31 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


31 de Dezembro Dia 365  

Leituras: João 21:20-25; Apocalipse 22; Salmo 150; Eclesiastes 12:9-14; Ester 9-10.  

Versículo Especial: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17).  

Pensamento Bíblico: “Aquele Que Tem Sede, Venha” (Apocalipse 22:17). As opções foram apresentadas com clareza. Podemos escolher a estrada fácil da satisfação pessoal e do pecado, ou a trilha mais difícil da submissão à vontade de Deus. Desde Gênesis 3, quando Adão e Eva comeram o fruto proibido, até Apocalipse 22, quando este último e grande convite é feito, a escolha tem estado diante de nós. Deus fez tudo o que é necessário para nos equipar para fazermos uma decisão sábia. Ele mostrou as conseqüências fatais do pecado e retratou a beleza e grandeza do céu. Ele quer que façamos duas coisas:  

    Vamos a ele.

    Convidemos outros.  

Ação: Certifique-se de que está servindo a Deus, hoje e, então, faça brilhar sua luz para convidar outros para virem a ele também.Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Lucas (William Barclay) 169 Durante toda sua história estes tinham esperado o dia em que Deus irromperia, e quando o fez, rechaçaram tragicamente seu convite. Os pobres das ruas e atalhos representam os coletores de impostos e pecadores que receberam a Jesus em uma forma muito distinta a dos ortodoxos. Aqueles que foram recolhidos dos caminhos e valados representam os gentios para os quais havia ainda muito espaço na festa de Deus. Como disse Bengel, o grande comentarista: "Tanto a natureza como a graça aborrecem o vazio" e quando os judeus rechaçaram o convite de Deus e deixaram sua mesa vazia, o convite passou aos gentios. Há uma expressão nesta parábola que foi, desgraçadamente, mal utilizada: “Sai ... e obriga a todos a entrar.” Faz muito tempo Santo Agostinho utilizou esse texto como uma justificação da perseguição religiosa. Usou-o como uma defesa, ou até uma ordem, para obrigar as pessoas a aceitar a fé cristã. Foi utilizado como uma defesa da Inquisição, do torniquete do potro de tortura, a ameaça de morte e prisão, as campanhas contra os hereges, e todas essas coisas que envergonham o cristianismo. A seu lado deveríamos pôr sempre outro texto: "Porque o amor de Cristo nos constrange" (2 Coríntios 5:14). No Reino de Deus há uma só compulsão – a compulsão do amor. Mas embora nesta parábola haja uma ameaça para os judeus que tinham rechaçado o convite de Deus, e uma gloriosa perspectiva para os pecadores e os menosprezados e os gentios nunca que tinham sonhado receber nadar, existe nela verdades que permanecem sempre, e que são tão novas como hoje. Na parábola os convidados se desculparam, e nossas desculpas hoje não se diferenciam muito.Estudando a Bíblia livro por livro.

30 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de Dezembro Dia 364  

Leituras: João 21:15-19; Apocalipse 21; Salmo 149; Eclesiastes 12:1-8; Ester 6-8.  

Versículo Especial: “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).  

Pensamento Bíblico: “Eis o Tabernáculo de Deus com os Homens” (Apocalipse 21:3). A meta foi atingida. Quando a Bíblia caminha para o final, Deus e os homens estão morando juntos, em fraternidade. Foi assim que tudo se iniciou, em Gênesis, mas o contínuo pecado tinha forçado Deus a separar-se dos homens. Finalmente, Cristo veio para permitir que a comunhão fosse restaurada (João 1:14), e as páginas de encerramento das Escrituras nos dizem que a obra foi completada.  

Ação: More com Deus. Não permita que o pecado o expulse. Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 168(4) Podemos dar porque não podemos evitá-lo. Essa é a única forma em que devemos fazê-lo. A lei do Reino é a seguinte: quem dá para obter um prêmio, não receberá nada; mas se der sem pensar nisso, seu prêmio é seguro. A única forma de dar verdadeiramente, é quando nossa dádiva provém do influxo incontrolável do amor. Uma vez o Dr. Johnson descreveu cinicamente a gratidão como: "a viva sensação de favores vindouros". Esta mesma definição poderia aplicar-se a certas formas de dar. Deus deu porque amou tanto ao mundo – e o mesmo nós devemos fazer. O BANQUETE DO REI E SEUS CONVIDADOS Lucas 14:15-24 Os judeus tinham uma série de repetidas imagens convencionais do que aconteceria quando Deus irrompesse na história, quando chegassem os dias dourados da nova era. Uma delas era a imagem do banquete messiânico. Nesse dia Deus daria uma grande festa para seus escolhidos na qual, entre outras coisas, comeriam o Leviatã, o monstro do mar. O homem que falou com Jesus estava pensando nesse banquete. Quando falou da felicidade daqueles que seriam convidados a esse banquete, estava pensando nos judeus, e só neles, porque os judeus ortodoxos comuns não poderiam ter sonhado nunca que os gentios e pecadores tivessem um lugar na festa de Deus. Jesus sabia disso, e é por essa razão que ensinou esta parábola. Na Palestina quando um homem fazia uma festa, anunciava-se o dia da mesma com muita antecipação; enviavam-se os convites e eram aceitos; mas não se anunciava a hora; e quando chegava o dia e tudo estava preparado, enviavam-se os servos a chamarem os convidados. Aceitar o convite antecipadamente e logo rechaçá-lo era um insulto muito sério e grave. Na parábola, o anfitrião é Deus. Os convidados com antecedência são os judeus. Estudando a Bíblia livro por livro.

29 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


29 de Dezembro Dia 363  

Leituras: João 21:1-14; Apocalipse 20; Salmo 148; Eclesiastes 11:7-10; Ester 3-5.  

Versículo Especial: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20:15).  

Pensamento Bíblico: “Inscrito no Livro da Vida” (Apocalipse 20:15). Os comentaristas diferem na aplicação principal deste texto, mas a mensagem subentendida é inconfundível. Há uma separação bem clara entre os justos (que louvam o Senhor e reinam com ele) e os injustos (que são atirados ao sofrimento sem fim). Nesta vida, as recompensas dos justos nem sempre são aparentes, e as conseqüências do mal podem não ser imediatas. Mas no final, Deus julgará a todos nós, com justiça. Seu nome estará no Livro da Vida?  

