
2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 57 36. Calou-se, porém, o povo. Veja Isaias. 36:21. Tanto o povo como
os ministros de Ezequias recusaram-se a responder. Ezequias pretendia
que Deus respondesse.
37. Vestes rasgadas. Em sinal de tristeza pelas blasfêmias contra
Jeová.
2 Reis 19
d) O Apelo que Ezequias fez ao Senhor 19:1-19.
1. Tendo o rei Ezequiel ouvido isto . . . cobriu-se de pano de saco.
Um sinal de penitência. Ezequias considerava a invasão como um
castigo. Orei orou e também buscou a resposta divina com o profeta
Isaías. Ele tinha aprendido a confiar no Senhor inteiramente. Ele tinha
abandonado a prática de buscar alianças com o mundo. Só Deus devia
liderar e livrar. Veja 3 abaixo.
3. Dia de angústia, de disciplina e de opróbrio (não blasfêmia
como está na E.R.C.). A angústia do povo era o castigo da invasão pelos
seus inimigos. Filhos. O povo estava em grande perigo, mas seus frágeis
esforços para efetuar o livramento poderiam destruir a todos.
4. Porventura. Ezequias expressava esperanças em que o Senhor
pudesse notar a blasfêmia.
6. Não temas. Isaías falou primeiro para afastar o temor,
declarando que, tal como Senaqueribe fizera Ezequias temer, uma
mensagem vinda de sua capital também o faria temer.
7. Assim como ele pretendia derrubar Jerusalém, ele mesmo cairia
em sua própria terra (veja v. 37).8-13. Voltou, pois, Rabsaqué. Ele se retirou porque Jerusalém
estava fortemente defendida. Laquis. Uma escultura escavada em Nínive
mostra Senaqueribe assentado diante de Laquis, recebendo seu tributo.
9. O rei ouviu. Senaqueribe ouviu do avanço de Tiraca, rei do E#to
(veja BASOR, 130 págs. 8 e segs.). Veja comentário sobre 18:17. Isto
aconteceu depois de 688, ao fim do reinado de Ezequias. Enviar
mensageiros. Senaqueribe procurou subjugar Ezequias pelo medo e
assim vencer Jerusalém sem lutar.
10. Não te engane o teu Deus. Senaqueribe atribuía agora o
"engano" ao Senhor. Nisto ele atingiu o apogeu da blasfêmia e selou seu
destino (cons. v. 7).
11. Já tens ouvido. "Tome nota de minhas conquistas anteriores"
(cons. 18:34). Nenhuma dessas cidades foi mencionada nas três
primeiras campanhas. Se este ataque ocorreu depois da captura dessas
cidades, Senaqueribe não teria deixado de mencioná-las. Portanto isto
deve se referir a uma campanha posterior não registrada (veja
Luckenbill, Annals of Sennacherib, pág. 29). As cidades que não foram
anteriormente mencionadas são: Gozã – a Gazanu assíria, moderna Tell
Hallaf, sobre o Habor, a leste de Harã, que data de antes do quinto
milênio A.C.; Harã – a antiga Harã sobre o rio Balique; Rezefe – a
Rasapa assíria, provavelmente a atual Rusafá, ou Risafe, a nordeste de
Palmira; Éden – a Bit-Adini das inscrições assírias, um pequeno reino
atravessando o Eufrates, a oeste do rio Balique; Telassar –
provavelmente na mesma região.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)