30 de junho de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 57   36. Calou-se, porém, o povo. Veja Isaias. 36:21. Tanto o povo como os ministros de Ezequias recusaram-se a responder. Ezequias pretendia que Deus respondesse. 37. Vestes rasgadas. Em sinal de tristeza pelas blasfêmias contra Jeová. 2 Reis 19 d) O Apelo que Ezequias fez ao Senhor 19:1-19. 1. Tendo o rei Ezequiel ouvido isto . . . cobriu-se de pano de saco. Um sinal de penitência. Ezequias considerava a invasão como um castigo. Orei orou e também buscou a resposta divina com o profeta Isaías. Ele tinha aprendido a confiar no Senhor inteiramente. Ele tinha abandonado a prática de buscar alianças com o mundo. Só Deus devia liderar e livrar. Veja 3 abaixo. 3. Dia de angústia, de disciplina e de opróbrio (não blasfêmia como está na E.R.C.). A angústia do povo era o castigo da invasão pelos seus inimigos. Filhos. O povo estava em grande perigo, mas seus frágeis esforços para efetuar o livramento poderiam destruir a todos. 4. Porventura. Ezequias expressava esperanças em que o Senhor pudesse notar a blasfêmia. 6. Não temas. Isaías falou primeiro para afastar o temor, declarando que, tal como Senaqueribe fizera Ezequias temer, uma mensagem vinda de sua capital também o faria temer. 7. Assim como ele pretendia derrubar Jerusalém, ele mesmo cairia em sua própria terra (veja v. 37).8-13. Voltou, pois, Rabsaqué. Ele se retirou porque Jerusalém estava fortemente defendida. Laquis. Uma escultura escavada em Nínive mostra Senaqueribe assentado diante de Laquis, recebendo seu tributo. 9. O rei ouviu. Senaqueribe ouviu do avanço de Tiraca, rei do E#to (veja BASOR, 130 págs. 8 e segs.). Veja comentário sobre 18:17. Isto aconteceu depois de 688, ao fim do reinado de Ezequias. Enviar mensageiros. Senaqueribe procurou subjugar Ezequias pelo medo e assim vencer Jerusalém sem lutar. 10. Não te engane o teu Deus. Senaqueribe atribuía agora o "engano" ao Senhor. Nisto ele atingiu o apogeu da blasfêmia e selou seu destino (cons. v. 7). 11. Já tens ouvido. "Tome nota de minhas conquistas anteriores" (cons. 18:34). Nenhuma dessas cidades foi mencionada nas três primeiras campanhas. Se este ataque ocorreu depois da captura dessas cidades, Senaqueribe não teria deixado de mencioná-las. Portanto isto deve se referir a uma campanha posterior não registrada (veja Luckenbill, Annals of Sennacherib, pág. 29). As cidades que não foram anteriormente mencionadas são: Gozã – a Gazanu assíria, moderna Tell Hallaf, sobre o Habor, a leste de Harã, que data de antes do quinto milênio A.C.; Harã – a antiga Harã sobre o rio Balique; Rezefe – a Rasapa assíria, provavelmente a atual Rusafá, ou Risafe, a nordeste de Palmira; Éden – a Bit-Adini das inscrições assírias, um pequeno reino atravessando o Eufrates, a oeste do rio Balique; Telassar – provavelmente na mesma região.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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