Ação: Certifique-se de que Deus tem seu nome escrito no livro certo! Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 167 (2) Podemos fazê-lo nos comparando com o perfeito. Quando vamos e vemos ou ouvimos a erudito, é quando nos damos conta do pobre que é nossa atuação. Muitos homens decidiram queimar seus tacos de golfe depois de um dia de campeonato aberto. Muitos decidiram não aparecer mais em público depois de ter ouvido a um mestre executando sua música. Muitos pregadores se humilharam até o desespero quando ouviram falar com um verdadeiro santo de Deus. E se pusermos nossas vidas ao lado da do Senhor de todo o bom, se virmos nosso pouco valor comparado com o esplendor de sua pureza sem mancha, então desaparecerá nosso orgulho e se encolherá nossa auto-imagem. A CARIDADE DESINTERESSADA Lucas 14:12-14 Eis aqui uma passagem penetrante, pois nos conclama a examinar os motivos que estão por trás de nossa generosidade, de nossa caridade e de tudo o que damos. (1) Podemos dar por um sentido de obrigação. Como o que "jogou um centavo no prato da oferenda, e elevou humildemente os olhos ao céu, contente de ter pago o aluguel semanal de uma mansão celestial." Nossa oferta pode ser dada a Deus e ao homem da mesma maneira em que pagamos nossos impostos – como a satisfação de uma obrigação desagradável e iniludível. (2) Podemos dar puramente por motivos de interesse pessoal. Consciente ou inconscientemente podemos ver nossa oferta como um investimento. Pode ser que vejamos cada doação como um crédito a nosso favor em nossa conta corrente com Deus. Tal oferta, longe de ser generosidade, é simplesmente um egoísmo racionalizado. (3) Podemos dar para nos sentir superiores. Isto pode ser algo muito cruel. Pode ferir o que recebe, muito mais que um brusco rechaço. Quando damos assim nos postamos em nossa pequena eminência e olhamos para baixo. Até pode ser que acompanhemos nosso donativo com um breve e presumido sermão. Seria melhor não dar nada a dar meramente para gratificar nossa própria vaidade e nosso próprio desejo de poder. Os rabinos tinham um dito que dizia que a melhor forma de dar era quando o doador não sabia a quem dava, e o que recebia não sabia de quem o recebia. Estudando a Bíblia livro por livro.

28 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de Dezembro Dia 362  

Leituras: João 20:24-31; Apocalipse 19; Salmo 147; Eclesiastes 11:1-6; Ester 1-2.

Versículo Especial: “Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso” (Apocalipse 19:6).  

Pensamento Bíblico: “Aleluia! pois Reina o Senhor Nosso Deus, o Todo-Poderoso” (Apocalipse 19:1-9). No livro de Apocalipse fica claro que louvar a Deus é uma atividade maior  talvez a atividade principal  no céu. Há tantas razões para louvá-lo, que os cânticos podem continuar para sempre. Aqui, o louvor é por causa do seu poder e vitória. Babilônia, a mulher má e assassina, caiu. Deus reina com todo o poder. Que privilégio, juntar-se àquela multidão celeste, louvando a Deus na comemoração da vitória!  

Ação: Louve o Senhor Deus. Ele é Onipotente! Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 166 A NECESSIDADE DE HUMILDADE Lucas 14:7-11 Jesus escolheu uma ilustração conhecida para enfatizar uma verdade eterna. Se um convidado pouco distinto chegava cedo a uma festa e escolhia o melhor lugar, e logo o fazia um convidado mais importante e o homem que tinha usurpado o lugar tinha que deixá-lo, criaria-se uma situação mais embaraçosa. Se, por outro lado, alguém ocupava deliberadamente o lugar mais escondido, e depois lhe pedia que ocupasse o posto mais distinto, sua humildade faria com que a honra fosse maior. A humildade foi sempre uma das características inevitáveis dos grandes homens. Quando Thomas Hardy era tão famoso que qualquer jornal teria pago com prazer enormes somas por seu trabalho, estava acostumado a lhes enviar algum poema; e sempre incluía um envelope selado para o caso de que seu manuscrito fosse rechaçado. Até em sua grandeza era o suficientemente humilde para pensar que seu trabalho podia lhe ser devolvido. Há muitas histórias e lendas a respeito da humildade do professor Cairns. Nunca entrava primeiro a uma habitação ou a uma plataforma. Dizia sempre: "Você primeiro, eu o sigo." Uma vez, ao subir a uma plataforma houve um grande aplauso de boas-vindas. Ficou de pé na lateral e deixou que o que vinha atrás dele subisse primeiro, e ele começou a aplaudir também. Nunca sonhou que o aplauso fosse para ele; pensou que devia ser para outro homem. Só o homem pequeno se crê importante. Como podemos reter nossa humildade? (1) Podemos fazê-lo analisando os fatos. Por muito que saibamos, sabemos pouco comparado com a soma total de conhecimentos. Por muito que obtenhamos, teremos obtido muito pouco no final. Por muito importantes que nos creiamos, quando a morte nos levar, ou quando nos retirarmos de nosso posto, a vida e o trabalho continuarão o mesmo. Estudando a Bíblia livro por livro.

27 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Dezembro Dia 361  

Leituras: João 20:19-23; Apocalipse 18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20; Neemias 12-13.  

Versículo Especial: “Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Apocalipse 18:4).  

Pensamento Bíblico: Morrendo com a Mulher Má (Apocalipse 18). A mulher apresentada com minúcias repulsivas no capítulo 17 é destruída no capítulo 18. Mas antes que sua queda seja completa, um chamado é feito para que os justos se afastem dela. Temos que viver no mundo, porém não compartilhar do mal do mundo. Este princípio é apresentado de Gênesis a Apocalipse, e tem que ser cuidadosamente aplicado em nosso dia-a-dia. Deus espera que mostremos um exemplo positivo para aqueles que nos rodeiam.  

Ação: Permita que sua luz brilhe; ela pode vencer a escuridão! Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 165 (1) Mostra-nos a serenidade com que Jesus enfrentava a vida. Não há nada mais que angustiam que estar sob uma vigilância constante e crítica. Quando isto acontece a maioria das pessoas perdem a paciência e, mais de uma vez, exasperam-se. Tornam-se irritáveis e poderá ter pecados piores que a irritabilidade, mas nenhum causa tanto dor e angústia. Mas até diante das coisas que teriam irritado os homens, Jesus permanecia sereno. Se vivermos com Ele, Ele pode fazer com que nos pareçamos com Ele. (2) Notemos que Jesus nunca rechaçou a hospitalidade de ninguém. Até o fim manteve sua esperança nos homens. Esperar mudá-los e até atraí-los, pode ser que fosse a empresa mais desesperada para todas, mas nunca deixava passar uma oportunidade. Nem sequer rechaçava o convite de um inimigo. Está claro como a luz do dia que nunca conseguiremos fazer amigos a nossos inimigos se nos negarmos a nos encontrar e falar com eles. (3) O que mais nos surpreende dos escribas e fariseus é sua assombrosa falta de sentido da proporção. Eram capazes de qualquer esforço para formular e obedecer suas insignificantes regras e normas; e no entanto consideravam um pecado aliviar a dor de uma pessoa doente, num dia de sábado. Se só pudéssemos fazer uma oração, faríamos bem em pedir que nos desse um sentido da proporção. As coisas que perturbam a paz das congregações poucas vezes são grandes e frequentemente são trivialidades. As coisas que dividem os homens e destroem amizades, são a maioria das vezes pequenezes às quais nenhuma pessoa sensata daria importância em seus melhores momentos. As pequenas coisas podem aumentar tanto de tamanho que cheguem e cobrir o horizonte. Só se pusermos as primeiras coisas em seu lugar, tudo ocupará o lugar que lhe corresponde – e o primeiro é o amor. Estudando a Bíblia livro por livro.

26 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de Dezembro Dia 360  

Leituras: João 20:11-18; Apocalipse 17; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; Neemias 10-11.  

Versículo Especial: “Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” (Apocalipse 17:4).  

