Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 4 ESBOÇO I. A vida conjugal do profeta. 1:1 – 3:5. A. Seu casamento com Gômer. 1:1-9. B. Uma mensagem de esperança. 1:10, 11. C. Julgamento de Israel infiel. 2:1-13. D. A restauração de Israel infiel. 2:14-23. E. Oséias redime sua esposa infiel. 3:1-5. II. A infidelidade de Israel e conseqüente juízo. 4:1 – 13:16. A. A culpa do povo. 4:1-3. B. A culpa dos sacerdotes. 4:4-8. C. Castigo para todos. 4:9, 10. D. Práticas religiosas imorais. 4:11-19. E. Julgamento dos reis e sacerdotes por desviarem o povo. 5:1-7. F. Política externa desastrosa em Efraim (Israel) e Judá. 5:8-15. G. A desculpa de Israel e a réplica divina. 6:1-6. H. Os crimes de Israel. 6:7 – 7:7. I. A desastrosa política externa de Israel. 7:8 – 8:3. J. A idolatria de Israel e as alianças iníquas. 8:4-14. K. Predição do exílio de Israel. 9:1-9. L. A antiga apostada de Israel em Baal-Peor. 9:10-14. M. A apostasia de Israel em Gilgal. 9:15-17. N. Profetizada a destruição do culto a Baal. 10:1-8. O. O pecado de Gibeá. 10:9, 10. P. A ruína de Israel. 10:11-15. Q. O amor de Deus; a ingratidão de Israel. 11:1-7. R. A piedade de Deus por seu povo. 11:1-7. S. Os pecados de Jacó. 11:12 – 12:14. T. A iníqua adoração de bezerros. 13:1-3. U. O Deus gracioso induz a destruição. 13:4-11. V. Ruína inescapável. 13:12-16. III. A conversão e a renovação de Israel. 14:1-9. A. Chamado ao arrependimento, 14:1-3. B. A promessa de perdão. 14: 4-8. C. Uma advertência derradeira. 14:9. COMENTÁRIO I. A Vida Conjugal do Profeta. 1:1 – 3:5. Oséias 1 A. Seu Casamento com Gômer. 1:1-9. 1. A afirmação de Oséias começa com a afirmativa de que sua origem é divina: Palavra do SENHOR, que foi dirigida. A palavra é divina; encontra sua expressão em um instrumento humano – o profeta Oséias, filho de Beeri. O nome Oséias significa "livramento" ou "salvação". Beeri, o pai do profeta, não é mencionado em nenhum outro lugar nas Escrituras, embora desde cedo os escritores judeus o tenham identificado com Beera (I Cr. 5:6), que foi levado para o exílio por Tiglate-Pileser. Oséias profetizou nos dias de Uzias e foi contemporâneo de Isaías (cons. Is. 1:1). Isaías, entretanto, viveu em Jerusalém e dirigiu suas profecias principalmente ao Reino do Sul (Judá), enquanto que Oséias profetizou para o Reino do Norte (Israel ou Efraim). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
20 de novembro de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de novembro Dia 324
Leituras: João 11:45-57; 2 Pedro 2:1-11; Salmo 119:33-48; Provérbios 30:29-33; 1
Crônicas 7-8.
Versículo Especial: “É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e
reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo” (2 Pedro
2:9).
Pensamento Bíblico: “Renegarem
o Soberano Senhor Que os Resgatou” (2 Pedro 2:1-11). Pedro advertiu
que os falsos mestres sossegadamente se infiltrariam no exército de Deus, para
afastar alguns justos. Os cristãos podem retornar, e algumas vezes retornam, ao
pecado “renegando o Soberano Senhor que
os resgatou”. Pedro nos previne para que fiquemos continuamente em guarda
contra o pecado. Satanás é ativo, mas “o Senhor sabe livrar da provação os
piedosos”.
