Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 14 13. Que temos falado contra ti? Para que
continuar nas formas da lei cerimonial? A opinião geral estava perigosamente
perto da conclusão de que o culto a Jeová podia muito bem ser interrompido.
Contudo os israelitas, mais uma vez fingindo piedade, perguntavam: "Que
temos falado contra ti?" 14. Inútil é servir a Deus. Servir a Jeová foi
colocado na base comercial: Se não resultasse em prosperidade material,
podia-se deixar de adorar a Deus. Andar de luto. A expressão poderia ser
entendida como a efetuação das formas externas associadas com o arrependimento
sem a experiência do verdadeiro arrependimento interno. 15. Reputamos por
felizes os soberbos. A passagem provavelmente se refere aos pecadores
grosseiros em geral, quer judeus ou gentios, que prosperavam materialmente.
Sim, eles testam. Traduza-se: Sim, eles têm tentado a Deus e têm sido livrados
(cons. 2:17; Salmos. 95:9). 16. Então. Uma sociedade sem Deus com seu modo de
vida ímpio leva os crentes a se reunirem para encorajamento mútuo e testemunho
unificado. Os que temiam. Ainda havia verdadeiros crentes em Israel. Um memorial.
Nos céus há um registro daqueles que reverenciam o Senhor. Quanto à figura,
veja Ester 2:23; 6:1-3; Êxodo. 32:32; Salmos. 56:8; 69:28; Lucas. 10:20; Apocalipse.
20:12; 21:27. 17. Para mim. A primeira parte da sentença deveria ser: E eles
serão meus, propriedade valiosa (mas. Êxodo. 19:5). Naquele dia. O Dia do
Senhor (cons. 3:1, 2). Poderia se traduzir: "no dia em que eu agir".
O dia virá quando Deus agir, quando a justiça for partilhada. Poupá-los-ei. O
Dia do Senhor será um dia terrível (Sofonias. 1:15-18), mas os justos têm a
certeza confortadora de que seja como for esse dia, libertará os que são Dele
(cons. Salmos. 91:7). 18. Então vereis outra vez a diferença. A história tem
evidenciado sobejamente o fato de que ''tudo o que o homem semear, isso também
ceifará" (Gálatas. 6:7); e continuará sendo assim. Só olhos cegos ou
obstinação persistente pode defender a tese de que Deus não faz distinção entre
o justo e o ímpio na dispensação de bênçãos.( Estudando a Bíblia livro por
livro que Deus abençoe a todos)
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