1 de novembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de Novembro Dia 305  

Leituras: João 7:40-53; Tiago 2:1-13; Salmo 106:1-27; Provérbios 26:7-12; Miquéias 4-5.  

Versículo Especial: “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1).  

Pensamento Bíblico: Vivendo Sem Preconceito (Tiago 2:1-13). Tiago põe à vista as raízes da discriminação injusta, mostrando que ela começa com o preconceito. Se os ricos são bajulados e os pobres desprezados, somos “juízes tomados de perversos pensamentos” (v. 4). Quando tal preconceito leva a ação de mostrar parcialidade, pecamos ativamente (v.9). Não há nenhum lugar no plano de Deus para o tipo de preconceito racial e social que, às vezes, perturba nosso mundo.  

Ação: Examine suas atitudes. Livre-se dos preconceitos ímpios. Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 112 A VERDADEIRA GRANDEZA Lucas 9:46-48 Enquanto os Doze pensavam que o Reino de Jesus era terrestre, era inevitável que houvesse competição para ocupar os postos mais altos nele. Faz muito tempo, o venerável Beda sugeriu que esta disputa surgiu porque Jesus tinha levado Pedro, Santiago e João ao monte com Ele, e os outros estavam com ciúmes. Jesus sabia o que acontecia em seus corações. Tomou um menino e o localizou ao lado dele; esse posto séria o de mais alta honra. Continuou dizendo que quem quer que recebesse a um menino pequeno, receberia a Ele; e que quem o recebesse, receberia a Deus. O que queria dizer? O menino não era muito importante. Os Doze eram os auxiliares escolhidos por Jesus; mas o menino não ocupava nenhum posto de honra nem tinha nenhum posto oficial. De modo que Jesus disse: "Se estiverem preparados para utilizar suas vidas servindo, ajudando e amando as pessoas que aos olhos do mundo não têm importância, estarão servindo a mim e servindo a Deus." Jesus disse: "Se estiverem preparados para utilizar suas vidas fazendo coisas aparentemente sem importância, sem tentar ser o que o mundo chama grandes, então serão importantes aos olhos de Deus." Há muitos motivos equivocados para o serviço. (1) Existe o desejo de obter prestígio. A. J. Cronin nos conta a respeito de uma enfermeira que conheceu quando atuava como médico. Por vinte anos tinha servido sozinha em um distrito de dezessete quilómetros. "Maravilho-me com sua paciência, fortaleza e simpatia. De noite nunca estava cansada para levantar-se para um chamado de urgência. Seu salário era muito inadequado, e uma noite, tarde, depois de um dia especialmente cansativo, animei-me a lhe dizer em tom de protesto: "Enfermeira, por que não faz com que lhe paguem mais? Deus sabe que você o merece." Ela respondeu: "Tudo o que me interessa é que Deus saiba." Não estava trabalhando para os homens, e sim para Deus. E quando trabalhamos para Deus o prestígio será a última coisa que entrará em nossa mente porque saberemos que o melhor que pudermos fazer não é suficiente para Ele. Estudando a Bíblia livro por livro.

31 de outubro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA


 31 de Outubro Dia 304  

Leituras: João 7:32-39; Tiago 1:19-27; Salmo 105:23-45; Provérbios 26:1-6; Miquéias 1-3.  

Versículo Especial: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).  

Pensamento Bíblico: “Tornai-vos, Pois, Praticantes da Palavra” (Tiago 1:21-27). O mundo está cheio de pessoas que falam muito sobre idéias, mas nunca se mexem para mudar suas vidas. Tiago reconheceu que as igrejas também podem ficar cheias de tais pessoas. Ele adverte sobre aqueles que saem de um lugar de adoração elogiando um “bom sermão”, mas que passam a semana sem aplicar essa mensagem. O evangelho tem como mudar-nos de dentro para fora!  