Ação: Mantenha a pureza em um mundo impuro. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 3 (2) Alguns insistem que Oséias realmente se casou com uma mulher que ele sabia ser prostituta, talvez uma prostituta ritual. T.H. Robinson e T. Laetsch defendem este ponto de vista. (3) Muitos defendem que Oséias casou-se com uma mulher que ele julgava ser pura e que mais tarde ficou sabendo de sua infidelidade. De acordo com este ponto de vista a expressão "mulher de prostituições" (1:2) foi usada por antecipação. Quando escreveu o livro, Oséias viu que Deus realizara um casamento que, do ponto de vista humano, estava marcado por tragédia sem atenuantes. Com grandes esperanças, Oséias casou-se com Gômer, só para constatar sua tendência para o adultério. A separação se seguiu e 2:2 contém praticamente uma fórmula de divórcio – "ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido". O amor de Oséias foi persistente mesmo assim e, mais tarde, ele tornou a se casar com ela (3:1). É uma comparação com o que Deus fez com Israel. Depois de fazer votos de fidelidade à Lei do Senhor, Israel prosseguiu buscando a Baal e aos outros deuses de Canaã até que Deus a rejeitou temporariamente (o Exílio), depois do que Israel castigada retornou ao favor divino na terra de Judá. Este ponto de vista identifica a "mulher" de 3:1 com a "mulher de prostituições" de 1:2. Com algumas variações, Ehrlich Marti, W. R. Harper e G.W. Anderson têm defendido este ponto de vista. Este comentário também foi escrito baseado nele. A Época de Oséias. As profecias de Oséias foram primeiramente enunciadas durante o caótico reinado de Jeroboão II, quando Israel desfrutava de prosperidade externa mas sofria corrupção interna. Os santuários estavam cheios de adoradores (Amós 4:4,5), mas os pobres eram oprimidos (Amós 4:1) por gente cuja religião era aparente. Durante os prósperos dias de Jeroboão II o juízo parecia coisa remota aos israelitas, contudo logo sentiriam o poder assírio na Ásia ocidental. O ano que se seguiu à morte de Jeroboão, Tiglate-Pileser III subiu ao trono da Assíria (745 A.C.). Por volta de 732 A.C. Damasco foi tomada pelos assírios e uma década depois Samaria, a capital de Israel caiu e o seu povo foi deportado. Amós e Oséias profetizaram durante os anos finais do Reino do Norte, exatamente como Jeremias de Jerusalém profetizou durante as últimas horas da história de Judá. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de Novembro Dia 323
Leituras: João 11:38-44; 2 Pedro 1:12-21; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:21-28;
1 Crônicas 6.
Versículo Especial: “Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus
conselheiros” (Salmo 119:24).
Pensamento Bíblico: “Movidos
pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21). Os versículos finais de 2
Pedro 1 contêm importantes comentários sobre os relatos escritos que chamamos
Escrituras. Note bem:
As mensagens escritas são para lembrar o ensino oral (vs. 12-15; veja 2
Tessalonicenses 2:15).
As mensagens haveriam de viver mais do que os mensageiros (v. 15).
As mensagens vieram de testemunhas oculares (vs. 16-18).
Seus escritos concordam com os antigos profetas (vs. 19-21).
As escrituras foram dadas pela ação poderosa do Espírito Santo (v. 21).
A palavra normalmente traduzida como “movidos” aqui sugere um força poderosa,
tal como um vento irresistível (veja Atos 27:15,17, onde ela é traduzida de
maneira diferente, para falar da força motora do vento).
Ação: Lembre-se da fonte das Escrituras que você lê. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
18 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Oséias (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO O Autor. Nosso conhecimento sobre a vida de Oséias, o filho de Beeri, vem exclusivamente do livro que leva o seu nome. Ele profetizou para o Reino do Norte (Israel, ou Efraim), durante o período em que Isaías estava profetizando em Judá (1:1; cons. Isaias. 1:1). Outro contemporâneo, Amós (Amós 1:1), era nativo de Judá que profetizou em Israel. Oséias foi, entretanto, o profeta que escreveu para o Reino do Norte, o seu próprio povo. Falando-lhes com o coração partido, ele profetizou seu exílio iminente (Oséias. 3:4). Sua visão profética olhava além do exílio para a sua restauração, quando um povo castigado reconheceria novamente as reivindicações exclusivas do Senhor (3:5). Desde que a queda de Samaria não foi mencionada como fato consumado por Oséias, crê-se que ele ministrou principalmente antes de 722 A.C. A maior parte do seu ministério profético aconteceu durante o quarto de século entre 750 a 725 A.C. Que ele viveu e profetizou até o período de Ezequias (começando em cerca de 715 A.C.) está comprovado em 1:1. O Casamento de Oséias. A infidelidade de Israel para como Senhor está descrita por Oséias em termos de uma esposa que voltou as costas para o marido fiel a fim de ir atrás de amantes indignos. A imagem foi extraída da experiência do próprio Oséias, pois 1:2 nos fala que o Senhor falou a Oséias dizendo: "Vai, toma uma mulher de prostituições". As muitas interpretações dessas palavras estranhas encaixam-se principalmente em três categorias: (1) Alguns sugerem que as palavras têm a intenção de apresentarem uma alegoria destinada a transmitir a lição espiritual da infidelidade de Israel, e que Oséias na realidade não contraiu tal casamento. Entre os mestres que defendem este ponto de vista estão Calvino, Keil, von Hoonacher, Reuss, Gressman, Robert Pfeiffer e E.J. Young. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de Novembro Dia 322
Leituras: João 11:28-37; 2 Pedro 1:1-11; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:15-20; 1
Crônicas 4-5.
