26 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Marcos (William Barclay) 287 Assim, pois, os saduceus acudiram a Jesus com uma pergunta de prova, destinada a ridicularizar toda a crença na ressurreição individual. A legislação judaica tinha uma instituição denominada matrimonio de levirato. Sua regulamentação se encontra em Deuteronômio 25:5-10. Se um grupo de irmãos viviam juntos – detalhe este que os saduceus omitem em sua citação da Lei – e um deles morria sem deixar descendência, o dever do seguinte era tomar por esposa a viúva de seu irmão e levantar descendência a seu irmão. Teoricamente isto podia durar enquanto houvesse irmãos vivos e não houvesse descendência. Quando nascia um menino, era considerado filho do marido original. Agora, é evidente que esta Lei tinha o propósito de assegurar duas coisas: primeiro, que não se extinguisse o nome da família, e segundo, que a propriedade familiar permanecesse dentro da família. De fato, por estranho que possa nos parecer todo este assunto, na legislação grega havia disposições não muito diferentes destas. Se um pai grego tinha propriedades consideráveis e só uma filha, esta, por ser mulher, não podia herdar diretamente. O herdeiro direto seria seu marido ou seu filho. Mas se a filha era solteira, o pai podia deixar sua propriedade e sua filha a quem quisesse. Esta pessoa devia casar-se com a herdeira, embora para isso tivesse que divorciar-se de uma esposa já existente. E se, em tais circunstâncias, um pai morria sem fazer testamento, o parente mais próximo podia reclamar como esposa a filha herdeira. O princípio é o mesmo. Tudo está destinado a manter a família e conservar a propriedade dentro da família a que pertencia. Pergunta-a que fizeram os saduceus, pois, pode ter apresentado um caso exagerado, com a história dos sete irmãos, mas estava fundada em uma Lei judia bem conhecida. A pergunta dos saduceus era simplesmente esta: se de acordo com as normas que governam o levirato, uma mulher esteve casada por turno com sete irmãos, havendo ressurreição dos mortos, de quem será esposa na ressurreição? Acreditavam que ao fazer esta pergunta tinham feito a ideia da ressurreição totalmente ridícula. A resposta do Jesus tem duas partes. Primeiro, ocupa-se do que poderíamos chamar a maneira da ressurreição. Estabelece que quando se produz a ressurreição e uma pessoa volta à vida, já não regem as antigas leis da vida física, que os ressuscitados são como os anjos, e que já não intervêm coisas físicas como casar-se e dar-se em matrimonio.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de maio  Dia 146  

Leituras: Marcos 11:1-14; 1 Coríntios 13; Salmo 119:113-128; Provérbios 31:17-23; 2 Samuel 9-10.  

Versículo Especial: “Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe” (Salmo 119:116).  

Pensamento Bíblico: O Amor Definido em Ação (1 Coríntios 13:1-8). O amor é mais do que atitude ou atração, ele é ação. Examine a aplicação das palavras de Paulo, em 1 Coríntios 13:4-8. O amor engloba todas as qualidades que deveriam ser aparentes na vida de um filho de Deus. Estes versículos ajudam-nos a apreciar o significado de Mateus 22:36-40, onde Jesus nos diz que nosso serviço pode ser resumido em amor a Deus e amor ao próximo.  