Pensamento Bíblico: A Mulher do Diabo (Apocalipse 17:1-6). Independente de interpretações especiais deste livro, não há dúvida de que a mulher descrita aqui seja a mulher do diabo. Ela é o contrário de tudo que é bom e puro. Ao contrário da mulher santa, que deu à luz o Filho varão do capítulo 12, esta mulher está vestida de pecado. Ela está toda adornada para atrair os homens carnais, que nem notam que de sua boca escorre o sangue dos justos. Como o pecado parece horrendo a Deus!  

Ação: Veja o pecado como Deus o vê e adorne sua vida com a pureza. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 164 Nesta ocasião um fariseu o convidou a comer num sábado. A lei tinha suas regras meticulosas e detalhadas a respeito das refeições no sábado. É obvio, não se podia cozinhar em tal dia, já que isso teria sido trabalhar. Devia-se cozinhar na sexta-feira; e se era necessário manter a comida quente, devia fazer-lhe em tal forma que não se cozinhasse mais. Portanto se estabelecia que para manter a comida quente para um sábado, não devia ser posta em "sedimento de azeite, sal, greda ou areia, já seja molhada ou seca, nem entre palha, pele de uva, felpa de lã nem hortaliças, se estavam molhadas, embora se podia se estavam secas. Entretanto podia ser posta entre roupas, frutos, plumas de pomba e estopa de linho." Escribas e fariseus consideravam como religião a observância destas regras. Com razão não podiam compreender a Jesus! Não é impossível que nesta ocasião os fariseus pusessem o homem hidrópico na casa, para ver o que Jesus faria. Estavam-no espreitando, e a palavra traduzida observavam, significa "espionagem interessada e sinistra". Jesus estava sob vigilância. Sem vacilar Jesus curou o homem. Sabia perfeitamente bem o que estavam pensando; e citou suas próprias leis e práticas. Os poços abertos eram muito comuns na Palestina e muitas vezes causavam acidentes (Êxodo 21:33). Era perfeitamente lícito resgatar um animal que caísse em um deles. Jesus, com consumada ousadia lhes pergunta assim como é correto ajudar a um animal num sábado pode ser incorreto ajudar a um homem. Esta passagem nos diz algumas coisas a respeito de Jesus e seus inimigos. Estudando a Bíblia livro por livro

25 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Dezembro Dia 359  

Leituras: João 20:1-10; Apocalipse 16; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; Neemias 8-9.  

Versículo Especial: “Ouvi do altar que se dizia: Certamente, ó Senhor Deus, Todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos” (Apocalipse 16:7).  

Pensamento Bíblico: O Julgamento dos Justos de Deus (Apocalipse 16). Este capítulo apresenta duas interpretações dos julgamentos das sete taças. Os ímpios blasfemaram contra Deus e recusaram arrepender-se de seus pecados. Eles culparam Deus. Os justos, que tinham sofrido pelo Senhor, elogiavam a justiça de Deus. Eles louvavam a Deus. De um ponto de vista carnal, o castigo dos ímpios pode parecer cruel, mas aqueles que odeiam o mal e amam o bem serão capazes de entender a justiça Divina.  

Ação: Desenvolva seu amor a Deus e à justiça. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Lucas (William Barclay) 163 3. O lamento sobre Jerusalém é uma passagem muito importante porque é outra das passagens que mostra o pouco que sabemos da vida de Jesus. É bem claro que Jesus jamais haveria dito isto a não ser que antes tivesse ido mais de uma vez a Jerusalém com seu oferecimento de amor, e nos primeiros três evangelhos não há nenhuma referência a tais visitas. Uma vez mais se faz claro que nos evangelhos não temos mais que um pequeno esboço da vida de Jesus. Não há nada que doa mais que ir a alguém oferecendo amor, e ver essa oferta rechaçada e desprezada. A tragédia mais amarga da vida é dar o coração a alguém só para que o destroce. Isso é o que aconteceu a Jesus em Jerusalém; e até vem aos homens e eles o rechaçam. Mas o fato é que rechaçar o amor de Deus será no final expor-se à sua ira. Lucas 14 Sob o escrutínio de homens hostis - Lucas. 14:1-6 A necessidade de humildade - Lucas. 14:7-11 A caridade desinteressada - Lucas. 14:12-14 O banquete do rei e seus convidados - Lucas. 14:15-24 Sobre calcular o custo - Lucas. 14:25-33 O sal insípido - Lucas. 14:34, 35 SOB O ESCRUTÍNIO DE HOMENS HOSTIS Lucas 14:1-6 No evangelho se relatam sete incidentes nos quais Jesus curou no sábado. No evangelho de Lucas já vimos a cura da sogra de Pedro (4:38); do homem com a mão seca (6:6); e da mulher que fazia dezoito anos andava encurvada (13:14). João acrescenta a história da cura do paralítico na fonte da Betesda (João 5:9); e a do homem que tinha nascido cego (João 9:14). Marcos acrescenta mais uma: a cura do homem possuído pelo demônio na sinagoga de Cafarnaum (Marcos 1:21). Qualquer um pensaria que tais atos teriam levado todos a amá-lo; mas a trágica realidade é que cada milagre de cura que Jesus obtinha em um sábado só fazia com que os escribas e fariseus estivessem mais seguros de que era um homem perigoso e irreligioso que quebrantava a Lei e que devia ser detido a qualquer custo. Se queremos compreender o que aconteceu a Jesus é essencial que lembremos que os judeus ortodoxos de sua época o viam como alguém que quebrantava a lei. Curava nos sábado, portanto trabalhava, e quebrantava a Lei. Estudando a  Bíblia livro por livro.

24 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de Dezembro Dia 358  

Leituras: João 19:38-42; Apocalipse 15; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; Neemias 7.  

Versículo Especial: “E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações” (Apocalipse 15:3).  

Pensamento Bíblico: Moisés e o Cordeiro (Apocalipse 15:3). Algumas passagens do Novo Testamento comparam a Lei de Moisés com o Evangelho de Cristo, indicando a superioridade e suficiência do segundo. Hoje em dia, não estamos debaixo da Lei de Moisés e não podemos ser salvos por ela (veja Gálatas 5:1-4). Mas a Lei não foi má nem mal designada. Ela serviu ao propósito de preparar o caminho para Cristo. Moisés e o Cordeiro não são competidores, mas colaboradores. Moisés, um grande profeta e guia, apontou para Jesus, o maior de todos os profetas e guias. Moisés foi um servo; Jesus é Senhor e Rei. Ambos desempenharam papéis da maior importância, indicando o caminho para o céu. Nós, também, podemos cantar sobre o trabalho de Moisés, na preparação para a vinda do puro Cordeiro de Deus.  