Versículo Especial: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas
as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele
que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pedro
1:3).
Pensamento Bíblico: Relembrando o Passado/Esquecendo o Passado (2
Pedro 1:5-11). O encorajamento de Pedro para o desenvolvimento da maturidade
espiritual está cheio de conhecimento do passado. Ele se lembrou de quão frequentemente
ele tropeçou por causa da fé imatura, conhecimento incompleto, fraco domínio de
si mesmo. Ele nos diz que podemos fazer melhor, se seguirmos suas
instruções para desenvolver nosso caráter. Se ignorarmos seu conselho,
estaremos esquecendo nosso próprio passado. Se voltarmos ao pecado, será porque
não avaliamos a natureza horrível do mal ou o valor da salvação.
Ação: Acrescente as qualidades da natureza divina. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
17 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
17 de Novembro Dia 321
Leituras: João 11:17-27; 1 Pedro 5; Salmo 118:15-29; Provérbios 30:7-14; 1
Crônicas 2-3.
Versículo Especial: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que
ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1 Pedro 5:6).
Pensamento Bíblico: “Cingi-vos Todos de Humildade” (1 Pedro
5:5-11). Nossa sociedade engrandece o indivíduo e muitas vezes recompensa a
arrogância e o orgulho. Deus espera que resistamos a tais tentações, enquanto
mostramos humildade. A humildade é importante em nossas relações com Deus, com
a família, com os irmãos e irmãs em Cristo, vizinhos e colegas de trabalho e de
escola. Não podemos esquecer nunca de que precisamos de Deus. Quando apreciamos
esta dependência, é difícil olhar de cima para os outros!
Ação: Medite sobre a oração de Pedro: “A
Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém” (1 Pedro 5:11). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
16 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 73 g) Profecia Relativa às Recompensas Finais (v. 3). Sábios. Veja 11:33, 35; 12:10. Cons. Provérbios. 11:30; I Coríntios. 9:19; Tiago. 5:20; I Pedro 2:19-25; 4:12-16. Veja também I Coríntios. 3:19-23; 9:25; II Coríntios. 5:8-10; Filipenses. 4:1; I Tessalonicenses. 2:19; II Timóteo. 2:5; 4:8; Tiago. 1:12; I Pedro 5:4. h) Profecias Finais e Instruções (vs. 4-13). 4. Encerra as palavras e sela o livro. Nenhuma referência ao obscurecimento do significado. Uso paralelo indica que está relacionada com a proteção e autenticação da mensagem. Veja uma concordância. Muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará. Os olhos das pessoas percorrerão a profecia e a compreensão aumentará. Está se tratando da disposição do livro e o seu futuro. 5. Daniel (como os apóstolos, Atos 1:3-6) sabia que a revelação estava se aproximando do fim. Ele ficou imaginando quando todos esses acontecimentos teriam lugar (cons. Atos 1:7,8). Outros dois. Duas figuras angélicas, uma das quais deve ter sido o Gabriel das visões anteriores. 6. Sobre as águas. Aqui o abismo que separa as criaturas (anjos) do Criador aparece na visão. O homem vestido de linho parece ser o próprio Filho de Deus pré-encamado (cons. Apocalipse. 1:13-20), observe que as últimas questões se referem a ele. 7. A consumação terá lugar quando os três tempos e meio (3 anos e meio; 1.260 dias, 42 meses) tão frequentemente mencionados nas profecias anteriores de Daniel tiverem se esgotado. Este versículo é base importante para sustentar a interpretação futurista não só de Daniel. 9:27 (a septuagésima semana), mas das porções principais do Apocalipse. A última metade das semanas de anos é um aspecto importante na profecia, porque nela se realizam os principais acontecimentos da consumação. A majestosa cena do juramento reaparece no Apocalipse. 10:5-7. Observe que o centro do interesse profético ainda é o precioso povo santo de Deus (e de Daniel).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de Novembro Dia 320
Leituras: João 11:1-16; 1 Pedro 4:12-19; Salmo 118:1-14; Provérbios 30:1-6; 1
Crônicas 1.
