustentava, ao menos em certo sentido, que era propriedade pessoal do rei. A resposta de Jesus foi esta: "Ao usar a moeda de Tibério reconhecem em todo caso seu poder político na Palestina. Além disto, a moeda de todos os modos é sua, pois tem nela seu nome. Dando-lhe dãolhe o que é dele. Dêem-na, mas recordem que há uma esfera da vida que pertence a Deus e não a César." Nunca ninguém estabeleceu um princípio mais influente que este. Era um princípio que conservava ao mesmo tempo o poder civil e o religioso. Rawlinson nos recorda que Lorde Acton, o grande historiador, disse deste dito de Jesus: "Essas palavras... deram ao poder civil, sob o amparo da consciência, uma importância que nunca tinha gozado e limite que nunca tinha conhecido, e foram o repúdio do absolutismo e a inauguração da liberdade." Estas palavras afirmaram ao mesmo tempo os direitos do estado e a liberdade de consciência. O Novo Testamento em geral estabelece três grandes princípios que têm que ver com o cristão e o Estado. (1) O Estado é ordenado por Deus. Sem as leis do Estado a vida seria um caos. Os homens não podem viver juntos a não ser que estejam de acordo em obedecer as leis da convivência. Há muitos valiosos serviços de que ninguém poderia desfrutar a não ser pelo Estado. Ninguém pode ter individualmente sua água corrente, seus próprios deságües, seu próprio sistema de transporte, sua própria organização de segurança social. O Estado é a origem de muitas das coisas que fazem possível a vida. (2) Ninguém pode aceitar todos os benefícios que o Estado lhe dá e fugir de todas as responsabilidades. Não se discute que o governo romano introduziu no mundo antigo um sentido de segurança que nunca antes tinha tido. Em sua maior parte, exceto em certas áreas notórias, os mares foram limpos de piratas e os caminhos de bandidos, as guerras civis foram trocadas pela paz, e a tirania imprevisível e caprichosa pela justiça imparcial de Roma. Como escreveu E. J. Goodspeed:.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de maio  Dia 144  

Leituras: Marcos 10:32-45; 1 Coríntios 12:12-20; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:1-9; 2 Samuel 5-6.  

Versículo Especial: “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito ja teria eu perecido na minha angústia” (Salmo 119:92).  

Pensamento Bíblico: Uma Chave para Sobreviver à Aflição (Salmo 119:92). As dificuldades aparecem em  nossas vidas. Elas variam de tipo, de freqüência e de intensidade, mas acontecem com todos nós. Alguns usam suas provações para desculpar-se de sua rebelião contra Deus, apontando um dedo acusador ao Senhor. Outros usam-nas construtivamente, para reforçar a fé e melhorar o seu caráter pessoal. Temos que escolher se usaremos nossas lutas como pedras de tropeço ou degraus de pedra.  

Ação: Decida aprender com suas aflições, usando-as como meio de crescimento espiritual (Salmo 119:71).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 283 (1) Um imposto à terra, que consistia em um décimo de todo o grão e um quinto do azeite e o vinho que se produzira. Isto se pagava em parte em espécie e em parte em dinheiro. (2) Um imposto à renda que subia ao um por cento dos ganhos de uma pessoa. (3) Uma captação, que se cobrava a todos os varões de quatorze a sessenta e cinco anos e a todas as mulheres de doze a sessenta e cinco. Esse imposto consistia em um denário por cabeça. Este era o imposto que afetava a todos e que todos tinham que pagar pelo simples feito de existir. Os fariseus e os herodianos se aproximaram de Jesus muito sutilmente. Começaram adulando-o. Com isto se propunham duas coisas: desarmar as suspeitas que Jesus pudesse ter, e sublinhando seu valor e sua honestidade, fazer impossível que deixasse de dar uma resposta sem perder completamente sua reputação. Em vista de todas as circunstâncias a pergunta que os fariseus e os herodianos expuseram a Jesus foi uma obra mestra de astúcia e sutileza. Devem ter pensado que o tinham parecido nos chifres de um dilema completamente iniludível. Se dissesse que era lícito pagar o tributo, perderia definitivamente sua influência no povo, e seria considerado como um covarde e um traidor. Se dissesse que não era lícito, podiam denunciá-lo aos romanos e fazê-lo prender como revolucionário. Estavam seguros de que tinham apanhado Jesus em uma armadilha da qual não havia escapatória possível. Jesus disse: "Mostrem-me um denário." Notemos, de passagem, que Ele não possuía nem sequer uma moeda desse valor. Perguntou de quem era a imagem que tinha a moeda. Seria a de Tibério, o imperador reinante. Todos os imperadores eram chamados César. Uma inscrição ao redor da moeda diria que era a moeda "de Tibério César, o divino Augusto, filho de Augusto", e no reverso o título "pontifex maximus", o sumo sacerdote da nação romana. Agora, a fim de entender este incidente devamos ter presente o conceito antigo da moeda. Com respeito à cunhagem os povos antigos tinham três princípios conseqüentes. (1) A cunhagem é signo de poder. Quando alguém conquistava uma nação, ou se algum rebelde tinha êxito, o primeiro que fazia era cunhar sua própria moeda. Isso, e somente isso era a garantia final de domínio e poderio. (2) Onde a moeda era válida se aceitava o poder do rei. O domínio de um rei se media pela área na qual suas moedas eram válidas. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de maio  Dia 143  

Leituras: Marcos 10:23-31; 1 Coríntios 12:1-11; Salmo 119:65-80; Provérbios 30:29-33; 2 Samuel 3-4.  

Versículo Especial:  “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos” (Salmo 119:73).  

Pensamento Bíblico: As Pessoas Chegam com Manuais de Instrução (Salmo 119:73). Quantas vezes você teve dificuldades em utilizar um produto porque você não se deu ao trabalho de ler as instruções? (Talvez você aprove a velha teoria que diz que “quando nada der certo, é melhor ler as instruções”). Infelizmente, muitas pessoas tentam dirigir suas próprias vidas sem jamais perceberem que seu “Fabricante” forneceu um “manual de instruções”. Deus o fez, e ele escreveu o livro que diz como você deveria funcionar. Leia as instruções, antes que tudo dê errado.  