 Ação: Seja um praticante e não somente um ouvinte. Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 111 Mas depois de ter estado no topo da montanha devemos voltar à batalha e à rotina da vida. Não fomos criados para viver alegres na montanha; esse momento nos é dado com o propósito de nos dar forças para cada dia da vida. Depois da grande luta no Monte Carmelo contra os profetas do Baal, Elias, em reação, escapou. Saiu ao deserto, e como o conta a velha história, enquanto dormia debaixo de um zimbro, um anjo lhe preparou comida duas vezes. E então nos encontramos com a seguinte declaração: “Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites” (1 Reis 19:1-8). Devemos ir ao monte da presença de Deus, mas não para ficar ali, a não ser para continuar com a força que nos seja dada por muitos dias. Dizia-se do Capitão Scott, o grande explorador, que era "uma estranha mistura de sonhador e prático, e nunca mais prático que imediatamente depois de ter sonhado." Não podemos viver para sempre no momento da montanha, mas não podemos viver sem ele. (2) Em nenhum outro incidente se mostra tão claramente a competência de Jesus. Quando desceu do monte toda a situação estava assaz fora de controle. Temos a impressão de ver gente corrente sem saber o que fazer. Os discípulos estavam muito contrariados; o pai do jovem estava amargamente desiludido e preocupado. Jesus entrou nesta cena de desordem. Dominou a situação em um instante, e com sua mestria a desordem se converteu em calma. Muitas vezes sentimos que a vida está fora de controle; que perdemos nosso domínio sobre as coisas. Só o Mestre da vida pode dirigi-la com essa tranquila idoneidade que consegue controlar tudo. (3) Porém mais uma vez o incidente terminou com Jesus apontando a cruz. Aqui havia triunfo; Jesus tinha dominado os demônios e maravilhado as pessoas. E no momento em que estavam dispostos a aclamá-lo, disse-lhes que Ele estava a caminho da morte. Teria sido muito fácil para Jesus tomar o caminho do êxito pessoal; sua grandeza foi que o rechaçou e escolheu a cruz. Ele não evitaria a cruz à qual tinha chamado a outros. Estudando a Bíblia livro por livro.

30 de outubro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Outubro Dia 303  

Leituras: João 7:25-31; Tiago 1:12-18; Salmo 105:1-22; Provérbios 25:21-28; Jonas 3-4. 

Versículo Especial: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tiago 1:17).  

Pensamento Bíblico: Um Pregador com Má Atitude (Jonas 3-4). Levando em conta o número dos que aceitaram, Jonas foi um dos mais bem sucedidos pregadores de todos os tempos. A grande cidade de Nínive, do rei ao servo, arrependeu-se quando ele pregou. Mas Jonas de tal maneira desprezava os ninivitas, que ele estava aborrecido porque Deus não os destruía. A repreensão que Deus deu a Jonas mostra que ele cuida dos perdidos em volta de nós. Nós cuidamos deles?  

Ação: Partilhe o evangelho, porque você ama a Deus e às pessoas.Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 110 (c) O sentido de necessidade. Por muito tempo alguém pode viver a rotina da vida adormecido e, de repente, surge um problema completamente impossível de resolver, alguma pergunta sem resposta, alguma tentação entristecedora, o requerimento de um esforço que considera além de sua capacidade. Nesse dia não fica outra coisa senão chorar, aferrando-se ao céu. E esse sentido de necessidade o desperta para Deus. Faríamos bem em orar: "Senhor, mantém-me sempre acordado diante de ti." A DESCIDA DO MONTE Lucas 9:37-45 Nem bem Jesus desceu do monte, as demandas e as desilusões da vida o rodearam. Um homem se aproximou dos discípulos procurando sua ajuda, porque seu filho era epilético. Certamente, a epilepsia se atribuía à maligna atividade de um demónio. A palavra utilizada no versículo 42 é muito vívida. Enquanto se aproximava de Jesus, o demónio o derrubou e sacudiu com violência. São as palavras que se utilizam para um boxeador que aplica um golpe decisivo a seu oponente ou de um lutador que nocauteou alguém. Deve ter sido um lamentável espetáculo o do jovem preso de convulsões; e os discípulos não puderam curá-lo. Mas quando Jesus chegou dominou a situação com grande calma e devolveu ao jovem curado a seu pai. Nesta passagem há duas coisas que se destacam. (1) O momento sobre o monte é absolutamente necessário, mas não pode ser prolongado por mais tempo. Se a subida ao monte é essencial, a descida é igualmente imperativa. Pedro, sem saber o que estava dizendo, gostaria de ficar no monte. Queria construir três tabernáculos para poder permanecer ali em toda a glória. Frequentemente temos momentos que gostaríamos de prolongar indefinidamente.Estudando a Bíblia livro por livro.