Versículo Especial: “Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem” (Salmo 118:8).
Pensamento Bíblico: Confie no Senhor (Salmo
118:1-14). Na medida em que os humanos avançam na compreensão do mundo
material, muitas velhas superstições são postas fora. Algumas
pessoas têm varrido Jeová, juntamente com os mitos dos deuses
pagãos. Talvez, agora mais do que nunca, a forte fé em Deus esteja
debaixo de ataque. Temos que nos lembrar que, em todos os avanços da ciência
moderna, o Deus do céu não foi destronado. Ainda “melhor é buscar refúgio no
Senhor do que confiar no homem.”
Ação: Lembre-se de que Deus responde o que a ciência não pode!. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
15 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 72 Daniel 12 e) Profecia Relativa à Grande Tribulação de Israel (12:1). Veja Jeremias. 30:4-11. Neste tempo (cons. coment. sobre Daniel. 11:36). Exatamente quando se desenrolam os acontecimentos de 11:36-45. Miguel. Veja Apocalipse. 12:7; Saias. 5:13-15; lI Reis. 6:15-17; Isaias. 37:35, 36; Mateus. 26:53. Este é o período da angústia de Israel. Toda a referência que lhe é feita usa a linguagem superlativa (cons. também Mateus. 24:21). É um castigo providencial através das perversas mãos do Anticristo preparando a vinda do Messias (cons. Jeremias. 30; 31; Ezequiel. 20:33-38. Veja R. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 69-76). Embora seja especialmente a tribulação de Israel, é um tempo de indignação divina sobre toda a terra igualmente; portanto outros sofrerão também (Isaias. 26:20; Daniel. 11:36; Apocalipse. 16:10). f) Profecia referente à Ressurreição dos Mortos (v. 2). Como o restante da profecia, este versículo relaciona-se com os israelitas. Considerando que a Escritura nada diz sobre uma ressurreição especial para Israel, a "primeira ressurreição" predita em Ap. 20:6, incluirá este grupo. Daniel 12:2 refere-se apenas ao Israel justo. Outras passagens que falam de três estágios na ressurreição (a de Cristo, a dos santos, a do restante dos mortos) são I Coríntios. 15:20-24 (veja R. Culver, "A Neglected Millennial Passage from St. Paul", Bibliotheca Sacra, Abril, 1956; C.F. Daniel (Comentário Bíblico Moody) 72 Kling, trad. de D.W. Poor sobre I Coríntios. Isaias: 20.24 em Lange's Commentary) e Ap. 20. Veja também João 5:28, 29 ; Atos 24:15. Que esta passagem descreve uma ressurreição seletiva é assunto pacífico não somente entre muitos mestres premilenialistas, mas também entre alguns amilenialistas (por exemplo, Keil). Veja R. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 172-176; Tregelles, Remarks, in loco.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
15 de Novembro Dia 319
Leituras: João 10:31-42; 1 Pedro 4:1-11; Salmo 117; Provérbios 29:22-27;
Malaquias 3-4.
Versículo Especial: “Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração” (1
Pedro 4:9).
Pensamento Bíblico: “Sede
Mutuamente Hospitaleiros” (1 Pedro 4:9). O progresso das
tecnologia tornou cada vez mais fácil para as pessoas viverem em vazios
sociais. A televisão e os jogos eletrônicos roubam de nós, e dos nossos filhos,
oportunidades de conversar com os outros. Mais do que nunca, precisamos
obedecer às instruções de Pedro para sermos hospitaleiros, sem resmungar. Não
podemos fazer muito para ajudar outros a conhecerem o Senhor, se não os
conhecemos.
