5 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 26 14. Perversidade. Uma palavra diferente daquela do versículo 12. Foram usadas nove vezes nos Provérbios e fora daqui só em Deuteronômio. 32:20. A raiz significa derrubar. Está claro que se refere a algum tipo de mal, mas é difícil perceber a intenção exata. A LXX traduz pervertida (também Fritsch). Delitzsch diz malícia; Toy, maldade. Em 8:13 "uma boca perversa" faz paralelo com orgulho e arrogância. Em 23:33 um bêbado foi escrito falando "coisas perversas", com o uso desta palavra. Semeando contendas. Literalmente, desencadeia contendas. A tradução da LXX, perturba uma cidade, surgiu da confusão havida entre a palavra com uma derivada posteriormente. A raiz é din, "julgar", de onde temos madon, "luta". Esta palavra, contendas, com variações, encontra-se vinte e sete vezes nos Provérbios e três vezes em outras partes. Faz parte do vocabulário moral peculiar do livro. A redação de 16:28, "o homem perverso espalha contendas", é muito parecida com a. deste versículo. 16. Seis coisas . . . e a sétima. Não se refere aos sete pecados cardinais (Greenstone e Jones e Walls) nem a seis ou sete pecados indefinidos (Toy). Delitzsch acerta em cheio quando diz que o provérbio é climático. Os seis itens são os antecedentes do sétimo, o qual recebe a ênfase (cons. Jó 5:19; Provérbios. 30:18, 19). A declaração conclui enfaticamente com o que o versículo 14 introduz – "espalhando contendas". 21. Ata-os. . . Ao teu coração. Cons. 3:3. 23. Mandamento. . . Instrução. Jones e Walls observam acertadamente que isto se refere à instrução paternal, mas que tal instrução consistia da lei divina (Deuteronômio. 6:6, 7). 25. No teu coração. Observe bem que os mandamentos do V.T. tratam das atitudes internas do homem. Quando Cristo dizia que a concupiscência já era adultério (Mateus. 5:28) não estava desenvolvendo a doutrina do V.T. na intenção de livrá-la dos tradicionais comentários farisaicos (cons. R. Laird Harris, Inspiration and Canonicity of the Bible, pág. 53). 30. O ladrão. A idéia é que devia haver circunstâncias atenuantes para o roubo, e que a restituição contribuía grandemente para a remoção da culpa. Mas para o adultério não há justificativa. Traz consigo um conjunto de más conseqüências. Não há possibilidade de se fazer restituições. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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