Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 30 Daniel 3 B. Nabucodonosor Prova a Fé do Crente: Uma Lição de Firmeza na Fé. 3:1-30. Tudo em Daniel 3 sugere claramente que o propósito principal deste capítulo é diretamente prático e não doutrinário. Não há predições. A narrativa simplesmente fala da sorte dos três amigos de Daniel na qualidade de firmes confessores da fé (Daniel não aparece no capítulo). Hebreus 11:34 cita a história como uma lição de fé. O incidente principal é o tema de um desenvolvimento espúrio da história em um livro apócrifo conhecido como "A Canção dos Três Jovens Hebreus". Os personagens do "drama" são conhecidos, todos já tendo sido apresentados anteriormente: Nabucodonosor (Daniel. 3:1; cons. 1:1; 2:1); os caldeus (3: 8; cons. 2:2); os "três jovens hebreus" (3:12 e segs.; cons. 1:6, 7; 2:17, 49). Por que Daniel não foi descoberto em desobediência civil como os três foram, explica-se melhor pela conjectura de que estivesse ausente da cidade em alguma obrigação oficial. Em harmonia com o caráter didático desta narrativa, sugerimos um esboço homilético e não um analítico. Os atos apresentados são os seguintes : 1) a oposição à fé (v. 1; cons. v. 8); 2) a tentação da fé (vs. 2- 15); 3) a demonstração da fé (vs. 16-18); 4) a salvação pela fé (vs,19- 30). 1) A Oposição à Fé. 3:1 (cons. v. 8). A ocasião foi o levantamento de uma 1magem idólatra. As medidas fornecidas em proporção, 60 X 6 = 10 X 1, dão a ideia de uma imagem sobre um pedestal. Quanto à localização em Dura, embora haja pelo menos três lugares com esse nome de acordo com os mestres, só uma ficava perto da cidade. A imagem devia ter sido dedicada a alguma divindade babilônica, embora os versículos 12, 14, 18 pareçam anular isto. Montgomery e Keil argumentam que era um símbolo do império de Nabucodonosor. A acusação de traição (v. 12) sustenta essa declaração. Seiss (Joseph A. Seiss, Voices from Babylon) acha que devia ser um símbolo de Jeová, uma vez que Nabucodonosor parecia querer declarar a Sua supremacia (2:47, 48). Temos precedentes para imagens de Jeová (Exodo. 32; I Reis 12:25-33; cons. Atos 17:23), mas parece-nos improvável que esta tenha sido uma delas. As pessoas que lideraram o ataque (Daniel. 3:8) eram aquelas que deveriam ser amigas desses hebreus, uma vez que lhes deviam suas vidas. Mas, como todos os homens perversos, opunham-se ao verdadeiro culto a Deus (cons. Provérbios. 29:25; Mateus. 10:16-39, esp. v. 28). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
7 de outubro de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de Outubro Dia 280
Leituras: João 2:1-12; Hebreus
4:11-16; Salmo 87; Provérbios 21:13-18; Ezequiel 40.
Versículo Especial: “E não
há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as
cousas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar
contas” (Hebreus 4:13).
Pensamento Bíblico: “A Palavra de Deus é Viva e
Eficaz” (Hebreus
4:11-13). Estes versículos reforçam nossa responsabilidade de obedecer
fielmente ao Senhor. Note que: 1) É possível cair ao desobedecer (v. 11); 2) A
palavra de Deus é viva e poderosa; 3) A palavra de Deus pode fazer finas
distinções, até mesmo discernir os pensamentos e os propósitos do coração; 4)
Deus, que a todos julga, é capaz de ver tudo.
Ação: “Conservemos firme a nossa confissão” (Hebreus
4:14).( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
6 de outubro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 29 Os motivos principais apresentados para apoiar este- ponto de vista são os seguintes: 1) A profecia se refere à sorte política de importantes impérios da história. O quinto reino (messiânico) desta série aparentemente não difere neste aspecto dos outros. Contudo a Igreja (a não ser que se assume o ponto de vista romano católico), não é uma instituição política. O Milênio tem um aspecto político. 2) De acordo com o sonho e sua interpretação, a destruição do quarto reino pelo Messias é súbita, violenta e catastrófica. Exatamente uma tal destruição costuma ser atribuída à inauguração. do reino milenial messiânico (veja Apocalipse. 19:11 e segs.). No que se refere às vitórias que a Igreja tem obtido neste mundo presente, elas têm sido de maneira completamente diferente. 3) Esta passagem prediz. a vitória completa do reino messiânico sobre os reinos do mundo. Exatamente uma vitória assina completa está destinada ao Milênio (por exemplo, Apocalipse. 19; 20; Isaias. 2). Igreja não tem conquistado o mundo e não o fará (Mateus. 13:24-30, 36-43; II Timóteo. 3:1 e segs.). A atual dispensação terminará em grande apostasia e não na vitória da Igreja (II Tessalonicenses. 2). 7) Recompensa e Promoção de Daniel e Seus Amigos. 2:46-49. 48. Governador de toda a província de Babilônia. Esta província evidentemente incluindo a cidade e suas cercanias, era aparentemente um território pequeno. Talvez fosse o mesmo "reino dos caldeus" (9:1). Chefe supremo de todos os sábios de Babilônia. "Quais as obrigações particulares deste oficial, não o sabemos. Que Daniel conseguiu abster-se da adivinhação, feitiçaria e astrologia, e da execução dos rituais pagãos, parece implícito na narrativa de seu comportamento que é dado no livro de Daniel" (Stuart, Comm. ). 49. Na corte do rei. (A porta do rei.) Cons. Ester 2:19, 21. Uma importante posição de rápido acesso ao rei. Há muitos exemplos antigos e modernos de tais títulos concedidos aos cortesãos orientais. Talvez a palavra porta deva realmente ser traduzida corte (cons. BDB). (Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
6 de Outubro Dia 279
Leituras: João 1:43-51; Hebreus 4:1-10; Salmo 86; Provérbios 21:7-12; Ezequiel
38-39.
