Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 65 Através de toda esta seção, Daniel está preenchendo com mais detalhes o quadro pincelado nas suas primeiras profecias. Capítulo 2 nos deu o esboço principal; capítulo 7 reforça-o de um outro ponto de vista, ampliando a etapa final do fim dos tempos do quarto reino e o reino do Messias, o futuro dos Hebreus ("santos" ou "povo santo") é meramente introduzido. Capítulo 8 nos dá mais detalhes do estado dos judeus no período da Média-Pérsia e Grécia, dando ênfase a Antíoco Epifânio e o conflito dos Macabeus. O capítulo 9 apresentou um esboço de todo o futuro de Israel e Jerusalém. Agora este oráculo final, os capítulos 10 a 12, preenche os detalhes do futuro de Israel, concentrando-se no período do Anticristo e na questão relacionada com "as últimas coisas": a Grande Tribulação, a ressurreição dos mortos, as recompensas e castigos finais. Estes capítulos finais também tratam do maravilhoso ponto culminante na experiência do crescimento espiritual atingido pelo profeta de Deus. Primeiro, ele apenas interpretou o sonho de outrem através de um sonho seu (cap. 2). Mais tarde ele interpretou outros sonhos e experiência de Nabucodonosor e Belsazar (caps. 4 e 5). O capítulo 7 conta suas próprias visões – experiências espirituais verdadeiramente grandes. A história do capítulo 8 trata de um "arrebatamento" espiritual, através do qual ele recebeu, em uma terra longe do lar, uma visão do futuro que afetaria a sua nação. Logo a seguir trata de urna visão verdadeiramente física do anjo Gabriel no quarto do próprio Daniel. Agora o profeta vê com os seus olhos alguém parecido com o próprio Filho de Deus em sua presença física. 1) As Circunstâncias da Revelação. 10:1-4. 1. A data explica o pranto de Daniel. No terceiro ano de Ciro o trabalho da restauração do Templo (Esdras 1.3) foi interrompido (Esdras 4: 4, 5). 2, 3. Estes versículos mostram que a idade avançada pode ser um período de intensa atividade e realizações espirituais (cons. Lucas. 2:36, 37). Era uma abstinência temporada, não ascetismo (veja Marcos. 7:14-23; Atos 10:9-18; I Timóteo. 4:1-5). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
9 de novembro de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
9 de Novembro Dia 313
Leituras: João 9:13-23; 1 Pedro 1:1-12; Salmo 111; Provérbios 28:8-14; Zacarias
5-6.
Versículo Especial: “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração
cairá no mal” (Provérbios 28:14).
Pensamento Bíblico: Reverência
Diante de Deus (Provérbios 28:14). O orgulho é
uma coisa perigosa. Mesmo as pessoas que fazem muitas coisas boas podem
tornar-se orgulhosas e não desejar mudar. Deus espera contínua reverência
diante dele, quando procuramos sua palavra e examinamos nossos próprios
corações. Nosso estudo da Bíblia tem que ser mais do que simples estudo
escolar, ou estudo para ensinar os outros. Primeiro, temos que permitir que
Deus nos ensine. Isto significa estudar de mente aberta e mudando-nos quando
Deus diz que precisamos mudar.
