20 de setembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Setembro Dia 263  

Leituras: Lucas 23:1-12; 2 Timóteo 3:10-17; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:24-28; Ezequiel 5-7.  

Versículo Especial: “Toda a Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).  

Pensamento Bíblico: “Tu, Porém, Tens Seguido” (2 Timóteo 3:10-17). Em contraste com o serviço fingido descrito nos versículos 1 a 7, aqui Paulo elogia a conduta de Timóteo. Timóteo sofreu por causa de sua fé, mas permaneceu fiel ao Senhor. Sua confiança não era posta em si mesmo nem em outras pessoas, mas em Deus e em sua palavra suficiente.  

Ação: Imite o respeito de Timóteo pelas escrituras (leia de novo o que Paulo diz em 2 Timóteo 3:16-17).(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe sempre sua vida e família)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 69 Quando os homens são realmente cristãos os caracteres mais diversos e diferentes podem viver juntos em paz. Foi dito de Gilbert Chesterton e de seu irmão Cecil: "Discutiam sempre, mas nunca brigavam." Só em Cristo podemos resolver o problema de conviver; e isto acontece porque até as pessoas que menos se parecem estão unidas porque lhe amam. Se lhe amarmos realmente também nos amaremos uns aos outros. O FIM DOS VALORES TERRESTRES Lucas 6:20-26 O Sermão da Planície de Lucas e o da Montanha de Mateus (Mateus 5 a 7) se correspondem estreitamente. Ambos começam com as Bem-aventuranças. Existem diferenças entre ambas as versões, mas uma coisa está clara – são uma série de bombas de tempo. Talvez por havêlos lido tão frequentemente tenham esquecido seu caráter revolucionário. São bem distintos das leis que daria qualquer filósofo ou sábio. Cada uma das Bem-aventuranças é um desafio. Como disse Deissmann: "São ditas em uma atmosfera carregada de electricidade. Não se trata de estrelas silenciosas, mas sim de relâmpagos seguidos por um trovão de surpresa e admiração." Literalmente tomam as idéias estabelecidas e as põem ao contrário. Jesus chamava felizes àqueles que o mundo considerava desgraçados, e desgraçados aos considerados felizes. Imaginem a alguém que diga: "Felizes os pobres", e "Ai dos ricos!". Falar assim é pôr fim a todos os valores do mundo. Onde está a chave de tudo isto? Encontramo-la no verso 24. Jesus diz nele: "Ai de vós, ricos!, porque já tendes vosso consolo." A palavra tendes que Jesus utiliza era o verbo que se usava quando se saldava uma conta. É uma palavra de negócios, que um comerciante escrevia sobre sua conta quando estava saldada. O que Jesus diz é o seguinte: "Se você entrega o seu coração e todas as suas energias para obter o que o mundo valoriza, você o obterá, mas será tudo o que obterá." Mas se pelo contrário entregamos nosso coração e nossas energias para ser totalmente fiéis a Deus e leais a Cristo, correremos todo tipo de infortúnios, seremos considerados desventurados pelo mundo, mas o pagamento chegará, e quando chegar teremos alegria eterna.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe sempre sua vida e família)

19 de setembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

19 de Setembro  Dia 262  

Leituras: Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4.  

Versículo Especial: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17:22).  

Pensamento Bíblico: “Tendo Forma de Piedade” (2 Timóteo 3:1-9). Depois de descrever algumas das pessoas mais ímpias mencionadas nas escrituras, Paulo acrescenta: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.”  Sua descrição seguinte mostra que ele está falando de pessoas que parecem ser sinceros discípulos quando, realmente, elas fazem somente o que querem fazer. Elas não amam a verdade, e não amam a Deus. No final, seu egoísmo acaba sendo visível para os outros.  

