Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 116 19, 20. O despojo do Egito viria a ser a paga do exército de Nabucodonosor. Cons. 30:10, 24, 25; Jeremias. 43:10, 11. 21. Naquele dia. Cons, os versículos 19, 20; 30:9; 24:26, 27. O poder. Símbolo da restauração do poder de Israel (cons. I Samuel. 2:1, 10; Salmos. 92:10). Salmo 132:17 indica que a dinastia de Davi seria restaurada. Fales livremente. A confirmação das palavras do profeta aos seus companheiros de exílio (16:63), de que os juízos divinos seriam seguidas por uma nova esperança. Ezequiel 30 3) Todas as Fases da Vida do Egito Seriam punidas no Dia do Senhor. 30:1-19. Esta seção, de caráter escatológico, é a única que não foi datada mas talvez seja cronologicamente ligada a 29:1-16. Consiste de quatro oráculos, todos começando com "Assim diz o Senhor" (veja vs. 2, 6, 10,13). a) O Dia do Senhor Anunciado com Referência ao Egito. 30:1-5. 3. O dia do SENHOR. O dies irae, "dia da ira". Veja também 7:7; Amós 5:18-20; Sofonias. 1:7, 14; Isaias. 13:6; Joel 1:15; 2:1, 2. Este é o dia do julgamento do pecado e o destino final do mundo pagão, do qual o Egito é o representante. 4. Fundamentos. As instituições política e social sobre as quais se apoiava o poder do Egito (cons. vs. 6, 8, 13, 15,17). 5. Os aliados do Egito seriam derrotados. Arábia (RSV). Esta tradução segue o Symachus, Áquila e a Siríaca, em lugar da E. R. C., toda mistura de gente. Os de Cube (Líbia). Ao norte da África, oeste do Egito (cons. Naum 3:9). Leia-se Lûb, de acordo com a LXX e a Siríaca para a desconhecida Chûb do T.M. Outros aliados. Literalmente, e os filhos da terra em aliança com eles. Uma referência aos aliados do Egito e não aos mercenários judeus no exército de Psamtilk II (594-588; veja[1]se Letter of Aristeas, cap. 13). b) O Egito e Seus Afiados Seriam Destruídos. 30:6-9. 6. Migdol até Sevene. Preferível à E.R.C., desde a torre de Sevene. Cons. 29:10. 7. Cons. 29:12. 8. Fogo. Figurativo de guerra (cons. vs. 14, 16). 9. Com. Isaias. 18:2. Os atos do Senhor contra o Egito tinham a finalidade de advertir a Etiópia descuidada e o mundo. c) A Riqueza do Egito Seria Tomada por Nabucodonosor. 30:10-12. 10. A pompa do Egito (cons. 4; 29:19) seria arrasada por Nabucodonosor, pela primeira vez mencionado nominalmente. A referência de 29:17-19 é de uma data posterior. 11. Terríveis. Cons. 28:7; 31:12; 32:12; 7:24. 12. Secarei os rios. Secar os afluentes do Nilo (cons. 29:3) seria uma calamidade para o Egito. Cons. Isaias. 19:5 e segs. Na mão dos maus... estrangeiros. Cons. Habacuque. 1:6 e segs.,12,13. d) Príncipes e Cidades do Egito a Serem Destruídos. 30:13-19. As oito principais cidades, três no Egito Inferior e cinco no Superior, são destacadas para a destruição. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
27 de julho de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de julho Dia 208 Leituras: Lucas 9:37-45;
Efésios 4:25-32; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Isaías 12-13. Versículo Especial: “Antes,
sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos
outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios
4:32). Pensamento Bíblico: Instruções
Práticas para a Nova Pessoa (Efésios 4:25-32). Estes versículos
se aplicam à ideia examinada ontem. Quando vestimos o “novo homem”, ele muda
nossa conduta para com os outros. Deixaremos de mentir, da malícia, da ira,
da linguagem suja e da amargura. Mostraremos compaixão e perdão. Atitudes
egoístas serão trocadas pelo cuidado com os outros, que governará nossas
ações. Ação: Mostre que você é uma
nova pessoa em Cristo, pela maneira com que você trata os outros. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) |