Versículo Especial: “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus” (Hebreus
4:9).
Pensamento Bíblico: O Descanso
Espera o Fiel (Hebreus 4:1-10). A Bíblia
oferece vários vislumbres do céu. É um lugar de delícia infindável, de contínuo
louvor a Deus, etc. Aqui, somos lembrados de que esse é um lugar de descanso
preparado para aqueles que forem fiéis até o fim. O serviço do Senhor nesta
vida nem sempre é fácil. Somos desafiados, contudo, a seguirmos em frente na
confiança de uma recompensa eterna. Os ímpios não têm tal descanso (veja
Apocalipse 14:11-13).
Ação: Trabalhe esforçadamente hoje. A oportunidade para o descanso está
chegando!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
5 de outubro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 28 41. Será . . . um reino dividido. A palavra pelî-ga, embora cognata de um verbo hebraico comum que significa "dividir", aparece só aqui no V.T. A sugestão de Young, de acordo com Buxtorf, de que deve ser traduzida para "composto" é boa, e parece consistente com o significado da prevalecente raiz semita. 42, 43. Em seu estágio final, este reino ficará quebradiço e será facilmente destrutível. Isto devido à mistura (em símbolo) do barro com o ferro. Misturar-se-ão. Esta cláusula, um simples particípio reflexivo no aramaico, significa aparentemente o barro e o ferro (como sugere a concordância gramática). Eu aceito que isto signifique que "a semente do homem", isto é, a humanidade generalizada, intrometer-se-á no governo en masse. O governo romano veio a se transformar no governo da massa popular. Se aqui se prediz a história moderna, a sugestão da ditadura do homem comum, no socialismo, também é um pensamento aceitável. e) O Reino Messiânico da Pedra (vs. 44, 45; cons. 34, 35). Intérpretes de todas as escolas – reverentes cristãos, judeus e incrédulos racionalistas – concordam que isto se refere ao reino messiânico. O significado gramatical dos versículos não é obscuro. Discordância quanto à interpretação está enraizada nos diversos pontos de vista com os quais os leitores examinam a passagem. Deve-se tomar conhecimento aqui dos dois pontos de vista principais defendidos pelos cristãos evangélicos. Aqueles que identificam o reino do Messias totalmente com a Igreja (principalmente os pós-milenistas e amilenistas) vêem o cumprimento desta profecia no primeiro advento de Cristo. Aqueles que, embora reconhecendo na Igreja um aspecto do reino de Cristo (Colossenses. 1:13; João 3:3; Atos 1:3; 20:25; I Pedro 2:9), esperam que ele seja finalmente manifesto sobre a terra somente por ocasião do Segundo Advento (quiliastas, pré-milenistas), vêem o cumprimento nos dois adventos. Eles chamam a atenção para o fato de que a profecia é de domínio político externo conforme revelado à mente de um rei pagão (cons. Daniel. 2:29, 30 e comentários), e assim liga a profecia ao Segundo Advento e ao estabelecimento de um "milênio" (cons. Apocalipse. 20). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de Outubro Dia 278
Leituras: João 1:35-42; Hebreus
3:7-19; Salmo 85; Provérbios 21:1-6; Ezequiel 36-37.
Versículo Especial: “Porque
nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até
ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus
3:14).
Pensamento Bíblico: “Tende
Cuidado, Irmãos” (Hebreus 3:7-19). Satanás iludiu muitas pessoas
com a falsa idéia de que um filho de Deus não pode se afastar do Senhor e se
perder. Esta passagem nega firmemente estas doutrinas confortadoras, porém
enganadoras. O escritor adverte que os cristãos podem voltar a ser incrédulos e
serem excluídos das bênçãos eternas de Deus.
