2 Reis (Comentário Bíblico Moody) 6 3. A doença e a restauração de Ezequias. 20:1-11. 4. A embaixada de Merodaque-Baladã. 20:12-19. 5. A morte de Ezequias. 20:20, 21. B. Os reinos de Manassés e Amom. 21:1-26. 1. A iniqüidade e morte de Manassés. 21:1-18. 2. Os pecados e a morte de Amom. 21:19-26. C. Reforma em Judá e Israel sob o governo de Josias. 22 :1 – 23:30. D. Os últimos dias de Judá. 23:31 - 25:26. 1. Reinado e deportação de Jeoacaz. 23:31-34. 2. O reinado de Jeoaquim e a invasão de Nabucodonosor. 23:3.4 – 24: 7. 3. O reinado de Joaquim e seu cativeiro. 24: 8-16. 4. Reinado de Zedequias. 24:17-20. 5. Cerco e queda de Jerusalém. 25:1-21. 6. Gedalias, o governador fantoche. 25:22-26. E. Epílogo. A soltura de Joaquim. 25:27-30. I. Fim do Ministério de Elias até Jeú – 1:1 – 9:10. 2 Reis 1 1:1. Revoltou-se Moabe. Este versículo ficaria melhor em I Reis 22:51-53, dando uma conclusão à passagem. Era muito comum que, com a morte de um monarca reinante, houvesse uma revolta. Mesa, o rei de Moabe, conforme descobertas arqueológicas, deixou uma inscrição (conhecida por Pedra Moabita), descrevendo sua revolta triunfante contra Acabe por causa da "opressão" do rei israelita sobre Moabe. 1) Fim do Ministério de Elias até Sua Trasladação. 1:1 - 2:11. Esta seção, que inclui a narrativa da tentativa do Rei Acazias de prender Elias e a morte do rei, ensina diversas lições importantes. Mostra que é fatal abandonar a Deus, que é necessário honrar o seu profeta e que o poder e proteção só se encontram na obediência à palavra profética dada por Deus. 2. Acazias . . . adoeceu. A doença de Acazias foi provocada por uma queda da janela de um quarto no segundo andar. Ide, e consultai a Baal-Zebube. De acordo com as tabuinhas cuneiformes do alfabeto ugarita, este nome deve ser soletrado Baal-Zebul. Possivelmente a soletração foi modificada por algum copista para tornar o nome ridículo. O primeiro significa Baal da mosca. O outro, Baal da habitação, isto é, o deus da vida cananita, a principal divindade cananita. Acazias tentou sincretizar o culto a Baal com o culto a Jeová. Elias prova aqui que Baal não tem poder. Acabe, por seu lado, violara a aliança introduzindo o culto a Baal, substituindo a adoração ao Senhor pela idolatria. O pedido que Acazias fez de buscar um oráculo foi um desafio ao Deus de Israel. Se sararei desta doença. Uma doença prolongada resultante da queda despertara a preocupação do rei, levando-o a procurar um oráculo. 3. O anjo do Senhor disse. Gênesis 22:15, 16 faz do "anjo do Senhor" e do Senhor a mesma pessoa. Deus aceitou o desafio. Não há Deus em Israel. A idolatria do povo excluíra Deus dos seus corações. 4b. Sem falta morrerás. Um oráculo adverso indicava que pecado público e afastamento deliberado de Deus deviam terminar com a morte. 4c. Elias partiu. Elias foi ao encontro dos mensageiros do rei. 5. E os mensageiros voltaram para o rei. Os mensageiros, tendo se encontrado com Elias e recebido a sua mensagem, imediatamente retornaram para o rei, isto é, para Acazias – para Samaria. A idolatria tinha de tal forma obscurecido seus corações que não reconheceram a intervenção divina através de Elias.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.).
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