Ação: Outras pessoas podem pensar que você é fiel a Deus. Examine-se honestamente. Será que Deus conta você como fiel?(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe sempre sua vida e família)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 67 JESUS ESCOLHE SEUS HOMENS Lucas 6:13-19 Aqui vemos Jesus escolhendo seus seguidores. É interessante e saudável ver por que os escolheu, porque pelas mesmas razões e para os mesmos propósitos ainda quer e necessita homens que o sigam. (1) Marcos 3:14 nos diz que os escolheu para que estivessem com ele. Isto quer dizer duas coisas. (a) Escolheu-os para que fossem seus amigos. É surpreendente que Jesus precisasse amigos humanos. É da mesma essência da fé cristã que podemos dizer com toda reverência e humildade que Deus não pode ser feliz sem os homens. Justamente por ser o Pai haverá um vazio em seu coração até que todos os homens tenham voltado ao lar. (b) Jesus sabia que o fim estava perto. Se tivesse vivido em uma época posterior teria escrito um livro que teria levado seus ensinos a todo o mundo. Mas, vivendo quando o fez, escolheu a estes homens para escrever sobre eles sua mensagem. Eles seriam seus livros vivo. Eles o acompanhariam para poder algum dia levar sua mensagem a todos os homens. (2) Jesus os escolheu entre seus discípulos. A palavra discípulo significa uma pessoa que aprende. Seriam aqueles que aprenderiam cada vez mais a respeito dele. Um cristão é um homem cuja vida busca aprender a respeito desse Senhor com quem algum dia se encontrará face a face e conhecerá assim como ele é conhecido. (3) Jesus os escolheu para que fossem seus apóstolos. A palavra grega apóstolos significa alguém que é enviado. Pode ser utilizada para referir-se a um mensageiro ou a um embaixador. Portanto seriam seus embaixadores diante dos homens. O embaixador é um homem que em uma terra estrangeira representa e fala em nome de seu país. O cristão sempre é enviado para ser um embaixador de Cristo, não por suas palavras, mas sim por sua vida e obra. Devemos notar duas coisas a respeito dos Doze em si: (1) Eram homens comuns. Nenhum era rico nem famoso nem tinha influências; sua educação não era especial; eram homens que pertenciam ao povo. É como se Jesus tivesse dito: "Dêem-me doze homens comuns e mudarei o mundo?' A obra de Jesus não está em mãos dos homens que o mundo chama grandes, e sim nas mãos de pessoas comuns como nós. (2) Eram uma estranha mistura. Tomemos a dois deles – Mateus, era um cobrador de impostos, e, portanto, um traidor e um renegado de seu próprio país. Simão era um zelote, e os zelotes eram nacionalistas fanáticos, homens que juravam assassinar a todos os traidores e romanos que pudessem. Um dos milagres do poder de Cristo é que Mateus e Simão o zelote pudessem viver em paz na companhia dos apóstolos. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe sempre sua vida e família)

18 de setembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Setembro  Dia 261  

Leituras: Lucas 22:54-62; 2 Timóteo 2:14-26; Salmo 71; Provérbios 17:12-17; Ezequiel 1-2.  

Versículo Especial: “Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente” (Salmo 71:8).  

Pensamento Bíblico: “Caí com o Rosto em Terra” (Ezequiel 1:28). Ezequiel descreve sua experiência como um dos poucos homens que viram o trono de Deus (veja Isaías 6; Apocalipse 4). Ele estava verdadeiramente impressionado com o terrível poder e brilho da cena e caiu com o rosto em terra. Quando entramos na presença de Deus, precisamos também ver nossa impropriedade e sua glória. A avaliação do vasto abismo entre Deus e homens nos ajudará a ver nosso papel como servos adoradores.  