Ação: Cuidado! E “exortai-vos mutuamente cada dia”. (
Estra Ido dos estudos da Bibli.Net que Deus abençoe a todos)
4 de outubro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 27 38. Onde quer que eles (os filhos dos homens) habitem . . . para que dominasses sobre todos eles. O poder de Nabucodonosor é devido à providência divina (cons. Jeremias. 25:9; 27:5, 6; 28:14; Daniel. 12:1). A expressão pode ser hiperbólica, pois Nabucodonosor não foi um governante universal. É possível, entretanto, que a referência seja a uma concessão divina universal, que Nabucodonosor jamais chegou a tomar posse. Tu és a cabeça de ouro. Veja Isaias. 14:4. b) O Peito e os Braços de Prata (v. 39a; cons. v. 32). 39a. Depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu. O peito e os braços de prata representam o reino conhecido na história e nas Escrituras como o reino dos "medos e persas" (veja Daniel. 5:28, 31; cons. 6:8). Substituiu a Babilônia em 539 A.C. (cons. cap. 5). A dualidade do reino está obviamente representada pela dualidade do peito e braços. c) O Ventre e os Quadris de Bronze. (v. 39b; cons. v. 32). 39b. E um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra. A história e as Escrituras concordam que este foi o império grego (macedônio) de Alexandre e seus sucessores. Esta interpretação fica estabelecida por Daniel. 8:20, 21. Este reino substituiu o dos medos e dos persas quando Alexandre, em uma série de avanços, começando em 334 A.C. , venceu os medos e os persas. d) O Quarto Reino de Ferro (vs. 40-43; cons. v. 33). Embora dividido em pernas de ferro e pés e artelhos de ferro misturado com barro, era um reino. É a forma de domínio mundial, conhecido na Bíblia e na história por Roma, e que, através de progressiva ocidentalização da humanidade, parece prevalecer até o dia de hoje. Em Lucas 2:1 está mencionado historicamente (cronologicamente) em primeiro lugar. 40. Forte como ferro. De todos os quatro metais este é o mais forte. Considerado no contexto do seu próprio tempo, nenhum dos três reinos anteriores foi tão forte quanto Roma. E até o presente momento o governo tende cada vez mais a exercer o controle sobre todas as áreas das atividades humanas. Isto é uma circunstância concomitante necessária à progressiva industrialização da sociedade. Ele fará em pedaços. Roma fragmentou e reconstruiu – socialmente, culturalmente e politicamente – todos os povos, instituições, etc., que venceu. A única exceção notável foi o Cristianismo propriamente dito como movimento espiritual (embora verdadeiramente romanizado na perversão da Igreja Romana). Esmiuçará. "O império dos romanos encheu o mundo, e quando o império caiu nas mãos de uma só pessoa, o mundo veio a ser uma prisão segura e terrível para os seus inimigos. Resistir era fatal e era impossível fugir" (Gibbon). Alguns vêem nas duas pernas uma profecia da divisão do império em dois impérios, com capitais em Roma e Constantinopla. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
4 de Outubro Dia 277
Leituras: João 1:29-34; Hebreus 3:1-6; Salmo 84; Provérbios 20:25-30; Ezequiel
34-35.
Versículo Especial: “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar
à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (Salmo
84:10).
Pensamento Bíblico: “Eis o
Cordeiro de Deus!” (João 1:29-34). João Batista dá um testemunho
poderoso ao identificar Jesus. Entre suas proclamações sobre Jesus:
“Ele é o Cordeiro
de Deus que tira o pecado do mundo”.
Ele é eterno (“já existia antes de mim”).
Ele é o Filho de Deus.
As declarações confiantes de João sobre
Jesus plantaram a semente da fé em muitos, entre eles os primeiros discípulos
de Jesus.
Ação: Considere o Cordeiro de Deus que tira o pecado. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
3 de outubro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 26 29. O que há de ser depois disto (lit.). Depois disto ('ahe'rê denâ) não se refere à vida após a morte, nem ao futuro de maneira geral. Mas, antes, como a expressão grega equivalente, meta tauta ou meta touto (Apocalipse. 4:1; 7:1), refere-se ao futuro que virá após algum item anteriormente mencionado no contexto. Aqui esse item parece ser o pensamento do rei sobre seu próprio reino e futuro. Portanto, sob um certo aspecto, o significado do sonho limita-se ao que o rei poderia entender. As "coisas" que viriam "depois disto" é o domínio mundial em seu aspecto político. Deveríamos esperar aqui, neste capítulo, a verdade sob um aspecto político externo, pois Deus está revelando a verdade em um nível ao alcance do entendimento de um rei pagão ("fez saber a . . . Nabucodonosor", Daniel. 2:28; ''. . , te revelou", v. 29; "para que entendesses as cogitasses da tua mente", v. 30). Qualquer espiritualização da mensagem na direção da igreja neotestamentária ou do "Israel espiritual" está inteiramente fora de lugar. A descrição do sonho e a narrativa das ações envolvidas são tratadas no comentário junto com a interpretação do sonho que se segue. 6) A Interpretação Divina do Senhor. 2:36-45. O sonho fora de uma imagem impressionante, reluzente, aterrorizante, na forma de um homem. a) A Cabeça de Ouro (vs. 36-38 ; cons. v. 32). 37. Rei dos reis. Um título geralmente aplicado aos imperadores medo-persas e babilônios, encontrado não só nos clássicos gregos mas também nos registros de países envolvidos e nas Escrituras (Ezequiel. 26:7; Esdras 7:12), garante que a maior parte da literatura envolvida é posterior ao sexto século. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de Outubro Dia 276
Leituras: João 1:19-28; Hebreus
2:10-18; Salmo 83: Provérbios 20:19-24; Ezequiel 32-33.
