Livro Marcos (William Barclay) 266 "Olhe, Senhor, e levante seu Rei, o Filho de Davi, No momento quando vir que ele possa reinar sobre Israel, seu servo. Arma-o com seu poder para que possa destruir os governantes injustos. E para que possa purgar a Jerusalém das nações que a pisoteiam até destruí-la. Com sabedoria e justiça expulsará os pecadores da herdade, E destruirá o orgulho dos ímpios como um barro de oleiro. Com uma vara de ferro quebrará em pedaços sua substância. Destruirá às nações que não têm Deus com a palavra de sua boca. Ao escutar sua palavra de julgamento as nações fugirão de diante dele, E reprovará os pecadores dos pensamentos de seu coração. Todas as nações o temerão Porque assolará a terra com a palavra de sua boca, pelos séculos dos séculos". (Salmos de Salomão, 17:21-25, 39) Esse era o tipo de Rei que o povo procurava. Esta o tipo de poemas que alimentavam seus corações. Queriam um Rei que rompesse, quebrasse e destruísse. Jesus o sabia, e veio humilde e manso, montando um jumentinho. Quando Jesus entrou em Jerusalém naquele dia, reclamou para si o título de Rei, mas deixou claro que queria ser um Rei de Paz. Sua atitude contradizia tudo o que o povo dessa cidade queria e esperava. AQUELE QUE VEM Marcos 11:7-10 O jumentinho que lhe trouxeram nunca tinha sido montado. Isso era adequado, porque um animal que devia ser empregado para um propósito sagrado não devia ter sido usado nunca para outro propósito. Assim acontecia com a novilha vermelha cujas cinzas limpavam da corrupção (Números 19:2; Deuteronômio 21:3). Todo o quadro é o de um povo que não entendia do que se tratava. Mostra uma multidão de pessoas que falam sobre um reino nos termos de conquista em que tinham pensado durante tanto tempo. O quadro mesmo é estranhamente remanescente da entrada do Simão Macabeu em Jerusalém cento e cinquenta anos antes, depois de haver derrotado os inimigos de Israel. “E entrou nela no dia vinte e três do segundo mês, no ano cento e setenta e um, com cânticos e palmas, harpas, címbalos, liras, hinos e louvores, porque um grande inimigo de Israel tinha sido aniquilado” (1 Macabeus 13:51). Tratavam de dar a Jesus as boas-vindas de um conquistador, mas não sonhavam com o tipo de conquistador que Ele queria ser. Os mesmos gritos com que a multidão o aclamava mostram qual era a direção de seus pensamentos. Quando estendiam suas roupas no chão diante de Jesus, faziam exatamente o que fez a multidão quando o sanguinário Jeú foi ungido rei (2 Reis 9:13). Gritavam: "Bendito o que vem em nome do Senhor!" Esta é uma citação do Salmo 118:26, e realmente deveria ler-se um pouco diferente: "Bendito em nome do Senhor é o que vem". Sobre este grito devem notar-se três coisas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
10 de maio de 2025
MEDITAÇÃO DO DIA
10 de maio Dia 130
Leituras: Marcos 7:14-23; 1 Coríntios 7:17-24; Salmo 111; Provérbios 27:22-27; 1 Samuel 11-12.
Versículo Especial: “Tão-somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas cousas vos fez” (1 Samuel 12:24).
Pensamento Bíblico: Grandiosas Coisas Ele Fez (1 Samuel 12). Quando Saul foi coroado o primeiro rei de Israel, Samuel fez um forte apelo à fidelidade da nação. Havia perigo de que eles pudessem imitar as nações vizinhas em mais coisas do que seu estilo de governo. Samuel lembrou-os do grande poder e providência de Deus. Se pensarmos nas mesmas coisas, acharemos mais fácil servir ao Senhor fielmente.