Ação: Adore a Deus humildemente.(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe sempre sua vida e família)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 66 Por exemplo, sempre era legal tratar enfermidades da garganta ou da vista. Mas este homem não estava em perigo de morte; bem poderia ter esperado até o dia seguinte. Mas Jesus estabeleceu o grande princípio de que, digam o que digam as normas e regras, sempre é correto realizar uma boa ação no dia de sábado. Jesus perguntou agudamente: “É lícito nos sábados fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar?” Isto lhes deve ter dado em cheio, porque enquanto Jesus estava buscando ajudar a melhorar a vida deste homem, eles estavam fazendo todo o possível para destruí-lo. Ele estava procurando salvar e eles só procuravam destruir. Nesta história temos três personagens: (1) Ali estava o homem da mão seca. Podemos dizer duas coisas a respeito dele. (a) Um dos evangelhos apócrifos, quer dizer, dos que nunca foram admitidos no Novo Testamento, diz-nos que se tratava de um homem que trabalhava com pedra e que se aproximou de Jesus pedindo sua ajuda e dizendo: "Eu trabalhava a pedra e ganhava a vida com minhas mãos; rogo-te, Jesus, que me devolvas a saúde para que não tenha que mendigar meu pão com vergonha." Era um homem que queria trabalhar. Deus sempre olha com aprovação ao homem que quer trabalhar honestamente. (b) Era um homem disposto a fazer o impossível. Não discutiu quando Jesus lhe pediu que estendesse sua mão inútil; tentou, e com a força que Cristo lhe deu, teve êxito. A palavra impossível deveria ser tirada do vocabulário de um cristão. Como o disse um cientista famoso: "A diferença entre o difícil e o impossível é simplesmente que para obter o impossível se necessita um pouco mais de tempo." (2) Ali estava Jesus. Nesta história nos vemos envoltos em uma gloriosa atmosfera de desafio. Jesus sabia que era observado, mas assim mesmo, curou. Pediu que o homem ficasse de pé no meio. Não ia curá-lo em um canto. Conta-se uma história a respeito de um dos pregadores de Wesley que se propôs a ir a um povo hostil. Contratou ao pregoeiro do povo para que anunciasse a reunião, e este o fez em um sussurro tímido. O pregador lhe tirou o sino das mãos, fê-lo soar e gritou: "Fulano de tal pregará em tal lugar a tal hora esta noite – e esse homem sou eu." O verdadeiro cristão desdobra com orgulho o estandarte de sua fé e desafia a oposição a que faça o pior. (3) Ali estavam os fariseus. Estes homens tomaram a extraordinária posição de odiar a um homem que curou a outro que sofria. São o exemplo vívido dos homens que amam mais o seu sistema que a Deus. Suas regras e normas lhes são mais apreciadas que Deus. Vemos que isto acontece nas igrejas vez por outra. Discute-se não a respeito dos grandes tema da fé, e sim a respeito de política eclesiástica. Leighton disse uma vez: "A forma de governo da Igreja não é obrigatória, mas a paz, a concórdia, a amabilidade e a boa vontade são indispensáveis." Sempre está presente o perigo de pôr a fidelidade a um sistema por cima da fidelidade a Deus.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe sempre sua vida e família) 

17 de setembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de Setembro  Dia 260  

Leituras: Lucas 22:47-53; 2 Timóteo 2:1-13; Salmo 70; Provérbios 17:6-11; Lamentações 4-5.  

Versículo Especial: “Se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará” (2 Timóteo 2:12).  

Pensamento Bíblico: “Isso Mesmo Transmite a Homens Fiéis” (2 Timóteo 2:1-13). Observe três importantes ideias nestes versículos:  

   O evangelho é divulgado pelo ensinamento. Paulo ensinou a Timóteo. Timóteo ensinaria a outros. Aqueles ensinariam outros mais. É, na verdade, uma tragédia se falhamos em passar a mensagem a outros.

   O serviço de Cristo é guerra espiritual. Como soldados, precisamos de dedicação total à causa de nosso Mestre e de seu exército.

    O fiel será recompensado. Foi-nos prometida a vitória se resistirmos. Se falharmos, não é por culpa de Deus. “Ele permanece fiel”.  

