
 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 57   36. Calou-se, porém, o povo. Veja Isaias. 36:21. Tanto o povo como 
os ministros de Ezequias recusaram-se a responder. Ezequias pretendia 
que Deus respondesse. 
37. Vestes rasgadas. Em sinal de tristeza pelas blasfêmias contra 
Jeová. 
2 Reis 19 
d) O Apelo que Ezequias fez ao Senhor 19:1-19. 
1. Tendo o rei Ezequiel ouvido isto . . . cobriu-se de pano de saco.
Um sinal de penitência. Ezequias considerava a invasão como um 
castigo. Orei orou e também buscou a resposta divina com o profeta 
Isaías. Ele tinha aprendido a confiar no Senhor inteiramente. Ele tinha 
abandonado a prática de buscar alianças com o mundo. Só Deus devia 
liderar e livrar. Veja 3 abaixo. 
3. Dia de angústia, de disciplina e de opróbrio (não blasfêmia
como está na E.R.C.). A angústia do povo era o castigo da invasão pelos 
seus inimigos. Filhos. O povo estava em grande perigo, mas seus frágeis 
esforços para efetuar o livramento poderiam destruir a todos. 
4. Porventura. Ezequias expressava esperanças em que o Senhor 
pudesse notar a blasfêmia. 
6. Não temas. Isaías falou primeiro para afastar o temor, 
declarando que, tal como Senaqueribe fizera Ezequias temer, uma 
mensagem vinda de sua capital também o faria temer. 
7. Assim como ele pretendia derrubar Jerusalém, ele mesmo cairia 
em sua própria terra (veja v. 37).8-13. Voltou, pois, Rabsaqué. Ele se retirou porque Jerusalém 
estava fortemente defendida. Laquis. Uma escultura escavada em Nínive 
mostra Senaqueribe assentado diante de Laquis, recebendo seu tributo. 
9. O rei ouviu. Senaqueribe ouviu do avanço de Tiraca, rei do E#to 
(veja BASOR, 130 págs. 8 e segs.). Veja comentário sobre 18:17. Isto 
aconteceu depois de 688, ao fim do reinado de Ezequias. Enviar 
mensageiros. Senaqueribe procurou subjugar Ezequias pelo medo e 
assim vencer Jerusalém sem lutar. 
10. Não te engane o teu Deus. Senaqueribe atribuía agora o 
"engano" ao Senhor. Nisto ele atingiu o apogeu da blasfêmia e selou seu 
destino (cons. v. 7). 
11. Já tens ouvido. "Tome nota de minhas conquistas anteriores" 
(cons. 18:34). Nenhuma dessas cidades foi mencionada nas três 
primeiras campanhas. Se este ataque ocorreu depois da captura dessas 
cidades, Senaqueribe não teria deixado de mencioná-las. Portanto isto 
deve se referir a uma campanha posterior não registrada (veja 
Luckenbill, Annals of Sennacherib, pág. 29). As cidades que não foram 
anteriormente mencionadas são: Gozã – a Gazanu assíria, moderna Tell 
Hallaf, sobre o Habor, a leste de Harã, que data de antes do quinto 
milênio A.C.; Harã – a antiga Harã sobre o rio Balique; Rezefe – a 
Rasapa assíria, provavelmente a atual Rusafá, ou Risafe, a nordeste de 
Palmira; Éden – a Bit-Adini das inscrições assírias, um pequeno reino 
atravessando o Eufrates, a oeste do rio Balique; Telassar – 
provavelmente na mesma região.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)