Ação: Estude hoje para saber o que Deus quer que você seja.( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
8 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 64 27. Ele fará firme aliança com muitos por uma semana. A linguagem (hîgbîr, de gabar, "ser forte") não significa uma confirmação de uma aliança mas a causa de uma firme aliança. E ele prevalecerá é uma excelente tradução. O mais natural antecedente para ele, o sujeito da cláusula, é o "príncipe" perverso do versículo 26. Esta é a palavra mais próxima na concordância gramatical e se encaixa no sentido. Os muitos aqui, como também em outras passagens, é uma referência ao povo hebreu, o assunto em discussão através de todo o capítulo 9 (cons. vs. 2, 12,18, 19, esp. 24, ''teu povo . . , tua santa cidade"). Evidentemente a aliança será feita entre o Anticristo e Israel quando os judeus voltarem a sua terra nos últimos tempos. A natureza exata da aliança é desconhecida. Os acontecimentos maus e destrutivos descritos no restante do versículo deveria ser interpretado como um resumo informativo relativo ao ''tempo da angústia de Jacó" final (Jr. 30:7 e contexto) apresentado mais detalhadamente em Daniel 12:1 e segs.; II Tessalonicenses. 2; Apocalipse. 13; 14; e outras passagens. C. A Visão Final: Israel Através dos Séculos e na Consumação nas Mãos dos Inimigos e nas Mãos de Deus. 10:1 – 12:13. Daniel 10 Os três últimos capítulos de Daniel constituem uma unidade profética. As "datas" de 11:1 e 12:1 não anunciam novos oráculos, como as informações similares no começo de outros capítulos. O capítulo 10 é o registro de uma visão introdutória, correspondente na estrutura da seção com os dois primeiros versículos do capítulo 9. O capítulo 11, até o versículo 35, trata de acontecimentos há muito passados que transpiraram principalmente no período grego depois da morte de Alexandre e culminaram com a perseguição dos judeus por Antíoco Epifânio. De 11:36 até o fim do capítulo 12, a predição é dos eventos relacionados com o fim dos tempos.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
8 de Novembro Dia 312
Leituras: João 9:1-12; Tiago 5:13-20; Salmo 110; Provérbios 28:1-7; Zacarias
3-4.
Versículo Especial: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (João 9:5).
Pensamento Bíblico: Curador
de Cegueira (João 9:1-12). Para salientar seu papel como a luz do
mundo, Jesus curou um cego. O homem obedeceu as instruções de Jesus sem
hesitação e a vista lhe foi dada. O barro e a lavagem não tinham poder de cura,
porém eles foram exigidos pela vontade de Jesus. Hoje em dia, a água do batismo
não tem poder em si mesma, mas é exigida, pela vontade de Deus, daqueles que
querem “ser curados” do pecado.
Ação: Você ainda está na escuridão? Permita que Jesus o cure. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
7 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 63 Outras importantes razões para se supor a existência de um intervalo aqui são: (1) Jesus colocou a semana culminante, com sua "abominação", no período final do Anticristo, exatamente antes de Sua segunda vinda (Mateus. 24:15). (2) Daniel 7:25, que descreve o que parece ser os mesmos acontecimentos de 9:27, a septuagésimo semana, é certamente uma profecia do Anticristo final. (3) O período de três tempos e meio ou anos (a segunda meia semana do v. 27) é geralmente mencionado em outras passagens das Escrituras e sempre num cenário escatológico (Apocalipse. 11:2, 3; 12:6, 14). (4) As seis coisas a serem realizadas nas setenta semanas (veja Daniel. 9:24 e comentários) exigem o segundo advento de Cristo e a restauração e conversão de Israel. Estas considerações demonstram que a ideia de um intervalo entre as semanas a esta altura é questão de exegese. Considerações teológicas não estão envolvidas de maneira direta. O autor não é de opinião que a Igreja seja uma simples compensação provisional lançada nesse hiato ou intervalo. Tanto os teólogos "dispensacionais" como os "reformados" que seguem a linha presbiteriana encontram, sem dúvida, mais material nesta profecia do que realmente existe. Vamos ficar com o que a passagem declara. C.F. Keil (Commentary, in loco) está certo em afirmar que diz-se que o príncipe virá (habba') porque já foi apresentado e discutido na profecia do capítulo 7 como o Anticristo final. Os romanos que destruíram Jerusalém (70 d.C.) eram o seu povo porque eles e ele pertencem ao quarto estágio (o romano) do império mundial (caps. 2 e 7). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
7 de Novembro Dia 311
Leituras: João 8:48-59; Tiago 5:1-12; Salmo 109:21-31; Provérbios 27:22-27;
Zacarias 1-2.
Versículo Especial: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não
verá a morte, eternamente” (João 8:51).
Pensamento Bíblico: Jesus
Disse: “Antes que Abraão Existisse, Eu Sou” (João 8:58).
Muitos judeus tropeçavam nas declarações de Jesus a respeito de sua Divindade.
