Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 74 34,36. Chegaram à
terra de Genesaré. Uma planície fértil várias milhas ao sul de Cafarnaum.
Considerando que o discurso na sinagoga de Cafarnaum aconteceu provavelmente no
dia seguinte à multiplicação milagrosa (João. 6:22, 59), este parágrafo pode
ser uma descrição geral dos acontecimentos de diversos dias ou semanas, antes e
depois da visita a Cafarnaum. O desejo dos doentes de tocar na orla de sua
veste foi provavelmente motivado pela notícia da cura da hemorragia que tempos
atrás ocorreu naquela região (9:20). Mateus 15 11) Conflito com os fariseus por
causa da tradição. 15:1-20. A oposição local dos fariseus galileus (cap. 12)
foi agora reforçada por uma delegação de Jerusalém. Tal oposição aumentada de frequência
e intensidade durante o final desse ano. 1. Escribas e fariseus. Provavelmente
enviados pelo quartel general para verificar o que Jesus fada e para
importuná-lo. 2. Por que transgredem os teus discípulos. Embora a acusação seja
indireta, está clara a insinuação de que os ensinamentos de Jesus são
responsáveis pela infração. Não lavam as mãos. O costume rabínico (não mosaico)
não era relativo à higiene, mas cerimonial. Sua força constritora era
popularmente considerada maior do que a da Lei propriamente dita, e alguns
rabis iam muito longe a fim de observá-lo (veja Mc. 7:4). 3. Por que
transgredis, vós, também, o mandamento de Deus. Uma admissão de que os
discípulos de Cristo transgrediam a tradição dos antigos, mas o contraste com o
mandamento de Deus mostrava a lógica de tal atitude. 4-6. Algumas tradições as
chegavam a violarem a Lei. O quinto mandamento (Êxodo. 20:12; 21:17) era Violado
com o rude estratagema de chamar de oferta (a Deus), tudo o que devia ser usado
para ajudar os pais de alguém, e, portanto, além do direito de reclamação dos
pais. Como se Deus quisesse de um homem aquilo que pertence aos seus pais! Se a
propriedade era realmente entregue a Deus não se discute, embora haja
evidências de abusos. 7-9. Resumindo, Jesus cita Isaias. 29:13, onde este povo
pode ser considerado não meramente os contemporâneos do profeta, mas a nação de
Israel através de sua história; ou mais, a denúncia dos contemporâneos de
Messias. 10. E, tendo convocado a multidão. A troca de palavras acima foi mais
ou menos particular entre Cristo e os fariseus e escribas.(Estudando a Bíblia
livro por livro que Deus abençoe a todos)
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