Ação: Mostre amor conforme seu modo de viver.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Marcos (William Barclay) 286 "A glória do império romano foi que trouxe a paz a um mundo convulsionado. Sob seu domínio as regiões da Ásia Menor e do Oriente desfrutaram de tranqüilidade e segurança em uma extensão e por um lapso  que não tinham conhecido antes e provavelmente tampouco depois. Esta era a pax romana. Sob o domínio romano o morador das províncias se encontrava em condições de dirigir seus negócios, prover para sua família, enviar suas cartas e fazer suas viagens com segurança, graças à forte mão de Roma." Segue sendo certo que ninguém pode honestamente receber todos os benefícios que confere o viver em um Estado, e logo rechaçar todas as responsabilidades da cidadania. (3) Mas há um limite. E. A. Abbott tem um pensamento sugestivo. A moeda tinha a imagem de César gravada, e por conseguinte pertencia a César. O homem leva sobre ele a imagem de Deus – Deus o criou à sua imagem (Gênesis. 1:26-27) – e portanto pertence a Deus. A conclusão inevitável é que, se o Estado permanece dentro de seus próprios limites e faz as demandas que lhe são próprias, o indivíduo deve lhe dar sua lealdade e seu serviço, mas em última análise tanto o Estado como o homem pertencem a Deus e, portanto, em um conflito entre as pretensões do Estado e Deus, a lealdade a Deus é a primeiro. Mas segue sendo certo que em toda circunstância ordinária, o cristianismo deve fazer do homem um cidadão melhor que qualquer outro homem. FALSA IDÉIA DA VIDA POR VIR Marcos 12:18-27 Esta é a única vez que aparecem os saduceus no Evangelho de Marcos, e sua aparição é inteiramente característica deles. Os saduceus não eram um grande partido judeu. Eram aristocratas e ricos. Incluíam a maior parte dos sacerdotes. A função de sumo sacerdote normalmente era desempenhada por um saduceu. Sendo o partido rica e aristocrata, não era estranho que fossem colaboracionistas, já que queriam conservar suas comodidades e privilégios. Deles procedia a classe governante, os que estavam dispostos a colaborar com os romanos no governo do país. Em certas questões diferiam muito dos fariseus. Primeiro, os saduceus aceitavam só as  escrituras escritas e atribuíam mais importância ao Pentateuco, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, do que a todo o resto. Não aceitavam a massa de tradições e leis orais, as regras e regulamentos que eram tão caros para os fariseus. Seu fundamento era a Lei mosaica escrita. Em segundo lugar, os saduceus não acreditavam na imortalidade, nem em espíritos e anjos. Diziam que nos primeiros livros da Bíblia não havia evidências da imortalidade, e não a aceitavam.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de maio  Dia 145  

Leituras: Marcos 10:46-52; 1 Coríntios 12:21-31; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:10-16; 2 Samuel 7-8.  

Versículo Especial“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim” (Salmo 119:112).  

Pensamento Bíblico: Uma Bela Mulher  (Provérbios 31:10-16). A definição de Deus da beleza, freqüentemente, difere dos padrões humanos. Uma mulher de valor:

   Apoia seu marido

   Trabalha esforçadamente

   Provê as necessidades de sua família.

Note que qualquer envolvimento que possa tirá-la do lar será em benefício de sua famíliaSnão em negligência à família. Este capítulo dá importante orientação para o desenvolvimento de uma mulher piedosa.  

Ação: A despeito dos esforços, em nossa sociedade, para diminuir o valioso papel das mulheres, mostremos fé para seguir o padrão que Deus revelou.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


24 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 284 (3) Devido a que uma moeda tinha a cara e a inscrição de rei se sustentava, ao menos em certo sentido, que era propriedade pessoal do rei. A resposta de Jesus foi esta: "Ao usar a moeda de Tibério reconhecem em todo caso seu poder político na Palestina. Além disto, a moeda de todos os modos é sua, pois tem nela seu nome. Dando-lhe dãolhe o que é dele. Dêem-na, mas recordem que há uma esfera da vida que pertence a Deus e não a César." Nunca ninguém estabeleceu um princípio mais influente que este. Era um princípio que conservava ao mesmo tempo o poder civil e o religioso. Rawlinson nos recorda que Lorde Acton, o grande historiador, disse deste dito de Jesus: "Essas palavras... deram ao poder civil, sob o amparo da consciência, uma importância que nunca tinha gozado e limite que nunca tinha conhecido, e foram o repúdio do absolutismo e a inauguração da liberdade." Estas palavras afirmaram ao mesmo tempo os direitos do estado e a liberdade de consciência. O Novo Testamento em geral estabelece três grandes princípios que têm que ver com o cristão e o Estado. (1) O Estado é ordenado por Deus. Sem as leis do Estado a vida seria um caos. Os homens não podem viver juntos a não ser que estejam de acordo em obedecer as leis da convivência. Há muitos valiosos serviços de que ninguém poderia desfrutar a não ser pelo Estado. Ninguém pode ter individualmente sua água corrente, seus próprios deságües, seu próprio sistema de transporte, sua própria organização de segurança social. O Estado é a origem de muitas das coisas que fazem possível a vida. (2) Ninguém pode aceitar todos os benefícios que o Estado lhe dá e fugir de todas as responsabilidades. Não se discute que o governo romano introduziu no mundo antigo um sentido de segurança que nunca antes tinha tido. Em sua maior parte, exceto em certas áreas notórias, os mares foram limpos de piratas e os caminhos de bandidos, as guerras civis foram trocadas pela paz, e a tirania imprevisível e caprichosa pela justiça imparcial de Roma. Como escreveu E. J. Goodspeed:.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de maio  Dia 144  

Leituras: Marcos 10:32-45; 1 Coríntios 12:12-20; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:1-9; 2 Samuel 5-6.  

