Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 10 9. Os seus rostos suspiram por seguir avante
(como o vento oriental). Na Palestina o vento oriental sopra vindo do deserto,
amontoando areia por onde passa. Tais ventos eram o terror dos habitantes da
Palestina porque crestavam as lavouras e eram muito destrutivos. 10. Amontoando
terra, as tomam, isto é, sem dúvida, uma referência ao levantamento de terra
para transpor com facilidade os muros da cidade. Muitas inscrições antigas
descrevem tais atividades. 11. Então passam como passa o vento (AV, suas ideias
mudam). Aqui o profeta retoma a metáfora do versículo 9 e indica que o avanço
dos caldeus poderia ser impedido localmente por meio de uma fortaleza. Mas,
como o vento, ele rapidamente a transporia, mudada de direção e passaria
adiante. Fazem-se culpados esses, cujo poder é o seu deus. Um raio de esperança
brilhava através da obscuridade, e, para aqueles que confiavam em Deus, havia
uma esperança real. Contudo por mais sucesso que o invasor tivesse, seria
culpado diante de Deus, e ainda que fosse o instrumento de Deus para castigar
os culpados em Judá, ele mesmo seria no devido tempo julgado por Deus. IV. O
Segundo Problema: Os Caldeus São Mais Perversos que os Judeus. 1:12 - 2:1. 12.
Tem-se sugerido que houve um intervalo de tempo entre a resposta dos versículos
2-11 e a pergunta dos versículos 12-17. Neste intervalo, supõem-se que os
caldeus tenham estado em Judá comprovando-se piores que o povo que foram
enviados a castigar. Eles infringiram as leis da humanidade. Nada no texto,
entretanto, indica que se tenha passado algum período de tempo. O profeta teve
uma visão dos caldeus como uma horda veloz reunindo prisioneiros como alguém
varre areia. As imagens dos versículos 12-17 dão a ideia de um pescador
empregando todos os meios possíveis para apanhar peixes com abundância. Pode
ser, então, que a expostulação do profeta brotou do que ele cria com toda a
certeza que ia acontecer se tal instrumento de vingança fosse usado por Deus.
Sem dúvida Habacuque ficou desesperado não apenas com a destruição de Judá, mas
também porque o castigo que estava para ser efetuado contra os perversos. em
sua própria terra recairia igual e inevitavelmente sobre os fiéis. Desde a
eternidade. A eternidade de Deus em sua conduta com o povo da afiança de antigamente
é geralmente o alicerce da confiança dos crentes (com. Isaias. 40:28; Salmos.
90:2). A acumulação de vocativos, ó SENHOR meu Deus, ó meu Santo, é semelhante
às expressões de profunda confiança que se encontram com tanta frequência nos
Salmos. O que se quer dizer com Santo está revelado no versículo ( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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