Ação: Leia e siga as instruções de seu Fabricante.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 282 A parábola termina com uma citação do Antigo Testamento que chegou a ser muito querida para a Igreja. A citação a respeito da pedra que foi rechaçada pertence ao Salmo 118:22-23. A pedra que foi rechaçada se converteu na pedra que une entre si as esquinas do edifício, a pedra que é a chave do ângulo, a pedra mais importante de todas. Esta passagem fascinou os primeiros escritores cristãos. É citada ou se faz referência a ela em Atos 4:11; 1 Pedro 2:4,7; Romanos. 9:32-33, Efésio. 2:20. Originalmente, no salmo, era uma referência ao povo de Israel. As grandes nações que se consideraram arquitetos da estrutura do mundo tinham considerado o povo de Israel como um povo sem importância nem honra. Mas, segundo a visão do salmista, a nação que tinha sido menosprezada, algum dia, na economia divina, viria a ser a maior nação do mundo. Os escritores cristãos viram no sonho do salmista algo que se cumpriu perfeitamente na morte e ressurreição de Jesus. CÉSAR E DEUS Marcos 12:13-17 Por trás desta ardilosa pergunta havia uma história amarga. Herodes o Grande faleceu no ano 4 A.C.; tinha governado toda a Palestina como um rei tributário dos romanos. Tinha sido fiel aos romanos e estes o tinham respeitado e lhe tinham dado muita liberdade. Antes de morrer dividiu seu reino em três. A Herodes Antipas deu Galileia e Peréia. A Herodes Filipe deu a região desértica do Nordeste, ao redor de Traconites e Ituréia e Abilene. A Arquelau deu o território do Sul, que incluía Judéia e Samaria. Antipas e Filipe logo se estabeleceram e em rigor governaram bem e sabiamente. Mas Arquelau foi um fracasso total como rei. O resultado foi que no ano 6 D.C. os romanos tiveram que intervir e encarregar-se diretamente do governo. As coisas eram tão pouco satisfatórias que o Sul da Palestina não pôde continuar sendo um reino tributário semi independente e se converteu em uma província. Era governada por um procurador. As províncias romanas se dividiam em dois grupos. As que eram pacíficas e não necessitavam tropas eram governadas pelo Senado por meio de procônsules. As que eram centros de agitação e que requeriam a presença de tropas, eram da incumbência direta do imperador e eram governadas por procuradores. O Sul da Palestina pertencia naturalmente à segunda categoria e de fato se pagava tributo diretamente ao imperador. O primeiro ato do governador Cirênio foi levantar um censo do país, a fim de poder estabelecer impostos justos e uma administração geral. A seção mais tranqüila do povo o aceitou como uma necessidade inevitável. Mas um tal Judas Gaulonita levantou uma violenta oposição. Trovejou que "a introdução dos impostos não era melhor que a introdução da escravidão". Incitou à população a rebelar-se, dizendo que Deus os ajudaria se recorriam a toda a violência que pudessem. Seu argumento era que para os judeus Deus era o único Rei e Senhor. Deveriam morrer alegremente antes que chamar senhor a homem algum. Os romanos se encarregaram de Judas com sua habitual eficiência, mas seu grito de batalha nunca morreu. "Não pagar tributo aos romanos" converteu-se no santo e senha dos patriotas judeus mais fanáticos. Os tributos que se impuseram eram três. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de maio  Dia 142  

Leituras: Marcos 10:13-22; 1 Coríntios 11:27-34; Salmo 119:49-64; Provérbios 30:21-28; 2 Samuel 1-2.  

Versículo Especial: “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos” (Salmo 119:59). 

Pensamento Bíblico: Reverência à Mesa do Senhor (1 Coríntios 11:27-34). Paulo agora constrói sobre a base já estabelecida. A ceia do Senhor, como uma comemoração do sacrifício de Jesus, tem que ser observada com solene reverência. A frivolidade rebaixa a comemoração e condena a pessoa descuidada. Nosso modo de participar tem que refletir nosso respeito pelo Senhor e nossa apreciação de seu grande e abnegado sacrifício. Quando comungamos com Jesus e seus seguidores em recordação de sua morte, devemos levar isso a sério.  

Ação: Examine suas atitudes para com Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


21 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 280 (3) Fala-nos da paciência de Deus. Não uma nem duas, mas muitas vezes o dono deu oportunidade aos lavradores para pagar a dívida que tinham com Ele. Tratou-os com uma cortesia e uma paciência que não mereciam. (4) Fala-nos do triunfo final da justiça de Deus. Os homens podem aproveitar-se de sua paciência, mas no final chega o julgamento e a justiça. Deus pode suportar muito tempo a desobediência e a rebelião, mas no final Ele age. Também nos diz algo a respeito de Jesus. (1) Diz-nos que se considerava a si mesmo não como um servo e sim como um filho. Ele se aparta deliberadamente da sucessão dos profetas. Eles eram servos. Ele era Filho. No se ouvi a palavra final e definitiva de Deus. Esta parábola era um desafio deliberado às autoridades judaicas, porquanto contém a inconfundível declaração do Jesus de que Ele era o Messias. (2) Diz-nos que sabia que teria que morrer. A cruz não foi uma surpresa para Jesus. Sabia que o caminho que tinha escolhido não podia ter outro fim. A grandeza de seu valor consiste em que sabia isso e prosseguiu inflexivelmente. (3) Diz-nos que estava seguro de seu triunfo final e sua vindicação. Sabia que seria maltratado e morto, mas também sabia que esse não era o fim, que depois do rechaço viria a glória. Diz-nos também algo sobre o homem. (1) Podia haver só um motivo para que os lavradores pensassem que poderiam matar o filho e entrar na posse da vinha. Devem ter pensado que o dono estava muito longe para agir, ou que tinha morrido e não se precisava contar com ele. Ainda os homens pensam que podem proceder contra Deus e dar-se bem. Mas Deus está bem vivo. Os homens tratam de aproveitar-se de sua própria liberdade e da paciência divina, mas vem o dia do ajuste de contas. (2) Se alguém rechaça seus privilégios e responsabilidades, estes passam a outra pessoa. A parábola contém todo o germe do que viria: o rechaço por parte dos judeus e a transferência de seus privilégios e responsabilidades aos gentios.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de maio Dia 141  

Leituras: Marcos 10:1-12; 1 Coríntios 11:17-26; Salmo 119:33-48; Provérbios 30:15-20; 1 Samuel 30-31.  