Ação: Medite nas grandes coisas que Deus fez por você.(Estra Ido dos Estudos da Bíblia que Deus abençoe a todos)
9 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 264 Este dado nos serve para explicar a forma em que Jesus obtém o jumentinho sobre o qual faz sua entrada na cidade. Jesus não deixou as coisas para o último momento. Sabia perfeitamente o que ia fazer. Muito tempo antes tinha estabelecido com seu amigo em Jerusalém como pensava entrar na cidade. Quando enviou seus discípulos a este seu amigo, deu-lhes uma contra-senha previamente estabelecida, que o amigo de Jesus compreenderia: "O precisa senhor dele agora". Não foi uma decisão repentina de Jesus e sim algo que tinha estado construindo durante toda a sua vida. Betfagé e Betânia eram vilarejos próximos a Jerusalém. É muito provável que Betfagé signifique "a casa dos figos", e Betânia significa "a casa das tâmaras". Devem ter estado muito perto da capital, porque a Lei judaica estabelecia a distância de Jerusalém a Betfagé como o limite do que estava permitido viajar de dia sábado, quer dizer, algo menos que uma milha. Betânia, por outro lado, era o lugar onde os peregrinos estavam acostumados a alojar-se quando Jerusalém estava cheia de visitantes. Os profetas de Israel sempre tiveram maneiras bem concretas de transmitir sua mensagem. Quando as palavras não bastavam para motivar a seus ouvintes, faziam um pouco de caráter dramático, como se quisessem dizer, "possivelmente não queiram ouvir, mas estão obrigados a ver..." (veja-se especialmente 1 Reis 11:30-32). Estas ações dramáticas poderiam chamar-se advertências atuadas ou sermões teatrais. Isto era o que Jesus faz agora. A ação de Jesus era um meio dramático, de reclamar para si o reconhecimento de seu caráter de Messias. Mas devemos notar cuidadosamente o que era, com exatidão, o que Jesus estava fazendo. Havia um ensino do profeta Zacarias (Zacarias 9:9) que dizia: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta”. O impacto desta profecia era que o Rei vinha em som de paz. Na Palestina o jumento não era um animal de carga desprezível. O jumento era considerado um animal nobre. Quando o rei ia à guerra montava sobre um cavalo, mas quando voltava em paz cavalgava sobre um jumento. Em nossos dias o jumento é um animal que motiva brincadeiras, mas na época do Jesus era um animal que usavam os reis. Mas devemos notar qual tipo de rei Jesus pretendia ser. Veio como um rei humilde e não violento. Os habitantes de Jerusalém o saudaram chamando-o "filho de Davi", mas esse título precisamente nos indica que não entenderam o caráter de Jesus. Houve uns poemas intitulados Os Salmos de Salomão, que se escreveram perto da época em que Jesus viveu. Neles se descreve o tipo de "filho de Davi" que o povo judeu esperava:(Estudando a Biblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
9 de maio Dia 129
Leituras: Marcos 7:1-13; 1 Coríntios 7:10-16; Salmo 110; Provérbios 27:15-21; 1 Samuel 8-10.
Versículo Especial: “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Marcos 7:7).
Pensamento Bíblico: Brechas Humanas na Lei Divina (Marcos 7:1-13). Jesus responde ao ataque dos fariseus, criticando seu abuso da lei de Deus. Pois eles erradamente obrigaram, quando Deus não o fez, até exaltando a tradição humana acima da lei Divina. A conseqüência curiosa de seu ensinamento da tradição era, no fim de tudo, desobrigar quando Deus não o havia feito. Um homem podia ser liberado de responsabilidades (por ex., sustentar os pais) usando uma brecha farisaica. O homem não tem direito de abrir brechas na lei de Deus!
Ação: Obedeça cuidadosamente e ensine a vontade de Deus, não a tradição humana.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
8 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 263 (5) No final encontramos uma verdadeira jóia. Bartimeu possivelmente tenha sido um mendigo cego sentado à beira do caminho, mas Bartimeu era um homem agradecido. Tendo recebido a vista, seguiu a Jesus. Não voltou para suas coisas quando obteve o que necessitava para satisfazer sua necessidade. Começou a partir de sua necessidade, chegou até experimentar gratidão, mas fez muito mais: ofereceu. sua lealdade a Jesus. E este é um resumo perfeito dos estágios do discipulado. Marcos 11 A vinda do Rei - Marcos. 11:1-6 Aquele que vem - Marcos. 11:7-10 A calma antes da tormenta - Marcos. 11:11 A figueira sem frutos - Marcos. 11:12-14, 20-21 A ira de Jesus - Marcos. 11:15-19 As leis da oração - Marcos. 11:22-26 Uma pergunta ardilosa e uma resposta aguda - Marcos. 11:27-33 A VINDA DO REI Marcos 11:1-6 Aqui chegamos à última etapa da viagem. Houve um período de retirada, na zona da Cesaréia de Filipe, ao Norte. Houve um período de atividade na Galileia. Houve o período da estadia na zona montanhosa da Judeia e nas terras mais além do Jordão. Seguimos a Jesus no caminho que atravessa Jericó, e agora chegamos a Jerusalém. Aqui devemos tomar nota de algo sem o qual esta história resulta virtualmente incompreensível. Quando lemos os primeiros três Evangelhos recebemos a impressão de que esta é a primeira visita de Jesus adulto a Jerusalém. Estes Evangelhos se ocupam principalmente de nos contar a obra de Jesus na Galileia. Devemos recordar que os Evangelhos são muito breves. Dentro dos estreitos limite que seus autores se fixaram, devem amontoar episódios que acontecessem durante três anos intensos. Esta circunstância os obrigou a escolher aquelas coisas que lhes pareceram mais importantes ou aquelas que conheciam de maneira mais íntima. Mas quando lemos o Quarto Evangelho a história que encontremos ali é bem distinta. Em João Jesus visita Jerusalém com relativa frequência (João 2:13, 5:1, 7:10). Encontramos que Jesus tinha o costume de ir a Jerusalém para assistir a todas as grandes festividades da religião judia. A informação que nos transmite o Quarto Evangelho não é contraditória. Os primeiros três Evangelhos estão principalmente interessados no ministério de Jesus na Galiléia, e o quarto se concentra no ministério de Jesus na Judéia. Por outro lado, é certo que até nos primeiros três Evangelhos encontramos indícios das frequentes visitas do Jesus a Jerusalém. Por exemplo, a amizade íntima que unia fortemente ao Jesus com Marta, Maria e Lázaro, em Betânia, uma relação que só pode ter-se cultivado ao longo de várias visitas. Há o fato de que José da Arimatéia fora um discípulo secreto de Jesus. Em Mateus 23:37, quando o Mestre sustenta que muito frequentemente procurou reunir o povo de Jerusalém em um rebanho, tal como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas, mas eles não quiseram. Jesus não teria dito isto a menos que previamente em seu ministério tenha havido várias ocasiões nas quais dirigiu seu chamado aos habitantes de Jerusalém, sem obter deles a resposta que esperava. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
8 de maio Dia 128
Leituras: Marcos 6:45-56; 1 Coríntios 7:1-9; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:8-14; 1 Samuel 5-7.