26 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 115 4. Os peixes dos teus rios. A população dos mercenários do Egito. 5. Aos animais da terra . . . te dei por pasto. Sepultamento impróprio era considerado destino terrível no mundo antigo, especialmente para os egípcios, à vista de seu meticuloso cuidado com os mortos (cons. 32:4, 5 ; Jeremias. 22:18, 19 ). b) Uma Espada a Vir Sobre o Egito. 29:6-9a. 6. E saberão todos os moradores do Egito. Cons. Êxodo. 2:3, 5; Isaias. 19:6; II Reis 18:21. Tremer. Também a Siríaca, uma tradução derivada da transposição de duas letras do T.M., fazer resistir. 8. A espada. Isto é, os caldeus. Veja também os versículos 10; 32:11, 12; Jeremias. 46: 13 e segs. c) Desolação e Restauração. 29:9b-16. 10. Migdol (torre). Tell el-Heir, 19,20 quilômetros a sudoeste de Pelusium, fronteira nordeste do Egito (cons. 30:6; Êxodo. 14:2; Jeremias. 44:1). Sevene. O Sun egípcio (provavelmente significando "elefante"), na primeira queda d’água do Nilo, perto de Assuã, na fronteira meridional do Egito (cons. 30:6), perto da fronteira da Etiópia, ou Kûsh (Josefo, Wars IV. 10. 5). 11. Pé de homem, nem pé de animal. Cons. 32:13, 15; 26:20. Quarenta anos. O período da supremacia caldaica, antecipando o versículo 13. 12. A terra do Egito em desolação, no meio dos desertos da Arábia e da Líbia (cons. 30:7). Os egípcios seriam dispersos (cons. 30:23, 26). 13-16. Ao cabo de quarenta anos o Egito seria restaurado mas apenas à condição de um reino humilde. Cons. Jeremias. 46:26. Patros (terra do sul). Egito Superior. Veja também 30:14; Isaias. 11:11; Jeremias. 44:15. 2) O Egito Será Dado a Nabucodonosor como Recompensa. 29:17-21. 17. No vigésimo sétimo ano, no mês primeiro, no primeiro dia do mês. Março /abril de 570 (571) A.C. A última profecia de Ezequiel. Nabucodonosor invadiu o Egito no trigésimo sétimo ano do seu reinado, 568-567 A.C., mas o Egito não veio a ser parte do seu império. 18. No árduo cerco feito pelo exército de Nabucodonosor a Tiro (585-573), toda cabeça se tornou calva carregando fardos, e de todo ombro saiu a pele pelo atrito dos pesos.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de julho Dia 207
Leituras: Lucas 9:28-36; Efésios
4:17-24; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Isaías 10-11.
Versículo Especial: “E
vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão
procedentes da verdade” (Efésios 4:24).
Pensamento Bíblico: Dispa o Velho e Revista o
Novo (Efésios
4:17-24). Os cristãos escolhem um rumo diferente do mundo para cultivar suas
mentes. Temos que despir o homem velho, com seus pensamentos impuros e
corruptos. Nossas mentes devem ser renovadas quando nos revestimos “do novo
homem que foi criado segundo Deus”.
Ação: Decida-se a cultivar
pensamentos puros. Saia fora dos caminhos do velho homem. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
25 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 113 O envolvimento de Israel com o Egito nessa ocasião foi discutido na Introdução a Ezequiel. Considerando que o Egito era um grande poder mundial, que governava nações e aspirava o domínio universal (29:15), o profeta o trata em escala cósmica. O julgamento do Egito seria "o dia do Senhor" (30:3). A queda desta grande nação seria sentida através de todo o mundo (32:10), enquanto até a criação estremeceria (31:15). O mundo ficaria sabendo que Deus é o Senhor (30:19, 26). Os sete oráculos descrevem de diversos modos o juízo divino sobre o Egito: 1) Faraó como um monstro marinho ou crocodilo seria lançado fora para ser devorado, e a nação seria restaurada em condição mais humilde depois de quarenta anos (29:1-16). 2) O Egito seria entregue a Nabucodonosor como recompensa por seu cerco inútil a Tiro (29:17-21). 3) O Egito seda vencido junto com os seus afiados, sua riqueza, príncipes e cidades (30:1-19). 4) Os braços do Egito seriam quebrados pelos braços do rei da Babilônia (30:20-26). 5) Numa alegoria, Faraó, o cedro magnífico, é cortado e vai para o além em desgraça (31:1-18). 6) Uma lamentação sobre Faraó, o crocodilo do Egito, destruído pelo rei da Babilônia (32:1-16). 7) Um cântico fúnebre pela descida do Egito ao inferno (32:17-32). Ezequiel 29 1) A Desolação e a Restauração do Egito. 29:1-16. a) O Destino do Grande Monstro Marinho. 29:1-5. 1. No décimo ano, no décimo mês, aos doze dias do mês. Janeiro de 586 (ou 587) A. C., sete meses antes da queda de Jerusalém. 2. Faraó, rei do Egito. Apries ou Hofra, da vigésima sexta dinastia (588-569). 3. Crocodilo enorme (tannîm, em muitos manuscritos). Cons. 32:2; Isaias. 27:1; 51:9. Gunkel e outros igualaram este crocodilo (dragão) ao mitológico Tiamat dos babilônios. Ele é, também, freqüentemente associado com o leviatã (Isaias. 