
Salmos (Comentário Bíblico Moody) 4 Títulos e Autoria. Uma das coisas que primeiro se nota em um
salmo é o título que leva. Como chegar a uma adequada interpretação
desses títulos é um dos problemas mais exasperantes apresentados por
este livro. Às vezes é a autoria que está enfatizada nos títulos; noutras, o
relacionamento. A ocasião da composição dos salmos às vezes é
indicada. Certos títulos fazem referência do uso especifico de um salmo
para o culto público. Outros títulos indicam o desejado efeito musical ou
cenário. Outros ainda descrevem o caráter básico do salmo como 1) um
hino para ser cantado com acompanhamento musical (mizmôr), 2) uma
canção (shîr), 3) uma antema (maskîl), ou 4) uma lamentação (miktam).
Todos, menos trinta e quatro salmos, têm algum tipo de título
sobrescrito. Os trinta e quatro salmos sem título são chamados de
"órfãos" judeus. Entre os salmos com título, setenta e três têm a inscrição
le Dawid, que foi traduzida para "Um Salmo de Davi" na E.R.A, e
E.R.C. Contudo, o uso hebraico da expressão pode indicar "pertencente a
Davi", "no estilo de Davi" ou "por Davi". De modo nenhum se deve
considerar que esses títulos sempre indiquem autoria, quer se refira a
Davi ou outros. A LXX acrescenta o nome de Davi a quinze salmos que
não foram assim intitulados no hebraico. Em adição aos setenta e três
atribuídos a Davi (oitenta e oito na LXX), doze são relacionados com
Asafe, doze com os Filhos de Coré, dois com Salomão, um com Etã e
um com Moisés.
Embora esses títulos não façam parte do texto original, eles se
baseiam em tradição relativamente antiga. Uma comparação entre o
Texto Massorético e a LXX indica que os títulos antedatam a LXX, pois
algumas das orientações musicais já eram incompreensíveis aos
tradutores gregos e os títulos não se fixaram. Embora os sobrescritos não
façam parte do texto original, são dignos de consideração, pois
representam o primeiro esforço do homem em escrever uma introdução
ao Saltério. Estrutura. Embora o livro de Salmos pareça carecer de um plano,
não está em uma ordem indefinida. Embora careça de organização em
termos de assunto, segue um sistema muito mais óbvio de organização.
Está dividido em cinco seções, representando diversas coleções que
foram reunidas. De acordo com o Midrash on the Psalms, um antigo
comentário judeu, esta divisão quíntupla foi feita para corresponder aos
cinco livros da Lei. Assim deve ter havido um propósito original entre os
editores das coleções de salmos para fazer um paralelo entre esta
quíntupla expressão do povo com a quíntupla convocação divina..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)