29 de outubro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Outubro Dia 302  

Leituras: João 7:10-24; Tiago 1:1-11; Salmo 104:16-35; Provérbios 25:15-20; Jonas 1-2.

Versículo Especial: “Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:4).  

Pensamento Bíblico: Aproveitando o Melhor Possível as Provações (Tiago 1:2-8). Muitas pessoas vêem os golpes da sorte como ocasiões para se queixarem e resmungarem. Não contentes com sentir pena de si mesmas, tais pessoas frequentemente procurarão despertar a piedade de outros. “A vida não é justa”, eles nos lembrarão, e tal fato parece justificar o seu pessimismo.  

Tiago nos diz para vermos tais provações de modo diferente. Ele não diz para enfrentarmos as provações com resmungo pessimistas. Ele nem sequer diz para olharmos para trás, para nossas passadas aflições, com sensação de alegria. Ele diz “tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações” (v.2). Note que ele não ensina aplicação de sofrimento a si mesmo. A vida tem sua parcela de tempos duros e Tiago diz para vermos a oportunidade positiva, quando acontece convosco. Podemos ter tal confiança de que a dureza nos ajudará a crescer espiritualmente que poderemos dar as boas vindas quando ela vier.  

Ação: Enfrente as dificuldades de hoje com a alegria da verdadeira fé. Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 109 Há aqui uma expressão muito vívida. Diz dos três apóstolos: "... mas permanecendo acordados, viram a glória do Jesus. . . " (1) Na vida perdemos muito porque nossas mentes estão dormidas. Há certas coisas que tendem a manter dormitadas nossas mentes. (a) Os preconceitos. Pode ser que estejamos tão obstinados em nossas ideias que nossas mentes estejam fechadas. Se uma nova ideia bater à nossa porta, somos como dorminhocos que não despertamos. (b) A letargia mental. Há muitos que rechaçam a enérgica tarefa de pensar. Disse Platão: "Não vale a pena viver uma vida que não se examinou." Mas, quantos de nós pensamos realmente nas coisas em sua totalidade? Foi dito de alguém que havia tangenciado os clamorosos desertos da infidelidade, ao qual alguém replicou mais sábio que teria sido melhor se ele tivesse aberto passado por eles lutando. Às vezes estamos tão entorpecidos que nem sequer enfrentamos nossos problemas e nossas dúvidas. (c) O amor à tranqüilidade. Há uma espécie de mecanismo de defesa que nos faz fechar a porta automaticamente em face de qualquer pensamento que nos incomode. É possível drogar-se mentalmente até que a mente adormece. (2) Mas a vida está cheia de coisas destinadas a despertar. (a) A tristeza. Uma vez Edgar disse de uma jovem cantor, que era tecnicamente perfeita, mas cantava sem sentimento nem expressão. "Será grande quando algo despedace seu coração." Muitas vezes a dor pode despertar rudemente ao homem, mas nesse momento, através das lágrimas verá a glória. (b) O amor. Em alguma parte Browning fala de duas pessoas que se apaixonaram. Ela o olhou. Ele a olhou como pode fazê-lo um apaixonado "e de repente despertou a vida". O verdadeiro amor desperta horizontes que jamais sonhamos que existiam. Estudando a Bíblia livro por livro.

28 de outubro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de Outubro Dia 301  

Leituras: João 7:1-9; Hebreus 13:17-25; Salmo 104:1-15; Provérbios 25:8-14; Obadias.  

Versículo Especial: “Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o Senhor” (Obadias 4).  

Pensamento Bíblico: “De Lá Te Derribarei” (Obadias 2-4). O livro de Obadias é um anúncio breve e direto do julgamento da nação de Edom. Esta vizinha de Israel foi condenada por diversas razões, a principal das quais foi sua orgulhosa glorificação de si mesma. Deus sempre desprezou a arrogância e o orgulho, seja este mostrado por indivíduos ou nações inteiras.  