Versículo Especial: “Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito ja teria eu perecido na minha angústia” (Salmo 119:92).  

Pensamento Bíblico: Uma Chave para Sobreviver à Aflição (Salmo 119:92). As dificuldades aparecem em  nossas vidas. Elas variam de tipo, de freqüência e de intensidade, mas acontecem com todos nós. Alguns usam suas provações para desculpar-se de sua rebelião contra Deus, apontando um dedo acusador ao Senhor. Outros usam-nas construtivamente, para reforçar a fé e melhorar o seu caráter pessoal. Temos que escolher se usaremos nossas lutas como pedras de tropeço ou degraus de pedra.  

Ação: Decida aprender com suas aflições, usando-as como meio de crescimento espiritual (Salmo 119:71).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 283 (1) Um imposto à terra, que consistia em um décimo de todo o grão e um quinto do azeite e o vinho que se produzira. Isto se pagava em parte em espécie e em parte em dinheiro. (2) Um imposto à renda que subia ao um por cento dos ganhos de uma pessoa. (3) Uma captação, que se cobrava a todos os varões de quatorze a sessenta e cinco anos e a todas as mulheres de doze a sessenta e cinco. Esse imposto consistia em um denário por cabeça. Este era o imposto que afetava a todos e que todos tinham que pagar pelo simples feito de existir. Os fariseus e os herodianos se aproximaram de Jesus muito sutilmente. Começaram adulando-o. Com isto se propunham duas coisas: desarmar as suspeitas que Jesus pudesse ter, e sublinhando seu valor e sua honestidade, fazer impossível que deixasse de dar uma resposta sem perder completamente sua reputação. Em vista de todas as circunstâncias a pergunta que os fariseus e os herodianos expuseram a Jesus foi uma obra mestra de astúcia e sutileza. Devem ter pensado que o tinham parecido nos chifres de um dilema completamente iniludível. Se dissesse que era lícito pagar o tributo, perderia definitivamente sua influência no povo, e seria considerado como um covarde e um traidor. Se dissesse que não era lícito, podiam denunciá-lo aos romanos e fazê-lo prender como revolucionário. Estavam seguros de que tinham apanhado Jesus em uma armadilha da qual não havia escapatória possível. Jesus disse: "Mostrem-me um denário." Notemos, de passagem, que Ele não possuía nem sequer uma moeda desse valor. Perguntou de quem era a imagem que tinha a moeda. Seria a de Tibério, o imperador reinante. Todos os imperadores eram chamados César. Uma inscrição ao redor da moeda diria que era a moeda "de Tibério César, o divino Augusto, filho de Augusto", e no reverso o título "pontifex maximus", o sumo sacerdote da nação romana. Agora, a fim de entender este incidente devamos ter presente o conceito antigo da moeda. Com respeito à cunhagem os povos antigos tinham três princípios conseqüentes. (1) A cunhagem é signo de poder. Quando alguém conquistava uma nação, ou se algum rebelde tinha êxito, o primeiro que fazia era cunhar sua própria moeda. Isso, e somente isso era a garantia final de domínio e poderio. (2) Onde a moeda era válida se aceitava o poder do rei. O domínio de um rei se media pela área na qual suas moedas eram válidas. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de maio  Dia 143  

Leituras: Marcos 10:23-31; 1 Coríntios 12:1-11; Salmo 119:65-80; Provérbios 30:29-33; 2 Samuel 3-4.  

Versículo Especial:  “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos” (Salmo 119:73).  

Pensamento Bíblico: As Pessoas Chegam com Manuais de Instrução (Salmo 119:73). Quantas vezes você teve dificuldades em utilizar um produto porque você não se deu ao trabalho de ler as instruções? (Talvez você aprove a velha teoria que diz que “quando nada der certo, é melhor ler as instruções”). Infelizmente, muitas pessoas tentam dirigir suas próprias vidas sem jamais perceberem que seu “Fabricante” forneceu um “manual de instruções”. Deus o fez, e ele escreveu o livro que diz como você deveria funcionar. Leia as instruções, antes que tudo dê errado.  