Ação: Enquanto você obedece a Cristo, hoje, seja grato pelo trabalho de Moisés e de outros profetas, que nos falam a respeito dele. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Lucas (William Barclay) 162 (3) Os fariseus feridos ou sangrantes. Nenhum rabino judeu podia ser visto falando com uma mulher na rua, nem sequer sua mulher nem sua mãe nem sua irmã. Mas alguns fariseus foram mais longe. Nem sequer olhavam a nenhuma mulher na rua; até fechavam os olhos para evitá-lo; portanto, golpeavam-se contra as paredes e as casas e se machucavam; e exibiam suas feridas como distintivos especiais de sua extraordinária piedade. (4) Os fariseus encurvados. Estes caminhavam com as costas dobradas em uma falsa e tremente humildade. (5) Os fariseus numeradores. Estes sempre enumeravam suas boas ações e levavam, por assim dizer, uma conta de lucros e perdas com Deus. (6) Os fariseus tímidos ou temerosos. Estes sempre tinham medo da irritação de Deus. Sua religião, como se disse de Burns, acossava-os, não os ajudava. (7) Os fariseus que amavam a Deus. Estes eram êmulos de Abraão e viviam em fé e caridade. Pode que tenha havido seis maus fariseus por um bom; mas esta passagem nos mostra que até entre os fariseus havia quem admirava e respeitavam a Jesus. 2. Esta passagem mostra a Jesus falando com um rei. Herodes Antipas, rei da Galiléia, estava disposto a prender Jesus. Para os judeus a raposa simbolizava três coisas. Primeiro, era considerada o mais perspicaz de todos os animais. Segundo, era considerada o mais destrutivo. Terceiro, era o símbolo de um homem insignificante e sem valor. Era preciso um homem valente para chamar o rei de raposa. Conta-se que Latimer estava uma vez pregando na Abadia do Westminster quando o rei Henrique estava entre a congregação. No púlpito monologava: "Latimer! Latimer! Latimer! Tome cuidado do que diz porque o rei da Inglaterra está aqui." E continuou dizendo: "Latimer! Latimer! Latimer! Tome cuidado do que diz, o Rei de Reis está aqui." Jesus recebia suas ordens de Deus, e não estava disposto a cortar sua tarefa nem um dia para agradar ou escapar de um rei terrestre.Estudando a Bíblia livro por livro.

23 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Dezembro Dia 357  

Leituras: João 19:31-37; Apocalipse 14; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; Neemias 4-6.  

Versículo Especial: “Entao, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Apocalipse 14:13).  

Pensamento Bíblico: Deus Protege os Fiéis (Apocalipse 14:1-13). A amedrontadora imagem das bestas é seguida por um intervalo na ação, para lembrar os leitores de outra cena, uma cena da proteção de Deus e da providência para os fiéis. Aqueles que não seguiram os maus caminhos das bestas seriam capazes de apresentar-se diante de Deus, sem maldade. Eles não precisariam temer, porque Satanás não tem a intenção destruí-los e Deus não tem a vontade de destruir servos fiéis.  

Ação: Não se deixe afogar pelo poder do mal e das tentações que Satanás usa para prendê-lo. Vença com Deus. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 161 Conta-se de uma mulher que tinha estado acostumada neste mundo a todo o luxo e o respeito. Morreu, e quando chegou ao céu se enviou a um anjo para que a conduzisse a sua casa. Passaram por muitas belas mansões, e a mulher pensava à medida que as olhava que a suas seria uma delas. Quando terminaram de passar pelas principais ruas do céu, chegaram aos subúrbios e os arredores onde as casas eram bem menores; e no mesmo limite chegaram a uma casa que era apenas pouco mais que uma choça. "Essa é sua casa", disse o anjo que a conduzia. "Isso! Eu não posso viver nisso." "Sinto muito", respondeu o anjo, "mas é tudo o que pudemos construir com os materiais que você mandou." As pautas do céu não são as mesmas da Terra. A primeira coisa na Terra será muitas vezes a última, e a último muitas vezes a primeira. CORAGEM E TERNURA Lucas 13:31-35 Estas é uma das passagens mais interessantes do Evangelho do Lucas devido a que apresenta a vida do Jesus como se fora entre bastidores. 1. Dá-nos, à primeira vista, a surpreendente informação de que nem todos os fariseus eram hostis a Jesus. Aqui encontramos a alguns deles advertindo-o sobre o perigo e o aconselhando que ficasse a salvo. É certo que os Evangelhos nos dão uma imagem unilateral dos fariseus. Os próprios judeus sabiam muito bem que havia fariseus bons e maus. Dividiam-nos em sete tipos diferentes: (1) Os fariseus do ombro. Estes levavam suas boas obras sobre seus ombros e as faziam para que os homens as vissem. (2) Quão fariseus faziam esperar um pouco. Estes achavam sempre uma boa desculpa para adiar uma obra boa até manhã. Estudando a Bíblia livro por livro.

22 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Dezembro Dia 356  

Leituras: João 19:25-30; Apocalipse 13; Salmo 141; Eclesiastes 9:1-8; Neemias 1-3.  

Versículo Especial: “Se alguém tem ouvidos, ouça” (Apocalipse 13:9).  

Pensamento Bíblico: O Resto da História (Apocalipse 13). As duas bestas apresentadas neste capítulo são amedrontadoras. Elas têm uma horrível aparência e grande poder. Parece que ninguém pode resistir a elas. Entretanto, a passagem dá indicações de conforto para os fiéis. O poder das bestas é temporário (veja, por exemplo os 42 meses no v. 15). Elas espalharam seu temor só porque Deus lhes permitiu afligir o mundo (veja vs. 5,7-8). Deus não queria esconder a realidade da tribulação que se aproximava, mas ele tranqüiliza àqueles que vão ouvir seu relato sobre o poder limitado das bestas.  

Ação: Ouça o conforto de Deus. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 160 (1) Jesus declarou que a entrada no Reino não pode ser nunca automática, e que é o resultado e o prêmio de uma luta. "Continuem lutando para entrar", disse Jesus. A palavra traduzida esforçai-vos é a mesma da qual se deriva a palavra agonia. O esforço para entrar deve ser tão intenso que possa ser descrito como uma agonia da alma e o espírito. Corremos um perigo certo. É fácil pensar que uma vez que somos membros da Igreja chegamos ao final do caminho, que depois podemos, por assim dizer, nos sentar como aqueles que chegaram e alcançou sua meta. A vida cristã não tem tal finalidade. Alguém deve ir sempre para frente ou do contrário irá para trás. O caminho cristão é como um atalho de montanha que sobe para o pico que "nunca poderá ser alcançado neste mundo. É dito de dois galhardos alpinistas que morreram no Monte Everest: "A última vez que foram vistos estavam partindo decididamente para o topo." Na tumba de um guia alpinista que morreu na montanha ficou este epitáfio: "Morreu subindo." Para um cristão a vida é sempre um caminho para cima e para frente. (2) A defesa daquele povo era: “Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas.” Há alguns que pensam que porque são membros de uma civilização cristã está tudo bem. Eles se diferenciam dos pobres pagãos em sua ignorância e cegueira. Mas o homem que vive em uma civilização cristã não é necessariamente cristão. Pode ser que desfrute de todos seus benefícios; por certo está vivendo sobre o capital cristão que antes dele outros acumularam; mas isso não é razão para que se sinta contente e pense que tudo está bem. É um desafio que nos interpela: "O que fez você para iniciar tudo isto?" "O que tem feito para preservá-lo e desenvolvê-lo?" Não podemos viver de bens emprestados.(3) Haverá surpresas no reino de Deus. Aqueles que foram muito importantes neste mundo possivelmente tenham que ser muito humildes no vindouro; aqueles a quem ninguém distinguiu aqui, pode ser que sejam príncipes no mundo vindouro. Estudando a Bíblia livro por livro.

