15 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 80 15) Retirada para a Região de Cesárea de Filipe, 16:5 - 17:23. Esta quarta retirada leva Jesus novamente para o ambiente gentio, longe das tensões da constante oposição (conf. Betsaida Julias, 14:13; Fenícia, 15:21; Decápolis, 15:24, Marcos. 7:31). Durante esse período, talvez com diversos meses de duração, aconteceu a momentosa confissão de Pedro, a detalhada predição de Sua próxima paixão, e a Transfiguração. 5-12. Conversa no caminho. 5. Para o outro lado, isto é, para o lado nordeste (Betsaida Julias Marcos. 8:22), a caminho de Cesárea de Filipe (Mateus. 16:13). Esqueceu-lhes de levar pão. A rápida saída de Magadã pode ter causado esta omissão, de modo que só encontraram um pão velho no barco (Marcos. 8:14). 6. Fermento dos fariseus e saduceus. (Sobre fermento, veja 13:33). O permeado rá influência maligna desses declarados inimigos de Cristo é o ponto em questão. 7-11. Entretanto os discípulos, atrapalhados com o esquecimento, não perceberam o simbolismo. Homens de pequena fé. Jesus sabia que a sua incapacidade de entender era devido a sua ansiedade pelas provisões, e os lembrou das lições de confiança que já tinham aprendido. 12. Doutrina dos fariseus e saduceus. Os fariseus eram legalistas e tradicionalistas, cuja ênfase dada ao ritual era hipócrita e espiritualmente moribunda (Lucas. 12:1). Os saduceus eram racionalistas, que não criam na ressurreição nem na existência de seres espirituais que não pudessem ser naturalmente explicados (Atos 23:8). Contavam entre os seus a hierarquia sacerdotal de Israel. A advertência contra tais ensinamentos sutis e racionalistas continua sendo pertinente. 13-20. A confissão de Pedro. 13. Bandas de Cesárea de Filipe. As aldeias remotas. (Marcos. 8:27). Não se diz que Jesus tenha entrado na cidade. Cesárea de Filipe. Cerca de vinte e cinco milhas ao norte do Mar da Galileia. 14. A variedade de opiniões que os homens tinham em relação a Jesus mostrava que, mesmo que muitos o relacionassem com a profecia messiânica, ninguém o via de maneira certa. João Batista era o precursor profetizado (3:1-3; 14:1, 2). Elias era aquele que precederia o "dia do Senhor" (Malaquias. 4:5, 6) Jeremias era esperado que aparecesse e restaurasse a arca que supostamente escondera (II Malaquias. 2:1-8). 15,16. Depois de levar os Doze a abandonarem ideias errôneas, Jesus pediu a sua opinião pessoal. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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