Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 15 13. As riquezas que seus donos guardam para o próprio dano. Isto se refere à perda que o homem sofre pela má ventura (v. 14), isto é, em uma especulação de maus negócios. A vaidade da riqueza jaz no fato do homem poder acumular muito, apenas para perdê-lo em um negócio infeliz, nada tendo assim para deixar para o seu filho. 20. Deus lhe enche o coração de alegria. Melhor traduzir de acordo com a RSV: Deus o mantém ocupado com alegria no seu coração. Não há muita alegria na vida, mas aquela que existe deve ser buscada por causa do prazer que proporciona. Isto fará a vida fluir de maneira agradável, pois Deus permitirá que um homem seja absorvido por essas coisas, fazendo que esqueça as dificuldades da vida. Eclesiastes Eclesiastes 6 B. Pela Riqueza que Não Pode Ser Desfrutada. 6:1-9. Uma das maiores infelicidades da vida é que o homem pode ter riquezas sem poder desfrutar delas, ou por causa de uma morte precoce ou talvez por causa de um espírito de avareza que não permitirá que seja satisfeito. 2. Deus não lhe concede que disso coma. O versículo seguinte, como também a frase, antes o estranho o come, mostra que o quadro é de um homem que morre no começo da vida antes deter oportunidade de desfrutar de sua riqueza. Não tem filhos que sejam seus herdeiros, mas algum estranho se beneficia de tudo. 3. Se alguém gerar cem filhos. É o oposto do caso anterior. Mesmo se um homem tem vida longa e muitos filhos, não constitui garantia de prazer na vida. Ele pode estar tão amarrado pela avareza ou pelas preocupações que lhe falta a capacidade de se sentir satisfeito. Para tomar o contraste ainda maior, o autor acrescenta e além disso não tiver sepultura. Isto é, se tiver de viver para sempre sem poder desfrutar da vida, seria melhor que nunca vivesse. 9. Melhor é a vista dos olhos. Satisfação nas coisas que a vida proporciona é melhor do que o andar ocioso da cobiça, isto é, melhor do que a vida que não chega nunca a realizar os seus anseios. C. Pela Fixidez do Destino. 6:10-12. Em última análise, é inútil tentar mudar as coisas, e desejar mais do que se tem. Submissão à ordem estipulada é o melhor, uma vez que Deus tem determinado as coisas do modo que são. O homem não tem poder até mesmo para discutir o assunto. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)
30 de agosto de 2022
MEDITAÇÃO DO DIA
30 de Agosto Dia 242
Leituras: Lucas 18:18-30; 2
Tessalonicenses 1; Salmo 54; Provérbios 13:20-25; Jeremias 19-20.
Versículo Especial: “Escuta,
ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca” (Salmo
54:2).
Pensamento Bíblico: Fogo
em Seus Ossos (Jeremias 20:7-11). Jeremias estava agoniado por
causa do peso de sua carga profética. Ele tinha proclamado a verdade, o que lhe
resultou em perigo pessoal. Jeremias reagiu como muitos o fazem hoje em dia:
decidiu que era duro demais. Ele deixou de ensinar a palavra de Deus
(versículos 7-9). Porém ele não podia ficar calado. A palavra tinha que sair,
de modo que ele falou novamente, sabendo como isso seria muito difícil. Ele
depositou confiança no Deus magnífico e todo-poderoso e voltou ao
trabalho.
Ação: Não se contenha.