Ação: Faça planos hoje para convidar alguém para uma refeição ou passar uma
tarde para se conhecerem melhor. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
14 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 71 40. No tempo do fim. Cons. I Coríntios. 15:24; Mateus. 28:20; 13:39. O fim é o fim dos acontecimentos profetizados neste livro – a chegada do reino messiânico para substituir os outros. Daqui para o final das profecias de Daniel, foram focalizados acontecimentos rurais (cons. esp. 12:1, "nesse tempo", etc.). O fim do Anticristo foi apresentado em outra parte (Apocalipse. 19:11 e segs.; Isaias. 11:4; Salmos. 2). Observe que através desta seção este rei voluntarioso não é nem "o rei do norte" nem "o rei do sul", os quais lutam contra ele. Com que nação esses dois oponentes serão identificados é difícil dizer-se ao certo. O Sucesso do Anticristo na guerra é o que se profetiza aqui (cons. Daniel. 7:8, 20; Apocalipse. 17:13). Do mesmo modo as máquinas de guerra especiais – redemoinho, canos, cavaleiros, nados – devem ser interpretados em termos de traquinas do futuro. Ele terá armas modernas. Daniel viu a guerra em termos do seu próprio dia, caso contrário não os teria entendido. 41. Aqui há uma descrição de um ataque à Palestina. Talvez deveria ser ligado com a quebra da aliança do Anticristo (Daniel. 9:27). No seu fracasso de tomar Edom, Moabe e Amom, veja Isaias. 11:14. Muitos. No hebraico não se encontra a palavra "países" após muitos. 42-44. A coincidência desta seção com os acontecimentos que prepararam o caminho à II Guerra Mundial, especialmente o começo da carreira de Mussolini, é surpreendente. Mas o fracasso da história em justificar a interpretação profética daquela década deveria desencorajar outras identificações prematuras com os poderes contemporâneos. Isto é certíssimo: haverão pelo menos três fortes poderes nacionais contemporâneos como o Anticristo, o rei "'romano". Eles seda "do norte" (v. 40), "do sul" (v. 40), e do oriente (v. 44). 45. Evidentemente na Palestina, querendo acabar com o perene problema dos judeus, procura acabar com os próprios judeus, e aí encontra o seu fim (Zacarias. 12:1-14; cons. Joel 3:16; veja também Zacarias. 14; Apocalipse. 14:17-20; 19). Tregelles (op. cit.) aplica Isaias. 14: 14 e Ezequiel. 28 à queda deste homem. G.H. Lang (Histories and Prophecies of Daniel) aplica Ezequiel. 38 e 39 neste ponto. (Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
14 de Novembro Dia 318
Leituras: João 10:22-30; 1 Pedro 3:13-22; Salmo 116; Provérbios 29:15-21;
Malaquias 1-2.
Versículo Especial: “Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento” (Malaquias 2:1).
Pensamento Bíblico: O que Deus
Espera de Seus Sacerdotes (Malaquias
2:4-9). Uma vez que todos os cristãos são sacerdotes (veja 1 Pedro 2:5),
podemos aprender com o que Deus esperava dos sacerdotes levitas:
“. . . com efeito, ele me temeu, e
tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a
injustiça não se achou nos seus lábios: andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade
apartou a muitos. Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento .
. . .”
Ação: Ande com Deus em paz e retidão. Trabalhe para tirar outros da
perversidade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
13 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 70 (2) Embora toda a profecia de Daniel até 11:35 possa ser facilmente relacionada com os acontecimentos bem conhecidos da antiga história, essa correspondência não pode continuar além desse ponto. (3) O versículo 36 menciona um rei cujo período é "a indignação", um termo técnico extraído da literatura profética de Israel, geralmente referindo-as aos acontecimentos escatológicos (por exemplo, Isaias. 26:20). (4) As predições inclusas correspondem com bastante precisão às profecias reconhecidas do Anticristo final (cons. II Tessalonicenses. 2:4 e segs.; Apocalipse. 13; 17). (5) Uma brecha literária natural aparece antes de Daniel. 11:36. (6) O rei voluntarioso é um elemento novo, separado dos outros dois reinos cuja história está sendo examinada até o versículo 35. (7) De força decisiva é a ligação com a Grande Tribulação, a ressurreição dos mortos e as recompensas finais, etc. (12:1-3), fornecida pelas palavras "nesse tempo" (heb. ûbe'et hahî, 12:1). O tempo desses acontecimentos escatológicos é o tempo dos acontecimentos da parte final do capítulo 11. 36. Este rei é o mesmo "filho da perdição" (II Tessalonicenses. 2:3, 4), que deve aparecer antes do segundo advento de Cristo (II Tessalonicenses. 2:1, 2; cons. Daniel. 7:11, 25). Sua carreira será curta, durando apenas até a indignação de Deus se desencadear sobre a humanidade no fim dos tempos. 37. Deus de seus pais (elhê 'abatayw). Embora possa ser traduzida assim, esta frase certamente deve ser interpretada referindo-se ao Senhor Deus de Israel, pois um falso Messias dos judeus dificilmente seria um gentio. "Deus de seus pais " é uma designação familiar para o Senhor. Desejo de mulheres. Significado desconhecido. As interpretações variam desde ídolos femininos até paixões sexuais. (Veja comentários sobre o "pequeno chifre" do cap. 7.) 38, 39. O deus das fortalezas. Adoração ao poder militar, como a dos Césares, dos heteus, etc. Os dois versículos descrevem urna fraude monumental, que, embora se proclamasse um deus, secretamente praticava charlatanices com astrólogos, adivinhos, etc. uma situação não de todo incomum na história.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
13 de Novembro Dia 317
Leituras: João 10:7-21; 1 Pedro 3:1-12; Salmo 115; Provérbios 29:8-14; Zacarias
13-14.