Versículo Especial: “Pois,
naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os
que são tentados” (Hebreus 2:18).
Pensamento Bíblico: Tem
Poder Para Dar Alívio e Ajuda (Hebreus 2:14-18). A vitória de
Jesus nos torna capazes de sermos vitoriosos. Ele nos solta do pecado:
Perdoando-nos.
Ele é a fonte que limpa o pecado.
Protegendo-nos. Ele
não somente perdoa os erros do passado, mas nos ajuda nas nossas atuais
provações, dando-nos força para vencer a tentação.
Ação: Com o auxílio de Jesus vença
suas tentações hoje. ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
2 de outubro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Daniel (Comentário Bíblico Moody) 25 13. O fato de Daniel e seus companheiros serem afetados pelo decreto destrutivo indica que eles estavam incluídos como conselheiros oficiais. Seria por causa do orgulho caldeu que os hebreus não foram consultados antes? Ou, será que supunham que os jovens exilados não tivessem nenhum conhecimento que não fosse comum aos seus companheiros de profissão mais antigos? 4) Sucesso Milagroso Através da Intercessão de Daniel e Seus amigos. 2:13-23. Daqui em diante a sabedoria e piedade de Daniel são destacadas. A mesma força de caráter demonstrada no capítulo 1 foi elevada um pouco mais, O valor da oração importuna e conjunta diante de perigo pessoal iminente é aprovado e exemplificado. A oração de ação de graças de Daniel (2:20-23) é um modelo eterno ao lado de outras orações modelos deste livro (veja também 9:3-19; cons. 6:9-11; 10:2-12). 5) O Sonho Divinamente Reconstruído. 2:24-35. 25. Achei um (homem). Parece que Arioque era outro burocrata oportunista que estava desejoso de receber o crédito pelo bem que ele não tinha criado. 28. O que há de ser nos últimos dias. Este é o alcance da profecia a ser revelada pelo sonho e sua interpretação. É um erro restringi-la ao período do fim. Uma frase dentro da literatura profética geral, refere-se ao futuro desenvolvendo-se e consumado na era messiânica. Veja Isaias. 2:2; Miqueias. 4:1; Gênesis. 49:1 e segs. (no contexto) e Jr. 48:47. Incluindo os dois adventos de Cristo, além do período compreendido entre eles, envolve a presente dispensação. O estudante que investiga ficará satisfeito a esta altura se comparar Atos. 2:17 com Joel 2:28 e João 5:18 com Hebreus. 1:1, 2 ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
2 de Outubro Dia 275
Leituras: João 1:14-18; Hebreus 2:1-9; Salmo 82; Provérbios 20:13-18; Ezequiel
30-31.
Versículo Especial: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e
de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João
1:14).
Pensamento Bíblico: “E Vimos a
Sua Glória” (João 1:14-18). Deus tornou-se homem.
Jesus veio à terra para viver entre os homens e para nos mostrar o caminho para
a vida eterna com o Pai. Diferente das pessoas corrompidas e pecadores que somos,
Jesus veio em toda a glória e perfeição da pureza. Ele nos mostrou o Pai e
preparou o caminho para o céu.
Ação: Pense na glória de Jesus. Agradeça a Deus por seu Filho ter nos amado
tanto ao ponto de se fazer carne. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
1 de outubro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
1 de Outubro Dia 274
Leituras: João 1:1-13; Hebreus 1; Salmo 81; Provérbios 20:7-12; Ezequiel
28-29.
Versículo Especial: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura,
corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra,
diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ezequiel
28:17).
Pensamento Bíblico: Consequência da Auto Exaltação (Ezequiel
28:1-19). Diversos dos livros proféticos do Velho Testamento incluem trechos
com pronunciamentos relativos a várias nações. Estes julgamentos nos ajudam a
ver as características que Deus deseja e as que ele despreza. Tiro foi uma
cidade próspera, que se desenvolveu pelo comércio marítimo. Em vez de ser grato
pelas bênçãos de Deus, o rei de Tiro era orgulhoso e egoísta. Ele pensava que
prosperava por causa de sua própria grandeza, deixando de reconhecer que tudo o
que ele tinha era dádiva de Deus. O orgulho de Tiro causou a sua queda. A
cidade que tinha glorificado a si mesma foi humilhada por Deus. Esta é uma
lição importante.
Ação: Pense nas
suas bênçãos: prosperidade, capacidade, etc. Agradeça a Deus por,
generosamente, lhe ter dado tanto. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
30 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 23 2) A Prova por Meio
do Senhor. 2:2-6. 2. Os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus.
Sobre os magos e encantadores, veja observações em 1:20. Feiticeiros. No
hebraico, mekashshepîm. Possivelmente de uma raiz semita significando
"cortar"; daí, picar os elementos para poções mágicas e fórmulas.