Partilhe o evangelho com o mundo. (
Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net Que Deus Abençoe a todos)
29 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 14 2. Não te precipites com a tua boca. A ênfase está na conscientização da oração. As "vãs repetições" (Mateus. 6: 7) de muitos não conseguem aquilo que obtém as poucas palavras daqueles que são sinceros. 3. Porque dos muitos trabalhos vêm os sonhos. O autor cita um provérbio para apoio do que disse anteriormente. Tal como uma noite de sonhos é o resultado de demasiadas preocupações com os negócios, assim também as palavras disparatadas são o resultado de excesso de palavras no culto. 6. Te faça culpado. A idéia é de não permitir que a boca faça alguém se colocar em dificuldades com Deus. O anjo ou mensageiro não é o anjo do juízo enviado por Deus, mas antes o sacerdote cuja obrigação era cobrar o que fora votado (cons. M. 2: 7). 7. Na multidão dos sonhos. Este provérbio difícil é provavelmente uma alusão ao versículo 3, e o autor está resumindo a sua idéia. Exatamente como excesso de preocupação com os negócios provoca sonhos, assim também muitas palavras enunciadas no culto provocam promessas precipitadas e o castigo de Deus. V. O Tema Demonstrado (III). 5:8 – 6:12. A. Pela Riqueza que Pode Ser Desfrutada. 5:8-20. Aqui as riquezas são consideradas de três ângulos. Embora Deus possa conceder ao homem certo poder para desfrutar de riquezas, contudo 1) as riquezas Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 14 são a causa de muita ganância e injustiça entre os oficiais do governo (5:8, 9); 2) o ganho das riquezas nunca produz satisfação, pois quanto mais se ganha, mais se quer (5:10-12); e 3) as riquezas são uma possessão insegura, pois um homem adquire riqueza apenas para passála aos outros (5:13-17). Assim, em 5:18-20 o autor dá o seu conselho já muitas vezes repetido: Desfrute da vida enquanto pode. 8. Porque o que está alto tem acima de si outro mais alto. Esta não é uma declaração sobre o fato de que Deus observa todos os governantes para finalmente castigá-los, mas antes é uma referência ao sistema de governo daquele tempo. Cada oficial observava o seu subalterno a fim de obter sua parte nos impostos e subornos. Por causa deste sistema ninguém deveria se maravilhar diante da opressão e falta de justiça. 9. O proveito da terra é para todos. Parece melhor traduzir de acordo com a observação marginal da RSV: o proveito da terra está entre todos eles; um campo cultivado tem um rei. Em outras palavras, não apenas os oficiais obtêm sua parte na extorsão, mas não há nenhuma área cultivada que não esteja debaixo de impostos. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
29 de Agosto Dia 241
Leituras: Lucas 18:9-17; 1 Tessalonicenses 5:12-28; Salmo 53; Provérbios
13:13-19; Jeremias 17-18.
Versículo Especial: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o
Senhor” (Jeremias 17:7).
Pensamento Bíblico: Nações de
Argila nas Mãos do Oleiro (Jeremias
18:1-11). Ao apelar a Judá para se arrepender, Deus permite-nos entender seu
domínio sobre o destino das nações. Dois pontos são particularmente claros:
Deus determina se nações vão se levantar ou cair, e
O resultado pode ser mudado se a conduta da nação mudar.
O que aprenderemos? Veja Provérbios
14:34.
Ação: Obedeça a
Deus. Sua obediência é crucial para se salvar e até para salvar nações inteiras
da destruição. ( Estra-ido do Estudos da Bíblia. Net)
28 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 13 12. O cordão de três dobras. Isto provavelmente se refere à vantagem do companheirismo e significa que se a comunhão com dois é boa, então com três ainda é melhor. Um cordão com três fios agüentará tensão maior do que aquele que só tem dois. F. Pela Natureza Transitória da Popularidade. 4:13-16. Aqueles que buscam a popularidade como seu alvo principal descobrirão que ela não proporciona satisfação real, pois depende da inconstância das pessoas, e portanto não é coisa segura. 13. Melhor é o jovem pobre e sábio. Um exemplo hipotético do que geralmente acontece quando um homem passa da pobreza para o trono. Um rei que já não se deixa admoestar, isto é, que não aceita conselho, era muitíssimo melhor quando era um jovem pobre. Então pelo menos aceitava ensinamentos. Agora a idade e os anos diante dos olhos do público cegaram-no (o autor dá a entender) às suas incapacidades e à necessidade do conselho sábio. 14. Nasça pobre no reino deste. Geralmente a idade e a experiência nada ensinam ao homem. O rei que já foi pobre, que saiu do cárcere para o trono, que provocou a queda de outro, não aprendeu as lições principais de sua luta o favor popular é incerto e imprevisível. A tradução aquele que nasceu no seu reino tornou-se pobre sugere que o rei, através do seu fracasso em aprender as lições da popularidade pode um dia vir a se tornar um pobretão em seu próprio reino. Eclesiastes 5 IV. Palavras de Conselho (A). 5:1-7. Aqui estão diversas palavras de conselho sobre o culto apropriado. O autor recomenda cautela e brevidade nas orações (5:1-3) e alegria no pagamento de seus votos (5:4 -7). 1. Guarda o teu pé. Tenha consciência do que faz quando for à casa de Deus. Na frase ouvir é melhor, o autor não está se referindo à ida ao Templo para ouvir a exposição da Lei, mas antes está advertindo contra o adorar a Deus de maneira errada. A palavra ouvir geralmente tem o sentido de "obedecer" no V.T. O contraste é entre aqueles que se aproximam de Deus em obediência, isto é, a partir de uma conduta ética e moral (cons. Salmos. 119:101), e aqueles que são tolos, isto é, aqueles que adoram com corações sem arrependimento. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
28 de Agosto Dia 240
Leituras: Lucas 18:1-8; 1
Tessalonicenses 5:1-11; Salmo 52; Provérbios 13:7-12; Jeremias 15-16.