Ação: Leia e siga as instruções de seu Fabricante.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 282 A parábola termina com uma citação do Antigo Testamento que chegou a ser muito querida para a Igreja. A citação a respeito da pedra que foi rechaçada pertence ao Salmo 118:22-23. A pedra que foi rechaçada se converteu na pedra que une entre si as esquinas do edifício, a pedra que é a chave do ângulo, a pedra mais importante de todas. Esta passagem fascinou os primeiros escritores cristãos. É citada ou se faz referência a ela em Atos 4:11; 1 Pedro 2:4,7; Romanos. 9:32-33, Efésio. 2:20. Originalmente, no salmo, era uma referência ao povo de Israel. As grandes nações que se consideraram arquitetos da estrutura do mundo tinham considerado o povo de Israel como um povo sem importância nem honra. Mas, segundo a visão do salmista, a nação que tinha sido menosprezada, algum dia, na economia divina, viria a ser a maior nação do mundo. Os escritores cristãos viram no sonho do salmista algo que se cumpriu perfeitamente na morte e ressurreição de Jesus. CÉSAR E DEUS Marcos 12:13-17 Por trás desta ardilosa pergunta havia uma história amarga. Herodes o Grande faleceu no ano 4 A.C.; tinha governado toda a Palestina como um rei tributário dos romanos. Tinha sido fiel aos romanos e estes o tinham respeitado e lhe tinham dado muita liberdade. Antes de morrer dividiu seu reino em três. A Herodes Antipas deu Galileia e Peréia. A Herodes Filipe deu a região desértica do Nordeste, ao redor de Traconites e Ituréia e Abilene. A Arquelau deu o território do Sul, que incluía Judéia e Samaria. Antipas e Filipe logo se estabeleceram e em rigor governaram bem e sabiamente. Mas Arquelau foi um fracasso total como rei. O resultado foi que no ano 6 D.C. os romanos tiveram que intervir e encarregar-se diretamente do governo. As coisas eram tão pouco satisfatórias que o Sul da Palestina não pôde continuar sendo um reino tributário semi independente e se converteu em uma província. Era governada por um procurador. As províncias romanas se dividiam em dois grupos. As que eram pacíficas e não necessitavam tropas eram governadas pelo Senado por meio de procônsules. As que eram centros de agitação e que requeriam a presença de tropas, eram da incumbência direta do imperador e eram governadas por procuradores. O Sul da Palestina pertencia naturalmente à segunda categoria e de fato se pagava tributo diretamente ao imperador. O primeiro ato do governador Cirênio foi levantar um censo do país, a fim de poder estabelecer impostos justos e uma administração geral. A seção mais tranqüila do povo o aceitou como uma necessidade inevitável. Mas um tal Judas Gaulonita levantou uma violenta oposição. Trovejou que "a introdução dos impostos não era melhor que a introdução da escravidão". Incitou à população a rebelar-se, dizendo que Deus os ajudaria se recorriam a toda a violência que pudessem. Seu argumento era que para os judeus Deus era o único Rei e Senhor. Deveriam morrer alegremente antes que chamar senhor a homem algum. Os romanos se encarregaram de Judas com sua habitual eficiência, mas seu grito de batalha nunca morreu. "Não pagar tributo aos romanos" converteu-se no santo e senha dos patriotas judeus mais fanáticos. Os tributos que se impuseram eram três. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de maio  Dia 142  

Leituras: Marcos 10:13-22; 1 Coríntios 11:27-34; Salmo 119:49-64; Provérbios 30:21-28; 2 Samuel 1-2.  

Versículo Especial: “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos” (Salmo 119:59). 

Pensamento Bíblico: Reverência à Mesa do Senhor (1 Coríntios 11:27-34). Paulo agora constrói sobre a base já estabelecida. A ceia do Senhor, como uma comemoração do sacrifício de Jesus, tem que ser observada com solene reverência. A frivolidade rebaixa a comemoração e condena a pessoa descuidada. Nosso modo de participar tem que refletir nosso respeito pelo Senhor e nossa apreciação de seu grande e abnegado sacrifício. Quando comungamos com Jesus e seus seguidores em recordação de sua morte, devemos levar isso a sério.  