Conseqüentemente o grego pharmakoi, isto é, farmacêutico. Mestres modernos
preferem uma ideia complementar de "recitadores de ditos mágicos,
feiticeiros". A mesma raiz aparece no acadiano em relação a feiticeiros e
feiticeiras. A prática da feitiçaria é proibida pelo V.T. (Êxodo. 22:18, na
Bíblia Hebraica, v. 17, feitiçaria, no feminino; Deuteronômio. 18:10; Isaias.
47:9). Caldeus. Não usado no amplo sentido etnológico de 1:4, mas no estreito
sentido profissional, indicando a classe sacerdotal da religião babilônica.
Embora seja usado neste sentido apenas em Daniel, dentro dos livros bíblicos,
era comumente usado assim pelos escritores clássicos, dos quais o mais antigo é
Heródoto (Histories 1, 181, c. 440 A.C.; veja Driver, op. cit., págs. 12-16 e
Young, op. cit., págs. 271-273). A maioria das autoridades concorda que os
quatro termos não foram usados indicativamente mas antes distributivamente para
incluir todas as categorias de conselheiros reais. 4. Caldeus. Aqui, todas as
categorias de sábios. Em aramaico. A linguagem do povo semita concentrado
naqueles dias principalmente na Mesopotâmia Superior e na Síria. São os sinos
do V.T. A ideia não é que os caldeus falassem o aramaico mas que, a partir
daqui, o trecho de Daniel está em aramaico. Compare a frase "em
aramaico" com Esdras. 4:7. 5. Uma cousa é certa: se não me fizerdes saber,
etc. Certa. Uma rara palavra de origem persa, agora de modo geral reconhecida
ser um adjetivo e não um verbo, significando "certo". Coisa. Antes,
palavra. "Palavras" (v. 9) é uma tradução da mesma palavra. Portanto,
traduza-se: a palavra é certa, se não me, etc. ( Que a paz do Mestre Jesus
esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
30 de Setembro Dia 273
Leituras: Lucas 24:44-53; Filemom 17-25; Salmo 80; Provérbios 20:1-6; Ezequiel
26-27.
Versículo Especial: “Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu
rosto, e seremos salvos” (Salmo 80:7).
Pensamento Bíblico: Jesus Morreu
para Cumprir (Lucas 24:44-49). Um rei morto?
Aqueles que mataram Jesus pensaram que tinham vencido sua causa. Muitos dos seus
seguidores, deixando de entender sua promessa de ressurreição, sentiram-se
derrotados. Até mesmo alguns, hoje, acreditam que a rejeição de Jesus pelos
Judeus forçou-o a adiar seus planos de estabelecer seu reino. Ao
contrário, Jesus mostra que sua morte foi uma parte necessária do plano de
Deus. Ele morreu porque ele decidiu morrer.
Ação: Siga o exemplo dos apóstolos: adore Jesus com alegria (Lucas 24:52). ( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 22 Mestres mais atuais aceitam a aparente discrepância como uma simples questão de diferença entre os métodos hebraico e babilônio de contar os anos do reinado. Entre as sugestões deste tipo, o ponto de vista de Driver (apoiado por Young) é bom: "Não há, talvez, necessariamente uma contradição aqui com os 'três anos' de 1, 5, 18. Segundo o costume hebraico, frações de tempo eram reconhecidas como unidades integrais. Assina, dá-se que Samaria, cercada desde o quarto até o sexto ano de Ezequias, foi tomada no fim de três anos (II Reis. 18:9, 10) e em Jeremias. 34:14, 'no fim do sétimo ano' significa evidentemente que o sétimo ano tinha chegado (veja também Marcos. 8:31, etc.). Se, entretanto, o autor, seguindo um costume que era certamente às vezes adotado pelos escritores judeus e que era generalizado na Assíria e Babilônia, 'atrasou" os anos do reinado de um rei, isto é, contou como seu primeiro ano, não o ano de sua ascensão, mas o primeiro ano completo de reinado, e se depois Nabucodonosor deu ordens para a educação dos jovens no ano de sua ascensão, o fim dos 'três anos' . . . poderia ser reconhecido como caindo dentro do seu segundo ano do seu reinado" (Driver, Daniel, CBSC, pág, 17). Como acontece com a maioria das dificuldades deste tipo, a questão quase sempre pode ser resolvida quando se esclarece o ponto de vista e a maneira de usar as palavras do autor. Teve este sonho; o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. Nabucodonosor não era um neurótico trêmulo facilmente assustável como uma criança por meio de vagas impressões. Este versículo é apenas o primeiro de um grupo de evidências de que a E.R.C. não está correta ao sugerir que Nabucodonosor tenha esquecido o sonho (v. 5). Ele estava assustado exatamente porque não se esquecera dele. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
29 de Setembro Dia 272
Leituras: Lucas 24:36-43; Filemom 1-16; Salmo 79; Provérbios 19:24-29; Ezequiel
24-25.
Versículo Especial: “Filho meu, se deixas de ouvir a instrução, desviar-te-ás das palavras
do conhecimento” (Provérbios 19:27).