Ação: “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3)(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe sempre sua vida e família)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 65 (1) Não se aproximavam dela com uma mentalidade aberta. Aproximavam-se não para aprender os mandatos de Deus, a não ser para encontrar textos que provassem e apoiassem suas próprias idéias. Muitas vezes os homens têm imposto uma teologia à Bíblia em lugar de encontrar uma teologia nela. Quando lemos as Escrituras não devemos dizer: "Ouve, Senhor, que teu servo fala", e sim: "Fala, Senhor, que teu servo ouve." (2) Não tinham um coração necessitado. O homem que não tem consciência de sua necessidade sempre perde o significado mais profundo das Escrituras. Quando se desperta a necessidade, a Bíblia é um livro novo. Em seu leito de moribundo o Bispo Butler estava preocupado. Seu capelão lhe disse: "O senhor se esqueceu que Jesus Cristo é o Salvador?". "Mas, como posso saber que é meu Salvador?" "Está escrito: 'Aquele que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora'", respondeulhe o capelão. E Butler lhe disse: "Tenho lido essas palavras milhares de vezes e nunca vi seu significado até este momento. Agora morro em paz." A consciência de sua estado de necessidade lhe abriu o tesouro das Escrituras. Quando lemos o livro de Deus devemos fazê-lo com nossa mente aberta e com nosso coração necessitando dEle – e então para nós será também o livro mais prezado do mundo. O DESAFIO DE JESUS Lucas 6:6-12 Neste momento a oposição a Jesus era aberta. Jesus estava ensinando na sinagoga um dia de sábado e os escribas e fariseus estavam ali com o propósito de observá-lo, de maneira que se curava a alguém, podiam acusá-lo de quebrantar a Lei do sábado. Há um detalhe muito interessante nesta história. Se a compararmos com Mateus 12:10-13 e Marcos 3:1-6 encontramos que só Lucas nos conta que o homem tinha seca sua mão direita. Aqui fala o médico, interessado nos detalhes do caso. Neste incidente Jesus quebrantou abertamente a lei. Curar era trabalhar, e estava proibido fazê-lo no dia de sábado. Na verdade, se a vida estava em perigo se podiam tomar certas medidas para ajudar ao doente.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe  sempre sua vida e família)

16 de setembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de Setembro  Dia 259  

Leituras: Lucas 22:35-46; 2 Timóteo 1:8-18; Salmo 69:19-36; Provérbios 17:1-5; Lamentações 3.  

Versículo Especial: “O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor” (Provérbios 17:3).  

Pensamento Bíblico: Enquanto os Discípulos Dormiam (Lucas 22:39-46). Enquanto Jesus se angustiava com o seu sacrifício vindouro, seus discípulos dormiam. Jesus estava desapontado (veja Mateus 26:36-46), mas ele ainda orava. A negligência deles não o desculparia do dever para com Deus. Mesmo quando todos os homens o abandonaram, seu Pai ainda cuidava dele e enviou-lhe conforto. Podemos, às vezes, estar desapontados quando outros não nos dão encorajamento, mas as falhas deles não é uma razão para nos afastarmos de Deus.  

Ação: Procure conforto em Deus, mesmo quando seus amigos o abandonarem.(Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe sempre sua vida e família)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 63 Ninguém se teria queixado em nenhum outro dia, mas se tratava de um sábado. Quatro dos trabalhos proibidos eram: segar, debulhar, abater e preparar comida; tecnicamente os discípulos tinham realizado todas estas tarefas. Ao arrancar o cereal eram culpados de colher; ao esfregá-lo entre as mãos, de debulhar; ao tirar a vagem, de abater e ao comer demonstravam que tinham preparado comida no dia de sábado. Tudo isto nos parece fantástico, mas devemos recordar que para um fariseu estrito este era um pecado mortal; transgrediu-se uma de suas pequenas normas; o que para eles era questão de vida ou morte. Acusaram-nos e Jesus citou o Antigo Testamento. Recordou o incidente em 1 Samuel 21:1-6 quando Davi e seus companheiros, estando famintos, tinham comido os pães sem levedura do Tabernáculo. Um nome melhor para este é o de Pão da Presença. Todos os sábados à manhã se apresentavam a Deus doze pães de trigo assado com farinha peneirada não menos de onze vezes. Havia um pão por cada tribo. Nos tempos de Jesus ficavam sobre uma mesa de ouro maciço de um metro de comprimento, meio metro de largura e vinte e cinco centímetros de altura. A mesa estava situada na largura do lado norte do lugar sagrado. O pão estava na presença de Deus e ninguém mais que os sacerdotes podiam comê-lo (Levítico 24:5-9). Mas a necessidade de Davi era mais importante que as normas e regras. Os próprios rabinos diziam: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado." Portanto, admitiam que as necessidades humanas anulavam as leis rituais. Se isto era assim, então, quanto mais Senhor do Sábado é o Filho do Homem com seu coração de amor e misericórdia? Quanto mais podia utilizá-lo para seus fins de amor? Mas os fariseus se esqueceram dos direitos da misericórdia porque estavam submersos em suas normas e regras. É muito sugestivo que observassem a Jesus e seus discípulos caminhando entre as searas. Evidentemente os estavam espiando; deste momento em adiante cada ato da vida de Jesus seria observado e escrutinado por seus olhos agudos, críticos e hostis. Nesta passagem há uma verdade primitiva. Jesus disse aos fariseus: “Nem ao menos tendes lido o que fez Davi?” A resposta era afirmativa é óbvio, mas nunca tinham compreendido seu significado. É possível ler as Escrituras meticulosamente, conhecer a Bíblia por dentro de capa a capa, citá-la palavra por palavra, passar em qualquer exame sobre ela, e entretanto, não captar seu significado. Por que os fariseus não entendiam seu significado e por que freqüentemente nos acontece também ? (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe sempre sua vida e família)