21 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Dezembro Dia 355  

Leituras: João 19:17-24; Apocalipse 12; Salmo 140; Eclesiastes 8:14-17; Esdras 10.  

Versículo Especial: “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida” (Apocalipse 12:11).  

Pensamento Bíblico: Vitória em Jesus (Apocalipse 12). Satanás simplesmente não pode vencer! Este capítulo mostra seus esforços desesperados para derrotar:  

    O Filho Varão (vs. 1-5). Jesus venceu!

    Miguel e os Anjos (vs. 7-12). Miguel expulsou Satanás.

    A Mulher (vs. 13-16). Satanás, contra a igreja, não podia vencer (veja Mateus 16:18).

    A Descendência da Mulher (v. 17). A última esperança de Satanás é vencer os indivíduos cristãos, mas ele não pode destruir os fiéis!  

Ação: Guarde os mandamentos de Deus e o seu testemunho. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 159 (3) O reino dos céus trabalha de dentro para fora. Antes da levedura entrar na massa não podia obrar; tinha que entrar bem dentro. Nunca mudaremos os homens do lado de fora. Casas novas, novas condições, melhores coisas materiais só podem mudar a superfície. A tarefa do cristianismo não é fazer coisas novas, e sim ser homens novos. E uma vez que se criarem os novos homens certamente virá o novo mundo. Esta é a razão pela qual a igreja é a instituição mais importante no mundo, já que é a fábrica em que se produzem homens. (4) O poder do Reino provém de fora. A massa não tem poder de mudar-se a si mesma. Tampouco o temos nós. Tentamo-lo e fracassamos. Para mudar a vida precisamos de um poder que esteja fora e além de nós. Necessitamos o Mestre da vida, e ele está nos aguardando sempre para nos dar também o segredo de uma vida vitoriosa. A segunda interpretação desta parábola insiste em que longe de permanecer escondida a tarefa da levedura se manifesta a todos porque converte a massa em algo borbulhante e palpável. De modo que a levedura representa o poder perturbador do cristianismo. Em Tessalônica era dito dos cristãos: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17:6). A religião nunca é uma droga; nunca faz as pessoas dormirem confortavelmente; nunca as faz aceitar placidamente os males que devem ser combatidos. O verdadeiro cristianismo é a coisa mais revolucionária do mundo, porque faz uma revolução na vida individual e em toda a sociedade. Disse Unamuno, o grande místico espanhol: "Que Deus te negue a paz e lhe conceda da glória." O reino dos céus é a levedura que enche o homem simultaneamente com a paz de Deus e o descontentamento divino que não descansará até que os males da Terra sejam varridos pelo poder de Deus, revolucionário e transformador. O RISCO DE SER DEIXADOS DO LADO DE FORA Lucas 13:22-30 Quando este interlocutor fez sua pergunta, certamente o fez com a hipótese de que o reino de Deus era só para os judeus, e que os gentios seriam deixados do lado de fora. A resposta do Jesus deve ter sido um grande golpe para ele. Estudando a Bíblia livro por livro.

20 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Dezembro Dia 354  

Leituras: João 19:1-16; Apocalipse 11; Salmo 139:13-24; Eclesiastes 8:10-13; Esdras 8-9.  

Versículo Especial: “Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo” (Apocalipse 11:11).  

Pensamento Bíblico: Ressurreição da Causa da Justiça (Apocalipse 11). Alguma das coisas mais dramáticas na Bíblia está resumido neste capítulo. O propósito não é para divertir, mas para encorajar. As testemunhas começaram seu trabalho de resistir ao mal, somente para ser abatidas. Os injustos comemoraram a morte dos servos de Deus, mas seu festejo durou pouco, interrompido pelo triunfo das testemunhas. No fim, os justos prosperam!  

Ação: A despeito da oposição à verdade, não se desespere!Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Lucas (William Barclay) 158 A LEVEDURA DO REINO Lucas 13:20-21 Esta é uma ilustração que Jesus tirou de seu próprio lar. Nesses dias o pão era assado no lar. A levedura era um pequeno pedaço de massa fermentada que se guardou da última assada e no ínterim tinha fermentado. No pensamento judaico a levedura quase sempre significa influência. Em geral, má influência, porque os judeus identificavam a fermentação com a putrefação. Jesus tinha visto como Maria tomava uma pequena parte de levedura e a punha na massa. Tinha observado como essa pequena quantidade modificava toda a massa, e disse: "Assim é como vem meu reino." Há duas interpretações desta parábola. Da primeira surgem os seguintes pontos: (1) O reino dos céus começa de algo pequeno. A levedura era muito pequena mas modificava todas as características da massa. Todos sabemos muito bem como em um tribunal, um comitê ou uma junta uma pessoa pode ser um foco de perturbação ou um centro de paz. O reino dos céus começa nas vidas consagradas de homens e mulheres, como indivíduos. Pode ser que no lugar onde trabalhamos ou vivemos sejamos os únicos cristãos que professamos nossa fé. Deus nos dá a tarefa de ser a levedura do Reino ali. (2) O reino dos céus trabalha sem ser visto. Não podemos ver como trabalha a levedura, mas realiza sua ação transformadora todo o tempo. O Reino está a caminho. Qualquer que saiba um pouco de história deverá notá-lo. Sêneca, o maior pensador dos romanos, pôde escrever: "Estrangulamos um cão louco; matamos a um boi feroz; afundamos a faca no gado doente, para evitar que infecte o resto; afogamos as crianças que nascem débeis ou deformadas." No ano 60 d. C. isso era normal. Coisas como estas não podem acontecer hoje porque lenta, mas inevitavelmente, o reino de Deus está em marcha. Estudando a Bíblia livro por livro.

19 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Dezembro Dia 353  

Leituras: João 18:28-40; Apocalipse 10; Salmo 139:1-12; Eclesiastes 8:1-9; Esdras 6-7.  

Versículo Especial: “Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as cousas que os sete trovões falaram e não as escrevas” (Apocalipse 10:4).  

Pensamento Bíblico: O Poder Não Revelado de Deus (Apocalipse 10:3-4). O estrondo da voz dos sete trovões mostrou o poder de Deus. João já ia nos dizer sobre a mensagem deles quando foi interrompido por uma proibição do céu. Em meio às poderosas cenas do Apocalipse, esta nos lembra que Deus tem, no seu arsenal, armas que jamais vimos. Não sabemos o que os sete trovões disseram, mas sabemos quem comanda tal poder aterrador.  