Pensamento Bíblico: A Prova da Vitória (Lucas 24:36-43). Jesus
apareceu a seus apóstolos para confirmar ser verdade o testemunho de que ele
havia ressuscitado dos mortos. A inteireza de sua vitória sobre a morte é
sublinhada pela sua ressurreição corporal. A morte não podia reter o corpo de
Jesus, nem reterá os corpos de seus seguidores. Os corpos dos fiéis serão
ressuscitados e transformados em corpos imortais (veja 1 Coríntios
15:44).
Ação: Prepare-se, hoje, para a eternidade com Cristo. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
28 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 21 II. As Nações da Terra - Seu Caráter, Relações e Destino. 2:4b - 7:28. A. Nabucodonosor Sonha com uma Grande Imagem: Uma Profecia sobre os Tempos dos Gentios. 2:1-49. (Para se incluir 2:1-4a aqui, veja observação sobre 1:21). Nesta parte conta-se que Nabucodonosor teve um sonho terrível (v. 1), que foi usado para experimentar a capacidade e disposição de seus conselheiros ocultos (vs. 2-6). O fracasso do principal grupo de "sábios" em reproduzir e interpretar o sonho põe em perigo as vidas de todos os sábios, inclusive os quatro hebreus (vs. 7-12). Mas Daniel, sustentado por intercessões suas e de seus amigos, reproduz o sonho (vs. 13-23). Ele conta o sonho a Nabucodonosor (vs. 24-35) e fornece uma interpretação divina (vs. 36-45). Como recompensa Daniel é feito "governador" sobre a província da Babilônia, no que ele garante promoções para os seus três companheiros (vs. 46-49). A interpretação do sonho fornece ao leitor um esboço da sucessão dos reinos mundiais desde o tempo de Nabucodonosor até a filial instauração visível do reino de Cristo na Sua segunda vinda. (Com relação aos diversos pontos de vista sobre este capítulo, veja observação no final do capítulo.) 1) O Terrível Sonho de Nabucodonosor. 2:1. 1. No segundo ano do reinado de Nabucodonosor. Uma aparente contradição com os dados do capítulo 1. Nabucodonosor é chamado "rei" quando da tomada de Jerusalém (1:1). Contudo, depois de pelo menos três anos (1:5, 18), quando Daniel é chamado à presença de Nabucodonosor neste capítulo, o rei está no segundo ano do seu reinado. Qualquer uma das diversas explicações possíveis está à nossa disposição. Nenhuma delas é certamente correta, embora diversas expliquem os fatos. Naturalmente um escritor verdadeiramente famoso como o autor do livro de Daniel não poderia ter incorrido em crassa discrepância. Seus primeiros leitores o entenderam. Há, naturalmente, a possibilidade da corrupção textual, frequente em se tratando de números no V.T. (Montgomery, ICC, apresenta diversas sugestões). Alguns sugerem um diferente começo da época mencionada em 1:1: seu reinado sobre todo o império, ou após saquear o Egito, etc. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
28 de Setembro Dia 271
Leituras: Lucas 24:28-35; Tito 3:9-15; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:18-23;
Ezequiel 23.
Versículo Especial: “O que torna agradável o homem é a sua
misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios
19:22).
Pensamento Bíblico: Corações
Ardentes (Lucas 24:28-35). Jesus, o “estranho” que acompanhou os dois
homens a caminho de Emaús, finalmente se revelou e então desapareceu. Os homens
ficaram tão emocionados que, ainda a tão adiantada hora, viajaram de volta mais
de doze quilômetros para Jerusalém para compartilhar as boas novas. Seus
corações estavam em fogo, e eles não podiam guardar a mensagem do evangelho só
para si.
Ação: Pense sobre o eterno valor do evangelho. Pode hoje você guardá-lo só
para si?. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
27 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 20 Daniel 2 Em linguagem e significado primário, Daniel. 2:1-4a, que vem a seguir, pertence ao capítulo 1; pois esses versículos fazem parte da introdução do livro. Aqui o leitor é informado da situação precisa que levou Daniel a ocupar lugar de destaque na Babilônia. Esses versículos também servem de prólogo para a dramática narrativa profética do capítulo 2. São, portanto, examinados neste relacionamento dentro do Comentário. Umas poucas observações sobre o significado prático da capítulo 1 não deveria ser omitidas. Para a instrução de uma centena de gerações, esta história apresenta os elementos do heroísmo moral. 1) Discernimento. Os quatro jovens perceberam com exatidão o que havia de errado em se comer o alimento prescrito. Onde o aprenderam? De pais piedosos (Deuteronômio . 6:4-9). 2) Resistência ao mal. A distância de uma observação crítica não enfraquece o fato (veja (Mateus. 10:26-28; Tiago 4:7). Esta resistência ao mal também se desenvolveu muito cedo em seus lares piedosos. As crianças não resistem ao mal naturalmente; antes elas o aceitam de braços abertos. Elas devem ser ensinadas a odiarem o mal (veja Hebreus. 12:9- 13; Provérbios. 3:11, 12; 13:24; cons. os filhos de Eli, I Samuel. 2:12-30). 3) Poder para tornar conhecida a discordância. A juventude é uma idade de adaptação. Portanto este incidente dá forte evidência de graça especial nas vidas desses quatro. 4) Coragem física. O chefe dos eunucos estava certo. Tanto a sua cabeça como a deles estaria em jogo (cons. Daniel. 2:5, a cova dos leões, a fornalha). 5) Perseverança. Quando não houve nenhuma ajuda da parte do eunuco, Daniel tentou o camareiro. 6) Determinação. Seu propósito estava no seu coração, o centro do seu ser. Não era um propósito frívolo. 7) Brandura. Sem nenhuma encenação de heroísmo, Daniel respeitosamente "pediu" ou "implorou" a seus superiores. 8) Bom senso. A prova sugerida era razoável e exeqüível. (Veja também Ezequiel. 28:3; Provérbios. 2:23 no contexto). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de Setembro Dia 270
Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17;
Ezequiel 21-22.