15 de setembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA



 15 de Setembro  Dia 258  

Leituras: Lucas 22:24-34; 2 Timóteo 1:1-7; Salmo 69:1-18; Provérbios 16:27-33; Lamentações 1-2.  

Versículo Especial: “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade” (Provérbios 16:32).  

Pensamento Bíblico: O Poder do Domínio Próprio (Provérbios 16:32). Frequentemente, pensamos sobre os poderosos como sendo soberanos sobre os outros. Deus diz que os mais poderosos são os que dominam a si mesmos. Os “heróis” do cinema e da televisão sugerem que o poder se manifesta por violentas explosões de força bruta. Deus diz que os realmente poderosos são difíceis de se enraivecer. É preciso ser um homem de verdade para dominar a si mesmo!  

Ação: Concentre suas energias no domínio próprio, em qualquer situação.(Etsra Ido dos Estudos da Bíblia.Net que Deus abençoe sempre sua vida e família.)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 62 (2) Nunca devemos temer os métodos novos. Que uma coisa sempre foi feita pode ser a melhor razão para deixar de fazê-la. Que algo nunca foi feito pode ser a melhor razão para prová-lo. Nenhuma empresa poderia subsistir com métodos gastos – e entretanto, a Igreja insiste neles. Qualquer negócio que tivesse perdido tantos clientes como a Igreja perdeu teria que ser renovado faz muito – mas a Igreja rechaça tudo o que é novo. Uma vez, em uma viagem ao redor do mundo Rudyard Kipling viu o General Booth subindo ao navio. Ele o fez ao compasso de pandeiro, o que ofendia ao espírito ortodoxo do Kipling. Kipling chegou a conhecer o general e lhe disse o muito que lhe desgostava o pandeiro e coisas pelo estilo. Booth o olhou: "Jovem", disse-lhe, "se pensasse que poderia ganhar mais uma alma para Cristo parado sobre minha cabeça e agitando uma pandeiro com os pés, aprenderia a fazê-lo." Há um conservadorismo sábio e outro néscio. Tomemos cuidado de não ser em pensamento e ação reacionários obstinados quando teríamos que ser, como cristãos, graciosos aventureiros.Lucas 6 A oposição aumenta - Lucas. 6:1-5 O desafio de Jesus - Lucas. 6:6-12 Jesus escolhe seus homens - Lucas. 6:13-19 O fim dos valores terrestres - Lucas. 6:20-26 A regra áurea - Lucas. 6:27-38 Regras para o viver - Lucas. 6:39-46 O único fundamento seguro - Lucas. 6:47-49 A OPOSIÇÃO AUMENTA Lucas 6:1-5 Este é o primeiro de dois incidentes que mostram que a oposição a Jesus está surgindo rapidamente, e mostram claramente que a acusação imediata será a de quebrar a Lei do sábado. Jesus e seus discípulos estavam caminhando por um atalho entre os cultivos de cereais. O fato de que os discípulos arrancassem as espigas não era em si um delito. Uma das leis misericordiosas do Antigo Testamento estabelecia que qualquer um que passasse por uma seara podia arrancar espigas sempre e quando não utilizasse a foice (Deuteronômio 23:25.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe sempre sua vida e familia.)

MEDITAÇÃO DO DIA

  30 de Outubro Dia 303   Leituras: João 7:25-31; Tiago 1:12-18; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:21-28; Jonas 3-4.  Versículo Especial: “Toda ...