Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 9 20. Filho de Davi.
Este tratamento que o anjo deu a José (Gabriel? Lucas. 1:26) é um título
principesco. Ainda que José se encontrasse em circunstâncias humildes, era
herdeiro do trono davídico que se encontrava vago. A citação do Espírito Santo
como agente da concepção de Maria aponta claramente a personalidade distinta
deste Divino Ser, e do conhecimento pleno que os judeus comuns tinham dessa
Pessoa sem maiores explicações. 21. Jesus provém da expressão hebraica Jeová
salva e aponta para o propósito de sua vinda. Seu povo relaciona Jesus às
promessas messiânicas feitas a Israel, ainda que a cruz estendesse esta
salvação dos pecados também aos gentios. 22,23. A miraculosa concepção seria o
cumprimento de Isaias. 7:14. Se houve um outro cumprimento nos dias de Isaías
não se discute nem se sugere. Possivelmente essas palavras foram ditas pelo
anjo e assim constituíram um reforço para a fé de José. Emanuel não foi usado
como nome próprio de Jesus, mas descreve sua pessoa como o Filho de Deus.
24,25. José consumou o período de noivado levando Maria para viver em sua casa
para que Jesus por ocasião do Seu nascimento fosse o seu filho legítimo e
herdeiro do trono, Entretanto, ele não a conheceu sexualmente até o nascimento.
O enquanto não indica necessariamente o que aconteceu depois. Entretanto,
qualquer um deduz logicamente que seguiu-se o relacionamento normal do casamento,
a não ser que se pretenda defender a virgindade perpétua de Maria. Mateus
revela que não tinha tal inclinação. Mateus 2 C. A visita dos Magos. 2:1-12.
Mateus que é o único a registrar este incidente, mostra a contraste de atitudes
entre os sábios que não eram judeus que viajaram de longe para ver Jesus e as
autoridades judias que não foram capazes de caminhar cinco milhas. 1. Belém da
Judéia era também chamada de Efrata. (Gênesis. 35:16, 19). É preciso ler-se Lucas.
2:1-7 para se saber porque o nascimento aconteceu em Belém e não em Nazaré. O
rei Herodes, conhecido como Herodes, o Grande, era filho de Antipater, um
edomita, foi feito rei pelos romanos em 43 A.C. Sua morte em 4 A.D. (nossos
calendários estão errados em pelo menos quatro anos) dá-nos a mais recente e
possível data para o nascimento de Cristo. Magos (magoî) indicava
originariamente a casta sacerdotal entre os persas e babilônios (veja Daniel
2:2, 48; 4:6, 7; 5:7). Mais tarde o nome foi aplicado pelos gregos a qualquer
feiticeiro ou charlatão (Atos 8:9;13:18). Mateus usa o termo no sentido bom
para designar homens respeitados de uma religião oriental. É inteiramente
aceitável que esses homens tivessem contato com os judeus exilados, ou com as
profecias e a influência de Daniel, e assim possuíssem as profecias do V. T.
relativamente ao Messias.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe
a todos)
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