27:1; Jó 41:1; Salmos. 74:14) e com "Raabe" (Isaias. 51:9; Jó 26:12, 13. Cons. Barton, Archaeology and the Bible, 279-302; ANET, 61-68, 137). Aqui talvez o dragão seja o crocodilo, pois não há associações mitológicas no presente contexto (cons. A. Heidel, The Babylonian Genesis). O rio, Nilo, yeôr, é uma palavra emprestada do egípcio. Os rios, yeôrîm, são os braços do Nilo no Delta (cons, vs. 4, 5, 10). "O Egito é o presente do Nilo", diz Heródoto, mas Faraó se vangloria: Eu o fiz (cons. v. 9. Também a Siríaca; cons. a LXX). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de julho Dia 206
Leituras: Lucas 9:18-27; Efésios
4:7-16; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Isaías 8-9.
Versículo Especial: “Pois
do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações” (Salmo 22:28).
Pensamento Bíblico: Edificando
o Corpo no Amor (Efésios 4:11-16). Cada membro do corpo de Cristo
tem o privilégio e responsabilidade de edificar seus irmãos e irmãs. Diferentes
partes do corpo complementam-se umas às outras, resultando na edificação de
todas. O motivo deste esforço tem que ser nosso amor de uns pelos outros: um
verdadeiro desejo de ver nossos irmãos e irmãs prosperarem no Senhor.
Ação: Procure meios de
encorajar e fortalecer seus irmãos e irmãs. Mostre seu amor edificando-os. ( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 112 16. Na multiplicação do teu comércio. A primeira parte do versículo é provavelmente uma glosa do versículo 5; 26:12; 27:12, 18, antecipando o versículo 17. Pelo que te lançarei profanado fora. O T.M. diz: E eu te profanei (lançando-o fora) do monte de Deus. E o querubim guardião te expulsou (RSV). Esta tradução segue a LXX, we'ibbedka (cons. Gênesis. 3:24), em lugar do T.M.: E eu te destruí (wa'abbedka), ó querubim da guarda (cons. Ezequiel. 28:14). 17. O teu coração. Esta é uma aplicação direta da história ao rei que representa a cidade (27:3) e os seus habitantes (27:8, 9). 18, 19. Profanaste os teus santuários. O profeta prediz a ruína da própria Tiro. O rei profanou os templos que fadam de Tiro uma ilha santa, provocando a sua destruição por causa do seu próprio pecado. Ele ficou abaixo do padrão da verdade que a sua religião preservou para ele. F. Oráculo Contra Sidom. 28:20-26. Outras maldições contra Sidom aparecem em Joel 3:4-8; Zacarias. 9:2. Sidom (atualmente Saida, provavelmente ligada ao deus Sid, da raiz sûd, "caçar") está localizada 40 quilômetros ao norte de Tiro. Foi mencionada 112 nas Cartas de Amarna (75, 85, 149, etc.) e por Homero, na Ilíada, 7:290. A tribo de Aser não expulsou os sidônios (Juízes. 1:31; 10:12). Sidom mais tarde ficou sujeita à sua filha, a cidade de Tiro (Josefo, Antiq. IX. 14: 2). Foi destruída por Esaradom em 677; junto com Tiro ficou sujeita a Faraó Hofra em 588; a Cambises em 526 (Heródoto VII. 89; VIII. 67); vendeu cedros para a reconstrução do Templo de Jerusalém (Esdras 3:7); foi destruída pelos persas em 345; submeteu-se a Alexandre, o Grande, em 333; e passou para os romanos em 64. Em diversas referências do N. T, está ligada a Tiro (cons. introd. ao cap. 26) e Paulo passou por seu porto (Atos 27:3). 20-23. Eis-me contra ti, ó Sidom. A grandeza do Senhor está reconhecida pelos juízos que são proferidos contra Sidom. Sidom, e outras nações, sempre foram "um espinho que pica e um abrolho que causa dor" para Israel (v. 24). 24-26. A casa de Israel. O castigo para as nações resultará na restauração da casa de Israel. A providência de Deus está claramente visível nestes versículos. O cativeiro de Israel entre seus vizinhos (v. 24) resultará no seu arrependimento e restauração (v. 25), no juízo divino dos seus inimigos ímpios e na paz e prosperidade para Israel (v. 26). G. Sete Oráculos Contra o Egito. 29:1- 32:32. Outras maldições contra o Egito aparecem em Isaias. 19; Jeremias. 46; Zacarias. 14:18, 19. O pecado do Egito foi o seu orgulho (Ezequiel. 29:3, 9b; 30:10) e o fato de ter afastado Israel do seu Senhor (29:6-9a). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de julho Dia 205
Leituras: Lucas 9:10-17; Efésios 4:1-6; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15;
Isaías 6-7.