Eles entendiam claramente a declaração de sua existência eterna como sendo uma
declaração de Divindade, porém não queriam aceitar essa conclusão. Muitos,
hoje, também rejeitam Jesus como o Filho de Deus. Eles podem vê-lo como um
grande profeta, ou até mesmo chamá-lo “um deus”, porém não reconhecem sua
existência eterna como Deus. Assim, negando a Jesus, eles estão negando a si
mesmos o acesso à salvação que ele oferece (veja João 8:24).
Ação: Reconheça Jesus como o Filho de Deus, não só em palavras, mas por ações
de reverente obediência.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe
a todos)
6 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
6 de Novembro Dia 310
Leituras: João 8:37-47; Tiago 4:11-17; Salmo 109:1-20; Provérbios 27:15-21; Ageu
1-2.
Versículo Especial: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está
pecando” (Tiago 4:17).
Pensamento Bíblico: Amanhã (Tiago 4:13-17). É comum fazerem-se bons planos para muitos
amanhãs, quase sempre, com pouca ou nenhuma preparação para a eternidade. Tiago
adverte sobre os perigos de tal falta de visão. O amanhã depende inteiramente
da vontade de Deus. Presumir que teremos um amanhã é uma vanglória arrogante.
Hoje se apresentam as oportunidades para fazermos o bem. Negligenciar estas
oportunidades é pecaminoso.
Ação: Faça o bem hoje. Lembre-se de que os planos para amanhã dependem da
vontade de Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
5 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 61 6) Ungir o Santo dos Santos (o lugar santíssimo). A maioria dos comentaristas até mesmo muitos amilenialistas (por exemplo, Keil e Leupold), para os quais esta passagem é um tanto embaraçadora, acham que isto se refere a um Templo renovado, ungido como o Tabernáculo de outrora, seguindo-se aos resultados enumerados nas cinco promessas precedentes (veja Ezequiel. 40:1-7; Isaias. 4:2-6). A natureza da adoração em tal templo é problemática tendo em vista o fim do sistema ritual (veja Epístola aos Hebreus; Colossenses. 2:14-17). Mas este problema não deveria interferir com a aceitação desta predição. 25. Desde a saída da ordem para restaurar. Embora o decreto fosse feito no céu, seria manifestado na terra em algum edito humano permitindo a volta e a restauração. O ponto de vista preferido é o de Africano (segundo e terceiro séculos) que afirma que isto se refere ao decreto de Artaxerxes, o Longímano (465-423? A.C.) feito em 445-444 A.C. (Neemias. 2). A linguagem de Daniel se encaixa melhor aqui do que no decreto de Ciro (Isaias. 44:28, no contexto; Esdras 1:1-4). Até ao Ungido, ao Príncipe. As opiniões são unânimes de que este é Cristo nosso Senhor. Messias é a palavra hebraica para ungido, traduzido Christos no grego e transliterado Christus para o latim, do qual derivamos "Cristo". Algumas apresentações oficiais, tais como a do seu batismo e o começo formal do seu ministério, ou sua entrada triunfal, parecem estar preditas. Sete semanas; e sessenta e duas semanas. Esta tradução traduz melhor o hebraico e tem o peso de séculos de tradição e tradução cristã a apoiá-la. O raciocínio e as evidências apresentadas pela RSV, que traduz esta cláusula quase incompreensivelmente, é mais obscura, embora o efeito – fazer o foco profético recair sobre Antíoco e não sobre Cristo – é bastante claro. A Versão Berkeley não é melhor. Ambas parecem destruir a referência essencial a Cristo neste versículo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
5 de novembro Dia 309
Leituras: João 8:30-36; Tiago 4:1-10; Salmo 108; Provérbios 27:8-14; Sofonias
1-3.
Versículo Especial: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João
8:32).
Pensamento Bíblico: A Atitude
dos Discípulos Para Com a Verdade (João
8:31-32). Os discípulos de Jesus permanecem na sua palavra. Encorajando tal
fidelidade, Jesus mostra alguns pontos de grande importância sobre a Verdade
que ele revelou. Preste atenção nas idéias principais do versículo 32:
Você: Os indivíduos
têm uma grande responsabilidade.