Versículo Especial: “Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmo 119:37).  

Pensamento Bíblico: Recordando a Morte de Cristo (1 Coríntios 11:23-26). Num esforço para restaurar a reverência na adoração dos cristãos coríntios, Paulo lembrou-os do significado da ceia do Senhor. Eles deviam comer, a esta mesa, com uma apreciação do significado da comemoração. Jesus tinha dado como modelo: primeiro, dar graças e comer o pão em memória do seu corpo sacrificado; depois, dar graças (veja Mateus 26:27) e beber do cálice, como recordação do seu sangue derramado. A ceia do Senhor serve como uma proclamação da morte de Jesus com uma esperança da sua volta (v. 26). Quando observamos esta comemoração, devemos participar com apreciação reverente do sacrifício de Jesus.  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício de seu filho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

Livros (William Barclay) 279 A vinha tinha todas as partes necessárias. Tinha um muro para assinalar seus limites, para preservá-la de ladrões e defendê-la contra os ataques dos javalis. Tinha um lagar. Em uma vinha havia uma imprensa na qual se pisavam nas uvas com os pés. debaixo da imprensa havia um lagar no qual caía o suco. Havia uma torre. Nesta se armazenava o vinho, alojavam-se os operários, e dali se mantinha a vigilância contra os ladrões na época de colheita. Os lavradores representam os dirigentes de Israel ao longo da história da nação. Os servos que o amo enviou representam os profetas. Servo ou escravo de Deus é um título comum. Assim foi chamado Moisés (Josué 14:7). Assim foi chamado Arão (Josué 24:9). Assim foi chamado Davi (2 Samuel 3:18). E o título aparece regularmente nos livros dos profetas (Amós 3:7; Jeremias 7:25; Zacarias 1:6). O Filho é o próprio Jesus. Até na excitação do momento os ouvintes puderam fazer estas identificações, pois os pensamentos e figuras eram todos familiares para eles. O relato em si é o relato do que bem poderia ter acontecido na Palestina nos dias de Jesus. Na Palestina havia muita agitação trabalhista e muitos donos ausentes. O dono dessa vinha poderia ser um judeu que tinha procurado uma morada mais cômoda que a Palestina, ou podia ser um romano que a considerasse como um investimento de seu dinheiro. Se o dono seguia a Lei, a primeira oportunidade para cobrar a renda seria cinco anos depois de plantada a vinha (Levítico 19:23-25). m tal caso a renda era paga em espécie. Podia ser uma ercentagem fixa acordada da colheita, ou podia ser uma soma stabelecida, qualquer que fosse o resultado da colheita. A história não é e modo algum improvável, e relata o tipo de coisas que podiam ocorrer a realidade.Esta parábola está tão cheia de verdades, que só as podemos ssinalar brevemente. iz certas coisas a respeito de Deus. 1) Fala-nos da generosidade de Deus. A vinha estava equipada om todo o necessário para que o trabalho dos lavradores fosse fácil e roveitoso. Deus é generoso na vida e no mundo que deu aos homens. 2) Fala-nos da confiança de Deus. O dono se ausentou e deixou os lavradores que eles mesmos dirigissem a vinha. Deus confia em nós  suficiente para nos dar liberdade para levar nossa vida como queremos. omo disse alguém: "O lindo a respeito de Deus é que nos permite fazer anto por nós mesmos."(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de maio Dia 140  

Leituras: Marcos 9:38-50; 1 Coríntios 11:1-16; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:7-14; 1 Samuel 28-29.  

Versículo Especial: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18).  

Pensamento Bíblico: Profundo Arrependimento (Marcos 9:43-50). O inferno é um lugar horrível que tem que ser evitado a todo custo. Jesus salienta este fato com uma série de ilustrações para mostrar as mudanças radicais, necessárias para voltarmo-nos para o Senhor.  

Qualquer coisa que nos tirará do caminho do céu tem que ser cortada fora. Estilos de vida pecaminosos têm que ser abandonados. Temos que parar de andar em pecado e começar a caminhar como filhos da luz.  

Ação: Examine-se. Cortou fora seus pecados?(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Ne que Deus abençoe a todos)

19 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 278 Por outro lado, se dissessem que a obra do João era puramente humana, agora que João tinha, além disso, a distinção de ter morrido como mártir, sabiam bem que o povo que ouvia provocaria uma revolta. De modo que se viram obrigados a dizer fracamente que não sabiam, e Jesus evitou a necessidade de dar resposta à pergunta deles. Todo este relato é um exemplo vivido do que acontece aos homens que não querem enfrentar a verdade. Para evitar enfrentar a verdade têm que torcer-se e retorcer-se e no final se colocam em uma posição em que ficam envoltos tão desesperadamente que não têm nada que dizer. O homem que enfrenta a verdade pode ser que tenha a humilhação de reconhecer que estava equivocado, ou o perigo de ter que tomar partido pela verdade, mas ao menos para ele o futuro é forte e brilhante. O homem que não enfrenta a verdade não tem outra perspectiva que a de um envolvimento cada vez mais profundo em uma situação que o faz incapaz e ineficaz. Marcos 12 Rechaço e retribuição - Marcos. 12:1-12 César e Deus - Marcos. 12:13-17 Falsa ideia da vida por vir - Marcos. 12:18-27 Amor a Deus e amor aos homens - Marcos. 12:28-34 O Filho de Davi - Marcos. 12:35-37a A religião equivocada - Marcos. 12:37b-40 O maior dom - Marcos. 12:41-44 RECHAÇO E RETRIBUIÇÃO Marcos 12: 1-12 Quando tratamos os princípios gerais de interpretação das parábolas dissemos que uma parábola nunca deve ser tratada como uma alegoria, e que não se deve procurar um significado para cada detalhe. Recordemos que originalmente as parábolas de Jesus não estavam destinadas a ser lidas, mas que foram ditas e seu significado era o que tiveram para os que primeiro as ouviram. Mas em certa medida esta parábola é uma exceção. É uma espécie de híbrido, uma mescla de alegoria e parábola. Nem todos seus detalhes têm um significado íntimo, mas têm mais do que o normal. E possivelmente isto é porque Jesus estava falando em figuras que eram parte integrante do pensamento e a imaginação judeus. O proprietário da vinha é Deus. A própria vinha é o povo de Israel. Esta é uma figura com a qual os judeus estavam perfeitamente familiarizados. No Antigo Testamento é empregada vivida mente em Isaías 5:1-7, uma passagem do qual estão tomados alguns dos detalhes e a linguagem da presente passagem. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de maio Dia 139  

