23 de abril de 2016

ANDANDO NA VERADE

Resultado de imagem para bíblia evangélica
Atos dos Apóstolos: A Expansão do Reino de Cristo
O livro de Atos dos Apóstolos, comumente conhecido apenas como Atos, relata alguns dos principais acontecimentos durante as primeiras três décadas da igreja de Jesus. O livro começa com a ascensão de Jesus poucas semanas depois da sua ressurreição e termina com a prisão de Paulo em Roma, uns 30 anos depois.
É impossível que um livro pequeno como este apresente uma história completa do período. Lucas, o autor do livro, focaliza a vida de dois dos apóstolos. Quase a metade do livro segue o trabalho de Simão Pedro, o mais influente dos apóstolos em Jerusalém. O resto do livro acompanha Saulo de Tarso, melhor conhecido como o apóstolo Paulo, nas suas viagens para levar a mensagem do evangelho aos gentios em dois continentes.
Uma maneira simples de esboçar o livro se encontra nas palavras de Jesus em Atos 1:8, onde disse aos apóstolos: “e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. Os primeiros sete capítulos falam sobre o trabalho em Jerusalém, o capítulo 8 descreve a chegada do evangelho a Samaria, e o resto do livro relata vários esforços para divulgar essa mensagem em outras partes do mundo.
Numa leitura mais detalhada, observamos o conteúdo dos capítulos:
Capítulo 1 fala sobre a ascensão de Cristo e a escolha de um apóstolo para ficar no lugar de Judas Iscariotes, o homem que se suicidou depois de trair Jesus.
Capítulo 2 relata os acontecimentos do dia de Pentecostes, sete semanas depois da morte de Jesus. Neste dia, o Espírito Santo deu poder especial aos apóstolos, que começaram a pregação pública sobre Jesus. 3.000 pessoas foram batizadas naquele dia!
Capítulos 3 a 7 descrevem os primeiros desafios que estes novos cristãos enfrentaram em Jerusalém: problemas internos e externos.
Capítulos 8 a 11 frisam a expansão do reino de Cristo a outras regiões e povos, destacando a conversão de um homem da África, de um gentio e de um perseguidor.
Capítulo 12 mostra que os perigos aos cristãos continuavam, mas que o poder de Deus era maior do que a força do homem. Herodes Agripa I, o neto do homem que tentou matar Jesus na sua infância, matou Tiago, um dos filhos de Zebedeu, e ia matar Pedro, mas Deus salvou a vida de Pedro e tomou a vida de Herodes.
Capítulos 13 e 14 relatam a primeira viagem missionária de Paulo aos quando ele e Barnabé pregaram na ilha de Chipre e algumas cidades da Ásia Menor.
Capítulo 15 explica como os apóstolos e outros resolveram diferenças de entendimento sobre a Lei do Antigo Testamento e sua relação à salvação em Cristo.
Capítulos 16 a 18 acompanham a segunda viagem de Paulo, na qual ele levou Silas e Timóteo quando atravessaram o mar Egeu para levar o evangelho à Europa.
Capítulos 19 a 21 falam da terceira viagem de Paulo, quando ele e vários outros voltaram às regiões visitadas na viagem anterior.
Capítulos 21 a 28 descrevem a prisão de Paulo, que começou em Jerusalém. De lá, ele foi levado a Cesareia e, dois anos depois, a Roma.
Entre as muitas lições práticas e valiosas do livro de Atos, observamos a certeza absoluta das testemunhas oculares que acreditavam em Jesus Cristo que veio ao mundo, viveu, morreu, ressuscitou e voltou para permanecer com seu Pai no céu.
(–por Dennis Allan)Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...