
1 Crônicas (Comentário Bíblico Moody) 35  22. Meus ungidos. Separados pelo Meu Espírito (cons. I Samuel. 
16:13). Meus profetas. Abraão foi um recipiente, embora não fosse um 
arauto regular, das revelações divinas. Ele foi, portanto, designado 
profeta quando Deus o protegia contra Abimeleque, rei de Gerar (Gênesis. 
20:7). Outros patriarcas, contudo, profetizaram especificamente (por 
exemplo, Jacó, Gênesis. 48:19). O Salmo 105:16-45 continua então a história 
de Israel através da maior vindicação do Êxodo; mas, a esta altura, Davi 
passa para a sua segunda composição, o Salmo 96. 29. Adorai ao Senhor na beleza da sua santidade. Mais 
acertadamente, em santo vestuário. Entrai nos seus átrios. Isto é 
particularmente apropriado porque a presença divina descansava sobre a 
arca (Números. 7:89). 
33. Porque vem a julgar a terra. Uma expressão da esperança 
crescente de Israel na gloriosa (segunda) vinda de Jesus, o Messias 
(cons. Gênesis. 49:10; Números. 24:17; 1 Samuel. 2:10; Salmos. 2). 
35. Livra-nos das nações. Uma oração aplicável à luz da opressão 
filistéia que tinha acabado de se processar (cons, 13: 2, observação). 
36. Este versículo baseia-se na conclusão do Salmo 106, o qual 
também é a doxologia que finaliza o Livro IV do Saltério (Salmos. 90-106). 
Portanto parece que Davi compôs o Salmo 106 com o propósito de 
concluir esta coleção de salmos (cons. v. 13 no seu Salmos. 41, que termina 
com o Livro Davídico I do Saltério). E todo o povo disse: Amém!, 
significando firme, constante. Amém pode portanto ser traduzido: 
"Verdadeiramente!" E louvou ao Senhor. "Louvai ao Senhor" em 
hebraico é Aleluia. 
37. A arca da aliança. Pois a arca da presença divina era o símbolo 
de Seu testemunho redentor, com Sua promessa, "Eu sou o Senhor vosso 
Deus" (v. 14; cons. v. 15, observação; Gênesis. 17:7, 8). 
38. Jedutum. O texto hebraico diz Jeditum, que não deve ser 
confundido com Jedutum, o cantor-mestre do clã de Merari. A família de 
Obede-Edom era de Coate (26:1,4). Para serem porteiros. Portanto 
Obede-Edom foi confirmado em seu duplo cargo (veja 15:21, 
observação). 
39. O tabernáculo de Moisés permaneceu, como santuário 
separado, num lugar alto de Gibeom (II Cronicas. 1:13) até que Salomão 
construiu o Templo (I Reis 8:4).(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)