Versículo Especial: “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena” (Provérbios 27:12).
Pensamento Bíblico: Dagom contra Jeová (1 Samuel 5). Os filisteus derrotaram Israel numa batalha e roubaram a arca da aliança, a obra mais preciosa existente em Israel. Pensando terem vencido o Deus de Israel, eles colocaram seu propiciatório junto a seu deus, Dagom. O pobre e desamparado Dagom perdeu sua cabeça . . . e suas mãos! Jeová demonstrou seu poder e sua santidade. Nem os deuses nem o povo da Filistia puderam permanecer na presença de Jeová.
Ação: Prepare um lugar para Deus em sua vida; mantenha o pecado fora!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
7 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 261 (1) Há, em primeiro lugar, a insubornável persistência de Bartimeu. Nada nem ninguém pôde deter seu clamor, sua exigência de ser levado até Jesus. Estava determinado a dialogar com a única pessoa que podia escutá-lo. Na mente de Bartimeu não havia somente um desejo vago, geral, nebuloso e sentimental de ver a Jesus. Era uma vontade desesperada. Era e é esse desespero inamovível o que pode conseguir que certas coisas aconteçam. (2) Sua resposta ao chamado de Jesus foi imediata e determinada de modo que arrojou sua capa, que o impedia de mover-se com prontidão, quando escutou a voz de Jesus que o chamava para vir até ele. Há muitos que ouvem o chamado de Jesus mas dizem: "Espera até que termine o que estou fazendo", ou "Já vou, depois de fazer isto..." Mas Bartimeu veio como um tiro quando Jesus o chamou. Há oportunidades que se apresentam uma só vez na vida. Bartimeu o sabia, de maneira instintiva. Às vezes experimentamos um desejo vago de abandonar um mau hábito, de purificar nossas vidas de algo daninho, de nos entregar mais plenamente a Jesus. Muito frequentemente, também, não atuamos de maneira imediata para responder a este chamado, e a oportunidade se desvanece, possivelmente para não voltar a apresentar-se nunca mais. (3) Bartimeu sabia exatamente o que necessitava. Queria ver. Muitas vezes nossa admiração por Jesus é um sentimento generalizado, muito pouco específico. Quando vamos ao médico sabemos exatamente o que é que nos dói e o que queremos que ele nos cure. Quando vamos ao dentista não lhe pedimos que nos tire algum molar, e sim aquele molar que nos está fazendo sofrer. O mesmo deveria ser entre nós e Jesus. E isto implica algo que muito poucas pessoas estão dispostas a enfrentar: o auto-exame, a autocrítica. Se quando viermos à presença do Jesus sabemos com a mesma exatidão que Bartimeu o que queremos que ele faça conosco, sem dúvida obteremos o cumprimento de nosso desejo. (4) Bartimeu não sabia muito bem quem era Jesus. Chamava-o insistentemente Filho de Davi. Este era um título messiânico, mas seu significado evocava a idéia de um Messias conquistador, um Rei da linha de Davi, que levaria Israel à recuperação de sua grandeza como povo. Esta concepção do rol de Jesus era muito inadequada. Mas Bartimeu tinha fé e a fé que tinha cobriu qualquer engano teológico no que pôde ter incorrido. Não nos é exigido que entendamos à perfeição quem é Jesus. Em última análise, ninguém jamais pode obter tal coisa. O que nos pede é que tenhamos fé. Um escritor de imensa sabedoria há dito: "Devemos esperar que o povo pense, mas não querer que se façam teólogos antes de fazer-se cristãos". O cristianismo começa em nós quando reagimos diante da pessoa de Jesus, e quando esta nossa reação é de amor, um sentimento instintivo de que alguém é capaz de sair ao encontro de nossa necessidade. Até se nunca chegamos a ser capazes de elaborar teologicamente as coisas, essa resposta instintiva, esse grito que sai da alma, é mais que suficiente. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de maio Dia 127
Leituras: Marcos 6:30-44; 1 Coríntios 6:12-20; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:1-7; 1 Samuel 3-4.