Versículo Especial: “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio
de todos e está em todos” (Efésios 4:6).
Pensamento Bíblico: Limpo e Incumbido (Isaías 6). Isaías
compartilha um das raros vislumbres do trono de Deus. O profeta, imediatamente,
compreendeu sua condição desesperada, como um pecador na presença do Santo
Deus. Quando Deus o limpou, Isaías entendeu seu débito e mostrou sua gratidão,
aceitando uma incumbência difícil para pregar a uma nação que não queria saber
disso. Isaías é um exemplo da mudança de pecador a servo. Deus mudou
dramaticamente a vida de Isaías!
Ação: Mostre sua gratidão pela salvação, servindo o Senhor. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 111 12. Lamentações. A lamentação de Ezequiel sobre o rei de Tiro, embora fosse em métrica qinâ, é mais uma ironia que uma lamentação. Tu és o sinete da perfeição. O T.M, diz: Tu és (ou eras) aquele que sela, ou aferidor (hôtem) de proporções, medidas, simetria, isto é, "perfeição" (toknît). No V. T. este uso não se encontra em nenhum outro lugar e as versões variam consideravelmente. Um manuscrito, a LXX, a Siríaca e a Vulgata dão: Tu és (ou eras) o anel do sinete (selo) (hôtam) da proporção, etc., como no T.M. A Siríaca e a Vulgata dão: o anel do selo da imagem (tabnît) de Deus. Outra tradução proposta é a seguinte: Tu eras sábio até a perfeição ('atâ hakam letaklît). 13. Estavas no Éden, jardim de Deus. Observe "monte de Deus" nos versículos 14, 16. Éden deriva-se do acadiano edinu, "planície", um lugar que comporta irrigação e fertilidade. Também é um jogo com as palavras 'eden, "luxo, gulodice, deleite" (Gênesis. 49:20; Jeremias. 15:39; Salmos. 8. Veja também Ezequiel. 31:9, 16). De todas as pedras preciosas te cobrias, isto é, eram o teu manto. Nove das doze pedras do peitoral do sumo sacerdote foram mencionadas. Veja Êxodo. 28:17-30, que faz paralelo com Êxodo. 39:10- 13. Veja também Apocalipse. 21:19, 20. A terceira carreira, omitida aqui, encontra-se na LXX. De ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos. O T.M. diz : e (de) ouro (era) o acabamento (me'lakâ) de seus tamborins (o contexto exige "engastes") e dos seus encaixes (penetrações, neqeb; provavelmente, "gravuras". Cons. Ac. e Ug.). 14. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci. O T.M. diz Tu (át) eras um querubim. Leia-se com a LXX e a Siríaca: Com ('et) um querubim. O T.M. diz: ungido (ou "de expansão"; hapax legomenon) que cobre (que faz sombra) e eu te dei (coloquei). Monte santo de Deus. Localizado no recesso do norte (Isaias. 14:13). Para os fenícios este monte deveria ter sido o Monte Saphôn ou Casius, entre Antioquia e Laodicéia. Cons. o deus tiro, Baal Saphôn, "senhor do Norte". Brilho das pedras. Pedras que reluziam como fogo (cons. Enoque 18:6-9; 24:1; 25:3); ou, fenômeno que acompanhava a presença divina (cons. Ezequiel. 1:13; 10:16). Cons. o jardim com árvores cheias de jóias no Gilgamesh Epic (IX, v. vi. ANET, pág. 89 ). 15. Perfeito eras (tamîm, "em boa condição, inigualável, inocente") . . . até que se achou iniqüidade ('awlaltâ, para o mais costumeiro 'awel) em ti. Não há nenhuma referência ao querubim aqui, pois a Bíblia não fala da queda de algum querubim; e os seres celestiais existiram antes da criação (Jó. 38:7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de julho Dia 204
Leituras: Lucas 9:1-9; Efésios 3:14-21; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Isaías
3-5.
