Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 62 15.
Bestas-feras. Literalmente, uma besta ruim (cons. 5:17; Levítico. 26:22 ). E
elas (lit. ela, sing. coletivo) a assolarem, ou a despojarem. Cons. Jeremias.
9:10, 12. 16. Esses três homens. Cons. 18:10-13; Jeremias. 15:1-4. 17. A
espada. Veja também 5:12; 6:3; 11:8; 21:3, 4; 29:8; 33:2; Levítico. 26:25. 19,
20. A peste. Cons. 5:17; 38:22. 21-23. Aplicação a Jerusalém. 21. Os meus
quatro maus juízos. Cons. Jeremias. 15:2, 3; Levítico. 26:22-26. Quatro dá ideia
de inteireza, totalidade . 22. Eis que alguns restarão. Quaisquer sobreviventes
que conduzam os filhos e as filhas. (LXX, Sir. , Sym., Vulg.). Quando esses
maus figos (Jr. 24:8-10; 29:16-20) virão a vós outros na Babilônia, ficareis
consolados ou reconciliados pela justiça do castigo divino sobre Jerusalém.
Ezequiel 15 3) Parábola da Videira. 15:1-8. A figura de Israel como videira
aparece com muita frequência (Gênesis. 49:22; Deuteronômio. 32:32; Oséias.
10:1; Isaias. 5:1-7; Jeremias. 2:21; Ezequiel. 17:61; Salmos. 80:8-16). Aqui a
referência é à videira brava da floresta e não à videira cultivada na vinha. 3.
Toma-se dele madeira. Se a videira não produz fruto, sua madeira não serve nem
para se fazer uma estaca. 4. Se, além disso, estiver queimada em ambas as
pontas, seria, acaso, para alguma obra?, a não ser para o fogo? 6. Jerusalém é
a videira que se destina ao fogo (5:2; 10:2, 7; 16:38- 42). 7. Ainda que saiam
do fogo, o fogo os consumirá. Eles escaparão da cidade incendiada, apenas para
enfrentarem outro destino (5:4; 11:9; 12:14; 23:25). Ezequiel 16 4) A Alegoria
da Enjeitada. 16:1-63. Esta alegoria, como aquela do capítulo 23, descreve a
ligação entre o Senhor e o Seu povo em termos de relacionamento conjugal (cons.
Oséias. 2; Jeremias. 2:1-3; 3:1-5). Raramente o V. T. usa esta figura do
relacionamento entre pai e filho, enquanto nas outras religiões cananitas
politeístas, o casamento de divindades com mortais, e o nascimento físico de
deuses e semi-deuses é natural. Depois que a idolatria foi extirpada de Israel,
os autores do N. T. puderam realmente descrever o relacionamento entre Deus e
os seus redimidos, Cristo e sua Igreja, sob os símbolos da paternidade e do
relacionamento conjugal (Efésios. 5:25, 26; I João. 3:1-3). ( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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