Poderá: Jesus espera que aprendamos
sua vontade, se quisermos.
Saber: A
verdade é “compreensível”.
Verdade: Não é alguma ideia ambígua e
indefinida. Jesus fala da verdade como sendo uma coisa compreensível e
objetiva.
Livre: A liberdade espiritual vem somente através do conhecimento da
verdade.
Aqueles que sugerem que a verdade está
fora de alcance estão dizendo que não podemos ser libertados do pecado. Se não
podemos conhecer a verdade, então Jesus é um mentiroso, que morreu em
vão.
Ação: Dedique, hoje, algum tempo a aprender a verdade. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
4 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 60 "Traduzi aqui al por sobre . . . a fim de me aproximar o mais possível da verdadeira ideia do hebraico; pois al frequentemente designa a ideia de sobre no sentido do que é um fardo, ou é usado num sentido hostil de acordo com o léxico . . . Aqui isto está explícito. As setenta semanas compreendiam um fardo especial, as provações, as dificuldades, através das quais Israel devia passar, antes que o Grande Libertador pudesse fazer o Seu aparecimento, ou na linguagem do restante do versículo, antes que o pecado fosse completamente subjugado ou expiado, e a justiça fosse introduzida na medida plena geralmente profetizada" (Stuart, Commentary, pág. 268). É este fato, a referência Jerusalém-judeus da profecia, que torna improvável qualquer das interpretações mais amplas de "Igreja" e "redenção". Seis realizações de 490 anos são preditas: 1) Cessar a transgressão. "Cessar" (heb. lekalle') significa "completar", não "expiar", como às vezes se sustenta. O tipo de transgressões que Daniel estivera confessando em nome do seu povo tinha de chegar ao fim. Isto, contudo, só aconteceu dois milênios e meio mais tarde. 2) Dar fim aos pecados. Literalmente, selar. Esta palavra (como em Jó 9:7; 37:7) significa colocar sob controle. Cons. o selamento da prisão de Satanás para contê-lo (Apocalipse. 20:1-3). 3) Expiar a iniquidade (lekap-per 'awon). A reconciliação do Calvário será novamente efetivada para o povo de Daniel, "naquele Dia" do segundo advento do Messias, quando eles olharem para Ele, "ao qual traspassaram" (Zacarias. 12:10; cons. Apocalipse. 1:7) e em arrependimento crerão Nele (Jeremias. 50:4, 5, 17-20). Os três primeiros itens da realização são negativos. Os três restantes são positivos: 4) Trazer a justiça eterna. Isto se efetuará pela transformação moral interior (Jr. 31:33, 34). 5) Para selar a visão e a profecia (heb. profeta). Quando o povo deixar de pecar, os oráculos disciplinares já não serão mais necessários (Jeremias. 31:34). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
4 de Novembro Dia 308
Leituras: João 8:21-29; Tiago 3:13-18; Salmo 107:23-43; Provérbios 27:1-7;
Habacuque 1-3.
Versículo Especial: “O Senhor, por, está no seu
santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque
2:20).
Pensamento Bíblico: Perguntando a Deus “Por Quê” (Habacuque 1-3).
Habacuque estava angustiado pela visível injustiça do mundo corrompido. Seu
livro recorda suas perguntas e as respostas de Deus sobre a justiça e a
eqüidade. Enquanto você lê este pequeno livro, note a vontade de Habacuque de
ouvir e aceitar as respostas de Deus. Temos que imitar sua reverência quando
procuramos entender a vontade de Deus.