Leituras: Marcos 9:30-37; 1 Coríntios 10:23-33; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:1-6; 1 Samuel 26-27.  

Versículo Especial: “Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito” (Salmo 119:15). 

Pensamento Bíblico: A Beleza da Palavra de Deus (Salmo 119). O programa de hoje nos leva ao mais longo dos Salmos. É um poema lindamente construído em exaltação do valor da palavra de Deus. O Salmo é dividido em 22 seções, cada uma indicada por uma letra do alfabeto hebraico. Em hebraico, cada versículo começa com a letra que inicia sua seção. O Salmo 119 é um poema em acróstico elaborado, lembrando-nos da grandeza da palavra revelada de Deus. Está cheio de louvor a Deus pela sua sabedoria e amor, ao dar-nos as Escrituras.  

Ação: Agradeça a Deus pela dádiva de sua Palavra.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


18 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 277 UMA PERGUNTA ARDILOSA E UMA RESPOSTA AGUDA Marcos 11:27-33 Nos recintos sagrados havia dois claustros famosos, um neste lado e outro no lado Sul do Pátio dos gentios. O claustro do Este recebia o nome de Pórtico do Salomão. Era uma magnífica arcada constituída por fortes colunas de uns doze metros de altura. O claustro do Sul era ainda mais esplêndido. Chamavam-no o Pórtico Real. Estava formado por quatro filas de colunas de mármore branco, de dois metros de diâmetro por dez de altura cada uma, em número de cento e sessenta e dois. Era comum que rabinos e mestres passeassem entre estas colunas ensinando. A maior parte das grandes cidades da antiguidade tinham estas arcadas e colunatas. Protegiam do Sol, do vento e da chuva, e, em realidade, nesses lugares era onde se realizava a maior parte do ensino religioso e filosófico. Uma das escolas mais famosas do pensamento antigo foi a dos estóicos. Receberam seu nome do fato de que Zeno, seu fundador, ensinava enquanto caminhava pela Stoa Poikitie, o Pórtico Pintado, em Atenas. A palavra stoa significa pórtico ou arcada e os estóicos eram a escola do pórtico. Nessas arcadas do templo era onde Jesus ensinava enquanto caminhava. Aproximou-se dele uma delegação dos principais sacerdotes, os doutores da Lei, quer dizer, os escribas e os rabinos, e os anciãos. Em realidade se tratava de uma delegação do Sinédrio, que estava composto por isso grupos. Fizeram-lhe uma pergunta muito natural. Era algo assombroso que um simples indivíduo particular, por si só, varresse o pátio dos gentis de seus comerciantes acostumados e oficiais. De modo que lhe perguntaram: "Com que autoridade procedes desta maneira?" Esperavam pôr Jesus em um dilema. Se dissesse que atuava por sua própria autoridade poderiam prendê-lo como um megalômano antes de que fizesse mais dano. E se dissesse que o fazia pela autoridade de Deus, poderiam prendê-lo sob a acusação de blasfêmia, porque era óbvio que Deus nunca daria autoridade a ninguém para criar uma perturbação nos pátios de sua própria casa. Jesus viu claramente o dilema em que queriam envolvê-lo, e sua resposta foi pô-los em um dilema pior ainda. Sua pergunta foi: "A obra do João Batista, em sua opinião, foi humana ou divina?" Isto os colocou nos ganchos de um dilema insolúvel. Se dissessem que era divina, sabiam que Jesus lhes perguntaria por que tinham estado contra ele. Pior ainda: se dissesse que era divina, Jesus poderia lhes replicar que em realidade João tinha dirigido a todos os homens a Ele, e que portanto Ele tinha o testemunho divino e não necessitava outra autoridade. Se aqueles membros do Sinédrio concordassem em que a obra de João era divina, poderiam ver-se compelidos a aceitar a Jesus como o Messias.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de maio Dia 138  

Leituras: Marcos 9:14-29; 1 Coríntios 10:14-22; Salmo 118:15-29; Provérbios 29:22-27; 1 Samuel 25.  

Versículo Especial: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23).  

Pensamento Bíblico: Escolhendo um Mestre (1 Coríntios 10:14 22). A idolatria era um grande problema, nos dias de Paulo, por isso ele lembrava aos seus irmãos que para servir a Cristo era preciso romper definitivamente com os ídolos. Um cristão não podia ficar em cima do muro entre o bem e o mal. A idolatria é um grande problema nos nossos dias. Há grande tentação para seguirmos as coisas do mundo, enquanto tentamos servir a Cristo. Não dará certo. Temos que escolher um só Mestre. 

