9 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 31   22. O Senhor me possuía. Um versículo famoso. A LXX traduz assim: O Senhor me criou como também a Siríaca. A personificação específica destes versículos levou a maioria dos primeiros Pais da Igreja a perceber aqui uma profecia sobre Cristo. Os heréticos arianos do quarto século fizeram, portanto, grande alarde com este versículo, considerando a sabedoria como coisa criada. O partido ortodoxo repeliu esta idéia, como dizem Jones e Walls, "por outros motivos". É curioso notar-se que a controvérsia se desenvolveu com base no texto da LXX. Pouco se recorreu ao hebraico. O hebraico usa a palavra qana. Este verbo foi usado muitas vezes com o sentido de "comprar", "possuir", "adquirir". Seu derivado significa "gado", ou praticamente, "riquezas". Só em Gênesis expressão "criou" poderia ser uma tradução razoável. A RSV diz criador em Gênesis. 14:22 e criou aqui. A BV diz possuidor em Gênesis. 14:22 e fez aqui. Albright defende que as semelhanças do ugarita com Provérbios 8 e 9 são notáveis e defende a expressão "criar" nesta base (op. cit. pág. 7). A pergunta mais profunda é esta: Que função está sendo aqui atribuída à sabedoria? Parece que ela está sendo descrita como eterna – tendo existido. Antes mesmo que Deus criasse o mundo. Ela não foi ativa na criação, mas estava com Deus enquanto ele criava. Se a sabedoria é a justiça personificada, então a natureza eterna de Deus é justiça. O Senhor me possuía simplesmente significa: "Eu era do Senhor". A semelhança verbal com João 1:1 tem levado muitos a pensar em uma sombra de Cristo. Devemos comparar com Provérbios 8 a doutrina de Eclesiásticos 24, originária em cerca de 180 A.C., e a Sabedoria de Salomão, cap. 7. Os Eclesiásticos são exagerados em seu louvor à Sabedoria, mas fá-la residir em Israel e à iguala com a lei de Moisés. A Sabedoria de Salomão também parece ser um desenvolvimento extravagante da doutrina dos Provérbios. Parece que não há indicação exata de que deveríamos encontrar Cristo revelado em Provérbios 8. Nem deveríamos nos perturbar com a tradução, O Senhor me criou. Delitzsch observa: "A sabedoria não é Deus, mas é de Deus; ela. não é o próprio Logos". 23. Desde a eternidade. Em diversas expressões a Sabedoria se diz eterna: "no início de sua obra" (v. 22); "antes de haver abismos" (v. 24); "antes que os montes fossem firmados" (v. 25); isto é, antes que qualquer coisa fosse criada, a sabedoria já existia. É verdade, diz-se que a sabedoria nasceu no princípio (v. 24). Mas considerando que esta linguagem é altamente figurada, não há motivo para não aceitarmos que o versículo 22 também, em linguagem figurada, se refira à criação da sabedoria. É uma declaração poética da eternidade da sabedoria. Veja Delitzsch quanto às interpretações de Nicéia  (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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