15 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de Dezembro Dia 349  

Leituras: João 17:20-26; Apocalipse 6; Salmo 136:1-9; Eclesiastes 7:13-18; 2 Crônicas 32-33.  

Versículo Especial: “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam” (Apocalipse 6:9).  

Pensamento Bíblico: Mortos, Porém Não Esquecidos (Apocalipse 6:9-11). Este quinto selo tem sido chamado “o centro da Revelação”. Ele prenuncia o resto do livro, quando vemos os justos sofrendo por algum tempo (alguns são até mortos pela sua fé), mas Deus, no final, trazendo a justiça. Há muito mais por vir, neste emocionante livro da vitória. Este selo é apenas uma amostra!  

Ação: Seja fiel, não importa a que custo. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 153Uma vez um estudante estava observando bactérias no microscópio. Em realidade podia ver como uma geração destes seres viventes nascia, morria e outra geração ocupava seu lugar. Viu, como nunca antes, a sucessão das gerações. Disse então: "Depois do que vi, prometo-me não ser nunca um elo débil." Se cumprirmos com esta promessa, realizaremos a obrigação de pôr na vida ao menos tanto como o que obtivemos. (4) Esta parábola nos fala do evangelho da segunda oportunidade. Uma figueira demora normalmente três anos para alcançar a maturidade. Se não dar fruto para essa época é muito provável que não o faça nunca. Mas a esta figueira recebeu uma segunda oportunidade. Jesus sempre dá ao homem uma oportunidade após a outra. Pedro, Marcos e Paulo poderiam alegremente dar testemunho disso. Deus é imensamente bondoso com o homem que cai e torna a levantar. (5) Mas esta parábola deixa bem claro que existe uma oportunidade final. Se deixamos passar as oportunidades, se o chamado e o desafio de Deus nos chegam vez após vez em vão, chegará o dia, não em que Deus nos feche a porta, e sim que nós, por nossa própria decisão o façamos. Deus nos livre de tal coisa! MAIS MISERICÓRDIA QUE LEI Lucas 13:13-17 Esta é a última vez que nos fala de Jesus em uma sinagoga, e está bem claro que nesse então as autoridades estavam observando cada uma de suas ações, esperando saltar sobre Ele assim que tivessem sua oportunidade. Jesus curou a mulher que por dezoito anos não tinha podido endireitar seu corpo curvado; e então interveio o presidente da sinagoga. Não teve nem sequer a coragem de falar diretamente a Jesus. Dirigiu seu protesto às pessoas que esperavam, embora estava dirigida a Jesus. Havia curado em um sábado; tecnicamente curar era trabalhar; e, portanto, tinha quebrantado a Lei do sábado. Mas Jesus respondeu a seus oponentes com palavras de sua própria Lei. Os rabinos aborreciam a crueldade para com os animais, e até no sábado era perfeitamente legal soltar aos animais de seus estábulos e dar-lhes de beber. Jesus declarou: "Se um animal pode ser solto de seu estábulo e lhe dar de beber em um sábado, certamente ante os olhos de Deus estará bem livrar a esta pobre mulher de sua enfermidade." Estudando a Bíblia livro por livro.

14 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Dezembro Dia 348  

Leituras: João 17:12-19; Apocalipse 5; Salmo 135; Eclesiastes 7:7-12; 2 Crônicas 30-31.  

Versículo Especial: “Proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12).  

Pensamento Bíblico: “Digno é o Cordeiro, que Foi Morto” (Apocalipse 5). A atenção agora passa do Pai para o Filho. Porque ele é o Redentor, Jesus é digno de revelar os planos de seu Pai. O Filho de Deus merece louvor porque ele venceu a morte, redimiu-nos pelo seu sangue, e agora senta-se no trono. O serviço no céu se concentra em louvar a Deus, o Criador e a seu Filho, o Redentor. Nosso louvor deveria honrar os mesmos atos de amor e graça Divina.  

Ação: Sirva a Jesus, o Redentor e Rei!Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 152 O EVANGELHO DA SEGUNDA OPORTUNIDADE E O DESAFIO DA ÚLTIMA OPORTUNIDADE Lucas 13:4-12 Esta é uma parábola que está ao mesmo tempo iluminada pela graça e cheia de advertências. (1) A figueira ocupava uma posição especialmente favorecida. Não era estranho ver na Palestina figueiras, macieiras e espinheiros nas vinhas. A terra era tão pouca e pobre que se plantavam árvores em qualquer lugar que pudessem crescer; mas o certo é que a figueira teve mais que uma oportunidade, e não tinha sido digna dela. Em forma repetida, direta e por inferência, Jesus recordava aos homens que seriam julgados de acordo com as oportunidades que tivessem. C. E. M. Joad disse uma vez, a respeito de nossa própria geração: "Temos o poder dos deuses e o utilizamos como escolares irresponsáveis." Nunca se confiou tanto numa geração, e portanto, nenhuma outra terá que responder por tanto. (2) A parábola nos ensina claramente que a inutilidade convida ao desastre. Tem-se dito que todo o processo de evolução neste mundo é para produzir coisas úteis, e que aquilo que é útil crescerá em força na economia da evolução, enquanto o que é inútil será certamente eliminado. A pergunta mais penetrante que nos pode fazer é a seguinte: "Que utilidade você teve neste mundo?" (3) Mais ainda, a parábola nos ensina que nada que só extrai pode sobreviver. A figueira estava tirando força e substâncias do chão; e em pagamento não produzia nada. Este era precisamente seu pecado. Em última análise, há dois tipos de pessoas no mundo – aqueles que tomam mais do que dão, e aqueles que dão mais do que tomam. Em certo sentido todos estamos em dívida com a vida. Chegamos pondo em perigo a vida de outra pessoa; e, nunca teríamos sobrevivido se não tivesse sido pelo cuidado daqueles que nos amavam. Herdamos uma civilização cristã e uma liberdade que não criamos. Pesa sobre nós o dever de entregar as coisas em condições melhores das que as encontramos. Abraão Lincoln disse: "Não importa quando eu morra, quero que se diga de mim que arranquei uma erva daninha e plantei uma flor em todos os lugares em que pensei que cresceria." Estudando a Bíblia livro por livro.

MEDITAÇÃO DO DIA

  15 de Dezembro Dia 349   Leituras: João 17:20-26; Apocalipse 6; Salmo 136:1-9; Eclesiastes 7:13-18; 2 Crônicas 32-33.   Versículo Especial...