Ação: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


17 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Marcos (William Barclay) 275 AS LEIS DA ORAÇÃO Marcos 11:22-26 Esta passagem nos dá, pois, três regras para a oração. (1) A oração deve ser oração de fé. A frase sobre mover montanhas era uma expressão judia muito comum. Era uma maneira de referir-se vivida mente à remoção de dificuldades. Aplicava-se especialmente aos mestres sábios. Um bom professor, que podia remover as dificuldades que seus alunos encontravam, era chamado um remove dor de montanhas. Alguém que ouviu um rabino famoso ensinar disse que "viu o Resh Laquish como se estivesse arrancando montanhas". Assim, pois, a frase significa que se tivermos verdadeira fé, a oração é um poder que pode resolver qualquer problema e nos fazer capazes de enfrentar qualquer dificuldade. Isto parece muito simples, mas implica duas coisas. Primeiro, que devemos estar dispostos a levar a Deus nossos problemas e dificuldades. Isto em si é uma prova muito real. Às vezes nossos problemas são que queremos obter algo que não deveríamos desejar, que queremos obter algo que é em realidade um pouco proibido, que queremos achar a maneira de fazer algo que nem de teríamos pensar em fazer, que queremos nos justificar por fazer ou ter feito algo no qual nunca deveríamos ter posto as mãos nem aplicado a mente. Uma das maiores provas de qualquer problema consiste simplesmente em nos perguntar: "Posso levar isto a Deus e lhe pedir sua ajuda?" Segundo, implica que devemos estar dispostos a aceitar a direção de Deus quando Ele nos concede. O mais comum é que alguém peça conselho quando tudo o que realmente quer é a aprovação de alguma ação que já está decidido a realizar. É inútil ir a Deus e pedir sua direção a não ser que também estejamos dispostos a ser bastante humildes e obedientes para aceitá-la. Mas se levarmos nossos problemas a Deus e somos suficientemente valentes para aceitar sua direção, receberemos o poder que pode vencer as dificuldades de pensamento e ação. (2) A oração deve ser oração de espera. É uma realidade universal que algo que se faz ou se tenta com espírito de esperança e confiada espera tem mais do dobro de possibilidades de êxito. O paciente que vai a um médico e não tem confiança nos remédios que lhe receita tem muito menos possibilidades de curar que o que vai confiando em que o médico pode curá-lo. Nossa oração não deve ser uma mera formalidade. Nunca deve ser um ritual sem esperança. Para muitas pessoas a oração é ou um ritual piedoso ou uma esperança perdida, quando deveria ser uma ardente espera. Talvez a dificuldade esteja em que queremos que Deus nos dê nossa resposta, e quando não a recebemos não reconhecemos a resposta de Deus, que sempre chega. (3) A oração deve ser uma oração de caridade. A oração de uma pessoa amargurada não pode penetrar a muralha de sua própria amargura. Por que? Se tivermos que falar com Deus, deve haver algum vínculo entre nós e Deus. Nunca pode haver intimidade entre duas pessoas que não têm nada em comum. O princípio de Deus é o amor, porque Deus é amor. E se o princípio dirigente do coração do homem é a aversão e o espírito rancoroso, erigiu uma barreira entre ele e Deus. Para que a oração do tal seja respondida, primeiro tem que orar para que Deus limpe seu coração do espírito de rancor e ponha em seu coração o espírito de amor. Então poderá falar com Deus e Deus poderá falar com ele. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de maio Dia 137  

Leituras: Marcos 9:2-13; 1 Coríntios 10:1-13; Salmo 118:1-14; Provérbios 29:15-21; 1 Samuel 23-24.  

Versículo Especial: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12).  

Pensamento Bíblico: Coisas Escritas para Nossa Instrução (1 Coríntios 10:1-13). Paulo mostra o valor dos exemplos do Velho Testamento, quando se refere aos erros dos israelitas. Depois que eles foram salvos da servidão no Egito, e a despeito da alimentação espiritual dada por Deus, eles retornaram ao pecado e foram punidos. Lições para nós:

   Fique atento para não pecar.

   Há sempre uma saída para escapar de qualquer tentação.  

Ação: Você vai ser tentado hoje. Ache o livramento que Deus proveu.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

16 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 274 Lagrange, o grande erudito, que conhecia tão bem o Oriente, diznos, que precisamente a mesma situação se produz hoje em dia na Meca. O peregrino que busca a presença divina, encontra-se em meio de uma gritaria, onde o único propósito dos vendedores é atirar o preço o mais alto possível enquanto os peregrinos discutem e regateiam com não menos ferocidade. Jesus usou uma vivida metáfora para descrever o pátio do templo. O caminho de Jerusalém ao Jericó era notório por seus assaltantes. Era um caminho estreito e sinuoso que passava entre desfiladeiro de pedra. Nessas rochas estavam as covas em que os bandidos permaneciam em espreita, e Jesus disse: "Nos pátios do templo há ladrões piores que nas covas do caminho de Jericó." O versículo 16 contém a estranha declaração de que Jesus não permitia que ninguém levasse utensílio algum pelo pátio do templo. De fato o pátio constituía um atalho para cortar caminho entre a parte Leste da cidade e o Monte das Oliveiras. A própria Mishna estabelece que "ninguém pode entrar no monte do templo com seu cajado ou suas sandálias ou sua bolsa, ou com pó sobre os pés, nem pode aproveitá-lo para cortar caminho." Ao fazer isto, Jesus estava lembrando aos judeus suas próprias leis. Em seu tempo os judeus tinham em tão pouco a santidade do pátio exterior do templo que o usavam como um lugar de passagem em seus recados de negócios. Jesus dirigiu a atenção dos judeus para suas próprias leis, e lhes citou seus próprios profetas, pois sua condenação consiste em duas citações do Antigo Testamento, uma de Isaías 56:7 e outra de Jeremias 7:11. O que foi, pois, o que moveu Jesus à ira? (1) Irou-se pela exploração dos peregrinos. As autoridades do templo os tratavam não como adoradores, nem mesmo como seres humanos, mas sim como coisas que podiam explorar para seus próprios fins. A exploração do homem sempre provoca a ira de Deus, e duplamente quando a realiza sob o disfarce da religião. (2) Irou-se pela profanação do lugar santo de Deus. O homem tinha perdido o senso da presença de Deus em sua casa. Estavam comercializando as coisas santas, e portanto violando a casa de Deus. (3) É possível que Jesus tivesse uma irritação ainda mais profunda? Citou Isaías 56:7: "Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos." Mas na própria casa havia uma muralha, e passar além dela para um gentio significava a morte. Bem pode ser que Jesus fosse levado à ira pelo exclusivismo e a separação do culto judeu, e queria lhes recordar quanto amava Deus, não aos judeus, e sim ao mundo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de maio Dia 136  

Leituras: Marcos 8:31-9:1; 1 Coríntios 9:19-27; Salmo 117; Provérbios 29:8-14; 1 Samuel 21-22.  

