Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 18 5-7. A segunda tentação aconteceu no pináculo,
ou aba do Templo em Jerusalém, talvez o alpendre que se elevava sobre o vale do
Cedrom. Satanás usou as Escrituras (Salmos. 91:11, 12) para que Cristo provasse
Sua declaração de que Ele vivia de toda palavra que saía da boca de Deus.
Também está escrito apontava para a totalidade das Escrituras como guia de
conduta e alicerce da fé. Não tentarás o Senhor teu Deus (Deuteronômio. 6:16;
compare com Êxodo. 17:1-7). Tal atitude presunçosa de colocar Deus à prova não
é fé mas dúvida, como a experiência de Israel comprovou. 8-11. Um monte muito
alto é literal, mas sua localização é desconhecida. Por meio de algum ato
sobrenatural, Satanás mostrou a Cristo todos os reinos do mundo. Tudo isto te
darei indica que Satanás tem algo a conceder; caso contrário a prova não teria
valor. Como o deus deste mundo (II Coríntios. 4:4) e príncipe das potestades do
ar (Efésios. 2:2). Satanás exerce controle sobre os reinos da terra ainda que
na qualidade de usurpador e dentro de certos limites. Ele ofereceu este
controle a Jesus em troca de adoração, e com isto ofereceu a Cristo aquilo que consequentemente
será dEle de maneira muito mais gloriosa (Ap. 11:15). A ligação entre adorar e
servir na resposta de Jesus (de Deuteronômio. 6:13) é significativa, pois uma
envolve a outra. Para Cristo inclinar-se diante de Satanás seria reconhecer o
senhorio do diabo. Uma oferta dessas mereceu uma réplica direta de Cristo. A
declaração de Mateus, com isso o diabo o deixou, mostra que a sua ordem das
tentações é cronológica (contraste com Lucas. 4:1-13). Jesus repeliu o mais
poderoso ataque de Satanás não com um raio dos céus, mas com a Palavra de Deus
escrita empregada na sabedoria do Espírito Santo, um meio à disposição de cada
cristão. III. O Ministério de Jesus Cristo. 4:12 - 25:46. A análise de Mateus
do ministério de Cristo foi baseada sobre quatro áreas geográficas facilmente
notáveis: Galileia (4:12), Peréia (19:1), Judéia (20:17) e Jerusalém (21:1).
Como os outros sinóticos ele omite o anterior ministério na Judéia, que ocorre
cronologicamente entre 4:11 e 4:12 (confira com João. 14). Talvez Mateus comece
com Cafarnaum, na Galileia, porque foi o lugar de sua própria associação com
Cristo (9:9) A. Na Galileia 4:12 - 18:35 1) Residência Estabelecida em
Cafarnaum. 4:12-17. 12. Ouvindo porém Jesus. O aprisionamento de João, com a
resultante publicidade, tornou a retirada de Cristo uma necessidade prática
para o interesse de seu trabalho. Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
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