Ação: Busque conforto no poder ilimitado de Deus. Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 157 (3) No império do Reino há lugar para uma grande variedade de formas de culto. Alguns se sentem perto de Deus por meio de um ritual elaborado e com uma liturgia esplêndida; outros o encontram nas coisas mais simples. Não há nada bom nem mau nisto. Parte da glória da Igreja é que dentro de sua comunidade o homem encontrará o modo de adorar que o aproxime de Deus. A propósito, não pense que sua forma é a única e não critique as formas de outros. (4) No Império do Reino há lugar para todo tipo de pessoas. O mundo tem suas etiquetas, suas distinções e barreiras. Mas no Reino não há diferença entre ricos e pobres, grandes e pequenos, famosos e desconhecidos. A igreja deveria ser o único lugar no mundo onde não deveriam existir distinções. (5) No Império de Deus há lugar para todas as nações. Ainda existem barreiras como a da cor da pele. Um famoso jogador de cricket, cujo autógrafo multidões querem obter, entretanto pode não ser admitido em um hotel de Londres. Uma escritora nos conta como nos Estados Unidos comeu com Paul Robeson e sua esposa, encantada de poder comer com o grande ator e cantor. Mais tarde passou a alojar-se com uns amigos em Chicago, e relatou, muito contente, essa experiência; mas seu relato foi recebido friamente. Perguntou por que. A resposta foi: "Eu em seu lugar não falaria tanto a respeito da refeição com Paul Robeson." "Por que?", perguntou, "sem dúvida alguma é um dos maiores artistas do mundo." "Pode que o seja; mas Paul Robeson é negro", foi a resposta. Em Apocalipse 21:16 temos as dimensões da Santa Cidade. É um quadrado de doze mil estádios de lado. Isto equivale a dois mil cento e sessenta quilômetros, e um quadrado cujos lados têm tal dimensão tem uma superfície de quatro milhões seiscentos e sessenta e cinco mil e seiscentos quilômetros quadrados. Há lugar para todo mundo e muito mais na Cidade de Deus! Estudando a Bíblia livro por livro.

18 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 

18 de Dezembro Dia 352  

Leituras: João 18:19-27; Apocalipse 9; Salmo 138; Eclesiastes 7:27-29; Esdras 3-5.  

Versículo Especial: “Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fujirá deles” (Apocalipse 9:6).  

Pensamento Bíblico: Conseqüências do Mal (Apocalipse 9:1-2). A quinta trombeta, também chamada o primeiro ai, atingiu apenas os injustos (v.4). Ela mostra o poder do mal, não afligindo os justos, mas aqueles que persistem no mal! É assim que Satanás recompensa seus servos! O pecado pode trazer prazer temporário, mas o fim da estrada é de um horror que não se pode imaginar.  

Ação: Escolha obedecer ao Senhor. Ele oferece grandes bênçãos àqueles que o servem. Satanás destrói seus servos. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 156 Mateus (13:31, 32) também relata esta parábola com uma ênfase diferente. O objetivo da parábola de Mateus e da parábola de Lucas é bem diferente. Mateus dá ênfase à pequenez da semente, que Lucas não menciona; e o objetivo de Mateus é demonstrar que as coisas mais grandiosas podem começar das mais pequenas e assim ocorre com o reino dos céus. A versão de Lucas aponta aos pássaros que encontram um lugar onde abrigar-se entre os ramos. No Oriente o símbolo comum de um grande império era uma grande árvore; e as nações que encontram abrigo e amparo dentro dele são tipificadas por pássaros nos ramos (Ezequiel 31:6; 17:23). Como o vimos mais de uma vez, Lucas é o universalista já que sonhava com um mundo de Cristo; e portanto a meta de Lucas quer dizer que o reino de Deus crescerá em um vasto império no qual se reunirão todo tipo de homens e nações, e no qual encontrarão o abrigo e a proteção de Deus. Há na concepção de Lucas muito que faríamos bem em aprender. (1) No Império do Reino há lugar para uma grande variedade de crenças. Nenhum homem nem nenhuma igreja tem o monopólio da verdade. Pensar que nós temos razão e todos os outros não, só pode nos levar a problemas, amargura e luta. Assim que todas estas crenças tenham suas raízes em Cristo, são facetas da verdade de Deus, (2) No Império do Reino há lugar para uma grande variedade de experiências. Fazemos um mal infinito quando tratamos de normalizar a experiência cristã, e insistimos em que todos os homens devem aproximar-se de Deus da mesma maneira. Alguém poderá ter uma experiência tremenda e poderá apontar o dia e a hora, e até o minuto em que Deus invadiu sua vida. O coração de outro poderá abrir-se a Cristo normal e naturalmente, e sem crise, como a pétala da campainha se abre com o Sol. Ambas as experiências provêm de Deus e ambos os homens lhe pertencem. Estudando a Bíblia livro por livro.

17 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Dezembro Dia 351  

Leituras: João 18:12-18; Apocalipse 8; Salmo 137; Eclesiastes 7:23-26; Esdras 1-2.  

Versículo Especial: “E da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos” (Apocalipse 8:4).  

Pensamento Bíblico: “As Orações dos Santos” (Apocalipse 8:1-6). O sétimo selo revela a próxima série, as sete trombetas. Observe o papel das orações nesta cena. As orações são oferecidas (junto com incenso) no altar diante do trono de Deus. Nossas orações são uma oferenda a Deus, que ele recebe no céu.  

Algumas pessoas pensam, hoje em dia, que as orações servem meramente como terapia daquele que ora. Elas nos fazem sentir melhor, porque nos levam a falar de nossas preocupações. Este não é o ensinamento das Escrituras. Estas orações não eram declarações sem importância. Elas resultaram na imediata resposta de Deus: transbordante de advertências para aqueles que cedo seriam julgados. A lição? Deus ouve e responde às nossas orações!  

Ação: Ofereça suas orações fervorosas a Deus com fé que ele ouve e responde. Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Lucas (William Barclay) 155 (2) Toda a ação de Jesus quanto a este assunto mostra claramente que não é a vontade de Deus que o ser humano sofra mais do que seja absolutamente necessário. A lei judaica estabelecia que era perfeitamente legal no sábado ajudar alguém que estivesse em perigo de morte. Se Jesus tivesse adiado a cura desta mulher até a manhã seguinte ninguém o teria criticado; mas Jesus insistia em que não se devia permitir que o sofrimento continuasse até a manhã seguinte se podia terminar hoje. Na vida se adiam com freqüência bons projetos até que se satisfaça tal ou qual norma, ou se desenvolva tal ou qual detalhe técnico. Como diz o provérbio latino, dá duas vezes o que dá imediatamente. Não devemos adiar até amanhã a ajuda que podemos dar hoje. O IMPÉRIO DE CRISTO Lucas 13:18-19 Esta é uma ilustração que Jesus utilizou mais de uma vez, com diferentes propósitos. No oriente a mostarda não é uma erva de jardim e sim uma planta do campo. Literalmente cresce até chegar a ser uma árvore. Era comum que crescesse mais de dois metros e um viajante conta ter encontrado uma planta de mais de três metros e meio que ultrapassava a um homem a cavalo. É comum ver uma nuvem de pássaros ao redor destas árvores, devido a que gostam das pequenas sementes negras de mostarda. Estudando a Bíblia livro por livro.

16 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de Dezembro Dia 350  

Leituras: João 18:1-11; Apocalipse 7; Salmo 136:10-26; Eclesiastes 7:19-22; 2 Crônicas 34-36.  

Versículo Especial: “Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7:17).  

Pensamento Bíblico: O Cordeiro, o Pastor (Apocalipse 7:14-17). Descrevendo a recompensa daqueles que suportam a perseguição, um dos anciãos apresenta uma imagem que parece contraditória. O Pastor que proverá cuidado com amor é o Cordeiro! Ele alimenta, cuida e provê cuidado amoroso às suas ovelhas. O sofrimento delas é temporário. O cuidado dele é eterno.  