Versículo Especial: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida
pelas ovelhas” (João 10:11).
Pensamento Bíblico: “Dou a Vida
pelas Minhas Ovelhas” (João 10:7-21). Quando descreve a fidelidade
do bom pastor, Jesus ressalta um ponto importante sobre seu sacrifício através
da morte. Ele morreu por sua escolha. Sua vida não lhe foi
arrebatada por homens ímpios. Ele não morreu por imposição de seu Pai.
Jesus escolheu sacrificar-se por suas ovelhas. Sua morte não
foi a derrota de um plano fracassado, mas a conclusão do Plano
Divino.
Ação: Entregue-se voluntariamente ao serviço do Senhor. Ele se deu
voluntariamente por você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe
a todos)
12 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 69 No versículo 21 Antíoco Epifânio (175-163 A.C.) é apresentado como um homem vil. A perversa perseguição que ele moveu contra os judeus e a profanação do Templo são descritos por uma testemunha contemporânea em I Macabeus, que deve ser lido por todo estudante de Daniel. Sua ação está predita também em Daniel. 8:13, e seus atos fornecem um tipo de padrão para aqueles do perverso "príncipe, que há de vir" (Daniel. 9:26, 27; cons. II Tessalonicenses. 2:4, 5; Mateus. 24:15-21). Nos tenebrosos dias de Antíoco só aqueles que conheciam o seu Deus (Daniel. 11:32) foram capazes de manter as cabeças erguidas sem se envergonharem, sendo capacitados por Deus a permanecerem em atividade. Muitos morreram por causa de sua fé (vs. 34, 35), ensinando a muitos através de sua atitude (v. 33). Seus sofrimentos formaram caracteres fora do comum, com a ajuda de Deus (vs. 34, 35). Foram os separatistas daquele tempo, que se recusaram a partilhar dos vícios pagãos de seus senhores gregos e dos belos aspectos ilusórios de seu ritual e sua religião. Eles constituem o elo principal entre os dois Testamentos, pois seus descendentes espirituais aparecem nos Evangelhos como nome de fariseus (que significa "os separados"). Como é triste saber que seus descendentes afastaram-se de seus verdadeiros princípios! Hebreus 11:34-39 comemora os judeus fiéis daquele tempo de tribulação. d) A Profecia de Israel em Conflito com "o Rei Voluntarioso" (vs. 36-45). Jerônimo declara que no seu tempo esta porção de Daniel era aplicada ao Anticristo pelos "nossos escritores". E até os dias de hoje esta interpretação é a que prevalece. Damos abaixo as principais razões para defendermos que a profecia passa de Antíoco para o Anticristo precisamente no versículo 36. (1) O alcance da profecia (10:14) exige alguma referência escatológica, tornando assim possível esta divisão. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
12 de Novembro Dia 316
Leituras: João 10:1-6; 1 Pedro 2:13-25; Salmo 114; Provérbios 29:1-7; Zacarias
11-12.
Versículo Especial: “Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem,
façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1 Pedro 2:15).