Ação: Quando você procura entender um mundo injusto, lembre-se de que o Senhor
ainda domina no seu santo templo. Nem sempre podemos ver o seu plano, mas ele
está no comando! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
3 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 59 4) A Grande Profecia das Setenta Semanas. 9:24-27. (Para um exame mais detalhado, veja R.D. Culver, Daniel and the Latter Days, págs. 135-160).) Esta profecia é mencionada por Josefo: "Cremos que Daniel conversou com Deus; pois ele, além de profetizar o futuro, como os demais profetas, também determinou a hora do seu cumprimento" (Antiq. X. xi. 7). Jerônimo relata as interpretações cristãs correntes em seu tempo. São variadas como as nossas hoje em dia, sendo que naquele tempo, como atualmente, todos sentiam que a profecia se referia a Cristo. Pelo menos um escritor (Hipólito) achava que a profecia atingia o tempo do Anticristo no final dos tempos conforme declarado e defendido neste comentário (Comm. on Daniel de Jerônimo, tradução Archer, pág. 103. Veja também Froom, The Prophetic Faith of the Fathers, 1, 277. Hipólito, "Treatise on Christ and Antichrist", Ante[1]Nicean Fathers, V, 213). 24. Setenta semanas estão determinadas. A palavra hebraica para semanas (shabu'îm), "setes", significa "setes" de anos. Esta interpretação era comum na antiguidade. Daniel estava pensando em um múltiplo de "sete" de anos (9:1, 2; cons. Jeremias. 25:11, 12). Ele sabia que esse múltiplo (setenta anos) seria uma época de juízo por 490 anos de sábados violados (490 ÷ 7 = 70. Veja II Crônicas. 36:21). Além disso, havia um simples "sete" de anos usado nos ajustes de contas civis e religiosos (Levítico. 25, esp. v. 8) também chamado de "semana" como o grupo de sete dias. Ainda mais, quando se referia a semanas de dias (Daniel. 10:2, 3) o termo hebraico para "dias" (yamîm) era acrescentado às "semanas" (shabu'îm). Isto aparentemente indica uma alteração no uso do cap. 9. Mais importante ainda é que, se qualquer significado literal for acrescentado às semanas, nenhum período menor que as semanas de anos preenchem as exigências do contexto. Sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade. O povo é o dos judeus; a cidade é Jerusalém. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
3 de Novembro Dia 307
Leituras: João 8:13-20; Tiago 3:1-12; Salmo 107:1-22; Provérbios 26:20-28; Naum
1-3.
Versículo Especial: “Porque todos tropeçamos em muitas cousas. Se alguém não tropeça no
falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3:2).
Pensamento Bíblico: Domando
a Língua (Tiago 3:1-12). A língua é a ferramenta mais poderosa do
homem, e tem sido chamada “o mais mortal dos instrumentos”. As palavras levam
as pessoas a mudança política e, o que é mais importante, a transformação
espiritual (veja Romanos 1:15-16). As palavras podem, também, causar danos
irreparáveis. Tiago sugere que não há maior desafio na vida do que manter a
língua com rédea curta.
Ação: Pese bem
cada palavra antes de dizê-la. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
2 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 58 2) A Oração Exemplar de Daniel. 9:3-19. Na apreciação de um poema, uma peça, ou uma pintura, o maior valor se encontra quando aceitamos simplesmente a criação como um todo. Do mesmo modo a oração de Daniel deve ser estudada como um todo. A oração foi um meio providencial para a reafirmação do que já estava determinado (veja Isaias. 42:24, 25; 43:14, 15; 48:9-11; Jeremias. 49:17-20. Cons. Jeremias. 50:4, 5, 20). Os nomes da Divindade que foram empregados são significativos. Daniel faz Deus se lembrar de que tanto Jerusalém (Daniel. 9:18) como os judeus (v. 19) são chamados pelo teu nome. Ele se dirige ao Senhor como o Senhor Deus (Adonay e Elohim, v. 3) e SENHOR Deus (Yahweh Elohim, v. 4). Veja um dicionário bíblico com referência aos nomes de Deus. O conceito que Daniel tinha de Deus indica um equilíbrio entre o Deus grande e temível (v. 4; cons. Isaias. 6:1 e segs.) e um Deus de misericórdia e perdão (v. 9; cons. Êxodo. 20:5, 6). Os problemas de interpretação aqui não são difíceis. Observe que luz este versículo lança sobre a oração (Mateus. 6:5-15; Lucas. 