Ação: Não desista quando enfrentar tribulação. O descanso está vindo!Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 154 (1) O presidente da sinagoga, e os que como ele, amavam mais o sistema do que amavam a outros. Importava-lhes mais que se cumprissem suas pequenas e insignificantes leis e não que uma mulher fosse curada e ajudada. Um dos grandes problemas de uma civilização desenvolvida é a relação do indivíduo com o sistema. Em épocas de guerra o indivíduo desaparece. O homem deixa de ser um homem e se converte em membro de tal ou qual grupo. Um grupo de homens são reunidos, não como indivíduos, mas sim como munições viventes que são segundo a frase terrível, "carne de canhão". O homem se converte em um número em uma estatística. Sidney e Beatrice Webb, que foram mais tarde, Lord e Lady Passmore, foram dois grandes economistas e peritos em estatísticas; mas H. G. Wells disse a respeito do Beatrice Webb que o problema que ela tinha era que "via os homens como espécimes que caminhavam". No cristianismo o indivíduo sempre é mais importante que o sistema. Pode-se afirmar com verdade que sem o cristianismo não existiria a democracia, porque só o cristianismo garante e defende os valores do homem comum, do indivíduo. Se desaparecessem os princípios cristãos da vida política e económica não ficaria nada que mantivesse o freio ao sistema totalitário em que o indivíduo está perdido no sistema e só existe, não por si mesmo, e sim para o sistema. Entretanto, esta adoração dos sistemas invade com frequência a igreja. Há muitos membros – seria um engano chamá-los cristãos – que se interessam mais pelos métodos de governo da Igreja que pelo culto de Deus e o serviço aos homens. É tragicamente certo que nas Iglesias surgem mais problemas e disputas por detalhes legalistas de procedimentos que por qualquer outra razão. No mundo, e na igreja, estamos em constante perigo de amar mais os sistemas do que amamos a Deus, e mais do que amamos aos homens. Estudando a Bíblia livro por livro.

15 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de Dezembro Dia 349  

Leituras: João 17:20-26; Apocalipse 6; Salmo 136:1-9; Eclesiastes 7:13-18; 2 Crônicas 32-33.  

Versículo Especial: “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam” (Apocalipse 6:9).  

Pensamento Bíblico: Mortos, Porém Não Esquecidos (Apocalipse 6:9-11). Este quinto selo tem sido chamado “o centro da Revelação”. Ele prenuncia o resto do livro, quando vemos os justos sofrendo por algum tempo (alguns são até mortos pela sua fé), mas Deus, no final, trazendo a justiça. Há muito mais por vir, neste emocionante livro da vitória. Este selo é apenas uma amostra!  

Ação: Seja fiel, não importa a que custo. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 153Uma vez um estudante estava observando bactérias no microscópio. Em realidade podia ver como uma geração destes seres viventes nascia, morria e outra geração ocupava seu lugar. Viu, como nunca antes, a sucessão das gerações. Disse então: "Depois do que vi, prometo-me não ser nunca um elo débil." Se cumprirmos com esta promessa, realizaremos a obrigação de pôr na vida ao menos tanto como o que obtivemos. (4) Esta parábola nos fala do evangelho da segunda oportunidade. Uma figueira demora normalmente três anos para alcançar a maturidade. Se não dar fruto para essa época é muito provável que não o faça nunca. Mas a esta figueira recebeu uma segunda oportunidade. Jesus sempre dá ao homem uma oportunidade após a outra. Pedro, Marcos e Paulo poderiam alegremente dar testemunho disso. Deus é imensamente bondoso com o homem que cai e torna a levantar. (5) Mas esta parábola deixa bem claro que existe uma oportunidade final. Se deixamos passar as oportunidades, se o chamado e o desafio de Deus nos chegam vez após vez em vão, chegará o dia, não em que Deus nos feche a porta, e sim que nós, por nossa própria decisão o façamos. Deus nos livre de tal coisa! MAIS MISERICÓRDIA QUE LEI Lucas 13:13-17 Esta é a última vez que nos fala de Jesus em uma sinagoga, e está bem claro que nesse então as autoridades estavam observando cada uma de suas ações, esperando saltar sobre Ele assim que tivessem sua oportunidade. Jesus curou a mulher que por dezoito anos não tinha podido endireitar seu corpo curvado; e então interveio o presidente da sinagoga. Não teve nem sequer a coragem de falar diretamente a Jesus. Dirigiu seu protesto às pessoas que esperavam, embora estava dirigida a Jesus. Havia curado em um sábado; tecnicamente curar era trabalhar; e, portanto, tinha quebrantado a Lei do sábado. Mas Jesus respondeu a seus oponentes com palavras de sua própria Lei. Os rabinos aborreciam a crueldade para com os animais, e até no sábado era perfeitamente legal soltar aos animais de seus estábulos e dar-lhes de beber. Jesus declarou: "Se um animal pode ser solto de seu estábulo e lhe dar de beber em um sábado, certamente ante os olhos de Deus estará bem livrar a esta pobre mulher de sua enfermidade." Estudando a Bíblia livro por livro.

14 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Dezembro Dia 348  

Leituras: João 17:12-19; Apocalipse 5; Salmo 135; Eclesiastes 7:7-12; 2 Crônicas 30-31.  

Versículo Especial: “Proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12).  

Pensamento Bíblico: “Digno é o Cordeiro, que Foi Morto” (Apocalipse 5). A atenção agora passa do Pai para o Filho. Porque ele é o Redentor, Jesus é digno de revelar os planos de seu Pai. O Filho de Deus merece louvor porque ele venceu a morte, redimiu-nos pelo seu sangue, e agora senta-se no trono. O serviço no céu se concentra em louvar a Deus, o Criador e a seu Filho, o Redentor. Nosso louvor deveria honrar os mesmos atos de amor e graça Divina.  

Ação: Sirva a Jesus, o Redentor e Rei!Estra Ido dos Estudos da Biblia. Net

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 152 O EVANGELHO DA SEGUNDA OPORTUNIDADE E O DESAFIO DA ÚLTIMA OPORTUNIDADE Lucas 13:4-12 Esta é uma parábola que está ao mesmo tempo iluminada pela graça e cheia de advertências. (1) A figueira ocupava uma posição especialmente favorecida. Não era estranho ver na Palestina figueiras, macieiras e espinheiros nas vinhas. A terra era tão pouca e pobre que se plantavam árvores em qualquer lugar que pudessem crescer; mas o certo é que a figueira teve mais que uma oportunidade, e não tinha sido digna dela. Em forma repetida, direta e por inferência, Jesus recordava aos homens que seriam julgados de acordo com as oportunidades que tivessem. C. E. M. Joad disse uma vez, a respeito de nossa própria geração: "Temos o poder dos deuses e o utilizamos como escolares irresponsáveis." Nunca se confiou tanto numa geração, e portanto, nenhuma outra terá que responder por tanto. (2) A parábola nos ensina claramente que a inutilidade convida ao desastre. Tem-se dito que todo o processo de evolução neste mundo é para produzir coisas úteis, e que aquilo que é útil crescerá em força na economia da evolução, enquanto o que é inútil será certamente eliminado. A pergunta mais penetrante que nos pode fazer é a seguinte: "Que utilidade você teve neste mundo?" (3) Mais ainda, a parábola nos ensina que nada que só extrai pode sobreviver. A figueira estava tirando força e substâncias do chão; e em pagamento não produzia nada. Este era precisamente seu pecado. Em última análise, há dois tipos de pessoas no mundo – aqueles que tomam mais do que dão, e aqueles que dão mais do que tomam. Em certo sentido todos estamos em dívida com a vida. Chegamos pondo em perigo a vida de outra pessoa; e, nunca teríamos sobrevivido se não tivesse sido pelo cuidado daqueles que nos amavam. Herdamos uma civilização cristã e uma liberdade que não criamos. Pesa sobre nós o dever de entregar as coisas em condições melhores das que as encontramos. Abraão Lincoln disse: "Não importa quando eu morra, quero que se diga de mim que arranquei uma erva daninha e plantei uma flor em todos os lugares em que pensei que cresceria." Estudando a Bíblia livro por livro.