Versículo Especial: “Consolai-vos,
pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo” (1
Tessalonicenses 5:11).
Pensamento Bíblico: “Como
Ladrão de Noite” (1 Tessalonicenses 5:1-11). A volta de Cristo
será súbita e sem aviso. Paulo nos instrui, portanto, para estarmos preparados
todo o tempo. Nossas vidas não devem ser preenchidas por obras da escuridão. Em
vez disso, devemos andar na luz, para podermos enfrentar o Senhor sem medo. A
volta de Cristo será um dia de angústia para os ímpios, e um dia de glória para
os fiéis.
Ação: “Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo
contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1 Tessalonicenses 5:6. ( Estra-ido do
Estudos da Bíblia Net)
27 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de Agosto Dia 239
Leituras: Lucas 17:20-37; 1 Tessalonicenses 4:9-18; Salmo 51; Provérbios 13:1-6;
Jeremias 13-14.
Versículo Especial: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim
um espírito inabalável” (Salmo 51:10).
Pensamento Bíblico: Falsos Profetas Oferecem Conforto aos Condenados (Jeremias
14:13-16). Jeremias estava em guerra para salvar sua nação. Judá estava indo
rapidamente em direção a sua ruína, e pregadores estavam proclamando doutrinas
conflitantes. Jeremias falava a verdade. Ele falou ao povo sobre a destruição
que se aproximava por causa de sua persistência no pecado. Muitos outros
falavam mentiras. Eles asseguravam o povo de que nenhum desses terrores
apareceria. Eles lhes diziam que Deus estava satisfeito com o seu comportamento
e não haveria de puni-los. Eles mentiam. Jeremias estava certo. Deus, de fato,
destruiu esta nação infiel naquela geração. Infelizmente, muitos pregadores
hoje imitam estes falsos profetas. Necessitamos de homens com a integridade de
Jeremias!
Ação: Teste os mestres. Rejeite as palavras dos falsos profetas que aprovam e
encorajam o pecado. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
26 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 10 15. Deva fará renovar-se o que se passou. Literalmente, Deus busca aquilo que é perseguido. A idéia é que Deus ordenou o ciclo contínuo dos acontecimentos da vida, de modo que cada qual tem o seu tempo predeterminado. O quadro é de Deus continuamente perseguindo as coisas que já passaram a fim de capturá-las, causando a repetição destas. B. Pela Falta da Imortalidade. 3:16-22. O fracasso da justiça na vida deveria ser retificado em alguma vida futura, mas não é; pois na morte todos os homens retornam ao pó, exatamente como os animais. 16. No lugar do juízo. Nos tribunais, onde se espera que haja a devida administração de justiça, há, entretanto, maldade e maldade ainda. 17. Deus julgará o justo. O autor sugere uma solução para o problema – Deus um dia irá acertar os erros cometidos, pois há tempo que ele estipulou para todas as coisas. 18. Para que Deus os prove. Aqui o autor se contradiz, oferecendo outra solução para a dificuldade. Deus está apenas demonstrando aos homens que, apesar de sua inteligência, eles não diferem dos animais quanto ao valor. A palavra prove é geralmente traduzida para "teste" ou "experimente"; isto é, os homens estão sujeitos à disciplina da vida para que vejam que são em si mesmos como os animais. 21. Quem sabe que o fôlego de vida dos filhos dos homem se dirige para cima. A E.R.A. implica em uma crença da parte do autor em algum tipo de imortalidade. Mas o texto ficaria talvez melhor traduzido, como na RSV: quem sabe se o fôlego da vida dos filhos dos homens se dirige para cima. O autor proclamou no versículo anterior que não há uma vida posterior onde a injustiça possa ser retificada. Aqui ele acrescenta que mesmo se houvesse, ninguém tem prova disso; portanto a coisa melhor a fazer para o homem é alegrar-se ... nas suas obras (3:22) enquanto pode. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de Agosto Dia 238
Leituras: Lucas 17:11-19; 1 Tessalonicenses 4:1-8; Salmo 50; Provérbios
12:23-28; Jeremias 11-12.