11:1-13). Observe: 1) A oração de Daniel foi persistente, não desesperada (Daniel. 6:1-10; cons. 9:1-3). Em sessenta e oito anos de espera, o profeta não perdeu a esperança. 2) Ele tinha determinação (v. 3; cons. Lucas. 9:15). 3) Ele foi importuno (Daniel. 9:3. Veja também Mateus. 9:27; 15:22; 17:15; 20:30, 31. Com. Lucas. 16:24; 17:13; 18:38, 39). 4) Ele demonstrou humildade. Observe como ele se associou com o seu povo em seus pecados (com. Lucas. 18:10-14; II Coríntios. 12:7). 5) Ele fez confissão (esp. Daniel. 9:4, 5. Cons. Salmos. 32:5; 51:4; Tiago. 5:16). 6) Ele deu mostras de submissão (Daniel. 9:14) e envolveu-se em 7) petição e 8) intercessão. Tal como Moisés (Êxodo. 32:10-14; cons. Ezequiel. 14:14, 20), Daniel, no papel de intercessor, argumentava com o Todo-Poderoso, sobre diversos assuntos: 1) O povo de Deus constituía um opróbrio entre os pagãos (Daniel. 9:16). 2) A misericórdia de Deus era notória (v.18). 3) A reputação de Deus estava em jogo (v. 19). 3) O Mensageiro Angélico da Profecia. 9:20-23. Importante à continuidade do livro é o fato de que através da segunda metade de Daniel o revelador é o mesmo indivíduo (cons. 7:16, 23; 8:16; 9:21; 10:5 e segs. e comentários). Observe também que aqui está uma resposta imediata à oração, enquanto que no capítulo 10 há uma resposta bastante atrasada, ambas dentro da vontade e plano de Deus. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
2 de Novembro Dia 306
Leituras: João 8:1-12; Tiago 2:14-26; Salmo 106:28-48; Provérbios 26:13-19;
Miquéias 6-7.
Versículo Especial: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24).
Pensamento Bíblico: “A Fé Sem
Obras é Morta” (Tiago 2:14-26). A despeito do
claro ensinamento desta passagem, algumas pessoas continuam a ensinar que a
salvação é pela fé somente, independentemente de qualquer ação por parte
daquele que crê. Tiago não poderia ter sido mais claro! Temos que ser
cuidadosos, contudo, para não aplicar este trecho de maneira estreita demais. O
princípio aqui se aplica às ações necessárias a tornar-se cristão, mas também
inclui a obediência contínua dos filhos de Deus (veja vs. 14-16).
Ação: Continue
trabalhando! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
1 de novembro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 57 4) Conclusão Histórica. 8:27. Enfraquecerá. Literalmente, exausto. Mais tarde regressou ao trabalho, evidentemente meditando no que vira. Daniel 9 B. A Profecia das Setenta Semanas: o Futuro de Israel no Plano de Deus. 9:1-27. Esta profecia é única nas Escrituras em que realmente estabelece uma espécie de horário para os acontecimentos futuros. O que mais se aproxima dela é a profecia de Jeremias sobre os setenta anos (veja abaixo). A tabela conta os acontecimentos no futuro dos israelitas. Após dedicar um pouco de atenção ao cenário histórico (vs. 1, 2), Daniel prossegue falando de um período intensivo de oração (vs. 3-19), seguido da chegada de um mensageiro angélico podador da profecia (vs. 20-23). A importantíssima profecia sobre as setenta semanas está no final (vs. 24.27). 1) O Cenário Histórico da Profecia. 9:1, 2. 1. No primeiro ano de Dario. Isto é, 539-538 A.C. sessenta e sete anos depois de Daniel ter sido levado no verão de 605 A.C.; cerca de cinquenta e nove anos do começo do cativeiro do Rei Jeoaquim (II Crônicas. 36:9, 10; Ezequiel. 1:1 e segs.); um pouco menos que cinquenta anos a partir da destruição final de Jerusalém em 586 A.C. Isto explica o interesse de Daniel em Jerusalém (Daniel. 9:2). Ele imaginou que o tempo já estava sendo contado. Constituído rei sobre o reino dos caldeus. Daniel não o confunde com Ciro. Ele não era constituído rei sobre o império medo[1]persa, mas apenas sobre a Babilônia. 2. O número de anos. A referência parece ser a Jeremias. 25:11, 12, que diz "quando se cumprirem os setenta anos, castigarei a iniquidade do rei de Babilônia". Esse rei já fora punido; por isso Daniel sabia que já era o momento das assolações de Jerusalém terem um fim. Setenta é um número redondo; era na realidade sessenta e oito. Com. Lucas. 21:26. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
1 de Novembro Dia 305
Leituras: João 7:40-53; Tiago 2:1-13; Salmo 106:1-27; Provérbios 26:7-12;
Miquéias 4-5.