Versículo Especial: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” (Marcos 8:36).  

Pensamento Bíblico: Seguindo Jesus (Marcos 8:34). Para ser um discípulo de Jesus, é preciso:

   Desejo: “Se alguém quer vir após mim”.

   Negação: “A si mesmo se negue”.

   Determinação: “Tome a sua cruz”.

   Direção: “E siga-me”.  

   Se damos menos que isso, não somos discípulos verdadeiros!  

Ação: Resolva-se hoje a seguir Jesus ao longo de todo este dia e de todos os outros dias.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

15 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Marcos (William Barclay) 273 A outra palavra importante é naos, que significa o templo propriamente dito, que se levantava no pátio dos sacerdotes. Toda a área, incluindo os diferentes pátios, eram os recintos sagrados (hieron). O edifício especial levantado no pátio dos sacerdotes era o templo (naos). Este incidente teve lugar no pátio dos gentios. Pouco a pouco este pátio se secularizou totalmente. Estava destinado a ser um lugar de oração e preparação, mas nos dias de Jesus reinava nele uma atmosfera comercializada de compra e venda que fazia completamente impossível a oração, a devoção e a meditação. O pior era que os negócios que ali se faziam consistiam na exploração desconsiderada dos peregrinos. Todo judeu tinha que pagar ao templo anualmente um imposto do meio siclo. Esse imposto devia ser abonado em uma determinada moeda. Para os fins comuns eram igualmente válidas as moedas gregas, romanas, sírias, egípcias, fenícias ou tírias. Mas o imposto do templo devia abonar-se em siclos do santuário. Pagava-se na época de Páscoa. Chegavam judeus de todas partes do mundo e com toda classe de moedas. Quando iam a trocar seu dinheiro, tinham que pagar uma quantia, e se sua moeda excedia o imposto, tinham que pagar outra quantia antes de obter o cambio. A maioria dos peregrinos tinham que pagar essas quantias extra antes de poder pagar o imposto em si. Devemos ter em mente que se tratava de uma soma importante para eles, pois equivalia a meio dia de trabalho. Quanto aos vendedores de pombas, estas intervinham no sistema sacrificial (Levítico 12:8; 14:22; 15:14). Uma vítima sacrificial tinha que ser irrepreensível. Podia-se comprar pombas baratas fora, mas certamente os inspetores do templo achariam nelas algum defeito e aconselhariam os fiéis a comprarem no pátio dos gentios. Naturalmente ali lhes custariam quase o dobro a mais. Tratava-se de uma flagrante imposição, e o que piorava as coisas era que este negocio de comprar e vender pertencia à família de Anás, que tinha sido sumo sacerdote. Todos os judeus estavam a par deste abuso. O Talmud diz que o rabino Simão Ben Gamaliel, ao ouvir que um par de pombas custava no templo uma moeda de ouro, insistiu em que se reduzisse o preço a uma moeda de prata. O que provocou a ira de Jesus  foi o fato de que os pobres peregrinos foram depenados, explorados e oprimidos. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

15 de maio Dia 135  

Leituras: Marcos 8:22-30; 1 Coríntios 9:11-18; Salmo 116; Provérbios 29:1-7; 1 Samuel 20.  

Versículo Especial: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios comigo?” (Salmo 116:12).  

Pensamento Bíblico: Sirva a Deus por Causa da Misericórdia de sua Salvação (Salmo 116). O salmista oferece sua adoração, sacrifício e devoção a Deus por causa da sua gratidão pela misericórdia de Deus. Quando contemplamos a graça e a bondade que Deus tem demonstrado para conosco, não faremos menos do que isso. Desde que somos abençoados com uma revelação clara da graça de Deus, parece pelo menos correto retribuirmos com nosso amor a Deus.  

Ação: Dê graças a Deus pela salvação em Jesus Cristo. Agradeça-lhe através de suas palavras e ações durante este dia.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


14 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 271 Se este incidente tiver que ser tomado literalmente e é uma parábola em ação, este deve ser o significado. Mas, por importantes que estas lições possam ser para a vida, parece ser muito difícil extraí-las do incidente, devido a que era totalmente razoável esperar que a figueira tivesse figos quando faltavam seis semanas para o tempo dos figos. O que temos a dizer, então? Lucas não relata este incidente, mas tem a parábola da figueira que não dá fruto (Lucas 12:6-9). Agora, a parábola termina sem uma definição. O dono da vinha quis arrancar a figueira. O jardineiro rogou que lhe desse outra oportunidade. Foi-lhe dada a última oportunidade e se fez um acordo que se desse fruto seria deixada, e senão, seria destruída. Não pode ser que este incidente seja uma espécie de continuação dessa parábola? O povo de Israel tinha tido sua oportunidade, e não tinha dado fruto. Tinha chegado, pois, o momento de sua destruição. Sugeriu-se – e é muito possível – que no caminho de Betânia Jerusalém havia uma solitária figueira seca, uma dessas árvores esqueléticas que às vezes aparecem nítidas em uma paisagem. Bem pode ser que Jesus dissesse a seus discípulos: "Recordam a parábola que lhes disse a respeito da figueira sem fruto? Israel ainda não dá frutos e se secará como esta figueira." Bem pode ser que essa árvore solitária ficasse associada no relato e nas mentes dos homens com um dito de Jesus sobre a sorte de quem não dá fruto, e assim pode ter surgido a história. O leitor pode tomá-la como quiser. Para nós há dificuldades insuperáveis para interpretá-la literalmente. Parece-nos conectada de algum modo com a Parábola da Figueira Estéril. Em todo caso, toda a lição do incidente é que a inutilidade é um convite ao desastre. A IRA DE JESUS Marcos 11:15-19 Visualizaremos melhor este incidente se tivermos em mente a disposição dos distintos recintos do templo. Há no Novo Testamento duas palavras estreitamente relacionadas. A primeira é hieron, que significa o lugar sagrado. Isto incluía toda a área do templo, que cobria a cúpula do Monte Sião e tinha uns quinze hectares de extensão. Estava rodeado por grandes muralhas que variavam, de um lado a outro entre trezentos e quatrocentos metros de comprimento. Havia um amplo espaço exterior chamado Pátio dos gentios. Nele podia entrar qualquer pessoa, judeu ou gentio. No extremo interior do Pátio dos Gentios havia uma parede baixa na qual se colocou placas nas que dizia que se um gentio transparentava esse ponto a pena era a morte. Um gentio não podia ir mais à frente do Pátio dos gentios. O seguinte pátio era o Pátio das mulheres. Era chamado assim porque as mulheres não podiam passar dali, a não ser que tivessem ido realmente a oferecer um sacrifício. Logo vinha o pátio chamado Dos israelitas. Aqui era onde se reunia a congregação nas grandes ocasiões, e era dali que os adoradores entregavam as ofertas aos sacerdotes. O pátio mais interior era o chamado Pátio dos sacerdotes. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