Versículo Especial: “Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em
seu próprio caminho” (Isaías 5:21).
Pensamento Bíblico: “Ai dos que
ao Mal Chamam Bem, e ao Bem, Mal” (Isaías 5:20). Através de todo
este trecho, Deus está anunciando e explicando seus julgamentos contra Judá. A
nação se considerava próspera e segura, mas Deus via sua podridão interior. Ele
fala, por exemplo, das mulheres preocupadas com sua aparência externa. Deus
trocaria sua beleza por feiura e seus finos perfumes por maus cheiros. Em vez
de atrairem os homens, elas teriam que implorar a eles para se casarem com
elas, para recuperarem sua dignidade (3:16-4:1). Outros males em Judá incluíam:
ì Má liderança, í Opressão das pessoas pobres, î Embriaguês, ï
Injustiça e suborno, ð Arrogância, e ñ Desprezo geral por Deus e sua
vontade.
Ação: Preste atenção em sua beleza interior. É esta a que Deus vê. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
22 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 110 a) O Castigo do Príncipe de Tiro por Causa de Sua Auto Exaltação 28:1-10. 2. Príncipe de Tiro é chamado de nagîd, "líder", um termo usado apenas para com os governantes israelitas, exceto aqui e em Daniel. 9:25,26. Seu aparecimento aqui sugere que ele tinha essa posição apenas por designação divina. Ele é chamado "rei", melek, no versículo 12, exemplificando o conceito do Crescente Fértil de que o governante era o representante dos deuses, e mais do que humano. Ittobaal II era rei de Tiro nessa ocasião (Josefo, Against Apion 1. 21), mas foi o autoteísmo de Tiro, mais que qualquer governante específico, que foi acusado. Cadeira de Deus. Antes dos deuses (RSV). Talvez se refira 1) a um trono vazio no templo tiro reservado para o rei, ou 2) a uma situação invencível de Tiro, ou 3) à ilha como lugar consagrado aos seus deuses. 3. Mais sábio que Daniel. Talvez seja o Daniel das tabuinhas de Ras Shamra (cons. coment. sobre 14:14, 20); ou o Daniel da Bíblia (Daniel. 1:17-20; 2:48; 4:8, 9). 4, 5. Esta sabedoria foi dedicada para aquisição de uma grande fortuna. 7. Os mais terríveis estrangeiros dentre as nações; isto é, os caldeus. Veja também 7:21, 24; 30:11; 31:12; 32:12; Habacuque. 1:5-10. 8. À cova (shahat). Equivalente ao Sheol, o reino dos mortos debaixo da terra (cons. 31:15). Da raiz shûah, "afogar"; da mesma forma, "lugar vazio", "caverna". 10. A morte dos incircuncisos. Para os fenícios, que praticavam a circuncisão (Heródoto II. 104), morrer como um incircunciso desprezado era grande vergonha (cons. Ezequiel. 31:18; 32:19, 21, 24 e segs.). b) Lamentação sobre a Queda do Rei de Tiro. 28:11-19. Ezequiel aplica ao rei de Tiro uma fábula conhecida entre os fenícios. Ela só tem semelhanças superficiais com a narrativa do Jardim do Éden em Gênesis 2 e 3. No Jardim de Deus, no Éden, vivia com o querubim que o guardava, uma pessoa 1deal ( o Urmensch, ou primeiro homem), a perfeição em sabedoria e beleza. Embora fosse apenas um homem, ele em seu orgulho proclamou-se deus. Pelo seu pecado foi expulso do jardim pelo querubim. De acordo com a palavra de Deus a Ezequiel, o rei de Tiro, seria arruinado por causa de uma ofensa semelhante. Alguns Pais da Igreja Primitiva interpretaram esta parte como se referindo principalmente à queda de Satanás, ou o Anticristo (cons. Isaias. 14:4-20). Este ponto de vista continua mantido por alguns grupos evangélicos hoje em dia. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de julho Dia 203
Leituras: Lucas 8:40-56; Efésios
3:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Isaías 1-2.