Versículo Especial: “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo,
Senhor da glória, em acepção de pessoas” (Tiago 2:1).
Pensamento Bíblico: Vivendo
Sem Preconceito (Tiago 2:1-13). Tiago põe à vista as raízes da
discriminação injusta, mostrando que ela começa com o preconceito. Se os ricos
são bajulados e os pobres desprezados, somos “juízes tomados de perversos
pensamentos” (v. 4). Quando tal preconceito leva a ação de mostrar
parcialidade, pecamos ativamente (v.9). Não há nenhum lugar no plano de Deus
para o tipo de preconceito racial e social que, às vezes, perturba nosso
mundo.
Ação: Examine suas atitudes. Livre-se dos preconceitos ímpios. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
31 de outubro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Daniel (Comentário Bíblico Moody) 56 9-14. Estes versículos predizem o triste conflito dos judeus, na segunda metade do segundo século A.C. (depois do seu regresso do exílio), com Antíoco IV, o rei selêucida, chamado Epifânio (o "Magnífico") pelos amigos, e Epímanes (o "louco") pelos inimigos. Muitos intérpretes evangélicos vêem aqui um tipo do Anticristo e o seu conflito com Cristo e o Seu povo no rural dos tempos. É possível que seja (veja abaixo). Os 2.300 dias são literalmente, manhãs-e-tardes, isto é, os holocaustos das manhãs e das tardes, e assim se referem na realidade a apenas 1.150 dias. Parecem se referir ao período de 168-165 A.C. quando o Templo foi profanado pelos sacrifícios pagãos. 3) Interpretação das Visões. 8:15-26. 15, 16. Gabriel significa herói de Deus. (Veja 9; 21; 10; 13; Lucas. 1:19. Cons. Daniel. 7:16 e observações.) 17, 18. Que um homem de caráter tão integro quanto o de Daniel pudesse reagir assim demonstra o abismo moral que separa Deus e os seres santos do céu do restante da humanidade. Veja também 10:9, 15, 17; Êxodo. 3:6; Isaias. 6:5; Ezequiel. 1:28; Atos 9:3, 4; Apocalipse. 1:17. Daniel tinha motivos para temer a morte (veja Êxodo. 33:20; Juízes. 13:22). 19. Os termos, ira e fim (cons. 11:36), sugerem que aqui temos mais do que a história nos conta de Antíoco e os Macabeus. Esta observação dá apoio à interpretação típica acima sugerida. Não é incomum que se combine um ponto de vista literal, aproximado com um típico, distante dentro do escopo de uma profecia particular. 23-26. Esses versículos acrescentam detalhes específicos ao retrato de Antíoco. Os judeus dificilmente deixariam de reconhecê-lo quando aparecesse. Esta profecia pode muito bem ter sido o próprio meio divino usado para sustentar os fiéis através daqueles dias difíceis. Hebreus 11:34-37 comemora o seu heroísmo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
31 de Outubro Dia 304
Leituras: João 7:32-39; Tiago 1:19-27; Salmo 105:23-45; Provérbios 26:1-6;
Miquéias 1-3.
Versículo Especial: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes,
enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22).
Pensamento Bíblico: “Tornai-vos,
Pois, Praticantes da Palavra” (Tiago 1:21-27). O mundo está cheio de
pessoas que falam muito sobre idéias, mas nunca se mexem para mudar suas vidas.
Tiago reconheceu que as igrejas também podem ficar cheias de tais pessoas. Ele
adverte sobre aqueles que saem de um lugar de adoração elogiando um “bom
sermão”, mas que passam a semana sem aplicar essa mensagem. O evangelho tem
como mudar-nos de dentro para fora!
Ação: Seja um praticante e não somente um
ouvinte. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
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