Ação: Examine suas atitudes para com Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


21 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 280 (3) Fala-nos da paciência de Deus. Não uma nem duas, mas muitas vezes o dono deu oportunidade aos lavradores para pagar a dívida que tinham com Ele. Tratou-os com uma cortesia e uma paciência que não mereciam. (4) Fala-nos do triunfo final da justiça de Deus. Os homens podem aproveitar-se de sua paciência, mas no final chega o julgamento e a justiça. Deus pode suportar muito tempo a desobediência e a rebelião, mas no final Ele age. Também nos diz algo a respeito de Jesus. (1) Diz-nos que se considerava a si mesmo não como um servo e sim como um filho. Ele se aparta deliberadamente da sucessão dos profetas. Eles eram servos. Ele era Filho. No se ouvi a palavra final e definitiva de Deus. Esta parábola era um desafio deliberado às autoridades judaicas, porquanto contém a inconfundível declaração do Jesus de que Ele era o Messias. (2) Diz-nos que sabia que teria que morrer. A cruz não foi uma surpresa para Jesus. Sabia que o caminho que tinha escolhido não podia ter outro fim. A grandeza de seu valor consiste em que sabia isso e prosseguiu inflexivelmente. (3) Diz-nos que estava seguro de seu triunfo final e sua vindicação. Sabia que seria maltratado e morto, mas também sabia que esse não era o fim, que depois do rechaço viria a glória. Diz-nos também algo sobre o homem. (1) Podia haver só um motivo para que os lavradores pensassem que poderiam matar o filho e entrar na posse da vinha. Devem ter pensado que o dono estava muito longe para agir, ou que tinha morrido e não se precisava contar com ele. Ainda os homens pensam que podem proceder contra Deus e dar-se bem. Mas Deus está bem vivo. Os homens tratam de aproveitar-se de sua própria liberdade e da paciência divina, mas vem o dia do ajuste de contas. (2) Se alguém rechaça seus privilégios e responsabilidades, estes passam a outra pessoa. A parábola contém todo o germe do que viria: o rechaço por parte dos judeus e a transferência de seus privilégios e responsabilidades aos gentios.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA


 21 de maio Dia 141  

Leituras: Marcos 10:1-12; 1 Coríntios 11:17-26; Salmo 119:33-48; Provérbios 30:15-20; 1 Samuel 30-31.  

Versículo Especial: “Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Salmo 119:37).  

Pensamento Bíblico: Recordando a Morte de Cristo (1 Coríntios 11:23-26). Num esforço para restaurar a reverência na adoração dos cristãos coríntios, Paulo lembrou-os do significado da ceia do Senhor. Eles deviam comer, a esta mesa, com uma apreciação do significado da comemoração. Jesus tinha dado como modelo: primeiro, dar graças e comer o pão em memória do seu corpo sacrificado; depois, dar graças (veja Mateus 26:27) e beber do cálice, como recordação do seu sangue derramado. A ceia do Senhor serve como uma proclamação da morte de Jesus com uma esperança da sua volta (v. 26). Quando observamos esta comemoração, devemos participar com apreciação reverente do sacrifício de Jesus.  

Ação: Agradeça a Deus pelo sacrifício de seu filho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

Livros (William Barclay) 279 A vinha tinha todas as partes necessárias. Tinha um muro para assinalar seus limites, para preservá-la de ladrões e defendê-la contra os ataques dos javalis. Tinha um lagar. Em uma vinha havia uma imprensa na qual se pisavam nas uvas com os pés. debaixo da imprensa havia um lagar no qual caía o suco. Havia uma torre. Nesta se armazenava o vinho, alojavam-se os operários, e dali se mantinha a vigilância contra os ladrões na época de colheita. Os lavradores representam os dirigentes de Israel ao longo da história da nação. Os servos que o amo enviou representam os profetas. Servo ou escravo de Deus é um título comum. Assim foi chamado Moisés (Josué 14:7). Assim foi chamado Arão (Josué 24:9). Assim foi chamado Davi (2 Samuel 3:18). E o título aparece regularmente nos livros dos profetas (Amós 3:7; Jeremias 7:25; Zacarias 1:6). O Filho é o próprio Jesus. Até na excitação do momento os ouvintes puderam fazer estas identificações, pois os pensamentos e figuras eram todos familiares para eles. O relato em si é o relato do que bem poderia ter acontecido na Palestina nos dias de Jesus. Na Palestina havia muita agitação trabalhista e muitos donos ausentes. O dono dessa vinha poderia ser um judeu que tinha procurado uma morada mais cômoda que a Palestina, ou podia ser um romano que a considerasse como um investimento de seu dinheiro. Se o dono seguia a Lei, a primeira oportunidade para cobrar a renda seria cinco anos depois de plantada a vinha (Levítico 19:23-25). m tal caso a renda era paga em espécie. Podia ser uma ercentagem fixa acordada da colheita, ou podia ser uma soma stabelecida, qualquer que fosse o resultado da colheita. A história não é e modo algum improvável, e relata o tipo de coisas que podiam ocorrer a realidade.Esta parábola está tão cheia de verdades, que só as podemos ssinalar brevemente. iz certas coisas a respeito de Deus. 1) Fala-nos da generosidade de Deus. A vinha estava equipada om todo o necessário para que o trabalho dos lavradores fosse fácil e roveitoso. Deus é generoso na vida e no mundo que deu aos homens. 2) Fala-nos da confiança de Deus. O dono se ausentou e deixou os lavradores que eles mesmos dirigissem a vinha. Deus confia em nós  suficiente para nos dar liberdade para levar nossa vida como queremos. omo disse alguém: "O lindo a respeito de Deus é que nos permite fazer anto por nós mesmos."(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de maio Dia 140  