Versículo Especial: “O boi
conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não
tem conhecimento, o meu povo não entende” (Isaías 1:3).
Pensamento Bíblico: “O
Meu Povo não Entende” (Isaías 1:3). Israel era uma nação rebelde,
que tinha esquecido seu próprio Dono. Diferente dos animais, que podem ser
muito leais aos seus donos, Israel escolheu ignorar seu Deus. Muitos, hoje em
dia, seguem a mesma trilha perigosa. A evidência da existência e do poder de
Deus nos rodeia, entretanto, muitos persistem no pecado. Quando esquecemos
Deus, podemos esperar que ele nos esqueça.
Ação: Pense em Deus hoje e
todos os dias. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
21 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 108 c) O Navio Naufraga, com Carga e Tripulação. 25b-36. 25b-31. Consternação entre todos os homens do mar. O vento oriental. Como agente de destruição (cons. 17:10; 19:12; Salmos. 48:7; Jeremias. 18:14; Atos 27:14). 27. A carga compreendia riquezas, mercadorias (E. R. C, feiras) e bens. A tripulação consistia de marinheiros, pilotos, calafates (carpinteiros), negociantes e os soldados. 28. As praias, isto é, as terras à volta da cidade (Levítico. 25:34; Números. 25:2), ouviam os gritos dos marinheiros que se afogavam. 30, 31. Oito sinais de tristeza foram enumerados. Veja também 7:18; 26:16; Jó 2:12; Jeremias. 6:26. 32-36. Lamentação sobre navio naufragado. 32. Fizeram lamentações (qinâ) . . . dizendo : Quem foi como Tiro . . , reduzida ao silêncio? (destruída, RSV, também a LXX, a Siríaca, o Targum e a Vulgata). 34. Foste quebrada. (Naufragaste, RSV). Traduza-se de acordo com os manuscritos e versões. 35. Se espantam. Aqueles que negociaram com Tiro ficarão horrorizados (cons. vs. 3, 6, 7; 26:15,18). Apocalipse 18:11-20 está de acordo com 26:16, 17; 27:12 e segs. Ezequiel 28 3) A Queda do Príncipe de Tiro. 28:1-19. Da cidade o profeta passa para o seu governador, como representante do caráter da comunidade, a personificação do espírito da orgulhosa cidade comercial. Rei e povo constituem uma corporação solidária, cujo orgulho e auto-deificação estão condenadas. Outros exemplos da "insanidade da prosperidade" são Senaqueribe (II Reis 17:33-35); Faraó (Ezequiel. 29:3); Nabucodonosor (Daniel. 3:15; 4:30; observe particularmente o autoteísmo da Babilônia, Isaias. 47:7-10); Herodes (Atos 12:21-23); "o homem do pecado " (II Tessalonicenses. 2:3, 4) e os conquistadores que confiam em suas armas (Habacuque. 1:11, 16); e todos aqueles que hoje em dia adoram "a deusa da prosperidade". O profeta descreve o castigo do orgulhoso príncipe (Ezequiel. 28:1-10); e profere uma lamentação irônica sobre a sua queda (28:11-19). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de julho Dia 202
Leituras: Lucas 8:26-39; Efésios 2:11-22; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Cântico
5-8.
Versículo Especial: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe,
fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:13).
Pensamento Bíblico: “Porque Ele é a Nossa Paz” (Efésios 2:11-22).
Isaías apontou o Messias como o “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Paulo contou
aos Efésios como Jesus cumpriu esse propósito em mais de um sentido. Ele
restaurou a paz entre inimigos humanos quando ele construiu igrejas com judeus
e gentios. Mais importante, ele trouxe a paz entre Deus e os homens ao remover
o pecado que os separava.