Pensamento Bíblico: “Para Seguirdes os Seus Passos” (1 Pedro
2:18-25). Jesus viveu uma vida sem pecado, no meio de um mundo mau. Essa
ausência de pecado qualificou-o para ser o sacrifício perfeito pelos nossos
pecados (veja Hebreus 10:10).
Pedro salienta outro benefício da
ausência de pecado em Cristo: Ele nos capacita a viver pela justiça. O valor da
vida de Cristo não termina quando nossos pecados são lavados pelo batismo (veja
Atos 22:16). Ele continua, quando enfrentamos a tentação no dia-a-dia. Tiramos
força de seu exemplo de paciência na desgraça. O escritor de Hebreus descreve a
vitória de Jesus também por: 1. Destruir o Diabo, 2. Livrar-nos da servidão do
pecado e 3. Ajudar aqueles que são tentados (Hebreus 2:14-18).
Ação: Enfrente as
aflições de hoje com o auxílio do exemplo perfeito de Jesus Cristo.( Estra I do
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
11 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 68 Daniel 11 6) O Futuro Imediato de Israel em Relação às Nações. 11:1-35. a) A profecia sobre os Medos e os Persas (vs. 1, 2). O propósito e a natureza do fortalecimento angélico dado a Dario só pode ser imaginado. Talvez tenha algo a ver com o tratamento benevolente que o rei concedeu aos judeus. Os três reis . . . da Pérsia parece que foram: primeiro, Cambises, o filho de Ciro (ascensão em 529 A.C.); segundo, Pseudo-Smerdis, um impostor (embora Olmstead, History of Persia, argumente que ele foi um genuíno aquemênida que reinou por pouco espaço de tempo em 522 A.C.); e terceiro, Dario I, ou Histaspes, também chamado, o Grande, (522-486 A.C.), um monarca verdadeiramente grande. O quarto, mais do que todos, era, então, Xerxes, conhecido em Ester como Assuero (486-464 A.C.). As guerras de Dario e Xerxes, com as quais os persas enfureceram toda a Grécia, são bem conhecidas dos estudantes da antiguidade clássica e história antiga. b) A Profecia sobre os Gregos e Alexandre (vs. 3, 4). Veja observação sobre o capítulo 8. c) Profecia sobre a Síria e o Egito em Conflito Entre Si e com os Judeus (vs. 5-35). Falta de espaço proíbe-nos de nos aprofundarmos em detalhes na correspondência entre a profecia de Daniel e a história do reino selêucida sírio (o rei do norte) e a história do reino egípcio dos Ptolomeus (o rei do sul). A profecia não apresenta um aspecto contínuo; isto é, tem brechas. Nem apresenta um apanhado completo da história egípcia da época. Até mesmo nas porções do V.T, que são chamadas de históricas falta a precisão exigida na história estrita. Não podemos, portanto, esperar que as predições sejam tão precisas quanto a sequência, cronologia, etc., quanto a nossa curiosidade exige. O Egito (v. 8) é mencionado pelo nome de modo a identificar-se como sendo o "rei do sul" (v. 9); mas a Síria (na realidade abrangendo território mais extenso que o da Síria e historicamente não relacionada com o reino do V.T, que leva esse nome) ficou sem ser mencionado. Isto parece acontecer porque o Egito há muito que era conhecido como um reino no tempo de Daniel, mas o reino dos Selêucidas ainda não existia. Se Daniel fosse escrito no segundo século, como alguns críticos defendem, o reino da Síria teria sido certamente nomeado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
11 de Novembro Dia 315
Leituras: João 9:35-41; 1 Pedro 2:1-12; Salmo 113; Provérbios 28:22-28; Zacarias
9-10.
Versículo Especial: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados
casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios
espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro
2:5).
Pensamento Bíblico: Pedra Angular ou
Pedra de Tropeço? (1 Pedro 2:4-10). Pessoas
diferentes vêem Jesus de modo diferente. Para muitos, ele é uma pedra de
tropeço, um incômodo embaraçoso no seu caminho. Para outros, ele é a
pedra angular do alicerce sobre a qual a vida é edificada. Pedro nos lembra
deste contraste fundamental entre os cristãos e o mundo. Se temos um alicerce
diferente, é claro que seremos diferentes em toda a nossa estrutura. Esta
diferença aparecerá na maneira em que vivemos. Os cristãos não agem como os
servos de Satanás!
Ação: Certifique-se de que está construindo sobre o alicerce certo.( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
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