Versículo Especial: “O que me oferece sacrifício de ações de
graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que
veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).
Pensamento Bíblico: Adore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19).
Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma
oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais
mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e
não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a
glorificar a Deus, em adoração contínua.
Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira
como você aproveita o dia de hoje. ( Estra-ido
dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
25 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 9 III. O Tema Demonstrado (II). 3:1 – 4:16. Eclesiastes 3 A. Pelas Leis de Deus. 3:1-15. Tudo o que faz parte da vida, inclusive a atividade humana, faz parte de um ciclo determinado. Embora o homem anseie por algo mais, nada pode fazer a respeito disso. Deve se contentar com o pouco de felicidade que tem enquanto se ocupa desta roda infinita de acontecimentos. 1. Tudo. Literalmente, para tudo, isto é, o conjunto das coisas. Tudo na natureza e na vida humana está sob um esquema estabelecido. Há um tempo (um período determinado) e um tempo (um acontecimento predeterminado) para tudo o que acontece sob o sol. Os incidentes aparentemente ocasionais, todos fazem parte de um imenso plano. 3. Tempo de matar. A matança que acontece na guerra, na autodefesa, no juízo, nunca é acidental. Isto encontra eco na linguagem moderna dentro da expressão "chegou a hora dele partir". 5. Tempo de espalhar pedras. À luz do restante do versículo, a interpretação judia parece a melhor, isto é, uma metáfora que se aplica ao ato do casamento. 7. Tempo de rasgar. Isto é uma referência à prática de se rasgar roupas em sinal de aflição (veja Gênesis. 37:29; Jó 1:20). O tempo de coser é quando a tristeza já foi aquietada. Isto então seria um paralelo da parte final do versículo e daria a idéia de que o tempo de estar calado referese a um período de profundas emoções (cons. Levitico. 10:3). 11. Tudo. . . formoso. Embora a palavra formoso seja geralmente usada no V.T. com o sentido de beleza física, parece que esta é uma alusão a um conceito igual ao de Gênesis. 1:31 referindo-se à "propriedade" de toda a criação. Tudo (lit. o todo) é exatamente como Deus quer que seja. A frase pôs a eternidade no coração tem uma variedade de interpretações. A tradução da E.R.C., o mundo, é um tanto desarmoniosa dentro do contexto e opõe-se ao uso da palavra em outras passagens. Os versículos precedentes parecem exigir que a palavra seja traduzida em seu sentido normal de "eternidade". O autor está sugerindo o contraste entre o tempo (ocorrências individuais) e a eternidade (continuidade sem limites discerníveis). Deus ordenou todos os acontecimentos da vida de acordo com a Sua vontade. Ele também deu a mente aos homens que percebem, além das ocorrências diárias, a extensão total da vida. Contudo a mente humana foi limitada, para que não possa descobrir as obras que Deus fez; ela jamais consegue resolver os aparentes paradoxos da vida. Deus deu ao homem o poder de raciocinar, mas não lhe deu o suficiente para desenredar todos os mistérios. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de Agosto Dia 237
Leituras: Lucas 17:1-10; 1 Tessalonicenses 3; Salmo 49; Provérbios 12:17-22;
Jeremias 9-10.
Versículo Especial: “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu
caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias
10:23).