14 de maio Dia 134  

Leituras: Marcos 8:11-21; 1 Coríntios 9:1-10; Salmo 115; Provérbios 28:22-28; 1 Samuel 18-19.  

Versículo Especial: “Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria” (Provérbios 28:22).  

Pensamento Bíblico: Compare Deus com os Ídolos (Salmo 115). Observe esta descrição dos ídolos sem poder, lembrando-se de que o ídolo mais popular em nossa sociedade é o dinheiro (veja Colossenses 3:5). “Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem, e quantos neles confiam” (Salmo 115:4-8).  

Ação: Lembre-se: “No céu está o nosso Deus; e tudo faz como lhe agrada” (Salmo 115:3).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


13 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 270 (2) Mas ainda, toda a ação é irrazoável. Estavam na época de Páscoa, quer dizer, em meados de Abril. A figueira em um lugar abrigado pode dar folhas já em março, mas nunca dá figos até fins de maio ou Junho. Marcos diz que "não era tempo de figos". Por que secar a árvore por não fazer o que não podia fazer? É tão irrazoável como injusto. Alguns comentaristas, para salvar a situação, dizem que o que Jesus procurava era figos verdes, meio amadurecidos, em suas primeiras etapas, mas os que residiram na Palestina asseguram que esses frutos sem maturar são desagradáveis e nunca se comem. Toda a história parece não corresponder absolutamente a Jesus. O que podemos dizer sobre ela? Se tomarmos como o relato de algo que em realidade aconteceu, literalmente, devemos considerá-la como uma parábola em ação. Como uma dessas ações dramáticas, proféticas e simbólicas. Se a entendermos desta maneira podemos interpretá-la como a condenação de duas coisas. (1) É a condenação da promessa sem cumprimento. As folhas da árvore podem ser consideradas como a promessa do fruto, mas ali não havia fruto. Seria a condenação, especialmente, do povo de Israel. Toda sua história tinha sido uma preparação para a vinda do Escolhido de Deus. Toda a promessa de sua história nacional era que quando viesse o Escolhido, eles estariam ansiosos por recebê-lo, e quando veio, contradisseram tragicamente toda a promessa de sua história, em lugar de cumpri-la. Charles Lamb conta de certo homem chamado Samuel le Grice. Em sua vida teve três etapas. Quando era jovem, as pessoas dizia dele: "Vai fazer algo." Quando se tornou maior e não fez nada, diziam: "Poderia fazer algo se o tentasse." E no fim diziam dele: "Poderia ter feito algo se o tivesse tentado." Toda sua vida tinha sido a história de uma promessa jamais cumprida. Se tomarmos este incidente como uma parábola em ação, é a condenação da promessa não cumprida. (2) É a condenação da profissão de fé sem prática. Pode-se interpretar que a árvore com suas folhas professava oferecer algo, e não o fez. Todo o clamor do Novo Testamento é que o homem só pode ser conhecido pelos frutos de sua vida. "Por seus frutos os conhecereis" (Mateus 7:16). "Produzam, pois, frutos dignos de arrependimento" (Lucas 3:8). Não é o que piedosamente diz "Senhor, Senhor" que entrará no Reino, mas o que faz a vontade de Deus (Mateus 7:21). A menos que a religião faça de alguém um homem melhor e mais útil, a menos que faça seu lar mais feliz, a menos que faça melhor e mais fácil a vida para aqueles com quem está em contato, não se pode chamar religião. Ninguém pode pretender ser um seguidor de Jesus Cristo e permanecer inteiramente diferente do Mestre a quem pretende amar.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 13 de maio Dia 133  

Leituras: Marcos 8:1-10; 1 Coríntios 8; Salmo 114; Provérbios 28:15-21; 1 Samuel 17. 

Versículo Especial: “O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza” (Provérbios 28:19).  

Pensamento Bíblico: Deus e Golias (1 Samuel 17). Ouvimos bastante sobre Davi e Golias, um dos grandes exemplos de fé, no Velho Testamento. Para que não percamos a aplicação, pode nos ajudar em certas ocasiões considerar essa história do ponto de vista de Deus encontrando Golias. O poderoso Golias nada podia contra Deus. Davi sabia disso e aceitou que Deus o usasse para a vitória. Precisamos de uma fé tão forte como a fé do jovem Davi.  