Ação: Seja
agradecido pela oportunidade de estar em paz com Deus. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
20 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 107 19. Também Dã. A LXX omite o hebraico wedan, "e Dã", e traduz Yawan ("Javã") para yayin, ''vinho". Junto com treze manuscritos, a LXX e a Siríaca dão me'uzal, de Uzal, em lugar de me'uzzal, "andando de lá para cá", do T.M. Uzal. Sana, capital do Iêmen, a sudeste da Arábia. Cássia. Uma madeira aromática do sul da Índia, ingrediente para o azeite da unção (Êxodo. 30:24). Cálamo. Uma cana adocicada, usada nos sacrifícios e no azeite da unção (Êxodo. 30:23; Cantares 4:14; Isaias. 43:24; Jeremias. 6:20). 20. Dedã . . . baixeiros para cavalgaduras. Esta é El-'Ulâ, perto de Tema, a sudeste do Golfo de Ácaba (cons. Isaias. 21:13,14; Jeremias. 25:23). 21. Arábia . . . Quedar. Os beduínos nômades ao norte da Arábia e uma raça nômade no deserto siro-árabe (cons. Gênesis. 25:13; Jeremias. 2:10; 49:28). 22. Sabá e Ramná . . . finos aromas. O antigo país se localizava ao sudoeste da Arábia, quase 1.920 quilômetros de Jerusalém. Era famosa pelo ouro, incenso e pedras preciosas (cons. I Reis 10:1-13; Jó 6:19). Raamá provavelmente ficava no Golfo da Pérsia (Gênesis. 10:7). 23. Harã, cidade antiga ao noroeste da Mesopotâmia, 96 quilômetros a leste de Carquemis (Gênesis. 11:31, 32; 12:45). Cane. Um lugar não identificado na Mesopotâmia. Éden. Situado no curso médio do Eufrates, ao sul de Harã (cons. Amós 1:5; Isaias. 37:12). Mercadores de Seba do T.M, é provavelmente uma repetição do versículo 22. Assíria (Assur) é a cidade ao sul de Nínive a oeste do Tigre, entre os rios Zabe Superior e Zabe Inferior. Quilmade. Desconhecida, embora aparentemente perto de Assur. 24. Em pano de azul. No hebraico, gelômîm, "mantas", é um hapax legomenon do aramaico através do acadiano. Tapetes de várias cores. Leia-se (ginzê be'rômîm) fazendo paralelo com o aramaico e acadiano. Trançadas e fortes. Cons. a raiz árabe significando "unido, rume". O T.M., feito de cedro, é improvável. Estes eram teus mercadores. Em lugar do T.M., em teu mercado. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de julho Dia 201
Leituras: Lucas 8:19-25; Efésios
2:1-10; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Cântico 1-4.
Versículo Especial: “Pois
somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de
antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).
Pensamento Bíblico: Salvo
pela Graça, Mediante a Fé (Efésios 2:8-10). Paulo nos dá um belo
resumo da salvação, nestes versículos. A salvação é pela graça (favor
não merecido), através da fé. É um dom de Deus, que não pode ser
ganho por nossas obras. Os salvos tem sido criados em Jesus,
para andar em boas obras.
Ação: Mostre sua apreciação
pela grande dádiva da salvação andando em boas obras para glorificar a Deus. (
Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 106 12. Tiro recebia de Társis . . . prata, ferro, estanho e chumbo. Os fenícios tinham estabelecido um grupo de tarshishes, isto é, "fundições ou refinarias". Tartessus fica ao sudoeste da Espanha, construída no século nove A. C., famosa pela exportação de minérios (Strabo, Geography iii. 2. 8, 9; Diodorus Siculus, Hist. Lib, v. 35 e segs. Cons. Albright, em The Bible and the Ancient Near East, ed, por G. E. Wright, págs. 346, 347). Das tuas mercadorias. O hebraico 'izzabôn, isto é, "o que fica ('azab) com o negociante". A expressão aparece também nos versículos 14, 16, 22. 13. Java, Tubal e Meseque. Estes são, respectivamente, os jônios da Ásia Menor, Tabal e Musku de fontes cuneiformes, que se estabeleceram em ambos os lados da cordilheira do Anti-Taurus na Ásia Menor, remanescentes da antiga população hitita (Cook, ICC, pág. 353); ou talvez sejam os tibarenoi e moschoi, que viviam ao sudeste do Mar Morto (Heródoto iii. 94; Ai. 78). Faziam o tráfico de escravos e bronze. 14. De Togarma . . . cavalos, ginetes e mulos. Provavelmente a Armênia, a leste do extremo sul do Rio Halys, famosa por sua criação de cavalos. 15. Dedã . . . dentes de marfim e pau de ébano (não a mesma Dedã do versículo 20) era provavelmente uma tribo árabe que habitava uma parte de Edom (v. 16). A LXX B diz rdn, "Rodes", em lugar de ddn, "Dedã" (cons. Isaias. 21:13). 16. A Síria . . . esmeralda, púrpura, obras bordadas. (RSV, Edom, tradução apoiada por vinte e cinco manuscritos, a LXX, Áquila e a Siríaca). "Aram" ou Síria do T.M, vem no versículo 18. 17. Judá e . . . Israel . . . trigo. O T.M. diz trigo de Minnith (uma cidade amonita, Juízes. 11:33) e Pannag. Nenhuma tias versões dá um nome próprio aqui. Cornill sugere "trigo e especiarias" (cons. Gênesis. 37:25). Pannag talvez venha do acadiano pannigu, "painço" (Zimmern). 18. Damasco . . . vinho de Helbom e lã de Saar. Helbom, 19,20 quilômetros ao norte de Damasco, era famosa por seus vinhos (Strabo, Geog. xv. 22).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de julho Dia 200
Leituras: Lucas 8:11-18; Efésios
1:15-23; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Jó 41-42.