Versículo Especial: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:20).
Pensamento Bíblico: Seu Corpo é o Templo de Deus (1 Coríntios 6:19-20). Ao oferecer indicações práticas de como viver como pessoas santificadas, Paulo lembra-nos de algumas coisas acerca de nossa relação com Deus. Assim como o templo do Velho Testamento representava a presença de Deus no meio de Israel (veja Ezequiel 1; 8; 10; 11; 43; 48), também agora os cristãos gozam do relacionamento de Deus com eles. Nossos templos (corpos) não são verdadeiramente nossos, mas deverão ser submetidos aquele que vive em nós. Deus pagou por nós, e tem direito de esperar que o glorifiquemos com todo nosso ser. Sua presença não deixa lugar para o pecado em nossas vidas.
Ação: Glorifique a Deus hoje, lembrando-se de que ele o comprou.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
6 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Marcos (William Barclay) 260 UM MILAGRE À BEIRA DO CAMINHO Marcos 10:46-52 Para o Jesus o final de seu caminho já não estava longe. Jericó se encontrava só a 25 quilómetros de Jerusalém. Temos que visualizar a cena. O caminho principal atravessava a cidade de Jericó. Jesus ia a Jerusalém para celebrar a Páscoa. Quando um mestre religioso distinto ia em caminho da cidade santa para celebrar alguma das grandes festividades judias, em geral o acompanhava uma multidão de seguidores, discípulos e estudantes, que escutavam sua palavra enquanto caminhavam juntos. Era uma das maneiras mais comuns de ensinar. Por outro lado, a Lei estabelecia que todo garoto maior de doze anos que vivesse dentro de um raio dos 25 quilómetros de Jerusalém estava obrigado ou assistir à festa da Páscoa. Evidentemente, era impossível que todos cumprissem esta Lei, pois nem todos estavam em condições de viajar. Os que não foram a Jerusalém se postavam à beira do caminho e desejavam boa viagem aos peregrinos. De modo que a rua central de Jericó deve ter estado cheia de pessoas apertadas junto às paredes dos edifícios, e deve ter havido uma multidão maior que o habitual, porque todos, sem dúvida, têm que ter querido ver esse jovem e audaz galileu que se atreveu a desafiar o poder combinado de todos os grupos ortodoxos. Vale a pena assinalar que Jericó gozava de uma característica sobressalente. O templo tinha atribuídos quase 20.000 sacerdotes e outros tantos levitas. Evidentemente todos não podiam oficiar ao mesmo tempo. Portanto, estavam divididos em 26 turnos que emprestavam seus serviços no templo de maneira rotativa. Alguns destes sacerdotes e levitas viviam em Jericó quando não lhes tocava servir no Templo. Deve ter havido muitos deles em Jericó nesse dia, quando Jesus atravessou a cidade. Durante a páscoa todos foram ao Templo, mas a maioria dos que viviam em Jericó ainda não teriam saído para cumprir suas obrigações em Jerusalém, pois os separava uma curta distância. Deve ter-lhes interessado muito ver o rosto deste rebelde que estava prestes a invadir Jerusalém. Na multidão muitos dos olhos que contemplavam ao mestre devem tê-lo medido com frieza, e manifestado sua atitude hostil para com ele, porque era o suficientemente claro que se Jesus tinha razão todo o culto que se oferecia no Templo não valia nada. Na porta Norte da cidade estava sentado um mendigo, Bartimeu. Ouviu o ruído dos passos da multidão que se aproximava. Perguntou a alguém o que acontecia e quem era que vinha. Disseram-lhe que era Jesus. Instantaneamente começou a gritar, para que Jesus pusesse sua atenção nele. Para os que estavam ouvindo os ensinos do Jesus todo esse escândalo era uma ofensa. Tentaram fazer Bartimeu calar a boca, mas ninguém ia tirar-lhe essa única oportunidade de sair de seu mundo tenebroso, e continuou gritando, com tanta violência e força que a multidão se deteve e o levaram à presença de Jesus. A história é muito iluminadora. Nela podemos ver muitos dos elementos que denominaríamos "as condições para que se opere um milagre". (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
6 de maio Dia 126
Leituras: Marcos 6:14-29; 1 Coríntios 6:1-11; Salmo 108; Provérbios 26:20-28; 1 Samuel 1-2.
Versículo Especial: “A língua falsa aborrece a quem feriu, e a boca lisonjeira é causa de ruína” (Provérbios 26:28).
