Isaías (Comentário Bíblico Moody) 122 18. Só por breve tempo. Cerca de 800 anos por ocasião da queda de Jerusalém em 587 A. C. (e apenas 673 anos depois: de 538 A. C. a 135 d. C.).Isaías 64 64:1-7. Isaías representa o povo de Israel implorando a Jeová que intervenha no cenário mundial, impondo os direitos de Sua santidade e soberania. 1. A imagem faz lembrar a erupção do Monte Sião. 2. Os homens justos sentem-se entristecidos com o desprezo que os homens demonstram para com Deus, com aparente impunidade. Eles reconhecem que o Senhor não pode intervir devidamente para libertar, a não ser que o seu povo ande em amor e obediência (v. 5), enquanto que o povo de Israel (e a fortiori o restante da humanidade) está contaminação pelo pecado; até mesmo suas pretensões à justiça (v. 6) estão viciadas com motivações basicamente egoístas, e não pelo supremo amor de Deus (a única base para a verdadeira moralidade; cons. Deuteronômio. 6:5). 8-12. Reconhecendo a sua própria culpa imperdoável, os israelitas arrependidos rogam apenas pelas promessas misericordiosas da aliança divina e apresentam sua terra devastada e o seu Templo arruinado como argumentos para a sua piedade e compaixão. Isaías 65 Sermão VII. A Misericórdia Divina Reservada para o Israel Espiritual. 65:1-25. 1-7. Esta é uma acusação severa contra a nação judia hipócrita do tempo de Isaías, professando ser um povo santo e justo (v. 5), e contudo praticando todas as execráveis abominações dos pagãos. (Esta descrição seria de todo desapropriada para o Israel pós-exílico, que abandonou a idolatria para sempre). 1. A um povo que não se chamava do meu nome. Os gentios (de acordo com Romanos. 10:20,21), que um dia atenderiam ao Evangelho, enquanto a nação da aliança permaneceria obstinadamente rejeitando a Cristo. Advertências e amorosas instâncias provaram ser infrutíferas; não havia outra alternativa a não ser o bem merecido castigo do cativeiro babilônico ( e a expulsão romana da Palestina em 135 d. C.). 8-12. Contudo este castigo inevitável demoraria a acontecer, a rum de preparar o remanescente dos verdadeiros crentes para as futuras bênçãos. O cacho de uvas do versículo 8 compõe-se, em grande parte, de uvas estragadas ou mirradas; poucas são boas e doces. Por razões sentimentais, sendo este cacho o primeiro da colheita, o agricultor o preserva. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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