Ação: Não se deixe enganar pelo orgulho. Tente ver-se como Deus o vê. Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 108 (4) A fidelidade ao Jesus terá seu prémio, e a falta dela seu castigo. Se formos fiéis a Ele no tempo, Ele o será convosco na eternidade. Se buscarmos segui-lo neste mundo, no vindouro nos ele nos apontará como um dos seus. Mas se o desonramos com nossas vidas, embora o confessemos com nossos lábios, chegará o dia em que ele não poderá fazer outra coisa que nos negar. (5) No último versículo desta passagem, Jesus diz que alguns dos que estavam ali veriam o Reino de Deus antes de morrer. Alguns desejam sustentar que ao Jesus dizer isto estava pensando em seu retorno com glória, que declarou que isso aconteceria durante a vida de alguns dos que se encontravam ali, e que portanto se equivocou totalmente. Não é assim. O que Jesus está dizendo é o seguinte: "Antes que passe esta geração, verão sinais de que o Reino de Deus está a caminho." Sem dúvida isto era certo. Algo tinha chegado ao mundo que, como a levedura na massa, tinha começado a mudá-lo. Seria bom que, às vezes, deixássemos nosso pessimismo e pensássemos na luz que se esteve abrindo caminho lentamente no mundo. Estejamos contentes – o Reino está a caminho – e faremos bem em agradecer a Deus pelos sinais de sua aparição. O MONTE DA GLÓRIA Lucas 9:20-36 Aqui nos encontramos com outro dos grandes momentos da vida de Jesus na Terra. Devemos recordar que estava para partir a Jerusalém, fazia a cruz. Já vimos a importante passagem na qual perguntou a seus discípulos quem criam que era ele, com o propósito de descobrir se alguém tinha consciência disso. Mas havia uma coisa que Jesus nunca faria: não tomaria nenhuma resolução sem a aprovação de Deus Nesta cena o vemos procurar e receber essa aprovação. Nunca saberemos o que aconteceu no Monte da Transfiguração, mas sabemos que foi algo grandioso. Jesus tinha ido ali para procurar a aprovação de Deus para o passo decisivo que ia dar. Moisés e Elias apresentaram-se a Ele. O primeiro era o grande legislador do povo do Israel; o segundo o maior de seus profetas. Foi como se os príncipes da vida, o pensamento e a religião de Israel motivassem a Jesus a continuar. Agora podia partir para Jerusalém, seguro de que ao menos um pequeno grupo de homens sabia quem era, que o que estava fazendo era a consumação de toda a vida, pensamentos e trabalho de sua nação, e que Deus estava de acordo com sua decisão. Estudando a Bíblia livro por livro.

27 de outubro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Outubro Dia 300  

Leituras: João 6:60-71; Hebreus 13:1-16; Salmo 103; Provérbios 25:1-7; Amós 8-9.  

Versículo Especial: “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6:68).  

Pensamento Bíblico: “Senhor, Para Quem Iremos?” (João 6:68). Quando Jesus ensinava a respeito da natureza espiritual de sua missão e a dedicação que ele exigiria de seus seguidores, a maioria se afastou. Tal ensinamento era demais para eles. Jesus dirigiu-se aos doze e perguntou se eles também desejavam deixá-lo. A resposta de Pedro afirmou importantes verdades sobre Jesus:  Ele é o Cristo, o Filho de Deus e Ninguém mais pode prover o que ele dá: a vida eterna.  

Ação: Não permita que “as duras palavras” de Jesus o façam voltar atrás. Estra Ido dos Estudos da Bíblia.Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 107 AS CONDIÇÕES DO SERVIÇO Lucas 9:23-27 Aqui Jesus estabelece as condições do serviço daqueles que o seguem. (1) Negar-se a si mesmo. O que significa isto? Um grande erudito dá o significado seguinte: Pedro uma vez negou a seu Senhor. Disse: "Não conheço esse homem." Negar-nos a nós mesmos quer dizer: "Não me conheço a mim mesmo." É ignorar a existência de si mesmo. É tratar o eu como se não existisse. Quase sempre tratamos a nós mesmos como se nosso eu fora com muito o mais importante do mundo. Se queremos seguir ao Jesus devemos destruir o eu e nos esquecer de que existe. (2) Tomar sua cruz. O que significa isto? Jesus sabia muito bem o que significava a crucificação. Quando era menino de uns onze anos, Judas o galileo tinha encabeçado uma rebelião contra Roma. Tinha atacado ao exército real em Seforis, que estava a uns seis quilômetros de Nazaré. A vingança dos romanos foi rápida e repentina. Queimaram a cidade integralmente; seus habitantes foram vendidos como escravos; e dois mil rebeldes foram crucificados com o passar do caminho para que fossem uma terrível advertência para outros que queriam fazer o mesmo. Tomar nossa cruz significa estar preparados para enfrentar coisas como esta por nossa fidelidade a Deus; significa estar dispostos a suportar o pior que um homem nos possa fazer pela graça de ser fiéis para com Deus. (3) Usar sua vida, não escondê-la. Devem-se mudar todas as pautas terrestres. As perguntas não são: "Quanto poderei obter?", e sim: "Quanto posso dar?" Não: "O que é seguro?" e sim: "O que é correto?" Não: "Quanto é o mínimo que se pode trabalhar?" e sim: "Quanto é o máximo?" O cristão deve dar-se conta de que a vida lhe é dada, não para que a guarde para si, mas sim para utilizá-la para outros; não para poupar sua chama, e sim para consumir-se por Cristo e os homens.Estudando a Bíblia livro por livro. 