Leituras: Marcos 9:38-50; 1 Coríntios 11:1-16; Salmo 119:17-32; Provérbios 30:7-14; 1 Samuel 28-29.  

Versículo Especial: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Salmo 119:18).  

Pensamento Bíblico: Profundo Arrependimento (Marcos 9:43-50). O inferno é um lugar horrível que tem que ser evitado a todo custo. Jesus salienta este fato com uma série de ilustrações para mostrar as mudanças radicais, necessárias para voltarmo-nos para o Senhor.  

Qualquer coisa que nos tirará do caminho do céu tem que ser cortada fora. Estilos de vida pecaminosos têm que ser abandonados. Temos que parar de andar em pecado e começar a caminhar como filhos da luz.  

Ação: Examine-se. Cortou fora seus pecados?(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Ne que Deus abençoe a todos)

19 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 278 Por outro lado, se dissessem que a obra do João era puramente humana, agora que João tinha, além disso, a distinção de ter morrido como mártir, sabiam bem que o povo que ouvia provocaria uma revolta. De modo que se viram obrigados a dizer fracamente que não sabiam, e Jesus evitou a necessidade de dar resposta à pergunta deles. Todo este relato é um exemplo vivido do que acontece aos homens que não querem enfrentar a verdade. Para evitar enfrentar a verdade têm que torcer-se e retorcer-se e no final se colocam em uma posição em que ficam envoltos tão desesperadamente que não têm nada que dizer. O homem que enfrenta a verdade pode ser que tenha a humilhação de reconhecer que estava equivocado, ou o perigo de ter que tomar partido pela verdade, mas ao menos para ele o futuro é forte e brilhante. O homem que não enfrenta a verdade não tem outra perspectiva que a de um envolvimento cada vez mais profundo em uma situação que o faz incapaz e ineficaz. Marcos 12 Rechaço e retribuição - Marcos. 12:1-12 César e Deus - Marcos. 12:13-17 Falsa ideia da vida por vir - Marcos. 12:18-27 Amor a Deus e amor aos homens - Marcos. 12:28-34 O Filho de Davi - Marcos. 12:35-37a A religião equivocada - Marcos. 12:37b-40 O maior dom - Marcos. 12:41-44 RECHAÇO E RETRIBUIÇÃO Marcos 12: 1-12 Quando tratamos os princípios gerais de interpretação das parábolas dissemos que uma parábola nunca deve ser tratada como uma alegoria, e que não se deve procurar um significado para cada detalhe. Recordemos que originalmente as parábolas de Jesus não estavam destinadas a ser lidas, mas que foram ditas e seu significado era o que tiveram para os que primeiro as ouviram. Mas em certa medida esta parábola é uma exceção. É uma espécie de híbrido, uma mescla de alegoria e parábola. Nem todos seus detalhes têm um significado íntimo, mas têm mais do que o normal. E possivelmente isto é porque Jesus estava falando em figuras que eram parte integrante do pensamento e a imaginação judeus. O proprietário da vinha é Deus. A própria vinha é o povo de Israel. Esta é uma figura com a qual os judeus estavam perfeitamente familiarizados. No Antigo Testamento é empregada vivida mente em Isaías 5:1-7, uma passagem do qual estão tomados alguns dos detalhes e a linguagem da presente passagem. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de maio Dia 139  

Leituras: Marcos 9:30-37; 1 Coríntios 10:23-33; Salmo 119:1-16; Provérbios 30:1-6; 1 Samuel 26-27.  

Versículo Especial: “Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito” (Salmo 119:15). 