Pensamento Bíblico: Lavado. Santificado. Justificado (1 Coríntios 6:9-11). Os cristãos têm muito o que agradecer! Paulo nos lembra da mudança em nossas vidas efetivadas pelo poder de Deus. Costumávamos andar em pecado, como ele ressalta lembrando-nos de algumas das coisas que costumávamos fazer. Se nos voltamos para o Senhor, somos agora limpos e separados do pecado e declarados perdoados diante de Deus. Deus é de fato generoso para com os pecadores, sem merecermos!
Ação: Viva hoje como um santificado filho de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
5 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 258 Gregório da Niza percebeu o engano desta teoria. Equivoca-se – disse – ao pôr a Deus e ao Diabo no mesmo nível. Permite ao Diabo tratar com Deus de igual para igual. Por isso, Gregório de Niza imaginou a incrível explicação de que Deus teria enganado o Diabo. O Diabo se teria enganado ao ver a aparente impotência e debilidade da encarnação. Confundiu a Jesus, crendo-o nada mais que um homem. Tentou exercer sua autoridade sobre ele, e desse modo perdeu toda a autoridade que tinha, porque Deus o tinha enganado fazendo-o crer que poderia dominar a seu Filho. Esta doutrina não é menos fantástica que a anterior: que Deus precise vencer o demónio mediante um estratagema e um engano. Duzentos anos depois Gregório o Grande retomaria a ideia. Usou uma metáfora extraordinária. A encarnação – disse – foi um estratagema divina para dar caça ao Leviatã. A deidade de Jesus era o desejo, seu corpo a isca de peixe. Quando o corpo de Jesus apareceu diante das faces de Leviatã, o Diabo, este caiu na armadilha, tragou-se a isca de peixe e com ela o anzol, e deste modo caiu nas mãos de Deus, quem exerce agora sobre ele toda sua autoridade, pois deste modo foi vencido definitivamente por Deus. Por último, foi Pedro Lombardo quem se encarregou de formular esta idéia do modo mais grotesco e repulsivo que podemos imaginar: "A cruz", disse, "foi uma ratoeira para caçar o Diabo, e o sangue de Cristo que empapou a isca que despertou sua cobiça..." Tudo isto simplesmente demonstra o que ocorre quando os homens tomam um imagem cheia de amor e ternura e tratam de elaborar a partir dela uma fria teologia puramente intelectual. Suponhamos que disséssemos: "A dor é o preço de amar muito". O que estamos afirmando é que não pode haver amor que exclua a possibilidade da dor. Mas jamais pensamos em que haja alguém a quem se paga a dor como preço pelo direito de amar. Suponhamos que disséssemos que a liberdade só pode obter-se a preço de sangue derramado... nem nos ocorreria investigar quem é que recebe o pagamento. O dito de Jesus que nos ocupa neste momento não é mais que uma maneira gráfica, descritiva, de dizer que, seja qual for o mecanismo explicativo, Jesus precisou dar sua vida para que os homens fossem arrancados de seu pecado e retornassem a Deus. Significa que o custo de nossa salvação foi a cruz de Cristo. Não podemos ir além disto, nem precisamos ir mais além. A única coisa que nos importa saber é que na cruz aconteceu algo que abriu para nós o caminho de acesso a Deus. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de maio Dia 125
Leituras: Marcos 6:7-13; 1 Coríntios 5; Salmo 107:23-43; Provérbios 26:13-19; Rute 3-4.
Versículo Especial: “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” (1 Coríntios 5:6).
Pensamento Bíblico: Expurgando o Fermento do Pecado (1 Coríntios 5). Paulo censurou os coríntios pela sua tolerância com a imoralidade na igreja. Ele os instruiu para que agissem decisivamente para expurgar o fermento do mal: afastar aquele que persistia no pecado. Há pelo menos três propósitos para tal ação:
A esperança de salvar o cristão desviado
A preservação do fiel, protegendo-o da corrupção
Obediência a Deus: ele disse para fazer isso!