Ação: Procure a ajuda de Deus para vencer seus “gigantescos” problemas.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


12 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Marcos (William Barclay) 269 A CALMA ANTES DA TORMENTA Marcos 11: 11 Este versículo nos mostra duas coisas sobre Jesus, que eram típicas dele. (1) Mostra Jesus recapitulando deliberadamente sua tarefa. Toda a atmosfera dos últimos é uma atmosfera de deliberação. Jesus não estava lançando-se com os olhos fechados a perigos desconhecidos. Ele fazia tudo com os olhos bem abertos. Quando olhava ao redor era como um comandante que apreciava as forças da oposição e os seus próprios, antes da batalha decisiva. (2) Mostra-nos onde obtinha Jesus suas forças. Voltou para a paz de Betânia. Antes de empreender a batalha com os homens, procurou a companhia e a presença de Deus. Somente porque procurava diariamente a Deus podia enfrentar aos homens com tanta coragem e galhardia. (3) Esta breve passagem nos mostra algo a respeito dos Doze. Estes estavam ainda com Ele. Para esta data devem ter estado convencidos de que Jesus se estava suicidando. Às vezes os criticamos por sua falta de lealdade nos últimos dias, mas o fato de que, embora não entendiam muito do que estava acontecendo, mantiveram-se junto dele, fala em favor deles. A FIGUEIRA SEM FRUTOS Marcos 11:12-14, 20-21 Embora no Evangelho de Marcos a história da figueira está dividida em duas, tomaremos como uma só. A primeira parte aconteceu na manhã de um dia, e a segunda na manhã do dia seguinte, e cronologicamente, entre ambas as partes vem a purificação do templo. Mas quando tentamos ver a significação da história, é melhor considerá-la como uma só. Não resta dúvida de que, sem exceção, esta é a história mais difícil da narrativa evangélica. Tomando-a literalmente apresenta dificuldades quase insuperáveis. (1) A história não parece certa. Para ser francos, todo o incidente não parece digno de Jesus. Parece haver nela certa petulância. É a classe de histórias que se contam de outros taumaturgos, mas nunca de Jesus. Mais ainda, temos a dificuldade de que Jesus sempre recusou empregar seus poderes milagrosos em seu próprio proveito. No deserto não quis fazer pão das pedras para satisfazer sua fome. Mais tarde, não empregou seus poderes milagrosos para escapar de seus inimigos. Nunca empregou seu poder em proveito próprio. E, entretanto, aqui emprega seu poder para secar uma árvore que o tinha decepcionado quando tinha fome. (Estudando a Biblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

12 de maio Dia 132  

Leituras: Marcos 7:31-37; 1 Coríntios 7:36-40; Salmo 113; Provérbios 28:8-14; 1 Samuel 15-16.  

Versículo Especial: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).  

Pensamento Bíblico: Obedecer é Melhor do que Pedir Desculpas (1 Samuel 15:22-23). Saul tornou a errar, desta vez, por não obedecer inteiramente as instruções de Deus. Ele procurou um meio para justificar sua ação, e se ofereceu para fazer um sacrifício. Deus esperava sacrifícios quando as pessoas pecavam, mas o que ele queria, na verdade, era que eles evitassem totalmente o pecado. Quando pecamos, devemos pedir desculpas humildemente e trabalhar ativamente para evitar a repetição do pecado.  

Ação: Peça desculpas por seus pecados e trabalhe para não repeti-los!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

11 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 267 (1) Era a saudação comum com que eram recebidos os peregrinos ao chegar ao templo por ocasião das grandes festas. (2) "Aquele que vem" era outro nome do Messias. Quando os judeus falavam do Messias se referiam a ele como Aquele que há de vir. (3) Mas o que faz tão sugestivas estas palavras é a origem do salmo do qual procedem. Em 167 A.C. tinha surgido na Síria um rei extraordinário chamado Antíoco. Antíoco concebia seu dever como o de um missionário do helenismo, e introduzir os costumes gregos, o pensamento grego e a religião grega onde quer que pudesse fazê-lo, até pela força se fosse necessário. Tentou fazê-lo na Palestina. Durante um tempo dominou o país. Nessa época, possuir um exemplar da Lei ou circuncidar a um menino era um delito punível com a morte. Profanou os pátios do templo. Chegou a instituir o culto de Zeus onde se adorava a Jeová. Como uma ofensa deliberada, ofereceu o sacrifício de carne de porco no grande altar dos holocaustos. Converteu em prostíbulos as câmaras que rodeavam o pátio do templo. Fez tudo o que pôde para eliminar a religião judaica. Foi então quando se levantou Judas Macabeu, e depois de uma assombrosa carreira de vitórias expulsou a Antíoco em 163 A.C. e voltou a purificar e reconsagrar o templo, acontecimento que ainda é comemorado com a festa da Purificação ou Hanukah. E com toda probabilidade o Salmo 118 foi escrito e composto para comemorar esse grande dia de purificação e a batalha ganha pelo Judas Macabeu. Mais uma vez, é o salmo de um vencedor. Em todo este incidente vemos repeti-lo mesmo uma e outra vez. Jesus se tinha proclamado o Messias, mas o tinha feito de modo a mostrar que as idéias populares sobre o Messias eram errôneas e estavam mal orientadas. Mas o povo não o via assim. As suas boas-vindas eram as boas-vindas que convinham, não ao Rei do amor, e sim ao conquistador que teria que esmagar os inimigos de Israel. Nos versículos 9 e 10 aparece a palavra hosana. Esta palavra em geral foi mal entendida. É citada e emprega como se significasse louvor. Mas é simplesmente uma transliteração do hebraico Salve agora! Ocorre exatamente na mesma forma em 2 Samuel 14:4 e 2 Reis 6:26, onde é usada pelas pessoas que procuram ajuda e amparo às mãos do rei. Quando o povo gritava Hosana não era no mais mínimo um grito de louvor a Jesus, como freqüentemente soa quando o repetimos. Era um clamor para que Deus irrompesse e salvasse a seu povo agora que o Messias tinha vindo. Não há incidente que mostre como este o valor pessoal de Jesus. Nas circunstâncias reinantes, poderia-se ter esperado que Jesus entrasse em Jerusalém em segredo e se mantivera oculto das autoridades que queriam destruí-lo. Em troca entrou em forma tal que a atenção de todos se enfocou sobre Ele. Uma das coisas mais perigosas que alguém pode fazer é ir ao povo e dizer-lhe que todas as suas idéias e noções aceitas são errôneas. Qualquer pessoa que procure arrancar de raiz os sonhos nacionalistas de um povo, está buscando dificuldades. Mas era o que Jesus estava fazendo deliberadamente. Vemo-lo aqui fazendo o último apelo de amor e fazendo-o com um valor heróico. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

  4 de Julho Dia 185   Leituras: Lucas 4:38-44; Gálatas 1:11-24; Salmo 4; Provérbios 1:20-27; Jó 9-10.   Versículo Especial: “Quem faz grand...