29 de dezembro de 2021

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Jó (Comentário Bíblico Moody) 27  9:1-24. Na verdade sei que é assim (v. 2a). Veja comentário sobre 8:3. O aspecto judicial da situação agora volta-se favorável a Jó. Deus se lhe apresenta como um juiz em ação. 2b. Como pode o homem ser justo para com Deus? Embora esta pergunta seja parecida na forma à revelação de Eh faz (4:17), seu significado é diferente. Jó não diz que o homem, sendo mortal decaído, não possa permanecer em sua própria integridade diante de Deus. Ele diz (conforme vemos no versículo seguinte) que seja qual for a justiça da causa de um homem, ele é demasiado insignificante e ignorante para defendê-la com sucesso no tribunal, diante da sabedoria e poder esmagadores de Deus. A ideia da transcendência divina levou Jó a perguntar por que Deus deveria se dar ao trabalho de afligir o homem tão frágil. Agora o mesmo pensamento provoca a pergunta: Por que deveria um homem tão frágil se incomodar em contender com Deus? Esta pergunta expõe a perda de Jó da percepção da benevolência divina. O Todo-poderoso parece-lhe opor-se como um adversário gigantesco. 10a. Quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar. Novamente Jó faz uma nova aplicação a uma citação de Elifaz (cons. 5:9) para responder a Bildade. Elifaz pronunciou estas palavras como base para Jó entregar sua causa a Deus (5:8) e as ilustrou com graciosas obras da providência (5:10-16). Jó as repete para mostrar como estas palavras são fúteis para apresentar o seu caso a Deus. Ele ilustra com os exemplos mais sinistros da onipotência absoluta do governo cósmico de Deus (vs. 5-13). Na ilustração final Jó adota novamente, ao que parece, a imagem retórica da mitologia usual, os auxiliadores do Egito (v. 13b), para descrever o governo divino sobre o mar (cons. 26:12). Nem a uma de mil coisas lhe poderá responder . . . ainda que eu fosse justo, não file responderia; antes ao meu Juiz pediria misericórdia (vs. 3b,15). Isto antecipa extraordinariamente a teofania subseqüente (38:3 e segs) e a resposta de Jó (40:3-5). Contudo essa prévia exposição está novamente velada com sutileza pelo equívoco. Pois a realidade que se comprovará ser o prelúdio da alegria reconquistada, parece aqui, a Jó, ser uma contingência melancólica. 21a. Eu sou integro. Esta seção termina com um crescendo de denúncias, as exclamações de Jó quase se transformando em um staccato incoerente. Em completo desespero de não conseguir estabelecer sua integridade diante do Deus irresistível, que parece determinado a quebrálo, despedaçando-o sem causa (v. 17b; cons. 2:3), Jó contudo afirma desafiadoramente sua honestidade..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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