Ação: Trabalhe hoje para salvar a alma de um cristão desviado.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
4 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 257 Um dos problemas fundamentais da raça humana é que muitos homens tratam de fazer o menos que podem e pretendem receber mais que outros. Somente quando alguém está disposto a dar mais do que recebe, quer dizer, quando está disposto a servir a outros, poderá obter uma vida humana feliz e próspera. Kipling escreveu um poema, chamado O filho de Maria, que aconselha sobre o espírito com que deve enfrentar o trabalho que a cada um corresponde fazer: Se te detiver para perguntar qual será seu salário, como te vestirão e o que te darão de comer, Willie, meu filho, o mar não é para ti, o mar jamais quererá teus serviços. Se perguntas a razão de cada uma das ordens, e discutes com todos os que te rodeiam, Willie, meu filho, melhor, será que não procures o campo, porque o campo jamais necessitará de ti. Se passas o tempo pensando no que já fez e te orgulhas com o valor de suas obras, possivelmente os anjos venham a te elogiar, mas ninguém gostará de ti na Terra... O mundo precisa de pessoas cujo ideal seja o serviço, quer dizer, o mundo precisa de pessoas que saibam até que ponto as palavras de Jesus eram a mais profunda sabedoria jamais ouvida pelos homens. Para sublinhar suas palavras, Jesus apontou seu próprio exemplo. Com poderes tais como os seus, teria podido ordenar o universo inteiro para satisfazer suas próprias aspirações e comodidade, mas tinha se dedicado e posto todos os seus poderes a serviço de seus semelhantes. Tinha vindo – disse – para dar sua vida em resgate por muitos. Esta é uma das grandes frases dos evangelhos. Entretanto, seu significado foi muito maltratado e interpretado mal. Muitos querem erigir uma doutrina da expiação quando Jesus simplesmente quis nos falar de seu grande amor. Se nosso enfoque for dogmático, muito em breve nos veremos perguntando a quem se pagou o resgate. A quem entregou Jesus sua vida como resgate? Orígenes se fez esta pergunta, e sua resposta foi a seguinte: "A quem entregou Cristo sua vida como resgate? Não foi a Deus. Não deve ter sido, então, ao Diabo? Porque o Diabo nos tinha prisioneiros até que recebeu o preço de nosso resgate, a vida de Jesus, porque acreditava em seu engano que podia possuí-la, sem dar-se conta da tortura que para ele significaria retê-la consigo". Esta é uma concepção muito estranha: que a vida do Jesus foi paga como preço do resgate dos homens ao Diabo, para que este libertasse os homens da escravidão em que os mantinha prisioneiros. Mas que ao exigir e receber tal resgate o Diabo se enganou, pois jamais e de maneira nenhuma teria podido reter consigo a vida do Filho de Deus.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
4 de maio Dia 124
Leituras: Marcos 6:1-6; 1 Coríntios 4:14-21; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:7-12; Rute 1-2.
Versículo Especial: “Tens visto a um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele” (Provérbios 26:12).
Pensamento Bíblico: Lealdade do Amor (Rute 1:16-17). Rute recusou-se a voltar para a terra e aos deuses de Moabe. Sua famosa afirmação, nestes versículos, exprime uma lealdade decidida. Ela prometeu aliança a sua empobrecida sogra, garantindo-lhe cuidados e companhia por toda a vida. Ela também expressou sua aliança com Jeová, assim renunciando aos deuses pagãos de Moabe. A lealdade de Rute foi recompensada com um distinto esposo e um lugar entre os ancestrais de Jesus (veja Mateus 1:5).
Ação: Seja leal a Deus e à família. Deus recompensará sua fidelidade. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
3 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 255 (4) Jesus lhes disse que a decisão final sobre todas as coisas pertencia a Deus. A determinação última do destino é uma prerrogativa de Deus. Jesus jamais usurpou o lugar de seu Pai. Toda sua vida foi um longo ato de submissão à vontade de Deus e sabia que, em última instância, a vontade de Deus era suprema. O CUSTO DA SALVAÇÃO DO HOMEM Marcos 10:41-45 Era inevitável que a ação de Tiago e João despertasse um profundo ressentimento nos outros dez. Parecia como se Tiago e João tivessem querido "ganhar na corrida" e obter assim uma vantagem injusta. Imediatamente se expôs a velha controvérsia sobre quem seria o maior. A situação era séria. Era bem possível que se Jesus não tivesse agido, sem perder um minuto, quebrando-se a unidade fraternal do grupo apostólico. Chamou-os para que viessem a ele e lhes explicou com toda claridade a diferença entre as pautas de grandeza que regem em seu Reino e no reino deste mundo. No reino deste mundo o critério da grandeza é o poder. A prova é: Quantos homens estão sob seu controle? Quantos o obedecem e ouvem a suas ordens? Sobre quantos pode impor sua vontade? A quantos pode obrigar a obedecer suas palavras e a fazer coisas para Ele? Não muito tempo depois desta cena Galba resumiria em poucas palavras o conceito pagão da soberania e a grandeza, quando disse que agora, sendo imperador romano, podia fazer o que desejava muito, e fazer a qualquer um. No Reino de Jesus, ao contrário, o critério era o serviço. A grandeza não consistia em submeter outros à servidão e sim em submeter-se a si mesmo a serviço de outros. A prova não era que serviços posso obter dos outros? E sim, que serviços posso lhes oferecer? Tendemos a pensar que tudo isto não é mais que uma condição ideal. Entretanto, trata-se simplesmente do mais puro sentido comum. É de fato, o princípio cardeal no mundo dos negócios. Bruce Barton, um dos fundadores da indústria automotriz britânica, sustentava que uma das bases em que se apoia a atração que possa exercer uma empresa vendedora de automóveis sobre seus potenciais clientes é a credibilidade de sua disposição a sujar-se mais de graxa que qualquer de suas competidoras. Em outras palavras, ser a empresa mais disposta a emprestar um serviço eficaz. Assinala o mesmo dirigente industrial que quando o empregado comum vai pra casa às 5 e meia da tarde, ao terminar sua jornada de trabalho, a luz do escritório do diretor da empresa continua acesa até altas horas da noite. É sua disposição a oferecer de si mesmo algo mais do que se lhe exigia que o converteu em cabeça da empresa. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de maio Dia 123
Leituras: Marcos 5:35-43; 1 Coríntios 4:1-13; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:1-6; Juízes 20-21.