Versículo Especial: “Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe
paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).
Pensamento Bíblico: “Não
Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que
haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús,
confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um
estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças
foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não
haviam entendido a missão messiânica. A cruz não impediu a redenção;
ela a tornou possível.
Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido e ressurgido. (
Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
26 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 19 20. Dez vezes mais doutos do que todos os magos. "Provavelmente. . , homens conhecedores do ocultismo em geral" (Driver). A obscura palavra hartummim, também usada em 2:2, 10, 27; 4:7, 9; 5:11, pensa-se ser, segundo autoridades, de origem egípcia. Fora do livro de Daniel só é usado com referência aos "mágicos" egípcios (Gênesis. 41:8, 24; Êxodo. 7:11, 22; 8:7, 18, 19; 9:11). Há quem sugira que a palavra, aparentemente derivada de heret, "um estilete", poderia ser traduzida para escribas, isto é, os escribas dos antigos textos de rituais religiosos na língua arcaica dos antigos habitantes da Babilônia, uma língua desconhecida para o povo em geral no período de Daniel. E encantadores. No hebraico não há a conjunção e, portanto encantadores foi usado como aposto. É uma palavra babilônia, encontrada em ambas as porções hebraicas e aramaica de Daniel, mas em nenhuma outra porção das Escrituras. Fica melhor traduzir assim (ou enfeitiçadores) do que astrólogos. Aquelas palavras indicam que falsidades supersticiosas viciavam o conhecimento da verdade científica na Babilônia. 21. Até ao primeiro ano do rei Ciro. Uma contradição de 10:1 frequentemente imaginada. É mais provável que considerando-se que a época em que o cativeiro foi oficialmente eliminado coincidiu com o primeiro ano de Ciro (Esdras 1:1 e segs.), o versículo esteja apontando para o notável fato de que o jovem Daniel, que se encontrava no primeiro destacamento de judeus que foram levados cativos de Jerusalém para Babilônia (605 A.C), atravessou vivo o longo e melancólico período do cativeiro para ver o primeiro destacamento de exilados retornando. Esta é a explicação mais natural para o versículo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de Setembro Dia 269
Leituras: Lucas 24:1-12; Tito 2:11-15; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:6-11;
Ezequiel 19-20.
Versículo Especial: “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras
perece” (Provérbios 19:9).
Pensamento Bíblico: Mentir é Errado (Provérbios
19:9). Os valores pervertidos da maioria das pessoas em nossa sociedade
oferecem novas definições para as coisas que Deus chama pecado. As pessoas
“torcem a verdade”, usam “duplo significado” e distribuem “desinformação”,
porque eles pensam que suas metas justificam seus métodos. Alguns nos dizem que
a moral e a ética dependem das circunstâncias, sugerindo que as mentiras não
são sempre más. Apesar das mudanças nos rótulos que os homens lhes podem dar,
as mentiras são ainda mentiras, e continuam ainda mortíferas.