Versículo Especial: “O caminho
de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os
que nele se refugiam” (Salmo 18:30).
Pensamento Bíblico: “Na
Verdade Falei do que Não Entendia” (Jó 42:3). Deus não respondeu a
toda a curiosidade de Jó, mas corrigiu o maior erro daquele sofredor. Jó tinha
tentado interpretar os atos de Deus sem a revelação de Deus, e tinha sido
duramente repreendido. Temos que nos guardar contra o erro de presumir que
entendemos o que não sabemos.
Ação: Quando Deus tiver
falado, fale. Quando Deus silenciar, segure sua língua. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
17 de julho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 105 8. Os remeiros do navio eram de Sidom e Arvade (no extremo norte da Fenícia; a clássica Aradus; atualmente Ruwad). Em lugar de os teus sábios, ó Tiro, leia-se os sábios de Zemer (Tell Kezel, ao sul de Aradus; cons. Gn. 10:18). Estes serviram de pilotos. Literalmente, puxadores de cabo. 9. Os magistrados (anciãos) de Gebal (gr. Biblos, atualmente Jebeil, 33,60 quilômetros ao norte de Beirute) faziam o papel de carpinteiros do navio. b) O Extenso Comércio de Tiro. 27:9b-25a. Segue -se uma seção em prosa. 9b-11. Seus mercenários. 10. Os persas. A primeira menção da Pérsia (Paras) na Bíblia. Os Weidner Tablets da Babilônia, 592 A. C., mencionam um persa e quatro medos. Uma embaixada de Assurbanipal foi enviada a Ciro, rei da Pérsia, em 639 (com. Albright, JBL, 51, 1932, 98, 99). Os lídios. Da Lídia, a oeste da Ásia Menor. Pute talvez seja Cirene, ao norte da África, ou mais provavelmente Punt ou Somalilândia (cons. 38:5). 11. Arvade. Cons. o versículo 8. Possivelmente Helech, na Cilícia; ou Hethlon perto de Hamate. Gamaditas. Talvez os cumidi ao norte da Síria, mencionados nas Cartas de Amarna, 116, 129, etc., ou os gomerins da Capadócia. Penduravam os seus escudos sobre os muros de Tiro (cons. Cantares 4:4; I Mac. 4:57). 12-25. Nesta seção citam-se lugares que agiram como comerciantes de Tiro. É o "Catálogo dos Comerciantes". Quanto aos problemas que estão envolvidos na identificação desses lugares, veja J. Simons, The Geographical and Topographical Texts of the Old Testament (Leiden: Brill, 1959), pág. 455 e segs. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
17 de julho Dia 198
Leituras: Lucas 7:36-50; Gálatas 6:11-18; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Jó
38.
Versículo Especial: “Os meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus
pés não resvalaram” (Salmo 17:5).
Pensamento Bíblico: Gloriando-se
Somente na Cruz (Gálatas 6:14-15). Gabar-se é um
esporte popular ao qual, às vezes, é permitido atrapalhar o serviço espiritual.
Os cristãos, às vezes, se esquecem de que são servos inúteis (Lucas 17:10) e
começam a orgulhar-se de seus atos pessoais. Temos que lembrar o que realmente
importa: a cruz de Jesus Cristo.
Ação: Agradeça
ao Senhor por sacrificar Jesus para salvá-lo. Certifique-se de que seus amigos
sabem sobre seu Senhor e Salvador! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de Julho Dia 186 Leituras: Lucas 5:1-11; Gálatas 2:1-10; Salmo 5; Provérbios 1:28-33; Jó 11-12. Versículo Especial: “De manhã, Senhor,...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...