Versículo Especial: “Os pés corta e o dano sofre quem manda mensagens por intermédio do insensato” (Provérbios 26:6).
Pensamento Bíblico: Consciência Limpa Não é Suficiente (1 Coríntios 4:4). Uma consciência limpa é importante (Atos 23:1; Romanos 14:23). Entretanto, contrariando as idéias de certas pessoas, a consciência não é um guia completo e suficiente para nossas ações. Paulo afirma que ele não percebe ofensas em sua vida, mas que Deus é a autoridade final para julgar a inocência ou a culpa. Devemos trabalhar para manter uma consciência limpa, mas necessitamos continuamente testá-la e exercitá-la pela palavra revelada por Deus.
Ação: Exercite sua consciência de acordo com o padrão de Deus e ela será uma ferramenta valiosa para servi-lo.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
2 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 254 (c) Não obstante, uma vez que se há dito tudo o que se pode afirmar contra João e Tiago, encontramos que o relato nos diz algo muito radiante sobre eles: podiam estar surpreendidos mas continuavam crendo em Jesus. É assombroso que estes dois homens até pudessem relacionar a glória com um carpinteiro da Galileia que tinha provocado a inimizade e a oposição mais amarga dos líderes religiosos ortodoxos da época e que aparentemente se encaminhava indubitavelmente para a cruz. Aqui percebemos uma confiança e uma lealdade tremendas. João e Tiago podiam estar confundidos mas há um fato inegável; tinham o coração bem posto. Jamais duvidaram da vitória final de Jesus. (3) Diz-nos algo sobre o conceito de grandeza que Jesus sustentava. Diz-lhes: "Podem beber do copo que eu bebo, ou ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?" Aqui Jesus emprega duas metáforas judaicas. Nos banquetes reais, o rei costumava oferecer sua taça aos convidados. O copo se convertia, então, em uma metáfora para referir-se à vida e a experiência que Deus oferecia aos homens. “O meu cálice transborda”, disse o salmista (Salmo 23:5), ao referir-se à vida e a experiência de felicidade que Deus lhe tinha dado. “Na mão do SENHOR há um cálice”, disse o salmista (Salmo 75:8) quando pensava no destino que esperava os maus e os desobedientes. Quando Habacuque pensa nas calamidades que tinham descido sobre o povo do Israel, diz que beberam “o cálice da mão direita do SENHOR” (Hab 2:16). De maneira que a taça ou o copo se refere à experiência que Deus destina aos homens. A outra frase que Jesus emprega resulta confusa na tradução literal. Fala do batismo com que foi batizado. A palavra grega baptizein significa inundar. O particípio passado (bebaptismenos) significa submerso e em geral o emprega para significar que alguém está submerso em uma experiência. Diz-se que uma pessoa muito perdulária está inundada em dívidas, por exemplo. Diz-se que um bêbado está submerso na bebida. Uma pessoa afligida por alguma dor está inundada no sofrimento. Um jovem que se confronta um examinador está submerso em perguntas. Em geral, emprega-se a palavra para referir-se a uma barco que naufragou e está inundada sob as ondas. Esta metáfora está muito ligada a outra que o salmista emprega com frequência. No Salmo 42:7, lemos: “Todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim” No Salmo 124:4 lemos: “As águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente”. No sentido em que Jesus a emprega aqui, a expressão não tem nada que ver com o batismo em seu sentido técnico. O que diz é o seguinte: "Podem suportar a experiência terrível que devo suportar eu? Podem tolerar inundá-los no ódio, na dor e na morte como devo fazê-lo eu?" Estava dizendo a estes dois discípulos que não pode haver coroa sem cruz. No Reino, a ideia de grandeza é a ideia da cruz. É certo que em tempos posteriores estes dois discípulos viveram a experiência de seu Mestre. Herodes Agripa decapitou Tiago (Atos 22:2) e, embora não é provável que João tenha sofrido o martírio, sofreu muito por Cristo. Aceitaram o desafio do Mestre, embora o tenham feito às cegas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
2 de maio Dia 122
Leituras: Marcos 5:21-34; 1 Coríntios 3:12-23; Salmo 106:1-27; Provérbios 25:21-28; Juízes 18-19.