Ação: Diga a verdade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
25 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 18 17. A estes quatro jovens. Antes, aos moços, aos quatro. Isto enfatiza que todos os quatro recebiam cedas coisas, enquanto que Daniel tinha ainda dons naturais especiais. Deus deu. Todos os talentos e dons naturais ou adquiridos, vêm Dele e devem ser usados para Ele. Conhecimento. O hebraico madda', uma palavra rara e antiga. Embora relacionada com o comuníssimo verbo "conhecer", prece significar "pensamento", no sentido de um processo racional secreto, como o seu uso em Eclesiastes. 10:12 claramente indica. Talvez "mente em boas condições" ou "bom senso" transmitem a ideia. Inteligência. De haskel (um hiph. inf. abs.), aparentemente significando "visão interior" ou "compreensão". Cultura. O seper hebraico geralmente com o significado de "livro", mas aqui, como em 1:4, designando o mundo das letras, a literatura. E sabedoria. O hebraico hakmâ. Embora geralmente designando o proverbial conhecimento do antigo Oriente Próximo, tem o significado mais amplo de qualquer "corpo de princípios inteligentemente arrumado", ou, como diríamos agora, "ciência" (S.R. Driver, Daniel, em Cambridge Bible for Schools and Colleges). Observe que a palavra "toda" qualifica esta sabedoria, mostrando que era mais que o conhecimento supersticioso dos sacerdotes pagãos que se pretendia mencionar. Pesquisadores têm demonstrado que além da astronomia (um acessório aos cultos pagãos), também a arquitetura, a lingüística, a agricultura, a meteorologia, a agronomia e muitas outras ciências já estavam em desenvolvimento na terra dos dois rios. A Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos, ou melhor, em todo tipo de visão e em sonhos. Isto apenas aponta, antecipando-se à narrativa que vem a seguir, O destaque de Daniel como agente da revelação divina. 19. Então o rei falou com eles; e entre todos . . . Todo o grupo, incluindo muitos além dos quatro moços especiais, participaram dos três anos de educação e todos foram apresentados a Nabucodonosor. A pergunta se faz insistente: o que aconteceu aos outros jovens judeus educados na verdadeira religião? É óbvio que foram por água abaixo no compromisso com a apostasia. Nenhum como Daniel . . . por isso passaram a assistir diante do rei. "O rei, através de um exame pessoal, escolheu exatamente aqueles indivíduos que a Providência premiara com dons especiais que os colocaram em situação superior aos outros jovens" (Stuart, Commentary). Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de Setembro Dia 268
Leituras: Lucas 23:50-56; Tito 2:1-10; Salmo 77; Provérbios 19:1-5; Ezequiel
17-18.
Versículo Especial: “Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus
caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23).
Pensamento Bíblico: Responsabilidade
e Arrependimento (Ezequiel 18). Dois pontos importantes são
ressaltados neste capítulo. Deus afirma que somos individualmente
responsáveis perante ele. Não somos condenados por depravação herdada,
mas por desobediência pessoal. Ele também ressalta a importância do arrependimento. Ele
quer que os ímpios voltem a ele, para ganharem “coração novo e um espírito
novo”.
Ação: “Portanto convertei-vos e vivei!”
(Ezequiel 18:32). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
24 de setembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Daniel (Comentário Bíblico Moody) 17 12. Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias. A palavra experimenta (nasâ) é uma forma intensiva (piel) e junto com o coortativo na’ expressa forte pedido. Para Daniel e seus amigos, como também para o camareiro, o limite de dez dias era um teste da vontade de Deus. Se a experiência fracassasse, os jovens hebreus estavam preparados para vencer seus próprios escrúpulos cerimoniais, conforme veremos no próximo versículo. Não há evidência de que Daniel soubesse o resultado final. Nenhuma presunção estava envolvida, como supõe Young (Edward J. Young, The Prophecy of Daniel, in loco), pois as Escrituras nos fornecem um bom número de exemplos aprovados de tais testes. Dez dias. Um número redondo favorito (1:20; cons. Amós 5:3; Zacarias. 8:23). Legumes a comer (lit., do zero'îm e nós comeremos). Embora usado apenas aqui e em 1:16 em toda a Bíblia, e em nenhuma outra obra literária conhecida, a palavra aparentemente significa vegetais, pois origina-se de uma palavra que significa "semear" (semente). Portanto legumes eram coisas que cresciam de sementes plantadas no solo. Nenhum ritual religioso de dedicação a algum deus estava diretamente envolvido no preparo de vegetais, como acontecia com a carne; e os vegetais não eram usados no ritual pagão como as libações com o vinho. Esta passagem não constitui uma aprovação do vegetarianismo (veja Romanos. 14:1-4). 14. Ele atendeu o pedido. O hebraico indica que ele deu consideração atenta ao pedido de Daniel. 15, 16. Recompensa da Justiça. A prova teve sucesso e assim Daniel e seus amigos foram poupados do embaraço e tensão emocional que a ofensa aos seus próprios padrões teriam lhes causado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de Setembro Dia 267
Leituras: Lucas 23:44-49; Tito 1:10-16; Salmo 76; Provérbios 18:19-24; Ezequiel
16.
Versículo Especial: “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza;
suas contendas são ferrolhos dum castelo” (Provérbios 18:19).
Pensamento Bíblico: “Professam Conhecê-lo, Entretanto O Negam Por Suas Obras” (Tito
1:16). Paulo deixou Tito em Creta, e agora ele o adverte sobre algumas pessoas
hipócritas com quem ele teria de tratar lá. Suas descrições de algumas dessas
pessoas poderiam ser perfeitamente aplicadas a muitos de hoje em dia. Muitas
pessoas professam conhecer DeusStalvez declarando-se cristãosSenquanto suas
obras contradizem suas palavras. Eles podem enganar outras pessoas. Eles podem
até enganar a si mesmos. Mas a Deus eles jamais podem enganar. Ele vê
tudo.
Os hipócritas eram um problema em
Creta, cerca de 2000 anos atrás. A triste realidade é que a
hipocrisia é um problema que temos que enfrentar hoje em dia,
também.
Ação: Se você se diz um
cristão, ande da maneira que você diz. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...