26 de outubro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Outubro Dia 299  

Leituras: João 6:52-59; Hebreus 12:18-29; Salmo 102:18-28; Provérbios 24:28-34; Amós 6-7.  

Versículo Especial: “Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos” (Salmo 102:25).  

Pensamento Bíblico: “Imaginais Estar Longe o Dia Mau” (Amós 6:1-7). O povo de Israel vivia no luxo, despreocupadamente, esquecido do fato de que sua nação estava decaindo espiritualmente. Recusando-se a admitir a profundidade de seus problemas, eles os tornavam piores. Eles recusaram as advertências de Amós e de outros, dizendo: “Não vai acontecer comigo”. Eles estavam errados.  

Ação: Olhe para a condição corrompida de nossa sociedade. Faça alguma coisa por ela: compartilhe o evangelho!Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 106 Mas os Doze não só tinham descoberto o fato, mas também conheciam seu significado. Criaram-se em um meio onde foram ensinados a esperar de Deus um Rei conquistador que os guiasse a dominar o mundo. Os olhos de Pedro deviam ter brilhado com uma grande emoção quando disse isto. Mas Jesus tinha que ensiná-los que o Ungido de Deus tinha vindo para morrer em uma cruz. Tinha que tomar suas idéias a respeito de Deus e de seus propósitos e mudá-las completamente; e desde este momento se aproximou a isso. Tinham descoberto sua identidade; agora tinham que descobrir o que significava sua descoberta. Nesta passagem há duas grandes verdades gerais: (1) Jesus começou perguntando o que diziam os homens a respeito dEle e depois, de repente, lançou-lhes a pergunta: "E vós, quem dizeis que sou?" Nunca é suficiente saber o que os outros dizem a respeito de Jesus. O povo poderia passar num exame a respeito do que foi dito e pensado a respeito de Jesus; poderia ler todos os livros sobre cristologia que escritos em todos os idiomas da Terra, e não ser cristão. Jesus deve ser sempre nossa descoberta pessoal. Nossa religião não pode ser contada como um conto. Jesus pergunta a todos os homens, não: "Pode me dizer o que outros disseram e escreveram a respeito de mim?", e sim: "Quem você pensa que sou eu?" Paulo não disse: “"Eu sei o que tenho crido", e sim “Sei em Quem tenho crido” (2 Timóteo 1:12). O cristianismo não é recitar um credo; é conhecer uma pessoa. (2) Nesta passagem ouvimos dos lábios de Jesus a frase é necessário que. Disse: "É necessário que vá a Jerusalém e morra." É muito interessante ver no evangelho de Lucas a quantidade de vezes que Jesus diz é necessário que. "...nos negócios de meu pai me é necessário estar" (2:49); "É necessário que... anuncie o evangelho do Reino de Deus" (4:43); "é necessário que hoje e amanhã... siga meu caminho" (13:33). Várias vezes disse a seus discípulos que era necessário que morresse na cruz (9:22; 17:25; 24:7). Jesus sabia que tinha que cumprir o seu destino. A vontade de Deus era a sua. Não tinha outro objetivo senão cumprir na Terra que o que Deus o havia enviado a fazer. O cristão, como seu Senhor, é um homem que está sob ordens. Estudando a Bíblia livro por livro.

MEDITAÇÃO DO DIA

  10 de Dezembro Dia 344   Leituras: João 16:16-24; Apocalipse 2:12-29; Salmo 131, Eclesiastes 5:13-20; 2 Crônicas 20-21.   Versículo Especi...