Pensamento Bíblico: A Beleza da Palavra de Deus (Salmo 119). O programa de hoje nos leva ao mais longo dos Salmos. É um poema lindamente construído em exaltação do valor da palavra de Deus. O Salmo é dividido em 22 seções, cada uma indicada por uma letra do alfabeto hebraico. Em hebraico, cada versículo começa com a letra que inicia sua seção. O Salmo 119 é um poema em acróstico elaborado, lembrando-nos da grandeza da palavra revelada de Deus. Está cheio de louvor a Deus pela sua sabedoria e amor, ao dar-nos as Escrituras.  

Ação: Agradeça a Deus pela dádiva de sua Palavra.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


18 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 277 UMA PERGUNTA ARDILOSA E UMA RESPOSTA AGUDA Marcos 11:27-33 Nos recintos sagrados havia dois claustros famosos, um neste lado e outro no lado Sul do Pátio dos gentios. O claustro do Este recebia o nome de Pórtico do Salomão. Era uma magnífica arcada constituída por fortes colunas de uns doze metros de altura. O claustro do Sul era ainda mais esplêndido. Chamavam-no o Pórtico Real. Estava formado por quatro filas de colunas de mármore branco, de dois metros de diâmetro por dez de altura cada uma, em número de cento e sessenta e dois. Era comum que rabinos e mestres passeassem entre estas colunas ensinando. A maior parte das grandes cidades da antiguidade tinham estas arcadas e colunatas. Protegiam do Sol, do vento e da chuva, e, em realidade, nesses lugares era onde se realizava a maior parte do ensino religioso e filosófico. Uma das escolas mais famosas do pensamento antigo foi a dos estóicos. Receberam seu nome do fato de que Zeno, seu fundador, ensinava enquanto caminhava pela Stoa Poikitie, o Pórtico Pintado, em Atenas. A palavra stoa significa pórtico ou arcada e os estóicos eram a escola do pórtico. Nessas arcadas do templo era onde Jesus ensinava enquanto caminhava. Aproximou-se dele uma delegação dos principais sacerdotes, os doutores da Lei, quer dizer, os escribas e os rabinos, e os anciãos. Em realidade se tratava de uma delegação do Sinédrio, que estava composto por isso grupos. Fizeram-lhe uma pergunta muito natural. Era algo assombroso que um simples indivíduo particular, por si só, varresse o pátio dos gentis de seus comerciantes acostumados e oficiais. De modo que lhe perguntaram: "Com que autoridade procedes desta maneira?" Esperavam pôr Jesus em um dilema. Se dissesse que atuava por sua própria autoridade poderiam prendê-lo como um megalômano antes de que fizesse mais dano. E se dissesse que o fazia pela autoridade de Deus, poderiam prendê-lo sob a acusação de blasfêmia, porque era óbvio que Deus nunca daria autoridade a ninguém para criar uma perturbação nos pátios de sua própria casa. Jesus viu claramente o dilema em que queriam envolvê-lo, e sua resposta foi pô-los em um dilema pior ainda. Sua pergunta foi: "A obra do João Batista, em sua opinião, foi humana ou divina?" Isto os colocou nos ganchos de um dilema insolúvel. Se dissessem que era divina, sabiam que Jesus lhes perguntaria por que tinham estado contra ele. Pior ainda: se dissesse que era divina, Jesus poderia lhes replicar que em realidade João tinha dirigido a todos os homens a Ele, e que portanto Ele tinha o testemunho divino e não necessitava outra autoridade. Se aqueles membros do Sinédrio concordassem em que a obra de João era divina, poderiam ver-se compelidos a aceitar a Jesus como o Messias.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de maio Dia 138  

Leituras: Marcos 9:14-29; 1 Coríntios 10:14-22; Salmo 118:15-29; Provérbios 29:22-27; 1 Samuel 25.  

Versículo Especial: “A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Provérbios 29:23).  

Pensamento Bíblico: Escolhendo um Mestre (1 Coríntios 10:14 22). A idolatria era um grande problema, nos dias de Paulo, por isso ele lembrava aos seus irmãos que para servir a Cristo era preciso romper definitivamente com os ídolos. Um cristão não podia ficar em cima do muro entre o bem e o mal. A idolatria é um grande problema nos nossos dias. Há grande tentação para seguirmos as coisas do mundo, enquanto tentamos servir a Cristo. Não dará certo. Temos que escolher um só Mestre. 