Versículo Especial: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28).
Pensamento Bíblico: Crimes “Inimagináveis” Tornam-se “Reais” (Juízes 18-19). A anarquia persistente na era dos juízes levou a um contínuo declínio da espiritualidade do povo, o que é aqui ilustrado em dois incidentes. O primeiro é a grande idolatria dos danitas que deram as costas a Jeová. O segundo é o que aconteceu em Gibeá, que mostra a imoralidade, o egoísmo e a brutalidade de um povo ímpio. O pecado espalhado, que permitimos continuar sem arrependimento, torna-se pouco a pouco pior.
Ação: Deixe de pecar, antes que o pecado te mate!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
1 de maio de 2025
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 252 (3) Fala-nos sobre o magnetismo pessoal de Jesus. Resulta evidente que, nesse momento, os discípulos não sabiam o que acontecia. Estavam seguros de que Jesus era o Messias. Também tinham a certeza de que ia morrer. Para eles, a união destes dois fatos não tinha nenhum sentido. Estavam completamente surpreendidos e, entretanto, o seguiram. Tudo lhes resultava escuro exceto uma coisa: amavam a Jesus E por mais que se empenhassem em fazê-lo não o podiam abandonar. Tinham aprendido algo que é a própria essência da vida e a fé; amavam tanto que se viam obrigados a aceitar o que não podiam compreender. O PEDIDO DA AMBIÇÃO Marcos 10:35-40 Este é um relato muito revelador. (1) Diz-nos algo a respeito de Marcos. Mateus também apresenta este relato (Mateus 20:20-23) mas em seu Evangelho, o pedido dos lugares principais não é feito por Tiago e João, e sim por sua mãe, Salomé. Mateus deve ter considerado que um pedido semelhante não era digno de um apóstolo e, para proteger a reputação de João e Tiago, atribuiu-o à ambição natural de sua mãe. Este relato nos mostra a honestidade de Marcos. Conta-se que um pintor fez um retrato do Oliver Cromwell. Este tinha verrugas no rosto. O pintor, com a intenção de agradá-lo, não pintou as verrugas no retrato. Quando Cromwell o viu, disse: "Leve-o e me pinte com verrugas e tudo!" A intenção de Marcos é nos mostrar os discípulos "com verrugas e tudo". E tinha razão, porque os Doze não eram um grupo de santos. Eram homens muito simples. Jesus se propôs mudar o mundo com gente como nós, e o fez. (2) Fala-nos de Tiago e João. (a) Assinala-nos que eram muito ambiciosos. Quando, segundo sua opinião, ganhasse a batalha e o triunfo fora total, queriam converter-se nos principais ministros de Estado de Jesus. Talvez sua ambição tivesse crescido porque em mais de uma oportunidade Jesus os tinha incluído em seu círculo mais íntimo, os três escolhidos. Possivelmente gozavam de uma posição algo mais folgada que outros. Seu pai tinha dinheiro suficiente para empregar jornaleiros (Marcos 1:20). Pode ser que, com certo esnobismo, pensassem que sua superioridade social lhes dava direito a ocupar um lugar privilegiado. Seja como for, apresentavam-se como homens que alimentaram em seus corações a ambição de ocupar o primeiro lugar em um reino terrestre. (b) Mostra-nos que não tinham entendido absolutamente a Jesus. O surpreendente não é que acontecesse este incidente, e sim o momento em que aconteceu. Trata-se de uma justaposição: por um lado, a predição mais definitiva e detalhada que Jesus fez sobre sua morte e, por outro, este pedido que resulta esmagador. Mostra de maneira incomparável que pouco entendiam do que Jesus estava dizendo. As palavras resultavam ineficazes para tirar deles a ideia de um Messias rodeado de poder e glória terrestres. O único meio para obtê-lo era a cruz. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
1 de maio Dia 121
Leituras: Marcos 5:1-20; 1 Coríntios 3:1-11; Salmo 105:23-45; Provérbios 25:15-20; Juízes 15-17.
Versículo Especial: “Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia” (Provérbios 25:19).
Pensamento Bíblico: O Orgulho Está no Coração do Sectarismo (1 Coríntios 3:1-11). O problema da divisão que Paulo confrontou neste trecho tem se multiplicado muitas vezes, mas sua raiz é a mesma. O orgulho humano faz os homens ímpios separarem-se do Senhor, exaltando suas próprias opiniões sobre a revelação dele. O espírito carnal resultou em incontáveis separações. A resposta de Paulo: Faça seu trabalho de plantar e regar, nunca se esquecendo de que Deus dará o crescimento.
Ação: Plante, regue e glorifique a Deus!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
1 de Julho Dia 182 Leituras: Lucas 4:1-13; 2 Coríntios 12:11-21; Salmo 1; Provérbios 1:1-7; Jó 1-2. Versículo Especial: “Mas Jesus lhe...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...