Pensamento Bíblico: O Homem
não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A
resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as
pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam
com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos
voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para
dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”
Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a
Todos
24 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 8 D. Pelo Destino de Todos os Homens. 2:12-17. O autor fez uma comparação entre a sabedoria e a loucura e admitiu que a sabedoria tenha certa utilidade pelo fato de evitar que se sofra desnecessariamente. Aras o lucro só. é temporário, pois tanto o sábio como o tolo morrem e são esquecidos. 14. Os olhos do sábio estão na sua cabeça. O sábio tem condições de ver o que está a sua frente e então escolhe o caminho que lhe dá maior prazer; enquanto o néscio precisa tatear a procura do seu caminho, descobrindo o prazer por acaso. Alas a vantagem não é duradoura porque o mesmo lhes sucede a ambos. E. Pelo Trabalho Humano. Ele tinha desgosto não somente com a vida, mas também com o labor humano. Algum dia ele terá de deixar o esforço do seu trabalho diligente nas mãos de alguém que talvez será descuidadoso ou com alguém que não havia feito nada para merecê-lo. 20. Então me empenhei. Ficaria melhor, então me virei. O verbo se usa com referência à atitude física de voltar o corpo. Fala aqui de um viajante que se volta para contemplar a estrada que palmilhou. O verbo que se encontra nos versículos 11 e 12, é diferente; fala de uma volta mental. O que ele viu quando se voltou levou-o a "desesperar-se de todo trabalho" feito, pois sentiu que a estrada palmilhada não valera o esforço e o desconforto que existiu. 21. A quem por ele não se esforçou. Não apenas acontece do herdeiro ser um tolo, mas há ainda a possibilidade desesperadora da riqueza pela qual se trabalhou com tanto cuidado cair nas mãos de alguém que, não tendo nunca trabalhado por ela, não. A preze condignamente e a desperdice. F. Conclusão: Desfrute a Vida Enquanto Pode. 2: 24-26. Embora os prazeres da vida sejam temporários, e não satisfaçam completamente, pelo menos são reais. Portanto, o melhor que um homem pode fazer sob as circunstâncias é desfrutar do fruto do seu trabalho enquanto pode. 24. Da mão de Deus. A vontade de Deus é que o homem obtenha o seu prazer comendo, bebendo e trabalhando. Uma vez que o autor acha que dentro da providência divina isto é o máximo que o homem pode desfrutar, recomenda que cada um viva a vida que Deus lhe dá. 25. A AV implica na idéia: "Quem pode experimentá-lo melhor do que eu?" Mas talvez a melhor maneira de ler o versículo, à luz do contexto, é na versão grega, separado deste (isto é, de Deus). 26. Ao homem que lhe agrada. O autor não está fazendo um julgamento moral aqui, pois a palavra agrada significa simplesmente "resolve favorecer", enquanto o pecador é aquele com o qual Deus se aborrece. Ele está apresentando outro motivo para a sua filosofia de vida; não há nenhuma consistência discernível para a conduta divina. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de Agosto Dia 236
Leituras: Lucas 16:19-31; 1 Tessalonicenses 2:13-20; Salmo 48; Provérbios
12:12-16; Jeremias 7-8.
Versículo Especial: “Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será
nosso guia até à morte” (Salmo 48:14).
Pensamento Bíblico: Se Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A
história do homem rico e Lázaro demonstra as conseqüências de nossas escolhas
na vida. A troca final de palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão
também nos recorda o poder e suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não
adianta mandar um mensageiro do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade.
A palavra revelada de Deus, ele insiste, é suficiente.
Ação: Ouça a palavra de Deus enquanto é tempo! (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
23 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de Agosto Dia 235
Leituras: Lucas 16:14-18; 1 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 47; Provérbios
12:7-11; Jeremias 5-6.
Versículo Especial: “Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso
cântico” (Salmo 47:7).
Pensamento Bíblico: “Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu
Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas
espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a
sociedade. Há, freqüentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias
oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na
terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas
com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas
chegarem ao seu fim?”
Ação: Viva hoje
preparando-se para “o fim”. ( Estra-ido dos Estudos
da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
22 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 5 4. Geração vai. Aqui o hebraico usa particípios – uma geração está sempre saindo do cenário e outra está sempre entrando. O homem nasce somente para ser erguido pela maré, e então sai de cena. Mas em contraste, a terra permanece para sempre, novamente um particípio que expressa continuidade. O homem, que foi feito da terra, tem vida curta e morre, mas o material do qual foi formado continua permanente. Esta cansativa repetição também se observa no "sol" (1:5), no "vento" (1:6) e nos "rios" (1:7). 8. Todas as coisas são canseiras. A frase são canseiras fica mais bem traduzida assim do que são trabalhosas, referindo-se ao fato de que todas as coisas da vida são monótonas e fúteis, que onde quer que se olhe, encontra-se a mesma roda cansativa e infinita de atividades. Ninguém as pode exprimir. É impossível pôr em palavras a futilidade de tudo. Na realidade nunca produz verdadeira satisfação aos olhos ou ouvidos do homem. 11. Não há lembrança das coisas que precederam. É a razão do "nada novo" do versículo 10 e provavelmente ficada melhor traduzido para homens que precederam. O homem não só é perseguido por sua incapacidade de realizar qualquer coisa digna de valor, mas também pela percepção de que até mesmo a lembrança dos seus esforços será logo esquecida. Eis a resposta completa à pergunta do versículo 3: "Que proveito tem o homem? " Ele nada ganha, nem mesmo a lembrança de sua luta. O mundo da natureza é fútil; a atividade humana também é fútil. B. Pelo Conhecimento. 1:12-18. O autor buscava o conhecimento mais do que qualquer outra pessoa, mas não encontrou satisfação duradoura, pois o 'mundo continuava cheio de problemas que não podiam ser resolvidos. 14. Correr atrás do vento é uma tradução melhor do que aborrecimento do espírito, constituindo uma referência à atividade humana fútil e sem alvo, pois ninguém pode realmente tomar posse da satisfação. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de Agosto Dia 234
Leituras: Lucas 16:1-13; 1 Tessalonicenses 1; Salmo 46; Provérbios 12:1-6;
Jeremias 3-4.
