21 de março de 2014

MENSAGEM PARA SEU CORAÇÃO

O Ensinamento Radical de Jesus

Ao longo de 2.000 anos, a imagem de Jesus Cristo mudou. Apesar de termos acesso às informações importantíssimas que o Espírito Santo deixou registradas sobre a pessoa mais importante a nascer em toda a História, a percepção popular de Jesus nos dias de hoje é muito diferente do que no primeiro século.
Para muitas pessoas hoje, Jesus é uma figura simpática e tão mansa que jamais reagiria contra qualquer coisa que acontecesse. A opinião popular é que seja uma pessoa pronta e disposta a fazer tudo que seus seguidores pedem ou, pior ainda, tudo que alguns mandam! Com tais pensamentos, se torna difícil compreender o impacto que Jesus teve no mundo do primeiro século, e difícil permitir o impacto necessário no século 21!
Jesus foi um radical causador de divisão. Não é assim que você pensa em Cristo? Precisa pensar mais!
O ensinamento de Jesus foi tão radical que ele usou ilustrações chocantes para comunicar a mensagem. Ele comparou a aceitação da sua mensagem à amputação de membros do corpo! “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno” (Mateus 5:29-30). Em outra ocasião, ele disse que seria rejeitado e morto pelos homens. Logo em seguida, ele olhou para seus seguidores mais chegados e disse: “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 16:24-25). Nada suave nessas mensagens! Jesus deixa clara a sua intenção de mudar radicalmente a vida dos seus ouvintes e de exigir enormes sacrifícios!
A mensagem popular de Jesus para o século 21, conforme os pregadores que dominam a mídia, é uma garantia de prosperidade e felicidade nessa vida. Não tem casa própria? Siga a Jesus (ou melhor, traga seus dízimos e ofertas para tal igreja) e terá uma bela casa e ainda outra na praia! Foi isso o que Jesus falou? “Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lucas 9:57-58).
Ensinamento radical polariza as pessoas, e foi exatamente isso que aconteceu no primeiro século. Jesus não ensinou um caminho fácil e sem sacrifício. Seguir a Jesus significava se afastar dos pensamentos carnais e materialistas que dominavam o mundo. Significava romper com as instituições religiosas que dominavam seus seguidores. Significava abrir mão da própria vida. As pessoas que aceitaram tais desafios foram vistas como loucas. Um desses seguidores explicou a sua fé para um governador em Cesareia e foi interrompido pela objeção do governador que disse: “Estás louco, Paulo!” (Atos 26:24). Em outra ocasião, alguns dos cristãos foram acusados perante as autoridades nessas palavras: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17:6).
Essas reações fortes contra os seguidores de Jesus não devem nos surpreender. Ele mesmo disse: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Lucas 11:23).
Para entender Jesus, precisamos largar as imagens populares que dominam filmes, arte e as pregações distorcidas em muitas igrejas. Jesus não é um herói folclórico que pode ser moldado e mudado conforme o clima de cada época. Ele é Deus que se fez carne para chamar suas criaturas a mudarem radicalmente as suas vidas e receberem dele o perdão e a salvação.Não cabe a nós diluirmos ou adaptarmos a imagem nem a mensagem de Cristo. Cabe a nós aceitar o seu desafio: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8:34).
(-por Dennis Allan) Que Deus Abençoe a Todos Pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 12 8. A minha resolução é ajuntar as nações. A misericórdia do Senhor é dirigida a todos os povo...