(Comentário Bíblico Moody) Dias Finais. 49:28 - 50:26.
28-33. Quando Jacó terminou seu discurso de bênção, censuras e
maldições, falou a seus filhos sobre a sua morte iminente. Em suas
instruções finais, orientou seus filhos a levarem o seu corpo a Canaã para
o sepultamento. Sepultai-me com meus pais, na caverna, ele disse, que
está no campo de Efrom (v. 29). Ele os lembrou de que o sepulcro da
família já continha os restos mortais de Abraão, Sara, Isaque, Rebeca e
Lia. Raquel fora sepultada em uma sepultura peno de Belém (cons. 35:
19, 20). Logo que Jacó terminou de dar suas instruções, recolheu os pés
na cama e, sem luta, expirou (ruah) comparecendo diante daqueles que
já tinham passado para o outro mundo (Sheol). Os Santos do V.T.
estavam longe de terem o conceito neotestamentário de vida após morte,
mas mesmo naquele tempo já tinham consciência de alguma coisa
diferente, quando estavam diante dos membros mortos da família. Sheol
era a região sombria onde as almas que abandonavam seus corpos
mortais continuavam a existir.
Gênesis 50
50:1-3. José revelou o forte afeto que tinha por seu pai na
prolongada demonstração emocional. Os outros filhos, também, provavelmente deram vazão ao seu amor. Para se certificarem de que o
corpo de Jacó seria preservado de decomposição na longa viagem ao
Hebrom, José chamou os seus servos, os médicos egípcios, para
embalsamá-lo, e os médicos embalsamaram a Israel (v. 2). Os egípcios
eram cuidadosos na preservação do corpo de uma pessoa morta para que,
ao retornar a alma à sua antiga residência, o corpo estivesse preparado
para a ocupação. As múmias egípcias preservadas durante séculos dão
silencioso testemunho da notável eficiência desses embalsamadores. A
palavra reiphei' significa "curar" ou "remendar" por meio da cirurgia ou
remédios. O Egito tinha muitos médicos, e é possível que eles
realizassem a maior parte do embalsamamento. De qualquer forma, o
corpo de Jacó foi mumificado para a viagem, e devia ter sido bem
preservado para o dia do sepultamento. Os egípcios o choraram setenta
dias (v. 3). Talvez quarenta dias fossem necessários para o
embalsamamento. Os dias adicionais foram necessários para completar o
período do luto, de modo que passaram-se finalmente setenta dias antes
que a viagem a Canaã começasse. A nação egípcia, devido ao seu
respeito por José, participou do luto. Que Deus abençoe a todos
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