Versículo Especial: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas
tribulações” (Salmo 46:1).
Pensamento Bíblico: Sendo Fiel
no Que é Pouco (Lucas 16:1-13). A parábola do administrador infiel mostra um
homem usando os recursos ao seu alcance para se preparar para o futuro. Ela não
aprova a desonestidade, mas nos lembra que nós seremos tirados da nossa função,
isto é, da posse dos bens materiais. E a lição? Use as “pequenas” coisas, tais
como o dinheiro, para servir àquele que proporcionará um lar eterno para os
fiéis.
Ação: Use sua
riqueza terrestre para glorificar seu verdadeiro proprietário: Deus. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
21 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 4 B. O Tema. 1:2, 3 1:2, 3. Toda a existência humana, quando vivida longe de Deus, é frustrante e insatisfatória. Todos os prazeres e coisas materiais da vida, quando buscadas por causa delas mesmas, nada produzem a não ser a infelicidade e um senso de futilidade. 2. Vaidade de vaidades! A palavra vaidade significa basicamente "alento" (veja Isaias. 57:13) ou "vapor" (veja Provérbios. 21:6), como o do hálito condensado que se respira em um dia frio. Aqui parece implicar em ambos: 1) aquilo que é transitório e 2) aquilo que é fútil. Enfatiza a rapidez com a qual as coisas desaparecem e o pouco que oferecem enquanto de posse delas (cons. Tiago. 4:14). Este conceito recebeu ênfase maior pelo uso repetido do superlativo, vaidade de vaidades. A frase, tudo é vaidade, é literalmente, o tudo é vaidade, isto é, a coisa toda, a totalidade da existência é vã. Isto, entretanto, precisa ser compreendido, não com referência ao universo, mas a todas as atividades da vida terrena, as coisas "sob o sol" do versículo 3. O contexto posterior indica isto com bastante clareza. O autor não é um rematado pessimista; ele está simplesmente sendo pessimista em relação à existência humana que produz satisfação longe de Deus. 3. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho. Da raiz, "restar", a palavra proveito transmite aqui mais a idéia de "vantagem" do que de "lucro" (cons. 7:11). Se uma pessoa encara a vida simplesmente em termos de valores terrenos, não há nenhuma vantagem discernível para lutar e labutar. O autor prossegue então para provar sua tese por meio de um exame dos vários setores da atividade humana. II. O Tema Demonstrado (I). 1:4 – 2:26. A. Pela Vida Humana em Geral. 1:4-11. A vida é uma repetição infinita e sem significado. O trabalho humano nada alcança de permanente; só a terra permanece para sempre. O curso da atividade humana é tão monótono e sem alvo quanto aos processos da natureza. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de Agosto Dia 233
Leituras: Lucas 15:20-32;
Colossenses 4:10-18; Salmo 45; Provérbios 11:27-31; Jeremias 1-2.
Versículo Especial: “O fruto
do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios
11:30).
Pensamento Bíblico: Um
Irmão Ciumento (Lucas 15:20-32). Depois de dispor seu assunto em
três parábolas, Jesus agora começa a trabalhar em terreno novo, corrigindo os
fariseus que se consideravam justos (veja 15:2). O perdido pode voltar. O Pai e
seus servos se alegram quando ele volta. Este irmão mais velho reflete a
atitude dos fariseus (e talvez de alguns cristãos?) que se sentiram postos de
lado, quando os pecadores vieram a Deus. O ciúme é mortífero!
Ação: Você conhece pessoas que
precisam ser conduzidas de volta ao Senhor. Tente salvar uma hoje! ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...