Ação: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


17 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


 Livro Marcos (William Barclay) 275 AS LEIS DA ORAÇÃO Marcos 11:22-26 Esta passagem nos dá, pois, três regras para a oração. (1) A oração deve ser oração de fé. A frase sobre mover montanhas era uma expressão judia muito comum. Era uma maneira de referir-se vivida mente à remoção de dificuldades. Aplicava-se especialmente aos mestres sábios. Um bom professor, que podia remover as dificuldades que seus alunos encontravam, era chamado um remove dor de montanhas. Alguém que ouviu um rabino famoso ensinar disse que "viu o Resh Laquish como se estivesse arrancando montanhas". Assim, pois, a frase significa que se tivermos verdadeira fé, a oração é um poder que pode resolver qualquer problema e nos fazer capazes de enfrentar qualquer dificuldade. Isto parece muito simples, mas implica duas coisas. Primeiro, que devemos estar dispostos a levar a Deus nossos problemas e dificuldades. Isto em si é uma prova muito real. Às vezes nossos problemas são que queremos obter algo que não deveríamos desejar, que queremos obter algo que é em realidade um pouco proibido, que queremos achar a maneira de fazer algo que nem de teríamos pensar em fazer, que queremos nos justificar por fazer ou ter feito algo no qual nunca deveríamos ter posto as mãos nem aplicado a mente. Uma das maiores provas de qualquer problema consiste simplesmente em nos perguntar: "Posso levar isto a Deus e lhe pedir sua ajuda?" Segundo, implica que devemos estar dispostos a aceitar a direção de Deus quando Ele nos concede. O mais comum é que alguém peça conselho quando tudo o que realmente quer é a aprovação de alguma ação que já está decidido a realizar. É inútil ir a Deus e pedir sua direção a não ser que também estejamos dispostos a ser bastante humildes e obedientes para aceitá-la. Mas se levarmos nossos problemas a Deus e somos suficientemente valentes para aceitar sua direção, receberemos o poder que pode vencer as dificuldades de pensamento e ação. (2) A oração deve ser oração de espera. É uma realidade universal que algo que se faz ou se tenta com espírito de esperança e confiada espera tem mais do dobro de possibilidades de êxito. O paciente que vai a um médico e não tem confiança nos remédios que lhe receita tem muito menos possibilidades de curar que o que vai confiando em que o médico pode curá-lo. Nossa oração não deve ser uma mera formalidade. Nunca deve ser um ritual sem esperança. Para muitas pessoas a oração é ou um ritual piedoso ou uma esperança perdida, quando deveria ser uma ardente espera. Talvez a dificuldade esteja em que queremos que Deus nos dê nossa resposta, e quando não a recebemos não reconhecemos a resposta de Deus, que sempre chega. (3) A oração deve ser uma oração de caridade. A oração de uma pessoa amargurada não pode penetrar a muralha de sua própria amargura. Por que? Se tivermos que falar com Deus, deve haver algum vínculo entre nós e Deus. Nunca pode haver intimidade entre duas pessoas que não têm nada em comum. O princípio de Deus é o amor, porque Deus é amor. E se o princípio dirigente do coração do homem é a aversão e o espírito rancoroso, erigiu uma barreira entre ele e Deus. Para que a oração do tal seja respondida, primeiro tem que orar para que Deus limpe seu coração do espírito de rancor e ponha em seu coração o espírito de amor. Então poderá falar com Deus e Deus poderá falar com ele. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

17 de maio Dia 137  

Leituras: Marcos 9:2-13; 1 Coríntios 10:1-13; Salmo 118:1-14; Provérbios 29:15-21; 1 Samuel 23-24.  

Versículo Especial: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1 Coríntios 10:12).  

Pensamento Bíblico: Coisas Escritas para Nossa Instrução (1 Coríntios 10:1-13). Paulo mostra o valor dos exemplos do Velho Testamento, quando se refere aos erros dos israelitas. Depois que eles foram salvos da servidão no Egito, e a despeito da alimentação espiritual dada por Deus, eles retornaram ao pecado e foram punidos. Lições para nós:

   Fique atento para não pecar.

   Há sempre uma saída para escapar de qualquer tentação.  

Ação: Você vai ser tentado hoje. Ache o livramento que Deus proveu.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

  4 de Julho Dia 185   Leituras: Lucas 4:38-44; Gálatas 1:11-24; Salmo 4; Provérbios 1:20-27; Jó 9-10.   Versículo Especial: “Quem faz grand...