13 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


13 de Dezembro Dia 347  

Leituras: João 17:6-11; Apocalipse 4; Salmo 134; Eclesiastes 7:1-6; 2 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as cousas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Apocalipse 4:11).  

Pensamento Bíblico: O Santo e Digno Criador (Apocalipse 4). João foi autorizado a subir ao céu e ver Deus em seu trono! Observe o centro do louvor neste capítulo. Deus recebe o culto e a adoração dos anjos do céu porque ele é Santo, Todo Poderoso, Eterno e o Criador e Sustentador de todas as coisas. Ele é, verdadeiramente, digno de louvor!  

Ação: Louve-o O Eterno,  o Criador, o Sustentador de todas as coisas!Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Lucas (William Barclay) 151 Mas há mais que um problema histórico nesta passagem. Os judeus relacionavam rigidamente o pecado e o sofrimento. Fazia muito tempo Elifaz disse a Jó: “Acaso, já pereceu algum inocente?” (Jó 4:7). Esta era uma doutrina cruel e que desanimava, como Jó sabia bem. E Jesus o negava categoricamente no caso do indivíduo. Como todos sabemos bem, muitas vezes são os maiores santos os que têm que sofrer mais. Mas Jesus continuou dizendo que se seus ouvintes não se arrependessem, também eles morreriam. O que queria dizer com isto? Uma coisa está clara: Jesus previu e profetizou a destruição de Jerusalém que ocorreu em 70 d. C. (Lucas 18:21-24). Sabia bem que se os judeus continuavam com suas intrigas, rebeliões, conspirações e ambições políticas, simplesmente iriam a caminho de um suicídio nacional; sabia que no fim Roma entraria e arrasaria o país; e isso foi precisamente o que aconteceu. De modo que o que Jesus queria dizer era que se o povo judeu continuasse procurando um reino terrestre e rechaçando o reino de Deus, só poderiam ter um fim. Expor o assunto assim pinta, à primeira vista, uma situação paradoxal. Significa que não podemos dizer que o sofrimento e o pecado individuais estão inevitavelmente relacionados, mas sim podemos dizer que o estão o pecado e o sofrimento nacional. A nação que escolhe o caminho equivocado sofrerá finalmente por isso. Mas o indivíduo é algo muito distinto. O indivíduo não é uma unidade isolada. Está preso aos problemas da vida. Algumas vezes poderá objetar, e violentamente, contra o caminho que sua nação está escolhendo; mas quando chega, a consequência desses enganos, não pode escapar. O indivíduo não é uma unidade isolada e muitas vezes se vê envolto em uma situação que ele não criou; nem sempre seu sofrimento é culpa dele; mas a nação é uma unidade e escolhe sua própria política e colherá o fruto dela. Sempre é perigoso atribuir o sofrimento humano ao pecado do homem; mas sempre é seguro dizer que a nação que se rebela contra Deus está a caminho do desastre. Estudando a Bíblia livro por livro.

12 de dezembro de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


12 de Dezembro Dia 346  

Leituras: João 17:1-5; Apocalipse 3:14-22; Salmo 133; Eclesiastes 6:7-12; 2 Crônicas 25-27.  

Versículo Especial: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).  

Pensamento Bíblico: Uma Igreja que Não Via Sua Própria Pobreza (Apocalipse 3:14-22). A igreja de Laodicéia estava muito confiante e contente. As pessoas pensavam que eram fortes e fiéis, mas Jesus viu-as como pobres, cegas, nuas e inativas. Ele as desafiou a acordarem de seu desinteresse para um fervor renovado em servi-lo. Este mesmo chamado para acordar precisa ser repetido freqüentemente no nosso tempo!  

Ação: Se Jesus não está vivo em você, abra a porta para ele. Estra Ido dos Estudos da Bíblia. Net.

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Lucas (William Barclay) 150 O SOFRIMENTO E O PECADO Lucas 13:1-3 Esta passagem se refere a dois desastres dos quais não temos uma informação definida, só podemos especular. Em primeiro lugar, refere-se aos galileus que Pilatos assassinou em meio de seus sacrifícios. Como vimos, os galileus tendiam sempre a ver-se envoltos em qualquer problema político que surgisse, devido a que eram gente muito fogosa. Nesse momento Pilatos devia enfrentar uma situação séria. Decidiu corretamente que Jerusalém necessitava um sistema novo e melhor de aprovisionamento de água. Propôs-se a construí-lo e, para financiá-lo, propôs utilizar certos recursos do templo. O objetivo era louvável, e o gasto mais que justificado. Mas diante da mera idéia de utilizar dinheiro do templo para tal fim os judeus levantaram armas. Quando as multidões se juntaram, Pilatos instruiu a seus soldados para que se misturassem entre eles. Para passar inadvertidos, vestiram capas sobre seus uniformes e levaram paus em lugar de espadas. A um sinal determinado deviam cair sobre a multidão e dispersá-la. Isto se cumpriu, mas os soldados trataram a multidão com uma violência muito maior que a esperada e considerável número de pessoas perdeu a vida. Quase certamente havia galileus entre eles. Sabemos que Pilatos e Herodes eram inimigos e que só se reconciliaram quando Pilatos mandou Jesus a Herodes para que o julgasse (Lucas 23:6-12). E bem pode ter sido que este incidente, que envolvia a morte de galileus em mãos do Pilatos, que provocou essa inimizade. Quanto aos dezoito sobre os quais caiu a torre do Siloé, sua situação ainda é obscura. A palavra traduzida culpados ou pecadores poderia traduzir-se devedores. Possivelmente aqui tenhamos uma chave. Sugeriu-se que tinham trabalhado nos odiados aquedutos do Pilatos, em cujo caso, o dinheiro que tinham ganho pertencia a Deus e o deviam ter entregue voluntariamente, porque lhe tinha sido roubado; e bem poderia ser que a conversação popular dissesse que a torre tinha caído sobre eles por ter consentido em fazer esse trabalho. Estudando a Bíblia livro por livo.

MEDITAÇÃO DO DIA

  30 de Janeiro   Dia 30   Leituras: Mateus 10:1-15; Atos 10:34-48; Salmo 27; Provérbios 7:13-20; Êxodo 7-8.   Versículo Especial: “Pelo con...