Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 65 27. Donde vem,
pois, o joio? A extensão da planta inútil não pode ser devido a um acaso (por
exemplo, o vento levou a semente), mas só em virtude de uma sementeira
deliberada. Mas, não é óbvio que o pai de família semeou boa semente? (A
resposta afirmativa está implícita.) 28. Um inimigo fez isso. Exemplos de tal
malícia sem rodeios existem (Alford, New Testament for Eng. Readers, pág. 98, 99).
29,30. Tempo da ceifa. Quando as diferenças entre o trigo e o joio forem mais
pronunciadas, e a separação puder ser feita economicamente pelos ceifeiros.
Então o joio foi primeiro atado em molhos para ser queimado, e o trigo foi
ajuntado. 31,32. O Grão da Mostarda. Esta parábola parece-se com as duas
primeiras no seguinte: todas mencionam um homem, um campo e a semente.
Consistentemente interpretadas, em cada uma delas o homem simboliza Cristo, o
campo é o mundo, e a semente é a Palavra que fala de Cristo e seu reino. Grão
de mostarda. Seu tamanho diminuto é proverbial (conf. Mateus. 17:20). No
entanto, neste exemplo, ela cresce e se transforma na maior das hortaliças, uma
árvore. Exemplos de crescimento fora do comum na Palestina já foram observados
por viajantes, mas raramente, se é que houve, do tamanho descrito aqui (conf. Marcos.
4:32). Que tal crescimento é tido como desfavorável sugere-se pelas aves que
aninham-se nos seus ramos. Nesta série de parábolas, as aves são os agentes do
mal (13:4, 19), como acontece frequentemente nas Escrituras (Jeremias. 5:26,
27; Apocalipse. 18:2). A história confirma o fato de que do menor dos começos a
igreja cresceu espantosamente por meio da proclamação da mensagem de Cristo. No
entanto tal crescimento fora do comum tem fornecido lugar de pousada para
aqueles que são inimigos de Deus, que procuram a sombra e os frutos da árvore
para seus próprios interesses (até as nações gostam de serem chamadas
"cristãs"). Os discípulos foram advertidos que a simples grandeza do
que aparece externamente ser o reino de Cristo não é essencialmente uma
contradição ao ensinamento de Cristo que diz que os verdadeiros crentes são um
pequeno rebanho rodeado de lobos (Lucas. 12:32; Mateus. 10:16). 33-35. O
Fermento. Embora alguns interpretem esta parábola e a precedente como sendo uma
descrição da influência extensa do Evangelho, tais explicações violam o uso que
Jesus fez desses símbolos em outros lugares, como também o significado das
outras parábolas (por exemplo, O Joio) que mostram a existência do mal até o
fim da dispensação.(Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a
todos)
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