24 de janeiro de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 17  22. Continua a mácula da tua iniqüidade perante mim. Em outras palavras, "ainda que aparentes justiça exteriormente, isto não oculta de mim tua iniqüidade oculta, a qual não pode ser purificada por meios físicos". Salitre é lixívia, um mineral alcalino extraído dos lagos de sódio no Egito, e misturado com óleo para a lavagem de roupa. 23-25. Jeremias compara o seu povo com as criaturas selvagens no cio. Seu desejo é tão grande que qualquer parceiro que as deseje pode têlas sem se afadigar. Aqui a fêmea persegue o macho. Baalim (v. 23), Baal (cons. 2:8, observação). Dromedária nova de ligeiros pés . . . zigue-zagueando pelo caminho. Uma jovem camela impaciente cruzando suas próprias trilhas. No ardor do cio, sorve o vento. Quem a impediria de satisfazer o seu desejo? No mês dela. Isto é, no seu período de cio. 25. Guarda ... os teus pés. "Não continues perseguindo e ansiando pela idolatria", diz Deus. Mas Israel replica: "continuarei seguindo os deuses estrangeiros". 26-28. Em um futuro período de dificuldades, o Senhor adverte, os tão procurados deuses de Judá não serão capazes de salvá-la. Pau . . . pedra (v. 27). Provavelmente referências aos objetos de culto tão largamente disseminados, 'asherâ e massebâ. O 'asherâ (pau) deveria ser um poste colocado e adorado nos lugares altos dos cananeus. Era símbolo de Aserá, a deusa da fertilidade. O massebâ (pedra) era usado em ligação com o culto a Baal (Dt. 12:3). Tantos como as tuas cidades (v. 28). Os Baús eram geralmente identificados com lugares. Havia um Baal de Ecrom (II Reis 1:1-16). Assim cada cidade tinha uma divindade local (cons. Jeremias. 11:13). 29. Por que contendeis comigo? "Por que vocês se queixam dizendo que eu os tenho abandonado em sua crise, uma vez que vocês têm se rebelado contra mim?" 31. Somos livres! e não somos senhores. Isto é, vagamos à vontade, sem restrições. 33. Como dispões bem os teus caminhos, para buscares o amor! pois até às mulheres pendidas os ensinaste, e não Porque enfeitaste os teus caminhos! 34,35. Uma condenação da opressão iníqua aos pobres. Cons. Amós 2:6-8; 4:1; 5:10-12. 34. Pobres e inocentes e não pobre inocente. A última metade do versículo poderia ser relacionado com o versículo 35 assim: ''Tu não os encontraste assaltando casas (o que teria justificado um ato de homicídio; Êxodo. 22:2). Contudo, apesar disso, tu dizes: Estou inocente". 35. Entrarei em juízo contigo, isto é, eu te julgarei.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos) 

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